Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Sines entre os portos europeus de contentores que mais cresceram em 2023

O Porto de Sines mantém a 14ª posição no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia, de acordo com a PortEconomics, onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.

Segundo Notteboom, Sines destaca-se pela positiva entre os 15 principais portos europeus, a par de Gioia Tauro e Pireu, tendo sido os únicos três portos a registar uma variação positiva em 2023.

O Porto de Sines regista ainda o 2º maior ganho de tráfego de carga contentorizada no período de 2007-2023, e o 3º maior crescimento europeu no período de 2022-2023 com um total de 1.665.308 TEU movimentados, mantendo assim a sua trajetória de crescimento no panorama europeu, contrariando o decréscimo sentido na movimentação de contentores na União Europeia.

PORTO DE AVEIRO COMEMORA DIA DO PORTO COM DESCERRAMENTO DE PLACAS TOPONÍMICAS

As Comemorações do Dia do Porto de Aveiro, que se realizaram dia 3 de abril, começaram logo pela manhã com o descerramento de três placas toponímicas.
A Avenida de Estarreja, que invoca a relação histórica existente entre o Porto de Aveiro e o Complexo Químico de Estarreja, a Avenida Eng.º João Ribeiro Coutinho de Lima, Diretor do Porto de Aveiro (1942-1963), e a Avenida Eng.º João de Oliveira Barrosa, Diretor do Porto de Aveiro (1963-1987), foram as toponímias atribuídas a três importantes artérias da área portuária.
A cerimónia de descerramento das placas contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e de familiares do Eng.º João Ribeiro Coutinho de Lima e do Eng.º João de Oliveira Barrosa.

Porto de Aveiro homenageia figuras históricas do porto

O Porto de Aveiro assume a atribuição de topónimos aos arruamentos do porto uma forma de homenagear figuras e instituições e, ao mesmo, tempo a forma de capacitar a orientação nos diferentes terminais portuários.

No dia de celebração do aniversário da reabertura da barra, Eduardo Feio procedeu ao batismo de novas avenidas (Avenida de Estarreja – Invoca a relação histórica existente entre o Porto de Aveiro e o Complexo Químico de Estarreja; Avenida Eng.º João Ribeiro Coutinho de Lima – Diretor do Porto de Aveiro 1942-1963) e Avenida Eng.º João de Oliveira Barrosa - Diretor do Porto de Aveiro 1963-1987).

PORTO DE AVEIRO RECEBE VISITA DE EMBAIXADORES DE PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA EM PORTUGAL

O porto de Aveiro recebeu, esta terça-feira, a visita de um grupo de Embaixadores residentes e não residentes da União Europeia.

A comitiva, liderada pelo Embaixador da Bélgica, Serge Wauthier, e constituída pelas (os) Embaixadoras (os) da Croácia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, República Checa, Eslovénia, Comissão Europeia, Cônsul da Áustria bem como altos funcionários das embaixadas da Alemanha, Bulgária, Espanha, Grécia, Irlanda, Itália, Malta, Roménia e Suécia visitou o Terminal Norte, a ZALI – Zona de Atividade Logísticas e Industriais e o Terminal de Granéis Líquidos.

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ VISITAM PORTOS DE GIJÓN E DA CORUNHA COM FOCO NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS OFFSHORE

O Conselho de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz visitou os Portos de Gijón e da Corunha, nos dias 21 e 22 de março, na sequência das visitas que as administrações daqueles portos realizaram ao Porto de Aveiro em abril e maio do ano passado, com vista ao aprofundamento das suas relações, bem como à analise de possibilidade de cooperação no âmbito dos modelos de desenvolvimento dos portos como hubs de energia, nomeadamente no que respeita à de energia eólica offshore.

Passageiros desembarcados em portos nos Açores sobem 1,87% em fevereiro

O número de passageiros desembarcados em portos nos Açores registou uma subida em fevereiro de 1,87%, face ao período homólogo, segundo dados revelados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).

No total, em fevereiro, foram contabilizados 25.436 desembarques de passageiros por via marítima, em cinco ilhas do arquipélago, segundo os dados disponíveis na página do SREA.

BALTIMORE

No Tejo podem navegar navios maiores que o Dali. Quais as limitações e regras para evitar acidentes?

Ao Observador, o Porto de Lisboa diz que é possível a circulação de navios maiores do que o que provocou o colapso de ponte em Baltimore. Cada ponte é "um caso único para o qual é feita avaliação de risco".

