Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


VIANA DO CASTELO

Filme de Leonel Vieira gravado no navio-museu GIL EANNES

O navio-museu GIL EANNES é um dos palcos para a captação de imagens para o novo filme do produtor Leonel Vieira, “Tiro e Queda”, que está a ser gravado integralmente em Viana do Castelo durante este mês, para estrear no último trimestre de 2018.

Estão amanhadas as melhores sardinhas das festas de Lisboa

"Salvem as sardinhas" foi o mote para a oitava edição do concurso. Há novas vistas para Lisboa, sonhos e preocupações de pescadores pintados nas sardinhas vencedoras. E nem a escassez do peixe foi esquecida.

Hidrografia: Um mercado em recuperação

O mercado nacional dos levantamentos hidrográficos e da monitorização oceanográfica “está a animar-se e não me recordo de ver tanta coisa a acontecer desde há muitos anos, provavelmente desde antes da crise de 2010”, considera Miguel Saldanha, sócio fundador e administrador da Geosub, empresa portuguesa que opera neste sector.

FUNCHAL

«Norwegian Spirit» - música de Abril como animação

Quem passou na Pontinha durante as últimas escalas do “Norwegian Spirit” na Madeira ouviu, em bom som, as canções de abril, como “Grândola Vila Morena”, às 8h30 da manhã ou “Menina que estás à Janela” ou “Venham mais cinco”, entre muitas outras.

A maioria dos funcionários da APRAM, com uma média de idades de 50 anos, viveu esses tempos da revolução e por isso, houve gente a ouvir com alguma saudade e até a cantarolar a música que nunca ninguém tinha pensado servir de animação num navio de cruzeiro.

Mais concertos da Banda da Armada em 2018

No primeiro trimestre de 2018, a Banda da Armada já fez 49 atuações, entre concertos abertos ao público e cerimónias militares, o que representa um aumento de 48% em relação ao período homólogo de 2017. O maior aumento verificou-se no mês de março, onde a Banda da Armada registou 23 atuações em 2018, face a apenas 9 em 2017.

19 A 21 DE ABRIL, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Mar Film Festival 2018

Ficção, documentários, animação; curtas e longas metragens. O Mar Film Festival está de volta nos dias 19, 20 e 21, com novos filmes sobre as gentes do mar, a poluição marítima, momentos de perda e de reencontro, a magia dos oceanos e a erosão costeira.

A edição 2018 traz “A plastic ocean”; “Deste lado da ressurreição”; “Arte al água- Los bacaladeros de Terra Nova”; “Deriva litoral - O impacto da erosão costeira em Portugal”; e muitos outros. Além disso, serão conhecidos os vencedores dos concursos Novas Vistas Lumière e Memórias de RiaMar. Matos Barbosa será o realizador em destaque.

Poemas de Sophia de Mello Breyner decoram Porto de Leixões

Sophia de Mello Breyner junta-se a Álvaro de Campos nas paredes do Porto de Leixões. Cinco poemas da antologia “Mar” da poetisa portuguesa foram utilizados para decorar e tornar visualmente mais apelativa a barreira que separa o porto da população.

Leixões, o terramoto que levou Matosinhos à industrialização

Até Maio, a exposição Urbevoluções mostra, através das artes plásticas, a rotina vivida nas margens do estuário do rio Leça antes do porto artificial que, a par da indústria conserveira, fez crescer a cidade .

DIA 17, NA FIGUEIRA DA FOZ

Exibição do documentário «A Plastic Ocean»

O Núcleo Museológico do Mar promove no dia 17, pelas 16H00, no âmbito da exposição «A Era do Lixo Marinho», patente naquele equipamento municipal até 30 de março, a projecção do documentário "A Plastic Ocean", realizado pelo jornalista Craig Leeson.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Concurso: Novas Vistas Lumiére

Já está a decorrer o concurso "Novas Vistas Lumière”, uma competição fílmica de pequenos registos, inspirado nos filmes dos irmãos Lumiére, realizados no início da arte cinematográfica. Este concurso destina-se a jovens e adultos, a partir dos 12 anos, e integra o Mar Film Festival - evento cuja segunda edição, se realiza entre os dias 19 e 21 de abril, no Museu Marítimo de Ílhavo, em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

