Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CRISTIANO VIEIRA:

Queremos capacitar o sector marítimo com ferramentas do século XXI”

  O ISQ está a liderar a revolução digital na formação do sector marítimo com o lançamento de uma plataforma inovadora no contexto do Portugal Blue Digital Hub (PBDH). A iniciativa, que integra um consórcio nacional de referência na economia do mar, promete transformar a qualificação de profissionais e organizações ligadas ao mar, alinhando-as com os desafios da transição digital e ecológica.

Com o serviço Bluetech Training, o ISQ será responsável pelo desenvolvimento e operacionalização da plataforma, disponibilizando cursos focados em competências digitais e sustentáveis. “Queremos capacitar o setor marítimo com ferramentas à altura da economia azul do século XXI”, afirma Cristiano Vieira, responsável do projeto no ISQ.

Cibersegurança e digitalização transformam o futuro das profissões do mar

  O sector marítimo português está a atravessar uma rápida transição digital, onde a cibersegurança assume papel central e a procura por talento qualificado supera largamente a oferta. A Escola Náutica Infante D. Henrique surge como referência na preparação de profissionais para esta nova realidade.

O primeiro episódio do podcast “Por Mares Navegados” trouxe ao debate a relação entre tecnologia e profissões do mar, com a participação de Ricardo Póvoa, coordenador do curso de Engenharia Informática da Escola Náutica Infante D. Henrique. O docente destacou que a Organização Marítima Internacional (OMI) considera a cibersegurança uma prioridade desde 2017, após uma vaga de ataques informáticos ao sector.

NRP SAGRES regressa a Lisboa a 6 de Setembro

  A Viagem de Instrução 2025 do NRP Sagres que teve início a 21 de julho, termina dia 6 de setembro em Lisboa, tendo contado com a presença de 46 cadetes da Escola Naval do curso Nicolau Coelho (2.º ano).

O navio participou no encontro de grandes veleiros Tall Ships Race Esbjerg, na Dinamarca, na Sail Bremerhaven 2025, na Alemanha e na Sail Amsterdam 2025, nos Países Baixos, que este ano comemorou os seu 50.º aniversário e os 750 anos da cidade de Amesterdão. Antes do regresso a Portugal, o NRP Sagres escalou o porto galego da Corunha.

A 25 DE SETEMBRO

1.ª edição do Set your course | ENIDH Career Day

 A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique encontra-se a organizar a 1.ª edição do "Set your course – ENIDH Career Day", a decorrer nas instalações da escola, no dia 25 de setembro.

O Career Day pretende afirmar-se como um momento estratégico de ligação entre empresas e profissionais do mar. Tem como principal objetivo promover o emprego, as carreiras e as atividades ligadas à economia azul, constituindo uma oportunidade estratégica para as empresas e organizações apresentarem as suas oportunidades de recrutamento e potenciarem a sua visibilidade junto de estudantes e diplomados da ENIDH e do público em geral.

Cátedra entre o Porto de Aveiro e a UA

  Já se iniciaram os trabalhos da cátedra não académica entre o CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, unidade de investigação da Universidade de Aveiro (UA), e o Porto de Aveiro. Esta iniciativa pioneira no contexto nacional visa aprofundar o conhecimento científico na interface entre a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico ligado ao setor portuário.

O desenvolvimento do Porto de Aveiro implica intervenções na melhoria das suas acessibilidades marítimas e infraestruturas portuárias. Estes projetos, a par dos efeitos esperados das alterações climáticas — como a subida do nível do mar, o aumento da erosão costeira ou o assoreamento — exigem um conhecimento aprofundado que permita compatibilizar o crescimento do Porto com a zona envolvente. Os trabalhos da Cátedra vão incidir, assim, sobre temas como a modelação hidrodinâmica, a avaliação dos impactes ambientais das operações portuárias e a sua adaptação às alterações climáticas, com especial atenção à Ria de Aveiro, um ecossistema classificado como Zona de Proteção Especial (ZPE).

EXPOSIÇÃO NO FUNCHAL ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2025

Missão: Restaurar o Oceano

  No âmbito da Semana do Ambiente foi inaugurada a 6 de junho a exposição temporária "Missão: Restaurar o Oceano", no Museu de História Natural do Funchal.

