Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Teco 2030 vai ter gigafábrica de fuel cells: aposta em navios eléctricos a hidrogénio na calha

A Noruega prepara-se para apostar numa fábrica de células de combustível a hidrogénio, com uma tecnologia especialmente desenhada para embarcações eléctricas de grandes dimensões – mais um sinal de que o sector marítimo pretende mesmo acompanhar as iniciativas do sector rodoviário, onde a electrificação está mais avançada. No centro deste progresso norueguês está a empresa Teco 2030.

ABAE assinala o Dia da Terra

A Associação Bandeira Azul da Europa juntou-se, novamente, à Fundação Oceano Azul para celebrar o Dia da Terra, a 22 de abril, este ano com o mote “O Oceano é a Nossa Terra”.

Esta iniciativa, que decorre entre os dias 17 e 25 de abril, pretende partilhar as várias atividades, das cerca de 50 diferentes organizações nacionais que se dedicam à proteção e à conservação do planeta, do ambiente e do oceano, em particular.

Monstro Marinho no Oceanário com ajuda da Rede Eco-Escolas

Cerca de 300 mil garrafas, recolhidas em 360 lojas Pingo Doce e através da rede Eco-Escolas, ganharam nova vida sob a forma de monstro marinho. Quem passar pelo lago do Oceanário de Lisboa, na zona do Parque das Nações, irá cruzar-se com uma instalação de grandes dimensões, construída a partir de mais de 12 toneladas de plástico descartável.

O projecto foi desenvolvido pelo colectivo Skeleton Sea, em conjunto com o movimento Purify, e tem como objectivo sensibilizar para a necessidade preservar o oceano e as espécies que nele habitam. Visa também alertar para o problema do lixo marinho e para os riscos que o plástico de utilização única representa.

Há mais de mil anos que as correntes marítimas do Atlântico não estavam tão fracas

O enfraquecimento da circulação meridional do Atlântico (AMOC, na sigla internacional), que sustenta a Corrente do Golfo, vai fazer com que os invernos sejam mais frios e ocorram mais tempestades. Também as ondas de calor na Europa vão ser mais intensas e o nível médio das águas na costa leste dos EUA vai subir ainda mais.

ESTUDO DO ISPA:

Aves marinhas em risco de extinção com migrações por águas internacionais

Um trabalho de investigação em biologia marinha de âmbito mundial, liderado pelo ISPA – Instituto Universitário, revela que os albatrozes, cagarras e pardelas, o grupo de aves marinhas migratórias mais ameaçado de extinção, passam perto de 40% da sua vida em águas internacionais. Esta conclusão alerta para a obrigatoriedade da cooperação internacional para garantir a sua conservação.

Há mar e mar, há usar e recuperar

A ABAE, através do Programa Bandeira Azul, integra a campanha coletiva “Há mar e mar, há usar e recuperar” (@mar_usar_recuperar). Este movimento é composto por 40 associações, que trabalham pela implementação de um sistema de tara recuperável em Portugal, para que o maior número embalagens de bebidas seja devidamente encaminhado. O Objetivo da campanha é a existência de um sistema de tara recuperável que contemple todas as embalagens de bebidas: de plástico, de metal, de alumínio ou de vidro.

Kerstin Forsberg

As mantas gigantes valem muito mais vivas do que mortas

Das praias do Norte do Peru, onde salva mantas gigantes, para as montanhas suíças de Davos, onde tenta conquistar os líderes mundiais para a defesa do ambiente, assim vão os dias de Kerstin Forsberg, fundadora da ONG Planeta Océano

Grupo Sousa aposta na sustentabilidade ambiental do «Lobo Marinho»

O navio 'Lobo Marinho' da Porto Santo Line, armador do grupo Sousa, concluiu, recentemente, mais um ciclo de manutenção anual para certificação das condições técnicas e de segurança para operar na linha diária de transporte marítimo de passageiros e carga, entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Com o trabalho «Plástico: O Novo Continente»

Jornalista portuguesa vence Prémio Rei de Espanha Ambiental

O trabalho da jornalista portuguesa Catarina Canelas sobre o impacto do plástico na vida das pessoas venceu o Prémio Especial Ibero-Americano de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, vinculado aos galardões do rei de Espanha.

