Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Programa Mar 2030 aprovado pela Comissão Europeia. Há 540 milhões de euros de apoio
O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, na sequência da adopção do Acordo de Parceria Portugal 2030, que compreende boa parte das intervenções a apoiar no domínio dos Fundos Europeus para o período 2021/2027 e a um ano do termo do período de elegibilidade do ciclo de programação 2014-2020, o sector das pescas e da aquicultura pode já contar com o estímulo do Mar 2030, que renova as oportunidades de financiamento para a sua modernização.
![]() |
Algarve ultrapassa as 700 candidaturas aprovadas no Mar 2020
Os dados de execução do Mar 2020 revelam que as candidaturas aprovadas, executadas ou em execução no Algarve até à data, se situam nas 703, resultando destas iniciativas um investimento superior a 80 milhões de euros e um apoio público de 65 milhões, informa a DRAP Algarve — Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.
![]() |
Porto de Lisboa em alta
Carga movimentada aumenta 12% no 3.º trimestre
O total de carga movimentada no Porto de Lisboa atingiu as 3.607.293 toneladas, no terceiro trimestre do ano, o que representa um aumento de 12%, face ao período homólogo de 2021.
Esta subida foi impulsionada pelo crescimento de 24% no número de escalas de navios.
![]() |
Navio ro-ro «CIUDAD DE CADIZ» faz primeira escala no Porto de Viana do Castelo
O Porto de Viana do Castelo recebeu esta segunda-feira, dia 5 de dezembro, a primeira escala do navio de carga Ro-Ro «CIUDAD DE CADIZ», pertencente ao grupo Louis Dreyfus Armateurs.
Oriundo de Nápoles, na Itália, com peças para a empresa Airbus a bordo, este novo serviço de linha regular vai escalar ainda os portos de Tunes, Tanger Med e Nantes Saint-Nazaire.
A concretização desta escala reforça o potencial do Porto de Viana do Castelo para operar esta tipologia de carga.
![]() |
Carga movimentada nos portos da Europa em recuperação
Os níveis de carga movimentada nos portos da União Europeia estão a regressar lentamente aos níveis pré-pandémicos, de acordo com o Eurostat.
O peso total das mercadorias movimentadas nos portos da União Europeia (UE) diminuiu 7% em 2020, em comparação com 2019, mas recuperou 4% para 3,5 mil milhões de toneladas em 2021.
Os Países Baixos continuaram a ser o maior Estado-membro no transporte marítimo de mercadorias em 2021. Os portos holandeses movimentaram 590 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 32 milhões de toneladas em comparação com o ano anterior. Isto representa 17% do volume total de mercadorias transportadas por via marítima o ano passado na UE.
![]() |
Porto de Aveiro presente na Mostra Tecnológica do Mar da UA
O Porto de Aveiro marcou presença na Mostra Tecnológica do Mar da Universidade de Aveiro , no passado dia 29 de novembro.
Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, participou na mesa-redonda “Economia do Mar na região Centro”, na qual se debateram os desafios que a Economia Azul em Portugal, mais concretamente na região Centro, ainda têm de enfrentar.
![]() |
Porto de Setúbal recebeu visita da Embaixadora de França
A Embaixadora de França, Hélène Farnaud-Defromont e a sua comitiva, visitaram o Porto de Setúbal a 28 de novembro, numa deslocação que visou reforçar as boas relações institucionais entre a França e organismos nacionais; no presente caso, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da administração portuária sadina.
![]() |
APDL recebe Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República
A APDL recebeu a 28 de novembro a Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República, presidida pelo deputado Afonso Oliveira.
A visita teve início no Centro de Formação do Porto de Leixões, com a receção pelo Presidente do Conselho de Administração, Nuno Araújo, com uma apresentação da estratégia da APDL para as três unidades de negócio, Porto de Leixões, Porto de Viana do Castelo e Via Navegável do Douro.
