Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Portos da Madeira
Movimento de carga cresce 2,29% no primeiro trimestre
O movimento de carga nos Portos da Madeira registou um crescimento de 2,29% nos primeiros três meses deste ano, em relação ao período homólogo anterior, com uma prestação positiva em todos os indicadores: carga contentorizada, carga geral, granéis sólidos e granéis líquidos. No total, entre janeiro e março, entraram nos portos regionais 328.293 toneladas. Mais 7.356 toneladas do que no primeiro trimestre de 2024.
![]() |
Techlogistics regressa para mais uma edição a 25 de junho
A casa-mãe do desenvolvimento tecnológico, a sede da Microsoft Portugal, em Lisboa, volta a receber o Techlogistics na sua 3.ª edição, no dia 25 de junho, onde se irá debater o futuro da logística e da tecnologia em Portugal. O evento é organizado pela Devlop e pela Supply Chain Magazine.
Numa era em que a tecnologia está em constante evolução, é fundamental estar a par das mais recentes inovações. Assim, o evento dedica-se à interseção da tecnologia, transportes e logística, no qual se apresentam tendências e partilha de conhecimento por parte dos especialistas destas áreas.
![]() |
DE 7 A 15 DE JUNHO
Marina de Vilamoura International Boat Show regressa em Junho
A Marina de Vilamoura volta a ser o palco para a apresentação das principais novidades do setor náutico, com o regresso do Marina de Vilamoura International Boat Show, que celebra a sua 28.ª edição entre os dias 7 e 15 de Junho de 2025.
Esta edição, organizada pela Marina de Vilamoura e FIL – Feira Internacional de Lisboa, aposta nos novos lançamentos das principais marcas, inovações tecnológicas e experiências exclusivas, reunindo os principais protagonistas da indústria náutica nacional e internacional.
![]() |
Port Cyber Arena promove primeiro workshop em cibersegurança para a comunidade portuária
Decorreu no dia 20 de maio o primeiro evento na Port Cyber Arena, uma infraestrutura recentemente desenvolvida com o objetivo de reforçar a ciber resiliência de infraestruturas críticas, particularmente das entidades que constituem as comunidades portuárias e logísticas e de toda a sua cadeia de valor.
Na abertura da sessão, foi destacada a relevância da criação deste centro, sublinhando-se a importância de disponibilizar um espaço dotado de tecnologia avançada, onde é possível simular cenários de ciberataques e testar a eficácia das equipas de análise e resposta a incidentes. Este tipo de capacitação é essencial para reforçar a capacidade preventiva e reativa dos diversos agentes portuários. Para além dos diversos parceiros que compreendem a Comunidade Portuária e Logística de Sines, esta iniciativa contou ainda com a presença de representantes dos portos de Leixões, Setúbal e ainda dos Portos dos Açores.
![]() |
Porto de Aveiro adjudica dragagens no terminal bacalhoeiro e na lota
O Porto de Aveiro adjudicou as empreitadas de dragagem no terminal bacalhoeiro e no porto de pesca Costeira. Obras programadas para Maio deverão começar em breve.
São 425 mil euros para garantir operacionalidade junto às pontes-cais e 1,68 milhões para os trabalhos na área da Lota.
![]() |
Infraestrutura de observação oceanográfica ao largo do Algarve
Está prevista a instalação de uma infraestrutura de observação oceanográfica no mar algarvio, a cerca de 10 milhas náuticas (18,5 quilómetros) a sul da Baleeira, Sagres.
O equipamento será composto por duas amarrações, uma de superfície e outra de subsuperfície, dotadas de sensores para medição de parâmetros oceânicos essenciais.
![]() |
ENIDH: CANDIDATURAS ABERTAS
Microcredencial «Vela Tradicional e Património Marítimo»
Estão abertas as candidaturas para a microcredencial "Vela Tradicional e Património Marítimo", até ao dia 26 de maio de 2025.
Esta microcredencial tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância das boas práticas no meio aquático, com especial foco na segurança e na sustentabilidade.
![]() |
CONSTITUÍDA A MAIOR COMUNIDADE ENERGÉTICA RENOVÁVEL DO PAÍS
APDL É ENTIDADE FUNDADORA DA ENNO - ENERGIAS DO NORTE
A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., participou a 16 de maio na cerimónia de assinatura da escritura notarial de constituição da ENNO – Energias do Norte, uma Comunidade de Energia Renovável (CER) promovida pela LIPOR e seus Municípios Associados, decorrida no Salão Nobre do Centro Municipal da Juventude de Vila do Conde.
