Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Líder da CIM com esperança na nova gestão do Porto da Figueira da Foz
Considerando que o Porto da Figueira da Foz «é um ponto de grande relevância e estratégico para o escoamento de mercadorias e desenvolvimento da região», Emílio Torrão (na foto), Presidente da CIM (Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra), diz sentir-se «satisfeito que a Figueira tenha um representante no Conselho de Administração», referindo-se ao cargo de vogal do ex-Presidente da Câmara Carlos Monteiro.
![]() |
Porto de Ponta Delgada bate record no movimento de mercadorias
O Porto de Ponta Delgada bateu o record nacional no movimento de mercadorias no 2.º trimestre deste ano.
Foi um aumento de 41% no total das mercadorias carregadas e descarregadas, ultrapassando todos os outros portos do país, alguns deles a registarem quebras, como é o caso do porto da Praia da Vitória, que caiu 21,7%.
No 2.º trimestre, o Porto de Ponta Delgada movimentou 487 mil toneladas de mercadorias, enquanto que o da Praia da Vitória registou 123 mil toneladas.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Segurança no porto é a prioridade para Carlos Monteiro
O ex-Presidente da autarquia figueirense Carlos Monteiro foi nomeado vogal da estrutura que integra os portos de Aveiro e Figueira da Foz, cumprindo-se assim um desejo com vários anos, de que um figueirense assumisse a liderança do porto desta cidade. Para a presidência do conselho de administração (CA), a escolha da tutela recaiu em Eduardo Feio, até aqui presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
O anuncio foi feito pelo gabinete do ministro Pedro Nuno Santos, que aponta ainda como vogal Andreia Queiroz, quadro da APA (Administração do Porto de Aveiro), que desempenhava as funções de directora financeira.
![]() |
Eduardo Feio é o novo Presidente do Porto de Aveiro
Eduardo Feio foi, esta sexta-feira, nomeado Pesidente da Administração do Porto de Aveiro (APA). O conselho, que gere igualmente o Porto da Figueira da Foz, integra ainda como administradores Carlos Monteiro e Andreia Queirós.
Há seis anos à frente do IMT (que passa a ser gerido por João Caetano), Eduardo Feio foi vereador na Câmara de Aveiro e responsável pela Estrutura de Missão Lojas do Cidadão de 2.ª Geração entre 2008 e 2010.
![]() |
A 21 DE SETEMBRO
Conferência Exportar Online está de volta. AICEP organiza 3ª edição
A AICEP organiza na quarta-feira, dia 21 de setembro, pelas 14:00, no Teatro Jordão, em Guimarães, a 3ª edição da conferência Exportar Online, com a presença do Secretário de Estado Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, do Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques e de Rita Araújo, Administradora da AICEP.
![]() |
Porto de Lisboa recebe tuneladora no TMB
Foi descarregada, no dia 12 de Setembro, no Terminal Multiusos do Beato (Ership Lisboa) uma máquina de perfuração de túneis e respectivos acessórios, tendo a mesma sido transportada, em diferentes partes, no navio «Panthera J» agenciado pela Perez Torres Portugal, Lda.
Esta tuneladora será uma peça fundamental na execução do projecto «Plano de Drenagem de Lisboa», com vista à construção de grandes colectores para drenagem das bacias com excesso de caudais o que irá permitir evitar inundações, preparando Lisboa para fenómenos extremos provocados pelas alterações climáticas.
![]() |
Sines é «resposta» para gás russo, diz New York Times
Um artigo recentemente publicado no "The New York Times" dá destaque ao Porto de Sines, afirmando que Portugal “pode ser a resposta para uma Europa cativa do gás russo”.
Segundo o artigo, “juntos, Espanha e Portugal representam um terço da capacidade da Europa de processar gás natural liquefeito (GNL). Espanha tem o maior número de terminais e o maior, embora Portugal tenha o mais estrategicamente localizado”. Em relação ao terminal em Sines, o artigo avança que este “é o mais próximo de qualquer um da Europa dos Estados Unidos e do Canal do Panamá”, tendo sido “o primeiro porto na Europa a receber GNL dos Estados Unidos, em 2016”.
