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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

Portos espanhóis investem na segurança das suas infra-estruturas

 Os portos espanhóis estão a reforçar a sua segurança. São vários os que decidiram avançar com novos sistemas de videovigilância, novas tecnologias de controlo do perímetro, sistemas anti-drone e transformação digital.

O porto de Motril anunciou a melhoria dos seus sistemas de videovigilância e segurança dos tráfegos extracomunitários de carga, num total de 657 mil euros. O sistema será instalado no prazo de nove meses. O porto já dispõe de um sistema de videovigilância. No entanto, devido às recentes obras de ampliação e modificação do uso dos espaços, será necessário ampliar a cobertura do sistema com o objectivo de obter o máximo de detalho de todo o perímetro na zona de Azucenas, assim como controlar, a zona do parque de estacionamento, zona aduaneira, zona de inspecção de embarque e desembarque.

Para tal, foram propostas várias acções, entre as quais se incluem o fornecimento e instalação dos sistemas necessários de infra-estrutura de rede de dados e rede electrónica, para a ligação de todos os elementos que compõem o projecto, o fornecimento e instalação dos sistemas necessários para a vigilância através de câmaras das zonas e a prestação de serviços de implementação, colocação em funcionamento, acompanhamento da exploração e manutenção dos equipamentos.

Porto de Santander reforça segurança perimetral

O porto de Santander também está a investir 300 mil euros para melhorar os níveis de segurança do recinto portuário. As obras irão permitir proteger a zona do espaço portuário, ajudando a controlar a estrada de pessoas não autorizadas e garantir a segurança das instalações, uma vez que a nova vedação, que está a ser realizada de forma progressiva em todo o perimetro, terá 4,5 metros de altura e contará com um remate superior de tubos curvos que dificultarão a escalada e intrusão.

Além disso, o projecto prevê a instalação de nova iluminação e câmaras de controlo para melhorar a visibilidade e vigilância da vedação. O porto de Santander tem um plano de investimentos para até 2028 de 151 milhões de euros, o qual inclui a reabilitação do cais e infra-estruturas portuárias.

Uso de drones a caminho

A entidade do governo Puertos del Estado está também a trabalhar na elaboração de um guia sobre o uso de drones nos portos. O projecto está a ser desenvolvido com as autoridades portuárias espanholas e pretende dar suporte e segurança à implementação destes equipamentos no sistema portuário estatal.

O guia está previsto ficar terminado ainda este ano e incluirá aspectos como a introdução, objectivos e uso desta tecnologia, legislação a aplicar e opções para aumento da protecção do espaço aeroportuário. É previsível que em 2030 sejam adoptados drones a 100% nas zonas portuárias e já é a realidade de muitas delas. Hoje, 32% das autoridades portuárias espanholas utilizam drones para tarefas como vigilância e segurança perimetral, inspecção de infra-estruturas, medições topográficas e superfícies de gestão de emergências e controlo. Segundo os resultados recolhidos, a sua utilização aumentou de forma substancial a segurança pois permitiu aceder a maiores superfícies e a zonas de difícil acesso sem comprometer a segurança de trabalhadores.

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