Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




SETÚBAL

Semana do Mar 2020 cancelada

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Câmara Municipal de Setúbal decidiram cancelar esta edição da Semana do Mar por considerarem que, com a atual crise sanitária, não é possível realizar em segurança um evento com milhares de pessoas.

A Semana do Mar promove, anualmente, no final do Verão, um vasto e diversificado conjunto de iniciativas gratuitas centradas na zona ribeirinha, de que se destacam visitas a navios emblemáticos da Armada e de outras instituições.

APDL

Actividade marítimo-turística no rio Douro restabelecida

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) esclarece que foi restabelecida esta segunda-feira a actividade marítimo-turística na Via Navegável do Douro (VNA), salientado que esta deve cumprir as recomendações emanadas pelas autoridades de saúde.

NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - VEM CONHECER O MEU SITE

Olá, eu sou o Vasco!

O Vasco é um menino curioso e simpático que nasceu na Atlântida, a 8 de Junho, o Dia Mundial dos Oceanos. Este super-herói, defensor dos oceanos, age a favor da natureza e do planeta. O seu carácter, forte e determinado, é admirado no Oceanário de Lisboa e o seu estilo de vida incentiva todos que o conhecem, miúdos e graúdos, a agirem como ele.

MARINA DE LISBOA

Doca de Santo Amaro volta a receber o galardão do Programa Bandeira Azul

A Doca de Santo Amaro da Marina de Lisboa volta a receber o galardão do Programa Bandeira Azul.
Este prémio, atribuído pela primeira vez em 2015 e sucessivamente renovado, tem contribuído para um crescimento sustentado bem como para o contínuo desenvolvimento de uma estratégia integrada, tendo sempre como meta criar, desenvolver e potenciar condições e formatos que acompanham a atividade náutica, nomeadamente no melhoramento das condições e serviços disponibilizados aos utentes das docas de recreio do Porto de Lisboa.

O NAVIO-ESCOLA SAGRES ESTÁ DE REGRESSO A LISBOA

A tristeza e o alívio de voltar a casa

O navio-escola Sagres regressaria da volta ao mundo em janeiro de 2021, mas a pandemia trocou as voltas aos 142 marinheiros, que hoje voltaram a casa entre o alívio por estarem bem e a tristeza pela missão em pausa.

“Tenho aqui três sentimentos simultâneos. Um é de alívio por regressarmos bem. Há um segundo de tristeza porque efetivamente saímos dia 05 de janeiro para uma viagem de circum-navegação que infelizmente não se pode concretizar e um sentimento de esperança de que as coisas rapidamente voltem àquilo que é normal e, num futuro mais ou menos próximo, podermos voltar a ter a Sagres a navegar”, confidenciou aos jornalistas o comandante do navio, Maurício Camilo.

Navio-escola Sagres regressa este domingo a Lisboa

O navio-escola Sagres regressa este domingo, 10 de Maio de 2020, a Lisboa, um mês e meio depois de ter sido cancelada a viagem de celebração dos 500 anos da circum-navegação de Fernão Magalhães devido à pandemia de covid-19.
Assinalamos a data com a difusão de uma newsletter temática, newsletter que é também uma homenagem a todos os membros da tripulação, assim como à Marinha Portuguesa.
 

ERA A VIAGEM DE UMA VIDA E FOI CANCELADA

Como a tripulação do Navio Sagres geriu a pandemia em alto-mar e também o regresso a casa

Um comandante com muito sentido prático e alguns toques de humor. Imprevistos atrás de imprevistos. Adia-se a frustração, aceita-se a tristeza, assume-se o que é inevitável. Com brilho na voz, fica a expectativa de poder retomar a viagem. Assim está a ser vivida a pandemia a bordo do Navio-Escola Sagres, aos olhos do homem com o comando do navio e do médico da missão.

The Tall Ships Races Lisboa 2020 anuncia adiamento para 2021

A Aporvela — Associação Portuguesa de Treino de Vela, em acordo com a Tall Ships Races International (responsável pela organização do evento à escala mundial) e os restantes portos anfitriões do evento, acaba de anunciar o adiamento da The Tall Ships Race Lisboa para os dias 2,3,4 e 5 de Setembro de 2021.

A decisão surge na sequência do surto pandémico causado pelo Coronavírus que, de acordo com os responsáveis, coloca em risco a saúde e segurança de todos os envolvidos na realização do evento.

AGORA COM UM NOVO USO

Em Alcácer do Sal, há um galeão novamente apto a ser utilizado

Em Alcácer do Sal, o galeão Pinto Luísa, embarcação originalmente utilizada para transporte de pessoas e mercadorias, sobretudo o ouro do rio Sado – o sal - foi reabilitado com o apoio do PO Mar 2020, voltando a navegar agora com um novo uso.

A embarcação, símbolo incontestável da cultura da região de Alcácer do Sal, está agora novamente apta a ser utilizada proporcionando um contacto com as atividades náuticas numa perspetiva de aprendizagem, sensibilização, recreio e lazer.

FIQUE EM CASA, COM O PORTO DE SINES

Sintonizado com a campanha nacional para que todos os que possam fiquem em casa neste período crítico, o Porto de Sines iniciou há dias a publicação de uma série de passatempos nas suas redes sociais – Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram.

O cenário para estes passatempos é sempre o Porto de Sines. Atendendo ao sucesso do post inaugural, com muitas centenas de participantes desempoeirando o livrinho da tabuada, resolvemos partilhá-lo com os milhares de leitores que visitam o portal da APP, recebendo também a sua newsletter diária.
 

