Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




A que sabe um vinho vindo do fundo do mar?

Chama-se Vinho do Atlântico e estagiou 14 meses no fundo do mar. Qual o efeito que a pressão tem sobre a evolução de um vinho, seja ele branco, tinto, rosé, Moscatel ou espumante? É isso que o enólogo Luís Simões, da Brejinho da Costa, quer descobrir.

AVEIRO

Construtores de barcos de recreio manifestam interesse na zona de antigos estaleiros

A indústria da construção de barcos de recreio está atenta à Região de Aveiro e começa a demonstrar interesse no regresso da construção naval às margens da ria.

Os primeiros sinais surgem das parcerias com uma empresa emblemática que há décadas se instalou na região.

Embarcações marítimo-turísticas com novas condições no cais do Porto Moniz

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, visitou a intervenção, agora finalizada, de beneficiação no Cais do Porto Moniz, que vem permitir o melhoramento das condições de segurança e conforto no embarque e desembarque de passageiros dos barcos marítimo-turísticos.

A obra, da responsabilidade da Administração de Portos da Madeira – APRAM, consistiu na montagem de um passadiço no referido cais, através da instalação de guias metálicas com sistema de engate, que permitem que esta estrutura se adapte ao nível da maré.

ESTE SÁBADO

Dia do Porto de Viana do Castelo celebra-se online

A 7.ª edição do Dia do Porto de Viana do Castelo é, este ano, celebrada online. A história da infraestrutura portuária, que remonta a 106 anos, e dos seus estaleiros, bem como os investimentos previstos e em curso são alguns dos conteúdos que serão transmitidos este sábado, 10 de outubro, a partir na página do Facebook do porto minhoto.
Ocasião para a difusão desta newsletter temática.

REPORTAGEM

Chamar casa a um barco

Nas águas tranquilas do Algarve, embalados pela gentileza do clima, largaram âncora e deixaram-se ficar. Uns solitários, outros em família, alguns portugueses, mas estrangeiros na sua maioria, vários velejadores encontraram um porto seguro no sul de Portugal e do barco fizeram casa.

CARGAS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS

Dia do Porto Leixões conta com programação totalmente digital

A edição 2020 do “Dia do Porto de Leixões” assinala-se este sábado, 19 de Setembro, e terá, este ano, uma programação sem igual: durante todo o dia, nas plataformas digitais da infraestrutura portuária, serão transmitidas cerca de duas dezenas de filmes que desvendam curiosidades, histórias e partilham memórias dos mais de 130 anos daquela que é uma das principais portas de entrada e saída de mercadoria nacional.

Assinalando a data, difundimos esta newsletter temática sobre o Porto de Leixões.
 

Flor de Sal da Figueira da Foz

O “Sal da Figueira da Foz” e a “Flor de Sal da Figueira da Foz” têm características únicas que resultam de um método de produção artesanal próprio, associado à influência do meio envolvente, nomeadamente, a biodiversidade presente no Salgado da Figueira da Foz.

Esta é a praia mais pequena do mundo. Fica aqui ao lado e «não tem mar»

É espanhola, fica a 100 metros do mar e recebe água por túneis subterrâneos. Foi declarada Monumento Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

Playa de Gulpiyuri é uma pequena praia localizada no concelho de Llanes, nas Astúrias. Tem cerca de 50 metros de diâmetro, e é o resultado do abatimento de uma gruta, uma formação conhecida como dolina e tornou-se conhecida por ser "a praia mais pequena do mundo".

PELAS PRAIAS DE PORTUGAL

Praia do Beliche, Sagres

Esta é uma praia abrigada dos ventos dominantes, inserida na ampla enseada definida pela ponta de Sagres e cabo de S. Vicente. A praia parece ter sido escavada nas arribas altas e de cores quentes, e para alcançar o areal desce-se uma imensa escadaria, ao longo da qual se pode apreciar o desenho abrupto dos alcantilados calcários, muito estratificados e fraturados, com as suas grutas e os vestígios de monumentais desmoronamentos.
 

Praia na Figueira da Foz é a que esteve mais vezes lotada na região Centro

A praia do Forte, um pequeno areal na Figueira da Foz, é a praia costeira em toda a região Centro que mais dias registou ocupação plena, revela a Agência Portuguesa do Ambiente.
 

No meio da ria de Aveiro, as estrelas ficam mais brilhantes

A bordo de um barco moliceiro também se aprendem grandes lições de astronomia. Guiados pela estrela Polar, rumámos à escuridão da ria para aprender a distinguir estrelas de planetas e desconstruir alguns mitos. E ainda tivemos direito a avistar um cometa.

INCLUINDO UM DIA DEDICADO À REGIÃO DE AVEIRO

Turismo Centro de Portugal mostrou potencial das estações náuticas da região

Um grupo de jornalistas, bloggers, instagrammers e outros criativos esteve durante três dias a descobrir e as potencialidades e as muitas experiências que se podem realizar nas Estações Náuticas do Centro de Portugal, a convite do Turismo Centro de Portugal.