![]() |
Porto de Setúbal reforça aposta na inovação tecnológica
O Porto de Setúbal, no seguimento da sua estratégia de inovação e aposta em novas tecnologias, implementou recentemente uma aplicação de apoio à gestão portuária que vai permitir gerir de forma mais eficiente e com maior segurança a movimentação de navios.
No seguimento do trabalho que tem vindo a ser feito na recolha, tratamento e disponibilização de informação de apoio à gestão e decisão através de ferramentas de Business Intelligence disponibilizadas aos vários serviços do porto de Setúbal, foi agora possível incluir informações recolhidas do sistema de informação geográfica que, aliadas às informações da JUL - Janela Única Logística e à informação AIS dos navios, constituem uma plataforma de dados de gestão que permite ao serviço de Planeamento e Controlo Portuário da Direção de Pilotagem do Porto de Setúbal analisar mais rapidamente as informações que necessita para o exercício das suas funções.
![]() |
MADEIRA
Movimento de mercadorias nos portos em alta
O movimento de mercadorias nos portos da RAM no semestre em referência foi de 653,7 mil toneladas, traduzindo uma variação positiva de 24,7% em comparação com o mesmo período do ano passado e um acréscimo de 12,4% face a 2019. Para a variação positiva entre 2021 e 2022 contribuiu o acréscimo observado no carregamento (+13,1%; +13,2% face a 2019) e no descarregamento (+26,4%; +12,3% face a 2019) de mercadorias. De sublinhar que, no 2.º trimestre de 2022, o acréscimo homólogo no movimento total de mercadorias foi de 19,0% (face a 2019 o aumento foi de 14,0%).
![]() |
Plataforma SEAMInd Vai Agregar Dados Sobre o Mar
A rede colaborativa do SEAMInd esteve reunida com o propósito de conhecer os primeiros passos de desenvolvimento da SEAMInd Platform. A sessão foi conduzida pela DGPM e contou com a participação das diferentes entidades parceiras da rede SEAMInd.
A Plataforma SEAMInd irá armazenar e organizar dados sobre o mar disponibilizados pelas entidades envolvidas, disponibilizando-os publicamente num interface web, sob a forma de tabelas, gráficos, mapas georreferenciados, infografias ou outras soluções gráficas. Esta plataforma digital e inteligente tem como propósito potenciar a divulgação de dados sobre o mar a um público alargado e funcionar como uma ferramenta essencial de apoio à decisão política.
![]() |
MADEIRA
Cais da Madalena do Mar fechado até 31 de outubro
A APRAM-Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A., através de edital, torna público que, até ao dia 31 de outubro de 2022, o Cais da Madalena do Mar estará encerrado, ficando também interdita até essa data toda a navegação e fundeadouro na área molhada, num raio de 50 metros do perímetro do Cais.
![]() |
Governo aprova investimento no Porto de Sines para reforçar capacidade de receber e expedir gás
O Conselho de Ministros desta quinta-feira aprovou várias medidas de poupança e eficiência energética para fazer face à atual crise. Entre as medidas está um conjunto de investimentos no porto de Sines para o reforço da capacidade do país para receber e expedir gás para a Europa.
O Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, apresentou esta quinta-feira as medidas aprovadas em Conselho de Ministros para fazer face à atual crise energética.
![]() |
Porto da Figueira da Foz vai ter nova unidade industrial de combustíveis
A Administração do Porto da Figueira da Foz e a empresa BioAdvance The Next Generation assinaram contrato para a concessão de uma parcela de 1 0.000 m2 para a construção de uma unidade de produção e armazenagem de combustíveis avançados, na zona de expansão portuária do terminal de granéis líquidos.
