Portos de Portugal
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Alberga o maior estaleiro do País

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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Peniche: a «chave do reino» por mar

A história das muralhas que nos protegeram dos invasores

A protecção natural da costa de Peniche é significativa e um apoio relevante para a função de defesa. Um exemplo é o deslumbrante Cabo Carvoeiro com as suas escarpas de dezenas de metros de altura e corroídas pela erosão. Permitem uma vista espetacular e uma das atracções é ver os barcos que fazem a travessia até às Berlengas.

Quando Peniche era uma ilha, o acesso marítimo fazia-se pelo local onde hoje fica a imponente Fortaleza de Peniche. Um pouco mais a sul está o forte da Consolação, onde desembarcaram os ingleses a 26 de Maio de 1589.

Ordenamento do Espaço Marítimo

O Ordenamento do Espaço Marítimo tem o objectivo de ordenar os usos e atividades do espaço marítimo, presentes e futuros, em estreita articulação com a gestão da zona costeira, garantindo a utilização sustentável dos recursos, a sua preservação e recuperação, potenciando a utilização eficiente do espaço marinho, no quadro de uma abordagem integrada e intersectorial, e fomentando a importância económica, ambiental e social do mar.

OCEANOS

Números para compreender os mares e os problemas que enfrentam

Qual o maior oceano do mundo? Quanto da superfície terrestre é ocupado por oceanos e mares? Qual o ritmo da subida do nível das águas? Onde fica o ponto mais profundo do mar? Quantos peixes existem no mar? Eis alguns dados sobre o mundo de água que nos rodeia.

Empreendedor Mar

A economia do mar, a formação e a literacia do Oceano, o conhecimento e a protecção do meio marinho, carecem de uma combinação de recursos entre os quais recursos financeiros cuja origem de financiamento pode ser múltipla, de natureza pública e privada.

Céline Cousteau

A menina que cresceu a bordo do Calypso

Tem a ligeireza da bailarina que foi, mas também a musculatura de carácter de uma corredora de fundo. Céline Cousteau, 43 anos, é neta do mítico Jacques-Yves Cousteau e filha do primogénito deste, o também explorador Jean-Michel Cousteau. Embora admita que teve acesso a experiências apenas sonhadas pela maior parte das crianças, adverte que nem tudo é glamour e aventura na história da sua família. Muito naturalmente, depois de estudar Psicologia na universidade, tornou-se produtora, apresentadora e autora de documentários sobre a natureza e a biodiversidade. Hoje é conferencista convidada de várias instituições internacionais, incluindo as Nações Unidas.

EDIÇÃO N.º 138

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Fevereiro 2022

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 138. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

SAIBA PORQUÊ

As baleias comem debaixo de água, mas não se afogam

As baleias, conhecidas como gigantes dos mares, podem chegar aos 30 metros de comprimento e pesar 200 toneladas. Embora com um peso destes seja difícil irem ao fundo, sempre que se alimentam, estes mamíferos engolem muita água junto com o krill – por vezes uma quantidade maior do que o próprio corpo. Então como é que não se afogam?

Sabia que a cor dos animais marinhos muda consoante a profundidade?

Até ao momento, conhecemos apenas cerca de 240 mil espécies marinhas; contudo, como refere a WoRMS – World Register of Marine Species, estima-se que existam ainda mais de 1 milhão por ser descobertas. Existem assim muitas espécies que se distinguem pelas mais variadas características, seja pela forma do corpo, pelo tamanho ou pela coloração.

EDIÇÃO N.º 134

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Outubro 2021

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 134. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Ideias para um mundo mais azul: da cerâmica de escamas ao leite de algas

O Programa de Aceleração Blue Bio Value vai acelerar 18 startups ligadas à bioeconomia azul, provenientes de 10 países (Portugal, Argentina, Canadá, Reino Unido, Indonésia, Finlândia, Itália, França, Suécia e Noruega). Na quarta edição, o programa, promovido pela Fundação Oceano Azul e pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a BlueBio Alliance (BBA) e dinamizado pela Maze, recebeu 80 candidaturas provenientes de 28 países dos cinco Continentes, o que evidencia o crescente dinamismo do setor, tanto em Portugal como a nível internacional.

«Cidade dos Arquivos» em destaque no «Portugal em Directo»

No arquivo dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra há mais de 4 mil fotografias, vídeos e centenas de mapas e cartas militares. A “Cidade dos Arquivos” esteve em destaque na RTP1, esta terça-feira, 5 de Outubro, no programa “Portugal em Directo”. Declarações de Sara Charneca, arquivista; Ricardo Medeiros, administrador da APL e da APSS.

