Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


28 DE SETEMBRO

APIBARRA organiza a Conferência «Segurança: O elo comum dos transportes»

O objectivo primordial da conferência será, «através do usufruto da participação oriunda das Autoridades e Agentes Económicos, a partilha e discussão das melhores práticas nos diversos sectores envolvidos, de modo a que a Segurança dos Pilotos da Barra seja reforçada até ao resultado do menor risco».

AÇORES

Movimento no Porto de Ponta Delgada cresce 12,7%

O movimento de mercadorias no 2° trimestre de 2018 no Porto de Ponta Delgada atingiu as 388 mil toneladas, um aumento de 12,7%, relativamente ao período homólogo do ano anterior, enquanto o Porto da Praia da Vitória se ficou pelas 132 mil toneladas (+10% que no 2° trimestre de 2017).

Associação Eixo Atlântico do Nordeste Peninsular defende Terminal Ferroportuário em Leixões

Segundo dá conta a Agência Lusa, foi apresentado ao ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, o relatório intitulado ‘Segundo pacote de infraestruturas do Eixo Atlântico’ onde são apresentados vários objectivos urgentes para que seja possível alcançar «indicadores que permitam reposicionar as autoridades portuárias e a sua envolvente económico territorial em situação mais vantajosa do que a actual»

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 24 a 28 de Setembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 29 navios de mercadorias para o período de 24 a 28 de Setembro. Por classificação: Ro-Ro: 5 | Porta-Contentores: 5 | Graneleiro: 1 | Petroleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 10 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorifico: 1 | Cimento: 2 | Transporte de Gás Liquefeito: 1

Portos de Leixões e Setúbal apostam em tecnologia de scanner para contentores

A portaria que autoriza a compra de dois Scanners para os portos de Leixões e Setúbal foi publicada em Diário da República, pelo que estes irão agora incluir esta tecnologia para facilitar a logística interna, num investimento previsto de 3,6 milhões de euros, sendo o encargo nacional limitado a dois milhões de euros, com o restante investimento feito pelo Fundo para a Segurança Interna e pelo Programa Hercule III.

Mais de 70 países comprometem-se em Lisboa a navegar na economia circular

Representantes de 72 países e oito organizações ligadas aos portos e navegação assumiram esta sexta-feira em Lisboa o compromisso de começar a praticar "economia azul", reduzindo desperdício e deixando de poluir os mares.

De janeiro a junho deste ano entraram 4 326 veículos na Madeira

No primeiro semestre deste ano, entraram na região um total de 4326 automóveis, mais 283 que no mesmo período de 2017. No mês de junho registou-se o maior número, com a entrada de 953 veículos, seguindo-se o mês de março, com 847 e abril com 816.

COMEÇA ESTA QUINTA-FEIRA O OCEANS MEETING

Evento Sobre Os Oceanos Traz A Portugal Mais De 70 Países, ONU, Comissão Europeia, UNESCO Ou OCDE

Tem início esta quinta-feira o Oceans Meeting 2018, evento que, nos próximos dois dias, trará a Portugal mais de 70 países e oito altos representantes de organismos internacionais como a ONU, IMO, Comissão Europeia ou UNESCO. A Cerimónia de Abertura decorre na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, com intervenção da Ministra do Mar, pelas 09h00.

Porto de Sines assina Memorando de Entendimento com a Zona Económica do Canal do Suez

Na presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, foi esta quarta-feira assinado, no Ministério do Mar, um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a Zona Económica do Canal do Suez, que visa estreitar as relações entre duas interfaces logísticas e portuárias de dimensão global.

O Memorando de Entendimento foi assinado entre o Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, e o Chairman da Zona Económica do Canal do Suez, potenciando o posicionamento do Porto de Sines como principal porto português grande hub da costa atlântica e porto de entrada do Atlântico na Península Ibérica e na Europa, nomeadamente nos intensos tráfegos Este-Oeste via-Canal do Suez.

ESPECIAL REVISTA «CARGO»

Abertura da «Flagship Conference» com dois interlocutores de peso

A Flagship Conference, realizada na Gare Marítima de Alcântara, foi, sem dúvida, um dos momentos mais altos do evento internacional Portugal Shipping Week, que arrancou no dia 17 e que, desde então, tem colocado o mundo do Shipping a girar em torno do nosso país. A abertura da conferência ficou a cargo de Llewellyn Bankes-Hughes, director da chancela Shipping Innovation, e da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Nova ferrovia Sines-Caia nas prioridades do Plano Nacional de Investimentos

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, assegurou no dia 17 que o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 vai incluir nas suas prioridades a nova ferrovia Sines/Caia e outros projectos que resultem da sua construção.