![]() |
Empresa de barcos de luxo expande os seus estaleiros no Porto de Aveiro
A Neptune Devotion, uma empresa de construção e reparação naval, vai expandir os seus estaleiros no Porto de Aveiro. A administração portuária revelou que foi assinado o aditamento ao contrato de concessão para a ampliação da atual unidade de produção, num investimento global de 4,6 milhões de euros. A expansão será feita para terrenos sob a jurisdição da estrutura portuária.
![]() |
24.º Congresso de Logística APLOG realiza-se em outubro
A APLOG – Associação Portuguesa de Logística realiza nos dias 11 e 12 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa, o seu 24.º Congresso de Logística, subordinado ao tema “Cadeias de Abastecimento: As Tendências Futuras”.
O congresso é composto por sessões plenárias, painéis de debates, sessões paralelas de cariz técnico e prático, acções de demonstração de boas práticas logísticas e promoção de networking e de relacionamento estratégico.
![]() |
António Costa quer Sines como porta de entrada do gás de Moçambique na Europa
O Primeiro-Ministro, António Costa, quer que o Porto de Sines possa ser a porta de entrada do gás vindo de África para a Europa, e acredita que Moçambique é um desses mercados.
"A partir do momento em que esteja desbloqueada a construção da interligação de gás entre Portugal, Espanha, e Espanha e a França, todo o gás natural que possa vir desta região pode entrar na Europa através do Porto de Sines", declarou numa conferência de imprensa em Maputo.
![]() |
CIÊNCIA VIVA | A 5 DE SETEMBRO
À descoberta da Ria Formosa em caiaque
Nesta acção oferece-se aos participantes uma oportunidade de testemunhar e compreender as riquezas e especificidades da Ria Formosa, com a ajuda de um investigador da UAlg e através de um percurso em caiaque.
Caso os participantes tenham menos experiência, deverão inscrever-se numa aula no local, em data anterior à acção, de forma a adquirirem as competências necessárias à navegação em caiaque, fundamentais para a actividade.
![]() |
O futuro do mar português
Na ArtesanalPesca, a algazarra de empilhadores deixa antever o que aí vem. É mais um barco que chega e, com ele, dornas de peixe que é preciso gelar, recondicionar, etiquetar e paletizar. O peixe espada preto vai inteiro ou em filetes. As cavalas são congeladas, as sardinhas saem para os Santos Populares. Do escritório da administração, Carlos Macedo tem uma vista privilegiada sobre o que se passa na fábrica, mas também sobre o Porto de Pesca de Sesimbra.
![]() |
Embaixadora de Timor-Leste visita Instituto Hidrográfico
O Instituto Hidrográfico (IH) recebeu a visita da Embaixadora da República Democrática de Timor Leste para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Marina Ribeiro Alkatiri.
Esta visita teve como principal objectivo dar a conhecer a actividade que o IH desenvolve relativa ao conhecimento e técnicas do mar, bem como a transmissão de conhecimentos e informação, que possibilita a identificação de áreas de interesse para possíveis colaborações das quais possa surgir um benefício mútuo e para a CPLP.
![]() |
Estes animais valem ouro
É cada vez mais difícil apanhar ouriços no mar. Mas, dizem dois jovens portugueses, o país tem as condições certas para os produzir em viveiro.
Luís Inácio e Patrícia Mega Lopes desceram já vezes sem conta a este antigo viveiro de mariscos na Ericeira. Patrícia é bióloga e fez um estudo sobre o crescimento do ouriço-do-mar em viveiro. E ambos acreditam que este pode ser um negócio com muito futuro — basta ver o valor das ovas de ouriço-do-mar no Japão que, segundo Luís Inácio, podem chegar a custar 80 dólares por quilo, ou até mais no caso dos ouriços mais raros e apreciados. Mas as coisas não são fáceis, e o negócio ainda não arrancou por causa de entraves burocráticos ligados ao licenciamento.