Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Dia do Porto de Leixões vai ter visitas guiadas ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros

No segundo fim-de-semana de Outubro celebra-se o Dia do Porto de Leixões, que este ano vai contar com visitas guiadas ao Terminal de Cruzeiros e ao renascido Titan.

Marina de Vilamoura distinguida como Melhor Marina do Mundo em 2021

A Marina de Vilamoura foi distinguida pela The Yacht Harbour Association (TYHA) como melhor marina internacional de 2021, refletindo não só o nível de serviços prestados mas também a qualidade das infraestruturas que coloca à disposição dos proprietários de embarcações. A atribuição desta distinção da The Yacht Harbour Association, com o apoio da British Marine Federation, é resultado dos votos dos proprietários de embarcações, abrangendo centenas de marinas espalhadas pelo mundo inteiro com o nível máximo de ‘5 âncoras’.

FIGUEIRA DA FOZ - Novos passadiços na zona poente da marina

Investimento rondou os 30 mil euros

Estão concluídos os trabalhos de melhoria na zona poente da Marina da Figueira da Foz, que contemplaram a instalação de novos passadiços e a reabilitação dos já existentes, de forma a melhorar as condições de fruição de espaço. Os trabalhos decorreram ao longo do mês de julho, permitindo a reposição das “boas condições de uso da infraestrutura, relevante para a náutica de recreio”, refere o Porto da figueira da Foz. As melhorias efetuadas representam um investimento total de cerca de 30 mil euros, conclui a instituição.

Oceanário de Lisboa organiza passeio no Tejo para observação de golfinhos

O Oceanário de Lisboa propõe uma nova experiência: observar golfinhos no Tejo, num passeio de barco. Numa parceria com a Terra Incógnita, pode agora explorar a vida selvagem marinha ao largo de Lisboa.

Lisboa é a única capital europeia onde se podem observar golfinhos em meio selvagem. O Oceanário de Lisboa e a Terra Incógnita associaram-se para proporcionar uma experiência que dará a conhecer a riqueza da foz do Rio Tejo, acompanhado por um biólogo marinho.

INICIATIVA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Construções na Areia começaram a 6 de Setembro de 1952

10.30. Praia do Tamariz, no Estoril. 6 de setembro de 1952. A "equipa de exploradores" apresenta-se no areal, munida de todas as ferramentas indispensáveis: "Baldes, pás e picaretas (e muitos 'adereços' para embelezar as construções)". Elas vestem maillot ou "vestidinhos claros", "quase todas trazem chapéus brancos com fitas de cores berrantes". Eles aparecem "de tronco nu, um boné de pala na cabeça, por causa do sol". Têm entre seis e 15 anos. À volta, a multidão assiste.

Vilamoura recebe em 2023 «Conferência Mundial de Marinas»

A Associação Portuguesa de Portos e Marinas (APPR), vai acolher, no outono de 2023, a Conferência Mundial de Marinas do International Council of Marine Industry (ICOMIA), a realizar na Marina de Vilamoura.

Será a primeira vez que Portugal recebe esta conferência mundial, num concurso que contou com a participação de candidatos da Europa e EUA.

A bombordo

Virámos as costas à terra e zarpámos por águas calmas, desde o rio Douro ao Guadiana e também pelo mar. Onze sugestões para embarcar num passeio de barco , ou como não só de praia se faz o verão.

A família sesimbrense que faz farinha torrada, a «barra energética dos pescadores»

Doce “ancestral” que os pescadores levavam para o mar para ter força e energia, hoje a farinha torrada é uma marca registada e um ex-líbris da doçaria de Sesimbra.

A farinha torrada era um doce que praticamente todas as famílias faziam em casa, para consumo próprio. Os pescadores levavam-na para o mar e comiam-na como se fosse uma barra energética, por ser muito calórico e conservar-se facilmente graças ao açúcar com que era feito.

Praias de Ofir e de Suave Mar online para todo mundo

Agora já é possível visionar em tempo real, a partir de qualquer parte do mundo, as praias de Ofir e de Suave Mar, no concelho de Esposende.

Através do portal de turismo www.visitesposende.com ou do site do MEO Beachcam, qualquer cidadão pode aceder ao livestreaming captado através de duas webcams instaladas nestas praias. Este novo equipamento, instalado pelo Município e criado no âmbito do projeto “Esposende – Estação Náutica”, permite visualizar as praias 24 horas por dia, sete dias por semana e em tempo real. Deste modo, é possível confirmar as condições meteorológicas, o estado do mar e perceber a ocupação da praia, sendo que está prevista a instalação de mais duas webcams, nomeadamente na Praia de Apúlia e no Estuário do Cávado, em Esposende.

«Não dê férias à segurança»

A Autoridade Marítima Nacional e a Direcção-Geral da Saúde associam-se para uma campanha de sensibilização para os cuidados a ter nesta época balnear, com o mote “Não dê férias à segurança”.

Esta campanha conjunta tem como objetivo incentivar a uma cidadania responsável, através de recomendações no âmbito da segurança e de comportamentos a adotar nas praias que ajudem a minimizar os riscos de acidentes balneares.

SÁBADO, 7 DE AGOSTO

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebe músicas do mar à luz das velas

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é a próxima paragem do Candlelight da Fever, concertos intimistas à luz das velas que já conquistaram milhares de portugueses. No sábado, dia 7 de agosto, às 21h30, o rooftop do icónico Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões será palco de um concerto único e exclusivo que alia a delicadeza da música clássica ao romance e mistério, interpretado por um Quarteto de Cordas.

