Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Sines paga dívida de 78 milhões de euros

 A administração do Porto de Sines anunciou ter liquidado uma dívida de 78 milhões de euros que tinha desde 2005. Para além do anúncio do saneamento da dívida, que terá sido acumulada durante as administrações anteriores a 2005, ano em que assumiu a liderança do Porto de Sines, Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, revelou ainda que a administração portuária pode assegurar metade do valor da obra de ampliação do molhe leste.

PRESIDENTE DA AUTORIDADE PORTUÁRIA DE GIJON:

PROPOSSE pode ajudar a melhorar as capacidades logísticas e de transporte a mais de 8 mil PME’s do Arco Atlântico

O presidente da Autoridade Portuária de Gijón (APG), Fernando Menéndez Rexach, considera que o mercado potencial de tráfego de mercadorias para o Short Sea Shipping na área de influência do projecto PROPOSSE ronda os 12 milhões de toneladas. Tal facto permitirá melhorar as capacidades logísticas e de transporte para mais de 8.000 PME´s no Arco Atlântico.
Rexach falava no decorrer de uma sessão de trabalho do PROPOSSE que se realizou a 25 de Janeiro, em Gijón, e na qual participou o Porto de Aveiro.
 

Lídia Sequeira na comemoração do Dia Mundial das Alfândegas

 A Presidente do Porto de Sines, Lídia Sequeira, foi convidada a fazer uma intervenção por ocasião do Dia Mundial das Alfândegas, num evento presidido pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, que se realizou em Lisboa a 27 de Janeiro. A Organização Mundial das Alfândegas elegeu o tema “Conhecimento, catalisador para uma Alfândega de excelência” para o evento deste ano.

PARCERIAS COM PORTOS NACIONAIS E COM RENFE SÃO A CHAVE PARA GANHAR QUOTA NO MERCADO IBÉRICO

CP Carga antecipa «break-even» com vista à privatização

A CP Carga, participada a 100% da CP, vai antecipar o equilíbrio de resultados para 2013, dois anos antes do que estava previsto quando a empresa foi criada. "Estamos em condições de antecipar para 2013 o ‘break-even' da empresa, dois anos antes do que estava previsto no estudo que implantou o modelo de negócio da empresa quando ela foi criada", disse Rocha Soares, presidente da empresa, ao Diário Económico.

SEGUNDO A AGEPOR

Novas taxas de sanidade nos portos vão encarecer exportações

Não foram só as vacinas para viajantes, nem o custo pelos pedidos de atestados médicos que aumentaram, com a publicação das novas taxas de actos das autoridades de saúde pública.
Com a nova tabela publicada no passado dia 8 de Janeiro, também as actividades relacionadas com as condições de saúde a bordo de navios sofreram um aumento “desproporcional”, segundo a Associação de Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR). E que vai, “inevitavelmente”, tornar as exportações portuguesas mais caras.
A AGEPOR escreveu uma carta ao primeiro-ministro, a denunciar esta situação, dias depois da publicação da lei.
 

NAVEGAR 2011

Agenda do Porto da Figueira da Foz para este ano já disponível em dois formatos

A edição de 2011 de “Navegar”, a agenda do Porto da Figueira da Foz para o ano corrente, já se encontra disponível para os interessados, no tradicional formato em papel (116 páginas).
Tabela de marés, dados astronómicos, serviço de comunicações e horários integram a mais recente edição de “Navegar”, agenda que inclui também outros conteúdos de interesse, referentes à localização do Porto da Figueira da Foz, às zonas portuárias, informações gerais sobre distâncias e ventos, contactos úteis e um calendário para 2011.
 

EMBAIXADOR DO BRASIL VISITA SINES

Sines com características para ser a porta de entrada do Brasil na Europa

O Embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, visitou Sines no dia 21 de Janeiro, acompanhado por uma importante comitiva económica da embaixada, tendo sido recebido no Centro de Negócios da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines. A recepção foi presidida por Basílio Horta, Presidente do Conselho de Administração da aicep Global Parques e as apresentações estiveram a cargo de Francisco Sá, presidente da comissão executiva da aicep Global Parques, e de Lídia Sequeira, presidente do conselho de administração do Porto de Sines.

VIAGEM INAUGURAL DO MSC LIVORNO

Porto de Sines recebeu mais um gigante dos mares em viagem inaugural

O Porto de Sines voltou a receber no Terminal XXI, no passado dia 18 de Janeiro, mais um gigante dos mares em viagem inaugural, o “MSC Livorno”, um dos maiores navios porta-contentores em operação no mundo.
Este navio da Mediterraneam Shipping Company (MSC) apresenta como características um comprimento fora-a-fora de 356,5 metros, uma boca de 51,2 metros e um Deadweight de 153.115 toneladas, possibilitando o transporte de 14.000 TEU.
 

