Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.


ESTE SÁBADO, 6 DE JANEIRO

Concerto de Reis no Terminal de Cruzeiros de Leixões

A APDL — Administração dos Portos do Douro e Leixões, em parceria com o CCD, realiza este sábado, dia 6 de Janeiro de 2018, pelas 18 horas, o Concerto de Reis, com a actuação do coro Ensemble Vocal Pro Musica.

FIGUEIRA DA FOZ

«A Era do Lixo Marinho» para visitar no Núcleo Museológico do Mar

O Núcleo Museológico do Mar (NMMAR), em Buarcos, tem patente ao público, até 31 de março de 2018, a exposição «Na Era do Lixo Marinho», organizada pelo MARE - Universidade de Coimbra | MAREFOZ, Ecogestus, Lda., APLM (Assoc. Port. do Lixo Marinho) e NMMAR .

A exposição apresenta, por tamanho crescente, alguns exemplos da poluição plástica que afecta as nossas águas; contempla também uma mostra fotográfica de Filipa Bessa e dá a conhecer algum equipamento de investigação e experiências.
 

Obras em cais do Douro (Castelo de Paiva) facilitam acostagem de barcos-hotel

As obras de requalificação do Cais do Castelo, no rio Douro, em Fornos, Castelo de Paiva, melhorarão a acostagem de barcos-hotel.

Segundo um comunicado enviado à Lusa, a empreitada vai ser realizada pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), prevendo-se que esteja concluída a tempo da próxima época balnear.

Férias de Natal no Fluviário de Mora

O Fluviário de Mora preparou um programa de actividades com o tema desta quadra festiva! As actividades são na sua maioria livres e gratuitas para todos os visitantes do Fluviário de Mora!

OCEANÁRIO DE LISBOA

Férias de Natal são debaixo de água

O Natal não tem que ser só um dia. Até 2 de janeiro, o Oceanário de Lisboa desafia os mais pequenos a “mergulhar” nas profundezas do oceano e a participar nas “Férias Debaixo de Água”. Durante as férias de Natal, o Oceanário promove cinco dias temáticos com atividades divertidas para os “marujos-aprendizes” ficarem a conhecer melhor os habitantes do oceano e a importância da conservação dos ecossistemas marinhos.

ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 22

Concerto solidário das Bandas das Forças Armadas

Esta sexta-feira, dia 22 de dezembro, pelas 21h30, tem lugar um concerto das Forças Armadas com a participação das Bandas da Armada, do Exército e da Força Aérea, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Missa do parto pela primeira vez na Gare Marítima da Madeira

As missas do parto, uma das tradições da Madeira. São quase sempre de manhã, bem cedo e começam nove dias antes do Natal, simbolizando os nove meses de gestação do Menino.
Acabam sempre em grande festa.

«Lisboa, Cidade do Mar» estreia esta sexta-feira nas paredes do Terreiro do Paço

O espectáculo “Lisboa, Cidade do Mar” leva até à fachada do Arco da Rua Augusta, entre os dias 22 e 31 de Maio, uma projecção multimédia onde imagens reais, históricas e da contemporaneidade se misturam num universo da animação 2D e 3D. A projecção, de Oskar & Gaspar, leva a Lisboa do século XXI para diferentes momentos da História, desde os Descobrimentos às provas náuticas, passando pelos pregões das varinas ou as embarcações de pesca, "numa viagem vertiginosa guiada pela agulha de uma bússola que gira em torno dos pontos cardeais da rosa-dos-ventos", explica a Associação de Turismo de Lisboa em comunicado.
O principal objectivo é transportar o auditório para uma experiência sensorial onde o mar é o protagonista, adianta a organização.

Porto de Setúbal assistiu a recriação do Círio de Nª Srª de Troia

O Molhe Poente da Doca das Fontainhas do Porto de Setúbal recebeu, no dia 13 de Maio, a equipa de produção da telenovela “Mar Salgado”, para filmar cenas de um episódio que inclui o Círio Fluvial de Nossa Senhora de Troia.

A 15 DE MAIO | ENTRADA LIVRE

V Serão na APS leva Quarteto Nanã Sousa Dias a Sines

O Porto de Sines recebe dia 15 de maio, às 21h00, Nanã Sousa Dias Quarteto para o V Serão na APS, que será dedicado ao jazz e terá como anfitriões, uma vez mais, os presidentes do Porto de Sines e da Câmara Municipal de Sines, João Franco e Nuno Mascarenhas.

DIA DO PORTO DE AVEIRO | EDIÇÃO DE 2015

Álbum fotográfico disponível na web

Já se encontra disponível na web álbum fotográfico reportando a comemoração do Dia do Porto de Aveiro, edição de 2015, que se realizou este sábado. A exemplo do que tem sucedido nos últimos anos, também em 2015 o Dia do Porto de Aveiro foi celebrado com música.

