Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Ferrovia em destaque

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, fazemos uma referência especial ao programa de investimentos ferroviários para melhorar a ligação a Espanha, que são de importância vital, sobretudo para as exportações do país.

O Porto de Aveiro, dotado de ramal ferroviário eletrificado, poderia beneficiar muito de ligação com possibilidade de movimentação de mercadorias.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Joaquin Garcia Estãn, da REPSOL, na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, convidou o diretor-geral do complexo industrial petroquímico da Repsol em Sines, Joaquin Garcia Estãn que vai dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa no complexo de Sines, os desafios que a Repsol enfrenta no mercado dos químicos e o plano de investimentos previstos para os próximos meses com vista à melhoria da eficácia e da competitividade da empresa.

O programa é emitido às sextas-feiras, a partir das 12h00, com repetição aos sábados, também ao meio-dia. Disponível também na web, em podcast.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Ferrovia em destaque

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, fazemos uma referência especial ao programa de investimentos ferroviários para melhorar a ligação a Espanha, que são de importância vital, sobretudo para as exportações do país.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Alterações climáticas em debate

Em destaque nesta emissão uma conferência proferida por Carlos Borrego, professor catedrático na Universidade de Aveiro e antigo Ministro do Ambiente. Carlos Borrego falou dos desafios impostos pelas alterações climáticas no planeta.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Cave de miniaturas de moliceiros, xávegas e bateiras patacha

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro o destaque vai para António Simões. O nome pode não lhe dizer muito, mas este reformado da construção civil tem uma grande paixão pela ria de Aveiro.
Uma paixão que o levou a juntar o saber da carpintaria aos barcos. A cave de António Simões foi, ao longo dos anos, transformada em estaleiro de miniaturas de moliceiros, xávegas e bateiras ‘patacha’ .

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Secagem do bacalhau: do ar livre para o frio

A secagem de bacalhau a céu aberto foi proibida e a fiscalização segue com atenção os procedimentos das empresas na Gafanha da Nazaré. A seca natural acabou e só pontualmente poderá ser feita por períodos curtos. Medida associada a questões de salubridade uma vez que o calor excessivo, as poeiras e os dejetos das aves poderiam comprometer a saúde pública. Apesar dos processos mecânicos que vieram para ficar, António Ribau lamenta que o país "não acarinhe uma tradição que mereceu da UE essa diferenciação".

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Maior recarga dunar do país

Nesta edição do espaço da CPA damos destaque à maior recarga dunar do país. São dois milhões metros cúbicos de areias, a retirar do Porto de Aveiro, para proteger os pontos negros da erosão costeira da região de Aveiro. Uma intervenção que serviu para o Ministro do Ambiente decretar a prioridade da política do Governo: mais areia e menos obras pesadas.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Reforço do cordão dunar entre a Costa Nova e a Vagueira

O reforço do cordão dunar entre a Costa Nova e a Vagueira avança em 2018 e a dragagem da ria vai a concurso em Maio. Duas certezas deixadas pelo Governo, em Ílhavo, na assinatura de contratos de investimento para várias empreitadas que abrangem todo o país.
Esta e outras reportagens estão 'integradas' neste programa da APA.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Conferência «A Economia Portuguesa e a Indústria 4.0: o Cluster do Mar»

Um debate público sobre a 'Economia Portuguesa e a Industria 4.0' e o 'Cluster do Mar', foram assuntos abordados numa conferência realizada em Aveiro. Deixou pistas sobre o potencial desta economia que “pede desburocratização”. Os projetos de inovação para o mar, as implicações económicas e empresariais e o financiamento e investimento na Economia do Mar, foram temas abordados perante uma ´plateia´ repleta de convidados.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES EM PODCAST

Francisco Mendes Palma (aicep Global Parques), na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) que é emitido na rádio Miróbriga, quinzenalmente, às sextas-feiras, convidou o Presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, para uma conversa em torno da empresa que integra o universo aicep Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), parceira nacional de referência no apoio a estratégias de localização empresarial.

