Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Tiago Pitta e Cunha, Presidente da Fundação Oceano Azul

Nesta edição do "Porto de Encontro", destaque para a intervenção de Tiago Pitta e Cunha, da Fundação Oceano Azul, num Seminário realizado no Museu Marítimo de Ílhavo sobre 'Economia do Mar'.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES | PODCAST

StoryMap do Porto de Sines, na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, dá, nesta edição, destaque à disponibilização, na web, da aplicação “StoryMap do Porto de Sines”, que apresenta a evolução histórica desta infraestrutura portuária através de mapas, imagens, vídeos e textos que se revelaram importantes para a afirmação do porto no contexto nacional e internacional.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

J. Amaral com plataforma logística em Estarreja

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque especial vai para uma das empresas de transporte rodoviário de mercadorias que há mais tempo labora no Porto de Aveiro.
A J. Amaral, com sede em Estarreja, opera em todo o país e para os mais variados destinos europeus. A empresa TIR tem agora uma plataforma logística em Estarreja, junto aos nós da A1 e A29.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Comandante Armando Santos fala da segurança no Porto de Aveiro

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque especial vai para a segurança. Ouvimos o Comandante Armando Santos, que é o responsável pela segurança do Porto de Aveiro.
Os riscos, a prevenção de acidentes, os planos de emergência em vigor, são assuntos em análise no programa.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Entrevista a Nuno Pires, Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro (2)

A Comunidade Portuária de Aveiro (constituída em 1998), integra representantes de diversas Associações, Empresas, Autarquias e Estabelecimentos de ensino superior. Nesta edição do programa "Porto de Encontro", a segunda parte da entrevista ao Presidente da CPA, Nuno Pires.

NICOLAU SANTOS NA ANTENA 1

A greve dos estivadores e os interesses dos portos espanhóis

A greve dos estivadores, nas contas de Nicolau Santos. Espaço de comentário na Antena 1, que pode ouvir aqui.

LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA APSS, NO FÓRUM TSF:

«Não há uma linha no EIA a dizer que os golfinhos estão ameaçados»

«Não há uma linha no Estudo de Impacte Ambiental (EIA) a dizer que os golfinhos estão ameaçados», afiançou Lídia Sequeira em intervenção no Fórum TSF desta sexta-feira.
Na sua intervenção, a Presidente da APSS desmonta, um a um, os argumentos mais veiculados pelos que se manifestam contra as dragagens no Sado.

 

LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA APSS, EM ENTREVISTA À ANTENA 1:

Dragagens serão feitas por equipamento moderno e mais silencioso

Em entrevista ao Portugal em Directo da Antena 1, Lídia Sequeira, Presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, esclarece que os trabalhos vão ser feitos por uma única draga. Equipamento esse, refere Lídia Sequeira, moderno e mais silencioso, tendo como preocupação reduzir os impactos junto dos golfinhos.

A Presidente do Porto de Setúbal refere também que vão ser retirados cerca de três milhões e meio de metros cúbicos de areia, cerca de metade dos valores que associações ambientalistas têm avançado.
A responsável recusa qualquer ligação entre as dragagens e a perda de areia das praias da Arrábida e anuncia um estudo sobre esse movimento das correntes marítimas.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES | PODCAST

Entrevista a Eduardo Bandeira, Director da ETLA

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, destaca, nesta edição, o trabalho da Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (ETLA), sediada na ZIL's, em Sines, numa conversa com o novo director, Eduardo Bandeira, sobre o presente e o futuro daquele estabelecimento de ensino.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Entrevista a Nuno Pires, Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro

A Comunidade Portuária de Aveiro (constituída em 1998), integra representantes de diversas Associações, Empresas, Autarquias e Estabelecimentos de ensino superior. Para esta edição do programa "Porto de Encontro", entrevistámos o Presidente da CPA, Nuno Pires.

