Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Novas bóias melhoram navegação no Porto de Viana do Castelo
O Porto de Viana do Castelo concluiu os trabalhos de manutenção e instalação de novas bóias no canal de navegação de acesso ao Porto de Viana do Castelo. No total, procedeu-se à reabilitação de seis boias e à instalação de quatro novas.
A intervenção feita no canal de acesso ao Porto de Viana do Castelo visa restabelecer a navegabilidade em condições de segurança para as embarcações. A aposta na preservação e na conservação destes recursos reveste-se de extrema importância para esta Autoridade Portuária.
![]() |
Marinha assina protocolo para a receção e desenvolvimento de testes de veículo autónomo não tripulado de patrulha oceânica
A Marinha, juntamente com a Autoridade Marítima Nacional e a empresa TecnoVeritas, Serviços de Engenharia e Sistemas Tecnológicos, Lda., celebrou um protocolo no âmbito do desenvolvimento de testes de um veículo autónomo não tripulado de patrulha oceânica (UOPV), na Direção de Faróis.
Esta parceria visa desenvolver um protótipo de um veículo autónomo não tripulado de patrulha oceânica, com elevada autonomia e capacidade de vigilância e de intervenção, de forma a melhorar as capacidades e requisitos operacionais do UOPV. Ao longo dos próximos meses será avaliado o seu potencial para integrar os meios navais da Marinha do futuro.
![]() |
Aquário Vasco da Gama liberta 900 peixes nativos de água doce em Grândola e Mafra
O Aquário Vasco da Gama da Marinha Portuguesa, no ano em que comemora 125 anos, decidiu libertar cerca de 900 peixes de água doce, nos dias 14 e nesta quinta-feira, 23 de Março, nos concelhos de Grândola e de Mafra, respectivamente.
O Aquário Vasco da Gama, em parceria com o MARE-ISPA e a Faculdade de Medicina Veterinária, participa no projecto “Conservação ex situ de organismos fluviais”. O objectivo do projecto é reproduzir e manter espécies nativas de peixes de água doce da fauna portuguesa, criticamente em perigo, para repovoamento dos seus rios de origem, refere uma nota de imprensa da Marinha.
![]() |
Governo garante investimentos no Porto da Figueira da Foz
Desafios da transição energética têm de ser transformados numa “oportunidade” também para as estruturas portuárias, defende o Ministro João Galamba.
![]() |
Ricardo Segurado é o novo subdirector-geral da DGRM
Ricardo Segurado é o novo subdirector-geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. A informação foi veiculada através das redes sociais da DGRM.
Licenciado em Direito e pós-graduado em Contratação Pública, exerceu funções como Secretário Técnico da Autoridade de Gestão do Mar em 2020, e anteriormente exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional.
![]() |
Cerimónia evocativa dos 100 Anos de Administração Portuária nos Açores
A Portos dos Açores, S.A. (PA), promoveu, no final do mês de fevereiro, na ilha do Faial, uma cerimónia evocativa dos ‘100 Anos de Administração Portuária nos Açores’ (1921-1923 / 2021-2023), que foi levada a efeito no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.
Nesta sessão comemorativa – à semelhança do que já havia ocorrido em evento semelhante realizado em Ponta Delgada, em outubro de 2022 – foi feito reconhecimento a antigos trabalhadores, já aposentados, da ex-Junta Autónoma do Porto da Horta, da ex-Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO), S.A. e da própria PA, com a entrega de certificados pelo serviço prestado no sector portuário (na ilha do Faial), e ainda, de uma moeda/medalha simbólica deste centenário.
![]() |
TIAGO PITTA E CUNHA:
O novo tratado do alto-mar é uma «mudança quase filosófica»
O Presidente executivo da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha, diz que o acordo alcançado para um tratado sobre a biodiversidade no alto-mar é “histórico”. Diz também que não é o “acordo ideal”.
![]() |
ESTA TERÇA-FEIRA, 14 DE MARÇO
Encontros na Marina de Lisboa
Esta terça-feira, 14 de março, tem início a segunda edição do «Encontros na Marina de Lisboa», com a Administração do Porto de Lisboa a promover o Seminário “Conhecer para respeitar o estuário do Tejo”, uma iniciativa que terá lugar na Gare Marítima de Alcântara, a partir das 10 horas.
Tomarão a palavra um conjunto de oradores que se têm dedicado à educação ambiental e à proteção do meio marinho, entre eles representando o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, do Oceanário de Lisboa, da Associação Bandeira Azul, a empresa Águas do Tejo Atlântico e ainda quem faz do Tejo e do seu estuário a sua forma de vida.
![]() |
REVISTA DA APAT
ENTREVISTA A CARLOS CORREIA
Em entrevista à Revista APAT, Carlos Correia, Presidente dos conselhos de administração da AP Lisboa e da AP Setúbal e Sesimbra, fala dos resultados alcançados e dos muitos projectos na calha para melhor servir as economias local, regional e nacional.
![]() |
Lisboa recebe Feira Internacional de Emprego e Carreiras para trabalhar em cruzeiros, iates e navios de carga
A Feira Internacional de Emprego e Carreiras Trabalhar num Navio, evento organizado pela APORMAR, chega a Lisboa no dia 16 de março. O evento realiza-se no Parque das Nações, ocupando dois pisos do hotel Olissippo Oriente.
Na sua 8ª edição, a Feira Internacional de Emprego e Carreiras Trabalhar num Navio conta com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, na sessão de abertura institucional, e apresenta 15 empresas interessadas em contratar colaboradores.
