Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Fronteiras XXI

Mar Português: Há Uma Estratégia?

Da História à gastronomia, o peso do oceano na cultura portuguesa é indiscutível. Mas o mar é muito mais do que apenas um símbolo de portugalidade. A dimensão marítima de Portugal pode vir a ser 40 vezes superior ao seu território, se as Nações Unidas aceitarem o pedido de extensão da plataforma continental.

Nesta edição do Fronteiras XXI debateu-se o papel chave do mar na sustentabilidade ambiental e na economia. Moderação a cargo da jornalista da RTP Ana Lourenço. O programa da RTP3 foi emitido em directo do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

«Mar português só vale dinheiro se o preservarmos»

Líderes de centros de investigação e de projectos inovadores ligados aos oceanos explicam como a tecnologia é a chave para a sustentabilidade.

A tecnologia ao serviço da sustentabilidade é a base do trabalho de instituições como o INESC TEC, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Instituto Politécnico de Leiria, o Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto ou da maior empresa de aquacultura portuguesa, a Flatantic (antiga Acuinova).

DGRM assina protocolo com WavEC

A DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e o Centro de Estudos e Transferência de Conhecimento WavEC – Offshore Renewables, assinaram dia 20 de Junho um protocolo de colaboração que irá permitir o trabalho conjunto entre as duas entidades.

O âmbito previsto no protocolo tem como mote as diferentes actividades da Economia Azul, que inclui projectos e actividades de formação, investigação e desenvolvimento das energias renováveis offshore, aquacultura offshore, Ambiente marinho, plataformas multiusos, ordenamento do espaço marítimo, entre outras.

Porto de Leixões na Apresentação do Estudo «Análise do Hinterland da Plataforma Logística - Intermodal de Salamanca»

O Porto de Leixões marcou presença esta quarta-feira, dia 22 de junho, na apresentação do Estudo "Análise do Hinterland da Plataforma Logística-Intermodal de Salamanca", promovido pela ZALDESA em parceria com a Câmara de Salamanca.

Silva Rocha acumula liderança nas capitanias de Aveiro, Porto e Leixões

O responsável pela capitania do Porto de Aveiro lidera transitoriamente a capitania de Douro e Leixões. Silva Rocha acumula funções tendo substituído Rui Santos Amaral em transição para a passagem à Reserva.

A comissão no Porto e Leixões será de três anos. A norte, já tinha passado por Póvoa e Vila do Conde antes da liderança na Figueira e Aveiro.

ESTA QUARTA-FEIRA

Porto de Lisboa discute abastecimento agroalimentar

O Porto de Lisboa, líder nacional no segmento agroalimentar, vai discutir as condicionantes do abastecimento destes produtos no atual contexto internacional com a conferência “Mercado Agroalimentar no Porto de Lisboa”, a decorrer na manhã desta quarta-feira, 22 de junho, na Gare Marítima de Alcântara.

As alternativas aos cereais da Ucrânia e o papel instrumental do Porto de Lisboa ao serviço da economia local e nacional, no que respeita ao mercado agroalimentar, são temas em análise num evento que conta com o Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, na abertura dos trabalhos e com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, no encerramento.

Movimento do Porto da Figueira da Foz cresce 21,8% no primeiro trimestre

O Porto da Figueira da Foz cresceu 21,8% e 453 mil toneladas no primeiro trimestre de 2022, no movimento de mercadorias, em relação ao período homologo do ano passado, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Sines será primeira área com licenças rápidas para renováveis, diz Governo

O Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, considera que “Portugal tem potencial para se tornar num produtor e exportador europeu de referência” dos gases renováveis do futuro, como o hidrogénio verde, mas também o amoníaco, o metanol e o biometano, entre outros”. Tudo espalhado por diferentes áreas estratégicas no país (as chamadas “Go To Areas”, criadas pelo pacote europeu RePowerEU) e vários projetos de várias empresas nacionais e internacionais.

No entanto, diz o governante, há uma região que se destaca e será decisiva. “Sines é um grande projeto estruturante para o país, para posicionar Portugal e permitir que tenha relevância a nível internacional na substituição de combustíveis fósseis”, disse Duarte Cordeiro na Electric Summit.

PORTOS DOS AÇORES INICIA PROCEDIMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE ESPAÇOS PARA ACTIVIDADES MARÍTIMO-TURÍSTICAS NA MARINA DA HORTA

A Portos dos Açores, S.A. iniciou o procedimento de consulta prévia para atribuição do direito de utilização de espaços destinados ao apoio das actividades marítimo-turísticas na marina da Horta, na ilha do Faial.

Uma nota da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, divulgada no portal do Governo dos Açores, indica que após uma visita ao local, no dia 3 de Junho, da secretária regional com a tutela, “foi de imediato desencadeado todo o processo legal para concretização da entrega do edifício à Portos dos Açores e a consequente colocação das fracções ao serviço dos empresários do sector”.

Porto de Leixões: a alavanca económica do Norte

O mote para a conversa com Nuno Araújo, Presidente da APDL (Administração dos Portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo), foi a recente gestão do Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda, da qual Nuno Araújo elencou os seus “óbvios benefícios”. Não só para a cidade em questão, mas também a nível logístico e económico.

Grupo RNM prepara-se para criar centro logístico de combustíveis no Porto de Aveiro

Depois da Prio há um novo grupo empresarial interessado em investir no Porto de Aveiro como centro logístico de combustíveis.

O grupo RNM, de Famalicão, assume interesse em instalar-se na zona portuária ao nível da importação e distribuição de gasolina e gasóleo e tem em marcha a consulta pública ao projeto de criação de parque de tanques. O projeto, na ordem dos 25 milhões de euros, aposta no armazenamento de combustíveis na Gafanha da Nazaré.

