Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


ESTA TERÇA-FEIRA

MINISTRA DO MAR PRESENTE NA CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DA ÁREA MARINHA PROTEGIDA DAS AVENCAS

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marca presença, esta terça-feira, 22 de maio, às 14h30, na cerimónia de lançamento da Área Marinha Protegida das Avencas, que terá lugar no Centro de Interpretação Ambiental Pedro do Sal (Parede, Cascais).

FIGUEIRA DA FOZ

Porto quer mudar três milhões de m3 de areia

A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) pretende fazer a transposição de três milhões de metros cúbicos de areia da zona do areal urbano para as praias do sul, onde o mar ameaça as praias da Cova, Costa de Lavos, Leirosa e Cabedelo. O anúncio foi feito pelo administrador da APFF, Luís Leal, que promoveu um debate sobre a erosão costeira na costa do concelho.

IMO divulga «Estratégia Inicial» para redução das emissões poluentes no shipping internacional

Encerrada que está a septuagésima segunda sessão do Comité de Protecção do Ambiente Marinho (Marine Environment Protection Comittee, ou MEPC) da Organização Marítima Internacional (IMO), é tempo de divulgar as linhas gerais da estratégia entretanto aprovada com vista à redução das emissões anuais de gases com efeito de estufa – o organismo internacional já disponibilizou o documento, que elenca as medidas destinadas a cortar as emissões pelas quais o sector do transporte marítimo é responsável.

Porto de Leixões acolheu ensaio do projecto «Spilless»

Realizou-se recentemente o primeiro ensaio no Porto de Leixões ao veículo marítimo integrado no projecto «Spilless» (First-line response to oil spills based on native microorganism cooperation), que pretende desenvolver uma solução integrada capaz de “responder a derrames de petróleo utilizando micro-organismos nativos com capacidade para biodegradar petróleo (biorremediação)”.

MARINA DE LISBOA

Doca de Santo Amaro recebe pelo quarto ano consecutivo o galardão Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul volta a atribuir em 2018 o galardão à Doca de Santo Amaro da Marina de Lisboa.
Este prémio, atribuído pela primeira vez em 2015 e com as renovações do reconhecimento desde então, tem contribuído para um crescimento sustentado e para o desenvolvimento de uma estratégia integrada que visa criar, desenvolver e potenciar condições e formatos que acompanham a atividade náutica, assim como melhorar os serviços disponibilizados aos utentes das docas de recreio do Porto de Lisboa.

Praia Vasco da Gama e Porto de Recreio de Sines revalidam Bandeira Azul

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou, dia 27 de abril, a atribuição da Bandeira Azul à Praia Vasco da Gama e ao Porto de Recreio de Sines, infraestruturas geridas pela APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve.
Recorde-se que o ano de 2018 representa o décimo primeiro ano consecutivo em que a Praia Vasco da Gama conta com a atribuição deste galardão e o décimo no caso do Porto de Recreio, demonstrando o comprometimento desta administração portuária com a sociedade e o meio ambiente.
 

CIIMAR estuda marés vermelhas no Atlântico Norte e Mediterrâneo

A 16 de Abril, em Cabo Verde, arrancou o projecto EMERTOX, que consiste no estudo da emergência de toxinas marinhas do Atlântico Norte e no Mediterrâneo e que geram as conhecidas marés vermelhas. No projecto participam 14 entidades (empresas e centros de investigação) europeias (Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Itália, República Checa) e africanas (Cabo Verde, Marrocos e Tunísia).

FIGUEIRA DA FOZ

Casa da Criança S. Julião visitou poças de maré em Buarcos e recolheu lixo marinho

A Casa da Criança S. Julião promoveu uma saída de campo de visita às poças de maré em Buarcos, uma iniciativa dinamizada pelas biólogas marinhas do Laboratório Marefoz. Esta actividade contemplou uma recolha de lixo marinho na praia.
Refira-se ainda que a Casa da Criança S. Julião se candidatou ao «concurso de ideias» da 15ª edição - Prémio Fundação Ilídio Pinho «Ciência na Escola», com o projecto Jardins à Beira Mar, que foi seleccionado para a fase de desenvolvimento.

DISPONIBILIZAMOS A LISTA DAS 332 PRAIAS

Portugal tem mais 12 praias com Bandeira Azul

O galardão que simboliza a qualidade das praias vai este ano abranger 55% das praias portuguesas. Em 2018, a bandeira azul será hasteada em 332 praias - 299 na costa e 33 em praias fluviais.

Albufeira é o concelho com mais praias de bandeira azul, um total de 25. O segundo município mais distinguido é Vila Nova de Gaia, com 18 praias azuis.

Vagas de calor no mar estão há um século a aumentar

As vagas de calor no mar aumentaram em número e em intensidade ao longo do século passado, resultado direto do aquecimento global, revela um estudo agora divulgado.
Publicado pela revista Nature Communications, o estudo foi feito por investigadores do ARC - Centro de Excelência para os Extremos Climatéricos, um consórcio que junta cinco universidades australianas e uma rede de organizações da Austrália e de outros países, e o Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos, um centro de investigação da Universidade da Tasmânia, também na Austrália.

