Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal visita Porto de Huelva, em Espanha
A Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal visitou o Porto de Huelva para conhecer as infraestruturas e o trabalho que este tem desenvolvido para se tornar num hub de referência na produção de energias limpas que contribuam para a redução das emissões de dióxido de carbono e para a independência energética de Espanha e da Europa, com a implementação de projectos de hidrogénio verde na comunidade portuária.
![]() |
PORTO DE AVEIRO É O PRIMEIRO PORTO NA PENÍNSULA IBÉRICA A OBTER A CERTIFICAÇÃO NA NORMA ISO 20858
O Porto de Aveiro é o primeiro porto na Península Ibérica a obter a Certificação na norma ISO 20858 - Avaliação e Plano de Segurança das Instalações Portuárias e o segundo, a nível nacional, a obter a certificação na norma ISO 28000 - Sistema de Gestão da Segurança para a Cadeia de Abastecimento.
![]() |
PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ CRESCE 8% NO 1.º TRIMESTRE DE 2023
O Porto da Figueira da Foz registou um crescimento de 8% na movimentação de mercadorias no 1.º trimestre de 2023, com um total de 505.799 toneladas, face ao período homólogo.
A carga contentorizada foi a tipologia de carga que apresentou melhor desempenho, tendo movimentado 5.312 TEU, o que representa um crescimento de 48,9% face ao mesmo período.
![]() |
PORTO DE AVEIRO CRESCE NA MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS NO 1.º TRIMESTRE DE 2023
O Porto de Aveiro registou um crescimento de 1,3% no 1.º trimestre de 2023, face ao período homólogo, com um total de 1.411.834 toneladas de carga movimentada.
Os Granéis Sólidos, impulsionados pelos agroalimentares, foram a tipologia de carga que mais contribuiu para este desempenho, com um crescimento de 21,3%.
![]() |
GRETA K DEIXA PORTO LEIXÕES
O navio GRETA K partiu esta terça-feira, a reboque, rumo ao estaleiro, em Génova, depois do incidente que ocorreu no dia 23 de março ao largo do Porto de Leixões.
Recorde-se que o GRETA K, carregado com 5.000 tons de JET A1 (gasolina para avião) e 13.500 tons de GAS OIL, preparava a entrada no Porto de Leixões, quando declarou incêndio a bordo, na casa da máquina, cerca das 15:20h do dia 23 março, cinco minutos após a entrada do Piloto da APDL, que manteve a sua presença a bordo, conduzindo a manobra de afastamento do navio, já sem máquina, assistido pelos rebocadores da APDL que, em simultâneo, combatiam o incêndio e arrefeciam os tanques de carga. O Piloto veio a desembarcar cerca das 18:00h, já com o navio ao largo, às 8 milhas, (cerca de 15 km).
![]() |
Porto de Sines acolhe o maior navio porta-contentores da história portuguesa na sua viagem inaugural
Esta sexta-feira, 14 de Abril, o navio de contentores liberiano MSC TESSA estabeleceu um record histórico ao fazer escala no Porto de Sines, durante a sua viagem inaugural. O terceiro maior navio do mundo, com uma capacidade de carga de 24,116 TEU (Twenty-foot Equivalent Units), é o maior navio de contentores a atracar num porto português até à data. A chegada do MSC Tessa permite à PSA Sines demonstrar a sua extensa capacidade operacional na gestão de carga e descarga de contentores.
Concluído em 2023, o MSC Tessa é um navio porta-contentores de última geração que pertence à empresa global de transporte marítimo de contentores Mediterranean Shipping Company (MSC). O navio partiu do porto chinês de Ningbo e fez a primeira escala europeia na sua viagem inaugural em Sines e irá operar como parte do serviço 2M LION que liga o Extremo Oriente aos portos da Europa Ocidental. Em Sines, o MSC Tessa encontra-se a movimentar cerca de 4.500 contentores.
![]() |
Maior Navio porta-contentores do Mundo em Sines
O MSC Tessa, considerado o maior porta-contentores da actualidade, atracou em Sines, no Terminal XXI, ao início desta sexta-feira.
O MSC Tessa,. com uma capacidade nominal de 24 116 TEU, é um dos 14 navios encomendados pela MSC a vários estaleiros chineses.
![]() |
Comitiva do Governo do Estado do Piauí visitou o Porto de Aveiro
O Porto de Aveiro recebeu a visita de uma comitiva do Governo do Estado do Piauí, no Brasil, liderada por Victor Hugo Almeida, CEO da Invest Piauí
O encontro proporcionou “a oportunidade de dar a conhecer” aos visitantes brasileiros o Porto de Aveiro, “bem como as suas áreas de negócio, com destaque para o segmento dos granéis líquidos”.
![]() |
TITAN do Porto de Leixões integra Agenda Nacional do Turismo Industrial 2023
“À Descoberta do Turismo Industrial” é o tema de lançamento da Agenda Nacional do Turismo Industrial 2023, que se promove até 16 de abril, de norte a sul do país.
O programa apresenta um leque de mais de 170 atividades, distribuídas por 6 regiões turísticas e integra 10 setores de atividade, com o objetivo de se afirmar como um evento de referência do Turismo Industrial e um ponto de encontro privilegiado de diferentes experiências de contacto do público com a indústria viva e o património industrial de Portugal.
![]() |
Semana de Portas Abertas «O Porto e a Cidade» | 17 a 21 de abril
APSS promove visitas aos seus Terminais Portuários
A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra vai realizar, no âmbito das Comemorações do seu Centenário, uma semana de portas abertas, entre 17 e 21 de abril, proporcionando duas visitas diárias aos seus terminais portuários,
Uma oportunidade para conhecer a atividade e a evolução do Porto de Setúbal, bem como o importante papel que o mesmo desempenha no desenvolvimento económico da região.
