Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Nova marina em Vilamoura vai ter 68 postos de amarração para barcos grandes e fica pronta este ano

A construção da nova Marina de Vilamoura já arrancou. O projeto contempla a instalação de três pontões com 68 postos de amarração destinados a embarcações de grande porte, entre 20 e 40 metros. A obra, que representa um investimento de 23 milhões de euros, deverá ficar concluída ainda este ano.

“Esta nova Marina em Vilamoura é altamente diferenciadora para o destino e vem responder a necessidades evidentes do mercado em relação a embarcações de grande porte, que atualmente passam ao largo da costa”, afirma Isolete Correia, administradora da Vilamoura World, citada em comunicado.

Presidência Portuguesa do European Coast Guard Functions Forum realiza 1.º workshop no Funchal

O primeiro workshop da Presidência Portuguesa do European Coast Guard Functions Forum (ECGFF), organizado em parceria com a European Fisheries Control Agency (EFCA) e com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), decorreu entre os dias 23 e 25 de janeiro, no Funchal, subordinado ao tema “Harnessing technology innovation for Coast Guard Operations and Enhanced Fisheries Control”.

JOSÉ LUÍS CACHO, PRESIDENTE DA APS, EM ENTREVISTA À ANTENA 1

Crise no Mar Vermelho vai trazer danos inevitáveis à economia portuguesa

O Presidente da Administração do Porto de Sines alerta para os efeitos económicos que advêm da crise existente no Mar Vermelho.
O facto de muitos navios evitarem agora a travessia deste local, devido aos ataques dos rebeldes Houthis, está a provocar atrasos no transporte de mercadorias.

José Luís Cacho antevê quebras nas importações e exportações, com impacto económico para o país.

Portos de Leixões e Viana não sentem «impacto directo» e dizem que cadeia se «reajusta»

Os Houthis tornaram-se ‘uma pedra no sapato’ para muitos países: os ataques a navios comerciais e embarcações ocidentais fazem com que algumas das principais companhias marítimas prefiram contornar toda a África, apesar da viagem ser mais cara e mais longa.

Este conflito faz com que a rota dos navios seja a aumentada entre 15 e 20 dias, dependendo da origem do navio, estendendo um percurso de 18 mil para 25 mil quilómetros, o que representa um aumento de custo que pode ficar entre os 40 e 60%, sobretudo devido ao maior consumo de combustível.

Porto de Sines reforça ligação ao Far East com Dragon Service

Com a primeira escala prevista para 5 de fevereiro, o Porto de Sines passará a integrar a rotação do Dragon Service, serviço oferecido pela MSC, que reforçará a ligação de Portugal ao Far East.

A linha contará com navios de última geração, com capacidade para cerca de 24.000 TEU, fazendo a ligação entre o Far East e a Europa, através da Rota do Cabo, constituindo uma alternativa aos constragimentos que neste momento dificultam o acesso ao Canal do Suez.

Aveiro é «Cidade Âncora para a Economia Azul»

Parceria “Cidades Âncora para a Economia Azul” dá 1,2 milhões para investir na antiga lota.

Ao aprovar o Protocolo de Parceria “Cidades Âncora para a Economia Azul”, o Município de Aveiro garantiu “um pacote financeiro de apoio, no quadro dos Fundos Comunitários do Portugal 2030 / ITI Redes Urbanas, no valor total de 1,4 milhões de euros”. Desses, 1,2 milhões de euros destinam-se ao “investimento na infraestruturação urbana e capacitação ambiental dos terrenos da Antiga Lota de Aveiro”.

ESTA SEXTA-FEIRA, NO AUDITÓRIO INFANTE D. HENRIQUE | PORTO DE LEIXÕES

Conferência «Mulheres nas Profissões Marítimas»

O Auditório Infante D. Henrique, no Porto de Leixões, acolhe, esta 6.ª feira, dia 26 de janeiro, pelas 15h00, a Conferência "As Mulheres nas Profissões Marítimas”, promovida pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e pelo Clube dos Oficiais da Marinha Mercante.

Com abertura a cargo de Vítor Franco, Presidente da ENIDH, serão oradoras Cláudia Soutinho, Administradora da APDL, Inês Soares, Piloto da Barra na APDL, Carla Vieira, Gestora de Tripulação na S&C – Shipmanagement & Crewing Ltd. e Lúcia Silva, membro do Conselho Diretivo do Clube de Oficiais da Marinha Mercante.

