Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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MARE-ULisboa
TEIAS TRÓFICAS: Energia em Movimento
As relações que se podem estabelecer entre organismos no meio natural são bastante variadas. Nesta atividade pretende-se mostrar a forma como a alimentação estão na base das mais variadas associações entre organismos, bem como descrever sumariamente os principais métodos qualitativos e quantitativos empregues no estudo das relações alimentares entre seres vivos.
Ao longo da apresentação serão analisadas as vantagens e inconvenientes de cada tipo de método, juntamente com exemplos da utilidade desta sessão. No final, a turma será capaz de construir uma teia trófica, compreendendo que as ameaças a um elo da teia, ameaçam o equilíbrio de todo o ecossistema.
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Ciência Viva no Laboratório 2025 | A 11 de Julho, em Peniche
Da Casca ao Mar: Ração Sustentável para Aquacultura
Durante uma semana, vais explorar o fascinante mundo das medusas e o seu papel nos ecossistemas marinhos, analisar a sua composição bioquímica e investigar o seu potencial para a indústria alimentar e nutracêutica. Através de saídas de campo, atividades laboratoriais e experiências sensoriais, irás descobrir como podemos valorizar estes organismos, e transformar um desafio ecológico em soluções inovadoras.
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MARE-ULisboa e MARE-IPLeiria
O OCEANO É UMA GRANDE CASA
Aproximadamente 71% da superfície da Terra é coberta pelo oceano, e nele encontramos as mais diversas formas de vida, desde organismos microscópicos, de enorme importância ecológica, aos gigantes cetáceos como as baleias. Serão abordados os vários tipos de ecossistemas/habitats existentes no oceano, a sua biodiversidade assim como a sua importância e ameaças. No final os alunos jogarão ao Quiz dos Oceanos!
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Do museu à praia, alunos de Benfica estão a despertar para a literacia do oceano
Escola Pedro de Santarém integra fase piloto de projecto de literacia do oceano. Alunos visitaram Museu do Mar e apanharam lixo na praia de Algés. Escola deve “despertar consciências”, diz professora.
Onde começa o oceano? Numa das muitas praias da costa portuguesa, nos estuários dos rios? O oceano pode começar nas sarjetas, como aquelas que se encontram no recreio das escolas. É para lá que a água da chuva escorre e leva lixo arrastado, que acaba no mar. Esta é uma possível interface que traz as questões relacionadas ao oceano para mais perto dos estudantes e das escolas, promovendo o tipo de literacia que está a ser trabalhada por Maria João Pimentel e Sílvia Menezes, duas professoras bibliotecárias, e Aida Gracioso, professora de História e Geografia, na Escola Pedro de Santarém, que pertence ao agrupamento de escolas de Benfica.
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MARE-ULisboa, MAREFOZ e MARE-UÉvora
O MARE VAI À PRAIA
Com os investigadores do MARE, os alunos visitarão uma praia rochosa e a sua zona de maré e poderão verificar in situ a biodiversidade proporcionada por estas áreas. Ficarão ainda a conhecer a relação que os organismos estabelecem com o seu habitat e as adaptações anatómicas e comportamentais que desenvolvem em relação ao meio e às condições a que estão sujeitos.
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Projeto Emc2 - Livro de Actividades - Explorar Matos de Camarinha da Costa
O projeto Emc2 “Explorar Matos de Camarinha da Costa” promove actividades de aprendizagem na natureza sobre a riqueza da flora costeira.
As actividades “Visita de Estudo” e “Botânica e Arte” centradas na camarinha - Corema album (L.) D. Don – realçam o valor das plantas endémicas. Este livro disponibiliza várias fichas para futuro uso por qualquer organização e/ou escola interessada.
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Ciência Viva no Laboratório 2025 | EM SETÚBAL, A 14 E 25 DE JULHO
Sustentabilidade e Pesca Artesanal - Navegando com a arte xávega na Costa da Caparica
Este estágio de verão oferece-te a oportunidade de mergulhar no mundo da investigação da literacia oceânica, participando activamente numa investigação sobre a pesca artesanal. Esta investigação está a ser desenvolvida numa das artes de pesca local - a arte xávega, hoje reconhecida como património cultural imaterial de Portugal.
