Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APDL marcou presença na «Ocean Conference»

A APDL marcou presença na “Ocean Conference”, a convite da Ireland Portugal Business Network (IPBN) e decorrida na Porto Business School.
Com a participação de Luís Monteiro, Chefe da Divisão de Ambiente e Eficiência Energética da APDL, a integrar a mesa redonda subordinada ao tema “Uma conversa com o Porto de Leixões sobre o lugar de Matosinhos no setor dos transportes marítimos“.

Explore a plataforma digital mais inovadora para negócios azuis

O Hub Azul Portugal, Rede de Infraestruturas de Inovação para a Economia Azul, lançou o Hub Azul Dealroom – a primeira plataforma mundial de negócios da Economia Azul – na qual estão já registadas mais de 1.100 startups (com mais de 1.800 rondas de investimento), perto de 2.600 investidores e mais de 120 grandes empresas.

Comece a explorar esta plataforma que lhe permite mapear rapidamente os dados empresariais da Economia Azul e fazer matchmaking de negócios entre startups, PMEs e investidores.

Futuros investimentos viabilizam sustentabilidade do Porto da Figueira

O Porto da Figueira da Foz pode no futuro vir a ser uma infraestrutura de grande importância a nível europeu; todavia, para que essa ambição seja uma realidade é necessário concretizar uma série de investimentos previstos para garantir a sua sustentabilidade.

Essa foi a ideia deixada na sessão comemorativa dos 57 anos de inauguração dos dois molhes delimitadores da barra (Dia do Porto da Figueira da Foz) que decorreu no Museu Municipal Santos Rocha. «Estamos a idealizar e a desenvolver vários projetos que vão permitir integrar a estratégia portuária nacional, que visa torná-lo num porto europeu para o futuro», começou por aferir Eduardo Feio.

Constituída a Comissão de Planeamento de Emergência do Transporte Marítimo

O Sistema Nacional de Planeamento Civil de Emergência, criado através do Decreto -Lei n.º 43/2020, de 21 de julho, tem por objetivo central proceder à criação de uma estrutura que garanta a organização e preparação dos setores estratégicos do Estado — transportes, saúde, energia, água e resíduos, agricultura e alimentação, comunicações, cibersegurança — face a situações de crise.

No âmbito deste sistema, está integrado o Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência (CNPCE), sob responsabilidade do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e do qual faz parte a Comissão de Planeamento de Emergência do Transporte Marítimo (CPETM).

ESTA TERÇA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO

Porto de Lisboa celebra 136 anos e oferece obra de Vhils à cidade

Esta terça-feira, 31 de outubro, às 18h30, na Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos, o Porto de Lisboa celebra o 136º aniversário com a oferta à cidade de uma obra de Vhils, que homenageia os refugiados da Segunda Guerra Mundial que, a partir de meados de 1940, encontraram na capital portuguesa o único porto europeu aberto à salvação.

A cerimónia conta com a presença da Embaixadora Francesa em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont e do Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, entre outras personalidades.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO

COMEMORAÇÕES DO DIA DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Esta segunda-feira, dia 30 de outubro, o Porto da Figueira da Foz comemora o 57.º aniversário da inauguração dos dois molhes delimitadores da barra, abrindo mais uma vez as suas portas à população.

Este ano, para além da iniciativa “O Porto vai à Escola”, que decorrerá durante o mês de novembro, nos dias 29 e 30 de outubro decorrem mais duas iniciativas.

PORTO DE AVEIRO REALIZOU EXERCÍCIO DE SIMULACRO ANUAL NO TERMINAL DE GRANÉIS LÍQUIDOS

Realizou-se no dia 25 de outubro, com início às 10:00 e final às 11:30, um exercício de acidente simulado no âmbito do Plano de Emergência Interno da APA S.A.
O simulacro teve como cenário a ocorrência de um foco de incêndio durante a operação de descarga de VCM no braço articulado de ligação da ponte cais ao navio operada pela empresa Cires, no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro (TGL).

Porto de Lisboa recebe ABTO Bulk Terminals 2023

As Conferências Anuais ABTO Bulk Terminals 2023 tiveram início esta quarta-feira no Porto de Lisboa, com conclusão hoje, 26 de Outubro, integrando as atividades do programa de comemoração dos seus 136 anos. Este evento é organizado pela ABTO - Association of Bulk Terminals Operators e reúne em Portugal vários representantes envolvidos no transporte, armazenamento e comércio de granéis sólidos.

CEO do Porto de Halifax em visita ao Porto de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., recebeu esta sexta-feira uma comitiva do Canadá, que contou com a presença do Comandante Allan Gray, CEO do Porto de Halifax, de representantes da Embaixada do Canadá, o Conselheiro Comercial, Djordje Vidovic e o Assessor Comercial, Sandro Almeida, bem com a assessora do Canada Ocean Supercluster, Nancy Andrews.

APDL recebe visita de Delegação das Vias Navegáveis da Flandres

Com a recepção pelo Presidente do Conselho de Administração da APDL, João Pedro Neves, que, sublinhou "a importância desta visita para que possamos aprender com a experiência uns dos outros.
Temos muito a aprender com esta Delegação, que representa uma rede de 1.000km de vias navegáveis e canais e que, em 2022 movimentou mais de 1 milhão e 700 mil toneladas de carga nas suas vias".

