Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística


CANDIDATURAS ATÉ 30 DE SETEMBRO

EURASTiP Exchange Programme

O EURASTiP é um programa que visa potenciar a colaboração e a criação de novas parcerias estratégicas entre a Europa e o sudeste Asiático, no setor da Aquacultura. O período de candidaturas termina no dia 30 de setembro.
 

CANDIDATURAS ATÉ 2 DE SETEMBRO

Concurso de Ideias de Negócio do Projecto Platicemar

Com o objectivo de, por um lado, promover o empreendedorismo e a inovação e, por outro, incentivar a criação de novos conceitos de negócio, o concurso pretende estimular a criatividade em sectores emergentes da Economia do Mar, apoiando o empenho das empresas e fomentando o desenvolvimento de startups.

Assim, até 2 de setembro, o Projecto Platicemar aguarda a entrega de candidaturas. A ideia vencedora terá um prémio monetário no valor de 5.000 euros.

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA CÂMARA

Sesimbra e o Turismo Náutico

Sesimbra tem uma história ligoda ao mar, um enquadramento geográfico privilegiado, com uma linho de costa virada a sul, de grande beleza, muito abrigada, e com excelentes condições para a náutica de recreio, que se inicia nas imponentes escarpas do Cabo Espichei e se prolonga até à Baía de Sesimbra, passando por pequenas enseadas e praias selvagens, como o Baleeiro e o Ribeiro de Cavalo, prosseguindo depois até à Serra do Risco, na cordilheira da Arrábida, o ponto mais alto da costa portuguesa e a mais alta escarpa calcária litoral do Europa.

17 A 21 DE SETEMBRO, EM LISBOA

Portugal Shipping Week

A ‘Portugal Shipping Week’ tem por objetivo mostrar Portugal como um centro marítimo global de transporte e logística. Esta iniciativa será constituída por vários eventos, geridos por diferentes organizações especializadas no sector do transporte marítimo, bem como por patrocinadores”.

O evento será presidido pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e realiza-se em Lisboa, de 17 a 21 de setembro.

 

A 28 DE AGOSTO

INvertebrateIT

O consórcio do INvertebrateIT está a organizar um evento de Brokerage, a realizar no dia 28 de agosto, em Montpellier, França, durante o AQUA18. O objetivo é mobilizar stakeholders e estabelecer parcerias que complementarão o apoio aos três vencedores do concurso realizado no âmbito do projeto: EntoGreen, IPATAC, MUSFLOUR.

CASCAIS, 2 A 4 DE OUTUBRO

BioMarine Business Convention 2018

"BioMarine Business Convention 2018": Para que se possa avaliar a magnitude da iniciativa, desde a primeira edição em 2008 até à que se realizou em 2016, a organização estima que tenham sido realizados negócios durante o evento no valor de 155 milhões de euros.

CANDIDATURAS ATÉ 19 DE AGOSTO

Blue Bio Value

Promovido pela Fundação Oceano Azul e Fundação Calouste Gulbenkian, o Blue Bio Value é um programa internacional de aceleração de projetos e startups ligadas à bioeconomia azul.
O programa terá uma duração de 8 semanas, entre setembro e novembro de 2018, sendo que o prazo para submissão de candidaturas termina no dia 19 de agosto.

China e Croácia vão cooperar na construção de portos

Os Primeiros-Ministros da Croácia e da China debateram a possibilidade de uma cooperação bilateral em projectos infra-estruturantes, incluindo portos, refere o Safety4Sea. O encontro entre os dois governantes decorreu no âmbito da iniciativa 16+1, que reúne a China e 16 Estados da Europa de Leste e Central nos sectores do investimento, transporte, finança, ciência, educação e cultura, no quadro do projecto chinês One Belt, One Road, que visa unir a Ásia à Europa e à África por vias marítimas e terrestres.

AQUAEXCEL 2020

Com abertura de concursos a cada três meses, o AQUAEXCEL visa promover o desenvolvimento sustentável do setor da aquacultura. O período para apresentação de candidaturas termina no dia 10 de agosto.

Encomendas de navios diminuíram no 1º trimestre

No primeiro trimestre deste ano, as encomendas de novos navios ascenderam a 8,5 mil milhões de euros, o valor mais baixo desde 2016, segundo a VesselsValue, prestadora de serviços e dados sobre o transporte marítimo.

De acordo com a VesselsValue, o maior volume de encomendas no princípio do ano incidiu nos mercados com promessas de melhores ganhos, ou seja, nos segmentos de graneleiros e transporte de gás natural liquefeito (GNL).

