Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
CHEGARAM 15 MIL PELO PORTO DO FUNCHAL
Avalanche de turistas na Madeira
O Porto do Funchal movimentou esta terça-feira mais de 15 mil pessoas, que chegaram a bordo de três navios de cruzeiro: AIDAbella, Azura e Iona.
A navegar com 2.824 pessoas a bordo, 2.192 das quais passageiros, o AIDAbella foi o primeiro a chegar, começando as manobras de acostagem às 6:00 horas. Vai também ser o último a partir, numa escala de 44 horas, agenciada pela Blatas, que inclui a pernoita de 30 para 31 e a passagem de ano na baía do Funchal.
Segue viagem ao início da madrugada de 1 de janeiro, pelas 1:15, em direção a Fuerteventura onde termina, no dia seguinte, o cruzeiro de 12 dias que está a realizar pelas Cruise Atlantic Islands (CAI) e Marrrocos.
![]() |
FUNCHAL
AIDAcosma e AIDAmar trazem mais de nove mil passageiros
O Porto do Funchal movimentou esta segunda-feira perto de nove mil passageiros, que chegaram a bordo de dois navios da AIDA Cruises: o AIDAcosma (6.646) e o AIDAmar (2.332), ambos agenciados pela Blatas.
O ‘cosma’, com 1.418 tripulantes, foi o primeiro a chegar, entrando no Porto do Funchal pelas 6:00 horas proveniente de Las Palmas de Gran Canaria. Está a realizar um cruzeiro de sete dias na rota das Cruise Atlantic Islands (CAI), que começou na véspera de Natal em Tenerife, passou por Fuerteventura, Lanzarote e Las Palmas, e depois do Funchal segue novamente para Tenerife, onde termina a viagem.
Já o AIDAmar, a navegar com 615 tripulantes, entrou na baía da cidade pelas 7:00 horas, vindo do porto espanhol de La Corunha, e seguiu viagem às 18:00 horas em direção a Santa Cruz de La Palma, nas ilhas Canárias.
![]() |
CRUZEIROS
Costa Fortuna traz quatro mil pessoas para passar o dia na Madeira
O Porto do Funchal movimentou este domingo mais de quatro mil pessoas, 3.123 das quais passageiros, que chegaram a bordo do navio de cruzeiro Costa Fortuna.
Numa escala agenciada pela Blatas, o Costa Fortuna entrou no Porto do Funchal pelas 7:00 horas, proveniente de Santa Cruz de La Palma, e regressou ao mar pelas 17:00 horas, com destino a Santa Cruz de Tenerife.
O navio da Costa Cruises está a realizar uma viagem de 16 dias que começou em Savona, Itália, a 13 de dezembro, e termina esta segunda-feira em Santa Cruz de Tenerife. Já passou por França (Marselha), Espanha (Barcelona, Cádis, e ilhas canárias de Gran Ganaria, La Gomera, La Palma, Tenerife e Lanzarote) e Marrocos (Agadir), antes de chegar ao Funchal, onde cruzou-se com o veleiro Santa Maria Manuela que tem estado a navegar entre o Funchal e o Porto Santo.
![]() |
O mais recente navio de cruzeiros do mundo, construído em Viana do Castelo
Porto de Lisboa recebe a primeira escala do Star Seeker
O Porto de Lisboa acolheu recentemente a primeira escala do Star Seeker, o mais recentemente navio de cruzeiros de expedição do mundo, construído nos Estaleiros Navais West Sea, em Viana do Castelo, no norte de Portugal. Com esta escala inaugural, Lisboa afirma-se como primeiro porto do mundo a receber o navio, após a sua saída do estaleiro.
A chegada do Star Seeker foi assinalada por uma escolta simbólica de rebocadores da empresa Portugs. No dia seguinte decorreu a tradicional cerimónia de entrega da placa comemorativa ao comandante Thomas Schofield, assinalando a primeira escala do navio no Porto de Lisboa.
Para a APL – Administração do Porto de Lisboa, o Star Seeker representa um símbolo do talento, da inovação e da capacidade da indústria naval nacional, demonstrando que Portugal se afirma na linha da frente da construção de navios de cruzeiro de última geração. Este projeto reforça, ainda, o papel estratégico do País nos setores marítimo, turístico e naval.
![]() |
Cruzeiros trazem 10.600 pessoas para passar o dia na Madeira
O Porto do Funchal recebeu esta terça-feira mais de 10.600 pessoas, que chegaram a bordo de três navios de cruzeiro.
