Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Governo da Madeira sensibiliza pescadores para problemática dos plásticos no mar

O secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira presidiu à sessão de formação/sensibilização aos pescadores para a problemática dos plásticos no futuro das pescas da Região. A acção decorreu nas instalações da Lota do Funchal, na zona do leilão do pescado, contando também com a presença do dos directores regionais do Mar e das Pescas.

Ministro do Mar destaca importância da limpeza costeira para a sustentabilidade dos oceanos

“O lixo marinho, em grande medida constituído por resíduos de plástico, é um dos maiores problemas ambientais da actualidade, produzindo efeitos negativos nos ecossistemas marinhos e directamente na economia das regiões costeiras. Produzir menos lixo, recolhê-lo e reciclá-lo deve fazer parte das prioridades quotidianas dos cidadãos em todo o Mundo”, alertou o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que participou numa acção de limpeza costeira, em Cascais, no Dia Internacional da Limpeza Costeira, que este ano se assinalou a 18 de Setembro.

MATOSINHOS

Limpeza de praia no Porto assinalou o «World Cleanup Day»

A iniciativa, que visa um planeta mais limpo e sustentável, nasceu através do projeto MAELSTROM, financiado pela Comissão Europeia, e tem como objetivo recolher, reciclar e devolver o lixo do mar ao mercado em quatro anos.

No Porto a acção foi organizada pelo CIIMAR, com o apoio do "CIMA Research Foundation" de Itália, e contou com a apresentação da tecnologia desenvolvida pela "The Great Bubble Barrier" destinada à remoção do lixo marinho. Já implementada em Veneza, chegará brevemente a Portugal.

DE 18 A 25 DE SETEMBRO

Docapesca desenvolve Acções de Limpeza Costeira em vários Pontos do País

A Docapesca – Portas e Lotas, S.A, entidade do setor empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem como objeto a exploração de Portos de Pesca e Lotas, irá realizar ações de limpeza costeira na Póvoa de Varzim, Sines, Viana do Castelo, Sagres, Figueira da Foz e Cascais, deste sábado, dia 18, até 25 de setembro.

Terminal no Porto de Long Beach torna-se num dos mais sustentáveis do mundo

O Porto de Long Beach anunciou ter inaugurado a próxima era de operações ambientalmente sustentáveis ​​com a conclusão do Terminal de Contentores de Long Beach em Middle Harbor (LBCT), na que se torna uma das instalações de carga mais tecnologicamente avançadas do mundo.

Com a grande maioria dos equipamentos instalados a serem elétricos e de emissões zero, o LBCT em Middle Harbor foi projetado para fortalecer a competitividade, melhorar o fluxo de carga e melhorar drasticamente a qualidade do ar numa era de crescimento significativo do segundo porto marítimo mais movimentado do país (Estados Unidos).

Soren Skou (Maersk):

«A hora de agir é agora» para «resolver o desafio climático» do Shipping

A Maersk vincou a sua aposta no metanol verde como alternativa viável no processo de descarbonização do Shipping contentorizado: a encomenda de oito navios porta-contentores dual fuel, com recurso ao metanol, é a grande prova disso, declarou Soren Skou, CEO do grupo dinamarquês.

Esclarecimento da APDL

Na sequência da reportagem emitida a 26.08.2021, pelo Porto Canal, sob o tema “Associação ambiental alerta para perigos da água de Matosinhos”, em que foi veiculada a informação de uma “eventual mancha detetada na Praia de Matosinhos decorrente de obras de ampliação do porto de Leixões”, a APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo vem prestar o seguinte Esclarecimento:
Estão a decorrer dragagens de manutenção dos fundos do posto A do Terminal Petroleiro de Leixões, cujos dragados, objeto de avaliação ambiental, são colocados a 2 milhas de distância, o que em nada impacta com a qualidade das águas da praia de Matosinhos, não havendo qualquer relação direta entre a mancha referida e os trabalhos em curso.
 

Aliança luso-americana dá nova vida ao lixo do mar em solas de calçado

Foi recolhido nas praias de Esposende, em 2018, boa parte do plástico que entra na composição das solas do calçado que há-de chegar às lojas recentemente, resultante de uma parceria entre a empresa portuguesa Zouri e a norte-americana O'Neill.

Há dois anos que a Zouri produz calçado com solas de plástico, tendo já recolhido 4,5 toneladas de resíduos ao longo do litoral, mas, depois de contactada pela O'Niell, - assinala Adriana Mano, fundadora da marca - "a parceria vem multiplicar o impacto, quer em volume retirado do mar quer na quantidade de produto novo que chegará ao mercado".

Eco-Oil produz combustível 100% reciclado para a indústria e navegação

A Eco-Oil, no seu terminal dedicado no Porto de Setúbal trata águas contaminadas de navios com destino aos estaleiros da Lisnave, desde 2001. A empresa pretende agora alargar a sua aposta à navegação marítima com a criação de um combustível melhorado, o EcoGreen Power Plus, permitindo substituir o combustível original por um 100% reciclado e mais sustentável. O objetivo passa por duplicar a capacidade de produção para as 60 mil toneladas anuais.

PORTO DE SETÚBAL

Moderna unidade de economia circular do Grupo Carmona trata de resíduos dos navios

O Grupo Carmona, dedicado à limpeza e gestão de resíduos perigosos, não perigosos e valorizáveis para empresas de várias indústrias, tem em funcionamento no parque industrial da SapecBay, na Península da Mitrena em Setúbal, uma das mais modernas unidades de economia circular da Europa na reciclagem e reaproveitamento de resíduos oleosos, com 4 hectares de implantação e que representou um investimento de 15 milhões de euros.

