Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Dos dialectos dos peixes ao canto das baleias, esta biblioteca de sons quer pôr-nos a ouvir todos os ruídos do fundo do mar

A nova plataforma, que será lançada em breve, vai permitir captar sons marinhos de espécies conhecidas e não identificadas. A GLUBS é pensada para cientistas, mas quem se interessar pela vida marinha também pode participar – basta utilizar a aplicação.

JOSÉ LUÍS CACHO EM ENTREVISTA À RÁDIO RENASCENÇA

Presidente da APP afasta a possibilidade de um problema de abastecimento de alimentos, matérias primas ou energia no país

Presidente da Associação dos Portos de Portugal afasta a possibilidade de um problema de abastecimento de alimentos, matérias primas ou energia no país, nos próximos meses. Outra coisa é o preço pago pelos bens e serviços. Aqui nada está garantido, avisa José Luís Cacho.

José Luís Cacho, que é também Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, defende ainda uma nova estratégia energética para o país, com Sines a servir de porta de entrada do gás para toda a Europa. Garante que o porto alentejano pode voltar a servir uma central a carvão, se necessário, e lembra ao novo Governo as prioridades para o sector.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

À conversa com Manuel Pereira Coutinho

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou, esta semana, Manuel Pereira Coutinho para uma conversa sobre o projecto-piloto de produção de macroalgas em mar aberto que está a ser desenvolvido no Porto de Sines.
Falamos ainda do grande registo na movimentação da carga contentorizada que o Porto de Sines alcançou em 2021, tendo ultrapassado a barreira dos 1,8 milhões de TEU (unidade equivalente a 20 pés) movimentadas.

FÁTIMA LOPES ALVES

Presidente do Porto de Aveiro analisa ano record de 2021 e perspectiva futuro

Em declarações ao espaço rádio da Comunidade Portuária de Aveiro, Fátima Alves, Presidente da administração portuária, faz o balanço de 2021 em que, “apesar das adversidades, o porto manteve um ritmo bastante elevado”, e perspetciva os próximos meses de actividade, com relevo para os investimentos em curso.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

À conversa com Filipe Costa (aicep Global Parques)

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, para fazer um balanço da 2.ª Grande Conferência 'Encontros ZILS' que se realizou a 11 de janeiro, em Sines, sobre o tema da transição digital.

O encontro contou com a presença dos principais players dos investimentos previstos para o complexo industrial e portuário de Sines.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

À conversa com Arsénio Salvador (REPSOL) e Ana Fonseca (Oficial de Protecção do Porto de Sines)

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) falou com o director-geral da Repsol em Sines, Arsénio Salvador, sobre a expansão do seu complexo industrial para a construção de duas novas fábricas consideradas fundamentais para a sustentabilidade da empresa; com o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e com o CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa, sobre a contratualização de terrenos na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) que vai permitir avançar com o projeto.

Neste programa estivemos ainda à conversa com Ana Fonseca, oficial de protecção do Porto de Sines, a respeito do webinar sobre segurança que se realizou em Novembro.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

António Costa destaca em Sines record de investimento directo estrangeiro em Portugal

O Programa da CPLS esteve presente na cerimónia de assinatura do contrato de investimento que o Governo assinou a13 de Outubro com a Repsol. A cerimónia foi presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, no Complexo Industrial de Sines. Considerado um projecto de potencial interesse nacional (PIN), o maior investimento industrial dos últimos 10 anos em Portugal permitirá construir duas novas fábricas, com produtos 100% recicláveis e melhorar a balança comercial de Portugal.

Este o destaque de mais uma edição do programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines. Produzido pela rádio M24, é emitido, quinzenalmente, às sextas-feiras, com repetição aos sábados, a partir das 12:00.
 

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

28,5 milhões de euros para modernizar linha de Sines

A empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul foi, em finais de Setembro, consignada pela Infraestruturas de Portugal (IP) ao consórcio Sacyr Neopul, S.A./ Sacyr Somague, no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020, num investimento de cerca de 28,5 milhões de euros.
Este o destaque de mais uma edição do programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines. Produzido pela rádio M24, é emitido, quinzenalmente, às sextas-feiras, com repetição aos sábados, a partir das 12:00.
 

O 5G e os drones estão a chegar aos portos

A revolução na logística está em marcha com os avanços tecnológicos. Pedro Machado, da NOS, e Hugo Bastos, do Porto de Leixões, falam da experiência-piloto 5G que já está no terreno.

FÁTIMA ALVES:

Sou apologista de uma estrutura de missão para a gestão da ria

A Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro defende a criação de uma estrutura de missão para a gestão da ria de Aveiro como forma de ultrapassar o impasse gerado com a criação de entidade gestora.