Depois de no final da noite de segunda ter chegado à Madeira o Mein Schiff Relax, que passou a noite na pontinha com 3.911 passageiros e 1.434 tripulantes, na manhã de terça chegaram o Marella Voyager (1.892 passageiros e 781 tripulantes) e o AIDAbella (2.045 passageiros e 614 tripulantes).
![]() |
MSC CRUZEIROS ANUNCIA DUAS NOVAS ENCOMENDAS DE NAVIOS DA CLASSE WORLD
A MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique anunciaram recentemente um prolongamento da sua longa parceria com a encomenda de mais dois navios da classe World- os números 7 e 8- com entrega prevista para 2030 e 2031.
Avaliadas em 3,5 mil milhões de euros, as encomendas agora anunciadas elevam o investimento total da MSC Cruzeiros nos quatro navios encomendados em França este ano para quase 7 mil milhões de euros. Somando-se aos navios da Classe World já em construção, permitirá aumentar o investimento direto total da empresa atualmente comprometido em França para 10,5 mil mihões de euros. Este importante plano industrial reflete a confiança do armador no futuro do turismo de cruzeiros e o seu compromisso contínuo com a excelência na construção naval em França e em toda a Europa.
![]() |
Relatório revela tecnologia que transforma lixo em energia a bordo de navios de cruzeiro
A indústria de cruzeiros tem investido pesadamente em tecnologias ambientais, e os resultados já são visíveis a bordo, indica a CLIA Brasil.
A associação revelou que o recém-lançado Relatório Anual de Tecnologias e Práticas Ambientais (ETP) mostra que os navios vêm incorporando sistemas avançados que permitem, por exemplo, transformar lixo em energia e reduzir significativamente o desperdício de alimentos.
O documento foi elaborado pela Cruise Lines International Association, a CLIA Global, e traça o perfil da frota das suas associadas, destacando avanços mensuráveis na agenda ambiental das empresas.
![]() |
No Natal e Ano Novo
MSC Musica com embarque e desembarque no Funchal
Neste Natal e Ano Novo, a MSC Cruzeiros propõe uma grande variedade de itinerários para estas duas épocas festivas.
O grande destaque vai para os itinerários realizados pelo MSC Musica, com embarque e desembarque no Funchal, escala em Santa Cruz de Tenerife, Arrecife de Lanzarote, Puerto del Rosário, Santa Cruz de La Palma, Las Palmas de Gran Canária. Até ao dia 11 de abril de 2026, poderá embarcar em itinerários de 5,7,9 e 11 noites, com a possibilidade de voos de Lisboa e do Porto para o Funchal. Na época do Natal e Ano Novo, o navio estará no Funchal no dia 27 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026, para quem quiser realizar embarque e desembarque no Funchal numa das épocas festivas.
![]() |
Madeira vai receber as maiores companhias cruzeiros do mundo na Cimeira da CLIA em 2026
A Madeira vai receber, entre 23 e 26 de fevereiro de 2026, a Cimeira Europeia da Cruise Lines International Association (CLIA), a maior associação comercial da indústria de cruzeiros a nível global. O evento conta com a parceria do Governo Regional da Madeira e da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).
Considerado o evento europeu de referência para o setor, esta Cimeira (CLIA European Summit) reúne anualmente executivos das maiores companhias de cruzeiros, decisores políticos e entidades ligadas ao turismo e à economia do mar. A edição de 2026 realiza-se no Funchal, Madeira, região insular portuguesa que se afirma como uma porta de entrada estratégica entre a Europa e o Atlântico, num contexto marcado pelo crescimento e pela transformação do setor dos cruzeiros na Bacia Atlântica.
![]() |
«Juntos somos mais fortes» | Madeira leva exemplo da CAI às Jornadas da Mobilidade da Macaronésia
A Presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, levou esta sexta-feira, às ‘Jornadas sobre a Mobilidade na Macaronésia’, o “bom exemplo” do itinerário da Cruise Atlantic Islands (CAI), como uma forma de agregar e potenciar as características únicas e complementares destes territórios do Atlântico.
“Não haja dúvidas que juntos somos mais fortes”, começou por sublinhar Paula Cabaço, referindo-se às potencialidades e características únicas das ilhas que compõem a região da Macaronésia: Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira. E continuou: “A marca CAI já existe desde 1994, e no ano passado decidimos dar um passo em frente, transformando esta marca coletiva numa associação com personalidade jurídica, a Associação dos Portos das Ilhas da Macaronésia, o que nos permite falar com as companhias de cruzeiros a uma só voz.”
