Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Vila Náutica, um projecto estruturado de apoio à Náutica de Recreio no Estuário do Sado
Em Setúbal vai nascer um projecto sustentável, do ponto de vista ambiental, de apoio à Náutica de Recreio que vem complementar e reforçar a actual oferta composta pela Marina Setúbal, Boat Center, marina de Tróia e as docas de recreio na cidade de Setúbal.
Com uma área de 53000 m² e com a capacidade para parquear 450 embarcações, a Vila Náutica será implantada na zona da Mitrena e é um investimento de 12 milhões de euros que deverá estar concluída no Verão de 2023.
![]() |
Dragagens no porto de Esposende tiveram início quarta-feira
Face à actual situação de assoreamento no canal de entrada e interior do porto de Esposende, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) iniciou quarta-feira as dragagens nesta infraestrutura portuária com o objetivo de repor as condições de segurança para a navegação.
Serão investidos neste porto 1.200.000 euros nos anos de 2022 e de 2023, cabendo 800.000 euros no corrente ano e o restante em 2023.
![]() |
Sines aproxima-se dos 2 milhões de TEUS no melhor ano de sempre em carga contentorizada
O Porto de Sines continua a responder à adversidade do contexto pandémico com um crescimento homólogo expressivo no conjunto de todos os segmentos de carga que, na carga contentorizada correspondeu a 13%, o que permitiu ultrapassar a barreira dos 1.8 milhões de TEUS (contentores de 20 pés).
Mas se 2021 fica assinalado como o melhor ano de sempre nos contentores, ainda a registar 10% de crescimento no volume de carga movimentada no porto, com um total de 46,5 milhões de toneladas, números que atestam a competência e resiliência de toda a comunidade portuária de Sines.
![]() |
DGRM celebra acordo com CCS - China Classification Society
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) celebrou um acordo com a “China Classification Society” (CCS), uma das maiores classificadoras de navios do mundo, para poder atuar no âmbito da certificação dos navios de bandeira portuguesa.
A CCS faz parte do Top10 mundial das Entidades Classificadoras de Navios, estando reconhecida pela Comissão Europeia para poder celebrar acordos com as Administrações Marítimas dos diferentes Estados Membros, sendo no caso português a DGRM.
![]() |
Candidaturas até 28 de Janeiro
Porto de Lisboa está a recrutar piloto da barra
A Administração do Porto de Lisboa (APL) informa que está a decorrer o processo de recrutamento para piloto da barra. As candidaturas podem ser apresentadas até 28 de Janeiro de 2022.
![]() |
Peixes da costa portuguesa têm menos metais que os do Mediterrâneo
A sardinha, cavala e carapau capturados nas águas portuguesas apresentam uma quantidade de metais inferior à observada em outras áreas do Atlântico Norte, Mediterrâneo e Adriático, de acordo com um artigo científico disponibilizado na revista Environmental Pollution.
Neste estudo, investigadores da Universidade de Coimbra, do Instituto Politécnico de Peniche e do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) determinaram o nível de contaminação a que estas três espécies estão sujeitas, analisando de forma integrada a concentração de microplásticos e de 16 metais que apresentavam nos seus tecidos.
![]() |
Conferência dos Oceanos das Nações Unidas
A terceira fase de acreditação para participar na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em Lisboa, está aberta até 28 de fevereiro, na secção Anúncios do website do evento.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JANEIRO
Ministro do Mar debate ciência e literacia oceânicas na Horta
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, debate a promoção da ciência e da literacia do Oceano enquanto ferramentas essenciais para o desenvolvimento sustentável do planeta, esta segunda-feira, 24 de Janeiro, na Horta, Açores, no âmbito da passagem da expedição One Ocean pela Ilha do Faial, onde estará atracado o navio de investigação norueguês Statsraad Lehmkuhl.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JANEIRO
APDL PARTICIPA NO «IV FÓRUM DIÁLOGOS GALLAECIA”
Esta segunda feira, 24 de janeiro, pelas 08h30, Nuno Araújo, Presidente da APDL, marcará presença no “IV Fórum Diálogos Gallaecia”, que terá como tema central “Os Portos no espaço Galaico-Português: Presente e Futuro”.
O Fórum terá lugar na Fundação Abanca, na Corunha, e contará também com a participação do Presidente da Autoridade Portuária da Corunha, Martín Fernández Prado e do Ex-Presidente da Puertos del Estado, Fernando González Laxe.
![]() |
Empresa angolana Kwanda visita o Porto de Sines
O Porto de Sines recebeu, a 19 de janeiro, a visita de representantes da empresa angolana responsável pela gestão da base logística do Kwanda, no Soyo, que fornece apoio logístico às empresas das indústrias do petróleo e do gás que operam na pesquisa e exploração de jazigos de hidrocarbonetos.