A 7 DE AGOSTO, NO MMI

Pelo mar de amanhã | Oficina para famílias

O novo Espaço Oceanos e a exposição de Nuno Vasco Rodrigues são o cenário perfeito para lançar uma missão: proteger os oceanos! Nesta oficina, as famílias são levadas numa viagem pelas alterações climáticas e pela poluição marítima para perceberem o que ainda pode ser feito…pelo mar de amanhã.

PORTO DE PESCA DA NAZARÉ

Docapesca recolheu mais de mil quilos de lixo marinho

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, desenvolveu uma ação de recolha de lixo marinho no porto de pesca da Nazaré no passado sábado, dia 24. A acção realizou-se em parceria com o "Mar à Deriva", no âmbito do projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo”. Com a participação de 13 voluntários, foram recolhidos cerca de 1.360kg de resíduos, refere a Docapesca.

A 7 DE AGOSTO

Caça à Beata na Praia da Barra

A Eco-Freguesia XXI da Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, promove, a 7 de agosto, das 10h às 13h, uma Caça à Beata na Praia da Barra, acção que visa sensibilizar a população em geral e promover a limpeza do areal.

A Gafanha da Nazaré é uma das freguesias que participa nas atividades de Caça à Beata, nas praias com Bandeira Azul, iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul Europa com o apoio da Fundação Vodafone Portugal e da Missão Beatão.

Resultados MedWeek 2021

Entre os dias 5 e 11 de julho, 12 ONGS internacionais, que desenvolvem o Programa Bandeira Azul no Mediterrâneo, organizaram diversas limpezas de praia e outras ações de educação e sensibilização ambiental, no âmbito da campanha #BlueFlagMedWeek, que tem como mote “Cuidar do Mar que nos une” e que se realizou pelo 5º ano consecutivo.

Novo Verde incentiva à reciclagem nas Praias de Faro com limpeza subaquática

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, continua a percorrer as praias de Portugal com a iniciativa “Reciclar e a Nossa Praia”, para sensibilizar os portugueses para a poluição dos mares e oceanos. A campanha vai marcar presença nas praias do distrito de Faro, até 24 de julho, para sensibilizar para a deposição correta dos resíduos, de forma a proteger-se um dos bens mais essenciais que possuímos, a água.

Concurso AMAR A PRAIA

“AMAR A PRAIA – Concurso de Práticas Sustentáveis”, visa destacar e partilhar as práticas sustentáveis desenvolvidas pelos concessionários e estimular aqueles que estão mais próximos dos utentes e, também, mais atentos às necessidades das zonas balneares. As práticas sustentáveis podem incidir em áreas como água, energia, resíduos, equipamentos, ruído, educação e sensibilização ambiental ou segurança.

Para participar no Concurso, os concessionários devem inscrever-se, entre 01 d e julho e 30 de setembro, em bandeiraazul.abae.pt, onde podem consultar o regulamento completo.

PRIO, Porto de Aveiro e Aveiport juntam-se pela descarbonização do Porto de Aveiro

A PRIO, a Administração do Porto de Aveiro e a Aveiport, empresa do Grupo ETE, juntam-se para levar a cabo um projecto integrado, com foco numa parceria tripartida, com vista à descarbonização do porto de Aveiro. Depois de uma primeira fase piloto, durante 3 meses, em estreita colaboração com a Administração do Porto de Aveiro, foi decidido alargar-se o projecto, estando previsto o fornecimento de Ecodiesel pela PRIO a todos os equipamentos motorizados a operar no porto.

MEPC 76

Saiba todas as novas medidas adoptadas para a descarbonização do «Shipping»

O Comité concluiu a 76ª reunião do MEPC com a aprovação de medidas para enfrentar as mudanças climáticas, incluindo a adopção de medidas de curto prazo para reduzir a intensidade de carbono dos navios, e discussão sobre o caminho da indústria naval para alcançar a Estratégia Inicial da IMO, reduzindo globalmente as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) dos navios pela metade até 2050, face aos níveis de emissão de 2008.O Comité concluiu a 76ª reunião do MEPC com a aprovação de medidas para enfrentar as mudanças climáticas, incluindo a adopção de medidas de curto prazo para reduzir a intensidade de carbono dos navios, e discussão sobre o caminho da indústria naval para alcançar a Estratégia Inicial da IMO, reduzindo globalmente as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) dos navios pela metade até 2050, face aos níveis de emissão de 2008.

ESTA QUARTA-FEIRA

Porto de Aveiro organiza webinar «Decarbonising small and medium ports»

O Porto de Aveiro, em colaboração com os parceiros envolvidos na descarbonização do porto e em associação com a Comissão Europeia promovem, esta quarta-feira, dia 7 de Julho, um Webinar subordinado ao tema ‘Decarbonising small and medium ports‘.

Esta sessão de trabalho, explicou a administração do porto aveirense (via comunicado) constitui uma oportunidade para «discutir as melhoras práticas e também os desafios a serem enfrentados para a efectiva implementação das medidas necessárias à redução das emissões de carbono, em particular nos pequenos e médios portos (SMP), em que os desafios financeiros e tecnológicos se revelam mais críticos».

Projecto Life IP Azores Natura

Serviço de Ambiente da Ilha do Corvo recebe embarcação marítima

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas dos Açores, Alonso Miguel procedeu à entrega de uma embarcação semi-rígida ao Serviço de Ambiente da Ilha do Corvo, no âmbito do projecto Life IP Azores Natura, o primeiro projecto integrado aprovado em Portugal e o maior projecto de conservação da natureza de sempre nos Açores.

Total: 681