Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA QUARTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ - ALAVANCAS DA ECONOMIA REGIONAL

A relevância dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz para o desenvolvimento económico-social sustentável da região Centro estará em debate no seminário “Os Portos – Alavanca da Economia Regional”, no dia 11 de outubro, no Grande Hotel do Luso, numa iniciativa da Administração do Porto de Aveiro (APA) e da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e do TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

Terminal de Contentores de Alcântara recebe maior navio de contentores de 2023

O Terminal de Contentores de Alcântara (TCA), operado pela Yilport Liscont, recebeu no dia 28 de Setembro o navio Cap San Tainaro, com 119.441 de GT, 333 metros de comprimento e um calado máximo de 14,5 metros. Agenciado pela Maersk, o Cap San Tainaro seguiu para o porto de Santos (Brasil), após tocar os portos de Sines e Algeciras.

No TCA foram embarcados mais de 600 contentores, alguns dos quais em regime de transhipment, com recurso a 3 dos 4 novos pórticos de cais, que chegaram ao Porto de Lisboa em Janeiro de 2022. Estes pórticos de cais têm uma lança com um alcance de 22 fiadas de contentores, a bordo dos navios, estando vocacionadas para operar navios porta-contentores inseridos nas principais rotas marítimas intercontinentais.

Comandante Bravo da Guia é o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos

O capitão-tenente Hugo Bravo da Guia tomou posse como Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, rendendo no cargo o capitão-de-fragata Pedro Fernandes da Palma, que se encontrava em funções desde 9 de setembro de 2020.

A cerimónia de tomada de posse realizou-se nas instalações do Farol da Ponta da Piedade e foi presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, contra-almirante José Vizinha Mirones.

Sines recebe maior número de metaneiros de sempre em 2022

Regulador informa que chegaram a Sines 70 metaneiros, em 2022, o valor mais elevado de sempre. Nigéria, Estados Unidos e Trinidade e Tobago foram principais fornecedores.

De acordo com o relatório sobre a qualidade de serviço do setor, o volume de gás descarregado no terminal de GNL, em 2022, correspondeu a 9408.547 metros cúbicos, tendo a Nigéria representado 50% do total das entregas, com a chegada de 34 metaneiros.

Futuro da logística e dos transportes passa pela multimodalidade e intermodalidade

O futuro da logística e dos transportes de mercadorias está a ser moldado por uma série de tendências e inovações que visam melhorar a eficiência, sustentabilidade, automação e integração global das cadeias de abastecimento. Cada vez mais a intermodalidade e multimodalidade são estratégias fundamentais na logística de transporte, oferecendo diversas vantagens para armadores, transitários, transportadores e operadores logísticos. No último dia da Porto Maritime Week foram mostrados alguns bons exemplos de serviços intermodais a operar em Portugal e na Europa, assim como exemplos de colaboração e sustentabilidade na logística intermodal.

Governo cria grupo de trabalho para avaliar corredor logístico Sines-Badajoz

O Governo criou um grupo de trabalho que vai, até ao final de 2023, avaliar o corredor logístico Sines-Badajoz, identificar eventuais constrangimentos e apresentar uma proposta de extensão da plataforma logística da cidade espanhola para Portugal. O grupo de trabalho foi criado através de um despacho conjunto dos ministérios das Infraestruturas, Coesão Territorial e Agricultura e Alimentação, publicado na quinta-feira em Diário da República (DR) e consultado esta sexta-feira pela agência Lusa.

O designado “Grupo de Trabalho – Extensão da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu”, determinou o Governo, vai “avaliar a concretização dos objetivos” do projeto do Corredor Atlântico Logístico Sines-Badajoz (Calsiba), nomeadamente no contexto do desenvolvimento regional.

Blue Investor, na Gare Marítima de Alcântara, a 4 de Outubro

Este evento abordará o papel das tecnologias emergentes e da inovação na transformação da economia azul, com foco no desenvolvimento das energias renováveis offshore, nos avanços da biotecnologia azul e na aceleração da transição digital e energética nos portos, e no transporte marítimo.

PORTO DE AVEIRO RECEBE VISITA DE PRESIDENTES DE CÂMARA DE AROUCA, SANTA MARIA DA FEIRA E SÃO JOÃO DA MADEIRA

O Porto de Aveiro recebeu, dia 26, a visita de Margarida Belém, Presidente da Câmara de Arouca, Emídio Sousa, Presidente da Câmara de Santa Maria da Feira e de Jorge Sequeira, Presidente Câmara de São João da Madeira.

A visita às instalações portuárias da APA, S.A. teve como objetivo reforçar a cooperação entre as partes, demostrando as vantagens logísticas na utilização do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz.

Portos portugueses vão ser alvo de fortes investimentos nos próximos anos

Milhões de euros serão investidos na modernização dos portos e respetivas infraestruturas

Apesar da época de incerteza e complexidade que se vive no setor marítimo-portuário a nível nacional e mundial, os portos portugueses, incluindo os das regiões autónomas da Madeira e Açores, estão a desenvolver e implementar diversos projectos e investimentos que irão ajudar a potenciar o sistema portuário nacional.

Eduardo Feio assegura que reforço da eficiência é aposta prioritária do Porto de Aveiro

O Presidente dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz revela que pretende reforçar o posicionamento do Porto de Aveiro na Rede Transeuropeia de Transportes mas não entende porque não está Aveiro na rede “core” da UE.

