Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ANALISADOS INVESTIMENTOS EM SINES

aicep Global Parques reuniu com a PSA International

Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, acompanhado por Mário Miranda Duarte, Embaixador de Portugal em Singapura, foi recebido por Tan Chong Meng, CEO do Grupo PSA Singapore Internacional: em análise estiveram temas como a expansão da capacidade do Terminal XXI, do Porto de Sines (operado pela PSA), e o dinamismo que a ZAL Sines poderá aportar ao desenvolvimento da região.

Navigator vai trazer cinco navios de eucalipto de Moçambique. Dois já chegaram

A Portucel Moçambique realizou a primeira exportação de madeira produzida em Moçambique durante o terceiro trimestre, anunciou a empresa no comunicado de apresentação de resultados. Ao todo serão cinco os navios a trazer eucalipto das plantações em Manica.

Do Porto da Beira saiu um navio com 32 mil metros cúbicos sólidos de madeira sem casca, com destino ao porto de Aveiro e daí para a fábrica da Navigator na Figueira da Foz. E não será o único.

Missão Empresarial da Câmara Luso-Alemã para o Sector Portuário | 23 DE NOVEMBRO

Empresas alemãs procuram parceiros de negócio em Portugal

Os desafios do Sector Portuário vão estar em foco no Simpósio Luso-Alemão sobre "Sector Portuário e Logística, incl. respetiva Digitalização em Portugal" que se realiza por via digital no dia 23 de novembro. Este simpósio faz parte da Missão Empresarial dedicada à mesma temática e traz a Portugal sete empresas alemãs fornecedoras de soluções e prestadoras de serviços que irão apresentar as suas propostas e conceitos inovadores bem como possíveis domínios de cooperação com empresas portuguesas.
 

FIGUEIRA DA FOZ

Porto assinala 55 anos com vários investimentos em preparação

Fátima Alves diz que as acessibilidades marítimas são uma prioridade e espera ter na autarquia uma aliada. A Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira (APFF), realça que sempre teve e espera continuar a ter, «um relacionamento muito profícuo com a Câmara», frisando a «estreita colaboração e frontalidade», que existiu no mandato de Carlos Monteiro, visando «conjugar os interesses do município e do porto».

Terminal da IP integra-se no Porto de Leixões em 2022 «de certeza absoluta»

O Presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Nuno Araújo, disse dia 29 que "de certeza absoluta" que em 2022 o terminal ferroviário da Infraestruturas de Portugal (IP) em Leixões será integrado na estrutura portuária.

"Há-de acontecer no próximo ano de certeza absoluta. O que nós queremos, da parte da AMT [Autoridade da Mobilidade e dos Transportes], é que sejam céleres, um veículo facilitador, para que essa integração aconteça o mais rápido possível", disse sexta-feira Nuno Araújo no dia de abertura do congresso da Associação dos Transitários de Portugal (APAT), que decorreu até sábado numa unidade hoteleira de Cascais.

Empresas e investigadores nacionais juntos em projecto pela economia do mar

Da criação de snacks marinhos ou peixe fumado de alto valor acrescentado até ao desenvolvimento de novas ferramentas para a aquacultura, o projeto mobilizador ValorMar, que decorreu entre outubro de 2017 e julho de 2021, desenvolveu um conjunto de soluções inovadoras alicerçadas em conhecimento científico e alinhadas com as necessidades e tendências de mercado. Os resultados do projeto foram apresentados no Terminal de Cruzeiros de Leixões em Matosinhos.

Governo autoriza alterações às bases da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o Decreto-Lei que autoriza as alterações às bases do contrato de concessão do direito de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara e um aditamento ao mesmo.
Este é o culminar de um processo negocial iniciado em 2014 e que promove a atualização do plano de investimentos da concessionária, a Liscont, assegurando a modernização e o aumento da eficiência operacional do terminal, ao introduzir significativas melhorias ambientais e nos processos e formas de gestão.

Porto de Leixões recebe visita do Armador ONE

O Porto de Leixões recebeu, a 27 de outubro, a visita de uma delegação da Ocean Network Express Ltd (ONE), liderada pelo Presidente para a Europa e África, Sunishiro Mizukami.

A delegação foi recebida pelo Conselho de Administração da APDL e teve a oportunidade de conhecer o Porto de Leixões e as suas principais infraestruturas, bem como projetos de investimento futuros.

Presidente da autarquia e Director-Geral da DGRM realizam visita de trabalho às dragagens no Porto de Tavira

A Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, e o Director-Geral da DGRM, José Carlos Simão, visitaram a draga que está a realizar as dragagens na barra, canal de entrada e zona das quatro águas no porto de Tavira.

Os trabalhos resultantes da empreitada lançada pela DGRM, no valor de meio milhão de euros, decorrem a bom ritmo, devendo prolongar-se pelo mês de novembro, sendo dragados sedimentos de constituição predominantemente arenosa e sem contaminação (Classe 1).

LUÍS BAPTISTA CONFIANTE NO FUTURO

ENIDH continuará a ser «instituição de referência»

A ENIDH assinalou recentemente 97 anos de existência. Na sua intervenção, Luís Baptista, presidente da instituição quase centenária, enfatizou a confiança num futuro risonho da ENIDH, tendo-se ainda debruçado sobre os investimentos feitos e os planeados, os projectos de investigação em curso, os protocolos firmados, a captação de estudantes, a resiliência face à pandemia e a qualidade da oferta formativa.

