Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTE FIM DE SEMANA

Navios abertos a visitas no Porto da Figueira da Foz

As Comemorações do Dia da Marinha, tendo este ano por palco as cidades de Coimbra e da Figueira da Foz, terminam este domingo, 19 de Maio..
Até domingo, no cais comercial do Porto da Figueira da Foz, ainda pode visitar os Navios da Marinha NRP Figueira da Foz e NRP Setúibal. Navios abertos a visitas das 10:00 às 20:00.

Porto de Leixões esteve aberto à Comunidade

Durante todo o sábado, milhares de pessoas acorreram ao Porto de Leixões, por causa da festa "APDL. Sentir. Mais do que um porto". Ao longo de todo um dia de muita animação, houve uma caminhada com 300 participantes e urna exposição sobre as intervenções materiais e imateriais da APDL em prol da comunidade e os projectos de investimento futuros.

DIA DA MARINHA | DE 11 A 19 DE MAIO

Navios abertos a visitas no Porto da Figueira da Foz

As Comemorações do Dia da Marinha decorrem este ano na cidade de Coimbra. Várias actividades, com grande enfoque no público jovem, integram o programa que se estende à Figueira da Foz.
De 11 a 19 de Maio, no cais comercial do Porto da Figueira da Foz, os Navios da Marinha NRP Figueira da Foz e NRP Mondego estarão abertos a visitas, das 10:00 às 18:00 (dias de semana), e das 10:00 às 20:00 (sábados e domingos).

Barcos tradicionais do Estuário do Tejo vão poder acostar em Lisboa

A Administração do Porto de Lisboa (APL) vai isentar de pagamento a acostagem de barcos tradicionais em quatro docas e pontões da cidade de Lisboa com o objectivo de fomentar os passeios de turismo e lazer na região. A medida abrange mais de uma dezena de embarcações típicas e tradicionais que pertencem aos municípios da área de influência da APL (Lisboa a Vila Franca de Xira, incluindo a margem sul do Tejo) e deverá entrar em vigor ainda este ano.

Os termos do respectivo protocolo têm sido aprovados nos diferentes órgãos autárquicos municipais da região e envolvem a acostagem de barcos tradicionais nas docas de Belém, Pedrouços e Santo Amaro e no Pontão do Achigã (Doca de Alcântara).

APDL promove iniciativa para toda a família com concerto dos The Black Mamba

Este sábado, 4 de maio, entre as 10h00 e as 18h00, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) promove a festa “Sentir Mais do que um porto” no Molhe Sul do Porto de Leixões, junto à Praia de Matosinhos. A iniciativa integra visitas ao interior do porto em embarcação, uma caminhada, insufláveis, animação e, no final, o concerto dos The Black Mamba.

A 25 DE ABRIL

Oceanário vai celebrar Dia Mundial do Pinguim

O Oceanário de Lisboa, onde habita uma colónia de pinguins, celebra celebra o Dia Mundial dos Pinguins esta quinta-feira, 25 de Abril. “Com o objectivo de promover o conhecimento e sensibilizar para a conservação destas aves marinhas, educadores marinhos vão estar no habitat do Antártico para dar a conhecer estes residentes tão especiais, através de diversas actividades”, refere o Oceanário.

No caso do Oceanário, ali habita uma colónia “de cerca de 30 indivíduos, de duas espécies diferentes, o pinguim-de-magalhães e o pinguim-saltador-da-rocha, sendo que a maioria já nasceu no Oceanário”, refere a instituição.

Estações Náuticas de Portugal

2ª fase das candidaturas ao processo de certificação decorre até 31 de maio

A 2ª fase das candidaturas ao processo de certificação de Estações Náuticas de Portugal decorre entre 1 de março a 31 de maio de 2019. O Regulamento e o Formulário de Candidatura podem ser consultados aqui.

ESTA QUINTA-FEIRA

Faróis portugueses abertos a visitas gratuitamente

A Autoridade Marítima Nacional, através da Direção de Faróis, vai promover a abertura dos faróis portugueses a visitas gratuitamente esta quinta-feira, dia 18 de abril, associando-se assim às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Estão de volta as festas de 9 horas no Terminal de Cruzeiros de Lisboa

Depois do sucesso do ano passado — quando em outubro a Regata de Portugal chegou pela primeira vez a Lisboa com provas, gastronomia, música, arte, sustentabilidade e milhares de visitantes —, as festas da vela e da celebração da cidade junto ao Tejo estão de volta.

E desta vez vêm mais cedo, para aproveitar o bom tempo, a capital em festa, e os seus arraiais e santos populares. O evento que traz velejadores nacionais e internacionais à cidade volta ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa para a segunda edição. E promete transformar o Tejo num grande espetáculo aquático a bordo dos ágeis e velozes trimarãs Diam 24, os barcos icónicos da competição Tour de France à la Voile. Tudo isto vai acontecer de 30 de maio a 2 de junho, a partir das 17 horas e até às duas da manhã.

