Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Business2Sea Matosinhos 2024: o balanço

A 12.ª edição do Business2Sea, organizada pelo Fórum Oceano com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, representou um marco incontornável para a promoção da Economia Azul sustentável em Portugal e na Europa.

Durante dois dias intensos (14 e 15 de novembro), o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões em Matosinhos tornou-se o epicentro do debate da inovação, da digitalização e das energias renováveis oceânicas.

AÇORES

Financiamento aprovado para a reconstrução do Porto das Lajes das Flores

O financiamento para a construção do novo porto das Lajes das Flores, Açores, foi aprovado pelo Programa Sustentável 2030, marcando o arranque da reconstrução da infraestrutura, destruída após a passagem do furacão Lorenzo, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado conjunto dos Ministérios do Ambiente e Energia e das Infraestruturas e Habitação, o investimento total da obra “é de 197.059.825 euros, com um apoio de 167.500.851 euros proveniente do Fundo de Coesão”.

Convenção OSPAR

A OSPAR é uma convenção marinha regional cujo objetivo é a proteção do meio marinho do Atlântico Nordeste. São Partes Contratantes da OSPAR: a Bélgica, a Dinamarca, a Finlândia, a França, a Alemanha, a Islândia, a Irlanda, a Holanda, a Noruega, Portugal, a Espanha, a Suécia, o Reino Unido, o Luxemburgo, a Suíça e também a União Europeia.

A Comissão teve o seu início em 1972, com a assinatura da Convenção de Oslo focada no problema do dumping, tendo, em 1974, sido também assinada a Convenção de Paris sobre questões relacionadas com as fontes de poluição marinha de origem terrestre e da indústria offshore. Em 1992, estas duas convenções foram unificadas, atualizadas e prorrogadas pela Convenção OSPAR. O nome OSPAR provém assim das duas convenções originais ("OS" de Oslo e "PAR" de Paris). Em 1998, em Sintra, foi introduzido um novo anexo para alargar a proteção da biodiversidade e ecossistemas marinhos a outras atividades humanas.

Governo dos Açores reforça ligações marítimas comerciais interilhas para fortalecer o mercado interno

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, acaba de assinar, com os armadores que operam nos portos dos Açores, um memorando de entendimento, de acordo com o qual se intensificam as ligações marítimas comerciais interilhas.

Segundo o documento, assinado com a Portos dos Açores, Mutualista Açoreana, Transinsular e GSLines, “o modelo de transporte marítimo não pode estar baseado apenas nas ligações diretas com o exterior”, pelo que se torna “necessária uma nova abordagem de modo a fortalecer o mercado interno, tornando-o mais eficiente e capaz de gerar mais-valias para os pequenos produtores”.

Maior navio de sempre a escalar o Porto de Viana do Castelo

O KAPTAN ARIF BAYRAKTAR, uma embarcação de bandeira maltesa registada no porto de Valletta, foi o “maior navio de sempre” a atracar no porto de Viana do Castelo. Aconteceu ontem e transportava 22 mil toneladas de madeira proveniente de Rio Grande, no Brasil.

Conforme se refere no site do Porto de Viana – APDL, a embarcação tem 195 metros de comprimento (LOA) e um arqueamento bruto de 34.509 GT – é o maior navio de sempre a escalar o Porto de Viana.

ATÉ 22 DE JANEIRO

Concurso aberto para a Polícia Marítima

Estão abertas, até ao dia 22 de janeiro de 2025, um total de 50 vagas na categoria de Agente de 3.ª classe da Polícia Marítima.

As condições de ingresso são, entre outras, nacionalidade portuguesa, idade entre 21 e 28 anos, no mínimo o 9.º ano de escolaridade!

Revista da APS disponível online

Já se encontra disponível a edição mais recente da Revista APS. Trata-se do n.º 84.

A publicação passa em revista a actualidade mais recente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

23.01.2025 | Na sede do Clube de Oficiais da Marinha Mercante | Por José Paulo Saraiva Cabral

Tertúlia Naútica - Construção Naval em Madeira - Embarcações Portuguesas

O auditório da sede do Clube de Oficiais da Marinha Mercante recebe, a 23 de Janeiro, uma Tertúlia Náutica subordinada ao tema "Construção Naval em Madeira - Embarcações Portuguesas".

O Eng. Saraiva Cabral é o convidado para proferir a palestra. O Clube de Oficiais da Marinha Mercante informa que o palestrante irá fazer "uma interessante abordagem de investigação histórica":
"Entre outras curiosidades, iremos saber que na época, em Portugal, face ao enorme volume de construção naval, o país já teve de importar madeira em toros de toda a Europa".

27 de fevereiro 2025, em Lisboa

Feira de Emprego e Carreiras Azuis

A Feira de Emprego e Carreiras Azuis vai realizar-se no dia 27 de fevereiro de 2025. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. A participação está limitada ao espaço disponível no local do evento.

A Feira de Emprego e Carreiras Azuis é um evento fundamental para quem pretende trabalhar ou desenvolver atividade relacionada com cruzeiros, iates, turismo náutico, navios de carga, instalações portuárias e logística, construção e reparação naval, energias renováveis no oceano, pesca e aquicultura, segurança, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade, entre outros setores de atividade da economia azul.

Assinatura de Protocolo entre a APA e o Município de Ílhavo para a criação do Jardim Eng. Luís Gomes de Carvalho

A APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A. e o Município de Ílhavo celebraram no dia 19 de dezembro um protocolo que formaliza a concessão de uma parcela de domínio público hídrico, com uma área total de 36.498 metros quadrados, localizada na margem norte da Praia da Barra.

