Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
JOSÉ LUÍS CACHO E O FUTURO DO PORTO DE SINES:
«Continuaremos empenhados em seguir na linha da frente»
O Presidente do Conselho de Administração da APS abriu os trabalhos do webinar e da conferência internacional que, a 18 de Junho, assinalaram o "Dia do Porto de Sines".
Depois de curta viagem pela história, com ancoradouros nas etapas mais significativas do Porto de Sines, o líder da APS enfatizou o papel fulcral do Porto de Sines: “No centro deste complexo industrial e logístico, o Porto de Sines chama a si o papel de elo fulcral de ligação entre os stakeholders, promovendo e dinamizando a actividade industrial”.
![]() |
NUNO MASCARENHAS:
Sines é «verdadeiro ecossistema» com «papel estratégico no país»
Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, foi um dos oradores de destaque do evento’‘Imagine Sines: Sustentabilidade e inovação conectando o futuro‘, ocorrida a 18 de Junho. O autarca enfatizou o crescimento da região em termos sócio-económicos, muito à boleia da gradual evolução da infra-estrutura portuária. Agora, a região, que tem um «papel estratégico para o país», vive um «período de enorme transformação», inigualável em mais de cinco décadas. Um novo ciclo se inicia.
![]() |
Contentores atingem 742 mil TEU até Março e sobem 10% face ao primeiro trimestre de 2020
Nos primeiros três meses de 2021, a movimentação de contentores nos portos do Continente cresceu +10% face ao mesmo período de 2020: um total de 742 mil TEU foram movimentados, traduzindo esse valor um aumento homólogo de +67,2 mil TEU. Sines foi crucial nesta evolução.
![]() |
Porto de Aveiro mantém record de tonelagem e excede em 4% valor registado em 2020
De acordo com dados compilados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), o Porto de Aveiro voltou a mostrar-se no topo da sua forma, ao bater novamente recordes de movimentação de tonelagem no primeiro trimestre de 2021, excedendo em 4% o valor máximo, fixado em 2020.
![]() |
Bandeira Portuguesa melhora posicionamento no Port State Control
Graças ao bom cumprimento das Convenções Internacionais pelos navios que arvoram a Bandeira Portuguesa, Portugal, em 2020, subiu dois lugares e acaba de progredir nas estatísticas do Memorando de Entendimento (MoU) de Paris sobre desempenho dos Estados de Bandeira, dentro desta importante região de Port State Control (PSC).
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), enquanto Administração Marítima Nacional, congratula-se por este resultado e agradece o esforço de todas as partes envolvidas, desde logo, os próprios Inspetores de Bandeira da DGRM, a Comissão Técnica do RIN-MAR, as Organizações Reconhecidas com protocolo assinado com Portugal e os próprios Armadores.
![]() |
PEDRO NUNO SANTOS
Porto de Sines «vai ser parte da mudança de paradigma» no sector energético
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta sexta-feira, 18 de Junho, que o Porto de Sines “vai ser parte da mudança de paradigma em Portugal e na Europa” no sector energético, assim como foi capaz de “se desenvolver” ao longo dos anos, atraindo “outro tipo de actividades”.
Pedro Nuno Santos falava na sessão de encerramento da conferência “Imagine Sines: Sustentabilidade e inovação conectando o futuro”, no âmbito do 50.º aniversário do Porto de Sines, que se assinalou esta sexta-feira.
![]() |
DGRM presidiu à reunião de Directores Marinhos no âmbito da Presidência Europeia
Melhor estado ambiental dos Oceanos e mais envolvimento das pescas dominaram o encontro
A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), através do seu Director-Geral, José Simão, presidiu à reunião de Directores Marinhos no âmbito da Presidência Europeia.
Participaram na reunião a Comissão Europeia, os vários Estados Membros e representantes de várias direcções-gerais da Comissão Europeia: Assuntos Marítimos e Pescas, Ambiente e Clima. Participaram ainda representantes de várias convenções regionais, destacando-se pela sua importância geográfica, a Convenção para a Protecção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste (OSPAR).