A exposição tem como objetivo despertar a consciência do público para a relevância dos ecossistemas de macroalgas e promover o conhecimento sobre a rica biodiversidade marinha presente na Região Autónoma da Madeira. Paralelamente, procura dar visibilidade ao trabalho de recuperação ambiental levado a cabo ao longo da costa madeirense nos últimos dois anos, no âmbito do projeto europeu CLIMAREST, financiado pelo programa Horizonte da União Europeia, que se dedica à regeneração de habitats marinhos afetados por impactos climáticos e atividades humanas em cinco zonas europeias.

Porto de Sines: arranca a actividade da Port Cyber Arena

  A Port Cyber Arena iniciou a sua actividade com a realização das primeiras ações de formação na área da Cibersegurança a terem lugar já no corrente mês de julho.

As sessões inaugurais contaram com a participação de profissionais de outros portos nacionais e membros da comunidade portuária de Sines, reforçando o objetivo deste projeto, ao nível da capacitação do setor portuário e logístico nacional, numa perspetiva de parceria e partilha de experiências.

A 6 E 7 DE NOVEMBRO, NA FIGUEIRA DA FOZ

XII Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária

  Nos dias 6 e 7 de Novembro de 2025 terão lugar, no Pequeno Auditório do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e no Auditório do Museu Municipal Santos Rocha, as 12as Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária.

Do museu à praia, alunos de Benfica estão a despertar para a literacia do oceano

 Escola Pedro de Santarém integra fase piloto de projecto de literacia do oceano. Alunos visitaram Museu do Mar e apanharam lixo na praia de Algés. Escola deve “despertar consciências”, diz professora.

Onde começa o oceano? Numa das muitas praias da costa portuguesa, nos estuários dos rios? O oceano pode começar nas sarjetas, como aquelas que se encontram no recreio das escolas. É para lá que a água da chuva escorre e leva lixo arrastado, que acaba no mar. Esta é uma possível interface que traz as questões relacionadas ao oceano para mais perto dos estudantes e das escolas, promovendo o tipo de literacia que está a ser trabalhada por Maria João Pimentel e Sílvia Menezes, duas professoras bibliotecárias, e Aida Gracioso, professora de História e Geografia, na Escola Pedro de Santarém, que pertence ao agrupamento de escolas de Benfica.

ECONOMIA AZUL SUSTENTÁVEL E REGENERATIVA

NOVA FCT e C2EA lançam Pós-Graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa

  A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) e Centro de Competência em Economia Azul (C2EA) lançam uma pós-graduação em Economia Azul Sustentável e Regenerativa. A coordenação é assegurada por Álvaro Sardinha, consultor e formador internacional, especialista em economia azul e desenvolvimento sustentável e regenerativo, fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul (C2EA); e por José Carlos Ferreira, Professor Associado do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), e investigador do MARE (NOVA). As inscrições estão abertas.

MARE-ULisboa e MARE-IPLeiria

O OCEANO É UMA GRANDE CASA

 Aproximadamente 71% da superfície da Terra é coberta pelo oceano, e nele encontramos as mais diversas formas de vida, desde organismos microscópicos, de enorme importância ecológica, aos gigantes cetáceos como as baleias. Serão abordados os vários tipos de ecossistemas/habitats existentes no oceano, a sua biodiversidade assim como a sua importância e ameaças. No final os alunos jogarão ao Quiz dos Oceanos!

MARE-ULisboa

TEIAS TRÓFICAS: Energia em Movimento

 As relações que se podem estabelecer entre organismos no meio natural são bastante variadas. Nesta atividade pretende-se mostrar a forma como a alimentação estão na base das mais variadas associações entre organismos, bem como descrever sumariamente os principais métodos qualitativos e quantitativos empregues no estudo das relações alimentares entre seres vivos.

Ao longo da apresentação serão analisadas as vantagens e inconvenientes de cada tipo de método, juntamente com exemplos da utilidade desta sessão. No final, a turma será capaz de construir uma teia trófica, compreendendo que as ameaças a um elo da teia, ameaçam o equilíbrio de todo o ecossistema.

