Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


CENTRO CIÊNCIA VIVA DE LAGOS

Saída de Campo «Biodiversidade das Poças de Maré»

Descobrir a biodiversidade de uma poça de maré. Numa visita a uma praia rochosa vamos identificar e descobrir os organismos que vivem nas regiões entre marés.

20 DE OUTUBRO | MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Seminário «Sustentabilidade e Literacia Azul»

A VII edição do Seminário Desafios do Mar Português decorre a 20 de outubro de 2018, por ocasião do 17º Aniversário da Ampliação e Remodelação do MMI. Serão parceiros deste evento a Fundação Oceano Azul e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro.

Escola Azul

Uma Escola Azul envolve ativamente a comunidade escolar na compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano, e articula as suas atividades e iniciativas com a comunidade local e com os diferentes atores do setor do mar.

ESCOLA AZUL

Sabia que se conhece mais a lua que o fundo do mar?

Workshop com visualização de vídeos de projetos arqueológicos subaquáticos. No âmbito desta atividade, pretende-se demonstrar o que é a arqueologia subaquática, que tipo de património pode ser observado no mundo submerso, quais as técnicas e ferramentas usadas pelos investigadores e como e que tipo de trabalhos são desenvolvidos. A afirmação inicial será usada como ponto de partida para criar interesse, estimular os sentidos e sensibilizar. No final os alunos experimentarão o uso de símbolos para comunicação debaixo de água e interação com os equipamentos de trabalho arqueológico subaquático, incluindo o escafandro de mergulho.

CENTRO CIÊNCIA VIVA DE LAGOS

Oficina «Peixes por Fora Peixes por Dentro»

Descobrir a biodiversidade de um Mercado de Peixe e conhecer as histórias das espécies que lá encontramos. Depois comparamos a anatomia interna e externa dos peixes e descobrimos a classificação dos principais grupos desta grande classe. Inclui uma visita ao mercado do peixe.

ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 20

Crescimento Azul em debate na Universidade do Algarve

O crescimento azul vai estar em debate na Universidade do Algarve, na manhã desta sexta-feira, 20 de Julho, numa iniciativa marcada para as 9h30, na sala de seminários da Reitoria, no Campus de Gambelas da UAlg, em Faro.

O evento “Blue Hub – Serviços e tecnologias para o Crescimento Azul”, realizado no âmbito dos projetos europeus “PROteuS”, “Pelagos” e “Maestrale”, do programa Interrreg MED, vai juntar especialistas, que vão falar sobre temas ligados ao desenvolvimento sustentável dos sectores marinho e marítimo.

FIGUEIRA DA FOZ

Lista de espera nas actividades do Ciência Viva

O Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra e o Laboratório MAREFOZ unem-se, pelo terceiro ano consecutivo, para realizar três actividades na Figueira da Foz, no âmbito do programa Ciência Viva no Verão. Assim, repetem-se os eventos Olhó Peixe Fresquinho! (no Mercado Municipal Engenheiro Silva), Às Voltas na Salina (no Núcleo Museológico do Sal) e Às Voltas na Praia (na Praia da Tamargueira).

FIGUEIRA DA FOZ | 20 DE JULHO

Biblioteca Municipal acolhe «Tesouros no Mar»

A Biblioteca Municipal da Figueira da Foz acolhe, dia 20 de julho, pelas 10h30, a palestra / workshop «Tesouros no mar», dinamizada pelo professor Leonel Pereira.
A iniciativa é gratuita, dirigida ao público em geral e tem como objectivo dar a conhecer as algas - alimento natural, com elevado valor nutritivo, mas reduzido valor calórico- e as suas potencialidades de utilização, quer na indústria alimentar, quer na farmacêutica.

AGORA COM SITE EM PORTUGUÊS

MOST Iberia 2018 em Outubro

A Escola Europeia – Intermodal Transport, em colaboração com a Associação Portuguesa do Transprte Marítimo de Curta Distância (APTMCD) – Intermodal Promotion Centre de Portugal lança, mais uma vez, um curso de logística marítima intermodal, com início a 20 de Outubro e fim a 23 de Outubro, destinado a portugueses e espanhóis do sector, podendo este potenciar “o intercâmbio de experiências e conhecimentos e favorecendo o networking”.

APDL continua a apostar na formação

O Centro de Formação da APDL organiza, este mês de Julho, um curso de “Gestão de Informação em Excel”, cujo principal objectivo é dar a conhecer aos participantes um conjunto de técnicas que proporcione uma mais valia na forma de gerir informação em Excel.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, NA SGL

Conferência «A economia do Mar no orçamento nacional»

A Secção de Geografia dos Oceanos da SGL organiza, esta segunda-feira, a conferência “A economia do Mar no orçamento nacional”, a ser proferida por António Rebelo de Sousa (ISCSP), na SGL (auditório Adriano Moreira).