Porto de Aveiro bate record de movimentação de cargas

A Administração do Porto de Aveiro anuncia que o movimento de cargas atingiu novo record em maio.

Segundo a administração portuária, "o mês de maio foi o melhor mês na história do Porto de Aveiro, tendo ultrapassado, pela primeira vez, a fasquia das 600 mil toneladas movimentadas num mês".

Ponte Móvel de Leixões vai ser alvo de trabalhos de manutenção preventiva

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) informa que vai encerrar a Ponte Móvel de Leixões, a partir das 14h00 do dia 20 de junho de 2022, a fim de proceder a trabalhos de manutenção num cilindro, pelo prazo estimado de 2 semanas.

A infraestrutura basculante, datada de 2007, necessita de manutenção periódica tendo em conta as suas características e recorrente utilização. Neste sentido, e como medida mitigadora, a APDL assegurará gratuitamente o transporte de transeuntes entre Matosinhos e Leça da Palmeira, sendo o trânsito automóvel direcionado para o viaduto da A28.

A 22 DE JUNHO

Porto de Lisboa promove conferência sobre o mercado agroalimentar

A Administração do Porto de Lisboa (APL) vai realizar uma sessão dos “Encontros no Porto”, no dia 22 de junho, entre as 9h e as 13h, na Gare Marítima de Alcântara. O tema será “Mercado Agroalimentar no Porto de Lisboa” e a participação será gratuita.

Este momento de debate tem como objetivo refletir sobre a importância estratégica e o papel fundamental do Porto de Lisboa ao serviço da economia nacional para este setor, enquadrado na “conjuntura económica internacional e nacional das zonas e regiões de origem e destino das mercadorias transacionadas, a par das infraestruturas portuárias existentes e perspetivas futuras”, nota a administração.

APDL e Câmara de Viana do Castelo avançam com estudo prévio para explorar potencialidades do porto marítimo

Com o objetivo de potenciar a utilização do porto marítimo vianense, os presidentes da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Conselho de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana, SA, Luís Nobre e Nuno Araújo, respetivamente, assinaram um protocolo para avançarem com o “Estudo Prévio para o desenvolvimento do Porto de Viana do Castelo”.

Aproveitando para recordar os 30 milhões de euros que já foram investidos, nos últimos anos, o presidente da APDL considerou que “este estudo irá permitir olhar para esta estrutura e perceber as necessidades da indústria, da economia local e se o porto consegue responder a essas necessidades”. Caso contrário, frisou, é preciso perceber “o que se pode fazer para melhorar a sua capacidade de resposta”.

Pesca recupera e aproxima-se dos anos pré-pandemia

Menos pescadores, menos barcos, menos capturas, mas mais exportações e uma balança comercial mais equilibrada. É este o retrato da pesca nacional. Depois de um 2020 atípico, os números começam, agora, a aproximar-se dos anos pré-pandemia. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A frota portuguesa capturou 185.417 toneladas de pescado em 2021, um crescimento de 13,2% face a 2020 - em muito impulsionado pelo aumento da quota da sardinha e pelo crescimento das capturas de carapau -, mas menos três mil toneladas do que em 2019 (-1,65%). Face a 2020, cresceram as capturas em águas nacionais (+24,8%), diminuiu a pesca em águas externas (-16,6%).

Conferência sobre oceanos em Lisboa terá chefes de Estado e de governo de todos os continentes

A segunda conferência das Nações Unidas sobre oceanos, que vai realizar-se em Lisboa, terá a presença de chefes de Estado e de governo de todos os continentes, disse à Lusa o vice-presidente da comissão organizadora.

A UE está a construir um túnel de 11 mil milhões de dólares que liga a Escandinávia ao Mediterrâneo

O Corredor Escandinavo-Mediterrâneo será o quinto dos nove eixos prioritários da Rede Transeuropeia de Transportes.

O gigantesco túnel de mais de 4.000 quilómetros tem um preço estimado de 11 mil milhões de dólares. Será o o quinto dos nove eixos prioritários da Rede Transeuropeia de Transportes, um conjunto de redes de transporte concebido para facilitar a comunicação de pessoas e mercadorias em toda a União Europeia (UE). Segundo o Interesting Engineering, estende-se desde a Finlândia e Suécia, no norte, até à ilha de Malta, no sul, passando pela Dinamarca, Alemanha, zonas industriais do norte de Itália e portos do sul de Itália.

COOPERAÇÃO COM O BRASIL

APDL presente em reunião com Câmara Municipal de Matosinhos e comitiva do Governo do Estado do Ceará

A APDL participou, com a presença de Helena Gomes Fernandes, Diretora Comercial Marketing e Comunicação, numa reunião promovida pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, com uma comitiva do Governo do Estado do Ceará, do Brasil. Esta visita ao município de Matosinhos insere-se numa missão empresarial e governamental que o Governo do Estado do Ceará tem vindo a realizar em várias cidades portuguesas.

O posicionamento do Porto de Leixões no município de Matosinhos e a relação direta com as empresas e a indústria, o volume de negócios, as exportações, a inovação, a descarbonização e a sustentabilidade da atividade, foram amplamente destacados nesta reunião de trabalho, que teve o objetivo de estreitar as relações de cooperação bilateral entre Brasil e Portugal, sobretudo nas áreas do Turismo, Agronegócios, Economia do Mar, Energias Renováveis, Têxtil e Calçado.

Porto de Aveiro avança com 2.ª fase da navegação noturna

Tendo em vista a melhoria da operacionalidade e o aumento da sua competitividade, o Porto de Aveiro arrancou a 1 de junho com a segunda fase do serviço de navegação nocturna.

Total: 5972
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 [23] 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299