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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




WEBINAR A 9 DE DEZEMBRO

O impacto do 5G na indústria e logística 4.0

A aicep Global Parques, em colaboração com a Nokia, promove a 9 de dezembro um webinar subordinado ao tema “O impacto do 5G na indústria e logística 4.0”
A tecnologia 5G induzirá a uma revolução sem paralelo na indústria, logística e mobilidade e permitirá novas abordagens, prometendo mudar tudo e todos.

O que a automação vai trazer à logística

O estudo da McKinsey “Automação na Logística. Grandes oportunidades, grandes incertezas” analisa principais razões pelas quais a automação está a transformar o sector da logística. A machine learning está a tornar-se numa tecnologia essencial para muitas organizações do sector à medida que estas procuram uma maior eficiência e avaliam a forma mais rápida e eficaz de chegar ao mercado.

JOÃO SILVA (IP):

«O mundo do papel a acompanhar as cargas tem que acabar»

«O mundo do papel a acompanhar as cargas tem que acabar – não faz sentido absolutamente nenhum duplicarmos, em cada ponto das cadeias, os mesmos procedimentos, as mesmas tarefas. A missão é tornar tudo isto mais eficaz e mais barato, no fundo mais competitivo. É transformar todos estes processos em processos mais competitivos, simples e baratos. É importante para todos».

NABO MARTINS (APAT):

«Desmaterialização é imprescindível para a nossa futura vida logística»

Obstáculos serão vários mas o caminho continuará a ser trilhado com sucesso – «Trata-se de um desafio para todos. Pode, como em tudo na vida, haver alguma resistência à mudança, podendo haver actores que resistirão mais do que outros. Por isso é essencial a comissão: esta será a locomotiva deste processo. Todos os actores irão, mais facilmente, atrás de uma entidade que está legislada, regulamentada e devidamente credenciada para levar este processo adiante, enquanto que, se isto fosse apenas assente em algum voluntarismo inorgânico ou menos estruturado, as resistências seriam, eventualmente, maiores e a evolução mais lenta», considera António Nabo Martins.

A necessidade de aumentar a distância social estimula a robotização logística

A automação e a robotização na sociedade viverão um crescimento mais acentuado no sector da logística nos próximos anos, com o objectivo de, entre outros, manter a distância de segurança em armazéns e centros de trabalho.

Esta é a conclusão de várias empresas de tecnologia que garantem que a robótica permite realizar tarefas pesadas de ‘intermediação’ que evitam o contacto físico e facilitam o trabalho dos operadores. Se a tendência já estiver consolidada nos últimos anos, a crise sanitária acelerará e estimulará uma maior implementação destas equipas e soluções.

Os desafios do «booking online» e da impressão 3D para o transporte marítimo

O "booking online" para cargas marítimas e a impressão 3D são dois dos grandes desafios que o director-geral da MSC Portugal identifica para o sector. Marco Vale não tem dúvidas que os barcos autónomos também serão, a prazo, uma realidade.

MSC apoia projecto de construção de embarcação autónoma da ENIDH

O Departamento de Engenharia Marítima (DEM) da ENIDH (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique) vai voltar a contar com o apoio da MSC para mais um projecto inovador. Trata-se, desta vez, da construção de uma embarcação autónoma com controlo remoto para as suas investigações científicas.

DE QUINTA A SÁBADO

Porto de Aveiro e CPA presentes na TECHDAYS AVEIRO 2019

Tem início esta quinta-feira, dia 10, prolongando-se até sábado, a 5ª edição do TECHDAYS, um evento dedicado à tecnologia e inovação, que procura estabelecer-se como um acontecimento de referência a nível nacional.
O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro marcam presença no evento, sendo "Silver Sponsors" desta edição. Em destaque a Janela Única Logística e o projecto 5G para a ferrovia.

O transporte autónomo ainda é um tema dúbio

“Nunca veremos navios de carga comerciais trans-oceânicos totalmente autónomos” escreve o Comandante David Dubay, Professor de Direito Internacional no The Maritime Executive, que não acredita em embarcações totalmente autónomas. Segundo o comandante este sistema servirá apenas para situações muito limitadas.

As mudanças no sector portuário: Um olhar sobre os Smart Ports

Sabe o que são Smart Ports? Sabe o que é necessário para que um porto se torne smart? Kris Kosmala, um dos maiores especialistas mundiais na área dos portos inteligentes, esclarece algumas dúvidas e refere que o processo de escolha da melhor estrutura a aplicar para tornar um porto smart, requer muito pensamento crítico de modo a tomar a melhor decisão, seguindo depois as melhores soluções tecnológicas.