![]() |
Porto de Lisboa apoia 7.ª palestra do ciclo Almada Negreiros
Este sábado, dia 22 de Janeiro, realiza-se a sétima palestra do ciclo de nove palestras mensais dedicadas à vida artística e obras de pintura mural de Almada Negreiros, uma iniciativa que será transmitida gratuitamente pela Internet e conta com o apoio da Administração do Porto de Lisboa (APL).
![]() |
Com vários portos europeus, asiáticos e americanos congestionados, os portugueses continuam a fluir. Porquê?
O Porto de Sines, o maior do país, garante que as operações “têm sido fluídas”, num momento em que existem disrupções em vários portos internacionais.
“A operação dentro do porto não teve problemas como na China e Los Angeles”, conta o Presidente do Porto de Sines, José Luís Cacho. “Felizmente temos conseguido controlar as coisas em termos de pessoal. No caso concreto de Sines, as operações estão fluídas, não houve atrasos devido à pandemia”, garante.
![]() |
«SPIRIT OF ADVENTURE» e «ARTANIA» no Terminal de Cruzeiros de Leixões
O Terminal de Cruzeiros de Leixões recebeu, esta segunda-feira, a visita do SPIRIT OF ADVENTURE. Esta visita a Leixões faz parte de uma viagem de 15 dias de ida e volta desde Southampton com passagens pelo Funchal, Ilhas Canárias, Lisboa, Leixões e Corunha.
![]() |
Pirataria Marítima a decrescer em 2021 com zero ocorrências nos navios de bandeira portuguesa
O ano de 2021 ficou marcado pelo número mais baixo de incidentes de pirataria e assaltos à mão armada desde a década de 90, de acordo com os relatórios anuais de controlo da Pirataria Marítima a que a DGRM teve acesso.
A Pirataria continua a ser um grande flagelo ao transporte marítimo, mas o panorama global tem vindo a melhorar. De acordo com a Câmara de Comércio Internacional, em 2021 foram registados 132 incidentes contra 195 no ano transato, com 88% das ocorrências a resultarem na entrada dos piratas a bordo, com ameaças de armas de fogo ou armas brancas.
![]() |
Pólos de inovação Porto-Matosinhos (I e II) incluídos no Fundo Azul para investimento na economia do Mar.
Oito avisos convite do Fundo Azul para investimento na economia do mar no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com dotação de 84 milhões de euros, foram publicados e devem estar concluídos até final de 2025.
“Foram publicados os oito Avisos Convite do Fundo Azul para os polos a serem financiados pelo PRR, com vista à criação do ‘Hub’ Azul de infraestruturas em rede para dinamizar a Economia Azul em Portugal”, refere o Ministério do Mar.
![]() |
Carga movimentada nos portos do Norte equivale a 71% do total galego até novembro
A carga movimentada nos portos do Norte equivaleu, de janeiro a novembro de 2021, a cerca de 71% do volume total movimentado pelos cinco maiores portos da Galiza no mesmo período, de acordo com dados oficiais consultados pela Lusa.
Segundo dados da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e do Porto de Aveiro, o Porto de Leixões e o terminal aveirense movimentaram, em conjunto, 19.154.273 de toneladas de mercadorias nos primeiros 11 meses de 2021.
![]() |
AGEPOR entusiasmada com os desenvolvimentos no sector marítimo-portuário
A AGEPOR entra em 2022 a destacar os “sinais de dinâmica e esperança” que identifica no sector marítimo-portuário nacional.
Em comunicado, a Associação que representa os agentes de navegação de Portugal realça aquilo que considera ser “um conjunto de factos e projectos que, um pouco por todo o País, dão sinais de dinâmica e esperança e encorajam o sector marítimo-portuário”.
![]() |
SINES
Depois do Ellalink Governo espera mais cabos submarinos em Portugal até 2025
Depois do cabo EllaLink, o Governo português está convicto que vão surgir mais projetos internacionais de cabos submarinos em Portugal, até 2025. Para já, são conhecidos três projetos além do Ellalink.
"Portugal está em condições para ajudar a Europa a tornar-se no centro geoestratégico da economia de dados", afirmou o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, na conferência "Encontros na ZILS: Sines Tech, EU-Atlantic Data Gateway Platform", esta terça-feira.
![]() |
MARTA REBELO
A única mulher a trabalhar num navio de carga nos Açores
Marta Rebelo é a única marinheira a operar em navios de carga inter-ilhas nos Açores. Foi uma aposta dos Transportes Marítimos Graciosenses TMG) para eliminar barreiras no mercado de trabalho e promover a igualdade de género em profissões que durante séculos foram reservadas apenas a homens.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA
DGRM organiza webinar sobre TRANSIÇÃO VERDE E DIGITAL E SEGURANÇA NAS PESCAS
A DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em parceria com o IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, promove o WEBINAR - Sessão de esclarecimento sobre o Aviso de Concurso n.º /C10-i02/2021 - TRANSIÇÃO VERDE E DIGITAL E SEGURANÇA NAS PESCAS, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.