Vamos viajar sem sair do sítio?

Estamos numa fase de contenção e recolhimento. E as viagens vão ter de ficar para segundo plano. Mas somos otimistas, sabemos que esta fase vai passar e, em breve, estaremos todos a pensar nas próximas aventuras e a contar os dias para as próximas férias.

No parque natural marinho do Cabo Girão, há um novo recife

Com o apoio do PO Mar 2020, a corveta Afonso Costa, da Marinha Portuguesa, foi preparada, removendo todos os materiais não adequados, para ser afundada e assim criar um recife artificial. Com um investimento de meio milhão de euros, realizado em setembro de 2018, pretende-se com este projeto promover e preservar a biodiversidade do meio marinho e os resultados são já bem visíveis.

DE 6 A 14 DE JUNHO

Marina de Vilamoura International Boat Show

De 6 a 14 de Junho, a Marina de Vilamoura volta a receber o Marina de Vilamoura International Boat Show, evento que se realiza desde 1999 na marina da célebre estância algarvia.

O evento irá reunir todas as tipologias de embarcações, novas e seminovas, no seu meio natural, a água, e em terra, bem como representantes de marcas de acessórios, equipamentos e serviços integrados. Este tipo de mostra permite experienciar de forma direta e experimentar os equipamentos de forma prática e cómoda, com um acolhimento personalizado aos clientes e visitantes, num ambiente envolvente e natural.

Estação Náutica de Aveiro (ENA) marca presença na NAUTICAMPO

A Estação Náutica de Aveiro (ENA) marca presença, desta quarta-feira a domingo, 12 a 16 de fevereiro, na NAUTICAMPO – Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas, que se realiza na FIL, em Lisboa.
Com um espaço próprio, é possível aos visitantes conhecerem o trabalho que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e os parceiros da ENA têm vindo a desenvolver na área do desporto náutico.

ESTA QUARTA-FEIRA

Ministro do Mar inaugura a Nauticampo 2020

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, estará presente na inauguração oficial da 51ª edição da Nauticampo, esta quarta-feira, dia 12, pelas 16h00.

O evento mais emblemático e antigo organizado pela FIL conta com cerca de 20.000 m2 de exposição, com um pavilhão inteiramente dedicado à náutica de recreio – com embarcações, acessórios e equipamentos náuticos – e outro dedicado ao campismo e caravanismo, piscinas, destinos náuticos e empresas promotoras e dinamizadores de atividades ao ar livre, localizadas de norte e a sul do país.

ESTAÇÕES NÁUTICAS

Candidaturas para certificação abrem a 2 de Janeiro

A partir do dia 2 de janeiro de 2020, os territórios que pretendam constituir-se como Estação Náutica, integrando a Rede “Estações Náuticas de Portugal” (ENP), poderão apresentar uma candidatura à Fórum Oceano, entidade responsável pela certificação. O período para apresentação de candidaturas decorrerá em permanência.

FERREIRA FERNANDES

Ode a uma obra-prima

No primeiro livro impresso da culinária portuguesa, em 1680, Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues, cozinheiro do príncipe regente D. Pedro II, não se escreve uma só linha sobre pastéis ou bolinhos de bacalhau. É natural, embora o bacalhau já cá aportasse antes dos Descobrimentos, a sua companheira batata só chegaria às mesas portuguesas quando D. Maria I incentivou o cultivo do tubérculo na ilha Terceira, Açores, mais de um século depois das receitas de Domingos Rodrigues.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Férias Divertidas Natal 2019 - Inscrições abertas

Natal, ou Natau como se diz por cá, rima com Bacalhau. Mas será que é só em Portugal que se consome este peixe nesta altura do ano? E de que forma se cozinha noutros países? As respostas a estas e a outras perguntas serão encontradas em jogos, visitas especiais, oficinas de expressão artística e oficinas de cozinha que serão realizadas ao longo do período de férias escolares.

DE 15 A 17 DE NOVEMBRO

Ílhavo celebra Dia Nacional do Mar com programa diversificado

A Câmara Municipal de Ílhavo assinala, de 15 a 17 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma programação centrada na identidade do Município, espelhada no lema “O Mar por Tradição”.

A relação ancestral com o oceano e o impacto social e económico que a Pesca do Bacalhau sempre projetou no Município Ílhavo e nas suas gentes são o mote para um conjunto de iniciativas promovidas pelo Museu Marítimo de Ílhavo, das quais se destaca, pelo carácter inovador e inédito, o teatro culinário “O Presente de César. Quem vai ao mar não volta à terra”.

ESTE SÁBADO, DIA 9

Pelos caminhos terrestres da Procissão de N.ª S.ª dos Navegantes

É uma das mais emblemáticas celebrações religiosas ilhavenses por via da procissão náutica que a caracteriza e que se inicia no Porto Bacalhoeiro terminando na Capela da Nossa Senhora dos Navegantes, junto ao Forte da Barra. Acompanham a procissão centenas de embarcações, de diversos tamanhos e origens que variam entre as tradicionais embarcações da Ria e os modernos veleiros de lazer passando pelos rebocadores.

A procissão náutica teve origem em meados da década de 70 (século XX) pelas mãos do Padre Miguel Lencastre após uma viagem a Porto Alegre (Brasil). Antes desta faceta era sua característica a procissão levar a imagem da Santa, por terra, até ao mar.

Total: 567