Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




NUNO ARAÚJO

O transporte de ferro pela linha do comboio é uma grande oportunidade para o Porto de Leixões

O transporte de ferro pela linha do comboio é visto pela APDL como uma grande oportunidade para o Porto de Leixões. Atualmente, o transporte ferroviário tem uma quota de mercado de 10% naquela infraestrutura.

Só que o regresso das mercadorias vai permitir “olhar de novo” para o resto da Linha do Douro, no entender de Nuno Araújo. “Temos todo o interesse na valorização desta linha e em substituir o camião pela ferrovia, até por preocupações ambientais.”
 

Ferro de Moncorvo leva mercadorias à Linha do Douro

A Linha do Douro vai voltar a ter transporte de mercadorias ainda este mês. A partir das minas de Moncorvo, serão enviadas até 1400 toneladas de ferro por dia para o Porto de Leixões e que terão como destino o mercado europeu. Esta é a estratégia da Aethel Mining, a nova concessionária da segunda maior jazida de ferro da Europa. A operação também é vista como mais um motivo para reabrir a linha ferroviária até à fronteira com Espanha.

ESTA QUARTA-FEIRA, 8 DE JULHO

Tecnologias avançadas aplicadas ao mar em debate

As tecnologias avançadas aplicadas ao mar estarão em debate em mais uma sessão do “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”, esta quarta-feira, 8 de Julho, a partir das 10 horas, agora em formato virtual e com inscrições gratuitas.

Esta sessão, organizada pela Agência Nacional de Inovação (ANI), e que conta com o apoio do Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, estimulará um debate sobre o sector, cuja despesa em I&D aumentou 9,8% em 2018 face ao ano anterior.

Navio hidrográfico apoia investigação sobre vida marinha nas ilhas Selvagens

A lancha hidrográfica Andrómeda, em missão no arquipélago da Madeira, efetuou a recolha de uma bóia-ondógrafo do Instituto Hidrográfico, situada na área marinha protegida das ilhas Selvagens, detetando vários exemplares de invertebrados incrustados, que se desenvolveram ao longo dos últimos 2 anos.

​Foram recolhidas diversas amostras pelo Museu de História Natural do Funchal, que após um processo de identificação serão posteriormente registadas e incorporadas nas coleções científicas do museu.

Portos dos Açores avança com reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico

O Governo Regional dos Açores decidiu avançar com o procedimento, através da Portos dos Açores, para o lançamento da empreitada reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico, no âmbito dos prejuízos decorrentes do furacão Lorenzo, após a conclusão do respectivo projecto de execução que se encontra em fase final e cujo projecto foi apresentado publicamente na Visita Estatutária.

COMISSÃO NACIONAL PARA A DIGITALIZAÇÃO

Reunião inaugural juntou o país sob a batuta da DGRM

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) foi palco da realização da primeira reunião da Comissão Nacional para a Simplificação e Digitalização dos Transportes e da Logística – no dia 2 de Julho, várias entidades públicas e privadas, afectas ao sector, uniram forças, sob a batuta da DGRM, para o tiro de partida do acompanhamento da implementação da Janela Única Logística, trave-mestra da desmaterialização e da digitalização de procedimentos no sector em Portugal: primeiro nos portos, e, agora, estendendo a sua acção ao hinterland.

COVID 19 - DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS À MICROLOGÍSTICA URBANA

Veja o vídeo integral do evento

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. promoveu a 30 de junho uma webconferência sobre “COVID 19 – Do Transporte de Mercadorias à Micrologística Urbana”, que teve uma média de 200 pessoas a assistir.

A sessão teve como objetivo promover uma reflexão sobre as questões do transporte de mercadorias e da logística no contexto da COVID 19, por especialista do sector.

25 de JULHO

Excellens Mare - Webinar ao vivo em Português e Inglês

Os constrangimentos relacionados com a pandemia implicaram o adiamento da Gala Excellens Mare, prevista para a cidade de Viana do Castelo, para uma data a ser definida assim que as condições o permitam. No entanto, a vontade de reconhecer o mérito das pessoas que se empenham em acrescentar valor ao mar e aos rios continua muito elevada e reforçada pelo exemplo de muitas pessoas que estiveram na linha da frente do combate aos efeitos da pandemia.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES NA M24

Empresas de Sines reforçam donativos para o controlo da pandemia, oferecendo viatura à ULSLA

As empresas do complexo industrial, logístico e portuário de Sines uniram-se e reforçaram os seus donativos à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), desta vez com a oferta de uma unidade móvel 4x4 preparada para auxiliar no combate à pandemia de covid-19.

