Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
La Dolce Vita
Vidago, Curia, Luso, Buçaco, São Pedro do Sul, Caldas de Moledo, Pedras Salgadas. Uma vez por ano, chegava religiosamente a temporada e a burguesia partia a banhos. Como dizia Ramalho Ortigão, "ou estão doentes ou fazem como se o estivessem". As colunas sociais passavam então a dar notícia de saraus românticos, "jantares à americana" regados com champanhe do "Bussaco", agradáveis sessões de cinema sonoro, weekends automobilísticos.
Uma viagem aos loucos anos das termas. Dinis Manuel Alves, revista “GRANDE REPORTAGEM”, dirigida por Miguel Sousa Tavares, Setembro 1996.
Para ler aqui (formato pdf, 6 páginas)
VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 24 DE SETEMBRO DE 2011
LIXO ESPACIAL NO FUNDO DO MAR - Satélite da NASA caiu no Oceano Pacífico
O satélite não comandado UARS da Agência Espacial Norte Americana afundou-se este sábado algures no oceano Pacífico, entre as 4h23 e as 6h09 (hora de Lisboa), informou a NASA.
A nave pesava cerca de seis toneladas, e esperava-se que 26 das suas peças não se desintegrassem durante a reentrada e atingissem a superfície.
Os satélites têm dado uma preciosa ajuda monitorando mares e oceanos, razão pela qual aproveitamos esta news peg para recuperar algumas notícias sobre o tema.
GRANDE REPORTAGEM DA SIC - NAUFRÁGIO DO «VIRGEM DO SAMEIRO», 30.11.2011
57 Horas
Seis pescadores de Caxinas andaram à deriva dentro de uma balsa salva-vidas durante 57 horas.
A Grande Reportagem da SIC foi perceber do que falaram, que pensamentos lhes assaltavam a cabeça, como sobreviveram e como enfrentaram as dificuldades fechados numa tenda de borracha, sem comunicações com o exterior.
Navio-escola Sagres comemora 75 anos do lançamento à água e abre a visitas em Lisboa
Dia 30 de outubro, o Navio-escola Sagres comemora 75 anos do seu lançamento à água. Para assinalar tão importante data na vida do Navio, decorrem diversas atividades de natureza social e cultural no período de 30 de outubro a 01 de novembro, com o Navio atracado no cais do Jardim do Tabaco, em Lisboa, onde estará aberto a visitas.
PORTO DE LISBOA | 15.10.2011
Abertura do Açude da Caldeira da Moita
A 15 de Outubro de 2011, teve lugar a cerimónia de abertura do Açude da Caldeira da Moita, construído no âmbito da Operação de Valorização Integrada da Zona Ribeirinha – Da Caldeira da Moita à Praia do Rosário.
Diminuir os níveis de assoreamento e repor as condições de acesso e navegabilidade foram os principais propósitos da reabilitação do espelho de água da Caldeira da Moita.
Quebra de 3,7% nos embarques das viagens por mar entre as ilhas açorianas
O número de passageiros embarcados nos portos dos açores para viagens entre as ilhas sofreu uma quebra de 3,7 por cento nos primeiros oito meses deste ano, face ao mesmo período de 2011.
Dados da Secretaria Regional da Economia a que a agência Lusa teve acesso indicam que entre Janeiro e Agosto tomaram o navio para deslocações entre as nove ilhas 353.600 passageiros, contra 367.176 nos primeiros oito meses de 2011.
FOI NOTÍCIA EM 2011
Armador cubano Melfi escala o Porto de Lisboa pela primeira vez
O armador cubano de contentores Melfi Marine Corp. SA, aumentou o seu portfólio de serviços, fazendo a ligação directa entre Lisboa, Canadá e Cuba, num novo serviço que será feito através da Vesselmar, Agência de Navegação Lda., agência nomeada para comercialização e controle das operações da Melfi Marine Corp. SA em Portugal.
A estreia em Lisboa, a primeira em 30 anos de existência da empresa cubana, está programada para 17 de Setembro.
DIVULGAMOS AS APRESENTAÇÕES
Seminário Ibérico «Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão»
Consulte ou descarregue os ficheiros de suporte das seis apresentações efectuadas no seminário ibérico subordinado ao tema “Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão”.
O seminário decorreu dia 22 de Junho, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Organizado pelo "Projecto de cooperação transfronteiriço Portugal-Espanha ‘Logística Cencyl”, teve como parceiros, do lado português, o Porto de Aveiro, as Câmaras Municipais da Figueira da Foz e da Guarda e, do lado espanhol, o Ayuntamento de Salamanca e a Associação Cylog.
25 DE JUNHO
Dia do Marítimo
Em 2010, os Estados membros da IMO acordaram que a contribuição feita pelos marítimos de todo o mundo para o comércio internacional mundial, a Economia Mundial e a Sociedade Civil como um todo, deveria ser anualmente marcada pelo “Dia do Marítimo”.
A data escolhida foi 25 de Junho, o dia em que revisões marcantes no STCW e códigos associados foram adoptadas numa Conferência Diplomática que ocorreu em Manila, nas Filipinas.
SS PORT NICHOLSON NAUFRAGOU A 16 DE JUNHO DE 1942
Tesouro de 3 mil milhões de dólares descoberto no fundo do oceano
Investigadores americanos descobriram no fundo do mar os destroços de um cargueiro britânico, com uma carga de platina avaliada em três mil milhões de dólares, que foi torpedeado durante a II Guerra Mundial, noticia o jornal "Boston Globe".