IN 4.0 - Adaptation of Industry 4.0 model to the naval sector

A Fórum Oceano, enquanto parceira do projeto IN 4.0, acolheu o segundo Steering Committee Meeting do projeto. O primeiro dia do encontro começou com uma visita ao Porto de Leixões, guiada por Luís Marinho Dias e Jorge Cabral da APDL, associada da Fórum Oceano, seguindo-se uma passagem pelo novo Terminal de Cruzeiros.

Nova Rota da Seda pode reduzir custos de transporte em 50%

Os custos do comércio internacional, designadamente de transporte, podem ser reduzidos a metade nos países envolvidos no projecto Belt and Road Initiative (BRI), também designado por Nova Rota da Seda, promovido pela China desde 2013 e que visa unir o Extremo Oriente e a Ásia à Europa, Médio Oriente e a África por vias terrestres e marítimas através da antiga Rota da Seda, revela um estudo recente da consultora financeira ING citado pelo Safety4Sea.

Digitalização leva à disrupção da indústria do transporte da carga marítima

As novas soluções de digitalização, como a big data, blockchain, drones e a robótica, estão a permitir que a indústria de transporte de carga marítima possa introduzir soluções disruptivas que visam reduzir ou eliminar actividades sem valor acrescentado, segundo um novo estudo da ABI Research, consultora internacional na área das tecnologias.

Nos próximos cinco anos, os players que integram a cadeia de valor do sector marítimo, vão aumentar a adopção de soluções que permitam lidar com questões de segurança, excesso de capacidade e modelos que permitam calcular os custos de forma rigorosa.

JOSÉ BATISTA

O primeiro trabalhador do Porto do Porto Santo

José Batista tinha acabado o 11.º ano, preparava-se para continuar a estudar, mas um convite nas férias de verão de 1979, mudou o que tinha planeado. Foi convidado para ser fiscal na obra de construção do Porto do Porto Santo, aceitou e até hoje não está “nada arrependido.” Passado algum tempo, passou para agente de exploração, função que desempenha até hoje.

Ocean Business 2018

O Ocean Business 2018, um evento organizado pelo Ministério do Mar - Direção-Geral de Política do Mar, em colaboração com a Fórum Oceano, decorrerá em Lisboa, na Gare Marítima de Alcântara, de 18 a 20 de setembro. A iniciativa integra três componentes: uma área expositiva, sessões de pitching e encontros bilaterais de negócio.

União Europeia e China parceiros na governação dos oceanos

A União Europeia (UE) e a China assinaram um acordo de parceria sobre os oceanos no âmbito da 20ª Cimeira entre ambas as partes, que se realizou em Pequim. As duas partes vão trabalhar e conjunto para melhorar a governação internacional dos oceanos, incluindo o combate à pesca ilegal e a promoção de uma economia azul sustentável.

Novo Estudo de Mercado da Comissão Europeia sobre as Energias Oceânicas

A Comissão Europeia publicou, recentemente, um novo estudo de mercado sobre as energias oceânicas, elaborado pelo WavEC Offshore Renewables e a empresa italiana COGEA.

Baseado no Roadmap Estratégico para a Construção do Setor de Energias Oceânicas, de 2016, publicado pelo Fórum de Energias Oceânicas, este novo estudo estima o potencial de desenvolvimento futuro na Europa segundo três cenários (otimista, médio e pessimista), o investimento necessário para alcançar esse potencial, e as lacunas, barreias e desafios relativos ao investimento privado. O estudo propõe, igualmente, recomendações para responder às ações propostas no Roadmap de 2016.

CLEMENTE VITAL

Há 14 anos a chefiar o porto da «ilha dourada»

Clemente Vital, o responsável pelo Porto do Porto Santo conhece muito bem os subterrâneos do porto, sabe por onde passam os cabos de eletricidade, da água, sabe de cor tudo o que lá está e como está.

Começou a trabalhar em 1982 como agente de exploração, mas fez um pouco de tudo. Foi o primeiro funcionário a trabalhar na marina em 1986 até ter sido entregue aos privados. Depois, há poucos anos, voltou a recebê-la. Também esteve na agência dos barcos que ligavam o Porto Santo e a Madeira, esteve três ou quatro anos na secretaria e há 14 anos, ficou à frente do porto, cuja obra acompanhou atentamente.

1997-2016 - MAIS 8.470

Embarcações de comércio: total e por principais embarcações

Quantos barcos de transporte de passageiros e carga circulam entre portos, em Portugal? A PORDATA responde.

Volume de cargas movimentadas aumenta 12,4% no Porto da Figueira da Foz

O Porto da Figueira da Foz registou, este ano, um aumento de 12,4 por cento das cargas movimentadas, em comparação com período homólogo de 2017. Quem o afirma é a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

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