PORTO DE SETÚBAL (APSS)

Tráfego ferroviário cresce 56%

O Porto de Setúbal viu 2010 transformar-se num ano de forte crescimento do tráfego de mercadorias por ferrovia. De acordo com os dados disponibilizados pela CP Carga, registou-se uma subida de 56% no tráfego ferro-marítimo de e para o Porto de Setúbal, atingindo 1,46 milhões de toneladas no ano.

POEM EM DISCUSSÃO PÚBLICA NA FIGUEIRA DA FOZ

Apresentações já disponíveis

Já se encontram disponíveis no Canal da Associação dos Portos de Portugal no SLIDESHARE, as apresentações de suporte às intervenções efectuadas n a sessão pública temática relativa aos Transportes Marítimos e Portos, sessão inserida na discussão pública do POEM.
A reunião para discutir o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo realizou-se na sede do Porto da Figueira da Foz (APFF), a 13 de Janeiro de 2011, numa iniciativa conjunta do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e da Associação dos Portos de Portugal (APP).
 

 

Logística & Transportes Hoje tem novo site

A revista Logística & Transportes Hoje acaba de lançar o seu novo site, dirigido a todos os profissionais destas áreas. Neste novo espaço os interessados podem encontrar toda a informação do sector, entrevistas, opiniões de reputados colunistas, reportagens, assim como dados relativos aos diferentes mercados, anunciam os responsáveis do novo espaço na web.

POEM EM DISCUSSÃO PÚBLICA NA FIGUEIRA DA FOZ

Plano de ordenamento vem clarificar espaço marítimo

A Figueira da Foz acolheu, a 13 de Janeiro, a sessão pública temática relativa aos Transportes Marítimos e Portos inserida na discussão pública do POEM.
A reunião para discutir o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo realizou-se na sede do Porto da Figueira da Foz (APFF), numa iniciativa conjunta do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e da Associação dos Portos de Portugal (APP).
 

PORTO DE SETÚBAL

Tráfego ferroviário cresce 56%

O Porto de Setúbal viu 2010 transformar-se num ano de forte crescimento do tráfego de mercadorias por ferrovia. De acordo com os dados disponibilizados pela CP Carga, registou-se uma subida de 56% no tráfego ferro-marítimo de e para o Porto de Setúbal, atingindo 1,46 milhões de toneladas no ano.

ANO RECORD PARA OS PORTOS DO CENTRO

Figueira da Foz cresce 37% e Aveiro 25%

Um crescimento assinalável, é o mínimo que se pode dizer quando se olha ao crescimento do tráfego de mercadorias nos portos da Figueira da Foz e de Aveiro.
Os dois portos não só evidenciam taxas de crescimento situadas nos dois dígitos como tal crescimento atinge valores a justificarem merecido destaque: subida de mais de um terço na Figueira da Foz e de um quarto em Aveiro.
 

NOVA SOLUÇÃO CUSTA METADE DO PREÇO E AMORTECE RUÍDO

Contentores vão tapar a estilha em Leixões

Clipping - Jornal de Notícias, 11 de Janeiro de 2011

EM PARCERIA COM O PORTO DE AVEIRO

PROJECTO PROPOSSE - AIDA promove estudo aos operadores logísticos

A AIDA, na qualidade de parceiro do projecto PROPOSSE - Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância, celebrou, em Outubro, um contrato com a Universidade de Aveiro para a realização de entrevistas a empresas, com especial enfoque aos operadores logísticos do “hinterland” do Porto de Aveiro.

ATÉ 22 DE FEVEREIRO

Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo em Discussão Pública

O Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (POEM) encontra-se em período de Discussão Pública entre 29 de Novembro de 2010 e 22 de Fevereiro de 2011 (Aviso nº 24108/2010, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 226, de 2010.11.22).

 

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Obra de valorização do porto comercial perto da conclusão

A obra de valorização do porto comercial está a decorrer a bom ritmo, aproximando-se a sua conclusão. Uma equipa composta por mais de cem trabalhadores tem estado no terreno, nas últimas semanas, intervindo na frente do Cais Comercial (parte mais antiga do Porto).

Porto de Lisboa equipado com sete detectores nucleares

O porto de Lisboa tem desde Outubro de 2010 sete detectores nucleares pagos pelos EUA. O sistema serve para travar contrabando de materiais que podem ser usados em atentados. Declarações de Eduardo Santos, director da Segurança da Administração do Porto de Lisboa.

Porto de Aveiro investe 730 mil euros em dragagens

A Administração do Porto de Aveiro acaba de lançar o concurso para a dragagem do canal principal e da zona adjacente ao Molhe Norte.
O objectivo é manter os fundos no canal principal de navegação e zona adjacente ao Molhe Norte, com isso garantindo as condições normais de segurança de navegação no canal principal do porto aveirense, de acordo com o anúncio hoje publicado em Diário da República.
 

Total: 304
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15 16