Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APP NA INTERMODAL SOUTH AMERICA

Terminou esta quinta feira a 27.ª edição da Intermodal South America, que iniciou no dia 28 de fevereiro, em São Paulo, no Brasil. O certame de três dias foi um sucesso, juntando mais de 2 centenas de expositores brasileiros e internacionais, oriundos da América do Norte, Europa e Ásia.

A APP – Associação de Portos de Portugal, e os portos de Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines, bem como as respetivas comunidades portuárias, estiveram presentes, e contaram ainda com o apoio e comparência da AGEPOR, APAT, AICEP Global Parques, GRUPO ETE, Oaisis Winds, Portline, Silopor, Tersado, Yilport e Zaldesa.

APDL NA INTERMODAL SOUTH AMERICA

O Porto de Leixões marcou presença na 27.ª edição da Intermodal South America, que iniciou no passado dia 28 de fevereiro e terminou esta quinta-feira, em São Paulo, no Brasil. O certame é considerado um dos mais importantes eventos da América Latina no âmbito do setor de logística, comércio exterior e transporte mundial.

Este ano contou com cerca de duas centenas de expositores brasileiros e internacionais, oriundos da América do Norte, Europa e Ásia.

PORTO DE SETÚBAL

Tersado passa a receber tráfego de cereais

A Tersado iniciou, no dia 16 de fevereiro, um novo tráfego de cereais no Porto de Setúbal com a receção do navio GARNETT, com 33 mil toneladas de cereal. Trata-se do primeiro navio, de outros que serão descarregados com regularidade neste terminal.

Para concretizar este novo tráfego, de grande interesse para o Porto, foi necessário trabalhar com vários parceiros logísticos cuja sinergia assegurou o sucesso desta operação. O destino dos cereais é o abastecimento do mercado nacional, em particular da zona centro do país.

Porto de Aveiro qualifica o piso da antiga lota

Começou uma obra de requalificação do piso degradado, na antiga Lota de Aveiro. Sujeito à intempérie, o acesso era feito sobre lombas, por vezes formando-se grandes poças, pelas inundações da chuva e subida do nível da ria nos ciclos das marés vivas, como aconteceu esta semana.
Segundo apurou o Diário de Aveiro, a empreitada do Porto de Aveiro estará concluída nos próximos dias com a aplicação de “tout-venant”, desde a ponte levadiça até ao posto náutico do Clube dos Galitos.

João Neves inicia funções como Presidente da APDL esta quarta-feira

João Neves vai ser o novo líder da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), iniciando funções esta quarta-feira, confirmou o Ministério das Infraestruturas.

O Governo confirma também que João Neves manterá como vogais na administração portuária Cláudia Soutinho (presidente interina desde o início do ano) e Joaquim Gonçalves.

Porto de Lisboa reforça posição atlântica estratégica no serviço de Bancas a navios

As características naturais e únicas de protecção marítima do Porto de Lisboa na prestação do serviço de bancas, foram evidenciadas este mês de fevereiro, enquanto porto estratégico para o fornecimento de combustível (designado “bunkers only”) aos navios de grandes rotas de/para diferentes portos do mediterrâneo, de/para a América (norte, central e sul) e Europa do Norte.

Em apenas 10 dias foram abastecidos 32 navios no Porto de Lisboa, enquanto, que em 2022, o número médio de navios/mês registado no segmento “bunkers only” foi de 14.

PAULA CABAÇO:

A actividade portuária é muito apaixonante porque estamos ligados ao mundo

Paula Cabaço foi presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, e posteriormente secretária regional do Turismo e Cultura. Recebeu o título de Personalidade do Ano do Vinho, em 2016. Tudo isto antes de abraçar a presidência do Conselho de Administração da APRAM, a empresa que gere os portos da Madeira, ilha que adoptou há já muitos anos para viver.

