Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Estratégias para as bacias marítimas:

Mares que circundam as regiões ultraperiféricas da Europa

A UE tem o maior território marítimo do mundo, com uma zona económica exclusiva de 25 milhões de km². As regiões ultraperiféricas contribuem para legitimar a política da UE de codesenvolvimento sustentável dos oceanos.
Localizadas em rotas ou estreitos de navegação, as regiões ultraperiféricas ocupam uma posição importante para o comércio e desempenham um papel significativo na vigilância das águas costeiras (combate à pesca ilegal, pirataria e tráfico de drogas) e na melhoria da segurança do transporte.

Marinha Portuguesa presente na 5.ª Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

A Marinha Portuguesa vai estar presente na 5ª Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio, que se realiza em Lisboa, no dia 15 de outubro. A sua equipa de recrutamento estará presente com o objectivo de apresentar as carreiras marítimas na Marinha, informando e orientando candidaturas.
 

Biotecnologia azul

A vida marinha adaptou-se para sobreviver nas condições ambientais extremas próprias dos oceanos. A biotecnologia azul pretende explorar e aproveitar a diversidade de organismos marinhos daí resultante para desenvolver novos produtos.

A exploração da biodiversidade marinha poderá permitir-nos desenvolver novos produtos farmacêuticos ou enzimas industriais capazes de suportar condições extremas e que, por essa razão, teriam um alto valor económico. A longo prazo, espera-se que o setor crie emprego altamente qualificado e oportunidades significativas a jusante.

AÇORES

O segredo das mantas, ou como voar debaixo de água

O investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP) Jorge Fontes flutua ao sabor da corrente sobre os pináculos do monte submarino Princesa Alice. Encontra-se num dos mais famosos locais de mergulho do Atlântico Norte.

Dez metros mais abaixo, cerca de três dezenas de mantas nadam vagarosamente entre vários cardumes grandes de peixes pelágicos. Com quase três metros de envergadura, deslocam-se impulsionando lentamente as suas imponentes barbatanas peitorais semelhantes a grandes asas, parecendo voar nas águas cristalinas.

REPORTAGEM

A explorar o oceano profundo dos Açores

Se existem lugares inacreditáveis neste planeta, um deles é o arquipélago mais recente da Macaronésia no extremo ocidental da Europa, a 1.360 quilómetros para oeste de Portugal continental. Composto por nove ilhas vulcânicas que emergiram das profundezas do oceano Atlântico Norte, os Açores são um paraíso para os olhos de qualquer um. O azul hipnotizante do mar e o verde gritante das montanhas reinam num cenário digno de um conto de fadas. No entanto, é a magia do seu universo subaquático que o torna verdadeiramente especial.

A foca mais rara à face da Terra encontra-se na Madeira

Navegando nas águas envolventes de uma ilha paradisiacamente florestada, a tripulação da caravela que se encontrava sob comando de João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo, os melhores navegadores e cartógrafos portugueses do início do século XV, mostrou-se perplexa. O som intenso e assustador semelhante a uivos de lobos que provinha daquelas margens rochosas despertava um misto de emoções. Repletos de medo, mas movidos pela curiosidade, estes marinheiros foram ao encontro do que seria o primeiro contacto do povo lusitano com uma população de lobos-marinhos.

Porto da Figueira da Foz: A porta de entrada para uma região de tradição turística

Assumindo-se como um porto de importância regional que serve o Centro do país, o Porto da Figueira da Foz pode receber navios de cruzeiro de pequeno porte e conta com uma marina com 350 postos de amarração.
É, sem dúvida, uma das portas de entrada para uma cidade com forte tradição e vocação para o turismo. Situando-se na foz do Rio Mondego, e contando com infra-estruturas ligadas ao setor turístico – a marina e o porto comercial – o Porto da Figueira da Foz encontra-se bem dotado dos serviços essenciais para movimentar e receber todo o tipo de navios.

BSafe4Sea quer controlar segurança marítima

O ISEL, juntamente com a Faculdade de Ciências e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) são os responsáveis pelo projecto BSafe4Sea. A iniciativa pretende desenvolver, aplicar e testar metodologias de previsão do comportamento estrutural de quebra-mares de talude, a base de um sistema inovador de apoio à decisão.

REPORTAGEM DE PEPE BRIX

Em busca das grandes manchas de atum ao largo dos Açores

Passaram quase dois meses desde a largada da traineira Mestre Soares de Vila do Porto, em Santa Maria. Foram dois meses de teste à paciência dos onze pescadores a bordo, concentrados como sardinhas em lata nesta traineira de 16,2 metros. O navio é exíguo – um sussurro à proa ouve-se na popa. Mas o pior é a espera.

