Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




TCGL BATE RECORD, EM 2022, COM 4 MILHÕES DE TONELADAS DE CARGA MOVIMENTADA

O TCGL – Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões, concessionado ao Grupo ETE, bateu em 2022 o recorde de carga movimentada ao atingir 4 milhões de toneladas, mais 6% que em 2021.

Atento às necessidades dos seus clientes e sempre focado em entregar soluções customizadas, o TCGL observou no ano de 2022 um crescimento exponencial da sua atividade, nomeadamente na movimentação de granéis sólidos com um aumento de 12% face a 2021, destacando-se um crescimento de 11% na importação e de 20% na exportação. No que respeita à movimentação de carga geral, os volumes de importação equipararam-se às exportações, no entanto ao nível do mix de cargas, a importação atingiu valores recorde comparativamente a 2021, crescendo 5%.

Porto de Sines dá os primeiros passos para a criação de um hub logístico de frutas brasileiras

O Porto de Sines celebrou um protocolo de intenções com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), cujos associados representam aproximadamente 80% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

O protocolo assinado visa desenvolver um intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais que enquadrem a criação em Sines de um hub logístico para entrada de frutas brasileiras no mercado ibérico e europeu. Com efeito, o Porto de Sines tem condições geográficas e operacionais que o posicionam como um local de excelência para a importação de frutas brasileiras.

PORTO DE SETÚBAL

Rampa das Baleias com acessos melhorados

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra executou uma intervenção de melhoria das condições de acesso à Rampa das Baleias, visando uma maior segurança nas manobras necessárias para a alagem de pequenas embarcações.

Esta empreitada, concluída no dia 23 de janeiro, decorreu no seguimento das conversações com o Grupo de Amigos da Rampa das Baleias, sendo que a APSS continua a analisar as diversas possibilidades de melhoria desta infraestrutura de utilização pública, no sentido de uma maior segurança nas operações ali realizadas. Estas intervenções traduzem o compromisso da APSS em de contínuo reforço e melhoria da relação porto/cidade e de aproximação da população de Setúbal e visitantes ao rio Sado e à sua baía, e o fomento da atividade da náutica de recreio.

Universidade de Aveiro lança concursos de 2,5 ME para equipar centro de aquacultura

A Universidade de Aveiro (UA) anunciou o lançamento de concursos públicos, que ascendem a 2,5 milhões de euros, para equipar o Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura (CITAQUA).

O objetivo é dotar o CITAQUA, a instalar junto ao ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Maridos da UA, “com um Laboratório Nacional para a Rastreabilidade dos Produtos da Pesca e com um Laboratório para a Produção 5.0 Super-Intensiva de Algas e Bivalves”.

Canadá - International Marine Protected Areas Conference 5

O Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, desloca-se a Vancouver entre 5 e 10 de fevereiro para participar no International Marine Protected Areas Conference 5 (IMPAC5).

A deslocação ao Canadá afigura ser o momento para incrementar as relações no domínio da economia azul com um país com o qual Portugal, em 2022, celebrou o 70.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas, estando ligados por profundos laços históricos de amizade e de cooperação. Por outro lado, a visita do secretário de Estado do Mar pretende ser um follow up da visita que a delegação do Canadá realizou a Portugal em junho de 2022 no âmbito de uma missão espaço oceanos.

Embaixadores da América Latina de olhos postos em Sines

No dia 1 de Fevereiro, o Porto de Sines recebeu a visita de delegações diplomáticas das Embaixadas da América Latina em Portugal, numa iniciativa da Casa da América Latina, que contou com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.
 

DGRM

Portugal com Nota Positiva na Gestão do Estado de Bandeira

O relatório Shipping Industry Flag State Performance Table – 2022/2023, emitido pela International Chamber of Shipping (ICS), atribui a Portugal nota positiva em todos os parâmetros de avaliação.

Esta excelente avaliação decorre de um conjunto alargado de atividades no âmbito da gestão do Estado de Bandeira, a maior parte delas sob responsabilidade direta da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), nomeadamente, as que respeitam às atividades do Controlo de Estado do Porto (PSC), na gestão e controlo da atuação das Organizações Reconhecidas (OR’s), na ratificação e aplicação por Portugal das Convenções Internacionais aplicáveis ao Transporte Marítimo e Portos, na aplicação das regras de Segurança Marítima e Proteção nos Navios e Portos nacionais, no cumprimento do envio de dados para a International Maritime Organization (IMO) e para a International Labour Organization (ILO), na participação e seguimento dos Grupos Técnicos da IMO e nos resultados das auditorias da IMO a Portugal.

PORTO DE AVEIRO PASSA A TER ESCALA SEMANA DE LINHA DE CONTENTORES

Desde o dia 28 de janeiro que a linha regular de contentores da Ellerman City Liners no Porto de Aveiro passou a semanal.

Esta linha, que escala os portos de Cádiz, Setúbal, Aveiro, Teesport, Tilbury e Roterdão tem capacidade para movimentar até 800 TEU.

PORTO DE SINES

Conferência de Arranque da Agenda NEXUS disponível em 5 vídeos

O auditório da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, recebeu, a 24 de Janeiro, a Conferência de Arranque da Agenda NEXUS, evento que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, em representação do Ministro da Economia e do Mar.

A APS disponibiliza, num dos seus canais no Youtube, cinco vídeos reportando a íntegra da conferência.