![]() |
Membros da Embaixada da Noruega em Portugal visitam ZILS e GNL do Porto de Sines
Membros da Embaixada da Noruega em Portugal visitaram, as instalações da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e o terminal da Gás Natural Liquefeito (GNL) do Porto de Sines.
A delegação foi liderada pela embaixadora, Tove Bruvik Westberg, que ficou a conhecer os novos projectos da dupla transição energética e digital instalados e projectados para a ZILS, com destaque para o projecto da Maiken Foods AS, grupo norueguês recentemente instalado na zona industrial.
![]() |
Porto de Aveiro recebe visita da Embaixadora da Noruega em Portugal
O Porto de Aveiro recebeu a visita da Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Westberg, e da Diretora Geral da DGPM – Direção Geral da Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva.
Esta visita teve como objetivo dar a conhecer o Porto de Aveiro, bem como os investimentos previstos ao nível das acessibilidades marítima e ferroviárias.
![]() |
Novo fundo de 28 milhões quer ajudar PME da economia azul
A economia azul vai passar a contar com mais 28 milhões de euros, através do Growth Blue I, que visa apoiar o crescimento e a internacionalização de PME, de elevado potencial, que desenvolvam atividades na área da economia azul, em especial nos setores alimentar e do pescado, das energias renováveis e da biotecnologia azul, avançou ao ECO fonte oficial do Ministério da Economia.
“Este instrumento financeiro tem um fundo público alocado de 28 milhões de euros, dos quais 14 milhões serão provenientes do Fundo Azul, encontrando-se na fase de levantamento de capital privado”, precisou a mesma fonte.
![]() |
Oeiras vira-se para o mar em plano inovador
O Plano de Ação Oeiras Mar 2030 será apresentado publicamente este ano. A estratégia passa por apostar no reforço da imagem internacional de Oeiras na área da economia azul, sobretudo através da recém-criada Oeiras Valley Investment Agency, para atrair mais investimento, empresas, organizações relevantes e eventos nesta área, com destaque para as biotecnologias e para as náuticas.
![]() |
Em Ovar, Hélder Ventura vive a paixão pelo restauro de barcos de madeira
É difícil perceber o exacto momento em que Hélder Ventura começa a enamorar-se pelos barcos de recreio em madeira. Sendo natural de Válega, freguesia do município de Ovar plantada de frente para a ria de Aveiro, desde tenra idade que começou a fixar o olhar nas embarcações que iam cruzando a laguna. Já crescido, foi estudar Oceanografia para os Estados Unidos da América e deixou-se contagiar pela atenção que no outro lado do Atlântico já iam dando à recuperação do património náutico de madeira. O verdadeiro clique, acredita, aconteceu no dia em que comprou um veleiro usado e constatou que “entrava água por todos os lados”. Pesquisou, estudou e pôs mãos à obra. E nunca mais parou, acompanhado de mais uns quantos entusiastas dos barcos de recreio em madeira, associados da Cenário - Centro Náutico da Ria de Ovar.
![]() |
Universidade de Coimbra coordena projecto de mediação na resolução de disputas marítimas
A Universidade de Coimbra coordena o projecto “MediMARE – Mediation in Maritime Affairs”, que pretende contribuir para potenciar a mediação marítima de forma a incentivar a gestão consensual de disputas geradas no mar.
Entre 19 e 30 de Junho de 2023, o “MediMARE” vai promover um dos principais contributos do projecto: um curso intensivo em mediação marítima, direccionado a estudantes, pessoas em início de carreira na área da mediação e a mediadores de outras áreas. A formação é gratuita e tem inscrições abertas até ao dia 30 de Abril.
![]() |
APDL
MARÉGRAFO DA CANTAREIRA VAI SER REQUALIFICADO
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S.A., vai requalificar o antigo Marégrafo da Cantareira, na Foz do Douro.
A empreitada surge na sequência das várias intervenções de requalificação efetuadas na zona envolvente ao Farol-Capela de S. Miguel-o-Anjo com o objetivo de valorizar aquela zona patrimonial, que remonta ao final do século XIX.
![]() |
Nova escala de mais uma linha regular
Porto de Lisboa recebe o segundo novo serviço regular da CMA CGM para o continente americano
O Porto de Lisboa recebeu quinta-feira, pela primeira vez, a escala do navio do serviço MEDGULF, operado pela CMA CGM. Este navio estreia a segunda nova linha regular desta companhia, no Terminal de Contentores de Alcântara, que liga a Europa aos continentes asiático, africano e americano.
O navio CMA CGM PEMBA, com 211 metros de comprimento e 29 metros de largura, e uma capacidade de 26 mil toneladas, faz parte do serviço MEDGULF, uma linha transatlântica que liga o Mediterrâneo, através dos portos de Tânger, Génova e Valência, aos portos de Miami e Houston, nos Estados Unidos, e aos portos de Altamira e Veracruz, no México.
![]() |
Portugal pode ajudar a que o tratado do alto-mar entre em vigor até 2025
Criar áreas de protecção marinha nas zonas do oceano que não são de ninguém mas pertencem a toda a humanidade é um dos objectivos do tratado.
Os 52 países da Coligação de Alta Ambição que ajudaram à aprovação do documento, incluindo Portugal, têm a responsabilidade de o ratificar rapidamente, dizem organizações não-governamentais.