Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




COM VÍDEO

MSC Cruzeiros revela detalhes da inauguração do MSC Grandiosa

A MSC Cruzeiros vai embarcar na maior inauguração alguma vez feita de um navio da companhia e realizará o maior envolvimento de sempre com parceiros, com mais de 14 mil agentes de viagens a bordo do MSC Grandiosa. Os eventos começam em St. Nazaire, em França, quando o mais recente navio emblemático for entregue à companhia no dia 31 de Outubro.

Preparação do encontro dos 4Freds no Funchal

Dia 8 cumpriu-se mais um passo na preparação do encontro dos 4Fred´s: "Boudicca", "Balmoral", "Black Watch" e "Braemer", os quatro navios oceânicos da Fred Olsen que se reúnem no Porto do Funchal no dia 4 de abril de 2020.

NAVIOS DE CRUZEIRO

Agosto trouxe mais 1000% de passageiros em turnaround ao Porto de Lisboa

Em Agosto o Porto de Lisboa registou um crescimento de mais de 1000% nos cruzeiristas em turnaround.

Dados da Administração do Porto de Lisboa, citados pelo Observatório Turismo, revelam que esta infra-estrutura registou um exponencial aumento de passageiros em turnaround, no mês de Agosto. No total foram contabilizadas cerca de 5.620 pessoas, quase 12 vezes mais do que as registadas no mesmo período do ano anterior (474).

VEJA O VÍDEO

Primeiro paquete construído em Portugal está pela primeira vez no Porto

O primeiro navio de passageiros integralmente construído em Portugal está pela primeira vez no Porto. O "MS World Explorer" chegou ao Porto de Leixões segunda-feira de manhã. O JN foi conhecê-lo.

AÇORES

CELEBRITY SILHOUETTE NO OUTONO ATLÂNTICO, COM MAIS DE 4 MIL PESSOAS A BORDO

Esta quarta-feira, dia 25 de setembro, o Terminal Marítimo das Portas do Mar recebe a visita do navio de cruzeiros Celebrity Silhouette, naquela que deverá ser a primeira de duas escalas neste ano protagonizadas pelo referido paquete, na cidade micaelense.
Depois do Explorer of the Seas, cabe agora ao navio da Celebrity Cruises efetuar as cada vez mais populares viagens outonais entre o Reino Unido e as Ilhas Atlânticas.

2020

«Meraviglia» e «Preziosa» vão passar a noite em Ponta Delgada

A MSC Cruzeiros, uma da maiores companhias do mundo, sediada na Suíça e líder do mercado na Europa e na América do Sul, programou três escalas dos seus melhores navios, para Ponta Delgada, em 2020.

As escalas serão todas em Abril, começando com o “Divina”, que chegará a Ponta Delgada no dia 1 de Abril, uma quarta-feira, pelas 7 da manhã e partindo às 16 horas.

PORTO DO FUNCHAL

Cruzeiros: record em novembro e crescimento em 2019

O Porto do Funchal deverá registar, no mês de novembro, um record no movimento mensal de passageiros que se calcula ultrapasse as 100 mil pessoas, num total de 54 escalas.

Novembro deverá ser o mês com mais escalas, em 2019, seguido de dezembro (46) e de abril (44).

A 15 DE OUTUBRO

Lisboa acolhe Feira do Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

O Hotel Olissippo Oriente, em Lisboa, acolhe dia 15 de outubro a Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio. O certame, com entrada gratuita, reúne empresas nacionais e internacionais que promovem as suas oportunidades de emprego que rem cruzeiros, que rem iates.

O objetivo desta feira é promover o trabalho em navios de passageiros e de carga, e transmitir informação sobre as oportunidades de carreiras. Segundo dados das empresas, serão oferecidas oportunidades de trabalho para cerca de 300 candidatos.

Porto do Funchal vai fazer primeiro «turnaround» até aos 1.500 passageiros

O Porto do Funchal vai alugar equipamentos de raio-X para efetuar o primeiro 'turnaround' de até 1.500 passageiros, revelou à Lusa a Administração dos Portos da Madeira (APRAM).

"A APRAM vai alugar equipamentos de raios-X para o primeiro 'turnaround' (navios com partida e chegada ao Funchal, e não apenas a fazer escala), com movimentos médios de 1.000 a 1.500 passageiros, a acontecer nos dias 4, 5 e 6 de dezembro próximo, com o navio "Mein Schiff Herz", explicou à Lusa a presidente do conselho de administração da APRAM, Lígia Correia.

DE 11 A 13 DE SETEMBRO, EM HAMBURGO

Cruise Portugal promove-se na maior feira de cruzeiros da Europa

Unidos sob a marca Cruise Portugal – APP, Portos de Portugal, os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira estão presentes na Seatrade Europe, a maior feira de cruzeiros que decorre na Europa, de 11 a 13 de setembro, em Hamburgo.

MADEIRA

Mais 4 escalas de cruzeiros dão aumento de 14,5% de passageiros

Deixada a época baixa para trás, o Porto do Funchal ainda assim conseguiu fechar os primeiros oito meses do ano com um aumento simpático nas escalas de navios de cruzeiro, mas sobretudo um excelente resultado nos passageiros movimentados de Janeiro a Agosto.

