Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Nova linha ferroviária vai aumentar a competitividade do Porto de Sines

A ligação ferroviária do litoral alentejano até Espanha vai estar concluída no primeiro semestre de 2024. É o maior projecto ferroviário nos últimos 100 anos e vai aumentar a capacidade e a competitividade do Porto de Sines.

São 90 quilómetros de uma nova linha que atravessa as quintas e o montado alentejano. Por lá trabalha-se a um ritmo acelerado para concluir este troço entre Évora e Elvas. Esta é a única linha construída de raiz, inserida no Corredor Internacional Sul, que vai permitir ligar, mais rapidamente, os portos portugueses e a cidade de Lisboa a Espanha.

Vai duplicar a capacidade e diminuir o tempo da viagem. De Sines, que tem o porto mais importante do país, o percurso será reduzido em 140 quilómetros até Espanha. Ou seja, em tempo, serão menos três horas e meia.

PORTO DE AVEIRO CONCLUI EMPREITADA DE INFRAESTRUTURAÇÃO DO ÚLTIMO ARRUAMENTO DO TERMINAL SUL

A administradora do Porto de Aveiro, Andreia Queirós, e o Director de Infraestruturas da APA, Jorge Neto, acompanharam a conclusão dos trabalhos da empreitada de construção de arruamento junto ao Terminal Sul, com a colocação de sinalética horizontal e vertical.

Esta empreitada, iniciada em Agosto, incluiu diversas intervenções: pavimentação, passeios e ciclovia, drenagem de águas pluviais e residuais (para futura ligação), rede de abastecimento de água, com alimentação a hidrantes, rede de iluminação pública e de alimentação de energia, rede para telecomunicações, bem como sinalização horizontal e vertical.

PSA Sines expande a sua capacidade com dois novos pórticos de cais Ship-to-Shore Super Post Panamax

Dois mega pórticos de cais Ship-to-Shore (STS) chegaram à PSA Sines terça-feira, 5 de Dezembro. Os novos pórticos serão adicionados aos dez pórticos Super Post-Panamax existentes, permitindo que a PSA Sines opere os maiores navios porta-contentores actualmente em operação na Península Ibérica. O novo equipamento também desempenhará um papel importante na expansão da capacidade da PSA Sines de 2,3 para 2,7 milhões de TEUs (Twenty-foot Equivalent Units) e reforçará a posição da PSA Sines como o porto de entrada preferido da Península Ibérica.

APDL lança concurso público de 4,1 milhões para porto seco na Guarda

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou a abertura do concurso público no valor de 4,1 milhões de euros para a empreitada de implementação do porto seco da Guarda em 2024. As propostas devem ser enviadas até 2 de fevereiro do próximo ano. A APDL diz que o Porto Seco da Guarda é “fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia”.

A intervenção prevê a extensão das vias-férreas existentes de forma a acomodar um comboio de mercadorias com o comprimento de 750 metros, o aumento e reforço do terrapleno “permitindo dessa forma a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20’’[pés] por ano”, a construção de um edifício administrativo, serviços aduaneiros e a vedação do perímetro e controlo de acessos.

APDL ANUNCIA ABERTURA DE CONCURSO PARA EMPREITADA DO PORTO SECO DA GUARDA

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), anuncia a abertura do concurso que marcará o início da empreitada de implementação do Porto Seco da Guarda em 2024. Esta iniciativa é fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia.

André Martins elogia parceria com APSS que devolveu Praia da Saúde aos setubalenses

A parceria entre a autarquia sadina e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) foi um factor importante para devolver a Praia da Saúde aos setubalenses. Quem o diz é André Martins, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que lembra que o local foi “durante décadas ocupado por estaleiros e outras actividades navais que constituíam verdadeira muralha que isolava a cidade do rio”. Apesar de já intervencionada e ser alvo de muita procura, garante que a Praia da Saúde pode “ser ainda mais qualificada” no futuro.

O autarca falava na sessão de abertura do “Encontro do Mar – História, Economia, Ambiente, Responsabilidade Social”, organizado pela Associação Economia Azul (AEZULMAR) em parceria com o município e a APSS, que decorreu na tarde de terça-feira no Auditório Municipal Cinema Charlot.