22 DE ABRIL

Dia Mundial da Terra celebra-se este domingo

Este domingo, dia 22 de Abril, comemora-se pela 48.ª vez o Dia Mundial da Terra. Trata-se de uma celebração que surgiu pela mão do senador norte-americano Gaylord Nelson em 1970, e que teve como objectivo colocar as questões ambientais na agenda política. A data, que é considerada o nascimento do movimento ambientalista, tornou-se um evento à escala mundial em 1990, quando mobilizou 200 milhões de pessoas em 141 países.
Celebramos a efeméride, recuperando alguns artigos publicados no portal da APP ao longo dos últimos anos.

Ministra do Mar defende introdução de GNL nos portos regionais

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, defendeu, no parlamento, a introdução de gás natural liquefeito (GNL) nos principais portos continentais e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, de modo a melhorar "o desempenho ambiental e criar mais empregos".
"Continuarei a executar esforços apoiando a execução de missões empresariais. Como pode ser verificado, a estratégia nacional para o mar 2013-2020 está a ser concretizada. [...] Desta forma estaremos a construir um futuro económico resiliente e sustentável, com empregos mais atractivos para os portugueses", acrescentou.

SINES

Praia Vasco da Gama

A praia Vasco da Gama tem sido consecutivamente galardoada com as distinções “Bandeira Azul”, “Praia Acessível” e “Qualidade de Ouro” atestando a excelente qualidade desta infraestrutura para a prática balnear. Este reconhecimento demonstra a grande preocupação da APS com a proteção do meio ambiente, apostando no desenvolvimento sustentável do Porto de Sines.

ESPO distingue Porto de Setúbal na Rede Europeia da ECOPORTS

O Porto de Setúbal viu reforçada e distinguida a sua participação na Rede Europeia da “ECOPORTS”, com a atribuição, já em 2018, de uma nota de 100% pelos referenciais do PERS – Port Environmental Review System e da ISO 14001 – Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente, e pela primeira vez o indicador EMAS –“EU ECO Management and Audit Scheme”, com o valor standard de 98,44 % .

DERRAME DE FUELÓLEO DO NAVIO MSC PATRICIA OCORRIDO EM 2016

Comunicado da APS

Na sequência de notícia veiculada esta sexta-feira, 6 de Abril de 2017, referente ao derrame de 20 toneladas de fuelóleo do navio MSC Patricia, ocorrido a 2 de Outubro de 2016, emitiu, a APS, um primeiro comunicado sintetizando a posição da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A.
Em função de questões entretanto suscitadas por alguns meios de comunicação social, a APS considerou útil divulgar informação complementar, detalhe que tem como objectivo "dissipar quaisquer dúvidas que possam surgir em relação ao assunto em causa".

AMBIENTE

A ilha de plástico, afinal, não é uma ilha...

... e quase metade do plástico são redes de pesca abandonadas. Estes e outros factos sobre a "mancha" que está a servir de símbolo da batalha contra o plástico.

Portos reforçam compromissos de sustentabilidade

Cerca de mil administrações portuárias e empresas com actividade em portos de 100 países assumiram o compromisso de cumprir os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O compromisso foi assumido num evento que decorreu em Antuérpia, no dia 22 de Março, sob os auspícios do Programa Mundial para a Sustentabilidade dos Portos (World Ports Sustainability Program, ou WPSP).

QUALIDADE DO AR

RNT da Monitorização da Qualidade do Ar - APA, 2017

No âmbito da Monitorização da Qualidade do Ar na Envolvente do Porto de Aveiro, contratada pela APA, S.A. e cujo início se verificou em maio de 2016, foi elaborado pelo IDAD – Instituto do Ambiente e Desenvolvimento o relatório relativo ao ano de 2017.

ESTA SEXTA-FEIRA, 30 DE MARÇO

Mariscar Sem Lixo

Esta sexta-feira, dia 30 de Março, entre as 07H30 e as 16H30, decorre mais uma acção da campanha «Mariscar Sem Lixo», promovida pela cooperativa Ocean Alive e com o patrocínio da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, destinada a sensibilizar e limpar as margens do estuário do Sado.

A data da acção coincide com o segundo aniversário da campanha e tem o “objectivo de reunir o maior número de voluntários para sensibilizarem directamente os mariscadores”, conforme informa a Fundação Oceano Azul. Prevista para nove locais do estuário do Sado, a acção deverá atrair mil mariscadores voluntários.

Lagoa de Santo André é aberta ao mar esta quarta-feira

Os trabalhos para escavar na areia um canal de ligação entre o mar e a Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), decorrem este mês, estando a conclusão da empreitada prevista para quarta-feira.
A abertura da lagoa permite a renovação das águas e a exportação de matéria orgânica e nutrientes para a faixa costeira, assegurando também a entrada de sedimentos arenosos e organismos (peixes e invertebrados).

Total: 355
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18