Associada da Comunidade Portuária de Sines desde 2017, a entrada da agência na CPSI teve como objetivo fomentar o alargamento do espectro portuário da comunidade aos sectores industrial e logístico.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Marinhas do sal

O Espaço da Comunidade Portuária de Aveiro destaca, nesta edição, uma arte antiga ligada à Ria de Aveiro: as marinhas do sal. A laguna tem a maior plantação de salicórnia do país. Alavancada pela procura em ´alta´ para uso culinário, a produção certificada e 100% biológica de salicórnia, uma planta usada para substituir o sal, vai, a curto prazo, muito possivelmente, conhecer um crescendo significativo na zona de Aveiro, onde já está a ter maior expressão nacional.

PODCAST

Ministra do Mar no Espaço CPSI

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) que é emitido na rádio Miróbriga, quinzenalmente, às sextas-feiras, entrevistou, nesta edição, a Ministra do Mar.
Ana Paula Vitorino esteve em Sines para lançar a Janela Única Logística, um projecto que vai permitir a transformação digital do sistema logístico-portuário e colocar os portos nacionais na liderança do estado da arte dos processos de digitalização portuária.
O Espaço CPSI esteve à conversa com a Ministra do Mar, que falou sobre o futuro do Porto de Sines e a sua importância para a economia do país.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Ílhavos nos 20 anos da chegada do «Gil Eannes» a Viana do Castelo

A Fundação Gil Eannes assinalou o 20.º Aniversário da chegada do navio-hospital Gil Eannes a Viana do Castelo e, na lista de convidados, incluiu homens das Letras, artesãos do concelho de Ílhavo e várias figuras da cultura marítima nacional. A sessão solene comemorativa integrou a apresentação do livro “Os navios da pesca à linha” escrito pelo canadiano Jean Pierre Andrieux. A reportagem do acontecimento é apresentada neste programa.

13 DE FEVEREIRO

Dia Mundial da Rádio

O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de fevereiro. Escolheu-se esta data pois foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio celebrou-se em 2012.

 

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

A emitir há mais de 12 anos

A 24 de Outubro de 2005, a Rádio Terra Nova (105.0 FM) iniciava a transmissão do programa "Porto de Encontro".
Nas ondas da rádio, abriu-se uma escotilha com vista para o Porto de Aveiro. São estórias do mar, estórias das gentes do mar, estórias de marear.

Volvidos mais de doze anos, o programa continua a ser emitido, quinzenalmente, às segundas-feiras, entre as 11:30 e o meio-dia.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Programa inaugural aconteceu a 13 de Março de 2014

A Rádio Voz da Ria emite quinzenalmente o programa “Comunidade Portuária de Aveiro em foco”, destinado a dar voz aos anseios, projectos e realizações de uma das comunidades portuárias mais dinâmicas do país.
O programa vai para o ar às quintas-feiras, 11:00, com reposição às 14:00, podendo ser acedido também, em formato podcast, no site da CPA.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Eduardo Martins detalha o Projecto ONBOARD

O Espaço da Comunidade Portuária dá, nesta edição, grande destaque para um projeto que envolve o ISCIA - Instituto Superior das Ciências da Informação e Administração de Aveiro. O ISCIA tornou-se uma das entidades parceiras do projeto europeu ONBOARD, que é dirigido à formação na área portuária.
Um projeto que conta com a participação de seis entidades de três países diferentes (Portugal, Reino Unido e Irlanda), sendo coordenado pela empresa portuguesa de consultadoria INOVA+.

Ameaças cibernéticas incentivam regresso da rádio para navegação em alto mar

O risco de ataques cibernéticos contra a navegação por satélite de navios leva a que alguns países retrocedam na história e desenvolvam sistemas de backup com raízes na tecnologia de rádio da Segunda Guerra Mundial.

Os navios usam GPS (Sistema de Posicionamento Global) e outros dispositivos similares, que dependem do envio e recepção de sinais de satélite, que muitos especialistas consideram vulneráveis a interferências de hackers.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Capítulo Gastronómico da Confraria do Bacalhau em destaque

A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), a Capitania do Porto de Aveiro, Ivan Lins, compositor, músico e cantor brasileiro, Paulo de Carvalho, cantor português, foram entronizados este sábado Confrades de Honra, no 19.º Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau. Este o tema do programa emitido pela Rádio Terra Nova.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) que é emitido na rádio Miróbriga, quinzenalmente, às sextas-feiras, convidou o Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, para falar sobre as prioridades do novo mandato autárquico e do desenvolvimento económico do concelho de Sines.

Total: 102
[1] 2 3 4 5 6