![]() |
«Nunca existiu tanto dinheiro disponível» para investimentos na economia do mar
No meio da guerra e a sair de uma pandemia, a economia do mar segue em velocidade cruzeiro, com novos investimentos e conquista de mercados, com as empresas a crescer, quando podem, e as universidades a colaborar. «Nunca houve tanto dinheiro disponível e nos próximos anos não vão faltar investimentos», disse Ricardo Calado, do Ecomare, moderador da mesa redonda sobre “Economia do Mar na Região Centro”, durante a Mostra Tecnológica do Mar que a Universidade de Aveiro (UA) recebeu.
![]() |
Associados da COTEC Portugal em visita ao Porto de Leixões
No âmbito do 12º Encontro PME Inovação 2022 da COTEC, que decorreu esta quarta-feira no Terminal de Cruzeiros, a APDL promoveu, esta manhã, uma visita ao Porto de Leixões com os associados da principal associação empresarial portuguesa para a promoção da inovação e cooperação tecnológica empresarial.
Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S. A., congratulou-se pela iniciativa e fez questão de evidenciar os principais investimentos no Porto de Leixões que vão representar uma ampliação da capacidade de negócio e melhor gestão ambiental. “Investimos em dois segmentos concretos, em prol do aumento do negócio, do aumento da resposta satisfatória aos clientes e diminuição da pegada ambiental, sempre com foco na resiliência, tendo em conta os cenários que atravessamos, como o fecho da refinaria, a pandemia e a guerra na Ucrânia”, referiu Nuno Araújo, no decorrer na apresentação da estratégia da APDL para o Porto de Leixões.
![]() |
APS e Extremadura Avante apresentam ponto de situação do Projeto CALSIBA
O Auditório do Porto de Sines foi palco para a sessão de apresentação do ponto de situação do Projeto CALSIBA, no dia 25 de novembro. A abertura do evento esteve a cargo do Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho e do Subdiretor Geral da Extremadura Avante, José Matías Sánchez.
O objetivo deste projeto é melhorar a interoperabilidade no corredor logístico entre Sines-Badajoz, através do desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação que agreguem competitividade às empresas transfronteiriças. O CALSIBA prevê a redução da carga administrativa, a simplificação de procedimentos alfandegários e da dinamização da cadeia logística, através da implementação de uma solução inovadora no transporte de mercadorias.
![]() |
CEO da ONE esteve em Portugal e visitou os Portos de Leixões e de Lisboa
JEREMY NIXON IMPRESSIONADO COM PROJECTOS DE MODERNIZAÇÃO DE PORTOS NACIONAIS
O CEO da OCEAN NETWORK EXPRESS (ONE), Jeremy Nixon, mostrou-se impressionado com os projectos de modernização dos portos nacionais. O responsável, que este mês esteve em Portugal, foi convidado a visitar os portos de Leixões e de Lisboa, onde ficou a conhecer os planos para ambas as infraestruturas, estratégicas para o mercado global.
A convite da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Jeremy Nixon e a Country Head da ONE Portugal, Isabel Azeredo, visitaram a infraestrutura portuária do Porto de Leixões, ficando a conhecer a estratégia da APDL e futuros investimentos, nomeadamente no que diz respeito à carga contentorizada e seu exponencial crescimento.
![]() |
Agência do Transporte Marítimo da Geórgia reúne-se com DGRM e DGPM
O Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), José Carlos Simão, reuniu-se com a Diretora-Geral da Agência do Transporte Marítimo da Geórgia, Tamara Ioseliani, para debaterem assuntos relacionados com o Transporte Marítimo e áreas de cooperação entre os dois estados e no âmbito do processo de adesão daquele país à UE.
![]() |
Porto de Sines recebe Workshop sobre «Prevenção e combate à poluição do mar por hidrocarbonetos»
O auditório do Porto de Sines recebeu, no dia 22 de novembro, o Workshop subordinado ao tema “Prevenção e combate à poluição do mar por hidrocarbonetos”, no qual foram recordados procedimentos operacionais, técnicas de combate à poluição e a forma de articulação entre entidades e autoridades.