Porto de Sines promovido no maior evento de logística da América do Sul

O Porto de Sines está presente na Intermodal South America 2023, que decorre em São Paulo (Brasil) entre 28 de fevereiro e 2 de março. Este certame, focado na logística, portos e intermodalidade, é um dos mais relevantes da América do Sul e reúne os principais stakeholders do setor presentes naquela região do globo.

O mercado sul-americano, em especial o mercado brasileiro, assume destaque na estratégia de internacionalização do Porto de Sines, que oferece já ligações diretas semanais de carga contentorizada com os principais portos da américa do sul localizados tanto na costa do Atlântico, como na costa do Pacífico. Para além da carga contentorizada, também o segmento dos granéis sólidos, em especial os granéis agroalimentares e os minérios, são uma aposta nesta participação.

COM INÍCIO ESTA TERÇA-FEIRA

Portos portugueses marcam presença na Intermodal South America

A APP – Associação dos Portos de Portugal vai participar em mais uma edição da Intermodal South America, que terá lugar em São Paulo, Brasil, entre os dias 28 de Fevereiro e 2 de Março de 2023, contando com a presença dos portos de Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines.

Trata-se de um dos mais importantes eventos da América Latina no âmbito do sector de logística, comércio exterior e transporte mundial. O certame será composto por 200 expositores brasileiros e internacionais, oriundos da América do Norte, Europa e Ásia”.

No decorrer desta iniciativa, a APP com o apoio da Aicep Portugal Global vai realizar um networking para promoção dos portos portugueses, a realizar no dia 1 de Março, pelas 17h00, no stand dos Portos de Portugal.

Porto de Lisboa movimenta 1,4 milhões de toneladas de milho em 2022

O total de carga movimentada no Porto de Lisboa atingiu 11 milhões de toneladas no final do ano 2022, o que representa um aumento de 13,7%, face ao ano anterior. “O crescimento resulta de melhorias na performance das várias áreas, nomeadamente da carga contentorizada, granéis líquidos e granéis sólidos”, refere uma nota de imprensa daquela infra-estrutura portuária.

Governo autoriza contrato de aquisição de uma 3.ª grua de 100 toneladas para o porto de Ponta Delgada

O Governo dos Açores aprovou uma resolução que autoriza a primeira alteração ao contrato programa celebrado entre a Região Autónoma dos Açores e a Portos dos Açores, S.A., em 2 de Junho de 2022, prevendo a aquisição de uma grua portuária e equipamento acessório com capacidade mínima de 100 toneladas e alcance não inferior a 45 metros para o porto de Ponta Delgada, e ainda, a aquisição de uma grua portuária com capacidade mínima de 100 toneladas e alcance não inferior a 45 metros para o porto da Praia da Vitória e de uma grua automóvel de 80-100 toneladas para o porto da Horta.

Sines recebe comitiva do Porto de Luanda

Uma comitiva do Porto de Luanda visitou o Porto de Sines com o objetivo de conhecer alguns procedimentos desta administração portuária, nomeadamente as operações marítimas.

A comitiva, composta por Miguel Pipa, Massoxi Bernardo e Joaquim Junqueira, e acompanhada por elementos da AES (Associação Empresarial de Sines) e do CEO da SecretScreen, foi recebida pelo Conselho de Administração, que sublinhou a disponibilidade da autoridade portuária em reforçar a cooperação entre as duas entidades.

PORTO DE AVEIRO RECEBE PRIMEIRA ESCALA DO NAVIO ROTRA VENTE

O Porto de Aveiro recebeu hoje o navio Rotra Vente, primeiro navio da Siemens especificamente desenhado para o transporte de turbinas eólicas.
Ao serviço da CSWind, o Rotra Vente atracou no cais privativo daquele que é um dos maiores produtores de torres eólicas e fundações offshore, tendo carregado duas torres eólicas, dividas em três segmentos cada e com dimensões entre os 29m e os 36m, com destino a Roterdão.

