Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


Consulta pública ao Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional recebeu mais de mais de 200 participações

A consulta pública ao PSOEM — Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional, que decorreu de 30 de Abril a 31 de Julho de 2018 (três vezes mais do que o previsto por lei) recebeu mais de mais de 200 participações. E são várias as entidades a levantarem problemas ambientais. O novo projecto de PSOEM deverá estar concluído até Dezembro

LANÇADO CONCURSO PARA O NOVO RADAR DE SANTA BÁRBARA, NOS AÇORES

Cumprindo o compromisso do Governo da República e as orientações da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o Conselho Diretivo do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera deliberou esta quarta-feira o lançamento do Concurso Público Internacional para o novo Radar de Santa Bárbara, localizado na Ilha Terceira, Açores, num investimento global superior a um milhão e novecentos mil euros (com IVA incluído).

Nova plataforma de segurança marítima

Foi lançada, recentemente, pela companhia italiana Leonardo, uma plataforma online com um sistema de vigilância inovador, que fornece informações sobre a posição dos navios em tempo real, segundo comunicado oficial. Denominada, SEonSE (Smart Eyes on the SEas), esta pode ser acedida através de um computador ou de um smartphone.

SUGESTÃO DE VISITA

Geoportal SNIMar

O projeto SNIMar teve como objetivo desenvolver um geoportal para facilitar o acesso à informação sobre o ambiente marinho em Portugal. O Geoportal SNIMar encontra-se online e pode ser acedido aqui.

Jovens voluntários abrem Faróis de Santa Maria e Alfanzina no verão

A ideia é simples: abrir o Farol de Santa Maria, na ilha da Culatra, e o Farol de Alfanzina, em Lagoa, a visitas durante toda a semana, até 31 de agosto, entre as 14h30 e as 18h30, com o apoio de jovens voluntários ao abrigo do programa ocupação dos tempos livres do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A Autoridade Marítima Nacional autoriza, sendo que as autarquias de Faro e Lagoa, respetivamente, dão apoio logístico e asseguram o transporte dos participantes. Cativar os jovens para o trabalho e divulgar a iniciativa caberá à Associação de Designers do Sul e ao Lagoa Atlético Clube. O protocolo entre todas estas entidades foi assinado na terça-feira, 3 de julho, no Departamento Marítimo do Sul, em Faro.

Novo website com indicações de segurança marítima

Várias organizações de transporte marítimo internacional (BIMCO, Intertanko, Intercargo, International Chamer of Shipping, Intermanager, Oil Companies International Marine Forum e International Groups of P&I Clubs) lançaram um novo website com orientações de segurança marítima para empresas e tripulantes em www.maritimeglobalsecurity.org., refere o Safety4Sea. O novo website tem indicações de segurança, remissões para fontes úteis de dados civis e mesmo militares, e é de acesso gratuito.

A expedição Blue Azores vai andar por mares pouco explorados

Um primeiro mergulho demorado e profundo numa das zonas mais inexploradas do mar açoriano – é o que se propõe fazer a expedição científica Blue Azores que durante as próximas três semanas vai navegar entre as ilhas das Flores e do Corvo.

A Blue Azores Expedition – liderada por Emanuel Gonçalves, biólogo marinho no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (em Lisboa), e por Paul Rose, do projecto Mares Pristinos da National Geographic Society – pretende cartografar o fundo marinho naquela zona e procurar novos habitats.

APSS completa assinalamento marítimo do Canal Norte

O Porto de Setúbal concluiu a ação de assinalamento marítimo do canal de navegação Norte, tendo consistido os trabalhos na instalação de quatro novas boias (duas vermelhas e duas verdes), equipadas com lanternas para assinalamento noturno e deslocação de uma das boias já existentes.

A melhoria do assinalamento marítimo no canal norte visa permitir uma navegação mais segura e abrigada para rebocadores, barcos de pesca e outras embarcações que navegam de montante, evitando um percurso mais longo efetuado pelo canal sul.

Marinha inicia campanha hidrográfica nos Açores

A Marinha, através do Instituto Hidrográfico e do navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho, encontra-se na Região Autónoma dos Açores para efetuar levantamentos topo-hidrográficos, no âmbito do Projeto de Mapeamento do Mar Português, cujo objetivo principal é contribuir para o conhecimento dos fundos marinhos, necessário à promoção de atividades de desenvolvimento técnico-científico e económico nas áreas de interesse nacional e à correspondente atualização cartográfica.

MINISTÉRIO DO MAR REFORÇA VTS COSTEIRO COM 12 NOVOS TÉCNICOS SUPERIORES

O Ministério do Mar reforçou o quadro técnico de suporte e operação do VTS (Vessel Traffic System) Costeiro com doze novos técnicos superiores, que assumiram funções no início do corrente mês de maio na Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), entidade responsável pela operação e manutenção do Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente.