DGRM fez 1.842 inspecções marítimo-portuárias em 2023

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, realizou em 2023, um total de 1.842 inspeções no setor marítimo-portuário, ou seja, mais 15% de ações, comparativamente a 2022, em que foram realizadas 1.598 inspeções.

O Diretor Geral da DGRM, José Carlos Simão (na foto), sublinha que, «no crescimento de inspeções realizadas, destaca-se o reforço no controlo de navios e portos mais verdes, nomeadamente pelo cumprimento dos limites fixados para os combustíveis a bordo dos navios e respetivas emissões, pela adequada gestão de resíduos a bordo e nas instalações portuárias, bem como inspeções no âmbito do Port State Control, de competência da DGRM».

Porto de Sines começa 2024 a crescer 20% e é líder nos Portos Nacionais

O Porto de Sines começou o ano de 2024 a crescer 20%, contribuindo assim para que os portos nacionais arranquem o ano em terreno positivo, apresentando um crescimento de cerca de 8% face a período homólogo.

Com Sines a crescer , os portos nacionais registaram um aumento homólogo de 8,9% na carga movimentada, para um total de 7,4 milhões de toneladas. Sines lidera os portos nacionais registando um movimento de 55,6% do total das mercadorias, ou seja, 4,1 milhões em 7,4 milhões de toneladas.

APRAM vai ter novo site

A APRAM - Portos da Madeira, prosseguindo o reforço da aposta no digital, vai lançar um novo site institucional, que será disponibilizado até agosto do presente ano.

O propósito passa pelo “reforço da política de digitalização da empresa e tem como objetivo melhorar a imagem institucional da APRAM e estabelecer mecanismos de comunicação com clientes e fornecedores, agilizando processos. Integrará um sistema de formulários de contacto e ticketing com ligação a plataformas internas em utilização e disponibilizará informação de ocupação de cais em tempo real, previsão de escalas e divulgação de dados meteo-oceanográficos”.

DGRM apresenta, na IMO, conclusões da 81ª sessão do Comité de Protecção do Ambiente Marinho

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em conjunto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, representaram Portugal na 81.ª Sessão do Comité de Proteção do Ambiente Marinho (MEPC 81), o fórum de discussão dos assuntos que vão moldar o futuro do Transporte Marítimo nos próximos anos, na componente de proteção do meio marinho.

O desenho das medidas de médio prazo para a redução das emissões de gases de efeito de estufa (GEE), com vista às emissões zero em 2050 e também o novo mecanismo global de fixação de preços para as emissões marítimas, foram algumas das conclusões do MEPC 81, que decorreu entre 18 e 22 de março, em Londres, na sede da Organização Marítima Internacional (International Maritime Organization - IMO).

EM MIAMI

MSC Cruzeiros baptiza novo navio MSC World America a 9 de Abril de 2025

O MSC World America, novo navio da MSC Cruzeiros, vai ser baptizado a 9 de abril de 2025, numa cerimónia a decorrer no novo terminal de cruzeiros da companhia no Porto de Miami, nos EUA.

“A cerimónia honrará o investimento da MSC Cruzeiros em Miami e o seu compromisso com o mercado norte-americano, com o tradicional partir de uma garrafa de champanhe e uma série de eventos imersivos a bordo, destacando tudo o que o mais recente navio ultramoderno de Miami tem para oferecer”, indica a MSC Cruzeiros.

REQUALIFICAÇÃO DO MOLHE NORTE DA BARRA DO DOURO

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) vai proceder à reparação das anomalias ao nível da Fundação do Molhe Norte da Barra do Douro, localizado na foz do rio Douro.

Para a primeira fase da empreitada, ao nível das fundações (parte submersa), foi aberto o procedimento concursal, publicado em Diário da República no passado dia 22 de março, tendo como preço base o valor de € 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil euros), o prazo máximo de execução de 18 meses e a apresentação das propostas pode ser feita até ao dia 10 de abril de 2024.

APDL LANÇA BóIA U SAFE NA VND PARA SALVAMENTO MARÍTIMO E COMBATE À POLUIÇÃO

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., (APDL) lançou a 21 de março, na Via Navegável do Douro (VND) a boia U SAFE, um equipamento nacional, autopropulsionado e controlado remotamente, com capacidade de resgate no salvamento marítimo, assim como no empenhamento na contenção de derrames de combate à poluição .

