Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


MIGUEL MARQUES (PwC)

Economia do Mar resistiu com resiliência à crise iniciada em 2008

Partner na PwC, Miguel Marques abriu o evento explorando o tema ‘O Mar e a Revolução Digital’, actualmente enquadrado, explicou, por uma postura de «esperar para ver por parte do mercado».
Dando conta, com base nos resultados do barómetro LEME da Economia do Mar em Portugal (de 2016), que «60% das variáveis» do contexto do Mar apresentaram desenvolvimentos «favoráveis», Miguel Marques realçou que este sector «resistiu bem à adversidade iniciada em 2008» com a crise financeira global, mostrando a sua vocação «de longo prazo» e «a sua resiliência».
 

IMO cria grupo de trabalho para analisar regulamentação dos navios autónomos

A Organização Marítima Internacional (IMO) informou ter criado um grupo de trabalho para analisar e estudar o dossier dos navios autónomos, com vista à urgente iniciação dos trabalhos de preparação do enquadramento jurídico e da regulamentação de um sector cada vez mais desenvolvido e cada vez mais promissor.

José Simão faz o retrato do progresso da «consolidação» dos sistemas aplicacionais da DGRM

O evento ‘Shipping 4.0 – O Mar de Amanhã’, realizado nas instalações da ENIDH, será, efectivamente, um dos momentos altos do ano em termos de reflexão sobre o vasto e actual tema da digitalização nos sectores do Transporte e da Logística. A quarta revolução faz-se sentir já no presente e a isso não tem ficado indiferente a DGRM: a presença do director do organismo no seminário serviu para elucidar a plateia sobre os progressos feitos na área da Administração Marítima.

Portos continuarão a crescer até 2025

Sem surpresa, um relatório da consultora Coherent Market Insights, sedeada na Índia, concluiu que até 2025 o mercado das infra-estruturas portuárias conhecerá um crescimento. E que na base desse crescimento está o aumento do comércio marítimo e grandes investimentos em infra-estruturas nas economias emergentes da Ásia-Pacífico e Médio Oriente.

Grécia, Malta e Chipre apelam à desburocratização no transporte marítimo

Numa reunião recente, os ministros com tutela do transporte marítimo na Grécia, Malta e Chipre concordaram que a União Europeia (UE) deve reduzir a burocracia neste sector para impulsionar o seu crescimento, refere o Safety4Sea. E recordaram que o transporte marítimo representa 2,1 milhões de postos de trabalho e 142 mil milhões de euros na Europa.

LEIXÕES

APDL tem interesse em parcerias com porto de Antuérpia

Em informação no seu site oficial, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) admite interesse em futuras parcerias com a autoridade do porto de Antuérpia, na Bélgica. O interesse foi assumido pela presidente da APDL, Guilhermina Rego, na sequência de uma recente visita de uma delegação representativa do porto de Leixões ao porto de Antuérpia, considerado o segundo maior da Europa.

Porto de Setúbal aposta na qualidade do produto portuário

O Porto de Setúbal realizou, entre 04 de Abril e 22 de maio, uma ação de formação em Auditorias a Sistemas Integrados de Gestão, levada a cabo pela SGS Academy, que contou com a presença de colaboradores da APSS, SA bem como um diversificado conjunto de entidades da comunidade portuária (Terminais Portuários, Lisnave, Docapesca, AtlanticFerries e todas as empreas de reboque que operam neste porto).

Governo tem proposta sobre polícia armada a bordo de navios portugueses

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou “que já existe uma solução acordada dentro do Governo para avançar com uma proposta que permita polícia armada a bordo dos navios de bandeira portuguesa – uma matéria que seguirá para aprovação em Assembleia da República e que a Ministra do Mar espera ver concluída nos próximos meses”, informa o Ministério do Mar.

Marinha lança nova plataforma para garantir a segurança no mar

A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (Maritime Rescue Coordination Centre - MRCC) de Lisboa, lançou uma nova plataforma para a monitorização de embarcações, denominada FollowMe@Sea.

SINES

Terminal Vasco da Gama é ambientalmente viável e criará 1000 postos de trabalho

O novo terminal de Sines (Terminal Vasco da Gama) é ambientalmente viável, concluiu o Estudo de Impacto Ambiental, no qual se explica que os efeitos positivos na economia produzidos pelo novo terminal de contentores serão bem superiores aos potenciais efeitos negativos na qualidade da paisagem, na erosão da linha da costa e na inviabilização de ondas na praia de São Torpes.

