Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
ATLANTIC FERRIES confirma presença na Feira de Emprego e Carreiras Azuis
A Atlantic Ferries confirmou a presença como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que se realiza no dia 17 de outubro 2024, em Lisboa.
A Atlantic Ferries é uma empresa do grupo Sonae Capital, concessionária do serviço público de transporte fluvial entre Setúbal e a Península de Tróia. Com uma frota composta por dois ferries e dois catamarans, nos seus 14 anos de atividade a Atlantic Ferries já transportou mais de 15 milhões de pessoas e 3,5 milhões de veículos.
Primeira escala do navio Cosco Antwerp
Porto de Lisboa recebe novo serviço para o Norte da Europa
A Administração do Porto de Lisboa (APL) informa que o Cosco Antwerp, navio da subsidiária da COSCO Shipping Lines, Diamond Line, escalou pela primeira vez Lisboa, no seu novo serviço NET2, que veio trazer maior dinamismo às ligações comerciais do porto da capital com o mercado do Reino Unido e do Norte da Europa.
A rotação semanal do serviço NET2 destaca-se pela sua abrangência geográfica, incluindo para além dos portos europeus, portos do norte de África e Médio Oriente. Tendo saído do porto de Casablanca, o Cosco Antwerp encontra-se a operar no Terminal de Contentores de Alcântara (Yilport Liscont), seguindo para o porto de Le Havre e Felixtowe.
De 27 a 29 de novembro de 2024: inscrições disponíveis na web
Porto de Lisboa acolhe a 19.ª Conferência Mundial AIVP
O Porto de Lisboa vai ser o anfitrião da 19.ª Conferência Mundial da AIVP - Association Internationale Villes et Ports (Associação Internacional de Cidades Portuárias), que se realiza entre 27 e 29 de novembro de 2024.
O evento, que vai decorrer na sede da Fundação Champalimaud, situada na área de jurisdição do Porto de Lisboa, terá como tema principal ““Open Piers: Steering flows between people, planet, and port cities” e também vai contar com várias iniciativas na Gare Marítima de Alcântara e no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.
Portugal tornou-se hub global de interconexão de dados, indica relatório
Um relatório recentemente publicado pela Deutsche Commercial Internet Exchange (DE-CIX, na sigla inglesa) revela que Portugal conquistou uma posição central no panorama global contemporâneo da internet e está hoje em destaque no plano da conetividade.
Segundo o relatório intitulado "A Global Interconnection Hub, a Gateway to Europe, a Gateway to the World", Portugal dispõe de vantagens diversas que posicionam o país como um potencial centro global de troca de dados. Essas vantagens incluem uma infraestrutura de internet avançada, uma localização geográfica estratégica, preços competitivos de transmissão de propriedade intelectual, e várias conexões de cabos submarinos globais que se encontram no Porto de Sines, no sudoeste do país.
OBRA DECORRERÁ EM 2025
PROJECTO PARA CONSTRUÇÃO DA GARE MARÍTIMA DO PORTO DAS PIPAS VAI SER ENTREGUE À PORTOS DOS AÇORES EM SETEMBRO
O projecto de execução para a requalificação da Gare Marítima do Porto das Pipas, na ilha Terceira, está em fase final de elaboração e será entregue em meados de setembro à Portos dos Açores pela empresa adjudicatária, a Arquiangra – Arquitetura e Engenharia, Lda.
As obras de requalificação do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, contemplaram o aumento do cais e o prolongamento do manto de proteção ao muro de cortina existente, permitindo a operação de navios de cruzeiros temáticos, e a construção de uma rampa ro-ro, para que os ‘ferries’ que efetuam as ligações entre Angra do Heroísmo e Calheta (São Jorge) pudessem desembarcar viaturas, mas em circunstância alguma a gare marítima.
DE 15 A 17 DE OUTUBRO
Navegue para a Sea Tech Week 2024, em França
A Sea Tech Week®, o evento internacional dedicado à ciência e tecnologia marinha e marítima, está de volta para a sua 14ª edição, de 15 a 17 de outubro de 2024, no Centro de Congressos Quartz em Brest, França. As inscrições já estão abertas para visitantes e expositores.
