Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.


MADEIRA

Arte no Mar

A Direcção Regional de Pescas da Madeira, em parceria com a Escola da APEL, no Funchal, está a desenvolver um projecto denominado "Arte no Mar", no sentido de criar um conjunto de pinturas alusivas a temas regionais que poderão ser aplicadas em embarcações de pesca.
O projecto, que está a ser levado a cabo pelos alunos do 11-º e 12.º ano do curso de Artes Visuais, tem por objectivo dar mais cor aos barcos de pesca madeirenses.

«Arts by the sea» em exposição na Gare Marítima do Funchal

A secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, inaugurou a 3.ª Edição da “Exposição Temporária de Arte 2014 – Fine Arts by the Sea”, uma iniciativa da Zarco Academy of Arts – International. Patente na Gare Marítima da Madeira – Porto do Funchal, até ao dia 20 de novembro, esta coletiva integra trabalhos de Rosa Pereira, Fernando Naviskas, Saíra Kleinhans, Francisco Rousseau, Manuel Barata, Guareta Coromoto, Bárbara de Sousa e Hermínia Cândido.

Porto de Leixões exibe 200 auto-retratos até Setembro

Até meados de setembro, o gradeamento do Porto de Leixões, em Matosinhos, está a exibir o auto-retrato de 200 alunos da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) do concelho. O projeto, intitulado “This Wall is Mine”, surge integrado na unidade curricular de Laboratório de Imagem e desafiou os estudantes a explorarem a sua identidade, através da criação de uma “selfie” com 2,20 metros de altura.

Mensagens no Molhe Sul do Porto de Leixões

Durante as próximas semanas, a vedação do Molhe Sul do Porto de Leixões vai revelar um conjunto de frases criadas a partir de material reciclável, que resultam do trabalho de projeto de Rui Loureiro, designer e publicitário e que atualmente está a finalizar o mestrado em Arte e Design para o Espaço Público da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A 23 DE MAIO

Jazz e poesia no II Serão no Porto de Sines

A Administração do Porto de Sines organiza o II Serão no Porto de Sines, que vai decorrer dia 23 de Maio, às 21h30. Um Serão de jazz e poesia que vai juntar o economista e diretor-adjunto do Expresso NICOLAU SANTOS e o QUARTETO JAZZ de MANUEL LOURENÇO.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Músicas do Mar

Nesta edição do programa "Porto de Encontro", a Rádio Terra Nova lançou o desafio a dois jovens estudantes de Mestrado de Música da Universidade de Aveiro para que apresentassem peças musicais relacionadas com o mar.

Cacilheiro de Joana Vasconcelos é o mais visitado em Veneza

O barco que a artista transformou no pavilhão de Portugal recebe mais de 60 mil visitas e virá para Lisboa após a Bienal de Veneza, sob operação da Douro Azul.
 

O fim do «Barco do Amor»

Conhecido como "Pacific Princess", quando desempenhava um papel fundamental na série de televisão "O Barco do Amor", fez a sua última viagem desde Génova, em Itália, até um estaleiro em Aliaga, na Turquia, onde será desmontado peça por peça.

PORTO DE LISBOA

Gares Marítimas recebem visitas no âmbito do 120.º aniversário do nascimento de Almada Negreiros

O Porto de Lisboa participa na celebração do 120º aniversário do nascimento de Almada Negreiros, recebendo visitas nas gares marítimas de Alcântara e da Rocha Conde de Óbidos, enquadradas nas ações que a Câmara Municipal de Lisboa vem organizando no âmbito destas comemorações.

POEMAR

Navio

Mar encapelado, | batido, coçado, sentido, sovado, | as ondas dobrando-se | e se desfazendo.

POEMAR

Azul do Mar de Sines

Azul puro de mar profundo | azul ametista | horizonte distante, tudo o que se alcance | onde se esfuma e perde a vista

FIESA 2013

Música em grãos de areia

É um dos maiores eventos do género. O Fiesa expõe, desde 2003, esculturas dedicadas a temas diversos. Este ano, é o universo da música que dá o tom às criações em areia.

NA NOITE DOS OSCARS

Cine-Esplanada MIRAMAR

Esta noite é de estrelas. A Sétima Arte oscarizada, cumprindo o ritual, uma vez por ano. O cinema também tem cumprido viagem mar dentro, oceano fora.
Aqui vos deixamos hoje algumas sugestões de filmes, documentários e vídeos que têm o mar, os portos, suas gentes, como temática.
 

Maria do Mar ao sabor do piano de Bernardo Sassetti

Maria do Mar, um retrato da vida dos pescadores da Nazaré, de 1930, ganhou vida nova com a banda sonora original idealizada por Sassetti que foi tocada ao vivo na noite de ontem.

13 DE JUNHO DE 1888 - NASCE FERNANDO PESSOA

Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
 

Cacilheiro de Joana Vasconcelos já navega pela lagoa de Veneza

O cacilheiro Trafaria Praia é uma espécie de arca de Noé portuguesa. Não só representa o país na 55ª Bienal de Veneza, como conseguiu levar a bordo personagens, tendências, épocas, aspirações, empresas e pessoas muito diferentes, algumas delas surpreendentes.

ATÉ 15 DE JUNHO

ArteMar Estoril 201

Promovida pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I, a exposição/concurso ArteMar pode ser visitada ao longo do Passeio Marítimo da Costa do Estoril, de 11 de maio a 15 de junho. Durante este período, além de apreciar uma galeria de arte ao ar livre, os visitantes irão dar o seu contributo, votando no “Prémio do Público”, no valor de 2.500 euros.

Cacilheiro «Trafaria Praia» é inaugurado dia 31, na Bienal de Veneza

O Pavilhão de Portugal na 55.ª Bienal de Artes de Veneza é inaugurada no dia 31 de maio, às 18:00 locais, a bordo do cacilheiro "Trafaria Praia", ancorado na Riva dei Partigiani, anuncia a direção-geral das Artes (DGArtes).

Olhai que há tanto tempo que, cantando | O vosso Tejo e os vossos lusitanos

Olhai que há tanto tempo que, cantando
O vosso Tejo e os vossos lusitanos,
A Fortuna me traz peregrinando,
Novos trabalhos vendo e novos danos

Vede, Ninfas, que engenhos de senhores
O vosso Tejo cria valerosos,
Que assim sabem prezar, com tais favores,
A quem os faz, cantando, gloriosos!"
 

Vozes do Mar

Quando o sol vai caindo sobre as águas
Num nervoso delíquio d'oiro intenso,
Donde vem essa voz cheia de mágoas
Com que falas à terra, ó mar imenso?...

Tu falas de festins, e cavalgadas
De cavaleiros errantes ao luar?
Falas de caravelas encantadas
Que dormem em teu seio a soluçar?