Ciência Viva no Laboratório 2025 | A 11 de Julho, em Peniche

Da Casca ao Mar: Ração Sustentável para Aquacultura

  Durante uma semana, vais explorar o fascinante mundo das medusas e o seu papel nos ecossistemas marinhos, analisar a sua composição bioquímica e investigar o seu potencial para a indústria alimentar e nutracêutica. Através de saídas de campo, atividades laboratoriais e experiências sensoriais, irás descobrir como podemos valorizar estes organismos, e transformar um desafio ecológico em soluções inovadoras.

MARE-ULisboa, MAREFOZ e MARE-UÉvora

O MARE VAI À PRAIA

 Com os investigadores do MARE, os alunos visitarão uma praia rochosa e a sua zona de maré e poderão verificar in situ a biodiversidade proporcionada por estas áreas. Ficarão ainda a conhecer a relação que os organismos estabelecem com o seu habitat e as adaptações anatómicas e comportamentais que desenvolvem em relação ao meio e às condições a que estão sujeitos.

Projeto Emc2 - Livro de Actividades - Explorar Matos de Camarinha da Costa

O projeto Emc2 “Explorar Matos de Camarinha da Costa” promove actividades de aprendizagem na natureza sobre a riqueza da flora costeira.

As actividades “Visita de Estudo” e “Botânica e Arte” centradas na camarinha - Corema album (L.) D. Don – realçam o valor das plantas endémicas. Este livro disponibiliza várias fichas para futuro uso por qualquer organização e/ou escola interessada.

Ciência Viva no Laboratório 2025 | EM SETÚBAL, A 14 E 25 DE JULHO

Sustentabilidade e Pesca Artesanal - Navegando com a arte xávega na Costa da Caparica

 Este estágio de verão oferece-te a oportunidade de mergulhar no mundo da investigação da literacia oceânica, participando activamente numa investigação sobre a pesca artesanal. Esta investigação está a ser desenvolvida numa das artes de pesca local - a arte xávega, hoje reconhecida como património cultural imaterial de Portugal.

MARE-ULisboa e MARE-UÉvora

BIÓLOGO POR UM DIA

  Nesta sessão é dado a conhecer o trabalho desenvolvido pelos biólogos e como este contribui para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade. Os alunos irão aprender a identificar diferentes espécies de peixe da nossa costa, distinguindo as suas características externas e diferentes adaptações ao habitat, irão ainda assistir à dissecção de um exemplar, podendo assim observar a sua anatomia interna. No final, todos irão entender que o consumo sustentável de pescado contribui para um oceano mais saudável.

Dessalinização | actividade emergente da economia azul | oportunidades e desafios

 A dessalinização é actualmente considerada uma atividade emergente da economia azul, em paralelo com a biotecnologia azul e as energias renováveis oceânicas. A possibilidade de produzir água doce a partir de água do mar, água salobra ou águas residuais – processo conhecido como dessalinização – constitui uma das possíveis acções para enfrentar o desafio da escassez de água e da (in)segurança hídrica.

MARE | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

 O MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente é um centro de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação nacional, que desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade, em estreita parceria com outros centros de investigação nacionais e internacionais.

É um centro multipolar, constituído por sete polos, seis em instituições de ensino superior portuguesas: Universidade de Coimbra (MARE-UCoimbra), Instituto Politécnico de Leiria (MARE-IPLeiria), Universidade de Lisboa (MARE-ULisboa), Universidade Nova de Lisboa (MARE-NOVA), ISPA - Instituto Universitário (MARE-ISPA), e Universidade de Évora (MARE-UÉvora), e um no arquipélago da Madeira (MARE-Madeira).

FUNCHAL, MADEIRA

Alunos do ISAL realizam visita de estudo ao Marella Explorer

Os Portos da Madeira e a Marella Cruises, da companhia de cruzeiros TUI UK&I’s proporcionaram uma visita a bordo do navio Marella Explorer a um grupo de alunos do Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL).

Esta foi uma oportunidade para os estudantes dos cursos de Turismo e de Gestão de Empresas conhecerem mais sobre o turismo de cruzeiros e sobre as oportunidades de carreira que esta indústria oferece.

Total: 196
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10