![]() |
Movimentadas 465 mil toneladas de mercadorias no porto de Ponta Delgada no 4.º trimestre de 2022
No quarto trimestre de 2022 foram movimentadas no porto de Ponta Delgada 465 mil toneladas de mercadorias, um aumento de 28,1% em relação ao mês homólogo. Da carga movimentada, 114 milhões de toneladas foram carregadas (mais 16,3%); e 350 mil toneladas foram descarregadas (mais 32,4%).
Do total de mercadorias movimentadas no porto de Ponta Delgada, 380 mil toneladas foram de carga nacional e 85 mil toneladas carga internacional.
![]() |
O «espectáculo» da abertura da lagoa de Santo André ao mar
Como manda a tradição, e a necessidade de renovação, foi aberta ao mar a lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém. Anualmente, a tempo da Primavera, é aberta numa operação que chama sempre as atenções. Embora haja excepções: em 2022, a seca impedia a abertura.
Este ano, apesar de se registar um volume de água reduzido, o "espectáculo" da abertura da lagoa voltou a ocorrer, e com dezenas de espectadores no local.
![]() |
PORTO DE AVEIRO LANÇA EMPREITADA PARA ÚLTIMO ARRUAMENTO QUE FALTA PAVIMENTAR NO SECTOR SUL
A Administração do Porto de Aveiro lançou um concurso público para a empreitada de construção de arruamento junto ao Terminal Sul, no troço entre a zona dos clubes náuticos e a zona dos novos estaleiros.
A empreitada, com um valor estimado de 390.000,00 € e que decorrerá durante este ano, prevê a realização de trabalhos de pavimentação, construção de passeios e ciclovia, bem como a respectiva infraestruturação ao nível de abastecimento de água, drenagem de águas, iluminação pública, telecomunicações e sinalização vertical e horizontal.
![]() |
Mar2030 com mais de 539 milhões de euros para quatro prioridades
O Programa Mar2030 vai contar com mais de 539 milhões de euros destinados ao investimento na fileira do pescado e na economia azul, de acordo com a apresentação, feita em Faro, pelas ministras da Agricultura e Alimentação e da Presidência.
O Mar2030 "será um instrumento decisivo na garantia da sustentabilidade e do cumprimento de uma estratégia que promova a competitividade e a resiliência do setor das pescas, da aquicultura e da indústria transformadora, por forma a corresponder às necessidades de abastecimento e segurança alimentar", realçou a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, citada num comunicado enviado às redacções.
![]() |
O GANDUFE JÁ ESTÁ EM ESTALEIRO
A empresa proprietária do barco onde funcionou o bar Porto Rio, fundeado em Lordelo do Ouro, procedeu à retirada da embarcação, como havia ficado estabelecido.
A operação de reboque do Gandufe que teve início dia 7, foi acompanhada pela APDL e Autoridade Marítima, tendo ocorrido sem qualquer constrangimento. A degradada embarcação chegou na manhã desta terça-feira ao estaleiro da INERSEL S.A., em Várzea do Douro. O próximo passo será a retirada das estacas do local.
![]() |
PORTO DE AVEIRO VISITA PORTO DE ILHÉUS, NO BRASIL
O Porto de Aveiro encontra-se em visita ao Porto de Ilhéus, no estado brasileiro da Bahia, a convite da CODEBA - Companhia das Docas do Estado da Bahia, no seguimento da presença na 27ª edição da Intermodal South America, em São Paulo, que terminou a 2 de março.
![]() |
Mais um cargueiro gigante da Airbus faz escala no porto de Viana do Castelo
O Porto de Viana do Castelo recebeu o navio de carga Ro-Ro City of Hamburg, pertencente ao grupo Louis Dreyfus Armateurs, integrado na escala da empresa para o Mediterrâneo numa rota quinzenal de transporte de peças para a ‘gigante’ da aviação francesa.
![]() |
Açores regista valor record de passageiros desembarcados em portos no mês de Janeiro
Os Açores registaram 26.760 passageiros desembarcados em portos, em janeiro de 2023, o valor mais elevado no primeiro mês do ano desde que há registos, segundo dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).
![]() |
Terminal de Contentores de Alcântara inicia nova escala regular para a Costa Leste Americana
O Terminal de Contentores de Alcântara, concessionado à Yilport-Liscont, recebeu, pela primeira vez, o navio CMA CGM DALILA, que marca o início da escala regular da linha Amerigo, que liga o Mediterrâneo à costa leste americana.
Esta escala regular transatlântica vem, assim, reforçar o posicionamento do Porto de Lisboa e da Liscont no mercado do Atlântico, estratégico para o desenvolvimento do Terminal. O navio CMA CGM DALILA, um porta-contentores com 334 metros e com uma capacidade de carga de 8.500 TEU, é o primeiro desta nova escala.
![]() |
DE 4 A 31 DE MARÇO
Gare Marítima de Alcântara recebe tesouros de cinco dos mais importantes arquivos do país
Entre 4 e 31 de março, a Gare Marítima de Alcântara recebe tesouros de cinco dos mais importantes arquivos do país, o arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, o Arquivo Ephemera, o Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, o Espaço Memória e o Arquivo da Fundação Amélia de Mello, sediados na “Cidade dos Arquivos”, no Barreiro.
A exposição “Os Tesouros dos Arquivos do Barreiro… em Lisboa” conta uma importante parte da história de Portugal e tem preparado um conjunto de atividades ao longo de todo o mês, de entrada livre.