A ação de demonstração foi exclusiva para colaboradores da APDL, corporação de Bombeiros e elementos da Autoridade Marítima local, com formação teórica e prática no manuseamento deste meio aquático. A demonstração na Via Navegável do Douro incluiu a colocação da boia na água e simulações de resgate fluvial e contenção de derrames de combate à poluição fluvial.

Candidaturas PRR para o «Green Shipping»

Prazo prorrogado até 12 de abril

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, informa que foi prorrogado até 12 de abril de 2024 o prazo para entrega das candidaturas ao PRR Componente C10 – Mar. Este programa tem um fundo com uma dotação de cinquenta milhões de euros, para apoio à transição energética e redução de emissões do transporte marítimo de mercadorias e de passageiros (TC-C10-i07 - Navegação Ecológica).

Terminal Multiusos de Sines atinge volumes históricos no embarque de minério

O Terminal Multiusos de Sines (TMS) concessionado à empresa PortSines, do Grupo ETE, concluiu no dia 17 de março, o embarque de 75.000 toneladas de minério de ferro, naquela que constituiu uma operação com volumes nunca atingidos pelo terminal neste segmento, correspondendo a uma movimentação de alta performance que registou um ritmo médio de 860 toneladas/hora, com apenas uma grua.

Este carregamento de minério de ferro, com origem na América do Norte, vem reforçar o posicionamento de Sines como hub estratégico para esta tipologia de carga, tirando partido do conceito multiusos deste terminal, apto a movimentar diferentes tipos de carga, quer no segmento dos granéis sólidos, quer ainda ao nível de carga de projeto.

Empresas querem reduzir dependência da China transferindo operações para território nacional ou países próximos

Mais de metade das empresas planeiam aumentar as operações em território nacional ou em países próximos entre 2023 e 2025 para reduzir a dependência da China, revela um inquérito da Bain & Company a mais de 300 executivos. E acrescenta: os gestores (CEOs) consideram importante a formação de alianças estratégicas com os fornecedores para impulsionar o crescimento e a diversificação num ambiente cada vez mais complexo e cerca de 66% planeiam fazê-lo nos próximos três anos.

Na análise How CEOs Can Balance the New Supply Chain Equation, a Bain & Company recomenda ainda a adoção de modelos de economia circular para reduzir a sua pegada de carbono, aproveitar melhor os materiais e enfrentar a escassez de recursos. As empresas líderes que já compreenderam esta prioridade estão a aplicar sistemas de reciclagem, reparação e reutilização de materiais e equipamentos nas suas cadeias de abastecimento – e, desde setembro de 2023, 60% das inquiridas estão já comprometidas com práticas de circularidade.

Portugal assume a copresidência da iniciativa WestMed para o biénio 24-25

Portugal, através da DGPM - Direção-Geral de Política do Mar, assume a copresidência da Iniciativa WestMed para uma Economia Azul Sustentável no Mediterrâneo Ocidental, no biénio 2024-2025, com a Mauritânia, em 2024, e com a Tunísia, em 2025.

Durante a copresidência, Portugal tem por objetivo desenvolver estratégias e políticas cooperantes em prol de uma economia azul sustentável impulsionadora do desenvolvimento da região do Mediterrâneo Ocidental, com ênfase nas suas áreas e comunidades costeiras.

Cerimónia de assinatura de Protocolo entre a APDL e a DGRM

Realizou-se a 15 de março, no Centro de Formação da APDL, a cerimónia de assinatura do protocolo de cedência de instalações, celebrado entre a APDL e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), com as presenças do Presidente do Conselho de Administração da APDL, João Pedro Neves e do Administrador, Joaquim Gonçalves, de José Simão, Diretor Geral da DGRM e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, em representação da tutela setorial.

Portugal Ventures investe em dois associados do Fórum Oceano

Onze startups dos Açores e três da Madeira receberam no seu conjunto um investimento de 5,5 milhões de euros da Portugal Ventures, através das iniciativas Call Açores e Call Madeira. Duas destas startups, Gazelle Wind Power Limited e blueOASIS, são associados Fórum Oceano.

"A Portugal Ventures orgulha-se dos resultados alcançados com o Fundo de Capital de Risco Atlântico, em parceria com a August One, que permitiu potenciar o investimento na Madeira e Açores e contribuir para o crescimento económico alavancando o empreendedorismo nas regiões", refere o Vogal Executivo da Portugal Ventures, Pedro Mello Breyner.

Total: 354
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18