Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | A 27 E 28 DE JULHO

Visitas à Bolina de Julho: botas de couro

Em Julho, o destaque das Visitas à Bolina são as botas de couro. No último fim de semana de cada mês, convidam-se todos a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo através do olhar de um mediador, que dará a conhecer um pouco melhor as coleções expostas, sala a sala. Ao longo da visita, dá-se destaque a uma peça, colecção ou parte do edifício, numa descoberta conjunta entre visitantes e guia.

Centro de Documentação dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra inaugurado no Barreiro

As ministras do Mar e da Cultura inauguraram esta segunda-feira, 24 de Junho, no Barreiro, o novo Centro de Documentação dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, um investimento de 300 mil euros, que reúne um acervo documental desde os Descobrimentos à actualidade.

Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra presente na Exposição «A Cidade dos Arquivos»

Decorreu no dia 15 de Junho a inauguração da exposição “A Cidade dos Arquivos” que estará patente até 22 de junho na PADA Studios, galeria de arte localizada na Baía do Tejo, no Barreiro, local que congrega vários arquivos - Administrações dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, Ephemera, Espaço Memória do Município do Barreiro e Fundação Amélia de Mello — arquivos que concentram um vasto número de documentos e artefactos essenciais para compreendermos a história de Portugal, e não só, no século XX.

Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra presente na Exposição «A Cidade dos Arquivos»

A exposição “A Cidade dos Arquivos” estará patente de 15 a 22 de junho próximos na PADA Studios, galeria de arte localizada na Baía do Tejo, no Barreiro, local que congrega vários arquivos - Administrações dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, Ephemera, Espaço Memória do Município do Barreiro e Fundação Amélia de Mello — que concentram um vasto número de documentos e artefactos essenciais para compreendermos a história de Portugal, e não só, no século XX.

DE 17 A 19 DE MAIO

Dia Internacional dos Museus no Museu Marítimo de Ílhavo

Ancorado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, de 17 a 19 de maio, o MMI reforça a sua abertura à comunidade e mostra que está vivo, com um programa diverso e dois dias de entrada livre. A celebração começa com a performance de Maria Gil, “Mulheres em terra, homens no mar”, baseada na recolha de testemunhos de mulheres ilhavenses.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

5.º Concurso de Modelismo Náutico

Instituído em 2011, com uma periodicidade bienal, o Concurso de Modelismo Náutico do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) tem como objetivo promover a cultura náutica e consolidar o projeto sociocultural do Museu. O 5º concurso é subordinado à temática “Navios Bacalhoeiros de Arrasto Lateral”, e tem como o prazo limite de inscrição o dia 29 de março de 2019.

Navio-museu Gil Eannes representado na BTL com stand próprio

O antigo navio-hospital Gil Eannes, da frota bacalhoeira, ancorado há 21 anos em Viana do Castelo, a funcionar atualmente como museu e visitado por 301.546 pessoas em cinco anos, estará representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), pela primeira vez, com ‘stand’ próprio.

Museu de Portimão recebe uma réplica da Fragata «L Hermione»

No dia 23 de janeiro, pelas 16h00, o Auditório Museu de Portimão será palco da cerimónia de doação de uma réplica da Fragata francesa “L`Hermione” por parte da Associação “Union des Français de l’Étranger” (UFE) ao Museu de Portimão.

SÁBADO E DOMINGO

6.º Aniversário do Aquário dos Bacalhaus

O Aquário dos Bacalhaus fecha em beleza a visita ao Museu Marítimo de Ílhavo e abre portas a uma viagem imaginária até às profundezas dos mares gelados do Atlântico Norte. Este sábado, 12 de janeiro, as águas ficam "agitadas" com a programação comemorativa do 6.º aniversário desta extensão do Museu, que inclui uma aula de musicomeditativa, oficinas para famílias e uma tertúlia.

Museu de Marinha recebeu mais de 168 000 pessoas em 2018

Entre os meses de janeiro e dezembro do ano 2018, o Museu de Marinha recebeu a visita de 168.501 pessoas.
Com 155 anos de existência, comemorados no dia 22 de julho de 2018, o Museu de Marinha é um mundo de descobertas que conquista várias gerações através dos factos e feitos históricos dos navegadores portugueses e, inerentemente, da história de Portugal.

ESTA SEXTA-FEIRA

Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão comemora 130 anos

O Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, considerado o museu mais antigo do Algarve, completa 130 anos esta sexta-feira, dia 4 de janeiro.
No âmbito da comemoração do aniversário do museu vai decorrer, no edifício do Departamento Marítimo do Sul em Faro, pelas 16h00, uma cerimónia que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Rogério Bacalhau, com do Chefe do Departamento Marítimo do Sul e Diretor do Museu, capitão-de-mar-e-guerra Nuno Cortes Lopes​​​, entre outros convidados.

