Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FRUTO DE PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO

No Sado são produzidas ostras planas

O investimento da Marvellous Wave teve a sua génese numa lacuna identificada num projeto de investigação apoiado no anterior período de programação - Programa Promar - relativa à falta de sementes de bivalves, nomeadamente da ostra plana. Considerando a empresa esse vazio como uma oportunidade de negócio a preencher, nasceu assim o projeto de investimento produtivo, financiado pelo Mar2020, que visa a concretização e aplicação, ao setor produtivo, dos resultados obtidos no projeto de investigação. A Marvellous Wave investiu na criação de uma maternidade de ostra plana e numa área de engorda da espécie controlando, com este investimento, todo o ciclo de produção que se inicia na maternidade, passa pelo cultivo e culmina no embalamento.

2 A 6 DE JUNHO, EM LISBOA

Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos 2020

Portugal acolhe em junho deste ano a 2ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, um evento inédito fora de Nova Iorque e de grande dimensão, que terá a presença de numerosas individualidades para debater as melhores formas de atingir as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, passando das palavras aos atos através do maior e melhor envolvimento dos agentes económicos.

MAR 2020

Há cada vez mais conhecimento científico a ser transferido para os profissionais do sector

Com o apoio do Mar 2020, o investimento na transferência de conhecimentos entre cientistas e pescadores, eleva-se a 5,9 milhões de euros. A sua concretização passa pela criação de redes, a concretização de estudos, projetos piloto e investigação científica ligada ao sector, tendo em vista a transferência dos resultados da investigação e o conhecimento científico para os profissionais do sector.

Nas parcerias em curso em todo o país, estão envolvidos 4 974 pescadores, diretamente ou através das suas organizações e havendo pescadores envolvidos em mais do que uma parceria, e 118 cientistas.

Porto de Setúbal e Município promovem desinfecção dos terminais portuários

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal procedeu no dia 2 à desinfecção das infraestruturas portuárias dos Terminais Multiusos Zona 1 e Zona 2, Tersado e Sadoport respetivamente, e Terminal Roll-On Roll-Off, para protecção e salvaguarda de todos os profissionais que permitem que os bens essenciais continuem a chegar a todos.

Entre 23 e 29 de Março, Yilport Leixões operou 30 navios e movimentou mais de 17 mil TEU

«Apesar da difícil conjuntura – e também por causa dela – o Terminal de Contentores de Leixões continua a trabalhar próximo do máximo da sua capacidade, tudo fazendo para agilizar os fluxos de mercadorias de exportação e importação», adiantou a Yilport Leixões, esclarecendo que «os elevados volumes que continuam a ser movimentados apesar do evidente abrandamento da actividade económica».

700 mil milhões de euros é o que pode custar cada trimestre de interrupção do comércio internacional

As medidas de contenção do novo coronavírus, como a obrigação de isolamento social e as restrições fronteiriças, implementadas pela União Europeia e pelos Estados Unidos da América, podem custar cerca de 700 mil milhões de euros ao comércio mundial durante o primeiro trimestre de 2020, estima a Euler Hermes, accionista da COSEC e «líder mundial» em seguro de créditos.

DIA DO PORTO DE AVEIRO CELEBRADO COM LANÇAMENTO DE NOVA IDENTIDADE CORPORATIVA e NOVO SITE

Em dia de celebração dos 212 anos da Abertura da Barra de Aveiro, Dia do Porto de Aveiro, a Administração do Porto de Aveiro decidiu marcar a efeméride com o lançamento de uma nova identidade corporativa.

“O momento conturbado em que vivemos levou-nos a assumir com determinação esta ideia de mudança para inspirar trabalhadores, clientes, parceiros, a comunidade local e comunidade marítima e portuária, criando deste modo um elo de ligação com todos os que vivem diariamente o Porto de Aveiro”.

PORTOS DE SETÚBAL E DE SESIMBRA APOIAM ACTIVIDADES ECONÓMICAS DA REGIÃO

Aprovada isenção de taxas durante 4 meses

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA , perante a crise em que se encontra o país em consequência da pandemia da Covid-19 e da declaração do estado de emergência, adota medidas de apoio na área dominial do Porto de Setúbal e de Sesimbra face à situação vivida por muitos clientes que se viram obrigados a parar a sua atividade ou a diminui-la.

Ciente das graves dificuldades sentidas pelos seus clientes, nomeadamente as associações de pesca, os clubes náuticos, restaurantes, bares, lojas, empresas de mergulho, apoios em terra dos operadores da marítimo-turística e outros, a APSS aprovou a isenção de pagamento das taxas mensais, durante 4 meses, enquanto se encontrarem encerrados ao público, ou até à sua reabertura se esta ocorrer antes deste período.

Depois das medidas para os marítimos, DGRM elenca medidas extraordinárias destinadas aos navios

Depois das medidas extraordinárias para os marítimos face à pandemia, foram agora divulgadas as medidas direccionadas para os navios. Através de comunicado, a DGRM elenca as linhas de orientação para adopção de medidas extraordinárias resultantes da pandemia COVID-19, para todos os proprietários registados, fretadores registados para regimes de fretamento a casco nu, gestores e representantes de navios que arvoram a bandeira portuguesa.

Porto de Lisboa defende actividades económicas através de isenção de taxas durante 4 meses

«A Administração do Porto de Lisboa, SA (APL) , perante a crise em que se encontra o país em consequência da pandemia da Covid-19 e da declaração do estado de emergência, adopta medidas de apoio na área dominial do Porto de Lisboa face à situação vivida por muitos clientes que se viram obrigados a parar a sua actividade ou a diminui-la», pode ler-se no mais recente comunicado da APL.

