Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Conferência «Imagine Sines - Sustentabilidade e Inovação conectando o futuro»

Na Conferência “Imagine Sines - Sustentabilidade e Inovação conectando o futuro” discutiram-se os desafios e perspectivou-se o futuro de Sines enquanto sistema multiportuário ibérico eficiente e dinâmico, integrado nas principais redes de transporte. Com três painéis subordinados aos temas “Transição energética e economia circular”, “Inovação e digitalização” e “Cadeias logísticas globais”, o evento contou com a presença de representantes de organizações de relevo do sector marítimo-portuário internacional.

Este o destaque de mais uma edição do programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines. Produzido pela rádio M24, é emitido, quinzenalmente, às sextas-feiras, com repetição aos sábados, a partir das 12:00.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Helena Silva fala da certificação do Sistema de Gestão da Conciliação

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) na rádio M24 (Santiago do Cacém), conversa esta semana com Helena Silva, directora de recursos humanos da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), sobre a obtenção do certificado do seu Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal dos trabalhadores.

COM ÁUDIO

APA empenhada em continuar a fazer crescer o Porto de Aveiro

A administração do Porto de Aveiro considera que o estudo do perfil da Barra e o desenvolvimento da Zona de Actividades Logisticas e Industriais são "peças decisivas" na expansão portuária.

Fátima Alves explica que o trabalho de estudos está a decorrer para perceber como é possível melhorar a acessibilidade da Barra a navios até 32 metros de boca. Hoje a Barra é acessível a navios até 200 metros e com 28 metros de boca, dependente das marés.

Fernando Caçoilo confirma «relação de irmãos» com o Porto de Aveiro

Fernando Caçoilo defende que a relação com o Porto de Aveiro estabilizou e é, hoje, um casamento seguro. O autarca de Ílhavo participou na emissão de mensagens temáticas no âmbito da celebração do aniversário do Porto durante o mês de Abril.
Foi o escolhido para fechar esse ciclo de testemunhos.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Isabel Cardoso fala da plataforma «Portugal Site Selection»

O Espaço da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) dá a conhecer a plataforma Portugal Site Selection, numa conversa com Isabel Cardoso, administradora executiva da Aicep Global Parques.

Esta plataforma, lançada em 2008, com o objectivo de ajudar o investidor a encontrar a melhor localização empresarial em Portugal para instalar o seu negócio, evoluiu e permite agora uma navegação mais intuitiva. O "motor de busca" tem uma base SIG, o que permite que os activos sejam georreferenciados no mapa, possibilitando ao investidor procurar com base nos seus requisitos e encontrar várias soluções ou ofertas.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Raúl Magalhães, Presidente da APLOG (II parte)

O Espaço da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou Raúl Magalhães, Presidente da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) para uma conversa sobre o papel da associação e o peso da logística na economia nacional.
Nesta segunda parte da entrevista, o responsável analisa o impacto do Brexit neste sector, abordando também o estudo que a APLOG está a desenvolver e vai apresentar em breve sobre a logística em Portugal.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Raúl Magalhães, Presidente da APLOG

O Espaço da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou Raúl Magalhães, Presidente da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) para uma conversa sobre o papel da associação e o peso da logística na economia nacional.

Nesta entrevista, que será dividida em duas partes, o responsável aborda ainda os impactos positivos e negativos da pandemia de covid-19 no sector e fala dos desafios futuros, como a automação na área da logística.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

ObservaRia regressa, este ano em versão online - Entrevista ao Presidente da Câmara de Estarreja

O certame dedicado à observação de aves e turismo de natureza está de regresso, de 8 a 11 de Abril, num formato online adaptado à Pandemia da Covid-19.
A ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair promove o território natural do BioRia e é um espaço privilegiado de debate sobre as temáticas ambientais que estão na ordem do dia.
Este certame procura destacar os valores do turismo de natureza. O autarca revela que a pandemia acabou por mostrar que os percursos ao ar livre são uma reserva inestimável.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

1.º aniversário da associação MARIA - Movimento dos Amigos da Ria de Aveiro

O Espaço da CPA dedica a sua emissão à associação MARIA – Movimento dos Amigos da Ria de Aveiro, que completou o seu primeiro aniversário.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Transportes de pás eólicas da Laso e biocombustíveis da Prio

O transporte da maior pá eólica produzida na Península Ibérica decorreu recentemente entre a fábrica da Riablades, em Vagos, e o Porto de Aveiro, realizou-se “com sucesso”, anunciou a empresa LASO, que teve a seu cargo a operação.