Portos dos Açores vai adquirir bomba de dragagem para limpar Porto velho da Madalena

O Governo dos Açores decidiu autorizar a celebração de um contrato-programa entre a região e a Portos dos Açores destinado a adquirir uma bomba de dragagem para limpeza do fundo do Porto Velho da Madalena.

A aquisição é justificada, considerando que as infraestruturas portuárias são fundamentais para o desenvolvimento económico da região e que a Portos dos Açores, tem por missão promover as necessárias melhorias no sector portuário regional por forma a possibilitar o acesso da generalidade dos cidadãos, em condições financeiras equilibradas a bens e serviços essenciais.

Docapesca quer ter nova lota de Tavira a trabalhar «até final de 2022»

A nova lota de Tavira, a construir na zona das Quatro Águas, deverá ser uma realidade «até final de 2022» e custará cerca de 700 mil euros, revelou Sérgio Faias, presidente do Conselho de Administração da Docapesca.

O responsável máximo pela empresa que gere as lotas em Portugal esteve em Tavira a acompanhar Teresa Coelho, Secretária de Estado das Pescas, que veio a este concelho inaugurar os novos cais flutuantes na zona ribeirinha da cidade, destinados aos pescadores e às embarcações marítimo-turísticas, que também resultaram de uma intervenção da Docapesca.

APDL promove trabalhos de dragagens de sedimentos

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. informa que, no âmbito da Empreitada de Prolongamento do quebra-mar exterior e acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões, terão início, no decorrer do mês de novembro, trabalhos de dragagens de sedimentos, com recurso a draga de sucção e arrasto.

ESTA QUINTA-FEIRA

Câmara de Ponta Delgada promove ação de limpeza nas Portas do Mar

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com a Portos dos Açores, vai realizar esta quinta-feira, 28 outubro, pelas 10h00, mais uma acção de limpeza da orla costeira, inserida no âmbito do programa “Bandeira Azul”.

A actividade, intitulada “Do Fundo do Mar”, vai decorrer na marina das Portas do Mar e é a última agendada para o ano de 2021.

Mar português: os desafios e oportunidades do maior recurso nacional

A crise gerada pela pandemia de covid-19 acelerou uma série de mudanças na Economia Azul, que tem vindo a registar um crescimento contínuo na segunda metade desta década, representando o mar 5% do PIB nacional.

Porto de Sines cresce 18,5% nos contentores no terceiro trimestre

O terceiro trimestre de 2021 assinalou um crescimento para o Porto de Sines de 16,9% no conjunto de todos os segmentos de carga, o que representou um total de 35,9 milhões de toneladas movimentadas. Este registo permite ao porto consolidar a posição de líder nacional em volume de carga, responsável por mais de 50% do total movimentado no país.

Neste crescimento, destaca-se o aumento da carga contentorizada, que registou 1,38 milhões de TEU (contentores de 20 pés) acumulados de janeiro a setembro, ou seja, mais 18,5% do que no ano passado. Assim, o segmento de Carga Geral (onde se inclui a carga contentorizada) representa já 46,7% do total da carga movimentada no porto, tendo evidenciado um aumento de 14,9% face ao mesmo período do ano transato, para um total acumulado de 16,8 milhões de toneladas.

Cruzeiros voltam ao Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal voltou a receber [25 de Outubro], o navio de cruzeiros Le Lyrial, pertencente ao armador Ponant, na segunda escala deste navio no estuário do Sado.

Este navio, que veio diretamente dos estaleiros da Lisnave, onde esteve em manutenção, incorpora elevados padrões ambientais que o posicionam na linha da frente do processo de adaptação da indústria de cruzeiros aos novos desafios em matéria ambiental.

COM VÍDEO

Porto de Aveiro recebeu duas toneladas de bacalhau da Noruega

É a maior descarga de bacalhau seco de sempre. São duas mil toneladas que chegaram ao porto de Aveiro, vindas da Noruega. A encomenda é da companhia nacional do comércio de bacalhau, que se antecipou a eventuais atrasos provocados pela crise nas transportadoras de mercadorias.

AVEIRO

Navalria prepara estaleiro para desmantelar navios maiores

A Navalria pretende capacitar a sua unidade de reciclagem para receber navios em fim de vida de dimensões maiores. O projecto encontra-se em fase de elaboração do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) que é exigido pela entidade licenciadora.

A empresa do grupo Martifer já entregou à autoridade ambiental a Proposta de Definição do Âmbito (PDA) do projecto, que está até ao final do mês em consulta pública.

SILOPOR renova certificação ISO

A SILOPOR - Empresa de Silos Portuários, SA concluiu com sucesso o processo de renovação da certificação Alimentar ISO 22000:2018, na sequência de uma auditoria externa realizada recentemente por entidade acreditada.

A SILOPOR tem como principal objetivo melhorar continuamente os serviços e promover uma cultura de Segurança Alimentar, de modo a satisfazer os requisitos dos seus clientes, a formação de pessoal e as exigências regulamentares aplicáveis.

Total: 5825
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 [32] 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292