Navio da Marinha venezuelana afundou-se após colisão com cruzeiro de bandeira portuguesa

Um barco da Marinha venezuelana afundou-se na segunda-feira após uma colisão com o cruzeiro de bandeira portuguesa “Resolute”, a norte da ilha de La Tortuga (181 quilómetros a nordeste de Caracas), foi anunciado esta terça-feira.

Segundo o Ministério da Defesa da Venezuela, pelas 00h locais de segunda-feira (5h em Lisboa), o barco da Guarda Costeira “Naiguatá GC-23” realizava "tarefas de patrulhamento marítimo” no mar territorial venezuelano quando "foi atingido pelo navio de passageiros “Resolute” (122 metros de comprimento e 8300 toneladas de deslocamento), de bandeira portuguesa”.

RANGEL

Efeitos do Coronavirus no transporte de mercadorias

A desaceleração nas escalas portuárias está a ocorrer em todo o mundo, e não apenas na China, o que se explica pela centralidade da China na movimentação de mercadorias em todo o mundo e também pela rápida propagação do vírus por quase todo o mundo. De acordo com os dados do Fórum Económico Mundial 90% do comércio internacional é feito por via marítima e a China é responsável por 40% do movimento nos 50 maiores portos marítimos que operam contentores no mundo.

COVID-19

Há medidas excepcionais no âmbito dos apoios do Mar 2020

O Ministério do Mar adoptou um conjunto de medidas excepcionais de apoio às empresas e outras entidades beneficiárias do Programa Operacional Mar 2020, tendo em vista minimizar os impactos económico-financeiros da situação epidemiológica do novo coronavírus – Covid-19.

ORDEM DOS DESPACHANTES:

Articulação com alfândegas é «essencial» para a integridade logística

Na luta pela pela «reposição e manutenção da Cadeia de Abastecimento», torna-se indispensável a existência de «uma articulação entre a Autoridade Tributária e Aduaneira e os Despachantes Oficiais, no sentido da divulgação de informações atinentes às melhores práticas e procedimentos aduaneiros, numa cooperação plena, com vista à simplificação de processos desejáveis e que viabilizem uma rápida satisfação para os operadores económicos», enfatiza a Ordem. Só assim se garante «a entrada no consumo» e a aferição «da salubridade das mercadorias e produtos, no cumprimento dos seus formalismos legais, evitando a fraude e evasão fiscal», explica ainda a entidade.

PEDRO NUNO SANTOS:

Portos são «pilar fundamental para o desenvolvimento do país»

Para Pedro Nuno Santos – que a 12 de Fevereiro visitou o Porto de Sines, acompanhado pelo Secretário da Energia dos EUA – «a materialização da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026 representa uma oportunidade de Portugal ganhar o estatuto de uma plataforma muito importante no quadro global de transporte de mercadorias». O líder da pasta das Infra-estruturas foi peremptório ao advogar a importância vital dos portos no progresso económico de Portugal.

NO SEGUIMENTO DA COVID-19

Plano de Contingência reforçado no Porto de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) reforçou as medidas de contingência na infraestrutura portuária de Leixões. A deliberação, decorrente do acompanhamento da propagação do novo Coronavírus (COVID-19), adaptou o porto e as operações portuárias para que a movimentação de carga continue a funcionar em pleno, garantindo a proteção de todos os trabalhadores.

AÇORES

Relevada importância do Porto da Praia da Vitória na estratégia de abastecimento de GNL

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas reiterou a importância do Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, no futuro da estratégia nacional de abastecimento de combustíveis alternativos.
Ana Cunha, ouvida pela Comissão de Economia da Assembleia Legislativa sobre o alegado abandono pelo Governo da República do projeto que visa a implementação de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) naquele porto, relembrou que esta situação nunca esteve em causa, tendo sido apenas avançada pela Presidente da Associação de Distribuidores de Gás Propano Canalizado, em comissão, na Assembleia da República.

PSA Sines dá «bónus» de 300 euros aos trabalhadores

A PSA Sines, concessionária do terminal XXI do porto de Sines, vai pagar um "bónus" de 300 euros aos trabalhadores para ajudar a fazer frente à pandemia do coronavírus.
Numa carta enviada aos trabalhadores, a 16 de março, a que o ECO teve acesso, a PSA Sines sublinha que compreende que a situação em que o país se encontra “está a ter um impacto financeiro” em “todos aqueles que direta ou indiretamente foram forçados a abdicar dos seus rendimentos mensais”. Por isso, além do vencimento normal de março, a empresa decidiu pagar “um valor adicional de 300 euros brutos” a todos os colaboradores da empresa.
 

LISNAVE

Estaleiros apresentaram resultado operacional negativo 16 anos depois

A Lisnave voltou aos resultados líquidos negativos em 2019, depois de 16 anos consecutivos no verde. Na origem destes resultados está o diminuto crescimento da economia global, a crescente competitividade no sector da reparação naval e a escassez de mão-de-obra.

PORTO DE LISBOA

Porlis arranca com recrutamento e admite contratar mais trabalhadores portuários

A Porlis, empresa de trabalho portuário, iniciou a fase de entrevistas, depois da abertura de 30 novas vagas face ao aumento da procura dos clientes, admitindo a possibilidade de contratar mais funcionários do que aqueles que estavam previstos. “A Porlis iniciou a fase de entrevistas para os trabalhadores portuários”, indicou, em comunicado, a empresa.

Total: 4330