"Uma das prioridades" do PNI 2030 que "salta à vista" e que "resulta também da concretização do plano deste Governo, que é o Ferrovia 2020, é a componente ferroviária e tudo o que se segue" à concretização do Corredor Internacional Sul, afirmou.

OS OLHOS DO MUNDO EM PORTUGAL

Sines deu o pontapé de saída da «Portugal Shipping Week»

O pontapé de saída da Portugal Shipping Week foi dado dia 17 de Setembro no palco portuário que mais (carga) ordena: Sines, terra de Vasco da Gama e do exponente máximo luso em termos de quota nacional no que toca à movimentação de mercadorias. Pelas 11:30 horas da manhã, a comitiva de cerca de quarenta visitantes ‘descobriu’ o porto alentejano, começando, da melhor forma, o evento internacional que fará de Portugal o centro das atenções do Shipping. A Revista Cargo não poderia faltar.

APDL marca presença na 1.ª edição do Portugal Shipping Week

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) está a participar num dos maiores eventos do setor marítimo nacional – o Portugal Shipping Week –, que decorre até 21 de setembro, em Lisboa. O evento é promovido pelo Ministério do Mar, com a marca Shipping Innovation e está inserido na Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária levada a cabo pelo atual Governo.

Terminal do Barreiro: Concurso Internacional poderá ser lançado em 2019

Em declarações ao Jornal i, o vereador da Câmara Municipal do Barreiro, Rui Braga, afirma acreditar que o projecto actual do Terminal do Barreiro (ao contrário do projecto anterior), terá condições para poder ser aprovado, de forma a que o concurso internacional de construção e exploração possa avançar já em 2019.

Cimeira do mar com 300 encontros empresariais

São quatro eventos internacionais, com foco em matérias económicas, científicas e ambientais. Ao CM, a Ministra do Mar fala da importância de cada um destes eventos.

Ministra Do Mar Deu As Boas-Vindas À Comunidade Marítima Internacional Para A Grande Semana Dos Oceanos

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, deu esta segunda-feira as boas-vindas à comunidade marítima internacional, que está em Portugal até sexta-feira para um conjunto de três eventos de grande magnitude mundial relacionados com as várias atividades ligadas aos Oceanos – a Portugal Shipping Week, a Seatrade Cruise Med e o Oceans Meeting.

O discurso marcou o arranque oficial da Portugal Shipping Week, evento que fará do nosso país a «capital mundial do setor do transporte marítimo durante toda a semana», segundo as palavras de Ana Paula Vitorino.

PORTUGAL SHIPPING WEEK:

A Semana Azul Continua Esta Terça-Feira Com Vários Momentos De Destaque

Começou esta segunda-feira a semana em que todos os caminhos do Mar vêm dar a Portugal! De 17 a 21 de setembro, o país recebe três dos principais eventos mundiais sobre diversas atividades ligadas aos Oceanos.

Esta terça-feira ficará marcada por mais alguns momentos de destaque, nomeadamente a presença e intervenção da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na sessão de abertura da Conferência da Portugal Shipping Week subordinada ao tema “Desafios Futuros para uma nova Geração de Shipping”, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Delegação da Portugal Shipping Week visitou Porto de Sines

Esta segunda-feira, 17 de setembro, o Porto de Sines recebeu a delegação da Portugal Shipping Week (PSW), dando início a um conjunto de eventos relacionados com o setor marítimo-portuário, que se realizam em Portugal, com foco na Economia, na Ciência e no Ambiente.

SINES

Repnumar instala Centro Logístico na ZILS

A Repnumar, face a avaliação realizada à sua actividade na ZILS, vai construir um Centro Logístico multiusos de recepção, parqueamento, reparação e expedição, consolidação e desconsolidação de contentores cheios e vazios e estacionamento e apoio à frota de viaturas ligeiras e pesadas. Este Centro compreenderá ainda uma área administrativa, uma estação de serviço com bomba de combustível e respetivas áreas de apoio, um Entreposto Aduaneiro, Logística de Palete e Armazenagem a céu aberto ou em área coberta.

«One Belt One Road» será rodízio de oportunidades para empresas europeias, diz a EU SME Centre

De acordo com o centro da União Europeia para pequenas e médias empresas (EU SME Centre), a mega-iniciativa chinesa One Belt One Road permitirá o surgimento de novas oportunidades económicas e estratégicas para as empresas europeias que interagem nos sectores infra-estrutural, marítimo, logístico, energético, dos serviços bancários e financeiros e também dos serviços profissionais.

Total: 3280