A Conferência "Mulheres nas Profissões Marítimas", visa debater a importância das Mulheres no setor marítimo e a necessidade de reforçar esse papel, com a partilha das experiências profissionais das oradoras convidadas.

AÇORES

Nova grua para o porto da Horta vai duplicar capacidade portuária

A empresa que administra portos na região dos Açores explica que a “nova grua portuária com capacidade de 100 toneladas e com a faculdade de movimentar contentores de 40 pés” representa um investimento de 999.950 euros, no âmbito do Plano Plurianual de Investimento da Portos dos Açores, SA, executado ao abrigo de contratos-programa com o Governo dos Açores.

A iniciativa, é acrescentado na nota, visa “a renovação e o adequado apetrechamento das diversas infraestruturas portuárias da região, tendo em conta critérios de operacionalidade, segurança e eficiência”.

APDL VAI PROMOVER A MODERNIZAÇÃO E REORDENAMENTO DAS VIAS PORTUÁRIAS DO PORTO LEIXÕES

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) vai avançar com o projeto de modernização e reordenamento das Vias Portuárias do Porto de Leixões.

Este projeto assume uma posição de relevo estratégico e operacional no core business do Porto de Leixões, abrangendo a construção, substituição e modernização das vias portuárias, incluindo o reordenamento da circulação de acesso ao Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), bem como a requalificação e reformulação do terrapleno do Molhe Sul do Porto de Leixões e respetivos acessos.

APRAM quer envolver startups na descarbonização e crescimento sustentável dos portos

Presidente dos Portos da Madeira, Paula Cabaço, recebeu empreendedores internacionais ligados à economia do mar

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) reforçou esta quarta-feira o compromisso ambiental da sua administração, estabelecendo como linhas orientadoras para os próximos anos, a descarbonização e o crescimento sustentável.

“É um ponto fundamental para nós que o crescimento do Porto de Cruzeiros aconteça de forma sustentada e ambientalmente comprometida”, disse a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, durante a abertura do Bootcamp @ Madeira Islands, uma organização conjunta da Startup Madeira e do Fórum Oceano, que tem na APRAM um dos principais parceiros.

APA garante mais investimento em segurança no Porto de Pesca Costeira da Gafanha da Nazaré

A Administração do Porto de Aveiro (APA) admite instalar um sistema de videovigilância no Porto de Pesca Costeira (PPC).

Depois dos apelos da APARA para o reforço da segurança em ambiente portuário numa área em que cohabitam Docapesca, armazéns e embarcações, a APA assume que esse esforço tem vindo a ser cumprido de forma gradual.

Terminal da Tersado no Porto de Setúbal embarca transformador com 320 toneladas

O Terminal Tersado, do Porto de Setúbal, realizou, no dia 19 de janeiro, a operação de embarque de um transformador de potência com cerca de 320 toneladas e respetivos acessórios, desmantelado da Central Termoelétrica do Pêgo, em Abrantes, e com destino à Subestação Central de Elpedison, na Grécia.

O transformador, embarcado no navio “BBC Citrine”, foi a movimentação portuária unitária com maior tonelagem realizada neste terminal multiusos do Porto de Setúbal. A realização de operações com esta tipologia demonstra a capacidade de resposta do TMS1 aos desafios da
movimentação de carga especiais e de projecto.

ATÉ 25 DE JANEIRO

Fórum de Guardas Costeiras reúne 23 países no Funchal

De 23 a 25 de Janeiro, o Funchal acolhe o primeiro Seminário Fórum ECGFF, organizado em parceria com a Agência Europeia de Controlo das Pescas e com a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), sob o mote “Harnessing technology innovation for Coast Guard Operations and Enhanced Fisheries Control”.

Aproximadamente uma centena de especialistas, de 23 países estão reunidos no Funchal, neste Fórum Europeu de Guardas Costeiras, num encontro no Pestana Casino Park. Isto segundo disse o comandante da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, major-general Jorge Ludovico Bolas, após uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

Porto de Setúbal recebe escala do novo Ro Ro EMDEN que navega a LNG

O Porto de Setúbal recebeu, dia 23 de janeiro, no Terminal Roll-on Roll-off, a escala do novo navio “EMDEN”, que opera a LNG, gás natural líquido, para embarque de 1500 viaturas produzidas na fábrica VW Autoeuropa, numa operação realizada pela Navipor.