Fernanda Albino, vogal do Conselho de Administração da APS, abriu a sessão de trabalho, sublinhando o comprometimento da gestão de topo da empresa em matérias de segurança, ambiente e proteção, referindo ainda que os principais objetivos da APS nestas matérias são a prevenção de todo o tipo de incidentes e acidentes e a minimização das consequências daqueles que, eventualmente, possam ocorrer.
![]() |
Comissão de Economia em visita ao Porto de Leixões e Porto de Viana do Castelo
Segunda-feira, dia 28 de novembro a APDL recebe a Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República, presidida pelo deputado Afonso Oliveira.
A recepção será feita, de manhã, no Centro de Formação do Porto de Leixões, seguindo-se a visita ao Simulador “Full Mission Bridge Simulator”, Centro de Coordenação e Segurança, à área portuária (Terminais portuários, Plataforma logística e Terminal de Cruzeiros de Leixões). Da parte da tarde realiza-se a visita à área portuária de Viana do Castelo e à empresa CorPower Ocean, bem como aos Estaleiros Navais de West Sea e Cais do Bugio.
![]() |
Porto de Lisboa recebe CEO da Ocean Network Express
O Conselho de Administração do Porto de Lisboa recebeu recentemente, o CEO da ONE – Ocean Network Express, Jeremy Nixon, bem como a responsável da ONE Portugal Isabel Azeredo, tendo sido “aproveitada esta oportunidade para efectuar um breve enquadramento dos projectos de desenvolvimento futuro do porto de Lisboa”.
Fora apresentados, “ projectos de modernização do Terminal de Contentores de Alcântara, da Navegabilidade do Tejo e do fornecimento de energia eléctrica a navios”.
![]() |
Auditório APS | 25 de Novembro 2022 | 10h00
APS e Extremadura Avante apresentam ponto de situação do Projeto CALSIBA
O Auditório do Porto de Sines vai ser o palco para a sessão de apresentação do ponto de situação do Projecto CALSIBA, esta sexta-feira, dia 25 de novembro, às 10 horas. A abertura do evento estará a cargo do Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho e do Subdiretor Geral da Extremadura Avante, José Matías Sánchez.
O objetivo deste projeto é melhorar a interoperabilidade no corredor logístico entre Sines-Badajoz, através do desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação que agreguem competitividade às empresas transfronteiriças. O CALSIBA prevê a redução da carga administrativa, a simplificação de procedimentos alfandegários e da dinamização da cadeia logística, através da implementação de uma solução inovadora no transporte de mercadorias.
![]() |
Portugal possui um grande cluster de energia: o mar
A estratégia nacional para o mar na próxima década coloca Portugal num papel de liderança internacional. Na área do transporte marítimo e da atividade portuária, há avanços inegáveis no uso do hidrogénio e da energia elétrica. Mas falta uma visão integrada do setor, concordaram os oradores da iniciativa "Mar Sustentável".
![]() |
Porto de Sines recebe Fórum Portugal Export
O Porto de Sines recebeu a sessão inaugural do Fórum Portugal Export, um evento organizado pelo Brasil Export que reuniu os líderes dos sectores da logística e infraestruturas de transportes de Portugal e Brasil.
José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS, abriu a sessão realçando a importância desta iniciativa no reforço da relação de Portugal com o Brasil. Seguidamente, os participantes assistiram a uma Palestra da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação do Paranaguá (ATEXP) e a dois seminários dedicados ao tema “Agronegócio brasileiro e a sinergia com Portugal”, e outro sobre “Boas práticas na gestão de portos e terminais brasileiros e portugueses”.
![]() |
A 10 DE DEZEMBRO
Seminário «Porto Seco da Guarda»
A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, em colaboração com a Câmara Municipal da Guarda, organizam o Seminário online "PORTO SECO DA GUARDA", a ter lugar no dia 10 de dezembro, às 15h00.
O objectivo do seminário é iniciar um diálogo alargado com parceiros da região sobre a criação de um porto seco na Guarda.