Segundo as contas da Administração dos Portos da Madeira (APRAM), neste período de oito meses a principal infra-estrutura portuária da Madeira recebeu um total de 153 navios de cruzeiros, mais quatro do que em igual período do ano passado (149), o que resulta num crescimento de 2,68%.

Navio oceânico construído em Viana é dos mais ecológicos da Europa

O MS World Explorer, primeiro navio oceânico totalmente construído em Portugal, está no top 20 da lista de embarcações de cruzeiro menos poluentes da Europa elaborada pela Natural and Biodeversity Conservation Union.

O navia que deixou o porto de Viana do Castelo no dia 1 de agosto para fazer a primeira viagem pelos mares do Norte da Europa é considerado o 19.º navio de cruzeiro menos poluente da Europa, numa lista que conta com 88 unidades.

ESTA QUINTA-FEIRA

«Azamara Journey» no Porto de Lisboa

Esta quinta-feira, dia 5, o Azamara Journey termina em Lisboa um cruzeiro de 9 noites com início em Southampton e escalas em St Malo, Belle Ile, Bordéus, Bilbao e Gijon. No mesmo dia inicia, em Lisboa, um novo cruzeiro de 9 noites com destino final a Barcelona e escalas em Portimão, Sevilha, Gibraltar, Palma de Maiorca e Valência.
 

50 ESCALAS DE NAVIOS DE CRUZEIROS TRAZEM AOS AÇORES 60 MIL PASSAGEIROS

Esta quinta-feira, dia 29 de agosto, é aguardada a visita do navio de cruzeiros Veendam ao Porto de Ponta Delgada, numa escala que assinala o início da segunda época de maior movimento de navios de turismo nos portos açorianos. O navio da centenária Holland America Line está a realizar uma viagem transatlântica entre Lisboa e Boston, com visitas programadas, além da cidade micaelense, a St. John's, St. Pierre, Sydney, Halifax e Bar Harbor. Os 1274 passageiros e 555 tripulantes são aguardados no Terminal das Portas do Mar pelas 7 horas desta quinta-feira e rumam ao Canadá cerca das 16h30m do mesmo dia.

Número de passageiros de cruzeiros no Porto de Lisboa cresce 8,2% no 1.º semestre

O número de passageiros de cruzeiros no Porto de Lisboa teve um aumento de 8,2% no primeiro semestre do ano quando comparado com igual período em 2018, atingindo os 239.135, segundo revela o Observatório do Turismo de Lisboa.

Um crescimento, que segundo a Administração do Porto de Lisboa, está relacionado com o aumento de 41% de passageiros em turnaround, registando-se, neste semestre, 29.028 face aos 20.518 do mesmo período do ano anterior.

ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 23

«Columbus» no Porto de Lisboa

Esta sexta-feira, dia 23, o Columbus chega ao Porto de Lisboa. O navio encontra-se a realizar um cruzeiro de 15 noites que tem Londres como homeport e Roterdão, Gibraltar, Arrecife, St Cruz de La Palma, Tenerife, Funchal e Lisboa como portos de escala.

Sete milhões de pessoas embarcaram em cruzeiros na União Europeia. De Portugal partiram 32 mil

Há cada vez mais pessoas a embarcarem em cruzeiros, principalmente a partir de portos europeus. O número tem vindo a crescer desde 2012, afirma o Eurostat, que diz que, em 2017, foram sete milhões a iniciarem estas viagens a partir dos países da União Europeia (UE). A mesma tendência é observada em Portugal, com o país servir de porto de partida de 32 mil pessoas nesse ano.

Terminal de Cruzeiros de Leixões com visitas guiadas aos domingos, durante todo o dia

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões passa a estar aberto ao público, para visitas guiadas, durante todo o dia aos domingos. Entre as 09h30 e as 17h30 é agora possível conhecer todos os recantos daquele que já é um ícone arquitectónico da Região Norte do país.

ESTE SÁBADO

Navio de cruzeiro «Braemar» no Porto de Lisboa

Este sábado, 20 de Julho, o Porto de Lisboa recebe o navio "Braemar", que se encontra a realizar um cruzeiro de 14 noites. Tem Southampton como homeport e Málaga, Barcelona, Marselha, Port Mahon, Cartagena e Lisboa como portos de escala.

LISBOA

Novo Terminal de Cruzeiros potencia crescimento de passageiros até junho deste ano

O Porto de Lisboa registou um crescimento de 8% no número de passageiros de cruzeiro no primeiro semestre de 2019, para 239.135 passageiros, valor que compara com os 221.0723 verificados entre janeiro e julho de 2018, foi esta segunda-feira anunciado.

A Presidente do conselho de administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, explica que a melhoria registada se deve à localização do porto da capital, que lhe “confere vantagens acrescidas relativamente a outros portos, no que respeita ao início da época de cruzeiros no Mediterrâneo e às viagens de reposicionamento”.

Total: 1124