![]() |
Porto de Portimão aumenta capacidade
Alinhada com os objetivos definidos na Estratégia para os Portos Comerciais do Continente 2025-2035 ― PORTOS 5+, que prevê o crescimento do tráfego de passageiros nos portos nacionais, em cerca de 30%, a APS prepara-se para dar início a três grandes intervenções que visam melhorar e aumentar a competitividade do Porto de Portimão.
Com início previsto para o início de 2026, a Autoridade Portuária procederá a dragagens de manutenção dos fundos da acessibilidade marítima, repondo as condições de segurança e operação para navios de cruzeiro de 220m, contribuindo desta forma para o aumento da capacidade do porto.
![]() |
Porto do Funchal com movimento de 17 mil pessoas
Mais de 17 mil pessoas passaram esta segunda-feira, primeiro dia de dezembro, pelo Porto do Funchal. Entre passageiros (13.033) e tripulantes (4.335), são 17.368 pessoas que chegaram a bordo de quatro navios de cruzeiro – AIDAcosma, Azura, Silver Whisper e Mein Schiff Relax – e o mega-iate Spirit.
Agenciado pela Blatas, o AIDAcosma chegou ao Funchal pelas 6:00 horas vindo de Las Palmas de Gran Canária com 5.787 passageiros e 1.464 tripulantes a bordo. O navio está a realizar um cruzeiro de sete dias por Canárias e Madeira. Começou a 26 de novembro em Santa Cruz de Tenerife e termina no mesmo porto, na terça-feira. Prosseguiu viagem às 17:00 horas, em direcção a Santa Cruz de La Palma.
![]() |
Porto do Funchal
Domingo com a visita de dois cruzeiros
Dois navios de cruzeiro fizeram escala este domingo no Funchal:o Norwegian Pearl e o Seven Seas Mariner. Em conjunto, trouxeram à Madeira perto de três mil pessoas, na sua maioria, 2.400, passageiros.
O Norwegian Pearl chegou às 6:00 horas de Casablanca, Marrocos, e partiu às 17:00 horas em direção a Miami, Estados Unidos. Numa escala agenciada pela JFM Shipping, o Pearl navega com 2.972 pessoas, 1.951 das quais são passageiros.
Está a realizar uma viagem de 15 dias entre Barcelona (Espanha) e Miami (Estados Unidos) com paragens em Cartagena, Málaga e Cádis (todos em Espanha), Gibraltar (Reino Unido) e Casablanca (Marrocos).
![]() |
COM VÍDEO
Numa década triplicaram as escalas de cruzeiros nos portos dos Açores
Em dez anos triplicaram as escalas nos portos da região. O turismo de cruzeiros representa já, em média, 160 mil passageiros ao ano.
"No perfil da operação, há uma mudança de paradigma, metade da frota equivale navios de expedição, os chamados navios temáticos. Tem-se assistido sobretudo a uma dispersão das escalas anteriormente concentradas em Ponta Delgada por todas as ilhas dos Açores; esses cruzeiros têm a particularidade de serem pequenos, com 100 a 200 pessoas, escalam os vários portos da região e procuram um turismo sustentável", afirma a Presidente da Portos dos Açores.
![]() |
CRUZEIROS NA MADEIRA
Número de passageiros a subir 7,75% este ano
O número de passageiros de navios de cruzeiro que passaram pelo Porto do Funchal entre janeiro e outubro deste ano subiu 7,75% em relação ao mesmo período de 2024.
No total, de acordo com dados divulgados pela Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), tutelada pela Secretaria Regional da Economia, passaram pelo Porto do Funchal 477.232 mil passageiros: mais 34.328 do que em 2024. Este crescimento verificou-se também no número de escalas, que subiu 3,57%, passando de 184 em 2024, para 207 este ano.
![]() |
EM MADRID NOS DIAS 18 E 19 DE NOVEMBRO
PORTOS PORTUGUESES MARCARAM PRESENÇA NA INTERNATIONAL CRUISE SUMMIT 2025
Esta foi a 15ª edição do INTERNATIONAL CRUISE SUMMIT Madrid, a principal conferência de cruzeiros da Europa, onde foram abordados os principais desafios da indústria de cruzeiros onde a IA ganha cada vez mais terreno, desempenhando um papel de liderança, seja no planeamento de itinerários, nas vendas online ou até mesmo na prevenção de impactos ambientais.
