Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Fórum Oceano e Hub Azul Portugal no evento SeaFuture 2023

Em conjunto com o Cluster BIG - Blue Italian Growth e a Federazione del Mare, o Fórum Oceano e o Hub Azul Portugal estiveram presentes na 8.ª edição do Seafuture, na Base Naval de La Spezia, em Itália, para perscrutar sinergias entre Portugal e os clusters italianos, com o objetivo de compreender as diferenças e facilitar o intercâmbio de boas práticas, modelos e experiências em todos os aspetos relevantes.

Ocean Network Express aposta na sustentabilidade

A Ocean Network Express (ONE) divulgou recentemente o seu Relatório de Sustentabilidade de 2023. Este relatório reforça o compromisso da ONE com a sustentabilidade, baseado nos critérios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).

Este é o sexto relatório anual de sustentabilidade da ONE, que segue os padrões estabelecidos pela organização internacional independente Global Reporting Initiative (GRI), assim como os princípios do Pacto Global das Nações Unidas (UNGC).

São já 32 as Estações Náuticas certificadas

As Estações Náuticas marcaram presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) anunciando três novas certificações. Com as recém-integradas estações de Mértola, Alandroal e Espinho, a rede Nautical Portugal conta agora com 32 estações náuticas certificadas de norte a sul do país - registando-se, ainda, dez manifestações de interesse com elevado grau de maturidade (a maioria em águas interiores).

Embarcação e doca de carga na Doca de Santo Amaro

Primeira solução náutica autónoma e totalmente autossustentável é portuguesa e está no Porto de Lisboa

A Marina de Lisboa acolhe, na Doca de Santo Amaro, a primeira solução totalmente autossustentável no mundo para embarcações de recreio. É uma criação portuguesa para embarcações de recreio e combina uma lancha elétrica e uma doca de carga solar dedicada e móvel.

O Conjunto Solar Faro5 Wood conquistou o primeiro lugar nos Gussies Awards 2022, os únicos prémios internacionais dedicados a embarcações elétricas. Um júri de 19 peritos reconheceram esta solução como a melhor da sua classe, na categoria abaixo dos 8 metros, entre mais de 100 embarcações a concurso.

CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 15 DE DEZEMBRO

Portugal 2030 - Abertos Avisos ao SICE

Estão abertas até 15 de dezembro as candidaturas aos primeiros dois Avisos dos Sistemas de Incentivos do Portugal 2030 que têm como objectivo apoiar a inovação produtiva de microempresas e PME do continente (regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve).

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ ATINGE 1 MILHÃO DE TONELADAS MOVIMENTADAS NO 1.º SEMESTRE

O Porto da Figueira da Foz movimentou 1.061.930 toneladas no primeiro semestre, registando uma quebra de 2,6%, face ao período homólogo.

A Carga Geral Fraccionada, impulsionada pelos produtos florestais, foi a tipologia de carga que apresentou melhor desempenho, com um crescimento de 9,2%. Em contraciclo estiveram as pastas químicas de madeira e os minerais não metálicos, com perdas na ordem de 14,7% e 42,9%, respetivamente.

Islândia suspende caça anual à baleia. Será o fim de uma prática controversa?

O Governo islandês anunciou que vai suspender a caça à baleia até ao final de agosto, devido a preocupações com o bem-estar dos animais. Esta é uma medida que deverá pôr fim à prática controversa.

"Tomei a decisão de suspender a caça à baleia" até 31 de agosto, declarou a ministra da Alimentação, Svandis Svavarsdottir, num comunicado, depois de um relatório encomendado pelo Governo ter concluído que a caça não está em conformidade com a lei islandesa sobre o bem-estar dos animais.

PORTO DE AVEIRO REGISTA O MELHOR 1.º SEMESTRE DE SEMPRE

O Porto de Aveiro registou na movimentação de mercadorias um crescimento de 2,4%, no primeiro semestre de 2023, face ao período homólogo, com um total de 2.977.584 toneladas de carga movimentada.
Os Granéis Líquidos, impulsionados pelos combustíveis, foram a tipologia de carga que mais contribuiu para este desempenho, com um crescimento de 5,1%.

Nasceu o Hub Azul Dealroom e já tem 1045 startups registadas

O Hub Azul Dealroom é a primeira plataforma digital concebida para mapear dados empresariais da Economia Azul e fazer matchmaking de negócios entre startups, PMEs e investidores. Já estão registadas na plataforma 1.045 startups (das quais 800 com capital levantado), perto de 1.200 investidores e mais de 100 grandes empresas. O website da plataforma mostra 1.631 rondas de financiamento.

Produção de sal marinho cresce 30% em 2022, para 118 mil toneladas

A produção total de sal marinho em Portugal foi 117,7 mil toneladas, ou seja, mais 30,3% relativamente a 2021.

2021, ano em que se produziram 90,3 mil toneladas, revela o anuário “Estatísticas da Pesca 2022”, elaborado pelo INE — Instituto Nacional de Estatística e a DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

Porto de Setúbal cresce 8,4% no Primeiro Semestre

O Porto de Setúbal movimentou cerca de 3,3 milhões toneladas no primeiro semestre de 2023, o que representa um crescimento de 8,4%, comparativamente ao período homólogo de 2022. O movimento de navios atingiu 828 escalas, um aumento de 7,8%, enquanto a sua dimensão cresceu 4%, medida em toneladas de GT.