Esta nova associação de direito privado, criada ao abrigo do artigo 189.º do Decreto-Lei n.º 15/2022, marca o início de um novo modelo de produção, partilha e consumo de energia renovável a partir da valorização energética de resíduos, tornando-se já na maior comunidade energética de Portugal.
![]() |
PORTO DE VIANA DO CASTELO VAI ACOLHER BASE DE APOIO NAVAL DA MARINHA
O Porto de Viana do Castelo vai acolher uma Base de Apoio Naval da Marinha, na sequência de um protocolo de cooperação celebrado entre a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA, a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A assinatura do protocolo teve lugar dia 15 de maio, numa cerimónia simbólica a bordo do navio-escola Sagres, atracado na cidade no âmbito das comemorações nacionais do Dia da Marinha.
Para João Pedro Neves, Presidente do Conselho de Administração da APDL, “Este protocolo reconhece a importância estratégica da instalação de uma base de apoio naval no Porto de Viana do Castelo, sendo a APDL uma das entidades centrais na viabilização desta infraestrutura. Enquanto autoridade portuária responsável pela gestão e desenvolvimento do Porto de Viana do Castelo, a APDL congratula-se com a celebração deste protocolo de cooperação, que constitui um passo significativo para o reforço da presença da Marinha na região e para o desenvolvimento de novas sinergias no setor marítimo-portuário”.
![]() |
APDL ADJUDICA EMPREITADA DO PORTO SECO DA GUARDA
A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. anuncia a adjudicação da empreitada para a implementação do Porto Seco da Guarda à empresa EDIVALOR – Construções e Obras Públicas, S.A., pelo valor de 3.768.552,82 euros e com um prazo de execução de nove meses.
A intervenção no Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda (TFMG) contempla um conjunto de melhorias estruturais e operacionais essenciais para a eficiência e sustentabilidade das operações logísticas.
![]() |
Porto de Sines marca presença na Breakbulk Europe 2025
O Porto de Sines participou na Breakbulk Europe 2025, que decorreu em Roterdão, entre os dias 13 e 15 de maio, integrado no stand promocional da APP- Associação dos Portos de Portugal.
Com duas décadas de existência, a Breakbulk Europe é o maior evento europeu dedicado à carga fracionada e granel, carga geral e de projeto, reunindo anualmente milhares de profissionais do setor marítimo-portuário. Esta iniciativa tem como propósito incentivar o diálogo entre os principais intervenientes do setor, promover a partilha de conhecimento e divulgar projetos inovadores e estratégicos junto da comunidade internacional.
![]() |
PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ MARCAM PRESENÇA NA BREAKBULK EUROPE 2025
Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participam, pelo quarto ano consecutivo, na Breakbulk Europe, a maior feira do mundo para a carga geral fracionada e de projeto, que decorre entre os dias 13 e 15 de maio, em Roterdão, Países Baixos.
A participação dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz inseriu-se no stand conjunto dos Portos de Portugal, coordenado pela APP – Associação dos Portos de Portugal, que contou também com a presença dos portos de Viana do Castelo, Leixões, Lisboa, Setúbal e Sines.
Esta presença traduz o esforço de promoção internacional do setor portuário nacional, refletindo uma estratégia de cooperação e sinergia entre os principais atores da cadeia logística marítimo-portuária portuguesa.
![]() |
DE 14 A 20 DE MAIO
Viana do Castelo acolhe Dia da Marinha 2025
Os principais eventos realizam-se de 14 a 20 de maio de 2025, com um programa repleto de actividades diversificadas que visam promover a proximidade da Marinha com a população, reforçando, igualmente, a ligação a todos aqueles que desenvolvem as suas actividades económicas e lúdicas no mar.
Dia 18 de maio será o dia da cerimónia principal, que todos os anos é assistida por milhares de visitantes.
O Dia da Marinha assinala-se a 20 de maio em homenagem ao feito de Vasco da Gama que naquele dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia.
![]() |
Mar Vermelho:
Especialistas mantêm nível de ameaça elevado para o transporte marítimo
A Dryad Global, fornecedora britânica de inteligência em risco marítimo, lançou um alerta à comunidade internacional de shipping: o cessar-fogo proposto entre os Estados Unidos e o movimento Houthi do Iémen é um avanço diplomático, mas não representa uma redução significativa do risco para as operações comerciais no Mar Vermelho.
