Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PRAZO TERMINA A 20 DE JANEIRO DE 2026
Horizonte Europa: «call» para financiamentos nas áreas da Logística e Portos
Abrem a 16 de Setembro de 2025 as candidaturas para a call Horizon -CL5-2026-01-D6-08 – 'Accelerating freight transport and logistics digital innovation', integrada no Cluster 5 – Clima, Energia e Mobilidade do Programa de Trabalho 2025. Trata-se de uma oportunidade de financiamento particularmente relevante para os sectores logístico, dos transportes e portuário, no quadro do programa Horizonte Europa.
Esta iniciativa visa apoiar projectos que acelerem a inovação digital no transporte de mercadorias, com especial enfoque no desenvolvimento e adopção de plataformas de Informação Eletrónica de Transporte de Mercadorias (eFTI – electronic Freight Transport Information), em conformidade com o Regulamento (UE) 2020/1056. A "call" dispõe de um orçamento indicativo total de 15 milhões de euros, sendo prevista uma contribuição por projeto entre 7 e 8 milhões de euros, no âmbito de ações de inovação (Innovation Actions). Os projetos deverão atingir um nível de maturidade tecnológica TRL 7-8 até à sua conclusão.
Entre os principais objetivos desta iniciativa, destacam-se:
• O desenvolvimento de funcionalidades adicionais para plataformas eFTI, aplicadas a novos casos de uso B2B e B2A, promovendo a harmonização e a partilha eletrónica de dados nas cadeias logísticas multimodais;
• A integração de aplicações digitais que facilitem o cumprimento regulamentar e a redução do esforço administrativo por parte dos operadores económicos; • A promoção da eficiência operacional, redução de custos e transição verde, através de soluções interoperáveis e acessíveis;
• O incentivo à adoção tecnológica por PMEs, com o desenvolvimento de ferramentas de apoio, capacitação e integração digital;
• A realização de demonstrações práticas em ambientes reais, com a participação ativa de operadores logísticos, empresas de transporte, autoridades públicas e fornecedores tecnológicos.
O prazo para a entrega de candidaturas termina a 20 de Janeiro de 2026
A informação detalhada sobre esta oportunidade encontra-se disponível aqui