Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


Onboard

Já se encontra disponível a primeira edição da newsletter do projeto ONBOARD. Para consultar/descarregar aqui.

APP

Junho de 2018

Passamos em revista, nesta webletter, alguns dos assuntos noticiados no portal da Associação dos Portos de Portugal (APP), em Junho de 2018.

APP

Abril de 2018

Passamos em revista, nesta webletter, alguns dos assuntos noticiados no portal da Associação dos Portos de Portugal (APP), em Abril de 2018.

ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL

Duas mil newsletters

A Associação dos Portos de Portugal (APP), difunde esta terça-feira, 1 de Maio de 2018, a sua newsletter n.º 2000.
Celebrando a efeméride, reproduzimos a primeira webletter, enviada a 27 de Novembro de 2010.
 

14 DE ABRIL DE 1912

Titanic naufragou há 106 anos

O naufrágio do Titanic ocorreu entre a noite de dia 14 e a manhã de 15 de Abril de 1912, no Atlântico Norte, quatro dias após o início da viagem inaugural do navio que partiu de Southampton com destino à cidade de Nova Iorque. O maior navio de passageiros em serviço à época tinha estimadas 2.224 pessoas a bordo quando atingiu um iceberg por volta das 23:40 (horário no navio) no domingo, 14 de Abril de 1912.

Nesta newsletter temática respigamos algumas das notícias publicadas no portal da APP aquando do centenário da terrível tragédia.

 

APP

Fevereiro de 2018

Passamos em revista, nesta webletter, alguns dos assuntos noticiados no portal da Associação dos Portos de Portugal (APP), em Fevereiro de 2018.

APP

Março de 2018

Passamos em revista, nesta webletter, alguns dos assuntos noticiados no portal da Associação dos Portos de Portugal (APP), em Março de 2018.

O projeto Europeu MARINERGI e as infraestruturas de teste nas Energias Renováveis Marinhas

No âmbito do projeto MARINERG-i, está a ser criada uma base de dados de parceiros na área das Energias Renováveis Marinhas.

O MARINERG-i é um projeto europeu do H2020 no qual o WavEC colabora, e que tem como objetivo produzir um plano científico e um plano de negócios para uma entidade jurídica independente (ERIC) para infraestruturas de teste distribuídas - unidas para criar um centro integrado para desenvolver energia renovável offshore. Ao consolidar experiência, competência, investimento e acesso a infraestruturas de investigação o MARINERG-i irá promover inovação numa gama de tecnologias de energia renovável offshore, e ao longo de várias fases de desenvolvimento. Sendo a única plataforma integrada para energia renovável offshore nesta escala, estará no epicentro desta indústria emergente.

FOLHEANDO O MAR

Dia Mundial do Livro

Associando-se às comemorações do Dia Mundial do Livro, a webletter da Associação dos Portos de Portugal deixa hoje algumas sugestões de leitura. Livros que têm como referente o mar, os oceanos, a actividade marítimo-portuária.

Dia Internacional da Mulher

Newsletter temática, sob a epígrafe "As Mulheres e o Mar". A Associação dos Portos de Portugal (APP), celebra, desta forma, o Dia Internacional da Mulher. que todos os anos se comemora a 8 de Março.
Testemunhos de Lídia Sequeira, Guilhermina Rego, Lígia Correia, Fernanda Albino, Teresa Coelho e Isabel Botelho Leal.

APP

Janeiro de 2018

Passamos em revista, nesta webletter, alguns dos assuntos noticiados no portal da Associação dos Portos de Portugal (APP), no primeiro mês de 2018.

HÁ CINCO ANOS

Naufrágio do «Costa Concordia»

O naufrágio do paquete “Costa Concordia” ocorreu há cinco anos. Evocamos a trágica efeméride, difundindo webletter com alguns dos artigos que publicámos sobre o tema.

CONSULTE O DOSSIER "COSTA CONCORDIA", COM VÁRIAS DEZENAS DE ARTIGOS SOBRE A TRAGÉDIA
 

Se mil poemas me contassem do Douro, o Douro, ainda assim, seria o maior poema...

É um dos maiores rios da Península Ibérica, com o comprimento total de 938 quilómetros, dos quais 200 se encontram em Portugal. Nasce em Espanha, na serra de Urbião, e drena uma área de 94 500 km2, da qual 18 600 km2 são em Portugal.
Comece já a planear o seu cruzeiro pelo Douro, que a Primavera não tarda.
A webletter de hoje é inteiramente dedicada a este rio com encantos ímpares, este rio imponente, de tão belo.
 

IAME tem nova newsletter

A IAME (International Association of Maritime Economist) tem uma nova newsletter. Aceda aos conteúdos da "The Maritime Economist" aqui.

Porto de Faro com elevada utilização de armazenamento

Durante a corrente semana o Porto de Faro regista um dos mais intensos períodos de funcionamento, com o parqueamento de 20.000 toneladas de cimento, motivando uma elevada ocupação do cais e utilização dos meios disponíveis.

19 DE AGOSTO, DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

19 álbuns para navegar

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Fotografia. Arte maior da contemporaneidade, tem no mar profundo, na sua pele também, motivos imensos para álbuns-delícia dos nossos olhos. O portal da Associação dos Portos de Portugal inclui menu dedicado à fotografia, contando já com várias dezenas de entradas.

Do registo histórico à gesta hodierna de quem do mar vive, nele se diverte, dele sangra o sustento; das panorâmicas às “fotos em movimento”, do registo fotojornalístico aos cambiantes artísticos, também à miniaturização, de tudo um pouco encontra nesse menu específico.

Se preciso fosse, e não é, a fotografia lembra-nos que os portos portugueses têm história para contar, feitos de que se ufanar, quotidiano de labuta árdua rumo ao Progresso fugidio porque a todas as horas nos exige mais e mais.

Hoje, 19 de Agosto de 2013, a webletter da Associação dos Portos de Portugal serve-se em 19 álbuns exibindo alguns milhares de fotos.
 

Porto de Sines recebeu delegação chinesa da Sinopec

O Porto de Sines recebeu, no dia 6 de Março, a visita de uma delegação do grupo chinês Sinopec (China Petrochemical Corporation) acompanhada pela Galp Energia. Esta visita, enquadrada na relação de parceria existente entre as duas petrolíferas, teve com objetivo conhecer o funcionamento do Porto de Sines, com especial destaque para o Terminal de Granéis Líquidos concessionado a uma empresa do grupo Galp Energia, a CLT – Companhia Logística de Terminais Marítimos.

LOUVÁVEL INCIATIVA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS

DN MAR

Durante seis meses, o "Diário de Notícias" convocou os leitores para o projecto "DN MAR", tratando de promover as potencialidades do espaço marítimo e mergulhando em algumas das indústrias que operam neste sector.
A meritória iniciativa fecha com uma grande conferência, esta segunda-feira, dia 21 de janeiro. Na conferência, entre outros, estarão presentes Assunção Cristas, ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Mário Soares, ex-Presidente da República, e Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia e do Emprego, encarregue da intervenção que irá encerrar a conferência.
A webletter de hoje respiga alguns dos conteúdos que ao longo do último meio ano replicámos do portal do DN.

Presidente da AICEP conhece planos de desenvolvimento em Leixões

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Pedro Reis, visitou, dia 14 de Janeiro, o Porto de Leixões, a convite da Comunidade Portuária de Leixões. Esta visita teve como principal objectivo dar conhecer a evolução do maior porto exportador do país e os principais investimentos, com destaque para a Plataforma Logística e para o Novo Terminal de Contentores do Porto de Leixões.

Total: 48
[1] 2 3