Porto de Setúbal nas «Rotas do Bastonário» da Ordem dos Engenheiros

O Porto de Setúbal recebeu, dia 10 de outubro, uma comitiva da Ordem dos Engenheiros no âmbito do projeto “Rotas do Bastonário” dedicado especificamente à temática do mar, com o objetivo de promover o conhecimento da capacidade instalada em todo o país ao nível da engenharia e dos projetos que melhor a representam e afirmam, nas diferentes especialidades.

Comandante Duarte da Conceição é o novo Director do Instituto de Socorros a Náufragos

A cerimónia de tomada de posse realizou-se nas instalações do ISN, em Oeiras, e foi presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones. Neste evento estiveram também presentes o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Miguel Faria, bem como o Presidente da Escola Náutica Infante D. Henrique, o Presidente da Direção da Escola Nacional de Bombeiros, entre outros representantes de entidades públicas.

Porto de Sines recebe comitiva de um dos principais portos do mundo

Esta quarta-feira, 11 de outubro, o Porto de Sines recebeu uma comitiva do Porto de Shenzhen, no sul da China, um dos maiores portos do mundo, conhecido pela sua eficiência e rápido crescimento global.

Ponto de entrada crucial para o comércio internacional, considerado como um dos mais importantes centros tecnológicos globais, Shenzhen é um porto estratégico para a China, representando um quarto das trocas comerciais da região com os Estados Unidos, sendo ainda considerado como o porto preferencial para a importação e exportação mundial na China.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ RECEBE AS 12.ªs JORNADAS DE ENGENHARIA COSTEIRA E PORTUÁRIA

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz marcaram presença nas 11ªs Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária, que tiveram lugar em Leixões, nos dias 3 e 4 de outubro e que mobilizaram mais de 230 técnicos portugueses, contando, ainda, com a presença do Presidente da PIANC, Francisco Esteban Lefler.

ESTA QUARTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ - ALAVANCAS DA ECONOMIA REGIONAL

A relevância dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz para o desenvolvimento económico-social sustentável da região Centro estará em debate no seminário “Os Portos – Alavanca da Economia Regional”, no dia 11 de outubro, no Grande Hotel do Luso, numa iniciativa da Administração do Porto de Aveiro (APA) e da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e do TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

Terminal de Contentores de Alcântara recebe maior navio de contentores de 2023

O Terminal de Contentores de Alcântara (TCA), operado pela Yilport Liscont, recebeu no dia 28 de Setembro o navio Cap San Tainaro, com 119.441 de GT, 333 metros de comprimento e um calado máximo de 14,5 metros. Agenciado pela Maersk, o Cap San Tainaro seguiu para o porto de Santos (Brasil), após tocar os portos de Sines e Algeciras.

No TCA foram embarcados mais de 600 contentores, alguns dos quais em regime de transhipment, com recurso a 3 dos 4 novos pórticos de cais, que chegaram ao Porto de Lisboa em Janeiro de 2022. Estes pórticos de cais têm uma lança com um alcance de 22 fiadas de contentores, a bordo dos navios, estando vocacionadas para operar navios porta-contentores inseridos nas principais rotas marítimas intercontinentais.

Comandante Bravo da Guia é o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos

O capitão-tenente Hugo Bravo da Guia tomou posse como Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, rendendo no cargo o capitão-de-fragata Pedro Fernandes da Palma, que se encontrava em funções desde 9 de setembro de 2020.

A cerimónia de tomada de posse realizou-se nas instalações do Farol da Ponta da Piedade e foi presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, contra-almirante José Vizinha Mirones.

Sines recebe maior número de metaneiros de sempre em 2022

Regulador informa que chegaram a Sines 70 metaneiros, em 2022, o valor mais elevado de sempre. Nigéria, Estados Unidos e Trinidade e Tobago foram principais fornecedores.

De acordo com o relatório sobre a qualidade de serviço do setor, o volume de gás descarregado no terminal de GNL, em 2022, correspondeu a 9408.547 metros cúbicos, tendo a Nigéria representado 50% do total das entregas, com a chegada de 34 metaneiros.

Futuro da logística e dos transportes passa pela multimodalidade e intermodalidade

O futuro da logística e dos transportes de mercadorias está a ser moldado por uma série de tendências e inovações que visam melhorar a eficiência, sustentabilidade, automação e integração global das cadeias de abastecimento. Cada vez mais a intermodalidade e multimodalidade são estratégias fundamentais na logística de transporte, oferecendo diversas vantagens para armadores, transitários, transportadores e operadores logísticos. No último dia da Porto Maritime Week foram mostrados alguns bons exemplos de serviços intermodais a operar em Portugal e na Europa, assim como exemplos de colaboração e sustentabilidade na logística intermodal.

Governo cria grupo de trabalho para avaliar corredor logístico Sines-Badajoz

O Governo criou um grupo de trabalho que vai, até ao final de 2023, avaliar o corredor logístico Sines-Badajoz, identificar eventuais constrangimentos e apresentar uma proposta de extensão da plataforma logística da cidade espanhola para Portugal. O grupo de trabalho foi criado através de um despacho conjunto dos ministérios das Infraestruturas, Coesão Territorial e Agricultura e Alimentação, publicado na quinta-feira em Diário da República (DR) e consultado esta sexta-feira pela agência Lusa.

O designado “Grupo de Trabalho – Extensão da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu”, determinou o Governo, vai “avaliar a concretização dos objetivos” do projeto do Corredor Atlântico Logístico Sines-Badajoz (Calsiba), nomeadamente no contexto do desenvolvimento regional.

Total: 423
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [11] 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22