Transporte marítimo de carga pode triplicar até 2050

A procura mundial de transporte deverá triplicar até 2050, de acordo com projecções do Transport Outlook 2019 do Fórum Internacional do Transporte (ITF, no acrónimo em inglês), uma organização de reflexão sobre políticas de transporte que reúne 60 países junto da OCDE. E nesse contexto, o transporte marítimo continuará a ser o principal modo de transporte das mercadorias, à semelhança do que já ocorre actualmente.

Impressão a 3D pode «reinventar radicalmente a produção e a logística»

Um programa sectorial conjunto entre a Autoridade Portuária Marítima de Singapura (MPA) e a sociedade classificadora DNV GL foi recentemente anunciado. Trata-se de um programa conjunto que consistirá no exame de peças produzidas pelas impressoras de 3D, que poderá ajudar a indústria a cortar custos e interrupções.

O programa, que funciona com dez empresas associadas da Singapore Shipping Association (SSA), tem como objectivo lançar uma lista de peças comumente solicitadas que são viáveis para impressão 3D com ou sem certificação.

OCEANIX CITY

A cidade flutuante que a ONU quer construir

O famoso estúdio de arquitectura Bjarke Ingels Group (BIG) projectou para a ONU um conceito de cidade flutuante capaz de resistir a desastres naturais como enchentes, tsunamis e furacões. Composta por um conjunto de plataformas hexagonais atracadas no fundo do oceano, a cidade pode acolher 10.000 habitantes e possui instalações para produzir a sua própria energia.

Viver debaixo de água será uma realidade em breve?

Este é o projecto de uma espectacular cidade flutuante com “arranha-céus subaquáticos” desenhada pelo arquiteto belga Vincent Callebaut para a baía do Rio de Janeiro (Brasil). O projecto, que está ainda a ser desenvolvido, deverá ter capacidade para 20.000 pessoas.

A futura “Aequorea” terá cinco ilhas independentes e autossuficientes que contarão com arranha-céus invertidos com 250 andares que serão construídos até mil metros abaixo da água. O projeto prevê a existência de casas, hotéis, centros comerciais e áreas de lazer.

UE atribuiu 5 milhões de euros para dois navios a células de hidrogénio

A União Europeia (UE), através do programa Horizonte 2020 e no âmbito do The Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FCH JU), concedeu 5 milhões de euros ao projecto Flagships para apoiar a construção de dois navios comerciais operados a células de hidrogénio, com zero emissões, que deverão estar operacionais durante 2021.

Cerca de 600 mil contentores terão rastreadores em 2025

A empresa de consultoria marítima SeaIntelligence prevê que o rastreamento de contentores em tempo real se torne, a muito breve trecho, uma tecnologia padrão no seio do Shipping: cerca de 600 mil contentores deverão estar já equipados com esta tecnologia por volta do ano de 2025.

OBJECTIVO: Testar soluções digitais para terminais de contentores

Sines integra projecto «iTerminals 4.0»

A 27 de Junho decorreu a reunião de lançamento do projecto ‘iTerminals 4.0’, que fomenta a missão da aplicação das tecnologias da indústria 4.0 rumo à digitalização dos terminais portuários de contentores. O projecto conta com o financiamento do Programa Connecting Europe Facility da Comissão Europeia; a sua aplicação contará com a coordenação da entidade espanhola Fundación Valenciaport. Sines integra a iniciativa.

Bluetech Accelerator - Candidaturas abertas

O Bluetech Accelerator está à procura de startups com soluções tecnológicas disruptivas para a indústria de Portos e Transporte Marítimo. Faça parte da revolução! Candidaturas abertas em http://bit.ly/blueTechAccelerator.

O Bluetech Accelerator é Programa de Aceleração apresentado pelo Ministério do Mar, Fundação Luso-Americana, desenvolvido pela Beta-i e DGPM.

Um balcão electrónico para digitalizar o mar

Ministério lança Balcão Electrónico do Mar para integrar os vários serviços do Estado relacionados com o mar e facilitar interações com cidadãos, profissionais e empresas. Portugal torna-se um dos primeiros países do mundo a disponibilizar certificados electrónicos marítimos.

Sun Concept constrói eco-estaleiro naval destinado à construção de embarcações solares

A Sun Concept, especializada na construção naval e no desenvolvimento e fabricação de embarcações electro solares, anunciou que vai edificar um eco-estaleiro naval a fim de construir as suas embarcações solares.

Trata-se de uma fábrica 100% sustentável em termos ambientais que pretende «ir ao encontro do conceito de protecção do planeta que constitui a imagem de marca da Sun Concept». As instalações da Sun Concept serão totalmente autónomas do ponto de vista energético, produzindo energia em quantidade igual ou superior àquela que será consumida no novo estaleiro.

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