Início às 17:00.

Este evento prossegue o 3.º ciclo de conferências do Seminário do Mar dedicado a “20 Anos de Políticas Públicas”.

Crianças de Cervães fizeram baptismo de mar com a Polícia Marítima em Leixões

No seguimento de um convite feito pela Polícia Marítima sediada no Porto de Leixões, 22 alunos do 4º ano da EB1 JI de Sobral – Cervães, ,tiveram o seu baptismo de mar.
Algumas semanas antes, os agentes desta força de segurança marítima, Campelo Rodrigues e Silva Costa, tinham estado na escola numa sessão de divulgação dos seus serviços e competências, muito do agrado da pequenada, que quis saber tudo sobre a sua actividade.

EM OUTUBRO

CPC realiza curso de Afretamento Marítimo

O Conselho Português de Carregadores (CPC) vai realizar, em Outubro, um Curso dedicado ao Afretamento Marítimo. Este curso surge como forma de dar resposta às necessidades de formação dos associados da CPC.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, NA SGL

Conferência «Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional»

A Secção de Geografia dos Oceanos da SGL organiza, esta segunda-feira, a conferência “Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional”, a ser proferida por Francisco Andrade (FCUL e MARE-UL), na SGL (auditório Adriano Moreira). Início às 17:00.

Este evento prossegue o 3.º ciclo de conferências do Seminário do Mar dedicado a “20 Anos de Políticas Públicas”.

2 A 13 DE JULHO

II CURSO BREVE | DIREITO DO MAR

Decorre de 2 a 13 de Julho o II Curso Breve sobre o Direito do Mar, este ano com a duração de duas semanas, num total de 30 horas de formação, em regime pós-laboral, entre as 18h00 e as 21h00.

A primeira semana será dedicada ao ensino dos aspectos essenciais do Direito do Mar, enquanto que a segunda semana se destina exclusivamente aos temas mais relevantes da actualidade.

ÍLHAVO

Escolas da Gafanha da Encarnação vão ao Encontro Nacional Escola Azul

Escolas da Gafanha da Encarnação preparam a participação no primeiro Encontro Nacional Escola Azul, em Sines, com a representação dos Alunos Embaixadores Escola Azul, acompanhados pela coordenadora do projeto Escola Azul, pela coordenadora do Projeto Eco-Escolas no 1.º Ciclo e pela professora embaixadora Escola Azul, Ana Paula Vizinho.

A informação foi confirmada no rescaldo da entrega das primeiras bandeiras “Escola Azul” do Município de Ílhavo hasteadas na Escola Básica da Gafanha da Encarnação e Escola Básica da Costa Nova.

EM SINES, A 14 E 15 DE JUNHO

1.º Encontro Nacional Escola Azul

O 1.º Encontro Nacional Escola Azul decorre em Sines, nos dias 14 e 15 de Junho, com organização da Direção-Geral de Política do Mar e apoio do Sines Tecnopolo. Vai incluir debates, apresentações, sessões temáticas e muitos desafios, tanto hands-on como minds-on. E porque não queremos que o Encontro fique só à beira-mar, teremos ainda preparadas várias experiências de mar para os nossos participantes.

Os alunos embaixadores são um elemento fulcral no sucesso de qualquer Escola Azul e vai ser-lhes dado o devido destaque no Encontro Nacional Escola Azul Júnior, onde vão participar em dinâmicas de grupo, atividades práticas e muitas mais surpresas.
 

Porto de Lisboa visitado por estudantes da Universidade de Baden-Wuerttemberg

Foi no dia 15 de Maio que o Porto de Lisboa recebeu a visita de um grupo de estudantes provenientes da Universidade Estadual Cooperativa de Baden-Wuerttemberg, na Alemanha. Os formandos alemães – acompanhados pelo professor – frequentam cursos na área de economia e serviços financeiros, com interesse na área portuária, informa a APL.

MAREECOFIN

PwC Economia e Finanças do Mar | Reunião de Primavera 2018

No âmbito do projeto de responsabilidade social relacionado com o desenvolvimento da economia do mar em Portugal, a PwC vai realizar, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da EGEAC e do Padrão dos Descobrimentos, uma reunião sobre temas económicos e financeiros relacionados com as atividades do mar.

ESTA QUINTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR PRESIDE À CERIMÓNIA DE TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DA ENIDH

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside esta quinta-feira, dia 10 de Maio, às 17h30, à Cerimónia de Tomada de Posse do Presidente da ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, Luís Baptista.
A cerimónia decorrerá no Campus da ENIDH, no Auditório da DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, em Paço de Arcos.

Total: 530