Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTE SÁBADO

Fragata D. Fernando II e Glória com visitas guiadas para toda a família

A Fragata D. Fernando II e Glória, atracada em Cacilhas, vai promover este sábado, dia 22 de janeiro, visitas guiadas, que prometem ser uma experiência memorável para os visitantes.

​O "Marinheiro Sardinha" guiará a visita, contando a história do último navio exclusivamente à vela da Marinha Portuguesa, na primeira pessoa. O grande objetivo passa por proporcionar aos visitantes uma pequena teatralização, de modo a que se sintam envolvidos na História, destacando algumas curiosidades que enaltecem a história do navio.

A 19 DE JANEIRO

Webinar #1 - Tecnologias e Ferramentas de Inovação

Começa o ciclo de webinars do projeto INOVSEA, com o Webinar#1, que irá explorar as oportunidades que a Indústria 4.0 oferece à Economia do Mar e como os seus atores podem dispor delas.

O objetivo é acelerar a transformação digital dos negócios e a mudança nos processos de gestão e operação das várias fileiras do mar, promovendo serviços e iniciativas de valor acrescentado para a capacitação da fileira.

COOPERAÇÃO ENTRE A CISCO NETWORKING ACADEMY DA ENIDH E A ESCOLA NAVAL

No âmbito do protocolo estabelecido entre a ENIDH e a Escola Naval, durante o 1º semestre do ano letivo 2021/2022 decorreu mais uma iniciativa conjunta, que proporcionou aos alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Naval-Ramo de Armas e Eletrónica da Escola Naval a frequência de cursos da Cisco Networking Academy (Academia Cisco da ENIDH).

PROJECTO MARINCADET

BOLSAS PARA ESTAGIÁRIOS DE CURSOS SUPERIORES MARÍTIMOS

A formação de oficiais da marinha mercante em Pilotagem, Engenharia de Máquinas Marítimas e Engenharia Eletrotécnica Marítima tem um papel determinante para o crescimento da Economia Azul, setor que o Governo definiu como prioritário para o desenvolvimento do país no âmbito da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030. Ao concluírem a sua formação académica, os licenciados dos cursos superiores marítimos, (praticantes), necessitam, por força da Convenção Internacional STCW (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers) da IMO – Organização Marítima Internacional, a que Portugal aderiu, de efetuar um período de estágio profissional e formativo de 12 meses a bordo de navios de mar, de modo a poderem iniciar a sua carreira profissional de oficial da marinha mercante.

ENIDH PARTICIPA NA CERIMÓNIA DE COMEMORAÇÃO DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA REPÚBLICA DO PANAMÁ

A ENIDH participou na cerimónia de comemoração do Bicentenário da Independência da República do Panamá, ocorrida em 1821, a convite do Embaixador do Panamá, Pablo Garrido Araúz, tendo igualmente sido convidados os alunos panamianos a estudar na ENIDH, diversas individualidades de embaixadas, nomeadamente de países da América, empresas que mantêm relações comerciais com o Panamá bem como de outras entidades.

Aquário Vasco da Gama dá salto tecnológico e visitantes ganham uma nova forma de ver o oceano

O Aquário Vasco da Gama (AVG) abriu, a 15 de dezembro, uma "Janela para o Oceano", um espaço onde será possível interagir com o oceano virtualmente, e "mergulhar" nas profundezas do mar. Esta janela consiste num ecrã interativo de grandes dimensões, um dos maiores da Península Ibérica, onde os visitantes poderão encontrar diversas espécies marinhas da Costa Portuguesa, descobrir o seu habitat e as suas características gerais e biológicas.

Academia Portuária de Setúbal criada pelo porto sadino

Academia Portuária de Setúbal (ACAPS) inicia atividade em fevereiro de 2022 e as inscrições já estão abertas. A ACAPS tem como objetivos proporcionar formação aos trabalhadores da comunidade portuária de Setúbal e de Sesimbra, colaborar com outros portos, associações e organismos nacionais e internacionais na área da formação portuária, apoiar a divulgação das matérias e questões portuárias na comunidade e junto das entidades externas interessadas, criando momentos de interação entre entidades e empresas do porto e empresas logísticas e prestar formação portuária à medida.

ENIDH

VISITA DE ESTUDO À DIRECÇÃO DE FARÓIS

No âmbito da unidade curricular Navegação I, os alunos do 1º ano da Licenciatura em Pilotagem, da ENIDH, enquadrados pelos professores Ricardo Lobato e Daniel Mestre, realizaram uma visita de estudo à Direcção de Faróis, seu pólo museológico e suas oficinas de manutenção dos meios de ajudas à navegação.

A Escola vai ao Porto da Figueira da Foz

Realizou-se a 23 de Novembro o segundo dia da iniciativa "A Escola Vai ao Porto", inserida no Open Days do Porto da Figueira da Foz. Desta feita, marcaram presença nas actividades 80 alunos do 4º ano pertencentes aos quatro agrupamentos de escolas da Figueira da Foz.

APS promove Webinar sobre Protecção

Com o objetivo de promover a consciencialização para a temática da proteção, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) organizou esta sexta-feira, dia 26 de novembro, um webinar que contou com a participação de representantes das Autoridades e Operadores Portuários dos portos de Sines, Faro e Portimão.

O evento teve como público-alvo os agentes de proteção dos operadores portuários, agentes de navegação, elementos da segurança privada e agentes económicos, que interagem sistematicamente com os portos em referência, sensibilizando para temas relativos à proteção dos navios, dos portos e das instalações portuárias.