Dia do Porto do Funchal

O "Dia do porto" foi assinalado terça-feira, no Porto do Funchal, com várias actividades, incluindo um "open day" que movimentou visitantes de várias idades que puderam contactar com os serviços e funcionários da APRAM, S.A., como a coordenação, a pilotagem e a equipa a bordo, de um dos rebocadores da empresa.

Navios eléctricos devem chegar aos Açores em 2025

Os dois navios eléctricos que vão integrar a frota da Atlânticoline devem chegar aos Açores em 2025, adiantou o presidente da empresa, reiterando a aposta na descarbonização dos transportes marítimos de passageiros na região.

Francisco Bettencourt, presidente do conselho de administração da Atlânticoline, que falava em São Miguel, informou que o caderno de encargos está a ser preparado e a expectativa é que, em dois anos, os navios estejam na região.

Instituto Hidrográfico e APRAM reforçam cooperação

A APRAM, S.A. e o Instituto Hidrográfico assinaram um protocolo de cooperação, com o objetivo de desenvolver projetos de colaboração técnica e partilha de informação, nos domínios da segurança na navegação, quer na acessibilidade como na preservação ambiental, na promoção de ações de formação, de investigação, conservação e monitorização nas áreas da hidrografia, oceanografia física, química, geologia marinha e cartografia hidrográfica.

Porto de Setúbal faz balanço das comemorações do Centenário

1.º semestre marcado por conferências e Corrida do Porto de Setúbal

As Comemorações do Centenário do Porto de Setúbal contaram com 12 eventos, nos primeiros seis meses do ano, organizados pela APSS em parceria com os seus parceiros, contemplando seminários, workshops, exposições, visitas ao porto, passeios marítimo-turísticos e diversas atividades lúdicas.

Tiveram lugar três sessões do “Fórum Investir, Inovar, Descarbonizar”, em que se discutiram temas como “A Intermodalidade no Porto de Setúbal”, “Inovação e Sustentabilidade” e “Igualdade de Género” e que permitiram conhecer os desafios atuais e futuros do Porto de Setúbal e reforçar a sua importância no ecossistema portuário nacional.

Start Campus e Exa ligam Sines a Madrid com duas novas linhas de dados terrestres

A Start Campus e a Exa Infrastructure, plataforma dedicada de infraestrutura digital de ligação entre a Europa e América do Norte, vão ligar Sines e Madrid através de duas novas linhas terrestres de dados, anunciaram as empresas.

A expansão estratégica da rede da Exa para Sines "liga, assim, o projeto Sines 4.0, da Start Campus, um mega centro de dados em hiperescala de 495 MW, neste momento em construção, à infraestrutura principal da Exa em Madrid, Espanha", lê-se no comunicado. O novo hub de conectividade "será a porta de entrada para plataformas digitais europeias, africanas e americanas", adiantam as duas empresas.

PORTO DE LEIXÕES RECEBE AS NOVAS COMPOSIÇÕES DO METRO DO PORTO

Já chegaram ao Porto de Leixões os 12 veículos, com origem na China, da empresa CRRC Tangshan, encomendados pela Metro do Porto para reforço da sua frota.

As composições estão a ser movimentadas através do TCGL - Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões, numa operação minuciosa e complexa tendo em conta as dimensões da própria carga, que é composta por 2 módulos, com cerca de 28 toneladas e 17,7 metros de comprimento cada composição.

Porto de Aveiro e Autoridade Portuária de A Coruña analisam criação de «corredor verde marítimo»

O Porto de Aveiro recebeu, esta terça-feira, a visita do presidente e do diretor geral da Autoridade Portuária de A Coruña, Martín Prado e Juan Freire, respetivamente. “Durante a manhã as duas autoridades portuárias reuniram, tendo tido oportunidade de discutir e analisar a possibilidade de colaboração em projetos estratégicos, com destaque para as energias renováveis offshore”, adianta um comunicado.

CONCURSO PÚBLICO

Concessão de Estaleiro de Manutenção-Reparação, porto da Praia da Vitória, Açores

A Portos dos Açores, S.A., divulga concurso público que visa atrair potenciais interessados a investir em estaleiro sito no porto da Praia da Vitória, na Ilha Terceira.

Este estaleiro tem o potencial acrescentado de estar num porto de águas profundas e amplas, central na Região Autónoma dos Açores e no Oceano Atlântico.
Pode dar resposta às embarcações locais, mas. acima de tudo, tem capacidade e espaço portuário subjacente que lhe permite, caso o investimento vá nesse sentido, de ser aumentado e capacitado como um verdadeiro ponto de apoio estratégico no meio do Atlântico, podendo constituir-se como uma excelente opção de investimento, que dê suporte à crescente procura existente no âmbito da manutenção, parqueamento e reparação naval.
 

Sines Tecnopolo integra consórcios de cinco milhões na economia azul e turismo sustentável

O Sines Tecnopolo integra três consórcios que vão desenvolver projetos inovadores nas áreas da economia azul e do turismo sustentável na região do Alentejo, num montante superior a cinco milhões de euros.

Os projetos financiados pelo Programa Interreg Espaço Atlântico 2021-2027 “vão permitir ao Sines Tecnopolo continuar a trabalhar e a evoluir, em conjunto, com as principais instituições europeias ligadas à economia azul e ao turismo sustentável”, explicou o diretor executivo, Tiago Santos.