A ilha como um porto na vida do padre e poeta madeirense Tolentino Mendonça

“A verdade é que a ilha tem um impacto enorme. É também um universo onírico... Acho que isso ajudou a refazer a vida, sem olhar demasiado para o que se perdeu. A dimensão de insularidade é muito forte, a relação com os elementos, com o mar. A paisagem da Madeira é muito intensa, as montanhas, a beleza da terra... É uma coisa da qual nunca mais nos livramos. A ilha não é o lugar do crescimento, mas sim da exposição radical ao mundo. Aliás, a história da Madeira remete para isso. É um porto, lugar de visita, de passagem, onde a presença do estrangeiro se confunde com a essência da terra.

MADEIRA

Arte no Mar

A Direcção Regional de Pescas da Madeira, em parceria com a Escola da APEL, no Funchal, está a desenvolver um projecto denominado "Arte no Mar", no sentido de criar um conjunto de pinturas alusivas a temas regionais que poderão ser aplicadas em embarcações de pesca.
O projecto, que está a ser levado a cabo pelos alunos do 11-º e 12.º ano do curso de Artes Visuais, tem por objectivo dar mais cor aos barcos de pesca madeirenses.

«Arts by the sea» em exposição na Gare Marítima do Funchal

A secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, inaugurou a 3.ª Edição da “Exposição Temporária de Arte 2014 – Fine Arts by the Sea”, uma iniciativa da Zarco Academy of Arts – International. Patente na Gare Marítima da Madeira – Porto do Funchal, até ao dia 20 de novembro, esta coletiva integra trabalhos de Rosa Pereira, Fernando Naviskas, Saíra Kleinhans, Francisco Rousseau, Manuel Barata, Guareta Coromoto, Bárbara de Sousa e Hermínia Cândido.

Porto de Leixões exibe 200 auto-retratos até Setembro

Até meados de setembro, o gradeamento do Porto de Leixões, em Matosinhos, está a exibir o auto-retrato de 200 alunos da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) do concelho. O projeto, intitulado “This Wall is Mine”, surge integrado na unidade curricular de Laboratório de Imagem e desafiou os estudantes a explorarem a sua identidade, através da criação de uma “selfie” com 2,20 metros de altura.

Mensagens no Molhe Sul do Porto de Leixões

Durante as próximas semanas, a vedação do Molhe Sul do Porto de Leixões vai revelar um conjunto de frases criadas a partir de material reciclável, que resultam do trabalho de projeto de Rui Loureiro, designer e publicitário e que atualmente está a finalizar o mestrado em Arte e Design para o Espaço Público da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A 23 DE MAIO

Jazz e poesia no II Serão no Porto de Sines

A Administração do Porto de Sines organiza o II Serão no Porto de Sines, que vai decorrer dia 23 de Maio, às 21h30. Um Serão de jazz e poesia que vai juntar o economista e diretor-adjunto do Expresso NICOLAU SANTOS e o QUARTETO JAZZ de MANUEL LOURENÇO.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Músicas do Mar

Nesta edição do programa "Porto de Encontro", a Rádio Terra Nova lançou o desafio a dois jovens estudantes de Mestrado de Música da Universidade de Aveiro para que apresentassem peças musicais relacionadas com o mar.

Cacilheiro de Joana Vasconcelos é o mais visitado em Veneza

O barco que a artista transformou no pavilhão de Portugal recebe mais de 60 mil visitas e virá para Lisboa após a Bienal de Veneza, sob operação da Douro Azul.
 

O fim do «Barco do Amor»

Conhecido como "Pacific Princess", quando desempenhava um papel fundamental na série de televisão "O Barco do Amor", fez a sua última viagem desde Génova, em Itália, até um estaleiro em Aliaga, na Turquia, onde será desmontado peça por peça.

PORTO DE LISBOA

Gares Marítimas recebem visitas no âmbito do 120.º aniversário do nascimento de Almada Negreiros

O Porto de Lisboa participa na celebração do 120º aniversário do nascimento de Almada Negreiros, recebendo visitas nas gares marítimas de Alcântara e da Rocha Conde de Óbidos, enquadradas nas ações que a Câmara Municipal de Lisboa vem organizando no âmbito destas comemorações.

Total: 221
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12