Este acordo visa a construção e manutenção do futuro Jardim Engenheiro Luís Gomes de Carvalho, um projecto de requalificação paisagística que reforçará a atratividade e o desenvolvimento sustentável daquela zona.

Novo Celebrity Xcel vai estrear na Europa em 2026 (e já tem itinerários com overnights no Funchal)

O muito aguardado quinto navio da revolucionária série Edge, o Celebrity Xcel, vai navegar na sua temporada inaugural na Europa, oferecendo cruzeiros ​​no Mediterrâneo e as primeiras overnights da Celebrity no Funchal.

Os navios da Edge Series continuam a aproximar os passageiros das quatro regiões mais procuradas da Celebrity: Caraíbas, Europa, Alasca e Austrália, oferecendo uma série de novidades , incluindo a temporada mais alargada da Celebrity na Islândia; o regresso à América do Sul e à Antártida; e novos portos por toda a Europa e Ásia.

Destaques da Conferência Internacional NEXUS | 13 de Dezembro, Sines

Corredores Verdes: Iniciativa Global Gateway

O último dia da Conferência Internacional em Sines começou com a apresentação dos Green Corridors: Global Gateway Initiative, apresentada pelo Diretor de Planeamento e Análise de Dados do Porto de Sines, com um enquadramento sobre os projetos em que Sines participa atualmente no âmbito desta iniciativa.

Comemorações incluíram murais de homenagem à cidade e ao seu património

Porto de Setúbal celebrou 101.º aniversário com lançamento de nova marca

O Porto de Setúbal celebrou a 18 de dezembro o seu 101º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, e que ficou marcada pelo anúncio de diversas iniciativas que reforçam o papel estratégico do porto no setor marítimo-portuário nacional.

No evento, a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, apresentou a nova imagem institucional do Porto de Setúbal, refletida numa nova marca que reflete a ambição do Porto de Setúbal se afirmar como um porto moderno, inovador e sustentável.

JANELA ÚNICA LOGÍSTICA EM PLENO FUNCIONAMENTO NO PORTO DE LEIXÕES

Após um período de implementação que teve início a 30 de novembro, a Janela Única Logística (JUL) encontra-se em pleno funcionamento no Porto de Leixões refletindo o intenso e rigoroso trabalho desenvolvido durante esta transição. Este novo sistema, que veio substituir a antiga Janela Única Portuária, representa um marco na modernização e eficiência dos processos logísticos do porto, reafirmando o compromisso da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo com a inovação e a melhoria contínua dos seus serviços.

Porto de Sines recebe reatores para a produção de biocombustíveis avançados

O Porto de Sines recebeu três reatores da nova unidade de produção de biocombustíveis avançados da Galp, que a partir de 2026 passarão a produzir combustíveis para a aviação e gasóleo de origem biológica.

A chegada destes reatores é um marco importante no projeto de transformação da refinaria e faz parte de um projeto pioneiro na Europa: será a primeira unidade de produção de biocombustíveis avançados integrada num sistema refinador que inclui uma unidade de produção de hidrogénio verde à escala industrial, igualmente em construção na refinaria de Sines.

Destaques da Conferência Internacional NEXUS | 12 de Dezembro, Sines

Painel III – Ciber-segurança e Ciber-Resiliência

O terceiro e último painel do dia foi moderado por Ofir Hason, empreendedor com mais de 20 anos de experiência em aplicações e produtos de segurança cibernética, fundador e CEO da CYBERGYM.

Destaques da Conferência Internacional NEXUS | 12 de Dezembro, Sines

Painel II - Transição Digital e Verde no Sector Portuário e Logístico

O segundo painel foi moderado por Wout Hofman, cientista de dados sênior, arquiteto de negócios e TI com ampla experiência em interoperabilidade entre organização e sistemas, logística, produtos digitais e comércio internacional.

DIA 12 DE DEZEMBRO, EM SINES

Destaques da Conferência Internacional NEXUS

A abertura da Conferência Internacional em Sines esteve a cargo do Presidente da APS, José Luís Cacho, que destacou os principais desenvolvimentos da Agenda NEXUS e a relevância que representa para o presente e futuro do Porto de Sines.

18 DE DEZEMBRO

101.º Aniversário do Porto de Setúbal

Esta quarta-feira, 18 de Dezembro, passam 101 anos da criação de um organismo próprio vocacionado para a gestão do Porto de Setúbal, a então Junta Autónoma das Obras do Porto e da Barra de Setúbal e do Rio Sado.
Assinalando a data, difundimos newsletter com artigos sobre o Porto de Setúbal publicados no portal da APP.
 

Porto de Aveiro dá mais um passo no Projecto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas

O Porto de Aveiro deu mais um passo para a concretização do Projeto da Melhoria das suas Acessibilidades Marítimas, com a assinatura do contrato para a elaboração do Projecto de Execução das Obras de Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Aveiro, que foi celebrado, no dia 28 de novembro, com a empresa de projetos Consulmar – Projectistas e Consultores, Lda. O valor global do contrato ascende a € 278.350,00, com um prazo de execução de 210 dias.

Este investimento estratégico para o Porto de Aveiro está inserido no Programa Nacional de Investimentos 2030 e visa a elaboração do projeto de execução das obras necessárias para a melhoria das condições de navegabilidade do Porto de Aveiro, bem como a realização do respetivo Estudo de Impacte Ambiental. A receção de navios de maior porte, tendo em vista reforçar a capacidade do porto para responder às necessidades do mercado e ampliar a sua competitividade, constitui o principal objetivo deste projecto.

Total: 707