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA, 18 DE JUNHO
Conferência internacional assinala «Dia do Porto de Sines»
Esta sexta-feira, 18 de junho, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) organiza um webinar e conferência internacional para assinalar o "Dia do Porto de Sines". O complexo portuário, industrial e logístico de Sines nasceu em 1971 com a publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines, e após cinquenta anos assiste-se a um mundo diferente e em constante mudança.
A Conferência “Imagine Sines - Sustentabilidade e Inovação conectando o futuro” pretende discutir os desafios e perspetivar o futuro de Sines enquanto sistema multiportuário ibérico eficiente e dinâmico, integrado nas principais redes de transporte. Com três painéis subordinados aos temas “Transição energética e economia circular”, “Inovação e digitalização” e “Cadeias logísticas globais”, o evento contará com a presença de representantes de organizações de relevo do setor marítimo-portuário internacional.
![]() |
APDL e GRUPO SOUSA apoiam iniciativa solidária com a Guiné-Bissau
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), a Associação Amizade Matosinhos-Masoa e o GRUPO SOUSA | GS Lines, assinaram na terça-feira um Protocolo de Cooperação, através do qual prestarão apoio no transporte marítimo de duas ambulâncias, entre o Porto de Leixões e a cidade de Mansoa, na República da Guiné-Bissau.
As duas ambulâncias doadas destinam-se a cobrir as necessidades existentes, nomeadamente ao nível dos serviços sociais e de saúde prestados à população.
![]() |
VERSÃO INTEGRAL DISPONÍVEL NA WEB
Porto de Sines - Webinar debateu o presente e o futuro da Janela Única Logística
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve organizou esta quarta-feira um webinar para debater o presente e o futuro da Janela Única Logística, em quatro painéis: "Perspetiva dos Portos", "Perspetiva dos Stakeholders", "Sistemas e Soluções" e "Ensino, Investigação, Desenvolvimento e Inovação".
A Janela Única Logística (JUL), projeto em fase final de implementação em todos os portos nacionais, estende o conceito de balcão único virtual dos portos a toda a cadeia logística, através da interligação com os meios de transporte terrestres, com os portos secos e com as plataformas logísticas, numa lógica intermodal.
![]() |
ISABEL AZEREDO:
ONE «ambiciona ser uma das melhores da classe na Europa e Portugal»
Em entrevista concedida ao ‘Jornal de Negócios‘, Isabel Azeredo, directora da Ocean Network Express (ONE) em Portugal, fez o balanço de uma época 2020/2021 positiva para a transportadora marítima de contentores e vincou que a ambição passa por «ser uma das melhores da classe na Europa e em Portugal». O futuro, explicou, será fortemente alicerçado na digitalização e na relação com o cliente.
![]() |
Carga movimentada cai 5% no porto de Ponta Delgada e aumenta 18,4% no da Praia da Vitória
Foram movimentadas 311 mil toneladas de mercadorias no primeiro trimestre deste ano no porto de Ponta Delgada, o quem representa menos 5% do que igual período de 2020. Das mercadorias movimentadas, 214 mil toneladas (-6%) foram descarregadas; e 97 mil toneladas foram carregadas no porto micaelense (-2,7%).
Foram movimentadas 215 mil toneladas de mercadorias no primeiro trimestre deste ano no porto da Praia da Vitória, o que representou mais 18,4% em relação a igual período de 2020.
![]() |
ENERGIA E TECNOLOGIA
Como Sines se tornou a âncora de investimento em Portugal
Sines tem sido alvo de vários novos projetos na área da energia e tecnologia nos últimos meses e nos próximos tempos deverá receber investimentos de cinco mil milhões de euros.
