Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Miguel Ângelo Mateus, Comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Sines

O Comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Sines (em substituição), é o convidado desta emissão do programa da CPSI.

A missão da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), o seu efetivo, o patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial, a gestão e cooperação do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo e as missões específicas no Porto de Sines, foram alguns dos temas abordados nesta conversa com o alferes de cavalaria Miguel Ângelo Trindade Mateus.

OLINTO RAVARA, PRESIDENTE DA APA:

«Porto de Aveiro tem grandes perspectivas de crescimento»

Olinto Ravara afirma-se disponível para continuar a servir o porto de Aveiro mas assume que este é o momento em que o Governo vai dizer o que pretende para o futuro da administração, numa Assembleia marcada para o final do mês (28 de Setembro).
Depois da saída de Braga da Cruz, dois administradores asseguraram a liderança transitória (João Borges num primeiro momento e Olinto Ravara nos últimos meses), e a definição de um modelo a médio prazo será concretizada no final deste mês.

Entrevistado pela Terra Nova, o actual presidente da APA afirma que qualquer que seja o cenário o Porto de Aveiro vai continuar a crescer.

TSF

Praia do Ouro, Sesimbra

O programa "Praia a Praia", emitido pela TSF, esteve na Praia do Ouro, em Sesimbra. Veja como foi, e ouça o programa. Localizada na Baía de Sesimbra, a Praia do Ouro apresenta geralmente o mar bastante calmo e areal com pouca inclinação, sem baixios, o que a torna ideal para famílias e crianças.

TSF

Praia fluvial de Melres, Gondomar

O programa "Praia a Praia", emitido pela TSF, esteve na praia fluvial de Melres. Veja como foi, e ouça o programa.

Santa Luzia, «o centro comercial da natureza com montras de paisagem infinita»

Com a Bandeira Azul e "Águas de Ouro", galardão atribuído pela Quercus, "poluição zero" podia ser o mote da Praia fluvial de Santa Luzia , em Pampilhosa da Serra.

Este é um oásis verde que os incêndios de 2017 pouparam. As águas do rio Unhais são emolduradas por duas imponentes escarpas rochosas e, sobretudo, "com qualidade excelente". Assim o garante Catarina Gonçalves da associação Bandeira Azul da Europa.

TSF

Praia Grande de Sintra. Tão bela como perigosa

A equipa TSF esteve na Praia Grande, em Sintra. Rui Filipe da Terra, capitão tenente da capitania de Cascais; Sofia Silvano, chefe da divisão de reabilitação urbana da Câmara Municipal de Sintra; Sofia Cruz, da Parques de Sintra; Flora Silva, da Associação Olho Vivo; Pedro Santos, do Casal de Santa Maria e Cardim Ribeiro, do Museu de Arqueologia de Odrinhas são os convidados.

TSF

Nadar entre paisagens verdes na Praia Fluvial do Alvito da Beira

Em plena ribeira do Alvito encontramos uma praia envolta numa paisagem verde, de águas transparentes e relvado pronto a estender a toalha. A Praia Fluvial do Alvito da Beira, em Proença-a-Nova ,foi inaugurada em 2007 e conta também com um bar de praia que serve refeições.

Bem perto ficam a Praia Fluvial da Cerejeira e a Praia Fluvial da Fróia, que renovou este ano o galardão de praia com qualidade de ouro, atribuído pela Quercus. Um pouco mais distante, mas ainda no concelho de Proença a Nova, a Praia Fluvial do Malhadal.

TSF

A «natureza em bruto» na Praia do Almograve

Com bons acessos, um areal extenso e pequenas piscinas formadas pelas rochas na maré baixa, a Praia de Almograve, em Odemira , é ideal para famílias.
Esta praia com Bandeira Azul na Costa Vicentina é exemplo da "natureza em bruto", palavras de Comandante Velho Gouveia, comandante do Instituto de Socorro a Náufragos.

TSF

O rio também tem ondas na Praia de Castanheira de Pêra

Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra , é uma praia fluvial, mas não lhe faltam ondas, pelo menos de hora a hora. Há ainda uma zona de piscina, outra reservada a desportos de água, como o padel escalada e rappel, e um slide que atravessa a praia de uma ponta à outra.

Cláudio André é o responsável por todas estas atividades na ribeira de Pêra. O presidente da Prazilândia e dois membros da administração, Pedro Dinis e Alexandra Martins, são os primeiros convidados deste Praia a Praia.