Conectividade importa na escolha de um navio para trabalhar

Um questionário realizado a seis mil profissionais do mar conclui que 92% dos marítimos consideram a conectividade à internet como um atributo que influencia fortemente a escolha do local de trabalho. Uma percentagem que há alguns anos era de 78%, segundo o relatório da Futurenautics Maritime’s Crew Connectivity 2018, financiado pela KVH Industries e pela Intelsat.

Monte Etna está a deslizar para o mar

O vulcão mais ativo da Europa, o Monte Etna, na Sicília, está a deslizar para o mar. A conclusão é de um estudo que diz que toda a estrutura está "escorregar" na direção do Mediterrâneo a um ritmo de 14 mm por ano, em média - cerca de metro e meio num século.

O artigo, publicado no Bulletin of Volcanology, alerta para a importância deste movimento, já que "os registos geológicos mostram que estes vulcões deslizantes têm tendência a colapsos de secções devastadores". Ou seja, o risco é de numa erupção haver um colapso de um parte do cone, causado deslizamentos de terra devastadores.

Proposta de Plano de Situação do espaço marítimo apresentada à Comissão Consultiva

No dia 27 de Fevereiro foi apresentada a proposta de um Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional à Comissão Consultiva que acompanha a execução do Plano Situação para o Continente e Plataforma Continental Estendida. A Comissão Consultiva tem 30 dias para emitir um parecer, que “será posteriormente compatibilizado e integrado no documento de modo a que o Plano de Situação possa ser submetido a discussão pública”, refere a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

EMEPC tranquila sob a tutela do Ministério do Mar

A responsável pela Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), Isabel Leal, manifestou absoluta tranquilidade quanto ao facto de estar sob a tutela do Ministério do Mar, durante uma intervenção feita na Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) sobre o projecto português de ampliação da sua plataforma continental.

Navio hidrográfico «Almirante Gago Coutinho» realiza investigação na costa Portuguesa

O NRP Almirante Gago Coutinho executou, entre 26 de janeiro e 9 de fevereiro, mais um levantamento hidrográfico (LH) no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).

SNIMar recebe prémio internacional

O geoportal SNIMar Sistema Nacional de Informação do Mar recebeu o prémio «Geospatial World Excellence Awards 2018», que distingue ferramentas geoespaciais temáticas, atribuído pelo Geospatial World Forum 2018.

Marinha realiza testes de cobertura na nova estação costeira de comunicações na Ilha de São Miguel

A Marinha, através do Centro de Comunicações dos Açores e com o apoio do navio patrulha oceânico “Viana do Castelo", em missão na Região Autónoma dos Açores, realizou nos dias 16 e 17 de Janeiro de 2018, testes de cobertura e avaliação da qualidade do serviço da nova estação costeira de comunicações do Pico da Barrosa, edificada em dezembro de 2017.

PÓVOA DE VARZIM

Porto de pesca equipado com «Costa segura»

O porto da Póvoa de Varzim tem, desde dia 6, a funcionar o sistema "Costa segura". Na prática, é um conjunto de radares e câmaras que permitem vigiar em tempo real a entrada da barra. Esta é a 16ª estação inaugurada. Até ao final do ano serão 30. Alentejo, Açores e Madeira são as áreas ainda a descoberto.

Faróis portugueses receberam mais de 73 mil visitantes em 2017

Os 28 faróis portugueses abertos ao público no Continente, Madeira e Açores receberam 73 892 visitantes em 2017, um aumento de 9472 visitantes em relação ao ano de 2016, no qual se registaram 64 420 visitantes.

No topo das preferências está o Farol da Ponta do Pargo, na Madeira, que registou 14 232 visitantes no ano findo. O segundo e terceiro faróis portugueses mais visitados deste ano situam-se no continente e são o Farol de Aveiro e o Farol de Santa Maria, que registaram 9 723 e 7056 visitantes, respectivamente.

IMAGENS CAPTADAS COM DRONE

Porto da Figueira da Foz disponibiliza visita interactiva virtual

Recorrendo a novas tecnologias disponíveis, o Porto da Figueira da Foz passa a proporcionar, a partir de agora, uma visita interactiva virtual às áreas onde desenvolve a sua actividade. Com esta nova potencialidade é possível adquirir uma noção mais exacta da dimensão da operação portuária na Figueira da Foz, nomeadamente das infraestruturas que se encontram em plena operação.
INICIE A SUA VISITA INTERACTIVA VIRTUAL CLICANDO AQUI
 

Total: 104
[1] 2 3 4 5 6