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MARE-ULisboa e MARE-UÉvora
BIÓLOGO POR UM DIA
Nesta sessão é dado a conhecer o trabalho desenvolvido pelos biólogos e como este contribui para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade. Os alunos irão aprender a identificar diferentes espécies de peixe da nossa costa, distinguindo as suas características externas e diferentes adaptações ao habitat, irão ainda assistir à dissecção de um exemplar, podendo assim observar a sua anatomia interna. No final, todos irão entender que o consumo sustentável de pescado contribui para um oceano mais saudável.
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Dessalinização | actividade emergente da economia azul | oportunidades e desafios
A dessalinização é actualmente considerada uma atividade emergente da economia azul, em paralelo com a biotecnologia azul e as energias renováveis oceânicas. A possibilidade de produzir água doce a partir de água do mar, água salobra ou águas residuais – processo conhecido como dessalinização – constitui uma das possíveis acções para enfrentar o desafio da escassez de água e da (in)segurança hídrica.
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MARE | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
O MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente é um centro de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação nacional, que desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade, em estreita parceria com outros centros de investigação nacionais e internacionais.
É um centro multipolar, constituído por sete polos, seis em instituições de ensino superior portuguesas: Universidade de Coimbra (MARE-UCoimbra), Instituto Politécnico de Leiria (MARE-IPLeiria), Universidade de Lisboa (MARE-ULisboa), Universidade Nova de Lisboa (MARE-NOVA), ISPA - Instituto Universitário (MARE-ISPA), e Universidade de Évora (MARE-UÉvora), e um no arquipélago da Madeira (MARE-Madeira).
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FUNCHAL, MADEIRA
Alunos do ISAL realizam visita de estudo ao Marella Explorer
Os Portos da Madeira e a Marella Cruises, da companhia de cruzeiros TUI UK&I’s proporcionaram uma visita a bordo do navio Marella Explorer a um grupo de alunos do Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL).
Esta foi uma oportunidade para os estudantes dos cursos de Turismo e de Gestão de Empresas conhecerem mais sobre o turismo de cruzeiros e sobre as oportunidades de carreira que esta indústria oferece.
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Projecto Escolas leva mais de 200 alunos ao Porto de Setúbal
O Porto de Setúbal recebeu, nas últimas duas semanas, mais de 200 alunos no âmbito do Projecto Escolas – uma iniciativa que visa aproximar a comunidade educativa da realidade portuária e sensibilizar os mais jovens para a importância estratégica dos portos no desenvolvimento económico e social da região e do país.
As visitas contaram com a participação de estudantes da Escola Secundária Lima de Freitas, de Setúbal, e da Escola Secundária de Casquilhos, do Barreiro. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma das infraestruturas portuárias mais relevantes a nível nacional, numa experiência pedagógica enriquecedora e dinâmica.
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ESTA QUARTA-FEIRA, 14 DE MAIO
UNIVERSIDADE PORTUCALENSE DEBATE O FUTURO DOS OCEANOS
Esta quarta-feira, 14 de maio, pelas 14h30, a Universidade Portucalense acolhe, no auditório 201, a mesa-redonda “Sensibilizar para o Património dos Oceanos e dos Mares”, uma iniciativa inserida nas comemorações do Dia Europeu do Mar.
O encontro estará focado na sustentabilidade ambiental, na proteção da biodiversidade marinha, na economia azul e na preservação do património marítimo, natural e cultural.
Com o objetivo de estimular a consciência crítica e o conhecimento interdisciplinar sobre a importância estratégica dos oceanos e mares, o debate irá cruzar perspetivas do Direito, Ciências do Mar, Turismo, Cultura e Geografia.