Porto de Setúbal apoia STB Urban Market

O Porto de Setúbal apoia a edição de 2015 do STB Urban Market, que decorrerá, entre os meses de março e de setembro, na zona da frente ribeirinha da Praia da Saúde, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, que decidiu voltar a realizar o evento após os sucessos dos últimos anos.

Porto de Setúbal com mais um bar no Jardim da Beira Mar

O Jardim Eng.º Luís da Fonseca, também conhecido por Jardim da Beira Mar, passou a contar com mais um espaço de lazer e restauração com esplanada, situado junto à zona de embarque dos catamarãs. O “Best Coffee Lounge” está aberto todos os dias, de Segunda a Quinta-Feira, das 10h00 às 24h00, e, de Sexta a Domingo, das 10h00 às 02h00, prometendo animar o local com música ambiente e um serviço de bar completo.

A 23 DE JANEIRO

Poesia em destaque no IV Serão no Porto de Sines | «Este Tempo que nos Come» | José – António Chocolate

A Administração do Porto de Sines convida os jornalistas para o IV Serão no Porto de Sines, que decorre no próximo dia 23 de janeiro, às 21h30. Este encontro, que tem como anfitriões os presidentes do Porto de Sines e da Câmara Municipal de Sines, João Franco e Nuno Mascarenhas, será dedicado à poesia com a apresentação do livro “Este Tempo que nos Come”, de José António Contradanças, e a um concerto com um ensemble de Clarinetes do Conservatório Regional de Música de Setúbal e Jorge Ganhão.

INICIATIVA SOLIDÁRIA NA MADEIRA

Dezenas mergulharam de laranja no Ano Novo

O primeiro dia do novo ano conheceu uma afluência inusitada de banhistas no Complexo Balnear da Ponta Gorda, para um ‘baptismo’ de mar com muita animação à mistura. A ousadia juntou dezenas de banhistas, muitos dos quais estrangeiros, na maioria holandeses, mas não só, que juntaram-se para participar na primeira edição ‘Mergulho do Ano Novo na Ilha da Madeira - Madeira Plunge 2015’. Esta tradição, conhecida dentro e fora da Europa pela designação holandesa ‘Nieuwjaarsduik’, realizou-se pela primeira vez na Região através da Nature Meetings em cooperação com a Holland House Madeira.

Porto da Figueira da Foz em festa!

Na manhã de quinta feira, alunos do 1.º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas da Figueira da Foz (Castelo, Rui Martins, Brenha e Maiorca) visitaram o porto, aproveitando para subir ao navio “WEC Brughel” e à Corveta da Armada “Jacinto Cândido”.
Os jovens tiveram oportunidade para tirar fotografias tomas destinadas ao concurso «Um dia no Porto da Figueira da Foz».

OLAVO BILAC ACTUA NO CAE A 1 DE NOVEMBRO

Música e Fotografia no Dia do Porto da Figueira da Foz

O Porto da Figueira da Foz vai estar em festa, a partir de 30 de Outubro, com programa que inclui música e actividades destinadas aos mais jovens. A 30 de Outubro, alunos do 1.º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas da Figueira da Foz visitam o porto, aproveitando para subir ao navio “WEC Brughel” e à Corveta da Armada “Jacinto Cândido”.

Dia Mundial do Mar seduziu Setúbal

A celebração do Dia Mundial do Mar, em setúbal, traduziu-se na realização de um conjunto de eventos organizados pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e pela Câmara Municipal de Setúbal. Face à enorme afluência de visitantes aos três veleiros, Sagres, Creoula e Vera Cruz e ao elevado número de participantes no Seminário Internacional sobre Náutica de Recreio e Turismo Náutico, podemos considerar que constituiu um enorme êxito.

Porto de Setúbal celebra Dia Mundial do Mar com seminário e conjunto de eventos

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Câmara Municipal de Setúbal vão celebrar, pela primeira vez em conjunto, o Dia Mundial do Mar, através de um conjunto de eventos, na última semana de setembro. O programa consta de um Seminário Internacional, da presença simultânea em porto, durante dois dias, de três grandes veleiros nacionais emblemáticos, para visitas de escolas e do público em geral, e de uma exposição de banda desenhada sobre temáticas marítimas e portuárias. Esta iniciativa insere-se no trabalho que estas duas entidades têm vindo a desenvolver em conjunto para a dinamização do Turismo Náutico em Setúbal.

A 26 E 27 DE SETEMBRO

Setúbal recebe Sagres, Creoula e Vera Cruz

Nos dias 26 e 27 de setembro, Setúbal vai ser abrilhantada com a presença de três navios ícones da navegação à vela nacional. A “Sagres”, “Creoula” e “Vera Cruz”, estarão em cais no Porto de Setúbal, na zona dos armazéns da Lota, para visitas a escolas e ao público em geral. No dia 26, das 10h00 às 18h00, à Sagres, Creoula e Vera Cruz, no dia 27, das 09h00 às 12h30, à Sagres, e das 10h00 às 20h00, à Vera Cruz e Creoula.