![]() |
Bioeconomia, robótica e energias renováveis oceânicas entre as apostas do Governo para o Mar
O Governo já se debruçou sobre o dossier do Mar, tendo definido a Estratégia Nacional para o Mar para o período de 2021-2030. Há 10 grandes objetivos estratégicos, que se traduziram em várias áreas de intervenção. Nestas, incluem-se a bioeconomia e biotecnologia azul, a robótica e tecnologias digitais e energias renováveis oceânicas.
![]() |
Porto de Setúbal opera 3 navios ro-ro em simultâneo
O Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal operou no dia 4 de junho três navios ro-ro em simultâneo (“Patara”, “Neptune Odissey” e “Comet Ace”), no total foram descarregadas cerca de 440 viaturas ligeiras novas e carregadas 1400 viaturas produzidas na fábrica AutoEuropa, em Palmela.
Esta operação é um importante sinal da recuperação da carga ro-ro no Porto de Setúbal, e da economia nacional, sendo de destacar o peso maioritário da exportação de viaturas fabricadas em Portugal e também a descarga de veículos novos.
![]() |
PEDRO NUNO SANTOS:
Grupo ETE é um dos «grandes exemplos» de empresas lusas «de sucesso»
O Ministro das Infra-estruturas e da Habitação marcou presença, a 7 de Junho, na cerimónia de apresentação do novo navio da CV Interilhas, o ‘Dona Tututa’, ocorrida nos estaleiros da Navaltagus, no Seixal. Pedro Nuno Santos deixou rasgados elogios ao Grupo ETE, que, aos olhos do governante, é um caso de «sucesso» – nacional e internacional – sustentado «ao longo de muitas décadas».
![]() |
Presidente defende modelo de desenvolvimento dos oceanos assente na sustentabilidade
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu, dia 8, o "valor estratégico do mar português", alertando para a "necessidade de modelo de desenvolvimento do setor assentar na sustentabilidade dos recursos", numa mensagem sobre o Dia dos Oceanos.
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lembra o valor estratégico do mar português e alerta para a necessidade de modelo de desenvolvimento do setor assentar na sustentabilidade dos recursos", lê-se na mensagem publicada no sítio da internet da Presidência da República, a propósito do Dia Mundial dos Oceanos, que o Chefe de Estado assinalou no Funchal, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
![]() |
DGRM lança concurso para dragagem em Tavira
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) lançou o concurso para a dragagem do Porto de Tavira, de forma a restabelecer as condições de segurança e de operacionalidade na navegação.
Serão retirados os excessos de sedimentos na barra do porto e na zona contigua de quatro águas, sendo depositados na deriva litoral de forma a alimentar as praias com défice de areias.
![]() |
APS certifica Sistema de Gestão da Conciliação
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebeu a certificação do seu Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal dos trabalhadores, atribuída pela Bureau Veritas de acordo com a norma NP 4552:2016.
Esta certificação, pioneira no setor portuário nacional, representa o reconhecimento das preocupações da empresa relativamente a boas práticas laborais, a apoio profissional e desenvolvimento pessoal e a serviços e benefícios, que vão ao encontro das necessidades dos stakeholders.
![]() |
CARLOS FIGUEIREDO, DOCAPESCA:
Smart Ocean «é um grande exemplo de como várias actividades se podem juntar na área do porto de pesca»
“O centro Smart Ocean, do qual a Docapesca é membro fundador, é um grande exemplo de como várias actividades se podem juntar na área do porto de pesca. Vai ser uma âncora de desenvolvimento e melhoria do potencial de novas empresas para o negócio do peixe”, garante Carlos Figueiredo, administrador da Docapesca – Portos e Lotas.
O responsável, que falava na sessão de encerramento da conferência internacional “Do Mar à Sociedade”, começou por salientar que, “tendo uma posição crítica na nossa comunidade costeira, os portos de pesca portugueses são clusters de uma tradicional indústria do oceano e actividades emergentes que providenciam um potencial para a inovação e desenvolvimento”.