O programa do evento, totalmente dedicado a músicas de temática marítima, incluirá a interpretação de temas como ‘Wassermusik’ de Telemman, ‘La tempesta di mare’ de Vivaldi ou ‘En Bateau’ de Debussy.

NRP Sagres larga do porto do Funchal e ruma aos Açores

O NRP Sagres largou do porto do Funchal, local onde esteve de 6 de julho a 11 de julho de 2021. O navio navega agora em direção à Região Autónoma dos Açores onde irá visitar o Porto de Praia da Vitória, na ilha Terceira, a partir de dia 19 julho.
O Navio-Escola Sagres conta, até à data, com 52 visitas ao Arquipélago dos Açores, sendo que se somam 4 visitas à Praia da Vitória.
A última vez que o NRP Sagres esteve presente na Praia da Vitória ocorreu em agosto de 2018, também no âmbito de viagem de instrução de cadetes da Escola Naval.

Regulador europeu dá nota «excelente» a cerca de 90% das águas balneares em Portugal

Das mais de 600 praias ou lagos analisados pela Agência Europeia do Ambiente, 562 conquistaram a avaliação máxima em termos de qualidade de água. Portugal é apenas ultrapassado pela Alemanha, Dinamarca, Croácia, Malta, Grécia e o Chipre.

Do total de 630 praias e lagos analisados em 2020 pelo regulador europeu, 562 registavam uma qualidade de água “excelente”, ou seja, perto de 90% de todas as zonas. Quanto às praias ou lagos com uma “boa” qualidade de água, a AEA dá conta de 35 e duas com uma qualidade “suficiente” para tomar banho.

APDL promove melhorias no acesso à Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo

Tendo sido iniciada a nova época balnear 2021, a APDL promoveu a melhoria das acessibilidades aos veraneantes, banhistas e desportistas náuticos que se deslocam à praia do Cabedelo, em Viana do Castelo.

No âmbito das suas competências de Autoridade Portuária, foram efetuados trabalhos com vista à melhoria do estado de deslocação, comodidade e fluidez de pessoas à praia, através de parte do Molhe Sul deste porto, assim como garantidas as condições de acesso a veículos de emergência, autoridade portuária e marítima, apoios de praia, entre outras.

Rota dos Cais, um passeio entre a história e a natureza

A Terra Marinhoa (que abrange o território da Murtosa, bem como as freguesias de Veiros e Pardilhó, do vizinho concelho de Estarreja) é conhecida pela sua variedade de cais e ancoradouros, cheios de história e importância naquelas que eram as grandes plataformas comerciais da Ria de Aveiro. Estes canais eram uma verdadeira autoestrada, por onde tudo partia e chegava, todos os dias, desde sal e materiais de construção, a madeira, peixe, e claro, pessoas.

UMA DELAS FICA EM PORTUGAL

As melhores praias do mundo para 2021, segundo o TripAdvisor

O site de viagens TripAdvisor revelou as melhores praias do mundo para 2021 nos seus prémios anuais Travellers 'Choice e elegeu a praia Whitehaven, nas Ilhas Whitsunday, na Austrália, como sendo a melhor praia do mundo para este ano. A medalha de prata vai para a praia de Santa Maria, em Cuba e a Baia do Sancho, no Brasil, completa o pódio.

A boa notícia é que não é preciso sair de Portugal para pisar o areal de uma das melhores praias do mundo, já que a praia da Falésia, em Albufeira, ocupa o 13º lugar do ranking mundial.

O Dia da Marinha regressa à casa dos portugueses através de uma viagem virtual

O Dia da Marinha celebra-se a 20 de maio, assinalando a data em que Vasco da Gama chegou a Calecute, na Índia, em 1498. Considerando as circunstâncias do contexto de pandemia que ainda se vive em 2021, e com o objectivo de garantir a segurança de todos, o Dia da Marinha volta a desembarcar em casa dos portugueses através de uma viagem digital, complementando com outras atividades como o acesso gratuito ao Museu de Marinha, Planetário Calouste Gulbenkian, Fragata D. Fernando II e Glória e Aquário Vasco da Gama no dia 20 de maio.

Tartarugas voltam à exposição do Aquário Vasco da Gama

Após cerca de 4 anos de ausência, em que a última tartaruga marinha – caretta caretta foi devolvida ao mar, o tanque recebeu agora três tartarugas de água doce, fazendo as delícias de miúdos e graúdos.

Em breve outras espécies irão coabitar com as tartarugas neste espaço especial do Aquário Vasco da Gama.

Doca de Santo Amaro renova Bandeira Azul pelo sexto ano consecutivo

A Doca de Santo Amaro, da Marina de Lisboa, sob gestão da Administração do Porto de Lisboa (APL), renovou pelo sexto ano consecutivo o galardão do Programa Bandeira Azul (PBA) da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), para 2021.

BAIÃO

APDL garante aptidão das infraestruturas fluviais para a retoma turística no Douro

O presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) admite que as expectativas para a retoma turística este ano no Douro estão muito abaixo das potencialidades da região, por causa da pandemia, como sucedeu em 2020.

"A nossa expectativa é que mais próximo do verão, com o levantamento das restrições que ainda poderão existir por força da pandemia e à medida que o plano de vacinação nacional vá avançando, queremos acreditar que isto possa ter outro tipo de desenvolvimento. Mas estamos a falar num ano de 2019 com 1,2 milhões de passageiros no Douro para poucos milhares no ano de 2020 e o ano de 2021 não será muito diferente, diria eu. Mas temos que nos ir preparando", disse ao JN Nuno Araújo, no final da visita que fez às obras do Cais da Pala e às fluvinas de Aregos e Ermida, no concelho de Baião.

Total: 631