Este e outros assuntos em destaque nesta edição.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Porto de Aveiro apoia operadores afectados pela pandemia de Covid-19

O Porto de Aveiro decidiu apoiar os operadores que enfrentam dificuldades devido ao impacto na economia global da pandemia de Covid-19.

As medidas anunciadas “têm presente que as administrações portuárias são um importante fator de desenvolvimento da economia local, regional e nacional”.
Destaque nesta edição do programa.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Futuro da economia do mar

Entrevista a José Poças Esteves, um dos peritos que esteve envolvido na elaboração do Hypercluster do Mar, um estudo que foi coordenado por Ernâni Lopes.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Náutica de recreio

Neste programa, damos destaque especial à náutica de recreio e actividades associadas.

2020 conheceu avanços do programa das estações náuticas, numa iniciativa do Fórum Oceano. No final do ano, a Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro tomou o pulso aos vários projetos concelhios.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Pesca artesanal na Costa Nova

Conversa com o pescador Manuel Santos, conhecido por Nel! Vive da pesca artesanal, na Ria de Aveiro. Uma entrevista realizada nas margens da Ria junto de quem "cuida e sente" a Ria.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Entrevista a Jorge Martins, CEO da Neptune

O CEO da Neptune, empresa que ficou por 20 anos com as instalações dos antigos estaleiros Ria Marine, acredita que Portugal pode dar cartas no mundo da náutica de recreio, tanto nos serviços de apoio como na criação de novas embarcações.

Jorge Martins fala sobre o contrato de concessão do espaço do antigo estaleiro naval com o Porto de Aveiro. O espaço será dotado de uma doca seca, estufa de pintura e garante soluções para reabilitar e modernizar embarcações.

NUNO ARAÚJO NA TSF

Contas do Porto de Leixões

O fecho das torneiras da refinaria de Matosinhos vai fazer com que a Galp passe de primeira para terceira operadora. Nesta fase há alternativas em estudo aliadas a novos serviços, novas rotas para destinos, por exemplo, como a Irlanda e ao projecto de descarbonização que pretende tornar o espaço mais atrativo ao investimento, como revela Nuno Araújo, o presidente da APDL.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Cabo submarino Sines-Fortaleza em destaque

O espaço da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) destaca, nesta edição, a ancoragem, em Sines, do cabo submarino que o consórcio EllaLink está a construir entre a América do Sul e a Europa, cuja actividade comercial vai arrancar em maio deste ano.
O Espaço CPLS entrevistou o CEO da Aicep Global Parques, Filipe Costa, sobre este projeto que levou quase dois anos e meio a ser construído e que conduziu à criação do Sines Tech na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

123.º aniversário da Restauração do Concelho de Ílhavo

No dia 13 de janeiro a Câmara Municipal de Ílhavo assinalou o 123.º aniversário da Restauração do Concelho de Ílhavo, celebrado, este ano, num formato online, transmitido em directo através das redes sociais do Município.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Entrevista a Rui Gamito (Agro Merchants)

O Espaço da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou Rui Gamito, responsável local da empresa Agro Merchants para uma conversa sobre a actividade do grupo no Porto de Sines.
Desde 2019 que a Agro Merchants está no Porto de Sines, altura em que adquiriu as instalações da FrioPuerto, reforçando a sua presença na Península Ibérica.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Apresentação do livro «Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau» (II)

Trata-se de um livro que retrata a gastronomia de bordo de forma "fiel". É desta forma que a chef Patrícia Borges fala sobre a “Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau ” apresentado recentemente no Museu Marítimo de Ílhavo. Esta edição, que marca a estreia da coleção “A Nossa Mesa” , tem a sua origem no Festival Gastronomia de Bordo, um evento que surgiu em 2018 apoiado no Projeto “Territórios com História.

Total: 326
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17