Projecto financiado pela ESA quer limpar portos dos Açores

Os portos dos Açores vão ser os primeiros a testar as soluções de monitorização ambiental, desenvolvidas no projecto PORT XXI- Space Enabled Sustainable Port Service. O projecto pretende desenvolver e implementar soluções de monitorização e gestão ambiental, com o objectivo de melhorar a gestão de actividades complexas e alcançar zero poluição nos portos dos Açores.

«Bluetech» permitiu reduzir 13 mil toneladas de CO2 em Leixões, Douro e Viana

O programa ‘Bluetech Accelerator’ contribuiu para a redução de 13 mil toneladas de emissões de carbono nos negócios dos portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo, revela o Ministério do Mar.

EISAP quer introduzir bandeira verde no transporte marítimo

Esta bandeira verde serviria para assegurar um Registo Internacional de Navios (MAR) com navios com bom desempenho ambiental e social, e a penalização de embarcações que não cumprissem com essas normas.

Em contrarrelógio para salvar os cavalos-marinhos da ria Formosa

Já foram quase dois milhões e dominaram as pradarias. Hoje são pouco mais de 150 mil e estão em risco, mas Miguel Correia, da Universidade do Algarve, ainda acredita que a ria Formosa pode voltar a ser um santuário para o cavalo-marinho.

Projecto «O Mar Começa Aqui» com novos parceiros

Numa parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, o Grupo Águas de Portugal, em particular as Águas do Algarve, Águas do Centro Litoral, Águas do Tejo Atlântico, EPAL e Águas do Vale do Tejo, apoiam o Projecto “O Mar Começa Aqui”, incentivando os municípios a participar no projecto e atribuindo prémios regionais.

Peter Thomson:

«Ou mudamos ou em 2040 haverá 50 kg de plástico por cada metro de linha de costa em todo o mundo»

Entrevista a Peter Thomson, enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para os Oceanos. Fará a intervenção final na conferência Oceano Que Pertence a Todos, organizada pelo Clube de Lisboa e que junta nos dias 22 e 23 três dezenas de participantes de 17 países.

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz substituem frota automóvel por veículos eléctricos

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz substituem a frota automóvel operacional por veículos 100% eléctricos, adquirindo nove viaturas. Estas medidas "visam a sustentabilidade ambiental destes portos, tendo como objetivo atingir a neutralidade carbónica, e estando, assim, cada vez mais comprometidos em alcançar em 2050 as metas preconizadas no Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) da União Europeia". Os principais terminais comerciais destes portos e os seus edifícios-sede estão também preparados com os respectivos postos de carregamento duplos e simples para veículos eléctricos.

A 22 E 23 DE FEVEREIRO

Para evitar haver mais plástico do que peixe no mar, oceanos são debatidos em Lisboa

A Conferência Oceano Que Pertence a Todos vai juntar nos dias 22 e 23 três dezenas de participantes de 17 nacionalidades. António Guterres lançou agora sério alerta sobre o destino trágico dos mares, e o seu enviado especial para o Oceano, Peter Thomson, será um dos que tentarão debater soluções.

APDL adere à rede Global Compact da ONU e reforça bandeira da sustentabilidade

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) acaba de aderir à rede Global Compact Network Portugal, uma iniciativa de sustentabilidade das Nações Unidas, que visa a aplicação dos princípios sustentáveis e dos objetivos da Agenda 2030.

A Global Compact Network pretende ainda que exista a partilha de conhecimentos e experiências entre os participantes, a nível mundial, pelo que promovem plataformas de debate entre toda a rede, bem como a adesão a programas de sustentabilidade internacionais.

Gáslink crucial na redução de 270.000 toneladas de CO2 com a utilização de gás natural

O Grupo Sousa, por via da Gáslink atingiu um importante marco operacional na Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos: a logística de fornecimento de gás natural à Central Eléctrica da Vitória, no Funchal, ultrapassou as 10 mil operações de contentores descarregados. Este feito está intimamente ligado a um esforço de descarbonização na Madeira que os números agora apresentados consagram: a aposta nas potencialidades deste recurso, para a produção de electricidade, reduziu, desde 2014, as emissões poluentes de dióxido de carbono (CO2) em mais de 270.000 toneladas.

Porto de Viana do Castelo acolhe fábrica de energia das ondas e ruma até à descarbonização

O Porto de Viana do Castelo vai acolher um centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) dedicado ao estudo e fabrico de componentes de conversores de energia das ondas. Este centro integra o projeto HiWave-5, que acaba de garantir um financiamento de 7,3 milhões de euros por parte da União Europeia.

Total: 639