Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


INTERMODAL 2018, SÃO PAULO

Ministro dos Transportes do Brasil visita o stand da APP

Até 15 de Março, a cidade de São Paulo recebe a 24ª edição da Intermodal South America, principal feira de Comércio Exterior, Logística e Transporte de Carga do continente.
Inaugurada esta terça-feira, a Intermodal contou com a presença do Ministro dos Transportes do Brasil.
Maurício Quintella Lessa fez questão de visitar o stand da Associação dos Portos de Portugal, tendo como anfitriões o Vogal da APP e Conselheiro da Presidência da APLOP, José Luís Cacho, e o Presidente da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa e Presidente da CODESP (Porto de Santos), Alex Oliva.

13 A 15 DE MARÇO

Portos de Portugal na Intermodal de S. Paulo

Os Portos de Portugal participam, pela primeira vez em conjunto e sob a égide da Associação dos Portos de Portugal (APP), na 24ª edição da Intermodal South America, que começa esta terça-feira, 13 de março, em São Paulo, no Brasil, e decorre até ao dia 15. O evento reúne mais de 33 mil profissionais oriundos da América, Europa e Ásia.

LÍDIA SEQUEIRA

Mensagem de Natal da Presidente da APP

Caros colegas da Associação dos Portos de Portugal,
Caros amigos e companheiros da Newsletter da APP,

No final de mais um ano de trabalho, os portos de Portugal estão de parabéns e todos nós temos razões para nos congratularmos com os excelentes resultados obtidos.
Este foi, mais uma vez, o melhor ano de sempre na tonelagem das mercadorias movimentadas por via marítima e foi também o melhor ano de sempre na movimentação de carga contentorizada.(...)

Portos de Portugal participam na Conferência ESPO 2015

Os portos portugueses participaram no encontro ESPO 2015, promovido pela ESPO (Associação Europeia de Portos) em Atenas.
Vitor Caldeirinha participou como Presidente da APP na Assembleia Geral da ESPO realizada no dia 20, reunião na qual foram discutidos os grandes temas que estão na agenda dos portos europeus, como sejam o projecto Portopia, o LNG, o White Paper da Comissao Europeia para os Transports, a Port Regulation em discussão, a nova definição das ajudas de estado nos portos, os fundos comunitários das TEN-T, a Diretiva 65, o diálogo social nos portos e o ambiente, entre outros.

APP aprova Plano de Actividades para 2015

A APP reuniu dia 30 de Abril em Assembleia Geral e Reunião Alargada de Direção no Porto de Portimão. A Assembleia Geral, presidida por João Carvalho, aprovou o relatório e contas 2014 e o Plano de Atividades 2015.

Associação dos Portos de Portugal reúne no Porto de Portimão

O Porto de Portimão acolheu esta semana duas reuniões da APP, a primeira do Grupo de Trabalho dos Sistemas de Informação e a segunda para efeitos da 43ª Assembleia Geral desta associação.

Grupo de Trabalho da APP para os Sistemas de Informação reúne em Aveiro

O Porto de Aveiro foi o local escolhido para mais uma reunião do Grupo de Trabalho da Associação de Portos de Portugal, para os Sistemas de Informação. A equipa coordenada por José Pedro Soares, membro do Conselho de Administração do Porto de Sines, continuou a sua reflexão sobre os sistemas de informação em funcionamento nos Portos Nacionais e sobre o estabelecimento de uma estratégia comum que permita a economia de recursos despendidos neste domínio.
 

APP EM FOCO

Portos coordenam acções e compras

A Associação dos Portos de Portugal (APP) reuniu dia 21 de Novembro de 2014, tendo decido avançar com os procedimentos de compras conjuntas para os seguros, electricidade, Combustiveis, vigilância, sistemas de informações, entre outros, o que deverá gerar uma poupança alargada a médio prazo nos custos dos portos.

APP lança vídeo «Journey to the center of the world»

A APP - Associação dos Portos de Portugal acaba de lançar o vídeo “Journey to the center of the world” (Viagem ao centro do mundo), um suporte de divulgação da capacidade atual e futura dos portos portugueses.

 

Grupo APP/SI realizou a sua primeira reunião no Porto de Sines

O Grupo APP de Sistemas de Informação teve a sua primeira reunião no Porto de Sines, no dia 19 de maio, com o objetivo de preparar o 1º encontro temático da APP - Associação dos Portos de Portugal, com a coordenação de José Pedro Soares, do Conselho de Administração do Porto de Sines, e a presença de representantes dos portos do continente, APDL, APA, APL, APS e APSS; da Madeira, APRAM, e dos Açores, Portos dos Açores.

Portos Portugueses Intensificam Colaboração no seio da APP

Os portos portugueses estiveram reunidos esta terça-feira dia 20, nas instalações da APSS em Setúbal, sob a coordenação da APP, Associação dos Portos de Portugal, para intensificarem a colaboração entre as Autoridades Portuárias nacionais em projectos comuns.
A reunião contou com forte participação de 42 colaboradores e administradores das Autoridades Portuárias dos Açores, Aveiro, Leixões, Lisboa, Madeira, Setúbal e Sines organizados em novos grupos de trabalho temáticos da APP que iniciaram os seus trabalhos com planos de trabalho e cronogramas muito ambiciosos, em temas comuns como os sistemas de informação Ecrã único/JUL, estatísticas agregadas, quadro de referência para a gestão de concessões portuárias, investimento na eficiência energética, candidaturas a fundos comunitários e aquisição conjunta de bens e serviços.
 