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Form.Apat: Ciber-Segurança e Inteligência Artificial entre as novidades para 2025
O novo Plano de Formação, assim como o respectivo calendário para 2025, foram já lançados: a Formação da APAT (também conhecida como Form.Apat), conta com duas novidades na oferta formativa, comprovando o olhar atento que a associação mantém no que concerne às novas tendências globais que estruturam a Logística. Pela importância, já incontornável, que detém na operação das empresas, a Ciber-Segurança e a Inteligência Artificial (IA) passaram a integrar os cursos da APAT para 2025.
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Estudantes internacionais do programa BeST-BIP 2025 visitam o Porto de Setúbal
O Porto de Setúbal recebeu um grupo de estudantes internacionais no âmbito do programa “Blended Intensive Program in Beyond Sustainability Training (BeST-BIP 2025)”, promovido pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS).
Este programa multidisciplinar e internacional reúne participantes de várias instituições de ensino superior, nomeadamente o Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal), a Universidade de Ciências Aplicadas de Fulda (Alemanha), a Universidade de Warmia e Mazuri (Polónia) e a Universidade Romano-Americana (Roménia), com o objetivo de promover o debate em torno de práticas sustentáveis em contextos empresariais e institucionais.
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Universidade de Coimbra | Inscrições abertas
3.ª edição do Curso de Restauro Ecológico de Rios e Sistemas Costeiros
A Universidade de Coimbra abriu inscrições para a 3.ª edição do curso breve "Restauro Ecológico de Rios e Sistemas Costeiros", com início previsto no dia 23 de junho e final a 27 de junho de 2025, a ser lecionado no Campus da Universidade da Coimbra na Figueira da Foz.
O curso é organizado pelos investigadores da UC, Departamento de Ciências da Vida, Maria João Feio e João Neto. Fazem parte do programa mais de uma dezena de palestras de professores que irão abordar temas como a história do restauro ecológico em rios e estuários, drenagem urbana e gestão de cheias ou avaliação de risco ambiental em zonas portuárias.
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Porto de Setúbal recebe estudantes da NTNU Maritime, da Noruega
O Porto de Setúbal recebeu a visita de um grupo de 70 estudantes da NTNU Maritime – Norwegian University of Science and Technology, no âmbito de uma deslocação técnica dedicada às energias renováveis e à sustentabilidade no setor marítimo-portuário.
O programa teve início com um percurso pelos principais terminais portuários – Terminal Multiusos (Zona 1 – carga geral), Terminal de Contentores (Zona 2) e Terminal Roll-on/Roll-off (veículos) – permitindo aos estudantes um contacto direto com as operações logísticas e as infraestruturas que sustentam a atividade do porto.
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Funcionários da «Portos dos Açores» receberam formação sobre combate à poluição marítima
A Portos dos Açores participou recentemente na formação de combate à poluição no mar, realizado na Praia da Vitória, sob coordenação da Autoridade Marítima Nacional.
Este treino contou com 32 formandos e teve como objetivo reforçar a capacidade de resposta a incidentes ambientais, assegurando a proteção dos mares.
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A 30 DE ABRIL
16.ªs Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
A Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente (SHRHA) do Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos (DECG) da FEUP realiza no dia 30 de abril as 16.ªs Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente (JHRHA).
Trata-se de um evento de referência que tem contado ao longo dos anos com o envolvimento de várias instituições públicas e empresas privadas com atividade e interesses no sector da Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.
De referir que a 15ª edição teve mais de 300 inscrições e o número de participantes efetivo foi superior a 200.
Como é usual, a edição deste ano terá uma sessão sobre Engenharia Costeira e Portuária e Energias Renováveis Marinhas.
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Alunos da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique visitam Porto de Sines
A Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS) recebeu a visita dos alunos das licenciaturas de Gestão Portuária, Transportes e Logística e Pilotagem, da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.
O Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, destacou a importância da colaboração entre o Porto de Sines e a Escola Náutica, sublinhando ainda na sua intervenção o papel fundamental do porto no enriquecimento académico e na formação dos futuros profissionais da área, além de reforçar a essencial relação entre a academia e o setor portuário.