Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
O simbólico encontro do sector marítimo, portuário e logístico decorre até dia 10 de Maio
Portos de Lisboa e Setúbal recebem Portugal Shipping Week 2024
A Gare Marítima de Alcântara recebeu esta terça-feira a Flagship, a conferência mais emblemática do Portugal Shipping Week 2024 (PSW 2024), que este ano tem como hosts os portos de Lisboa e Setúbal.
O encontro que é considerado como um dos mais representativos do setor marítimo, portuário e logístico a nível europeu, decorre até dia 10 de Maio nos dois portos, tendo como mote a descarbonização do sector e dos transportes marítimos e como grande objectivo posicionar Portugal enquanto centro global dos transportes marítimos e logística.
OPERAÇÃO ÁRTICO 2024 - NRP Arpão navega debaixo do gelo pela primeira vez
Após concluída a primeira patrulha de 22 dias ao serviço da NATO, na Operação BRILLIANT SHIELD, o NRP Arpão atracou no porto de Nuuk, na Gronelândia, de forma a realizar uma paragem logística e a preparar a próxima fase da missão, a navegação debaixo da placa de gelo Ártico.
Ao chegar a Nuuk, o navio foi recebido por algumas dezenas de pessoas no cais, que se encontravam bastante curiosas com a chegada de um submarino a um lugar tão recôndito como a Gronelândia. Embora as paragens nos portos tenham como objetivo primário a logística, também são aproveitadas para o descanso das guarnições. Porém desta vez foi ligeiramente diferente, o navio ia iniciar uma das suas maiores aventuras até à data.
APDL lança Concurso Público para Modernização da Ponte Móvel de Leixões
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), anuncia o lançamento do concurso público para a Empreitada de Modernização da Ponte Móvel de Leixões, conforme publicado, a 2 de Maio, no Diário da República. Este projeto, cujo prazo para apresentação de propostas encerra a 30 de maio de 2024, representa um passo significativo na melhoria desta infraestrutura portuária e na garantia da sua operacionalidade contínua.
Com um valor estimado em 4.500.000,00 euros, o concurso para a modernização da Ponte Móvel abrange a renovação do sistema de proteção anticorrosiva e pintura de toda a estrutura, bem como a substituição das coberturas pedonais, guarda-corpos e pavimento, juntamente com a repavimentação da faixa de rodagem. No âmbito desta empreitada, está ainda prevista a substituição das rótulas deste equipamento, o que irá exigir a sua imobilização por um período máximo de 90 dias.
Porto de Sines estreita relacionamento com portos mexicanos
No dia 29 de abril, o Porto de Sines recebeu uma comitiva mexicana liderada pela Embaixada do México em Lisboa, e constituída por representantes dos estados de Oaxaca e Veracruz, bem como por empresários de diferentes ramos de negócio.
A delegação foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, José Luís Cacho, que destacou o potencial de crescimento económico entre ambas as regiões com o estabelecimento do corredor marítimo Coatzacoalcos-Sines, focando as principais características e investimentos levados a cabo pelo Porto de Sines e respetiva comunidade portuária, industrial e logística que fazem com que Sines seja considerado um hub privilegiado para a entrada das exportações do mercado américo latino na Europa.
Inquérito «Barreiras à Internacionalização das Empresas Portuguesas»
Vimos por este meio convidar as empresas portuguesas a participar num inquérito online sobre as barreiras à internacionalização, produzido em parceria pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e pela DGAE - Direção-Geral das Atividades Económicas.
Os resultados deste inquérito permitirão desenvolver ações específicas para apoio às empresas no objetivo da internacionalização, dando resposta às suas necessidades concretas e acelerando todo o processo de identificação e abordagem dos problemas.
APP PRESENTE NA ESPO 2024, EM PARIS
Decorreu nos dias 25 e 26 de abril, no Comet Bourse, em Paris, a ESPO 2024, a 20.ª edição da Conferência Anual da Organização Europeia dos Portos Marítimos, organizada em conjunto com a Union des Ports de France (UPF) - associação comercial dos portos comerciais e de pesca franceses.
Oportunidade para a comunidade portuária europeia unir e partilhar conhecimentos, preparando em conjunto o caminho para uma Europa sustentável, resiliente, inteligente e mais competitiva, na qual os portos desempenham mais do que nunca um papel crítico e estratégico.
João Pedro Neves, Presidente do Conselho de Administração da APDL e Presidente da Direção da APP – Associação dos Portos de Portugal –, participou no debate “FIM DE UM MANDATO PARLAMENTAR – O GRANDE DEBATE POLÍTICO” que juntou na mesma mesa, Karima Delli, eurodeputada e presidente da Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu, Herald Ruijters, diretor adjunto da DG MOVE, Stéphane Raison, CEO da HAROPA Port e Jacques Vandermeiren, CEO do Porto de Antuérpia-Bruges.