Fátima Alves participou na apresentação do livro “Ilhas da Ria”, da autoria de Maria José Santana, esta quarta-feira, no ISCIA, e deixou claro que o arrastamento do processo estará relacionado com a questão crónica dos interesses cruzados que pode despertar uma área tão rica.

Directora-Geral de Política do Mar convidada do programa da Antena1 «Espaço das 10»

A Directora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, foi a convidada do programa da Antena1 “Espaço das 10”.
Em foco esteve a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Conferência «Imagine Sines - Sustentabilidade e Inovação conectando o futuro»

Na Conferência “Imagine Sines - Sustentabilidade e Inovação conectando o futuro” discutiram-se os desafios e perspectivou-se o futuro de Sines enquanto sistema multiportuário ibérico eficiente e dinâmico, integrado nas principais redes de transporte. Com três painéis subordinados aos temas “Transição energética e economia circular”, “Inovação e digitalização” e “Cadeias logísticas globais”, o evento contou com a presença de representantes de organizações de relevo do sector marítimo-portuário internacional.

Este o destaque de mais uma edição do programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines. Produzido pela rádio M24, é emitido, quinzenalmente, às sextas-feiras, com repetição aos sábados, a partir das 12:00.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Helena Silva fala da certificação do Sistema de Gestão da Conciliação

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) na rádio M24 (Santiago do Cacém), conversa esta semana com Helena Silva, directora de recursos humanos da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), sobre a obtenção do certificado do seu Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal dos trabalhadores.

COM ÁUDIO

APA empenhada em continuar a fazer crescer o Porto de Aveiro

A administração do Porto de Aveiro considera que o estudo do perfil da Barra e o desenvolvimento da Zona de Actividades Logisticas e Industriais são "peças decisivas" na expansão portuária.

Fátima Alves explica que o trabalho de estudos está a decorrer para perceber como é possível melhorar a acessibilidade da Barra a navios até 32 metros de boca. Hoje a Barra é acessível a navios até 200 metros e com 28 metros de boca, dependente das marés.

Fernando Caçoilo confirma «relação de irmãos» com o Porto de Aveiro

Fernando Caçoilo defende que a relação com o Porto de Aveiro estabilizou e é, hoje, um casamento seguro. O autarca de Ílhavo participou na emissão de mensagens temáticas no âmbito da celebração do aniversário do Porto durante o mês de Abril.
Foi o escolhido para fechar esse ciclo de testemunhos.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Isabel Cardoso fala da plataforma «Portugal Site Selection»

O Espaço da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) dá a conhecer a plataforma Portugal Site Selection, numa conversa com Isabel Cardoso, administradora executiva da Aicep Global Parques.

Esta plataforma, lançada em 2008, com o objectivo de ajudar o investidor a encontrar a melhor localização empresarial em Portugal para instalar o seu negócio, evoluiu e permite agora uma navegação mais intuitiva. O "motor de busca" tem uma base SIG, o que permite que os activos sejam georreferenciados no mapa, possibilitando ao investidor procurar com base nos seus requisitos e encontrar várias soluções ou ofertas.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Raúl Magalhães, Presidente da APLOG (II parte)

O Espaço da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou Raúl Magalhães, Presidente da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) para uma conversa sobre o papel da associação e o peso da logística na economia nacional.
Nesta segunda parte da entrevista, o responsável analisa o impacto do Brexit neste sector, abordando também o estudo que a APLOG está a desenvolver e vai apresentar em breve sobre a logística em Portugal.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Raúl Magalhães, Presidente da APLOG

O Espaço da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou Raúl Magalhães, Presidente da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) para uma conversa sobre o papel da associação e o peso da logística na economia nacional.

Nesta entrevista, que será dividida em duas partes, o responsável aborda ainda os impactos positivos e negativos da pandemia de covid-19 no sector e fala dos desafios futuros, como a automação na área da logística.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

ObservaRia regressa, este ano em versão online - Entrevista ao Presidente da Câmara de Estarreja

O certame dedicado à observação de aves e turismo de natureza está de regresso, de 8 a 11 de Abril, num formato online adaptado à Pandemia da Covid-19.
A ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair promove o território natural do BioRia e é um espaço privilegiado de debate sobre as temáticas ambientais que estão na ordem do dia.
Este certame procura destacar os valores do turismo de natureza. O autarca revela que a pandemia acabou por mostrar que os percursos ao ar livre são uma reserva inestimável.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

1.º aniversário da associação MARIA - Movimento dos Amigos da Ria de Aveiro

O Espaço da CPA dedica a sua emissão à associação MARIA – Movimento dos Amigos da Ria de Aveiro, que completou o seu primeiro aniversário.

Total: 337
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17