Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.


HÁ CINCO ANOS

Naufrágio do «Costa Concordia»

O naufrágio do paquete “Costa Concordia” ocorreu há cinco anos. Evocamos a trágica efeméride, difundindo webletter com alguns dos artigos que publicámos sobre o tema.

CONSULTE O DOSSIER "COSTA CONCORDIA", COM VÁRIAS DEZENAS DE ARTIGOS SOBRE A TRAGÉDIA
 

IAME tem nova newsletter

A IAME (International Association of Maritime Economist) tem uma nova newsletter. Aceda aos conteúdos da "The Maritime Economist" aqui.

Porto de Faro com elevada utilização de armazenamento

Durante a corrente semana o Porto de Faro regista um dos mais intensos períodos de funcionamento, com o parqueamento de 20.000 toneladas de cimento, motivando uma elevada ocupação do cais e utilização dos meios disponíveis.

19 DE AGOSTO, DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

19 álbuns para navegar

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Fotografia. Arte maior da contemporaneidade, tem no mar profundo, na sua pele também, motivos imensos para álbuns-delícia dos nossos olhos. O portal da Associação dos Portos de Portugal inclui menu dedicado à fotografia, contando já com várias dezenas de entradas.

Do registo histórico à gesta hodierna de quem do mar vive, nele se diverte, dele sangra o sustento; das panorâmicas às “fotos em movimento”, do registo fotojornalístico aos cambiantes artísticos, também à miniaturização, de tudo um pouco encontra nesse menu específico.

Se preciso fosse, e não é, a fotografia lembra-nos que os portos portugueses têm história para contar, feitos de que se ufanar, quotidiano de labuta árdua rumo ao Progresso fugidio porque a todas as horas nos exige mais e mais.

Hoje, 19 de Agosto de 2013, a webletter da Associação dos Portos de Portugal serve-se em 19 álbuns exibindo alguns milhares de fotos.
 

Se mil poemas me contassem do Douro, o Douro, ainda assim, seria o maior poema...

É um dos maiores rios da Península Ibérica, com o comprimento total de 938 quilómetros, dos quais 200 se encontram em Portugal. Nasce em Espanha, na serra de Urbião, e drena uma área de 94 500 km2, da qual 18 600 km2 são em Portugal.
Chegada a Primavera, chega o tempo de pensar num cruzeiro pelo Douro.
A webletter de hoje é inteiramente dedicada a este rio com encantos ímpares, este rio imponente, de tão belo.
 

Porto de Sines recebeu delegação chinesa da Sinopec

O Porto de Sines recebeu, no dia 6 de Março, a visita de uma delegação do grupo chinês Sinopec (China Petrochemical Corporation) acompanhada pela Galp Energia. Esta visita, enquadrada na relação de parceria existente entre as duas petrolíferas, teve com objetivo conhecer o funcionamento do Porto de Sines, com especial destaque para o Terminal de Granéis Líquidos concessionado a uma empresa do grupo Galp Energia, a CLT – Companhia Logística de Terminais Marítimos.

LOUVÁVEL INCIATIVA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS

DN MAR

Durante seis meses, o "Diário de Notícias" convocou os leitores para o projecto "DN MAR", tratando de promover as potencialidades do espaço marítimo e mergulhando em algumas das indústrias que operam neste sector.
A meritória iniciativa fecha com uma grande conferência, esta segunda-feira, dia 21 de janeiro. Na conferência, entre outros, estarão presentes Assunção Cristas, ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Mário Soares, ex-Presidente da República, e Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia e do Emprego, encarregue da intervenção que irá encerrar a conferência.
A webletter de hoje respiga alguns dos conteúdos que ao longo do último meio ano replicámos do portal do DN.

Presidente da AICEP conhece planos de desenvolvimento em Leixões

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Pedro Reis, visitou, dia 14 de Janeiro, o Porto de Leixões, a convite da Comunidade Portuária de Leixões. Esta visita teve como principal objectivo dar conhecer a evolução do maior porto exportador do país e os principais investimentos, com destaque para a Plataforma Logística e para o Novo Terminal de Contentores do Porto de Leixões.

PORTO DE VIANA DO CASTELO

Publicada a Newsletter n.º 4

Acaba de ser publicada a Newsletter n.º 4 da APVC - Administração do Porto de Viana do Castelo, S.A. A revista, em formato pdf, pode ser consultada aqui.

