Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


LEIXÕES

Corrida de alto mar rumou a bom porto

A Corrida do Porto de Leixões tem características únicas no país: desenrola-se dentro de um porto de mar. Embarcamos no pelotão para saber o que era correr com navios, gruas e contentores como pano de fundo.

Gruas em vez de árvores, contentores a fazer de muros, navios a substituir os carros e um premiado terminal de passageiros no lugar de um pavilhão gimnodesportivo. É este o admirável mundo novo que emerge aos olhos dos cerca de 1500 marujos do pelotão que embarcou no domingo na quinta edição da Corrida do Porto de Leixões, em Matosinhos.

3 A 7 DE OUTUBRO

Portugal recebe circuito mundial dos «ferraris da vela»

Entre as 12 tripulações em prova estão dois conjuntos de velejadores portugueses, convidados pela organização para esta etapa do circuito mundial. A prova decorre junto ao Tejo entre 3 e 7 de outubro.

São Jacinto: local de eleição para surfistas

Aquela que é a única praia do município de Aveiro goza de condições naturais únicas. O extenso areal é urna das suas principais imagens de marca, mas não é a única Situada junto ao Canal da Barra, no extremo sul de São Jacinto, goza de condições naturais únicas, sendo especialmente apreciada pelos praticantes de surf, também pelos amantes da natureza.

É COMEÇAR A TREINAR

... que a Corrida do Porto de Leixões está a chegar

A contagem decrescente para a 5º edição da Corrida do Porto de Leixões já começou. A prova realiza-se no dia 9 de setembro e a partida está marcada para as 10h00, a partir do Terminal de Cruzeiros. À semelhança das edições anteriores, os participantes, sejam profissionais ou amadores, vão poder optar por desafiar a sua resistência numa corrida de 10km ou numa caminhada de 5 km, ambas a decorrer no interior da área portuária.

VOLVO OCEAN RACE

Os barcos que deram a volta ao mundo «estacionaram» em Lisboa dentro de 136 contentores

Os sete barcos que participaram na Volvo Ocean Race regressaram ao ponto de partida e ao mesmo local onde foram “descascados” e reparados antes de darem a volta ao mundo. Depois da viagem planetária, em Lisboa, no Boatyard (estaleiro) de Pedrouços, os barcos, as velas, os mastros e tudo o mais foram agora desmontados, catalogados e arrumados em 136 contentores. À espera de uma próxima maratona náutica.

Corrida Porto de Leixões realiza-se a 9 de Setembro

O Porto de Leixões recebe no dia 9 de setembro, pelas 10h, a 5ª edição da Corrida Porto de Leixões, uma organização da Eventsport e Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

O evento é já uma referência no calendário desportivo da Associação de Atletismo do Porto e decorre dentro do Porto de Leixões, num ambiente único e com o objetivo de estimular a prática desportiva como fator essencial na promoção da saúde e bem-estar do público em geral.

DE 18 A 23 DE SETEMBRO

Açores acolhem World Masters Championship

A praia de Santa Bárbara, na Ilha de São Miguel, nos Açores, irá receber, pela primeira vez, o World Masters Championship, uma competição internacional de surf para os antigos campeões do mundo de surf, segundo comunicado oficial da WSL (World Surf League).

De 18 a 23 de Setembro, os 30 participantes terão seis dias para esperar as melhores condições. Entre os participantes estão o norte-americano Tom Curren, o australiano Mark Occhilupo, o havaiano Sunny Garcia e João Alexandre Dapin, o único português na competição.

8 DE AGOSTO | ÚLTIMO DIA PARA SE INSCREVER!

V Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo

A V Mini Maratona Museu Marítimo de Ílhavo realiza-se no dia 11 de agosto, voltando a ligar o Museu Marítimo de Ílhavo ao Navio Museu Santo André. Inserida no programa do Festival do Bacalhau, a prova decorre à noite, num percurso de aproximadamente 10 quilómetros. Esta iniciativa cumpre objetivos sociais, revertido a sua receita a favor de uma instituição de solidariedade social do Município.

Remadores vão descobrir os encantos da Ria de Aveiro no Portugal Rowing Tour

O Turismo Centro de Portugal e o Ginásio Clube Figueirense apresentaram, em conferência de imprensa realizada no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, em Ílhavo, a edição deste ano do Portugal Rowing Tour, que decorrerá em plena Ria de Aveiro, entre os dias 9 e 12 de agosto.

O Portugal Rowing Tour é um evento anual de remo de lazer, organizado desde 2008, pelo Ginásio Clube Figueirense, e que atrai a Portugal remadores de várias nacionalidades. Este ano, o Clube dos Galitos, de Aveiro, é co-organizador.

ATÉ 8 DE AGOSTO

V Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo - Inscrições abertas

A V Mini Maratona Museu Marítimo de Ílhavo realiza-se no dia 11 de agosto, voltando a ligar o Museu Marítimo de Ílhavo ao Navio Museu Santo André. Inserida no programa do Festival do Bacalhau, a prova decorre à noite, num percurso de aproximadamente 10 quilómetros. Esta iniciativa cumpre objetivos sociais, revertido a sua receita a favor de uma instituição de solidariedade social do Município.

