Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Ministro das Infraestruturas e Habitação visita o Porto de Leixões

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, realizou, esta terça-feira, 27 de maio, uma visita ao Porto de Leixões, onde foi recebido pelo Conselho de Administração da APDL. Durante a visita, foram apresentados os principais projetos em curso e futuros investimentos previstos para as unidades de negócio da APDL.

Reconhecendo a importância do Porto de Leixões enquanto principal porto exportador da região, o governante, acompanhado por Hugo Espírito Santos, Secretário de Estado as Infraestruturas, teve oportunidade para conhecer a infraestrutura portuária e a eficiência operacional do porto.

A 17 DE OUTUBRO DE 2024

Escola do Mar dos Açores presente na Feira de Emprego e Carreiras Azuis

A EMA - Escola do Mar dos Açores confirmou a presença como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que vai realizar-se em Lisboa a 17 de outubro de 2024. A EMA tem um âmbito de intervenção ao nível da formação técnica e profissional, não superior, em áreas ligadas ao sector marinho e marítimo.

O seu plano de acção inclui as actividades de formação e qualificação para a navegação comercial; portos e logística; segurança e salvamento aquático e marítimo; pesca e processamento e conservação do pescado; atividades marítimo-turísticas; atividades de monitorização da sustentabilidade das atividades e processos em espaço marítimo e ecossistemas costeiros; empreendedorismo; e economia azul.

De 26 a 28 de junho

Fórum Internacional das Energias Renováveis Offshore SEANERGY

Este ano, o Fórum Internacional das Energias Renováveis Offshore SEANERGY realiza-se de 26 a 28 de junho em Nantes.

Neste contexto, o Fórum Oceano informa que a região Pays de la Loire, como anfitriã deste evento, deseja aproveitar esta oportunidade para fomentar intercâmbios e parcerias entre empresas/entidades portuguesas e empresas/entidades francesas dessa região.

WestMED Blue Economy Initiative

O Fórum Oceano, em conjunto com 30 representantes de outras entidades, participou no debate "Emerging Impacts of Regional Cooperation in the Mediterranean Sea", no âmbito da Our Ocean Conference, que decorreu de 15 a 17 de abril, na Grécia.

A Conferência Our Ocean visa envidar esforços de colaboração e incentivar a apresentação de compromissos voluntários, claros e mensuráveis, promovendo a proteção e a gestão sustentável dos nossos mares e oceanos e dos seus recursos. Desde 2017, a Iniciativa WestMED para o desenvolvimento sustentável da economia azul no Mediterrâneo Ocidental tem vindo a construir pontes entre o Sul da Europa e o Norte de África.

PRESIDENTE DO BEI VISITA O PORTO DE LEIXÕES

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., recebeu na sexta-feira a Presidente Banco Europeu de Investimentos (BEI), Nadia Calviño, em visita a Portugal.

A APDL tem um contrato de empréstimo de 60 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento (BEI). Este financiamento destina-se a apoiar a melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões, através do aprofundamento do canal de acesso e da bacia de manobras, bem como da ampliação do quebra-mar existente em 300 metros, obra que iniciou em 2021 e que visa aumentar a capacidade de receção de navios de maior calado, melhorar a segurança das operações portuárias e promover a competitividade do porto a nível internacional.

Porto de Sines na BreakBulk Europe 2024

O Porto de Sines e o Grupo ETE - Portsines marcaram presença na Breakbulk Europe 2024, um dos maiores eventos no setor da logística, transporte de carga e comércio internacional, realizado de 21 a 23 de maio no Rotterdam Ahoy, em Roterdão.

Esta participação conjunta no stand APP – Portos de Portugal destaca a importância estratégica de Portugal como ponto de entrada e saída de carga, consolidando a sua posição como hub logístico global. De realçar o evento de “Networking dos portos portugueses”, realizado a 22 de maio com o apoio da AICEP Portugal Global – Agência para o investimento e Comércio Externo de Portugal - que permitiu explorar novas oportunidades de negócio para o Porto de Sines, destacando as mais valias do Terminal Multiusos de Sines em colaboração com o concessionário do terminal, o Grupo ETE – Portsines.

APDL presente na BREAKBULK 2024 , nos Países Baixos

O Porto de Leixões e o Porto de Viana do Castelo estão presentes na edição deste ano da Breakbulk Europe, que decorre entre os dias 21 a 23 de maio, no Centro de Congressos Rotterdam Ahoy, nos Países Baixos.

