Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FILIPE COSTA, PRESIDENTE DA AICEP GLOBAL PARQUES

Investimentos para transformar Sines ascendem a 17 mil milhões

Com a invasão da Rússia à Ucrânia, o Porto de Sines está a ser apontado como um ponto estratégico para a inversão do paradigma de entrada de gás na Europa. Em entrevista ao Dinheiro Vivo/TSF, o Presidente Executivo da AICEP Global Parques assinala que este “é um grande hub logístico, energético e tecnológico” em Portugal e que os investimentos em curso ascendem a 17 mil milhões de euros.

Comissão Europeia e BEI concordaram em mobilizar 500 milhões para um novo fundo que investe na economia azul

A Comissão Europeia e o BEI chegaram a acordo para mobilizar 500 milhões de euros para a economia azul, através de um novo equity fund (fundo de capital de risco).
Em causa estão 500 milhões de euros de fundos da UE para financiar intermediários financeiros que investem na economia do mar. Isto resultará em 1,5 mil milhões de euros de financiamento de capital de risco disponível para PME e start-ups inovadoras e sustentáveis do sector ​​da economia azul, através de intermediários financeiros.
 

Viana do Castelo estuda viabilidade de acesso ferroviário ao porto de mar

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, com a abstenção do dois vereadores do PSD, estabelecer um protocolo com a administração do porto de mar, para aferir da viabilidade de construção de um acesso ferroviário àquela infraestrutura.

"A Agenda do Mar 2030 identificou a necessidade de realizar um estudo prévio que explore as possibilidades de conexão ferroviária entre o porto de Viana do Castelo e um porto seco, num raio de distância a rondar os 10 quilómetros, num contexto que gerará maior otimização dos grandes investimentos em Viana do Castelo", refere a proposta apresentada pelo presidente da câmara, Luís Nobre, na reunião ordinária do executivo.

7 E 8 DE ABRIL

SINES ACOLHE AS 10.ªS JORNADAS PORTUGUESAS DE ENGENHARIA COSTEIRA E PORTUÁRIA

Quinta e sexta-feira, 7 e 8 de Abril, decorrem em Sines as 10.ªs JORNADAS PORTUGUESAS DE ENGENHARIA COSTEIRA E PORTUÁRIA, organizadas pela PIANC Portugal. Estas Jornadas são hoje uma referência no meio técnico e científico da engenharia portuguesa, particularmente nos domínios da hidráulica marítima e da engenharia costeira e portuária.

Vão ser um forum de partilha de conhecimento, com a apresentação de trabalhos técnicos e científicos nas áreas ligadas à PIANC e com a participação activa de professores e investigadores, projetistas, donos de obra e de empresas de construção na área da engenharia costeira e portuária.

Porto de Aveiro garante fundos para plataforma multimodal

O Porto de Aveiro garantiu fundos europeus para a plataforma multimodal que vai criar uma estrutura junto à área de actividades logísticas para comboios, transporte rodoviário e frente de cais com transporte marítimo.

São 7 milhões garantidos por fundos comunitários que permitem reforçar a obra da ZALI.

No dia em que assinalou os 214 anos do Porto de Aveiro, Fátima Alves, Presidente do Conselho de Administração, não esconde que o momento, apesar das incertezas da pandemia e da guerra, é positivo pela tendência de crescimento.

ANA MENDES GODINHO:

Porto seco é da maior importância para a Guarda e para o país

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse que a criação de um porto seco na Guarda é “da maior importância” para a região e para o país.
A decisão vai permitir que seja criado na cidade beirã um porto seco, cujo conceito legal criado em 2019 “potencia a concentração e o desembaraço das mercadorias que circulam entre armazéns de depósito temporário, aumentando a competitividade dos portos e do setor exportador e importador nacional”, segundo o texto legislativo.
 

Embaixadores do Panamá e do Irão visitam o Porto de Sines

Duas delegações diplomáticas lideradas pelos embaixadores em Portugal, a República do Panamá e da República Islâmica do Irão visitaram o Porto de Sines.
Ambas as delegações reuniram com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), visitaram os terminais portuários e, in loco, tiveram oportunidade de aferir das capacidades operacionais do Porto de Sines que atestam a capacidade de afirmação enquanto Porta Atlântica da Europa.
 

Porto de Aveiro dá-se a conhecer por inteiro à comunidade

Em dia de aniversário, o Porto de Aveiro abriu as suas portas e não faltou quem quisesse aproveitar a oportunidade para ficar a conhecer os meandros da estrutura portuária aveirense. Do Terminal Norte ao Porto de Pesca Costeira, com passagem pelos cais dedicados aos granéis líquidos, sólidos, bem como pelo Porto de Pesca Longínqua e pelo Terminal Sul. Crianças, jovens e adultos passaram parte deste domingo a descobrir quem são os principais operadores do Porto de Aveiro, as cargas que movimentam e qual o seu destino.

