Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
COM VÍDEO
Porto das Lajes das Flores poderá receber três navios em simultâneo
O porto comercial das Lajes das Flores vai ser mais seguro, protegido e com maior capacidade. A garantia é do responsável pela Portos dos Açores.
O porto vai permitir operar 3 navios em simultâneo e acomodar a actividade das pescas e recreio náutico.
![]() |
JÁ A PARTIR DE AGOSTO
Três companhias vão prescindir do teste negativo à Covid-19
A Norwegian Cruise Line anunciou que deixará de exigir aos passageiros a apresentação de testes negativos à COVID-19 pré-cruzeiro, a não ser que seja exigido pelos regulamentos locais, de acordo com um comunicado de imprensa.
Esta política entrará em vigor na Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises e Regent Seven Seas Cruises a partir de 1 de Agosto de 2022.
![]() |
Porto de Aveiro investe 3,6 milhões de euros para garantir navegabilidade portuária
A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou por 3,655 milhões de euros trabalhos de dragagem para manutenção dos fundos do Porto de Aveiro.
A empreitada que agora recebeu ‘luz verde’, indispensável para manter a navegabilidade portuária, vai prolongar-se por 1096 dias.
![]() |
TIAGO PITTA E CUNHA:
O oceano é uma prioridade estratégica
Em entrevista à Revista Portugalglobal, Tiago Pitta e Cunha, administrador da Fundação Oceano Azul, aborda a importância do mar para a economia portuguesa, ressalvando os principais desafios da Economia do Mar.
O administrador da Fundação Oceano Azul afirma também que o oceano deve ser considerado uma prioridade estratégica, contribuindo efectivamente para o crescimento económico, através do aparecimento de novos sectores, produtos e serviços.
![]() |
Ampliação de três milhões de euros em fábrica de barcos cria 100 empregos em Vila Nova de Cerveira
A ampliação das instalações da unidade fabril da multinacional norte-americana Brunswick em Vila Nova de Cerveira criou mais 100 novos postos de trabalho, garante o presidente da autarquia.
Em declarações à agência Lusa, o Presidente da Câmara daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, Rui Teixeira, adiantou que aquele montante foi aplicado na aquisição da nova nave industrial da Brunswick e na construção do edifício. Segundo o autarca socialista, a “maior produtora mundial de barcos de lazer e de recreio aumentou a sua capacidade produtiva e logística para promover melhores condições de trabalho aos 800 funcionários”.
![]() |
Captura nacional de pescado aumenta 13,2% em 2021 para 185.417 toneladas
A frota portuguesa capturou 185.417 toneladas de pescado em 2021, o que representou um acréscimo de 13,2% na produção da pesca nacional, face ao ano anterior, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O aumento global do volume de pesca "derivou exclusivamente" do maior volume de capturas em águas nacionais (+24,8%), uma vez que as capturas em pesqueiros externos diminuíram 16,6%, face a 2020, segundo as "Estatísticas da Pesca - 2021".
![]() |
Expansão do Complexo Petroquímico de Sines com investimento estrangeiro de 760 milhões
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, presidiu à assinatura do contrato de expansão do Complexo Petroquímico da Repsol, localizado em Sines, afirmando que se trata de um investimento global de 760 milhões de euros.
«Estamos a falar de um investimento que terá como consequência o aumento de exportações em cerca de 400 milhões de euros, a diminuição de importações em outros 400 milhões e um valor acrescentado na ordem dos 200 milhões de euros», disse o Ministro no final da cerimónia, que decorreu em Lisboa.
![]() |
RÚBEN EIRAS
Temos mar e pessoas, falta fazer (muito) dinheiro
A urgência das alterações climáticas e da perda de competitividade das empresas fustigadas pela pandemia e pela guerra aponta para o mar como resposta. "Andamos há décadas a falar no mar e a dizer que é a nossa maior riqueza. Está na hora de falar menos e fazer mais", diagnostica Ruben Eiras, secretário-geral da Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar. A entidade vai ajudar a gerir fundos do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para executar a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030. A Fundação Oceano alerta que "não há mesmo mais tempo para salvar os oceanos se a Humanidade quer sobreviver"
![]() |
VOTE!
Madeira nomeada para melhor destino de cruzeiros da Europa
A Madeira está nomeada para os ‘World Cruise Awards’, na categoria de melhor destino europeu de cruzeiros, o que acontece pela primeira vez.
A região autónoma disputa esta distinção com Atenas, Barcelona, Croácia, Kotor (Montenegro), Lisboa, Londres, Mónaco, Nice Costa D´Azur, Oslo e Roma. A votação decorre até ao dia 7 de agosto.
![]() |
360º SPME Porto Summit no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acolheu, pelo segundo ano consecutivo, o 360º SPME Porto Summit: um encontro de especialistas organizado pela SPME - Sociedade Portuguesa de Medicina Estética e Antienvelhecimento.