De 6 a 10 de maio
Porto de Lisboa recebe Portugal Shipping Week
O Porto de Lisboa recebe a Portugal Shipping Week 2024, de 6 a 10 de maio, com várias iniciativas em Lisboa e Setúbal dedicadas à descarbonização do transporte marítimo e dos portos, e a forma como todo os intervenientes (governos nacionais, portos, terminais e comunidade marítima) se estão a preparar para este desafio.
A terceira edição deste evento é organizada pela Petrospot em parceria com a Administração do Porto de Lisboa, a Administração do Porto de Setúbal, a Associação dos Portos de Portugal, a Associação dos Armadores de Portugal, a Euromar, a Galp e a Escola Nautica Infante D Henrique.
A Portugal Shipping Week 2024 (PSW2024) pretende posicionar Portugal enquanto centro global de transporte e logística marítima e um ator cada vez mais importante na transição energética europeia e mundial.
NO VALOR DE 4,5 MILHÕES DE EUROS
PORTO DE AVEIRO LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA EMPREITADA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PORTARIAS DIGITAIS
Foi já publicado em Diário da República o anúncio do lançamento do Concurso Público para Empreitada de Implementação de Portarias Digitais no Porto de Aveiro, com o valor base de 4,5 Milhões de Euros.
O projeto consiste na operacionalização do controlo de acessos terrestres, através da reconfiguração e valorização do edificado existente, da digitalização dos processos de validação nas portarias do Porto de Aveiro - Terminal Norte, Terminal de Granéis Líquidos e Terminal de Granéis Sólidos - e da implementação de tecnologias que permitam o reconhecimento, a validação e o registo de pessoas, veículos e mercadorias, à entrada e saída dos referidos terminais.
Sea-Intelligence:
Rentabilidade dos armadores voltou a níveis pré-pandémicos em 2023
De acordo com a consultora internacional nórdica Sea-Intelligence, a rentabilidade dos armadores fixou-se, em 2023, em níveis próximos àqueles registados antes da pandemia de COVID-19. No baçanço de 2023, os armadores registaram quedas abruptas nos lucros face ao ano de 2022, com variação entre os 46,6% e 62,6%, adiantou o último relatório da empresa de análise de dados do 'Shipping' global.
PORTO DE AVEIRO MOVIMENTOU MAIS DE 5000 PÁS EÓLICAS DESDE 2009
A 12 de abril zarpou do Porto de Aveiro o navio BBC Livorno, carregado com 15 pás eólicas, com destino à Finlândia.
Agenciado pela PTM Ibérica e operado pelo Operador Portuário do mesmo grupo, este foi mais um navio a deixar o Porto de Aveiro, líder nacional na movimentação desta tipologia de carga, carregado com Pás Eólicas, produzidas na fábrica da Siemens Gamesa, em Vagos.
Desde 2009, que no Porto de Aveiro já foram carregadas mais de 5000 pás eólicas, traduzindo-se numa média de 300 pás/ano e 28 pás/mês, tendo a primeira operação sido realizada em janeiro desse ano, no Terminal Sul, que carregou a bordo do navio “Flinterrebecca” 4 pás eólicas, produzidas na VESTAS EOLICA SAL, em Madrid.
ATÉ 15 DE MAIO
CANDIDATURAS ABERTAS - Projeto ATLIC - LABORATÓRIOS DE ECONOMIA AZUL
Já conhece o Projeto ATLIC – Atlantic Innoblue Communities?
O principal objetivo é criar uma comunidade piloto chamada Economia Azul de Inovação Atlântica.
Este projeto, aprovado pelo Programa Interreg Atlantic Area 2021 – 2027, integra uma rede de 10 parceiros europeus, sendo o Município de Santo Tirso o Parceiro Líder, provenientes de Portugal, Espanha, França e Irlanda, que conjuntamente pretendem desenvolver um ecossistema colaborativo onde os jovens podem idealizar, criar e dimensionar suas propostas e soluções através de laboratórios de inovação para a ECONOMIA AZUL no espaço atlântico.
Submarino português atinge feito histórico ao chegar à Gronelândia
O NRP Arpão atracou em Nuuk, capital da Gronelândia , após 22 dias de patrulha ao serviço da Nato na operação BRILLIANT SHIELD, tornando-se assim no primeiro submarino da Marinha Portuguesa a navegar tão a Norte e praticar um porto na Gronelândia.
Durante a primeira patrulha, o NRP Arpão contribuiu discretamente para a vigilância e segurança dos espaços marítimos de interesse da aliança. Na chegada, o submarino português foi recebido por algumas dezenas de pessoas em Nuuk.
50% da carga movimentada foi para exportação
Porto de Setúbal registou crescimento de 2,4% em 2023
O Porto de Setúbal movimentou em 2023 mais de 6,3 milhões de toneladas de carga, o que significou um crescimento de 2,4% em relação ao período homólogo do ano anterior.
Este crescimento foi particularmente alavancado pelo setor dos granéis sólidos, que registou um aumento de 11,5% face a 2022, com mais de 2,8 milhões de toneladas, assim como na carga fracionada, onde se verificou um crescimento de 5,3% (+1,25 milhões de toneladas).