AVEIRO

Universidade lança projecto sobre literacia do Oceano

O “ECOMARE: SOS Animais Marinhos”, projeto da Universidade de Aveiro (UA) sobre literacia do Oceano, foi lançado num workshop virtual inaugural que decorreu a 15, 16 e 17 de novembro, no formato online.

Biólogos da equipa do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do ECOMARE (CRAM-ECOMARE), deram a conhecer o seu trabalho a várias turmas das designadas “Escolas Azuis” do agrupamento de escolas da Gafanha da Encarnação e da Gafanha da Nazaré (concelho de Ílhavo), parceiras deste projeto. Uma Escola Azul envolve ativamente a comunidade escolar na compreensão da influência do Oceano nos humanos e da influência dos humanos no Oceano. Integra a comunidade local nas suas ações e interage com os parceiros da rede Escola Azul.

Curso Internacional de Pós-Graduação em Gestão Portuária e Logística

O Curso Internacional de Pós-Graduação em Gestão Portuária e Logística foi desenvolvido em parceria com a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).

A ENIDH é a única escola pública portuguesa vocacionada para a formação de Oficiais da Marinha Mercante e quadros superiores do sector Marítimo Portuário nas áreas da Intermodalidade, Gestão e Logística. Compete à Escola proporcionar uma sólida formação cultural, científica e técnica, desenvolver a capacidade de inovação e análise crítica e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e práticos dirigidos ao desempenho das atividades características do sector Marítimo Portuário.

ENIDH já tem operacional o novo simulador de navios-tanque fornecido pela Kongsberg

Concluiu-se recentemente o curso de formação de formadores do novo simulador de carga e descarga de navios tanque da ENIDH, fornecido pela empresa norueguesa Kongsberg, ao abrigo do projecto MARineSIM, com financiamento EEA GRANTS.

SUBMISSÃO DE RESUMOS ATÉ 26 DE NOVEMBRO

SINES ACOLHE AS 10.ªS JORNADAS PORTUGUESAS DE ENGENHARIA COSTEIRA E PORTUÁRIA

A 7 e 8 de Abril de 2022 decorrerão em Sines as 10.ªS JORNADAS PORTUGUESAS DE ENGENHARIA COSTEIRA E PORTUÁRIA, organizadas pela PIANC Portugal.
Estas Jornadas são hoje uma referência no meio técnico e científico da engenharia portuguesa, particularmente nos domínios da hidráulica marítima e da engenharia costeira e portuária.

Politécnico de Leiria promove Mês do Mar para aumentar consciência azul e alavancar a economia do mar

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, numa parceria alargada a múltiplas entidades, liderada pela Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), está a promover o Mês do Mar para assinalar o papel relevante que o mar assume nas mais diversas vertentes da sociedade.

Através da dinamização de palestras, workshops, conferências, acções de limpeza, exposições, entre outras actividades, ao longo de todo o mês de Novembro, a ESTM pretende fomentar a difusão de conhecimento, aumentar a consciência azul da sociedade e alavancar a economia do mar.

Universidade Portucalense junta-se à APAT para lançar Pós-graduação em Direito dos Transportes

Em colaboração com a APAT (Associação dos Transitários de Portugal), a Universidade Portucalense anunciou o lançamento de uma Pós-graduação focada em Direito dos Transportes de Mercadorias.

Segundo detalha a Universidade Portucalense, esta formação de Direito dos Transportes de Mercadorias decorrerá em formato online e tem como objectivos «capacitar os actores do comércio internacional e contribuir para a divulgação, junto de um público mais vasto, do papel essencial do Direito dos Transportes de Mercadorias como instrumento essencial na gestão da cadeia logística nacional e internacional».

ENIDH já recebeu o primeiro simulador do MARineSIM

Decorreu nas instalações da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) a sessão de entrega do primeiro simulador adquirido ao abrigo do Projecto MARineSIM, com financiamento do Programa EEA Grants.

Trata-se do simulador de carga e descarga de navios tanque (LCHS – Liquid Cargo Handling Simulator) fornecido pela reputada empresa nórdica Kongsberg, dotado de um posto de instrutor e oito postos de trabalho de alunos. «A demonstração de funcionamento decorreu da melhor forma tendo o simulador ficado totalmente operacional», adianta a ENIDH.

VIANA DO CASTELO

Porto de mar recebeu alunos e visitantes

Mais de duas centenas de alunos e diversos populares visitaram durante dois dias a área marítima e terrestre do porto de mar de Viana do Castelo. Nesse período, as portas daquele espaço estiveram abertas para a comunidade.

ESTA QUINTA-FEIRA

ENIDH será o palco da Conferência «Marine Simulator Training and Sustainable Shipping»

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) promove esta quinta-feira a conferência EEA GRANTS Conference on Marine simulator training and sustainable shipping, inserida no âmbito do projecto MARineSIM, que conta com a participação de especialistas das universidades parceiras da ENIDH (NTNU e USN), bem como de especialistas nacionais.

RUI RAPOSO:

ENIDH poderá ser «fundamental» na investigação para uma descarbonização efectiva

A ENIDH assinalou, no dia 19, 97 anos de existência. Rui Raposo, na condição de Presidente do Conselho Geral da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), teve uma das intervenções de destaque, dissertando sobre os incontornáveis temas da digitalização e automação no sector do transporte marítimo, a forma dissonante e incerta como o processo de descarbonização tem sido levado a cabo e o papel da escola nesta problemática global.

Total: 840