Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PRAZO TERMINA A 20 DE JANEIRO DE 2026

Horizonte Europa: «call» para financiamentos nas áreas da Logística e Portos

Abrem a 16 de Setembro de 2025 as candidaturas para a call Horizon -CL5-2026-01-D6-08 – 'Accelerating freight transport and logistics digital innovation', integrada no Cluster 5 – Clima, Energia e Mobilidade do Programa de Trabalho 2025. Trata-se de uma oportunidade de financiamento particularmente relevante para os sectores logístico, dos transportes e portuário, no quadro do programa Horizonte Europa.

Esta iniciativa visa apoiar projectos que acelerem a inovação digital no transporte de mercadorias, com especial enfoque no desenvolvimento e adopção de plataformas de Informação Eletrónica de Transporte de Mercadorias (eFTI – electronic Freight Transport Information), em conformidade com o Regulamento (UE) 2020/1056. A "call" dispõe de um orçamento indicativo total de 15 milhões de euros, sendo prevista uma contribuição por projeto entre 7 e 8 milhões de euros, no âmbito de ações de inovação (Innovation Actions). Os projetos deverão atingir um nível de maturidade tecnológica TRL 7-8 até à sua conclusão.

Entre os principais objetivos desta iniciativa, destacam-se:
• O desenvolvimento de funcionalidades adicionais para plataformas eFTI, aplicadas a novos casos de uso B2B e B2A, promovendo a harmonização e a partilha eletrónica de dados nas cadeias logísticas multimodais;
• A integração de aplicações digitais que facilitem o cumprimento regulamentar e a redução do esforço administrativo por parte dos operadores económicos; • A promoção da eficiência operacional, redução de custos e transição verde, através de soluções interoperáveis e acessíveis;
• O incentivo à adoção tecnológica por PMEs, com o desenvolvimento de ferramentas de apoio, capacitação e integração digital;
• A realização de demonstrações práticas em ambientes reais, com a participação ativa de operadores logísticos, empresas de transporte, autoridades públicas e fornecedores tecnológicos.

O prazo para a entrega de candidaturas termina a 20 de Janeiro de 2026

A informação detalhada sobre esta oportunidade encontra-se disponível aqui

fonte