«Costa Concordia» naufragou há um ano

Passa hoje um ano sobre o naufrágio do paquete “Costa Concordia”. Ao longo de várias semanas, o portal da Associação dos Portos de Portugal acompanhou os desenvolvimentos em torno da tragédia.
Evocamos a efeméride, difundindo uma webletter especial, respigando alguns dos mais de 70 artigos publicados sobre o tema.

Sugestões para as suas férias de Natal

Nesta newsletter temática provamos-lhe que também no inverno pode gozar bons momentos de férias usufruindo dos prazeres do mar. Visitas a museus, a oceanários, passando pelo visionamento de filmes, pelo mergulho, por passeios em locais deslumbrantes.

ASSINADA HÁ 30 ANOS | 10 DE DEZEMBRO DE 1982

Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar

Celebrando a passagem da assinatura da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, editamos webletter temática sobre assuntos directamente relacionados com este acordo de primacial importância para a vida dos seres humanos na Terra.
Webletter embebida, nos seus conteúdos, da profícua participação, no portal da APP, do nosso colaborador Luís Sousa.
 

PORTOS

Não houve acordo para serviços mínimos em Lisboa e Setúbal

Trabalhadores, operadores dos portos e Direção Geral do Emprego e Relações do Trabalho (DGERT) reuniram esta terça-feira tendo em vista um acordo sobre os serviços mínimos para as greves que estão a afetar alguns dos principais portos nacionais. O entendimento foi alcançado apenas nos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, falhando o acordo em Lisboa e Setúbal. Desta forma, o Governo será novamente chamado a intervir.

ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL

Webletter n.º 600

Esta é a 600.ª webletter da Associação dos Portos de Portugal. Obrigado por nos acompanhar nestes 665 dias de emissão, desde 27.11.2010. 5 mil notícias, milhares de fotos, centenas de vídeos divulgados, sempre com actualizações diárias.
Contribuímos para dar outra visibilidade à actividade das administrações portuárias associadas na APP. Mostrar a todos o labor diário dos portos portugueses, ajudando o país na senda do progresso. E outra visibilidade também a todos os que gostam do Mar, praticam o Mar, no Mar respiram, pelo Mar suam. Obrigado a todos os que acompanham Sophia de Mello Breyner: “Quando eu morrer voltarei para buscar. Os instantes que não vivi junto do mar

Esclarecimento

Atendendo aos problemas detectados no acesso às notícias destacadas na newsletter de 7 de Agosto, procedemos hoje à redifusão desses conteúdos.

POR OCASIÃO DAS OLIMPÍADAS DE LONDRES

Webletter dedicada ao desporto no mar

Assinalando o início de mais umas Olimpíadas, difundimos webletter especial dedicada aos desportos náuticos, de assaz importância no desenvolvimento social e económico de um país ou região, aliando a vertente competitiva ao lazer e ao fomento do turismo.

FOLHEANDO O MAR

Dia Mundial do Livro

Associando-se às comemorações do Dia Mundial do Livro, a webletter da Associação dos Portos de Portugal deixa hoje algumas sugestões de leitura. Livros que têm como referente o mar, os oceanos, a actividade marítimo-portuária.
Na newsletter de amanhã o destaque vai para as revistas e hand-books sobre a mesma temática.
Incluímos também, hoje, um novo DOSSIER no menu respectivo, referente às publicações em papel sobre o mar.
Trata-se do 15.º dossier disponibilizado pelo portal da APP. Os cibernautas dispõem, actualmente, de 586 artigos nesses quinze dossiers já publicados.
 

TITANIC

Centenário do naufrágio mais falado de todos os tempos

O centenário do naufrágio do “Titanic” está quase aí. A menos de um mês da evocação da tragédia, e como acontece em qualquer efeméride com números redondos, as notícias jorram em catadupa.
Dedicamos a webletter de hoje a algumas dessas notícias.
 

PORTO DE VIANA DO CASTELO

Publicada a Newsletter n.º 3

Acaba de ser publicada a Newsletter n.º 3 da APVC - Administração do Porto de Viana do Castelo, S.A. A revista, em formato pdf, pode ser consultada aqui.