Presidente da APP satisfeito com prioridade portuária do PETI

O setor marítimo-portuário é prioridade assumida pelo Governo no PETI, contando com vários dos projetos que se pretendem concretizar até 2020 (período entre 2014 e 2020 coincide com o novo quadro comunitário de apoio). A meta do Governo é que as mercadorias movimentadas nos portos nacionais aumentem 50%.

AGREGAÇÃO DOS PORTOS DE SINES E DO ALGARVE

APP considera medida do Governo «muito importante e positiva»

A APP, Associacao dos Portos de Portugal considera "muito importante e positiva a recente medida do Governo de agregação dos Portos de Sines e do Algarve, que permitirá a geração de eficiências, sinergias e economias de escala entre estes portos, na sua gestão e investimentos, fundamentais ao aumento da competitividade da economia nacional" - lê-se em comunicado agora divulgado.

APSS assume Presidência da Direcção da Associação dos Portos de Portugal

Decorreram na sexta-feira, 8 de Novembro, as eleições para os corpos sociais da APP, Associação dos Portos de Portugal, tendo a APSS (Setúbal) assumido a presidência, na lógica rotativa que está definida, contando com a APL (Lisboa) e os Portos dos Açores na Direcção.
Vítor Caldeirinha, Presidente dos portos de Setúbal e Sesimbra, sucede assim a José Luís Cacho, que lidera os portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

PORTOS DE PORTUGAL

Entrada marítima na Europa

Folheto promocional da Associação dos Portos de Portugal. Para consultar ou descarregar aqui.

Portos Portugueses promovem-se em Angola

O Porto de Sines representou a APP – Associação dos Portos de Portugal, na segunda edição da feira de transportes e logística de Angola, a EXPOTRANS 2012, que se realizou entre os dias 22 e 25 de Novembro, em Luanda. Com um stand promocional alusivo às infraestruturas portuárias nacionais, a APP esteve representada por Eduardo Bandeira, Diretor da Qualidade do Porto de Sines, que recebeu o Ministro dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás.

FEIRA DOS TRANSPORTES E LOGÍSTICA DE ANGOLA

APP presente na segunda edição da Expotrans

A Associação dos Portos de Portugal marcou presença na segunda edição da Expotrans – Feira dos Transportes e Logística de Angola.
O stand da APP teve honras de visita governamental, no caso o Ministro dos Transportes angolano, Augusto da Silva Tomás, um dos homens fortes do executivo.

3 MILHÕES E 700 MIL VIEWS | 5.370 NOTÍCIAS | 651 NEWSLETTERS

A 16 de Novembro de 2010 o portal da APP estreava a sua versão beta

A 16 de Novembro de 2010 o portal da APP iniciava a sua publicação, em versão experimental (beta). A primeira página dessa terça-feira surgia com doze notícias, “Cúpula dos Portos da CPLP reunida em S. Vicente – Estudo de mercado e Agenda de Luanda em análise”, a notícia que surgia no topo.
O Dia Nacional do Mar comemorava-se na Sociedade de Geografia de Lisboa e no Museu de Marinha.
No dia seguinte, o destaque ia para o record conseguido pelo Porto do Funchal, ao superar a marca do meio milhão de turistas. “Lídia Sequeira apresentou o Porto de Sines no Fórum da APAT” vinha a seguir.

Nestes dois anos de publicação ininterrupta, difundiram-se 651 newsletters, números que atestam bem o dinamismo do portal da APP na promoção das actividades das administrações portuárias associadas e dos assuntos do Mar em geral.
O mesmo vale para o número de visualizações de páginas, que se aproxima dos 3 milhões e setecentas mil.
Esta é a notícia n.º 5.370 publicada pelo portal da Associação dos Portos de Portugal.

ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL

Webletter n.º 600

A Associação dos Portos de Portugal difunde hoje a sua 600.ª webletter. Obrigado por nos acompanhar nestes 665 dias de emissão, desde 27.11.2010. 5 mil notícias, milhares de fotos, centenas de vídeos divulgados, sempre com actualizações diárias.
Contribuímos para dar outra visibilidade à actividade das administrações portuárias associadas na APP. Mostrar a todos o labor diário dos portos portugueses, ajudando o país na senda do progresso. E outra visibilidade também a todos os que gostam do Mar, praticam o Mar, no Mar respiram, pelo Mar suam. Obrigado a todos os que acompanham Sophia de Mello Breyner: “Quando eu morrer voltarei para buscar. Os instantes que não vivi junto do mar

Edição 500 da webletter da Associação dos Portos de Portugal

Difundimos hoje, 4 de Junho de 2012, a edição n.º 500 da webletter da Associação dos Portos de Portugal. Sinalizando as notícias e demais conteúdos colocados no portal, a webletter da APP tornou-se, ao longo da sua ainda curta existência, uma companhia para todos os profissionais da área marítimo-portuária, alargando o seu âmbito a todos os aficionados pelo mar.

Existência curta, com pouco mais de ano e meio – a primeira foi difundida a 29 de Novembro de 2010 -, mas com um histórico assinalável de difusão de notícias, atingindo já as quatro mil.

A Direcção da APP aproveita o ensejo para agradecer a todos os colaboradores, uma vasta equipa que abrange responsáveis pela comunicação das administrações portuárias portuguesas, não se confinando intra-muros – várias são as colaborações externas -, agradecer o empenho demonstrado ao longo deste período.
Agradecimento naturalmente extensivo a todos os leitores.

José Luís Cacho
Presidente da APP

Total: 47
[1] 2 3