O “EMDEN”, agenciado em Setúbal pela Navigomes, entrou em atividade no passado mês de novembro e é um dos mais recentes navios do armador norueguês SFL Corporation. Trata-se de um PCTC, navio dedicado a transportar viaturas ligeiras e pesadas, com cerca de 200 metros de comprimento e 69,470 toneladas brutas, navega com um calado máximo de 8,9 metros e pode transportar até cerca de 7 mil viaturas.

PROJECTO LIDERADO PELA APS

Avanços do primeiro ano de NEXUS apresentados na 2.ª edição das «Agendas Mobilizadoras no Alentejo»

Decorreu, a 19 de Janeiro, a 2.ª edição do evento “Agendas Mobilizadoras no Alentejo”, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) em Évora e sob a responsabilidade da PACT e CCDR Alentejo. Esta iniciativa voltou a reunir os líderes dos consórcios das agendas mobilizadoras com investimentos na região do Alentejo, numa sessão que pretendeu apresentar os principais avanços e resultados do 1º ano de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Neste âmbito, e enquanto líder da Agenda NEXUS, a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A., apresentou o ponto de situação do projeto, cujo principal objetivo é o de criar um ecossistema de inovação e promoção para a transição verde e digital do setor dos transportes e da logística, com especial enfoque nos corredores multimodais de Sines, e através do desenvolvimento de 28 produtos e serviços.

Porto de Aveiro e UA juntos em projecto de combate a espécies invasoras

O Porto de Aveiro pediu ajuda à universidade e o trabalho está em curso para controlar espécies invasoras.

Durante três anos estudam-se soluções para reduzir a área de invasoras com recurso a espécies que possam ter interesse para a qualidade ambiental.
Paula Maia, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, apresentou o projeto no Ecomare em jornada de trabalho sob o tema “Co-desenvolvimento de soluções para a biodiversidade e resiliência climática”.

III Encontro de empreendedorismo:

Desafios da Economia Azul e a Sustentabilidade

O Fórum Oceano esteve presente no III Encontro de Empreendedorismo da Escola Básica e Secundária de Velas, que se realizou em São Jorge, Açores.

Gisela Sousa, Blue Nautical Stations Officer da Rede Estações Náuticas de Portugal (ENP), apresentou o projecto Nautical Portugal e o seu impacto sustentável, bem como os benefícios da integração dos Açores na rede. Numa altura em que é fundamental dotar a nova geração com as “competências azuis” necessárias, a nossa presença evento foi essencial para elucidar as mentes mais jovens de projectos inovadores existentes.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ REALIZA EMPREITADA DE PAVIMENTAÇÃO E MELHORIA DAS REDES PLUVIAIS

O Porto da Figueira da Foz tem em curso uma empreitada de melhoria de circulação na zona portuária que contempla o arranjo e pavimentação de algumas vias de circulação e terminais, bem como a correcção e melhoria das redes pluviais.

Com esta obra pretende-se uma maior eficiência na operacionalidade portuária, bem como a melhoria das condições de acesso à zona da Marina, destinada à atracação de grandes iates.

LANÇAMENTO DO CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL PARA A MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES MARÍTIMAS E INFRAESTRUTURAS DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

A Administração do Porto da Figueira da Foz deliberou no dia 11 o lançamento do Concurso Público Internacional para a Empreitada de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e das Infraestruturas do Porto da Figueira da Foz com um preço base de 24,326 Milhões de Euros.

Esta empreitada é estrutural para o porto na medida em que capacitará as suas infraestruturas para receber navios de maior porte, dando resposta à tendência mundial de aumento da dimensão dos navios que operam no mercado, reforçando, ainda, as condições de segurança da navegabilidade e aumentando a eficiência das operações portuárias, permitindo ganhos de competitividade económica e ambiental.

Porto de Lisboa recupera linha da OOCL em serviço para a América do Sul

O regresso da OOCL ao Porto de Lisboa foi assinalado no dia 12 com a escala do porta-contentores Lady Jane, o primeiro navio do serviço EEX-Europe East Coast South America Express.

Esta escala está integrada no novo serviço para a América do Sul que teve início no último trimestre de 2023, o qual é operado conjuntamente por mais dois armadores, a COSCO e a ONE.

A disponibilidade oferecida por esta ligação reafirmou o posicionamento do Porto de Lisboa como plataforma de exportação para empresas nacionais, bem como para outros mercados europeus que poderão utilizar serviços feeder, beneficiando das vantagens que esta rota proporciona na ligação à América do Sul.

Total: 372
1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19