A trégua, mediada por Omã, levou a administração norte-americana a suspender, a partir de 6 de maio, a campanha de bombardeamentos iniciada em março. O entendimento prevê a cessação mútua de hostilidades no Mar Vermelho e no estreito de Bab al-Mandab, uma rota crítica para o comércio global.
Contudo, a situação no terreno continua volátil. A Joint War Committee, entidade que determina zonas de risco de guerra para os seguros marítimos, mantém a classificação de elevado risco para aquelas águas. E a Dryad Global reforça que o ambiente de ameaça permanece inalterado.
![]() |
Portos de Lisboa e de Setúbal reforçam posição estratégica na Breakbulk Europe 2025
Os Portos de Lisboa e de Setúbal estarão presentes na Breakbulk Europe 2025, que se realiza de 13 a 15 de maio, em Roterdão, integrados na participação conjunta organizada pela Associação dos Portos de Portugal (APP). O evento, reconhecido como o mais relevante da Europa para os setores da logística, transporte de carga fracionada e comércio internacional, contará com a presença dos principais portos portugueses — Lisboa, Setúbal, Sines, Leixões, Aveiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz —, num esforço coletivo para posicionar Portugal como hub logístico competitivo e sustentável à escala global.
participação da APL – Administração do Porto de Lisboa e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra visa promover as suas infraestruturas especializadas, serviços eficientes, cadeias logísticas integradas e o compromisso contínuo com a transição energética e a digitalização. Lisboa e Setúbal destacam-se como portos estratégicos na fachada atlântica da Europa, com elevada conectividade marítima e ferroviária e uma forte aposta na intermodalidade.
![]() |
PORTOS DE PORTUGAL PARTICIPAM NA BREAKBULK EUROPE 2025
A APP – Associação dos Portos de Portugal marcará presença na Breakbulk Europe 2025, que se realiza de 13 a 15 de maio, no Rotterdam Ahoy, em Roterdão.
A participação conjunta da APP com os Portos de Viana do Castelo, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal e Sines visa reforçar a posição estratégica de Portugal como hub logístico global, promovendo a excelência portuária nacional e explorando novas oportunidades de negócio num ambiente internacional altamente competitivo. Esta presença permitirá ainda fortalecer cooperações atrair investimento e impulsionar a competitividade da economia nacional.
![]() |
Secretário de Estado das Infraestruturas em visita de trabalho ao Porto de Sines
O Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, visitou o Porto de Sines a 7 de Maio, onde participou numa reunião de trabalho com a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA, e alguns parceiros da comunidade portuária.
A visita teve como principal propósito reforçar a articulação entre a tutela, a administração portuária e os diversos stakeholders que fazem parte da comunidade portuária e logística de Sines, promovendo um diálogo construtivo sobre os desafios e oportunidades do porto.
![]() |
Apresentação do programa do Dia da Marinha em Viana do Castelo
O programa do Dia da Marinha 2025, que este ano se realiza em Viana do Castelo, foi apresentado numa conferência de imprensa pela Marinha Portuguesa e pelo Município de Viana do Castelo, no Navio Hospital Gil Eannes.
A conferência contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Jorge Nobre de Sousa, através de vídeo conferência, entre outras entidades.
![]() |
Delegação Brasileira de Goiás em visita ao Porto de Sines
A Delegação Brasileira da Sucursal de Goiás da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro-Oeste visitou o Porto de Sines no dia 2 de maio, com uma comitiva composta por empresários e representantes políticos daquele estado brasileiro.
Recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, este encontro teve como principal objetivo dar a conhecer o potencial do Porto de Sines como porta de entrada estratégica para a chegada de produtos brasileiros, nomeadamente do Estado de Goiás, ao mercado ibérico.
![]() |
Número de passageiros desembarcados em portos nos Açores sobe 19,08% em março
Os números publicados na página do SREA e consultados pela Lusa revelam que, em março, desembarcaram nos portos da região 31.609 passageiros, provenientes de viagens interilhas, mais 5.065 (19,08%) do que no mesmo mês em 2024.
Em janeiro e fevereiro, a região tinha registado quebras no número de desembarques em portos, mas a subida de março foi suficiente para equilibrar os valores do primeiro trimestre.
No total, nos primeiros três meses do ano, contabilizaram-se 74.877 desembarques, mais 510 (0,69%) do que no período homólogo.