APDL associa-se ao Projeto PORTUGAL EXPORT +60<30 em parceria com a AEP e o Novo Banco

A APDL associou-se à Associação Empresarial de Portugal (AEP) e ao Novo Banco no Projeto PORTUGAL EXPORT +60<30, uma iniciativa que pretende incentivar as exportações portuguesas a atingir os 60% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2030.

O Kick-off deste projeto ocorreu a 17 de novembro, no Porto de Leixões, e contou com as presenças do Presidente do Conselho de Administração da APDL, João Pedro Neves, do Chief Commercial Officer Corporate do Novo Banco, Andrés Baltar; do Presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, do Vice-Presidente Executivo da AEP, Paulo Vaz e do Presidente do Conselho Geral da AEP, José Manuel Fernandes.

MADEIRA

Movimento de mercadorias nos portos em alta

A variação do movimento de mercadorias nos portos da Região, no 3.º trimestre de 2023, foi globalmente positiva em comparação com o mesmo período dos últimos quatro anos (+3,9% face ao 3.º trimestre de 2022; +16,1% face ao 3.º trimestre de 2019). Para esta variação contribuíram os acréscimos observados homólogos verificados tanto no descarregamento (+3,5%; +18,1% que no mesmo trimestre de 2019), como no carregamento (+7,1%; +3,3% face ao 3.º trimestre de 2019) de mercadorias. A variação homóloga acumulada foi igualmente positiva (+6,6%; +18,6% face a 2019).

PORTO DE AVEIRO RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

O Porto de Aveiro recebeu no dia 24 a visita do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. Diamantino Sabina, e da Vereadora, Dra. Isabel Simões Pinto.

Esta visita teve como objetivo reforçar a ligação histórica entre o Porto e o Município, nomeadamente no que respeita à estreita relação existente entre o terminal de granéis líquidos do porto e o complexo químico de Estarreja.

PORTO DE AVEIRO REALIZA EMPREITADA DE SINALIZAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PORTUÁRIAS

O Porto de Aveiro tem em curso uma empreitada de melhoria de circulação na zona portuária, que contempla a colocação de sinalização, bem como o arranjo e pavimentação de algumas vias de circulação e terminais.

Esta empreitada, que inclui diversas intervenções, passa pela colocação de sinalização vertical no Terminal de Granéis Líquidos, Porto de Pesca Costeira e Porto de Pesca de Largo, execução de sinalização horizontal e colocação de sinalização vertical nas vias de circulação portuária e reparação pontual de pavimentos em algumas vias de circulação e dentro dos terminais.

ESTA QUARTA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO, EM SETÚBAL

Fórum Investir Inovar e Descarbonizar - As novas Indústrias Inovação e Logísticas

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, convidam-no a estar presente na sessão do Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar, que será dedicado ao tema “As Novas Indústrias: Inovação e Logística” e que se realiza esta quarta-feira, dia 29 de novembro, com início às 09h00, no auditório do Parque Empresarial BlueBiz, da aicep Global Parques, em Setúbal.

Seminário «Encontro do Mar - História, Economia, Ambiente, Responsabilidade Social»

Porto de Setúbal aposta na Economia do Mar

Energias renováveis, transição energética, economia circular, inovação e tecnologia das cadeias logísticas nos transportes marítimos foram alguns dos temas discutidos no seminário “Encontro do Mar - História, Economia, Ambiente, Responsabilidade social”, evento organizado pela AEZULMAR – Associação Economia Azul em parceria com a APSS e com a Câmara Municipal de Setúbal e que se realizou no âmbito das comemorações do Porto de Setúbal.

AÇORES

Movimento de mercadorias cresceu no Porto de Ponta Delgada

O Porto de Ponta Delgada aumentou em 2022 o movimento de mercadorias, segundo revelou o INE.

De acordo com o estudo sobre o movimento nos portos nacionais, o porto de Ponta Delgada movimentou 1,7 milhões de toneladas em 2022, mais do que os 1,4 milhões de toneladas do ano anterior.