O evento conta com a presença de milhares de cientistas, empresários, clusters e investigadores com oportunidades de partilhar os mais recentes avanços em investigação e inovação, estabelecer novos contactos e desenvolver ainda mais parcerias e cooperações internacionais.
«Portos da Madeira - APRAM» cresce na carga geral e contentorizada
Os movimentos de carga contentorizada e carga geral, nos Portos da Madeira, cresceram no primeiro semestre deste ano, 5% e 10%, respectivamente.
A carga contentorizada ascendeu às 370 962 toneladas, mais 18 509 toneladas que no período homólogo anterior. O número de contentores movimentados foi de 39 598 unidades, mais 3 305 contentores que no primeiro semestre de 2023, o que equivale a um crescimento superior a 9%.
Governo dos Açores cria equipa para acompanhar obrigações do transporte marítimo
O Governo dos Açores criou uma equipa para acompanhamento do cumprimento das obrigações por parte dos armadores de transporte marítimo de mercadorias entre o continente e os Açores.
Governo adequa conta satélite do mar e cria comissão de acompanhamento
O Conselho de Ministros decidiu adequar a conta satélite do mar às necessidades de avaliação da relevância da economia do mar para Portugal, determinando, por exemplo, a sua integração nas estatísticas portuguesas, e criou uma comissão de acompanhamento. A conta satélite do mar destina-se a apoiar a decisão em matéria de coordenação de políticas públicas para o mar e a monitorizar a estratégia nacional para o mar.
O Conselho de Ministros determinou assim, segundo uma resolução publicada em Diário da República, a integração permanente da conta satélite do mar nas estatísticas oficiais portuguesas, com periodicidade de três em três anos e estabelecer que, até 2026, é desenvolvida e articulada com esta conta a componente do “capital natural e dos serviços dos ecossistemas marinhos”.
26.º Congresso da APLOG acontece a 15 e 16 de outubro
O Centro de Congressos de Lisboa vai receber o 26º Congresso da Associação Portuguesa de Logística (APLOG). O evento tem lugar nos dias 15 e 16 de outubro.
Sessões com keynote speakers, mesas redondas, apresentação de estudos e momentos de coffee break e networking, como será o caso do jantar, preencherão dois dias dedicados aos desafios que a logística atravessa.
Blue Economy Expo Shizuoka, no Japão
Organizada pelo Marine Open Innovation Institute, a 1.ª Edição da Blue Economy Expo de Shizuoka, no Japão, contou com a presença do Secretário-Geral do Fórum Oceano, Ruben Eiras, num painel onde também intervieram Matt Classen, CEO do Cluster Azul da Califórnia TMA BlueTech™, e Kristin Iglum, Embaixadora da Noruega no Japão.
Ruben Eiras apresentou o Cluster do Mar Português e os seus principais ecossistemas de inovação: Hub Azul Portugal, Portugal Blue Digital Hub e Estações Náuticas de Portugal, bem como as tendências de investimento na economia azul.
Portugal Blue Digital Hub e Hub Azul Portugal no Digital with Purpose 2024
O Portugal Blue Digital Hub (PBDH) teve a sua sessão de lançamento no âmbito do evento Digital with Purpose Global Summit 2024, que teve lugar no Centro de Congressos do Estoril.
Oportunidades de investimento na economia azul, inovação enquanto fator de desenvolvimento e a utilização de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, que não só digitalizam, mas também descarbonizam e suportam a circularidade nas cadeias de fornecimento das start-ups, PMEs e organizações do setor público, foram alguns dos temas debatidos na profícua sessão
Governo açoriano visita obras de reparação do porto comercial de Santa Maria
O Governo dos Açores vai iniciar na quarta-feira uma visita estatutária de dois dias à ilha de Santa Maria, que inclui uma deslocação às obras de reabilitação das infraestruturas do porto comercial da Vila do Porto.