A Breakbulk Europe é um dos maiores eventos internacionais no setor da logística, transporte de carga e comércio internacional, que reúne mais de 120 países e 11 mil participantes, onde estamos representados em conjunto com os Portos de Portugal, Comunidades Portuárias e agentes económicos de várias áreas de atividade, criando sinergias entre parceiros e destacando o compromisso dos Portos Portugueses com a sustentabilidade, a eficiência e a inovação.

European Maritime Day 2024: 30 e 31 de maio

Aponte na agenda: o European Maritime Day (EMD), conhecido como o local onde os "Líderes dos Oceanos se encontram", está de volta e promete uma experiência imersiva e interativa sobre várias questões relacionadas com a economia azul e o ecossistema marinho.

Com o cenário de fundo da pitoresca cidade de Svendborg, na Dinamarca, este ano o evento tem como foco principal discutir o papel das estratégias para as bacias marítimas.

Porto de Aveiro lança concurso para empreitada de dragagens de manutenção

A Administração do Porto de Aveiro acaba de lançar um Concurso Público para a Empreitada de Dragagens de Manutenção dos Portos de Pesca Costeiro, do Largo e Entrada da Darsena de Manobras, pelo valor base de 1.225.000,00 € (um milhão, duzentos e vinte e cinco mil euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução de 120 dias.

Esta empreitada, cujo objectivo passa por manter as cotas de navegabilidade das áreas intervencionadas, prevê um volume estimado de dragados, incluindo a remoção da pedra, de 161.000m3, que serão submergidos na deriva, a sul da Costa Nova e da pedra na base do Molhe Norte.

Helena Gomes Fernandes eleita Presidente da Região Atlântica da Associação Cruise Europe

Helena Gomes Fernandes, Diretora Comercial, Marketing e Comunicação da APDL foi eleita Presidente da Região Atlântica da Associação Cruise Europe. A eleição decorreu a 14 de maio, em Estocolmo, durante a Assembleia Geral da Cruise Europe.

A Associação Cruise Europe representa 128 portos de 20 países e está dividida em quatro regiões: Europa Atlântica, Reino Unido e Irlanda, Báltico, e Noruega, Islândia e Ilhas Faroe. A região Atlântica, agora sob a presidência de Helena Gomes Fernandes, representa 28 portos da Costa Atlântica, incluindo os portos de Leixões, Lisboa e Figueira da Foz.

PORTO DE AVEIRO REFORÇA DEFENSAS E CABEÇOS DE AMARRAÇÃO NA PONTE-CAIS 26 DO TGL

Encontra-se concluída a empreitada de substituição das defensas e dos cabeços de amarração da Ponte Cais 26, do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro.

Esta obra, executada por 207.027,34€ e em 120 dias, teve como objectivo dotar aquela infraestrutura das condições necessárias para receber navios até 40.000 toneladas de deslocamento.

A empreitada consistiu na substituição das defensas existentes por novas, com maior capacidade de absorção, e pela substituição dos cabeços de amarração de desengate rápido de 60 toneladas por novos com 80 toneladas.

Com a conclusão desta obra, a Ponte-Cais 26 do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro passa a poder receber navios de maior porte, com total segurança, dando resposta às necessidades crescentes do mercado.

Portos de Lisboa e Setúbal marcam presença pela segunda vez na Breakbulk Europe

Os Portos de Lisboa e Setúbal vão estar presentes, pela segunda vez, numa das principais feiras mundiais dedicadas ao setor da carga de projeto e carga fracionada, a Breakbulk Europe, em Roterdão, de 21 a 23 de maio.

Este evento reúne anualmente mais de onze mil profissionais, de diversos setores, representados por cerca de 600 expositores de 126 países. Trata-se de uma plataforma em rede, verdadeiro palco para consolidar e potenciar negócios. As vertentes da sustentabilidade e inovação estão cada vez mais presentes, uma vez que são cruciais para o desenvolvimento dos portos e de toda a cadeia de abastecimento.

PORTO DA FIGUEIRA PRESENTE NA ASSEMBLEIA GERAL DA CRUISE EUROPE

O Porto da Figueira da Foz esteve presente na Assembleia Geral da Cruise Europe, em Estocolmo.
Durante dois dias, para além da Assembleia Geral da Cruise Europe, onde foram eleitos novos membros para o Conselho Diretivo e discutidas estratégias de crescimento e promoção, aconteceram, em paralelo, um conjunto de reuniões e conferências onde foi possível, ao Porto da Figueira da Foz, alargar a rede de contatos.

Joaquim Sotto Maior, Diretor de Coordenação Portuária do Porto da Figueira da Foz, teve oportunidade de fazer uma apresentação na reunião da Região Atlântica, dando destaque às potencialidades turísticas da Região Centro, bem como à obra da melhoria das acessibilidades marítimas do Porto da Figueira da Foz, que após a sua conclusão passará a reunir condições para acolher navios de cruzeiro de maior porte.