Marinha atribui condecoração ao empresário madeirense Luís Miguel Sousa

O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, condecorou com a Medalha Naval de “Vasco da Gama”, o empresário português Luís Miguel da Silva Sousa, o fundador, presidente e Presidente Executivo do Grupo Sousa, grupo empresarial português que desenvolve atividades no âmbito do transporte marítimo de carga e de passageiros, operações portuárias, logística e energia.

MADEIRA

Rui Barreto visita navio de controlo das pescas da UE

O secretário Regional de Economia, Mar e Pescas da Madeira visitou, esta segunda-feira, o Ocean Protector, um navio ao serviço inspecção da Agência Europeia de Controlo das Pescas. Uma oportunidade para Rui Barreto realçar a importância do trabalho em equipa.

De acordo com Rui Barreto, o trabalho que é desenvolvido pela Agência Europeia de Controlo das Pescas “é muito importante e é um exemplo de trabalho de cooperação, uma vez que as suas diferentes missões se desenvolvem em articulação com as mais diversas entidades, num trabalho de cooperação que lhe permite uma maior eficiência”, refere uma nota de imprensa do Executivo madeirense.

19.º Congresso da APAT: o setor está pronto para o futuro

Com cerca de 150 congressistas e mais de 30 patrocinadores a encherem a emblemática sala Costa Verde do Hotel ​​​​​​​Solverde, em Vila Nova de Gaia, o evento serviu o propósito de refletir sobre os maiores desafios que o setor transitário enfrenta.

APDL associa-se ao Projeto PORTUGAL EXPORT +60

A APDL associou-se à Associação Empresarial de Portugal (AEP) e ao Novo Banco no Projeto PORTUGAL EXPORT +60<30, uma iniciativa que pretende incentivar as exportações portuguesas a atingir os 60% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2030.

O Kick-off deste projeto ocorreu a17 de novembro, no Porto de Leixões e contou com as presenças do Presidente do Conselho de Administração da APDL, João Pedro Neves, do Chief Commercial Officer Corporate do Novo Banco, Andrés Baltar; do Presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, do Vice-Presidente Executivo da AEP, Paulo Vaz e do Presidente do Conselho Geral da AEP, José Manuel Fernandes.

Porto de Leixões embarca 30 ambulâncias com destino a Abidjan, na Costa do Marfim

Embarcaram no Porto de Leixões 30 ambulâncias com destino a Abidjan, na Costa do Marfim, para reforço da frota e melhoria dos serviços prestados.
Estas viaturas, da marca NISSAN, fizeram paragem em Portugal para serem carroçadas, embarcando no navio Grande San Paolo, agenciado pela Grimaldi e com operação a cargo da YILPORT Leixões.

Estão abertas as candidaturas ao Mar 2030

Já estão disponíveis 11 novos avisos para a apresentação de candidaturas no âmbito do Programa Mar 2030, somando um total de 140.1 M€ de apoio público.

Estes avisos dirigem-se, entre outros, a operadores económicos do setor da pesca, aquicultura e transformação; à proteção e restauração da biodiversidade e ecossistemas marinhos e à execução da Política Marítima Integrada.

ESTA QUARTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO, EM SETÚBAL

Seminário «Encontro do Mar - História, Economia, Ambiente, Responsabilidade Social»

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Câmara Municipal de Setúbal e a AEZULMAR – Associação Economia Azul, convidam-no a estar presente no seminário “Encontro do Mar - História, Economia, Ambiente, Responsabilidade social”, que se realiza esta quarta-feira, 22 de novembro, às 14 horas, no Auditório Municipal Charlot, em Setúbal.

O seminário insere-se no programa do evento “Encontro do Mar”, que terá início durante a manhã, com a realização de atividades desportivas em várias escolas do concelho. A APSS é parceira da AEZULMAR – Associação Economia Azul neste evento, que tem como objetivo fomentar a cultura marítima junto da população, promover as atividades marítimas nas escolas, consolidar o papel da Economia do Mar no País e contribuir para o reforço do conhecimento, ensino e formação profissional nos setores marítimo e portuário.

Total: 235
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12