Porto de Aveiro replica conceito 5G italiano para poupar tempo e ganhar mais cargas

Desde Maio de 2022 até ao final da primeira quinzena de fevereiro esteve a ser testada no Porto de Aveiro uma rede 5G dedicada à optimização da gestão de cargas. O porto quer estar na linha da frente da inovação e conta, para já, com a Vodafone e Ericsson. O DV viu in loco as soluções testadas e revela-lhe os resultados.

Leixões recebe 115 carros da Autoeuropa por dia prontos a exportar

É ao ritmo de 115 carros recebidos por dia que o Porto de Leixões aguarda a chegada de um navio que exporte os veículos vindos da Autoeuropa, em Palmela, escoados pelo Norte devido à crise dos semicondutores.

“Já vamos com um embarque de 2.400 carros e um desembarque de 353 carros, todos do grupo Volkswagen”, explicou à Lusa Nuno Rosa Lopes, diretor de exploração do Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões (TCGL), do Grupo ETE que, juntamente com outra empresa do grupo (Navex), tem a cargo a operação logística.

A 2 DE MARÇO

Encontro de Transportes Marítimos e Portos

O Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa tem a honra de convidar V. Ex.ª e Exma. Família a assistirem ao Encontro de Transportes Marítimos e Portos promovido pela Secção de Transportes que terá lugar no dia 2 de Março de 2023, pelas 09h30, no Auditório Adriano Moreira.

APDL empenhada em resolver o descontentamento dos transportadores

O sistema de gestão de terminais Navis4 é o mais utilizado em todo o mundo e já está a operar em Leixões, garantindo a interoperabilidade entre os diversos sistemas de informação do porto, na senda da digitalização e automação dos processos operacionais nos terminais de contentores.

Com esta mudança, são esperados benefícios ao nível da eficiência de gestão operacional, designadamente na otimização da movimentação de contentores, pelo incremento da eficiência das suas operações marítimas, terrestres e ferroviárias, garantindo, pela padronização do sistema de transmissão de informação, a eficácia na interoperabilidade entre todos os ativos da operação e sistemas de informação.

Atlânticoline participa em exercício com cenário de derrame de combustível para o mar no porto da Horta

A BENCOM – Armazenagem e Comércio de Combustíveis, S.A. promoveu no Porto da Horta um exercício simulando um acidente durante um abastecimento de combustível no Terminal Marítimo, com cenário de derrame para o mar.

A Atlânticoline esteve envolvida no exercício, no qual participaram o navio “Cruzeiro do Canal” e respectiva tripulação.

Clientes dão nota positiva ao Porto de Setúbal

No âmbito do Sistema de Qualidade, Ambiente e Segurança, foi elaborado um Inquérito de Satisfação dos Clientes do Porto de Setúbal, com o objetivo de avaliar a percepção da qualidade dos serviços prestados pela APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e pelas empresas que prestaram serviços no porto no ano de 2022.

Os resultados apurados e a sua análise evidenciam que os destinatários do Inquérito, estão globalmente satisfeitos com os serviços fornecidos no Porto de Setúbal, atribuindo uma avaliação global de Satisfatório ou Muito Satisfatório. Esta avaliação permite a posterior identificação de potenciais oportunidades de melhoria dos serviços prestados e consequentemente desenvolver ações de aperfeiçoamento, corretivas e preventivas, de melhoria contínua e de aumento do grau de satisfação dos clientes.
 

Fábrica Júdice Fialho de S. José em Portimão

A fábrica de conservas de sardinha de S. José localiza-se no local denominado da Esperança, rua de S. José, freguesia e concelho de Portimão, distrito de Faro, e teve concessão de alvará n.º 4159 de 14-10-1923 (ou 14-7-1924). Construída de raiz, terminou a sua instalação a 5-7-1892, especializando-se em conservas de sardinha.

Total: 5972
1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299