Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




25 DE ABRIL

como a voz do mar

“Como casa limpa
Como chão varrido
Como porta aberta

como puro início
Como tempo novo
Sem mancha nem vício

Como a voz do mar
Interior de um povo
[…]”

Sophia de Mello Breyner Andresen, “Revolução”

FIGUEIRA DA FOZ EM DESTAQUE NO CCB

O mar é a nossa terra - A construção sensível da linha de costa

A exposição “O mar é a nossa terra - A construção sensível da linha de costa”, tendo Miguel Figueira, arquitecto e activista figueirense do movimento cívico SOS Cabedelo, na curadoria, com André Tavares, está patente na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB). A mostra, que pode ser visitada até 9 de agosto próximo, exibindo imagens marítimas de Portugal, tem como ponto de partida a costa da Figueira da Foz.

Tejo, um Mar Urbano para debater e preservar

Eis então um filme que, antes de tudo, quer “suscitar o debate”. “Vamos discutir o rio com um espírito aberto. Temos de ter em conta as ameaças, mas também saber que nem tudo é mau”, diz o realizador. Aproveitando que Lisboa é Capital Verde Europeia em 2020, José Vieira Mendes e o biólogo marinho Ricardo Gomes, que já em 2017 realizara Baía Urbana a propósito da baía de Guanabara, mergulharam no estuário e percorreram os territórios em seu redor para pôr a descoberto, uma vez mais, a sua importância natural, social, económica, afectiva.

4.ª Edição do Concurso «Sardinhas PSP/EGEAC 2020»

Atenção jovens estudantes e séniores: a 4.ª Edição do Concurso “Sardinhas PSP/EGEAC 2020”, no âmbito das Festas de Lisboa 2020, já começou!

O principal objectivo da iniciativa é o de difundir conselhos de segurança e prevenção criminal a todos os lisboetas e visitantes, aproveitando a montra que são as Festas de Lisboa e os milhares de pessoas que nelas participam. Em particular, a iniciativa pretende envolver o público mais jovem, do ensino básico e secundário, bem como a população sénior, a contribuir com as suas ideias e criatividade para veicular mensagens de segurança da PSP nas sardinhas, esse elemento tão característico das festas.

29 de Fevereiro, às 21h, na Sala de Cinema do CC Malaposta

MAR DE SINES - A RESILIÊNCIA DAS GENTES DO MAR

Sines, complexo industrial e porto atlântico. Os contornos dos grandes navios no horizonte já se tornaram uma imagem familiar. Mas, por entre estes gigantes, resiste uma geração que representa a pesca tradicional e resiliência de uma atividade que teima em resistir à passagem do tempo. Entre tradição e inovação, a pesca continua a ser em Sines uma força viva.

Durante um ano, a equipa de Mar de Sines percorreu esta costa e conviveu diretamente com as suas comunidades costeiras, registando a forma como estas vivem com o mar e os seus recursos.
O mar é o ponto de atracção para onde todos os protagonistas convergem. Este mar é simultaneamente o adversário a enfrentar e a figura paternal que dá o sustento.

Documentário ambiental «Mar Urbano Lisboa» seleccionado para vários festivais internacionais

O documentário 'Mar Urbano Lisboa' começa agora o percorrer festivais internacionais. Trata-se de um documentário sobre os recursos do Estuário do Rio Tejo. Já foi selecionado para o Eco Film Festival na Malásia e vai agora para festivais dedicados ao ambiente e à crise climática.

Exposição: «One - O Mar Como Nunca o Sentiu» no Oceanário de Lisboa

“One – O Mar como nunca o sentiu” é uma homenagem ao oceano, através de uma instalação artística que proporciona uma experiência imersiva e única.Uma obra que vive de imagens realizadas exclusivamente no mar de Portugal, desde os Açores, Algarve, Costa Alentejana, Cascais, Sintra, Nazaré e Aveiro, o resultado de dois anos de produção incluindo oito meses de filmagens.

VÍDEO

Concerto de Reis no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Realizou-se no dia 11 de janeiro o já tradicional Concerto de Reis com a participação do Grupo Coral Ensemble Vocal Pro Musica, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

ATÉ 19 DE JANEIRO DE 2020, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição «Ode ao 31 de Janeiro», de Luís Pavão

Exposição composta por dez fotografias de grande formato, imagens de peixes produzidas pelo fotógrafo Luis Pavão nos últimos dois anos. São fotografias realizadas em estúdio, a preto e branco e impressas em câmara escura, em papel fotográfico. Cada fotografia apresenta-nos apenas um peixe, com fundo escuro, fotografado com todo o cuidado para destacar os detalhes. A iluminação é trabalhada para reproduzir da melhor forma os volumes e o detalhe, as escamas e barbatanas são cuidadosamente colocadas para uma boa apresentação.