DGRM reforça quadro com 15 novos trabalhadores

No dia 1 de abril de 2022, a DGRM-Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos acolheu 15 trabalhadores para reforçar as suas equipas internas inspetivas e administrativas. Durante a recepção, José Carlos Simão, Diretor Geral da DGRM, deu as boas-vindas e fez as apresentações, reforçando a importância de cada um para o cumprimento da missão desta Direção-Geral, com particular enfase no grupo de Inspecção.

PORTO DO FUNCHAL

Manutenção no cais de recreio

No Cais de Recreio do Porto do Funchal está a decorrer a empreitada de tratamento superficial, pintura e reforço das ancoragens das estruturas metálicas daquele cais.

O objectivo desta intervenção de manutenção passa pela escovagem e limpeza com meios mecânicos, de modo a remover a pintura em mau estado e aplicar a proteção anticorrosiva na estrutura metálica.

Marina de Vilamoura eleita a melhor de Portugal em 2021

A Marina de Vilamoura foi eleita “Melhor Marina Portuguesa” em 2021, pelo 11.º ano consecutivo. Os Publituris Portugal Trade Awards, que são atribuídos através da votação do público e por um painel de jurados especializados em turismo, tiveram em conta a qualidade da infraestrutura e dos serviços de apoio prestados.

Sines e Huelva estreitam relações

O Porto de Sines recebeu uma delegação do Porto de Huelva, liderada pela sua Presidente, Pilar Miranda, acompanhada por técnicos e representantes de diferentes empresas da comunidade portuária, da Associação para a Promoção Comercial do Porto de Huelva (HuelvaPort), da Câmara de Comércio de Huelva, da Associação das Indústrias Químicas, Básicas e Energéticas (AIQI) e das Indústrias de Base e Energia (AIQBE).

Porto de Viana do Castelo

Navio em viagem inaugural carrega 38 embarcações com destino à Noruega

Atracou no Porto de Viana do Castelo, em viagem inaugural, o navio Wilson Flex I pertencente ao armador norueguês Wilson Eurocarriers As, para carregar 38 embarcações, que têm como destino final o porto de Larvik, na Noruega.

O Comandante do Navio recebeu das mãos do Administrador da APDL, Joaquim Gonçalves, a placa da escala inaugural.

PORTOS DO CENTRO DE PORTUGAL

DGRM lança concurso de 4,9 milhões de euros para dragagens

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que foi publicado em Diário da República o concurso público para contratação plurianual de dragagens nos Portos do Centro de Portugal, no valor de 4,9 milhões de euros (IVA incluído) e execução no triénio 2022-2024.

De acordo com José Carlos Simão, Diretor-Geral da DGRM «o presente concurso permitirá cumprir o Plano Plurianual de Dragagens, elaborado por esta Direção-geral e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, através da contratação plurianual de dragagens de manutenção nestes portos».

FUNCHAL

Melhoria das instalações à entrada do porto

O edifício à entrada do Porto do Funchal foi reabilitado, proporcionando agora melhores condições de trabalho aos funcionários da APRAM que ali trabalham e dando melhor aspeto visual à entrada do porto, por onde passam milhares de turistas anualmente.

A intervenção passou pelo reforço estrutural do edifício, a reabilitação das fachadas, a impermeabilização da cobertura, a reparação de todas as infraestruturas técnicas – redes elétrica, de águas (potável e pluviais) e telecomunicações – e a reabilitação dos pavimentos e paredes.
 

APDL foi conhecer os avanços da plataforma logística intermodal

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A. visitou, segunda-feira, o progresso da obra da Plataforma Logística Intermodal de Salamanca.
A delegação portuguesa, liderada pelo Presidente do Conselho de Administração da APDL, foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Salamanca, Carlos Garcia Carbayo. A visita contou com a presença de Pablo Hoya, da Zaldesa SA.

PORTO DO FUNCHAL

Substituição de cabeços no cais acostável 1

A empreitada de substituição de três cabeços de amarração no cais acostável 1 do Porto do Funchal, já concluída este ano, veio garantir a segurança e eficiência da operação portuária.
A empreitada abrangeu também a reabilitação da escada do cais, incluindo as guardas de proteção e pinturas.

EDIÇÃO N.º 138

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Fevereiro 2022

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 138. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Porto de Aveiro assinala 214 anos com uma semana aberta

Este domingo, dia 3 de abril, o Porto de Aveiro comemora o 214.º aniversário e abre as suas portas, aproximando o seu território e a sua actividade a toda a população.

Entre os dias 3 e 8 de abril decorrerá uma semana aberta que integra um conjunto de iniciativas direcionadas para a população em geral, comunidade escolar, trabalhadores e parceiros de negócios

APRAM

Fórum da Simplificação de Procedimentos

A APRAM promoveu mais um Fórum da Simplificação de Procedimentos nos Portos da RAM que não reunia há mais de dois anos, devido à pandemia.
Com entrada de mais portos portugueses na JUL, a Janela Única Logística, a plataforma informática que pretende harmonizar, agilizar e simplificar procedimentos em todos os portos portugueses, impunha-se um encontro entre as várias entidades ligadas a este processo na região que foi porto piloto deste projeto nacional.