Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




A 3 DE ABRIL

Navio-Museu Santo André acolhe Dia do Porto de Aveiro

O Dia do Porto de Aveiro surge, em 2019, com um formato diferente. Tendo como cenário o emblemático Navio-Museu Santo André, a cerimónia inclui como um dos seus pontos altos a homenagem a ser prestada aos trabalhadores com mais de 25 anos na empresa.

A esta homenagem associar-se-ão todos os presidentes do Conselho de Administração até à data, e o último presidente da Junta Autónoma do Porto de Aveiro (JAPA).

Turismo Náutico reforça a importância do mar no desenvolvimento do turismo dos Açores

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou, em Lisboa, a “importância acrescida” do mar no desenvolvimento do turismo dos Açores, reforçando a “relevância cada vez maior” do turismo náutico, um dos produtos prioritários do destino, definido pelo Plano Estratégico e de Marketing do setor.

Terminal de Cruzeiros de Leixões e Via Navegável do Douro promovem turismo na região norte na BTL

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) está presente na maior feira de turismo nacional, a Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL, de 13 a 17 de março. A promoção do turismo na região do Douro e do Terminal de Cruzeiros de Leixões como uma porta de entrada para a região norte são os principais objetivos.

ESTA QUINTA-FEIRA, DIA 14

Fórum Oceano promove Rota do Náutico na BTL

A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade responsável pela animação do Cluster do Mar Português, promove a “Rota do Náutico” na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, esta quinta-feira, 14 de março, a partir das 11h.

DOCAPESCA

Dragagem parcial da Doca Interior de Faro

A Docapesca - Portos e Lotas, Lda. informa os utilizadores da Doca Interior de Faro que está a decorrer a empreitada de reposição de fundos no interior da Doca desde dia 21 de fevereiro, com duração prevista de 70 dias.

Nauticampo faz balanço positivo da 50.º edição

A maior feira de náutica da Península Ibérica e a mais antiga da FIL, realizada entre 20 e 24 de Fevereiro, apesar de ter recebido menos visitantes este ano, 29.555, em comparação com os mais de 35 mil visitantes de 2018, está, segundo os organizadores, a cumprir “expectativas de um certame que tem vindo a aumentar a sua área exposicional anualmente”.

DGRM já definiu termos das vistorias a embarcações de recreio

Desde 1 de Janeiro que está em vigor um Despacho do Director-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos que estabelece os termos da inspecção a seco e na água decorrentes das vistorias periódicas necessárias para “a verificação das condições de segurança das embarcações de recreio”, conforme se lê no diploma.

Açores lançam concurso para reparação do Núcleo de Recreio Náutico do Porto das Lajes das Flores

A Portos dos Açores lançou um concurso público para reparar os danos causados pelos temporais de 2018 na cabeça do molhe poente do Núcleo de Recreio Náutico do Porto das Lajes das Flores.

O concurso para esta empreitada, publicado em Diário da República, tem um preço base de 700 mil euros e a obra, que visa reparar a os danos causados pelos temporais de 26 a 28 de fevereiro e de 02 e 03 de março de 2018, tem um prazo de execução de 15 meses, segundo a empresa pública.

Em Aveiro é possível mergulhar nas salinas e flutuar como no Mar Morto

Em Aveiro existe uma piscina salgada e um spa salínico, a partir de quatro tanques de evaporação de sal da marinha Grã Caravela e Peijota, duas marinhas que foram transformadas em piscinas, onde se pode tomar banho e flutuar como se estivesse no Mar Morto.

Estes banhos de sal e de lama têm propriedades terapêuticas: Ajudam no tratamento da psoríase e da celulite, melhoram a circulação sanguínea, a cicatrização, etc...

ESTA QUARTA-FEIRA, DIA 20

Ministra do Mar inaugura 50.ª edição da Nauticampo

Começa esta quarta-feira, dia 20 e prolonga-se até dia 24, a 50ª edição da Nauticampo, o certame mais antigo da FIL, que contará com a presença, na sessão de inauguração, da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Mil Paisagens à Beira-mar

Do Meco ao Espichel

A praia do Moinho de Baixo, mais conhecida como Meco, devido à proximidade da aldeia com o mesmo nome, distingue-se pelos extensos areais que se prolongam até à Praia das Bicas, e tornou-se conhecida por ser uma das primeiras praias de nudismo de Portugal. Depois das Bicas, surge uma costa escarpada que desenha a paisagem até ao majestoso Cabo Espichel.