Sesimbra estima retorno de um milhão de euros com campeonato de vela

O Campeonato Europeu de Júniores de Vela, que juntou 400 atletas de 20 países ao longo de dez dias em Sesimbra, terá tido um retorno económico superior a um milhão de euros, estima a organização.

O evento, que juntou jovens entre os 16 e os 24 anos num total de cerca de 200 barcos, “é uma forma de promoção de Sesimbra como destino de mar, com excelentes condições para a prática de vela”, sublinha um comunicado, indicando que estiveram representados 15 países europeus e cinco países do resto do mundo.

V Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo - Inscrições abertas

A V Mini Maratona Museu Marítimo de Ílhavo realiza-se no dia 11 de agosto, voltando a ligar o Museu Marítimo de Ílhavo ao Navio Museu Santo André. Inserida no programa do Festival do Bacalhau, a prova decorre à noite, num percurso de aproximadamente 10 quilómetros. Esta iniciativa cumpre objetivos sociais, revertido a sua receita a favor de uma instituição de solidariedade social do Município.

AÇORES

Uma regata embalada a histórias de quem vive de olhos postos no mar

É uma prova que já leva 23 anos de história e que em 2018 bateu o recorde de participações. Vêm das várias ilhas em barcos maiores ou mais pequenos, vêm pela primeira vez ou são reincidentes, mas vêm. A Regata 8 aos Ilhéus realiza-se na baía de Angra, na ilha Terceira, durante a festa maior da terra, as Sanjoaninas. E não há falta de vento que tire o fôlego a quem se faz ao mar.

EM SESIMBRA, ATÉ 11 DE JULHO

Campeonato europeu com 200 barcos à vela

A Baía de Sesimbra acolhe, até 11 de Julho, o Campeonato Europeu de Juniores Classe 420 e 470, que conta com a participação de perto de 200 embarcações e 400 velejadores, entre os 16 e os 24 anos, em representação de 15 países europeus e cinco de outros continentes. O Clube Naval de Sesimbra vai estar representado com quatro embarcações e oito atletas.

As provas arrancam na Praia do Ouro, que durante a competição vai ter uma área reservada para acolher os barcos. A abertura oficial decorre esta quarta-feira, dia 4 de Julho, às 19h30.

ESTA QUINTA-FEIRA

Extreme Sailing Series está a chegar a Cascais

As equipas do Extreme Sailing Series estão prontas para a «batalha de meio da época» que será, pela primeira vez, em Cascais, de 5 a 8 de Julho, com o Clube Naval de Cascais como anfitrião, a comemorar o seu 80º aniversário, segundo comunicado oficial. E as seis equipas regulares terão ainda a companhia de uma sétima equipa local (obteve um wild-card).

Surf à noite pode aumentar interesse pela Figueira da Foz

A implementação de um projeto que vai permitir surfar à noite no Cabedelo agrada aos surfistas, que dizem que pode aumentar o interesse nacional, mas também internacional, por aquela praia da Figueira da Foz.

O sonho de se surfar à noite na praia do Cabedelo era antigo e está mais próximo de se concretizar, depois de o município ter apresentado o projeto de intervenção para o local, que inclui a iluminação para permitir a prática da modalidade depois de o sol se pôr.

A 14 E 15 DE JULHO

4.º Boca da Barra à Vela

No fim-de-semana de 14 e 15 de julho o Clube Náutico Boca da Barra vai realizar pela 4ª vez o seu passeio para cruzeiros à vela. Este é um evento que reúne velejadores dos vários clubes da Ria, durante dois dias, preenchidos com gastronomia local, provas de vinho e claro, muita vela.

Como a onda da Nazaré chegou a Nova Iorque e a World Surf League a Portugal

António Costa anunciou, em Nova Iorque, em plena Time Square, que a sede europeia da World Surf League vai mudar para Lisboa.
A partir de agora, existe um selo que atesta como Portugal é o principal destino de surf na Europa.
Lisboa vai passar a ser a sala de reuniões para todos os países da Europa, Médio Oriente e África e isso vai acabar por trazer outros players da modalidade até nós.

7 E 8 DE JULHO | FIGUEIRA DA FOZ

8º Troféu de Vela de Cruzeiro | TAÇA LUGRADE 2018

Divulgamos o Anúncio de Regata, Boletim de Inscrição do 8º Troféu de Vela de Cruzeiro - TAÇA LUGRADE 2018 / Campeonato Regional Norte ANC, que foi adiado para os dias 7 e 8 de Julho e que vai ter lugar na Baía Oceânica da Figueira da Foz.
Além da LUGRADE, a prova conta com diversos apoios destacando-se o PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ e BETTERTECH.

3.ª Corrida do Porto de Sines voltou a ser um sucesso!

Realizaram-se, este sábado, 23 de Junho, a 3.ª Corrida e a Caminhada do Porto de Sines, iniciativas que congregaram perto de duzentos participantes.
A partida foi dada às 9:30, com os atletas a cumprirem dois percursos diferenciados – corrida (10 km) e caminhada (5 km) – aliando a salutar vontade de vencer ao desfrute das belezas ímpares proporcionadas pela harmonia existente entre o porto e a cidade.
A edição deste ano da Corrida foi vencida, no sector masculino, por Custódio António, atleta do Beja Atlético Clube; e, no sector feminino, por Cibele Maria Sabido David.

Total: 340
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18