Atlantic Smart Ports desafia startups a criar soluções para portos europeus

Programa de aceleração da Beta-i e Fórum Oceano para a Economia Azul apresentou os desafios que pretende ver resolvidos em 33 portos europeus do Oceano Atlântico. O programa financiado pela União Europeia tem em vista apoiar o desenvolvimento de 50 projetos-piloto inovadores e sustentáveis em portos de vários países, incluindo Portugal.

Esta quarta-feira, 1 de Fevereiro | 14h30 | Casa da Baía | Setúbal

FÓRUM «INVESTIR, INOVAR e DESCARBONIZAR» - A INTERMODALIDADE NO PORTO DE SETÚBAL

No âmbito da programação do Centenário do Porto de Setúbal, esta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, realiza-se o primeiro Seminário inserido no Fórum “Investir, Inovar e Descarbonizar”.

Com organização da Transportes & Negócios e da Intermodal Portugal, este encontro irá divulgar as potencialidades e vantagens do Porto de Setúbal, o desenvolvimento no transporte e movimentação de mercadorias, a modernização das infraestruturas e a intermodalidade.

País prepara proposta para Zona de Controlo de Emissões do Atlântico

Portugal está a preparar a proposta de Zona de Controlo de Emissões do Atlântico (AtIECA) a apresentar à Organização Marítima Internacional (IMO), foi anunciado.
Nesse sentido, sob a presidência do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, decorreu na quinta-feira, no Ministério da Economia e do Mar, uma sessão de trabalho com todas as entidades envolvidas nos estudos necessários para a formalização desta proposta.

2400 viaturas da Autoeuropa movimentadas no Porto de Leixões

O Porto de Leixões realizou uma operação logística de embarque e desembarque de viaturas da Autoeuropa que envolveu um navio de carga Ro-Ro, serviço necessário à movimentação de veículos na área portuária.

Esta operação, agenciada pela Navex - Empresa Portuguesa de Navegação, envolveu o carregamento de um total de 2400 viaturas, com destino a Emden, na Alemanha e a descarga de um total de 360 viaturas oriundas da mesma cidade germânica.

Duarte Silva dá nome à marina da Figueira da Foz

Já passaram quase 12 anos sobre a sua morte, mas a memória de Duarte Silva continua bem viva entre os que privaram com ele. O antigo presidente figueirense (2002-2009) dá, a partir de dia 27, o nome à marina de recreio que inaugurou em 1995, quando era Ministro do Mar.

ATÉ 28 DE FEVEREIRO

Plano Ferroviário Nacional - Consulta pública

O Plano Ferroviário Nacional, cuja proposta inicial foi apresentada publicamente a 17 de novembro de 2022, encontra-se em consulta pública.

Poderão ter acesso aos documentos relevantes em https://pfn.gov.pt/documentos/.
Eventuais contributos, institucionais ou pessoais, devem ser enviados para contributos.pfn@mih.gov.pt até ao dia 28 de fevereiro.
 

EM 2022

Marinha Portuguesa coordenou salvamento de 458 vidas no mar

A Marinha Portuguesa informa que os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e o Sub-centro do Funchal (MRSC Funchal) concluíram o ano de 2022 registando o salvamento de 516 pessoas, em 458 acções de busca e salvamento marítimo, o que corresponde a uma taxa de eficácia de 98,9%.

Agenda NEXUS responde aos desafios da transição energética e digital do corredor logístico de Sines

O auditório da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, recebeu esta terça-feira, 24 de janeiro, a Conferência de Arranque da Agenda NEXUS, evento que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, em representação do Ministro da Economia e do Mar.

Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado da Internacionalização:

Sines é «exemplo de virtudes» económicas, ambientais e tecnológicas

Para Bernardo Ivo Cruz, "as empresas que se têm instalado em Sines representam milhões de euros de investimento, milhares de postos de trabalho qualificados, e têm além disso uma preocupação particular com as pessoas que já cá estavam" e que "estão a ser treinadas e preparadas para poderem trabalhar nessa nova economia".

"Sines, neste momento, é um exemplo de virtudes. É um exemplo de virtudes económicas, é um exemplo de virtudes ambiental, é um exemplo de virtudes tecnológica, é um exemplo de virtudes de combate à desertificação do interior de Portugal", afirmou.
 

Conferência de Arranque da Agenda NEXUS reúne parceiros no Porto de Sines e conta com a presença do Ministro das Infraestruturas

O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, vai estar presente na Conferência que marca o arranque da Agenda NEXUS, esta terça-feira, 24 de Janeiro, pelas 9:00 no Auditório da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve. Estará ainda presente o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, em representação do Ministro da Economia e do Mar.

A Agenda NEXUS, liderada pelo Porto de Sines, foi um dos projetos seleccionados no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e consiste num consórcio constituído por 35 organizações representativas da cadeia de valor, incluindo exportadores, operadores logísticos e de transporte, assim como empresas vocacionadas para exportar tecnologia e ainda entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII) que, entre si, asseguram o know-how e a tecnologia com vista ao desenvolvimento desta Agenda de Inovação.

No Terminal de Cruzeiros de Leixões

BOOST - Building Better Tourism, um encontro internacional organizado pelo NEST

BOOST - Building Better Tourism, um encontro internacional organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos. Várias entidades nacionais e internacionais debateram a inovação e o potencial do turismo na ótica da transição verde e digital, as start-ups e as tecnologias aplicadas ao turismo.

A APDL participou no painel “Matosinhos: do Destino Industrial ao Destino Inteligente” com a presença de Helena Gomes Fernandes, Diretora da Direção Comercial Marketing Comunicação.

Total: 5972
1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299