PORTO DE LISBOA

Terminal Multiusos do Beato realiza operação de descarga de sémola de trigo

No Terminal Multiusos do Beato decorreu a operação do navio de carga geral UNISTAR, agenciado pela Portmar- Agência de Navegação, Ld.ª. Com 132 metros de comprimento, 6.351 toneladas de arqueação bruta e 15,87 metros de boca, o navio tem proveniência do Porto de Abidjan, na Costa do Marfim, onde carregou sêmola de trigo, em granulado.

PAPEL ECONÓMICO E GEOESTRATÉGICO DA MADEIRA DESTACADOS PELA MINISTRA DO MAR NO DIA DO EMPRESÁRIO MADEIRENSE

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marcou esta segunda-feira presença nas comemorações do Dia do Empresário Madeirense, evento que decorreu no Centro de Congressos da Madeira, no Funchal.

Na sua breve intervenção, a Ministra do Mar reconheceu o contributo relevante da Madeira e dos seus empresários para a economia do mar, a nível regional e nacional, lembrando também a importância geoestratégica dos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, os quais concedem grande dimensão marítima a Portugal e justificam a proposta portuguesa para a extensão dos limites da sua Plataforma Continental. «A importância estratégica da Madeira não é só para os madeirenses mas para todo e qualquer português», vincou a Ministra do Mar.

Sines negoceia fábrica de painéis solares da China e gás do EUA

Há projetos ambiciosos em cima da mesa e dois envolvem duas grandes potências mundiais: os Estados Unidos da América (EUA) e a China, explica Francisco Mendes Palma, em entrevista ao Expresso. A Aicep Global Parques, que gere, além de Sines, parques em Setúbal e Sintra, está há um ano e meio a negociar com os EUA a instalação de um complexo de tancagem de gás natural em Sines. E está também desde 2016 em contacto com um investidor chinês para a criação de uma fábrica de montagem de painéis fotovoltaicos, cujo objetivo seria exportar mais facilmente para a Europa.

Abriram candidaturas para reuniões do projecto BLUEMED

Foram abertas candidaturas para Strategic Start-up Actions, no âmbito do projecto BLUEMED, financiado em 3 milhões de euros pelo programa Horizonte 2020, e que visa reunir os esforços de Estados mediterrânicos em prol do conhecimento e inovação marítimos relativamente ao Mediterrâneo.

MADEIRA

Ferry vai precisar de mais de um dia para chegar ao Algarve

Com a redução de 21 para 18 nós na velocidade do ferry, deixou de ser possível fazer a viagem em menos de um dia. Os passageiros terão de estar preparados para aguentar mais de 27 horas dentro do barco.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 25 de Maio

Prevêem-se 21 escalas de navios de mercadorias para o período de 19 a 25 de maio. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 8 navios de contentores, 4 tanques, 2 mistos – carga geral/contentores, 2 carga geral single deck, 2 carga geral multi deck, 1 frigorifico, 1 graneleiro e um ro-ro.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 21 a 25 de Maio

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 23 navios de mercadorias para o período de 21 a 25 de Maio. Por classificação: Ro-Ro: 2 | Porta-Contentores: 6 | Tanque: 5 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 4 | Transporte Especial: 1

21 DE MAIO

MINISTRA DO MAR MARCA PRESENÇA NO DIA DO EMPRESÁRIO MADEIRENSE

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marca presença, dia 21 de maio, segunda-feira, às 15h45, nas comemorações do Dia do Empresário Madeirense, evento que terá lugar no Centro de Congressos da Madeira, no Funchal.
A intervenção da Ministra do Mar está agendada para as 15h45, assinalando a Sessão de Encerramento do evento, que decorre entre os dias 20 e 21 de maio.

Delegação croata visita Porto de Lisboa

A vinda a Portugal da Presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarović foi pretexto, no dia 9 de Maio, para a visita de uma delegação do país ao Porto de Lisboa – a comitiva era composta por profissionais ligados ao Turismo, à Construção Naval e ao sector financeiro, revela o porto lisboeta.

PARA A CIMPOR

GRUPO ETE viabiliza a maior exportação portuguesa de clínquer de sempre

O GRUPO ETE acaba de viabilizar a maior exportação Portuguesa de clínquer de sempre, para o seu cliente CIMPOR, uma empresa InterCement, ao concluir o carregamento de 55.902 ton deste produto no navio graneleiro Vinayak, com destino ao Gana.

Total: 3030