O evento contou com a presença de vários prestigiados players mundiais da indústria de cruzeiros entre companhias de cruzeiro, portos, operadoras de turismo, agências de viagens, agentes de navegação, entre outros.
Foram dois dias de conferência que permitiram debater os temas mais proeminentes da indústria e encontrar os representantes do trade. Para além de Ana Lourenço, do Porto de Lisboa, marcaram ainda presença da parte dos Portos da Madeira a Presidente do Conselho de Administração, Paula Cabaço e a Diretora Comercial, Patricia Bairrada e ainda, Jorge Cabral pelo Porto de Leixões.
![]() |
Porto do Funchal recebe dois navios de cruzeiro e um veleiro
O Porto do Funchal recebeu esta terça-feira dois navios de cruzeiro e um veleiro, que movimentaram 6.400 passageiros.
Depois do Mein Schiff Relax ter chegado ao Funchal no final da noite de segunda-feira, com 3.924 passageiros e 1.417 tripulantes a bordo, na manhã de terça-feira, pelas 8:00 horas, entrou na baía o Costa Fascinosa, transportando 3.502 pessoas (2.484 passageiros e 1.018 tripulantes.
Numa escala de nove horas agenciada pela Blatas, o navio da Costa Cruises prosseguiu viagem às 17:00 horas em direção ao porto canário de Santa Cruz de Tenerife. Com o italiano Fabio Bramato como capitão, o Fascinosa está a realizar uma viagem de 16 dias, que começou a 19 de novembro em Barcelona (Espanha) e termina a 5 de dezembro, na ilha francesa de Guadalupe.
![]() |
Casa cheia no Porto do Funchal a movimentar mais de 15 mil pessoas
Foi mais um dia de casa cheia no Porto do Funchal, com cinco escalas de navios: AIDAcosma, Azura, Wind Star, Mein Schiff Relax e Alexander Von Humboldt II. No total, movimentaramcerca de 15 mil pessoas ao longo do dia.
Logo pela manhã, cerca das seis horas, chegou o AIDAcosma transportando 5.792 passageiros e 1.463 tripulantes. O navio, capitaneado pelo alemão Tommy Moeller, está na reta final de uma viagem de uma semana pela rota da Cruise Atlantic Islands (Canárias e Madeira), e é, nesta escala de 17 horas na Madeira, agenciado pela Blatas. Do Funchal, seguiu às 22:30 para Santa Cruz de Tenerife.
![]() |
MADEIRA
Doze navios já confirmados na passagem de ano
Neste momento, nos registos da Administração de Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), está prevista a vinda de 12 navios de cruzeiro e um veleiro para assistirem à passagem do ano no Funchal.
Esta estimativa representa mais um navio de cruzeiros do que esteve no Fim de Ano transato, de acordo com a informação disponibilizada ao JM pela APRAM.
Uma das presenças é a do navio Mein Schiff Relax, que se estreou na Madeira numa recente escala realizada no fim de outubro e que volta a 31 de dezembro. Em estreia absoluta, vai estar na Região o Silver Muse, da Silversea Cruises. No escalonamento, que ainda não está fechado, estão, também, vários habitués, como o AIDAbella e os Mein Schiff.
![]() |
FUNCHAL, MADEIRA
Quatro cruzeiros de luxo, um mega-iate e um veleiro animam a cidade
Foi um dia diferente, com muito movimento no mar e nem tanto em terra. O Porto do Funchal recebeu esta sexta-feira quatro navios de cruzeiro vocacionados para um público premium, um mega-iate e um navio-escola. No total, ao longo do dia, chegaram à Madeira 3.885 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
O movimento começou ainda de madrugada, com a chegada do Silver Ray de Lisboa. Com 565 passageiros e 530 tripulantes, o navio é comandado pelo italiano Giovanni Battista Schiaffino e agenciado pela Agência Ferraz. Ficou na Pontinha até às 18:00 horas, altura em que seguiu viagem para Hamilton, nas Caraíbas.
Um pouco mais tarde, pelas 7:30 horas, entrou no porto o Bollete com 1.058 passageiros e 605 tripulantes. Numa escala agenciada pela JFM Shipping, o navio que tem o croata Davor Dubravica como capitão, chegou de Liverpool (Reino Unido) e seguiu às 17:30 horas para Santa Cruz de la Palma.



