GENTE DOS PORTOS

Cardina: minúcia, teimosia e eis um museu do Porto Santo

Há muitos anos que José Cardina trabalha no Porto do Porto Santo como agente de exploração. Mas, paralelamente, sempre desenvolveu outros projetos, incluindo um restaurante, o conhecido “Estrela do Norte”.

E foi quando fez a recolha de elementos que retratassem um pouco da História Etnográfica do Porto Santo para expor no restaurante que José Cardina “quis algo maior. Gosto de fazer tudo à grande, não tenho medo de aventuras e quis fazer um museu!” E fez, no norte da ilha de Porto Santo, na Camacha, inaugurado em 2006 pelo então Presidente do Governo Regional.

120 anos do Aquário Vasco da Gama trazem museu renovado

No ano em que celebra 120 anos de existência, o Aquário Vasco da Gama, órgão cultural da Marinha, apresenta os seus espaços museológicos renovados. O visitante pode agora percorrer a aventura destes 120 anos, mas também imaginar o futuro dos oceanos.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO ATÉ 24 DE MARÇO DE 2019

Exposição: «O meu país é o que o mar não quer», de Paulo Palma

A exposição “O meu país é o que o mar não quer” exibe cerca de 2000 postais ilustrados da costa Portuguesa editados ao longo do Século XX. Envolvido num panorama de imagens difundidas ao longo do século XX, o visitante encontra um dispositivo ótico que revela uma totalidade espacial e temporal, construída para a possibilidade de múltiplas leituras.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Férias Divertidas | Natal 2018

Nas Férias de Natal, o Museu Marítimo de Ílhavo dinamiza uma série de atividades muito divertidas, para crianças dos 6 aos 12 anos. Oficinas de expressão plástica e corporal, oficinas de cozinha, visitas especiais, jogos e sessões de yoga são algumas das propostas.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | 1 E 2 DE DEZEMBRO

Visitas à Bolina de dezembro: cavirão

Em Dezembro, a peça em destaque nas Visitas à Bolina é o cavirão. No primeiro fim de semana de cada mês, convidam-se todos a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo através do olhar de um mediador, que dará a conhecer um pouco melhor as coleções expostas, sala a sala. Ao longo da visita, dá-se destaque a uma peça, coleção ou parte do edifício, numa descoberta conjunta entre visitantes e guia.

ESTE DOMINGO, 25 DE NOVEMBRO

Sentidos de Mar: No centro de Ílhavo, história e «estórias» da terra e do mar

Território urbano labiríntico, pleno de vistosos e bem arranjados becos e vielas, instigam a curiosidade mesmo das pessoas nada curiosas... Mas afinal, de onde aparece esta aparente amálgama de edifícios, azulejos e calçadas, portões e janelas e de muitos outros ingredientes que resultam nesta harmoniosa "caldeirada" visual? Que "louco" artista se atreveria a misturar estilos, cores e padrões onde apenas se nota a ausência do cinzento? E o que tem o mar a ver com tudo isto?

Dia Nacional do Mar 2018 no Museu Marítimo de Ílhavo

O Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro, é comemorado sábado, 17 de novembro, pelo Museu Marítimo de Ílhavo, com várias iniciativas, sempre ancoradas nos temas de cultura marítima. O programa inclui visitas gastronómicas ao Museu e a dois estaleiros navais.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | 6 E 7 DE OUTUBRO

Visitas à Bolina de outubro: refeições a bordo

Nas Visitas à Bolina de outubro, o destaque vai para as refeições a bordo. No primeiro fim de semana de cada mês, convidam-se todos a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo através do olhar de um mediador, que dará a conhecer um pouco melhor as coleções expostas, sala a sala. Ao longo da visita, dá-se destaque a uma peça, coleção ou parte do edifício, numa descoberta conjunta entre visitantes e guia.


 

FIGUEIRA DA FOZ

São Pedro quer museu do mar

Um grupo de moradores da freguesia de São Pedro está a tentar sensibilizar o Presidente da Câmara, João Ataíde, para a instalação de um museu do mar naquela freguesia da margem sul da cidade.
Ao que o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, o autarca já se deslocou aos espaços disponíveis, um privado e dois públicos - os últimos, no Cabedelo.
A autarquia, segundo a mesma fonte, ainda não tomou uma decisão, mas deverá mandar fazer um estudo.

Total: 219
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11