TSF

Estender a toalha rodeado pela História na Praia Norte

Para chegar à Praia Norte , em Viana do Castelo, é preciso atravessar a cidade e deixar para trás o Castelo de Santiago da Barra, a Ponte Eiffel, que atravessa o rio Lima, a Igreja da Sr.ª d'Agonia, e o centro histórico com todos os seus monumentos, como a igreja matriz medieval, os antigos Paços do Concelho ou a casa quinhentista da misericórdia.

A História rodeia esta praia, velada ao longe pelo Santa Luzia, o Templo-Monumento dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

TSF

Senhor da Pedra, uma das 15 melhores praias da Europa

A Praia Senhor da Pedra é uma das 15 melhores praias da Europa, distinção atribuída pela organização European Best Destinations. Esta é uma praia acessível e com Bandeira Azul, uma de muitas da região, conta o presidente da câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

OUÇA O PODCAST

Inspector António Cunha e Silva, do SEF, no programa da CPSI na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, tem desta feita como convidado o responsável do posto de patrulha Marítimo do Porto de Sines do SEF. O inspector António Cunha e Silva vai dar-nos a conhecer o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em Sines.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Investimento ferroviário para transporte de mercadorias em destaque

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para o Investimento ferroviário para transporte de mercadorias. Recorde-se que a Rádio Voz da Ria emite quinzenalmente, há mais de 4 anos (desde Março de 2014), o programa “Comunidade Portuária de Aveiro em foco”, destinado a dar voz aos anseios, projectos e realizações de uma das comunidades portuárias mais dinâmicas do país.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

À conversa com Fernando Pereira, um velho «Lobo do Mar»

Nesta edição do "Porto de Encontro", entrevista a Fernando Pereira, 91 anos, um velho "Lobo do Mar", mais de três décadas passadas em navios bacalhoeiros.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

À conversa com Manuel Mário Bola

Manuel Mário Bola, antigo chefe de máquinas em navios bacalhoeiros, guarda velhas memórias dos mares gelados do Atlântico Norte. Navegou ainda por mares de Angola, Moçambique, Malásia e Somália, entre outros.
Em casa guarda a sua grande colecção de miniaturas de embarcações. No seu espaço de trabalho tem máquinas para madeira e ferro, inúmeras réplicas de embarcações, umas compradas e outras construídas por si.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Inspector António Cunha e Silva, do SEF, no programa da CPSI na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, tem desta feita como convidado o responsável do posto de patrulha Marítimo do Porto de Sines do SEF. O inspector António Cunha e Silva vai dar-nos a conhecer o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em Sines.
O programa é emitido, às sextas-feiras, a partir das 12h00, com repetição aos sábados, a partir das 12h00.

PARA OUVIR EM PODCAST

Fernanda Santos, Coordenadora da USPAL, no programa da CPSI na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, dá destaque ao trabalho desenvolvido pela Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral (USPAL), convidando a sua coordenadora, Fernanda Santos, para uma conversa em torno do Plano Local de Saúde que vai ser implementado no terreno a partir de 2019 e sobre a aproximação da USPAL ao Porto de Sines.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Manual de Cultivo de Ostras em Portugal e Código de Boas Práticas

Os investigadores que assinam o “Manual de Cultivo de Ostras em Portugal e Código de Boas Práticas”, assumem a sustentabilidade de recursos como a principal marca para dar futuro à atividade. Francisca Félix Azevedo, José Fernando Gonçalves, Mariana Hinzmann e Paulo Vaz-Pires, docentes e investigadores no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, da Universidade do Porto, defendem que para produzir bem é necessário atender à envolvente social e económica.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Pesca da arte xávega em destaque

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a pesca da arte xávega, de que ainda dependem pequenas comunidades piscatórias de várias praias da região de Aveiro. Os seis barcos que ainda pescam nas praias de Aveiro regressaram à faina, aos poucos, em Junho.

Nesta altura, quem chega às praias da região de Aveiro vê as tradicionais campanhas de pesca com arte xávega.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Plataforma Estações Marítimas Centro de Portugal

A Turismo Centro de Portugal apresentou, no Museu Marítimo de Ílhavo, a plataforma Estações Marítimas Centro de Portugal. Este é um projeto concebido para facilitar a vida aos visitantes que chegam à região pelo mar e que é também útil para os que viajam por via terrestre ou aérea. A plataforma, desenvolvida tecnicamente pela Altice e pela Wiremaze, está disponível sob a forma de aplicativo, para Android e iPhone.

Total: 134
[1] 2 3 4 5 6 7