![]() |
Monica Medina
Uma coisa que une os americanos é saberem o valor do oceano. Nos Estados costeiros e nos outros
De passagem por Lisboa, onde participou na Conferência dos Oceanos, a Secretária de Estado adjunta para os Oceanos e Assuntos Ambientais e Científicos Internacionais falou ao DN da necessidade de fixar um limite para os mares, como existe no clima. Monica Medina, cujo nome, de sonoridade portuguesa, é, afinal, de origem espanhola, destaca o papel de Portugal na conservação do Atlântico.
![]() |
Cavala é o pescado que maior aumento de rendimento deu aos pescadores madeirenses
A Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira informa que sete das espécies de peixe mais consumido na Região confirmaram no mês de Maio a tendência de valorização do preço na primeira venda em lota.
De entre as espécies com melhor rendimento para os pescadores, a cavala destaca-se de todas as outras, com um valor recorde de 156,33%, no período em análise, de 1 de Janeiro a 31 de Maio de 2021 e 1 de Janeiro a 31 de Maio de 2022.
![]() |
Portugal não defende moratória à exploração do mar profundo
O Secretário de Estado do Mar, José María Costa, não defende uma moratória à exploração do mar profundo. Em entrevista ao Expresso, à margem da Conferência dos Oceanos da ONU, garante que o processo legislativo em curso permitirá a Portugal atingir a meta de ter 30% de áreas marinhas protegidas até 2030. Para o governante, ex-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e ex-presidente do Eixo Atlântico, as principais ambições nacionais são ver reconhecida a extensão da plataforma marítima, e duplicar a potência de energia renovável no mar face à que existe em terra.
![]() |
Tartaruga gigante é devolvida ao mar por pescadores de Aveiro
Foi capturada por uma rede usada para pescar grandes quantidades de peixe. Os pescadores uniram esforços para a salvar.
Do azar à sorte, a madrugada de domingo foi uma autêntica jornada entre a vida e a morte para uma tartaruga gigante capturada acidentalmente na costa de Aveiro. O animal marinho viu-se enredado em malhas de pesca e, após ser recolhido pelos pescadores, foi rapidamente devolvido ao mar ainda com vida.
![]() |
Porto de Aveiro regista crescimento no primeiro semestre de 2022
O Porto de Aveiro fecha o primeiro semestre com a marca de 2.907.691 toneladas movimentadas, traduzida num aumento de 1,9% face a 2021.
A Carga Geral Fraccionada é a tipologia de carga que mais contribuiu para este desempenho, com um crescimento de 19,5%. De destacar o crescimento das exportações em 16,3%, face ao período homólogo.
Até Junho escalaram o Porto de Aveiro 516 navios, tendo-se verificado um aumento de 2,3% no GT e de 1,6% no aumento do comprimento médio das embarcações.
![]() |
DGRM apresentou Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo no Parlamento Europeu
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) apresentou esta semana ao Parlamento Europeu o Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (PSOEM).
A apresentação decorreu no âmbito dos trabalhos da Comissão de Pescas do Parlamento Europeu e após convite do Eurodeputado António Pizarro, tendo estado a cargo de Ana Cristina Costa, Técnica Superior da Divisão de Monitorização Ambiental desta Direção-Geral.
![]() |
Norwegian Sun vai fazer itinerários desde Lisboa (com escalas previstas também no Funchal)
A Norwegian Cruise Line (NCL), marca inovadora em viagens de cruzeiro globais com um histórico de 55 anos a quebrar barreiras, anuncia o regresso às Ilhas Canárias pela primeira vez desde 2017, proporcionando aos passageiros mais escolhas e flexibilidade com uma oferta de cruzeiros durante todo o ano na Europa em 2022.
![]() |
JOSÉ LUÍS CACHO NO «TUDO É ECONOMIA», RTP3
Qual o futuro do Porto de Sines?
É o maior porto de Portugal, um dos maiores da Europa e ganha importância estratégica no actual contexto de crise energética a nível internacional. Hoje olhamos para o futuro do Porto de Sines e para o contributo que pode dar para o crescimento da economia portuguesa. Há novos investimentos industriais em curso; a curto/médio prazo o Porto de Sines pode cobrir as necessidades de 10% de gás na Europa.
Entrevista a José Luís Cacho, Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
![]() |
MADEIRA
APRAM recebe comparticipação de 4 milhões de euros
O Governo Regional determinou uma compartipação à Administração dos Portos da Região Autónoma (APRAM), na ordem dos quatro milhões de euros.
A celebração deste protocolo apoia a APRAM nas suas actividades, nomeadamente a "eliminação da TUP/Carga, por forma a promover a equiparação dos portos regionais aos portos nacionais", sendo que a comparticipação será no montante de 3 861 501,00€.
![]() |
Hugo Santos Mendes - Secretário de Estado das Infraestruturas:
Investimentos nos portos e na ferrovia reforçam competitividade na Península Ibérica
Em entrevista à Revista APAT, Hugo Santos Mendes, Secretário de Estado das Infraestruturas, faz o ponto da situação dos investimentos previstos e em curso nos portos e na ferrovia para alargar o hinterland dos portos e das empresas e aumentar a sua competividade, desde logo, na Península Ibérica.