Um dos três dias da jornada foi dedicado às restantes estações náuticas da Ria de Aveiro. O grupo começou a manhã com uma experiência de surf na praia da Vagueira (Estação Náutica de Vagos), seguindo-se um pequeno-almoço numa casa-embarcação na marina da Vagueira. Depois, na Estação Náutica de Ílhavo, teve lugar uma experiência com barco à vela com o Clube Náutico Boca da Barra.

Figueira da Foz investe 100 mil euros em novo cais flutuante no rio Mondego

O município da Figueira da Foz tem em curso uma obra de implementação de um novo cais flutuante no rio Mondego, um investimento de 100 mil euros pensado para melhorar as condições de prática de desportos náuticos.

O novo cais, uma estrutura flutuante com 40 metros de extensão, está em fase de montagem na zona da Fontela, freguesia de Vila Verde, nas instalações do Centro Náutico do Ginásio Clube Figueirense (GCF), localizadas, em linha recta, a cerca de três quilómetros a montante da baixa da cidade.

DE 21 A 23 DE AGOSTO

Dunas de São Jacinto voltam a servir de cenário para festival

Ainda não está fechado o cartaz, no entanto, as datas já foram confirmadas para o Festival Dunas de São Jacinto deste ano, que vai decorrer de 21 a 23 de Agosto. Segundo o município de Aveiro, dadas as circunstâncias extraordinárias da pandemia da COV1D-19, o festival vai decorrer num formato adaptado. À semelhança de anos anteriores, este é um evento que não se esgota na vertente musical, tendo vindo a surpreender de ano para ano pelo extenso programa Recorde-se que São Jacinto é uma península com o centro urbano na margem direita do canal da Ria, a praia marítima do lado oposto que acompanha a Reserva Natural das Dunas.

Lisbon Boat Fest a 2 de Agosto

A ideia é simples: basta comprar um bilhete, que inclui embarcação privada para si e para a sua família ou amigos, e juntar-se a todos os outros grupos no Tejo ao início da tarde. A programação do Lisbon Boat Fest, que decorre a 2 de Agosto, das 12.30 às 17.00, promete um espectáculo visual com Live DJ, entre mergulhos e actividades aquáticas, como stand up paddle, uma volta ou duas de speed boat e passeios de mota de água.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 20

Fórum Oceano lança plataforma online para promoção da oferta da Rede das Estações Náuticas de Portugal

A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, apresenta esta segunda-feira, 20 de Julho, pelas 16:00, o Portal da Rede das Estações Náuticas de Portugal (ENP).

A sessão, que decorrerá em formato virtual, contará com a participação da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, dos presidentes das Entidades Regionais de Turismo, do presidente da APECATE, António Marques Vidal, e do presidente da Fórum Oceano, António Nogueira Leite.

AVEIRO

Este sábado há festa da Botadela na Marinha da Troncalhada

Este sábado, dia 18 de julho, realiza-se a Festa da Botadela no Ecomuseu Marinha da Troncalhada, desta feita com contornos ajustados às condicionantes que o momento presente de combate à pandemia do coronavírus exige.

A transmissão em direto do momento simbólico de início da Botadela através das redes sociais acontecerá pelas 11h00.

«Número record de Bandeiras Azuis comprova qualidade das zonas balneares dos Açores»

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou, na Horta, o “número record” de Bandeiras Azuis nos Açores, num total de 42, mais três do que em 2019, considerando que “comprova a qualidade” das zonas balneares costeiras do arquipélago.
Gui Menezes salientou que, no âmbito do programa internacional Bandeira Azul, foram galardoadas zonas balneares de 11 concelhos de seis das nove ilhas do arquipélago, nomeadamente Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, Graciosa e Pico.

Barra e Costa Nova: praias azuis e acessíveis num novo normal

A Câmara Municipal de Ílhavo cumpriu a tradição do içar da Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível - Praia para Todos, na Barra e na Costa Nova. Um acto que valida a boa qualidade das águas e are ais destas praias ilhavenses, mas também o facto de estarem bem equipadas, sinalizadas e acessíveis, inclusivamente para portadores de deficiência motora.
O momento foi ainda aproveitado para a assinatura de um protocolo com a Associação de Nadadores-Salvadores “RESGATÍLHAVO” para Vigilância e Segurança Balnear de 2020 nas praias da Barra, da Costa Nova e do Jardim Oudinot, tendo como parceiros a Administração do Porto de Aveiro e a PRIO.

Terminal de Cruzeiros de Leixões reabre ao público todos os domingos

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões volta a abrir as portas ao público, durante todo o dia, em todos os domingos do mês. As visitas são limitadas a 15 participantes e decorrem em horários previamente definidos da parte da manhã e também no período da tarde.

Total: 595