Eduardo Feio foi um dos participantes na "Porto Maritime Week", iniciativa da Transportes & Negócios que teve início segunda-feira, no Porto de Leixões, e foi aí que falou dos investimentos previstos.

Relação porto-cidade em debate na sessão inaugural das Festas da Baía de Setúbal

O fórum “A Relação Porto-Cidade na Agenda 2030: desafios e oportunidades para o Porto de Setúbal” marcou o início das Festas da Baía de Setúbal que estão já a decorrer em vários pontos da cidade, com um vasto programa que se vai estender até 30 de Setembro.

O Fórum Municipal Luísa Todi ouviu oradores distribuídos em painéis onde as principais temáticas se focaram na dinamização dos portos-cidade, o cumprimento da Agenda 2030 bem como a apresentação de casos prácticos internacionais e desafios e oportunidades futuras para o porto sadino.

O bacalhau ainda é um mundo que move Ílhavo

Terra de pescadores, lançou milhares de homens no Atlântico Norte. Hoje a pesca continua a ser dura, mas o salário compensa.

DE 25 A 29 DE SETEMBRO

Porto Maritime Week recebe especialistas nacionais e internacionais para analisar o sector marítimo-portuário

Entre 25 e 29 de setembro realiza-se a quarta edição da "Porto Maritime Week", uma iniciativa do Transportes & Negócios que vai reunir, em 12 sessões, meia centena de profissionais e especialistas nacionais e estrangeiros do sector marítimo-portuário. Será uma semana dedicada ao sector dos portos, do “shipping” e da logística intermodal, que terá lugar no Porto de Leixões.

Delegação do Porto de Aveiro visitou Groningen

Uma delegação dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz visitou os Portos de Groningen, nos Países Baixos, partilhando conhecimento relacionado com a segurança e protecção das instalações portuárias e da indústria onshore e offshore.

Desde 2009 que estes portos do Norte da Europa desempenham um papel importante na assemblagem e actividades relacionadas com a referida indústria.

ONE LIGA A EUROPA À AMÉRICA DO SUL

A Ocean Network Express (ONE) anuncia o início do novo serviço Latin-East-Coast Europe Express (LUX), que ligará a Europa e o Mediterrâneo à Costa Leste da América do Sul, oferecendo aos clientes da ONE, uma maior cobertura, conetividade e flexibilidade.

O LUX representa o primeiro serviço dedicado da ONE a ligar a Europa e o Mediterrâneo à Costa Leste da América do Sul. O serviço foi concebido para proporcionar um tempo de trânsito competitivo no sentido norte da Costa Leste da América do Sul para o Mediterrâneo e a Europa, oferecendo aos clientes uma alternativa competitiva aos produtos existentes no mercado, especialmente para carga refrigerada. É também o único serviço no mercado que faz uma escala direta de Lisboa para a Costa Leste da América do Sul, oferecendo aos clientes a oportunidade de embarcar a partir destes pares de portos únicos.

DE 14 A 16 DE DEZEMBRO

Viana do Castelo acolhe a nova edição dos Encontros PNAID

Os ENCONTROS PNAID (Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora) rumam ao Minho entre 14 e 16 de dezembro. Este é o maior evento português de investidores da diáspora, cujo objetivo é promover o investimento, fomentar as exportações e apoiar a internacionalização dos negócios locais através do potencial empreendedor das comunidades portuguesas.

Nossa Senhora dos Navegantes está de volta à ria de Aveiro este fim de semana

O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré vai organizar mais uma Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes, este fim de semana, 16 e 17 de setembro.

A procissão na ria é o momento mais alto desta iniciativa, como explica a organização: «É uma romaria com muita tradição e adesão das gentes ribeirinhas da ria de Aveiro, muito devotos da Senhora dos Navegantes, a quem agradeciam boas pescas e a quem pediam saúde e bênçãos para si e suas famílias. A tradicional Procissão pela ria de Aveiro é um ex-líbris das celebrações e arrasta multidões às margens da ria para assistir à sua passagem».

Para melhoria das acessibilidades marítimas

BEI concede empréstimo de 60 milhões de euros ao Porto de Leixões

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um contrato de empréstimo de 60 milhões de euros com a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana Do Castelo, S.A. (APDL) para financiar o desenvolvimento da acessibilidade marítima ao Porto de Leixões, através do aprofundamento da canal de acesso e ampliação do quebra-mar existente.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ FAZ BALANÇO POSITIVO DA SUA PARTICIPAÇÃO NA SEATRADE EUROPE 2023

O Porto da Figueira da Foz terminou, na sexta-feira, a sua participação na Seatrade Europe 2023, a maior feira dedicada ao setor de cruzeiros da Europa, que se realizou em Hamburgo.
A Feira, que reúne importantes decisores da indústria, revelou-se importante para o Porto da Figueira da Foz, uma vez que permitiu projectar o porto e a região envolvente, bem como dar a conhecer ações e projectos em curso, no âmbito da indústria de cruzeiros.

Governo dos Açores anuncia investimento de 30 ME no porto da Praia da Vitória

O cais do porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, vai ser prolongado em 350 metros, para acolher navios de carga e cruzeiros, num investimento de 30 milhões de euros, anunciou o Governo dos Açores.

“Permitirá uma ampliação do cais multiusos em mais 350 metros, a acrescer aos atuais 300 metros que existem, com uma profundidade de cerca de 20 metros. Ampliará de forma muito significativa, duplicando. Ficaremos com uma oferta de 700 metros de acostagem para o transporte de carga e também de passageiros”, afirmou o presidente do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro.

Total: 602