ATÉ 1 DE MARÇO DE 2020, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição «Trava-Línguas», de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira

A ideia desta exposição surge como resultado de uma residência artística que os autores, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, fizeram nas Lofoten, Noruega, no âmbito da Lofoten International Art Festival.

Nessa residência, contactaram com os tungeskjaererne (cortadores de línguas), crianças que a partir dos 5 anos começam a cortar a língua ao bacalhau. Para além do lucro imediato com a venda das línguas, este processo permite-lhes iniciarem o contacto com a pesca e o meio marítimo.

«A marinha» de Adriaen Van der Salm chega a Aveiro

“Hoje é um dia feliz”, confessou José António Christo, diretor do museu de Aveiro. E feliz porque o principal museu da cidade recebeu uma obra que enriquece o acervo da instituição ligada à memória de Santa Joana.

Dá pelo nome de “A marinha” e é uma obra do século XVII da autoria do pintor holandês Adriaen Van der Salm, que chega ao museu pelas mãos do Novo Banco Cultura como uma representação do mar “num território marcado pelo Atlântico”.

ESTE DOMINGO, DIA 24

«No Porto de Leixões – Panorama», com estreia no Cinema Passos Manuel, no Porto

Porto de Leixões transportado para uma sala de cinema. "No Porto de Leixões - Panorama", Renata Sacho leva o espectador a uma viagem pelo Porto de Leixões, por Matosinhos e Leça da Palmeira. No Cinema Passos Manuel, no Porto, este domingo.

João Rodrigues

Missão: Salvar o planeta

Biólogo, mergulhador e fotógrafo da National Geographic, João Rodrigues é um apaixonado pela conservação dos oceanos, que usa a arte para alertar para a fragilidade deste ecossistema.

Imagens históricas de Lisboa pela mão da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian

Os eléctricos, as varinas, as ruas: a Lisboa antiga em 34 fotos

Varinas, eléctricos, ardinas, azulejos, luzes de Natal, autocarros com publicidade a aguardente e até uma lenda do futebol português de seu nome José Manuel Soares (ou melhor, Pepe — não esse, o outro). Estas são algumas das memórias da capital portuguesa que podem ser encontradas na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. O PÚBLICO mergulhou neste arquivo e seleccionou 34 fotografias.

Exposição imersiva sobre a missão da Polícia Marítima na Grécia inaugurada em Quarteira

Foi inaugurada, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, a exposição relativa à missão da Polícia Marítima na Grécia, da autoria do jornalista da RTP David Araújo, integrada nas comemorações do Centenário da Polícia Marítima.

A exposição "Imergir" resulta de um trabalho que o jornalista David Araújo desenvolveu em Lesbos, na Grécia, junto dos elementos da Polícia Marítima e que pretende dar a conhecer às pessoas o trabalho desenvolvido por estes elementos, como também a realidade e as condições em que se encontram os migrantes que efetuam a travessia entre a Turquia e a Grécia, rumo à Europa.

A 16 DE NOVEMBRO

Filme «Mar de Sines» vai ser exibido em Vila Nova de Milfontes

A Câmara Municipal de Sines, com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, apresenta o documentário “Mar de Sines” no dia 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar, em Vila Nova de Milfontes.
Realizam-se duas sessões, às 18h00 e às 21h30, ambas no Cinema Girasol, com entrada gratuita.

NO TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LISBOA

Vem aí um festival de cinema de desporto ao ar livre

O festival de cinema de desporto ao ar livre Banff Centre Mountain Film Festival chega a Portugal este sábado, dia 12 de outubro, após ter passado por locais tão distintos como Canadá, África do Sul, China, Líbano, Chile, Nova Zelândia ou Antártica. A primeira edição portuguesa do evento realiza-se no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

«Lagos onde reinventei o mundo» | 3 DE OUTUBRO

Colóquio Internacional Sophia de Mello Breyner Andresen

O mar, o diálogo com os poetas do Sul, a importância dos contos para crianças e a presença do sagrado na poesia na obra de Sophia.

O colóquio internacional “Lagos onde reinventei o mundo”, realiza-se a 3 de Outubro, no Centro Cultural de Lagos. Organizado em quatro mesas-redondas, dedica-se a abordar, em torno da obra de Sophia, o tema do mar, o diálogo com os poetas do Sul, a importância dos contos para crianças e a presença do sagrado na poesia.

CINEMA

A primeira viagem de circum-navegação em «Uma Aventura nos Mares»

Esta é a crónica dos navegadores que se colocaram ao leme da História e mudaram o rumo da humanidade. Uma viagem iniciada sob o comando do português Fernão de Magalhães que, no entanto, morrerá sem a ver terminar.

Alexander Kreuzeder vive na Ericeira e transforma em arte o lixo recolhido das praias

Parte do lixo que o mar despeja nas praias da Ericeira, no concelho de Mafra, durante as tempestades de inverno, é recolhido pelo alemão Alexander Kreuzeder para o transformar em arte.

Total: 295
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15