EDIÇÃO N.º 133

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Setembro 2021

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 133. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Veleiros no Porto de Leixões

O Porto de Leixões acolhe na Estação de Passageiros, em Leça da Palmeira, dois veleiros muito especiais.
O AVONTUUR pertencente à comunidade TIMBERCOAST e que se dedica ao transporte ecológico de mercadorias, utilizando a energia eólica, e o DE GALLANT pertencente, desde 2017, à companhia Blue Schooner Company, que se baseia igualmente numa alternativa ecológica ao transporte marítimo tradicional.

LEONÍDIO PAULO FERREIRA

Magalhães, Magallanes, Magellan

Bastião católico da Ásia, cuja primeira missa foi lá celebrada por iniciativa de Fernão de Magalhães, as Filipinas têm como herói Lapu Lapu, o chefe dos guerreiros que mataram o navegador português na ilha de Mactan a 27 de abril de 1521, faz esta terça-feira 500 anos. Só quem desconhece a complexidade da história pode achar uma contradição o sentimento dos filipinos, que, aliás, não hesitam em considerar o português ao serviço da coroa espanhola também uma das mais admiráveis figuras do passado do seu país.

EDIÇÃO N.º 126

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Fevereiro 2021

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 126. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

MISTÉRIO NA AUSTRÁLIA

A identidade desta cidade repousa num navio português que pode não existir

A Costa do Naufrágio, em Victoria, Austrália, é um trecho dramático de 128 quilómetros de penhascos recortados e desfiladeiros profundos, formações calcárias e dunas altas. Estima-se que cerca de 700 navios naufragaram ao longo da costa entre meados do século XVIII e início do século XIX, período conhecido como a Idade de Ouro da vela.

DOCUMENTÁRIO RTP

O Fabuloso Mar de Ouriços

O ouriço-do-mar é um produto que está a ser alvo de várias iniciativas de revitalização, principalmente na zona da Ericeira (é chamado de o "caviar" da Ericeira). A sua produção em cativeiro levanta desafios mas a investigação desenvolvida pelo Instituto Politécnico de Leiria demonstra que é possível.
Este produto chega a atingir valores elevados (120 euros/kg) em mercados como o japonês, espanhol e francês.

Luís Miguel Sousa (Grupo Sousa):

«A condição de ilhéu está impregnada no nosso ADN»

O Grupo Sousa esteve em destaque durante a 31ª edição das 500 Maiores Empresas da Madeira, vencendo, pela quarta ocasião em seis edições, o prémio de ‘Melhor Consolidado’. O galardão foi atribuído à empresa Sousapar- Grupo Sousa Participações, SGPS, S.A., da qual o fundador, presidente, CEO e único sócio é Luís Miguel Sousa. Reagindo à distinção, o CEO enfatiza o ADN «ilhéu» do grupo, que faz com que haja uma percepção clara, distintiva da concorrência, sobre «os desafios que se colocam aos territórios insulares».

muSEAum - Sala do Conhecimento

A Sala do Conhecimento do muSEAum é dedicada à inovação na gestão de museus. Contém um repositório de estudos de públicos, assim como investigação e artigos nacionais e estrangeiros relevantes para o projecto, em particular nas áreas do branding, experiência de visitante e marketing digital.
Esta sala inclui a zona inspiracional Design Studio que apresenta exemplos de boas práticas de comunicação digital de museus de todo o mundo.
 

«Lisboa pode voltar a ser uma grande capital marítima», admite Jorge d Almeida

O Presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines marcou presença na última edição do programa ‘Fronteiras’, emitido pela RTP3, tendo analisado a economia do Mar portuguesa e as capacidades do sector marítimo-portuário em gerar mais-valias para Portugal. Jorge d’Almeida frisou, quando questionado sobre uma possível falta de aposta nas potencialidades do Mar, que «Lisboa pode voltar a ser uma grande capital marítima».

Para que Lisboa volte a deter esse estatuto de «capital marítima», explicou Jorge d’Almeida, será necessária uma confluência de interesses pujante o suficiente para dar corpo a um caso de sucesso como aquele que se viveu e ainda se vive no Porto de Sines – uma coordenada e profícua sinergia de interesses entre a esfera privada e a pública, algo que esteve na origem da acentuada evolução do porto alentejano nos últimos 15 anos.

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