CIÊNCIA VIVA - 1 DE AGOSTO

O exotismo da biodiversidade na marina do Parque das Nações

As marinas de recreio são portas de entrada para espécies que viajam incrustadas nos cascos das embarcações. São locais privilegiados para observar a biodiversidade aquática, incluindo as espécies nativas e exóticas. Percurso nos passadiços da marina do Parque das Nações, para observação e identificação de organismos que vivem nos flutuadores, cabos e bóias.

Encomendas de navios com declínio recorde

No segundo trimestre de 2019 as encomendas de navios desceram para os níveis mais baixos de que há registo. Segundo a VesselsValue, os navios graneleiros apresentaram uma descida de 73% em comparação com o primeiro trimestre de 2018.

Ligação fluvial de mercadorias

Ministra do Mar destaca a intermodalidade

A intermodalidade foi outra das questões levantadas por Ana Paula Vitorino na cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento relativo à Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara.

“Estima-se que a repartição modal relativa à ferrovia, atualmente na ordem dos 10%, venha a atingir os 25% no decorrer do projeto. E relativamente ao tráfego fluvial, com a dinamização do transporte de contentores por barcaças, estima-se que venha a venha a absorver 35 mil contentores por ano no final do projeto”, esclareceu a ministra do Mar.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO DISPONÍVEL NO FLICKR

«Estratégia Nacional do Mar 2020-2030» debatida em Ílhavo

Esta terça-feira, dia 16 de Julho, Ílhavo acolheu dois workshops focalizados na elaboração da “Estratégia Nacional do Mar 2020-2030”.
Sob a presidência da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, as sessões contaram ainda com a presença do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.
A sétima edição incidiu sobre a área temática “Pesca e Transformação do Pescado”, com a oitava dedicada à área temática “Aquicultura e Segurança Alimentar”.

Renovação da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara garante investimento de 122 Milhões de euros

A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Liscont (Grupo Yilport) assinaram esta segunda-feira, dia 15 de julho, um Memorando de Entendimento relativo ao consenso alcançado no processo de Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara.

O acordo agora alcançado contempla uma concessão até 2038 e um plano de investimento de 122 milhões de euros no Terminal de Contentores de Alcântara, 100% privado, repartido entre intervenções em infraestruturas (26,5 milhões), aquisição e implementação de infraestrutura tecnológica (2 milhões) e aquisição e instalação de equipamentos (93,5 milhões).

Visita do Embaixador da Coreia do Sul ao complexo industrial e portuário de Sines

O Embaixador da República da Coreia do Sul, Song Oh, e o Ministro Conselheiro, Keunseok Jeon, visitaram o complexo industrial e portuário de Sines no dia 11 de Julho. A visita contemplou também um périplo pelo Porto de Sines, com destaque para o TGN – Terminal de Gás Natural e a sua entidade gestora, a REN Atlântico.

APDL renova certificação de qualidade em todos os serviços e unidades de negócio

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana Do Castelo (APDL) vê renovada a certificação de Sistema de Gestão da Qualidade, segundo o referencial NP EN ISO 9001:2015, atribuída pela Lloyd's Register Quality Assurance.

Já desde 2010 que a APDL tem vindo a renovar esta certificação considerada estratégica, um resultado da melhoria contínua dos serviços.

Ministra do Mar inaugura novo Farolim e Reconstrução da Cabeça do Quebra-mar da barra de Vila Real de Santo António

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e a Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, inauguraram o novo Farolim e a Reconstrução da Cabeça do Quebra-Mar Poente da Barra de Vila Real de Santo António. A empreitada foi realizada pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), representando um investimento total de 500.000€.

ESTA TERÇA-FEIRA, COM A PRESENÇA DA MINISTRA DO MAR

«Estratégia Nacional do Mar 2020-2030» debatida em Ílhavo

Esta terça-feira, dia 16 de Julho, Ílhavo acolhe dois workshops focalizados na elaboração da “Estratégia Nacional do Mar 2020-2030”.
Sob a presidência da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, as sessões contarão ainda com a presença do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

AÇORES

Certificação do Porto das Velas permite internacionalizar infraestrutura portuária

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas considera que os recentes investimentos realizados no Porto das Velas, em S. Jorge, como a construção da nova gare marítima e o reordenamento e ampliação do porto, vieram dar “outra dimensão ao porto, que anteriormente não existia”.

Como a ondulação obriga a repor areia no verão? Especialistas explicam

Durante o mês de Agosto, as praias da Costa da Caparica vão encerrar à vez por causa dos trabalhos de reposição de areia. A Agência Portuguesa do Ambiente afirma que a intervenção tem de ser feita no Verão porque "as condições de agitação marítima são as mais favoráveis".

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