Porto de Setúbal cresce nos segmentos de granéis sólidos e carga ro-ro
O Porto de Setúbal fechou o primeiro semestre de 2024 com um aumento de 9,7% no segmento de granéis sólidos face a 2023, a que corresponde um total de 1,6 milhões de toneladas movimentadas. Já na carga ro-ro, segmento em que o Porto de Setúbal é líder em Portugal, registou-se um ligeiro crescimento na ordem dos 0,7%, resultado da movimentação de 157 mil unidades automóveis, face ao período homologo de 2023. Estes valores resultam do desempenho positivo dos terminais Termitrena/Teporset, Sapec TPS e TGL, Secil, e Terminal Ro-Ro.
MAIS 25% NO PRIMEIRO SEMESTRE
Sines na linha da frente do crescimento do TOP 15 Europeu
O Porto de Sines volta a destacar-se no panorama europeu, tendo sido o porto que mais cresceu no primeiro semestre de 2024, com uma variação positiva de 25%, face ao período homólogo de 2023.
De acordo com a análise de Theo Notteboom, sete dos portos que integram o TOP15 Europeu cresceram a dois dígitos, com especial destaque para Sines a liderar este crescimento. Com a crise do Mar Vermelho a ditar reajustes nas rotas do Atlântico e do Mediterrâneo, os portos de Sines, Barcelona e Valência registam um crescimento sustentado com 25%, 23% e 14%, respetivamente.
Governo do Rio de Janeiro e Fórum Oceano assinam acordo de cooperação
O Acordo de Cooperação é visto como um passo significativo para o Brasil na promoção da defesa dos oceanos e na aceleração do ecossistema da Economia Azul no Rio de Janeiro. "O acordo de cooperação representará um marco importante para o nosso país em prol da defesa dos oceanos, reafirmando o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e fortalecendo ainda mais os nossos laços internacionais", afirmou Ana Asti, sub-secretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do Governo do Rio de Janeiro.
PORTLINE Bulk International confirma presença na Feira de Emprego e Carreiras Azuis
A Portline Bulk International confirmou a presença como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que se realiza no dia 17 de outubro 2024, em Lisboa.
A Portline gere uma frota de 18 navios graneleiros, com cerca de 362 tripulantes a bordo, promovendo a respetiva evolução de carreira, o que se reflete em elevada taxa de retenção. A companhia procura oficiais para a sua frota. Valoriza, também, a experiência e formação marítima para carreiras em terra.
Porto de Aveiro realiza dragagens de manutenção com reposição de inertes a sul
Encontra-se a decorrer mais uma campanha de dragagens no Porto de Aveiro, que visa repor as cotas de serviço que garantam as normais condições de segurança da navegação da frota comercial que demanda o porto.
Os cerca de 500.000 m3 de sedimentos a retirar das zonas a intervencionar, constituídos essencialmente por areias, estão a ser imersos a sul da Barra, ao largo da Costa Nova, para reforço da deriva litoral e do cordão dunar.
Autoestrada marítimo-ferroviária para unir o porto de Valência a Itália
O governo espanhol anunciou o início das obras de construção da primeira autoestrada marítimo-ferroviária que permitirá unir o porto de Valência a Itália.
O operador espanhol Tramesa e a multinacional europeia de transporte logístico multimodal TransItalia, responsáveis por esta obra, estão igualmente a estabelecer conversações com o governo espanhol, no âmbito do designado “corredor atlântico”, com o objetivo de uma rápida concretização deste projeto transpeninsular, com ligação a Portugal.
Repsol Polímeros aponta final de 2025 para arranque de fábricas em Sines
O diretor-geral do Complexo Industrial de Sines da Repsol Polímeros, Salvador Ruiz, aponta o último trimestre de 2025 para a conclusão do projeto de expansão com o arranque da atividade das duas novas fábricas: "Estamos a manter as datas [previstas no projeto], com um nível de construção na ordem dos 30 a 35% e podemos afirmar que, no final de 2025, vamos começar com as atividades de arranque das duas fábricas", disse o responsável.
"Sempre apostámos em Sines e estamos a transformar o complexo industrial de Sines, tal como estamos a transformar todos os complexos da área industrial da Repsol para crescer de forma sustentável, descarbonizar os processos, e estamos a fazê-lo de uma forma eficiente para sustentar o seu futuro", vincou.