A sociedade "Sub Sea Research", sediada no estado norte-americano do Maine, localizou o SS Port Nicholson no fundo do oceano, a cerca de 50 quilómetros da cidade de Provincetown, no estado do Massachusetts, refere o jornal. O Port Nicholson tinha partido de Halifax, no Canadá, em direcção a Nova Iorque quando foi torpedeado em 1942. Quatro pessoas morreram no naufrágio e 87 foram salvas.
21 DE MAIO, NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA
Jornada sobre crescimento marítimo sustentável assinala o Dia Europeu do Mar
A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), em estreita colaboração com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR) organiza uma Jornada comemorativa do Dia Europeu do Mar, sob o tema “Crescimento sustentável dos oceanos, mares e costas: crescimento azul”; a realizar na sede da SGL, dia 21 de Maio, com início previsto para as 9:30.
PORTO DE SETÚBAL
Linha Tarros reforçada com mais um destino
A Linha de Serviço Regular da Tarros ”Great Pendulum Service” que, recentemente, passou a ter de uma frequência semanal no Porto de Setúbal, em vez dos anteriores dez dias, com a afectação de mais um navio à linha, fruto da colaboração com a Arkas Line, adicionou agora à sua rotação o porto italiano de Génova.
31DE MARÇO DE 2011
ILHA DE MAYOTTE - União Europeia ganha novo território no Oceano Índico
Os franceses dão as boas-vindas a um novo departamento: Mayotte, uma das ilhas do Arquipélago das Comores. A ilha localiza-se no Oceano Índico, entre Madagáscar e o continente africano, a 10 mil quilómetros de França.
Integrados na França, os mahorais têm agora a esperança de uma vida melhor. O historiador Christophe Wargny, da Escola Nacional Superior de Artes e Ofícios, em Paris, diz compreender as aspirações dos habitantes da ilha: "Não existe nenhuma razão para não continuar francês quando se vê com os próprios olhos como é pobre a população das outras três Ilhas Comores e como ela vive precariamente".
Stella Maris de Leixões
O Stella Maris de Leixões foi inaugurado a 25 de Novembro de 1961 e é uma criação do “APOSTOLADO DO MAR” – Obra Internacional Pontifícia da Igreja Católica, com o objectivo de dar assistência social, moral e espiritual aos tripulantes e suas famílias pertencentes às marinhas de comércio e de guerra que demandam o porto de Leixões. Depende hierarquicamente do Bispo da Diocese do Porto e da “Comissão Pontifícia para a Pastoral das Migrações e Turismo” da Santa Sé.
Barcos que viram casas
Há gostos para tudo; a reciclagem com sabor a mar não se fica pelos contentores, facto que parece estar na moda. Também há quem transforme barcos em casas de habitação ou com finalidades turísticas - em terra, claro. A Marine Insight apresenta-nos dez exemplos.
ALCINO CLEMENTE
Uma vida entregue ao mar
No Jornal "Aurinegra", 17.02.2012, "Uma Vida Entregue ao Mar", entrevista ao Mestre Alcino Clemente. É a décima segunda entrevista da série "Heróis do Mar", que o jornal tem estado a dedicar aos pescadores da região da Gândara (Mira e Cantanhede), que no século XX andaram na pesca longínqua do bacalhau.
«GAIRSOPPA» AFUNDOU A 16 DE FEVEREIRO DE 1941
Localizada carga de navio britânico afundado com 220 toneladas de prata
Uma sociedade norte-americana anunciou que foi localizada e identificada a carga de um navio britânico afundados pelos alemães em 1941 com 220 toneladas de lingotes de prata. Segundo a Odyssey Marine Exploration, a recuperação da carga deste navio, que será o maior tesouro submarino alguma vez encontrado, deverá começar na Primavera de 2012.
NAUFRÁGIO DO «VIRGEM DO SAMEIRO»
Relatório é inconclusivo
O relatório final sobre o afundamento da embarcação “Virgem do Sameiro”, em Novembro de 2011, ao largo do Cabo Mondego, é inconclusivo quanto às razões do acidente, não conseguindo determinar por que motivo o pesqueiro ficou inundado, motivando o naufrágio.
O relatório sobre o acidente é constituído por 151 páginas.
SARDINHA MONTEIRO:
Sagres: «Uma escola do mar para futuros oficiais»
Actualmente, o navio-escola da Marinha de Guerra Portuguesa é, acima de tudo, um símbolo de Portugal no Mundo, onde quer que se encontre.
Em entrevista ao Expresso, o actual comandante, Sardinha Monteiro, lembra, no entanto, que "a sua principal razão de ser é funcionar como escola de mar para todos os cadetes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha".
"Um navio-escola como a Sagres, um veleiro, permite logo à partida um melhor conhecimento dos elementos meteorológicos. Aqui, tem de se tirar partido do vento e da ondulação para navegar da melhor forma possível", explica.
8 DE FEVEREIRO
Navio-escola Sagres celebra 50 anos ao serviço de Portugal
Hoje, 8 de Fevereiro de 2012, o Navio-escola Sagres comemora 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa e de Portugal. Para assinalar tão importante data na vida do Navio, decorrem diversas actividades de natureza social e cultural até 12 de Fevereiro, com o navio atracado no cais de Alcântara, em Lisboa.
Para comemorar a efeméride, a edição de hoje da webletter da Associação dos Portos de Portugal é integralmente dedicada ao prestigiado estandarte flutuante de Portugal.