GALA, FIGUEIRA DA FOZ

Portinho vai ter regras, taxas e segurança

O Portinho da Gala, destinado à pesca artesanal, foi inaugurado em 2004. Segundo o Presidente da Junta de São Pedro, António Salgueiro, os utilizadores só pagaram taxa de utilização durante os dois primeiros anos. Por outro lado, não existe um regulamento e, por isso, há quem já não pesque nem resida na freguesia e continue a utilizar os armazéns. A falta de segurança no espaço e o assoreamento, por seu lado, preocupam os pescadores.

A 3 DE ABRIL | CERIMÓNIA CONTA COM A PRESENÇA DA MINISTRA DO MAR

Navio-Museu Santo André acolhe Dia do Porto de Aveiro

O Dia do Porto de Aveiro surge, em 2019, com um formato diferente. Tendo como cenário o emblemático Navio-Museu Santo André, a cerimónia inclui como um dos seus pontos altos a homenagem a ser prestada aos trabalhadores com mais de 25 anos na empresa. O acto conta com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A esta homenagem associar-se-ão todos os presidentes do Conselho de Administração até à data, e o último presidente da Junta Autónoma do Porto de Aveiro (JAPA).
 

 

Turismo Náutico reforça a importância do mar no desenvolvimento do turismo dos Açores

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou, em Lisboa, a “importância acrescida” do mar no desenvolvimento do turismo dos Açores, reforçando a “relevância cada vez maior” do turismo náutico, um dos produtos prioritários do destino, definido pelo Plano Estratégico e de Marketing do setor.

Terminal de Cruzeiros de Leixões e Via Navegável do Douro promovem turismo na região norte na BTL

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) está presente na maior feira de turismo nacional, a Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL, de 13 a 17 de março. A promoção do turismo na região do Douro e do Terminal de Cruzeiros de Leixões como uma porta de entrada para a região norte são os principais objetivos.

ESTA QUINTA-FEIRA, DIA 14

Fórum Oceano promove Rota do Náutico na BTL

A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade responsável pela animação do Cluster do Mar Português, promove a “Rota do Náutico” na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, esta quinta-feira, 14 de março, a partir das 11h.

DOCAPESCA

Dragagem parcial da Doca Interior de Faro

A Docapesca - Portos e Lotas, Lda. informa os utilizadores da Doca Interior de Faro que está a decorrer a empreitada de reposição de fundos no interior da Doca desde dia 21 de fevereiro, com duração prevista de 70 dias.

Nauticampo faz balanço positivo da 50.º edição

A maior feira de náutica da Península Ibérica e a mais antiga da FIL, realizada entre 20 e 24 de Fevereiro, apesar de ter recebido menos visitantes este ano, 29.555, em comparação com os mais de 35 mil visitantes de 2018, está, segundo os organizadores, a cumprir “expectativas de um certame que tem vindo a aumentar a sua área exposicional anualmente”.

DGRM já definiu termos das vistorias a embarcações de recreio

Desde 1 de Janeiro que está em vigor um Despacho do Director-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos que estabelece os termos da inspecção a seco e na água decorrentes das vistorias periódicas necessárias para “a verificação das condições de segurança das embarcações de recreio”, conforme se lê no diploma.

Açores lançam concurso para reparação do Núcleo de Recreio Náutico do Porto das Lajes das Flores

A Portos dos Açores lançou um concurso público para reparar os danos causados pelos temporais de 2018 na cabeça do molhe poente do Núcleo de Recreio Náutico do Porto das Lajes das Flores.

O concurso para esta empreitada, publicado em Diário da República, tem um preço base de 700 mil euros e a obra, que visa reparar a os danos causados pelos temporais de 26 a 28 de fevereiro e de 02 e 03 de março de 2018, tem um prazo de execução de 15 meses, segundo a empresa pública.

Em Aveiro é possível mergulhar nas salinas e flutuar como no Mar Morto

Em Aveiro existe uma piscina salgada e um spa salínico, a partir de quatro tanques de evaporação de sal da marinha Grã Caravela e Peijota, duas marinhas que foram transformadas em piscinas, onde se pode tomar banho e flutuar como se estivesse no Mar Morto.

Estes banhos de sal e de lama têm propriedades terapêuticas: Ajudam no tratamento da psoríase e da celulite, melhoram a circulação sanguínea, a cicatrização, etc...

ESTA QUARTA-FEIRA, DIA 20

Ministra do Mar inaugura 50.ª edição da Nauticampo

Começa esta quarta-feira, dia 20 e prolonga-se até dia 24, a 50ª edição da Nauticampo, o certame mais antigo da FIL, que contará com a presença, na sessão de inauguração, da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Total: 486