A viatura, do tipo pick-up, com tração integral, tem capacidade para transportar uma equipa de pessoal de saúde e, se devidamente apetrechada, pode ainda transportar e guardar equipamentos e materiais necessários às tarefas de colheita e análise da covid-19.

CARLOS MARTINS:

WestSea prevê acréscimo de 60% na facturação e criação de 120 postos de trabalho

Carlos Martins, administrador da Martifer (da qual faz parte a WestSea), declarou que espera um acréscimo da facturação de 60%, juntamente com a criação de 120 postos de trabalho – tal será permitido pela dragagem do canal de acesso aos estaleiros de Viana do Castelo, já lançada.

2018

Economia do Mar perto dos 100 milhões de euros de investimento em ID

Entre 2014 e 2018 as entidades nacionais efectuaram um investimento de 433,6 milhões de euros em projectos enquadrados na área temática ‘Economia do Mar‘, que se integra no eixo ‘Recursos naturais e ambiente’, um dos cinco identificados pela Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (2014-2020).

Presidente da Câmara de Sines aplaude lançamento do concurso de modernização da ferrovia até Sines

Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, congratula-se com o facto da Infraestruturas de Portugal ter finalmente lançado o concurso público para modernizar e eliminar constrangimentos na ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, cuja intercepção se faz em Ermidas-Sado.

DGRM

Inspecções do Port State Control retomadas

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) anunciou a retoma, a partir de 1 de Julho, das inspecções do Port State Control (inspecções a navios estrangeiros que demandam os portos nacionais). Desde Março passado – devido à disseminação da pandemia de COVID-19 – só eram realizadas as inspecções muito urgentes.

APDL com novo Conselho de Administração

O Ministério das Infraestruturas e Habitação designou o novo Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro Leixões e Viana do Castelo (APDL), para o próximo triénio 2020–2022.

O novo Conselho de Administração será presidido por Nuno Araújo, mantendo os atuais Vogais, Cláudia Soutinho e Joaquim Gonçalves. A anterior administração, presidida por Guilhermina Rego terminou o seu mandato em dezembro de 2019, tendo–se mantido em funções até dia 30 de junho.

Porto de Aveiro adjudica dragagens de manutenção por 1,7 milhões de euros

A Administração do Porto de Aveiro (APA) procedeu à adjudicação de uma empreitada de dragagem e manutenção de fundos por um montante de 1,472 milhões de euros.

O concurso público, lançado em 2019, tinha como preço base 1,760 milhões de euros. O prazo de execução do projecto de dragagem estende-se por cerca de três anos (912 dias). Apresentaram propostas cinco empresas interessadas.

COM ÁUDIO

Porto de Aveiro confiante na captação de novas empresas em 44 hectares de área disponível

A presidente do conselho de administração do Porto de Aveiro antevê aumento de competitividade nos próximos anos com a criação de área industrial para empresas que necessitem de acesso ao cais.

A área de atividades logísticas tem 59 hectares, com área já ocupada pela A Silva Matos, restando ainda 44 hectares disponíveis para novas empresas.

ENTREVISTA AO MINISTRO DO MAR

«A proximidade tem de ser tida em conta na gestão partilhada do mar dos Açores»

"O Ministério do Mar esteve, desde o primeiro momento, atento à situação socioeconómica das empresas e dos trabalhadores do mar, e em contacto directo com as associações do sector. Neste sentido, tomou um conjunto de medidas para minimizar os efeitos negativos da pandemia, tendo por base uma alteração da regulamentação europeia, no âmbito da qual defendemos o apoio à paragem da frota e restabelecimento do mecanismo de armazenagem, bem como apoios à aquicultura pela perda de mercados".

AMT nomeada representante da Rede Europeia de Organismos Reguladores Ferroviários

No contexto da plataforma de cooperação PRIME/ENRRB, a portuguesa Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) foi nomeada representante da Rede Europeia de Organismos Reguladores Ferroviários (ENRRB).

Grupo ETE assinala Dia Internacional do Marítimo

«Pelo dia que hoje se comemora, o Dia Internacional do Marítimo, o nosso OBRIGADO a todos os nossos marítimos que diariamente contribuem com a sua dedicação, rigor e profissionalismo, que faz do Grupo ETE, uma referência nacional e internacional no sector marítimo-portuário e fluvial».

DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS À MICROLOGÍSTICA URBANA

IMT realiza webconferência sobre COVID 19 esta terça-feira

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. promove esta terça-feira, entre as 14h30 e as 16h15, uma webconferência sobre “COVID 19 – Do Transportes de Mercadorias à Micrologística Urbana”.

A sessão, que contará com a participação do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, visa promover, por especialistas de destaque do sector, uma reflexão sobre as questões do transporte de mercadorias e da logística no contexto da COVID 19.

Total: 4473