ESTA TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL, NO PORTO DE AVEIRO
Workshop Tecnologias Digitais Avançadas para a Economia Azul
A Inova-Ria, o Porto de Aveiro e o Porto da Figueira da Foz, estão a organizar, com o apoio do Fórum Oceano, o Workshop “Tecnologias Digitais Avançadas para a Economia Azul” dinamizado no âmbito do projeto ADT4Blue, financiado pelo INTERREG ATLANTIC AREA.
A sessão integra-se num conjunto de sessões a desenvolver em Aveiro, Matosinhos e Lisboa, e visa identificar oportunidades e desafios dos atores da Economia Azul, nos seus mais diversos domínios, onde tecnologias digitais avançadas poderão ser utilizadas, permitindo assim ao consórcio internacional lançar desafios à comunidade para a criação de soluções.
EDUARDO FEIO:
O Porto da Figueira da Foz é cada vez mais uma plataforma logística da região Centro
Este porto tem-se transformado cada vez mais numa plataforma logística da região Centro e, depois da conclusão da obra de aprofundamento do caudal de navegação, poderá integrar o hinterland, tocando uma parte mais ibérica e afirmando-se cada vez mais como um Porto Nacional.
Com este projeto procuramos melhorar as condições na globalidade do porto que tem outras atividades igualmente relevantes. É o caso da pesca, que representa para o Porto da Figueira uma dimensão importante, através da Docapesca, concessionária do porto, e dos estaleiros, também com concessionários, uma área que é importante em qualquer porto e em qualquer território. Temos também alguma indústria dentro da área portuária, como a conserveira e novos projetos de aquacultura que estão a ser desenvolvidos.
Porto de Lisboa cresce na carga e nos cruzeiros
Em 2023, o Porto de Lisboa registou uma subida de 8,7% nas escalas de navios de carga – 2045 escalas -, que movimentaram 11 milhões de toneladas, e mais 6% nas escalas de cruzeiros, que movimentaram o valor recorde de 758 328 passageiros.
Na carga, destaque para o crescimento de 11% na carga geral, para as 4,6 milhões de toneladas, e para a subida de 13% na carga contentorizada. O Terminal de Contentores de Alcântara, cujo projeto de investimento na modernização do mesmo se encontra na segunda fase, contribuiu para esta recuperação tendo registado um crescimento de 48% em toneladas movimentadas. Os novos serviços que em 2023 começaram a operar neste terminal, nomeadamente para a América do Sul, foram decisivos no aumento da oferta disponível para as empresas que visam exportar a partir de Lisboa.
Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança enquadrado na Singapore Maritime Week
Enquadrado na promoção internacional da Agenda NEXUS, o Porto de Sines participou, pela segunda vez, na Singapore Maritime Week, o mais importante certame na área da inovação tecnológica focado no shipping, que teve lugar entre os dias 15 e 19 de abril, em Singapura.
A participação deste ano veio consolidar os contactos encetados na edição de 2023 com o MPA, que culminaram com a participação do Porto de Sines num Cybersecurity Table-Top Exercise (CyTx), cujo principal objetivo é o de, através da simulação de um cenário real, promover o awareness das autoridades portuárias para as ameaças do cibercrime, debatendo e encontrando as medidas mitigadoras eficazes, promovendo a partilha de informação entre os portos no âmbito da PACC-Net – Port Authorities CIO Cybersecurity Network.
Apresentação do programa do Dia da Marinha em Aveiro
O programa do Dia da Marinha 2024, que este ano se realiza em Aveiro, foi apresentado numa conferência de imprensa pela Marinha Portuguesa e pelo Município de Aveiro.
A conferência contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras entidades.
Veículos eléctricos chineses acumulam-se nos portos europeus
Milhares de veículos importados estão atualmente armazenados em vários portos marítimos da Europa, muitos deles provenientes da China.
Segundo avança o “Automobilwoche”, diversos construtores têm arrendado grandes espaços nas proximidades dos principais portos europeus, para armazenarem veículos, para os quais ainda não têm clientes.
CANDIDATURAS ATÉ 24 DE MAIO
Missão Oceano e Águas - Convite à manifestação de interesse
Divulgamos convite à manifestação de interesse para a Missão Oceano e Águas. Esta iniciativa é fundamental para fomentar os esforços de colaboração para proteger e restaurar os ecossistemas marinhos e de água doce, combater a poluição dos oceanos e promover uma economia azul sustentável.
O convite à manifestação de interesse visa recolher candidaturas de comunidades de intervenientes relevantes que desejem contribuir para os objectivos da Missão "Recuperar o nosso oceano e águas até 2030" numa das bacias dos faróis da Missão da UE. Os projectos seleccionados receberão assistência técnica e estudos de viabilidade, fornecendo orientação e apoio especializados, em conformidade com os objectivos da Missão Oceano e Águas.