ESTE SÁBADO, EM REPOSIÇÃO, AO MEIO-DIA

Eduardo Bandeira, Director da ETLA, no programa da CPSI na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, destaca, nesta edição, o trabalho da Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (ETLA), sediada na ZIL's, em Sines, numa conversa com o novo director, Eduardo Bandeira, sobre o presente e o futuro daquele estabelecimento de ensino.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Entrevista a José Azevedo, Presidente da TRANA

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a actividade das agências de navegação, indispensáveis à operação portuária. No programa vamos ter a oportunidade de falar com António José Azevedo, Presidente da Administração da TRANA, empresa que trabalha há 37 anos a partir da Gafanha da Nazaré.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

«Sal de Aveiro» pretende recuperar marinhas abandonadas

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para o projeto 'Sal de Aveiro'. Trata-se de uma iniciativa que está a ser dinamizada pela Associação Comercial de Aveiro, e que passa por apoiar empreendedores interessados em criar negócios que permitam recuperar antigas marinhas de sal, atualmente abandonadas.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Projecto ZALI em destaque

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para o projeto ZALI.
A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou a primeira fase da empreitada de infra-estruturação da sua Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI). A obra, uma das mais importantes dos anos mais recentes na área portuária, tinha como preço base 3.550 milhões de euros.

Após concurso público, a que concorreram 19 empresas, a empreitada acabou por ser adjudicada em fins de julho por 2.130 milhões de euros.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Logística no Alentejo

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, acompanhou o workshop promovido pelo Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, que se realizou em Sines, subordinado ao tema 'Logística no Alentejo – Oportunidades de Desenvolvimento'.
No encontro, o Presidente da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) defendeu a criação de uma marca global para promover o potencial logístico da região.
 

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

APIBARRA na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) que é emitido na rádio Miróbriga, quinzenalmente, às sextas-feiras, foi conhecer o trabalho que os pilotos de barra desenvolvem no Porto de Sines.
Convidado desta edição o comandante Miguel Vieira de Castro, Presidente da Apibarra (Associação dos Pilotos de Barra e Portos), e piloto de barra no Porto de Sines desde 2001.
 

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES | Álvaro Correia, do SINPORSINES

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) que é emitido na rádio Miróbriga, quinzenalmente, às sextas-feiras, convidou o dirigente sindical Álvaro Correia, do SINPORSINES- Sindicato dos Trabalhadores Portuários e do Mar, para uma conversa sobre a criação do sindicato e a atividade que desenvolve no Porto de Sines.
A defesa dos trabalhadores, o futuro do setor e a participação na Comunidade Portuária de Sines foram alguns dos temas da conversa.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES | António Pedreira, da Recipneu

O programa da Comunidade Portuária de Sines que é emitido na rádio Miróbriga, quinzenalmente, às sextas-feiras, convidou o Dr. António Pedreiro, diretor-geral da Recipneu, um dos fundadores da CPSI, para uma conversa sobre a empresa nacional de reciclagem de pneus, instalada no Parque Industrial de Sines, há dezassete anos.
A empresa abriu as portas da unidade fabril de Sines ao espaço CPSI que acompanhou uma operação de transformação dos pneus em granulado de borracha.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES | PODCAST

Carlos Vasconcelos, Director-Geral da MSC Portugal (1)

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, convidou o diretor-geral da MSC Portugal, Carlos Vasconcelos para uma conversa sobre o principal armador a operar no Terminal XXI do Porto de Sines.

Na primeira parte deste programa, que se divide em dois, o responsável fala na criação da MSC Portugal e na aposta do armador no porto de Sines. Carlos Vasconcelos fala ainda sobre a necessidade de investimento na ferrovia para tornar o Porto de Sines num porto ibérico.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Miguel Ângelo Mateus, Comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Sines

O Comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Sines (em substituição), é o convidado desta emissão do programa da CPSI.

A missão da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), o seu efetivo, o patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial, a gestão e cooperação do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo e as missões específicas no Porto de Sines, foram alguns dos temas abordados nesta conversa com o alferes de cavalaria Miguel Ângelo Trindade Mateus.

Total: 161
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9