FUNCHAL

34 mil a ver o fogo do mar

A noite da passagem de ano no Funchal assinalará um novo máximo de turistas a assistir ao espetáculo pirotécnico a partir do mar. Os 10 navios de cruzeiro que reservaram lugar na baía da cidade trazem 25 mil passageiros e 8 mil tripulantes.

Destaque para o novo 'gigante' AIDAnova, com capacidade para mais de 8 mil pessoas.

As Festas de Natal da APRAM

O Natal foi assinalado na APRAM pelo Conselho de Administração, mas também pela Casa de Pessoal da empresa. A Administração ofereceu aos colaboradores e respetivas famílias uma ida ao circo e um cocktail que contou não só com os trabalhadores da APRAM como representantes de toda a comunidade portuária.

Portos da Madeira promovem-se no mercado de iates

A APRAM participou novamente no Mónaco Yacht Show, o maior certame do setor na Europa, com mais de 500 expositores e 120 modelos de iates presentes para venda ou para charter.

Este é um mercado em crescimento e a Madeira não tem sido exceção, ao receber um número cada vez maior de iates de luxo que encontram na região um ponto de abastecimento no Atlântico, de descanso de tripulações ou mesmo de abrigo.

O Pai Natal vem de trenó, mas e o bacalhau?

Tal como qualquer bela história de Natal que se conta às crianças na véspera de Natal, após a ceia em família e enquanto aguardam ansiosamente por abrir os presentes, também a logística do bacalhau é de encantar, numa viagem que embora não seja tão longa, requer algum tempo.

Por ano, em Portugal, come-se cerca de 65 mil toneladas de bacalhau, ou seja, per capita, cada português come cerca de 6,5kg, o que corresponde a 26kg de peixe vivo, tornando o nosso país o maior consumidor de bacalhau per capita do mundo!

DGRM emite circular sobre cartas de navegador de recreio

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) emitiu uma circular destinada a divulgar os “novos procedimentos relativos à renovação das cartas de navegador de recreio, decorrentes da alteração do regime jurídico da náutica de recreio”, conforme se lê no documento.

AVEIRO, ÍLHAVO, MURTOSA E VAGOS

Turismo náutico tem um enorme potencial e está a crescer

O Turismo Centro de Portugal (TCP) destacou a importância para a região da certificação entregue a seis estações náuticas localizadas no seu território.
Aveiro, Castelo de Bode – Médio Tejo, Ílhavo, Murtosa, Oeste (vários núcleos) e Vagos integram a rede nacional e internacional de oferta turística náutica de qualidade.

SEXTA A DOMINGO, 23 A 25

Navio da Marinha «NRP Sines» visita município patrono

O mais recente navio-patrulha oceânico da Marinha, o NRP Sines, vai estar no porto de serviços do Porto de Sines, disponível para visitas, durante as comemorações dos 656 anos do município.
No dia 23 de novembro, sexta-feira, poderá ser visitado pelas escolas, no período 10h00-12h00. Nos dias 24 e 25 de novembro, sábado e domingo, estará aberto à população em geral, no período 10h00-17h00.

ESTA SEXTA-FEIRA

Jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar 2018

A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), o Gabinete do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, o Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (IOC-UNESCO) e o Centro Nacional de Cultura promovem uma jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar de 2018 que decorre esta sexta-feira, na sede da SGL (Rua das Portas de S. Antão, 100), sob o tema “EXPO‘98: Vinte Anos Depois”.

Publicado o Decreto-Lei que cria o novo regime jurídico da náutica de recreio

A 13 de Novembro foi publicado o Decreto-Lei n.º 93/2018, que cria o novo regime jurídico da Náutica de Recreio. Desta forma, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, dá mais um importante passo na concretização do mar como um desígnio nacional, nomeadamente numa área – a náutica de recreio – que tem registado grande dinamismo, tornando necessária a alteração do atual quadro jurídico da atividade – que estava até aqui enquadrada no Regulamento da Náutica de Recreio aprovado em 2004.

Total: 475
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24