Porto de Sines cresceu 16% no primeiro trimestre do ano

O Porto de Sines encerrou o primeiro trimestre do ano com um crescimento homólogo de 16%, registando um total de 11,5 milhões de toneladas de carga movimentada.

Destaque para o segmento da Carga Geral, onde se inclui a Carga Contentorizada, que acumulou uma movimentação total de 5,7 milhões de toneladas, correspondendo a um acréscimo de 36%. De notar que a Carga Geral representa já 50% do total movimentado em porto, sendo o segmento a registar a maior evolução na última década, com um incremento da ordem dos 20%.
 

Maersk avisa que perturbações no transporte marítimo no Mar Vermelho têm vindo a aumentar

As perturbações no transporte marítimo de contentores no Mar Vermelho “têm vindo a aumentar”, prevendo-se que “reduzam em 20% a capacidade do sector” entre o Extremo Oriente e a Europa no segundo trimestre, adverte a empresa dinamarquesa Maersk.

Ao desviar o tráfego de contentores do Canal do Suez, passando pelo sul de África — isto é, pela rota do Cabo da Boa Esperança –, a Maersk prevê que a capacidade do sector do transporte marítimo de contentores entre o Extremo Oriente, o Norte da Europa e o Mediterrâneo se reduza em 15% a 20% no segundo trimestre deste ano.

“A área de risco alargou-se” e os ataques das forças houthis do Iémen “estendem-se ainda mais ao largo”, esclarece a Maersk num aviso aos seus clientes, citado pela Bloomberg.

A 15 DE MAIO

Congresso Mundial das Espécies

O Oceanário de Lisboa lança-lhe o convite para participar no evento satélite no âmbito do World Species Congress, a realizar-se no dia 15 de Maio, no Auditório Mar da Palha do Oceanário de Lisboa, em colaboração com o movimento Reverse the Red.

O Congresso Mundial das Espécies terá como objetivo partilhar histórias e exemplos de sucesso na conservação de espécies, e incentivar 100 000 compromissos e ações para conservação das espécies, contribuindo assim para reverter o seu declínio.

Terminou operação de limpeza ao sargaço na área do Porto do Funchal

Só durante a manhã, foram recolhidos 5 m3 que foram colocados no Centro de Fruticultura de S. Martinho, por orientação do Governo Regional. Nesta operação de limpeza estiveram envolvidas nove pessoas, uma embarcação, uma viatura de caixa aberta e uma máquina de movimentação de carga.

Entretanto, a APRAM tem dado também continuidade à limpeza de sargaço na ilha do Porto Santo.

Inscrições decorrem até 18 de maio

II Corrida do Porto de Setúbal realiza-se dia 19 de maio

A II Corrida do Porto de Setúbal, organizada pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, com a organização técnica da HMS Sports Consulting, realiza-se no dia 19 de maio.

A prova, de 10km, decorre entre as 09h00 e as 11h00, com partida e chegada no Parque Urbano de Albarquel. Em paralelo, realiza-se a Caminhada de 5km, com início também às 9h, no mesmo local. O evento termina com a cerimónia de entrega dos prémios sendo que os três primeiros classificados masculinos e femininos receberão um troféu. A todos os participantes, que cortem a meta da II Corrida do Porto de Setúbal 10 Km e 5 Km, será entregue uma medalha entre outras ofertas dos patrocinadores.

Lídia Bulcão salienta importância dos portos e do shipping na economia global

A secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, salienta a importância dos portos e do shipping na economia global e os desafios que a indústria enfrenta, destacando que “estes são tempos de mudança e desafios à escala global: na digitalização e na luta contra as alterações climáticas, entre muitas outras. Também nesta área, os portos e o transporte marítimo são estruturas que desempenham um importante papel na economia global”.

O simbólico encontro do sector marítimo, portuário e logístico decorre até dia 10 de Maio

Portos de Lisboa e Setúbal recebem Portugal Shipping Week 2024

A Gare Marítima de Alcântara recebeu esta terça-feira a Flagship, a conferência mais emblemática do Portugal Shipping Week 2024 (PSW 2024), que este ano tem como hosts os portos de Lisboa e Setúbal.

O encontro que é considerado como um dos mais representativos do setor marítimo, portuário e logístico a nível europeu, decorre até dia 10 de Maio nos dois portos, tendo como mote a descarbonização do sector e dos transportes marítimos e como grande objectivo posicionar Portugal enquanto centro global dos transportes marítimos e logística.

Total: 420
1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22