Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EDIÇÃO N.º 138

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Fevereiro 2022

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 138. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Porto de Aveiro assinala 214 anos com uma semana aberta

Este domingo, dia 3 de abril, o Porto de Aveiro comemora o 214.º aniversário e abre as suas portas, aproximando o seu território e a sua actividade a toda a população.

Entre os dias 3 e 8 de abril decorrerá uma semana aberta que integra um conjunto de iniciativas direcionadas para a população em geral, comunidade escolar, trabalhadores e parceiros de negócios

APRAM

Fórum da Simplificação de Procedimentos

A APRAM promoveu mais um Fórum da Simplificação de Procedimentos nos Portos da RAM que não reunia há mais de dois anos, devido à pandemia.
Com entrada de mais portos portugueses na JUL, a Janela Única Logística, a plataforma informática que pretende harmonizar, agilizar e simplificar procedimentos em todos os portos portugueses, impunha-se um encontro entre as várias entidades ligadas a este processo na região que foi porto piloto deste projeto nacional.

Mar 2020 reforça apoios para acompanhar subidas de preços dos investimentos em execução

O Governo decidiu aumentar as medidas de apoio ao investimento do Programa Operacional Mar 2020, de forma transversal, criando uma flexibilidade na adequação do valor do investimento proposto e o correspondente financiamento público, ainda que necessariamente limitado pelo quadro das disponibilidades financeiras.

Objectivo é “promover a plena execução dos investimentos aprovados, essenciais para a retoma da economia e relevantes para a plena utilização da dotação programada no programa Mar 2020”.
 

ANTENA 1 E JORNAL DE NEGÓCIOS

Conversa Capital com José Luís Cacho, Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve

O Porto de Sines pode duplicar a capacidade de armazenamento de gás com a construção de um novo terminal de gás natural liquefeito (GNL), num espaço de um ano e com um investimento que não é significativo.
Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho, revelou que se a Europa deixar de comprar gás à Rússia e começar a importar gás de outras zonas, nomeadamente dos Estados Unidos, Sines vai estar preparado para receber e armazenar esse gás. Sines está a trabalhar a 70 por cento e pode duplicar a sua capacidade relativamente ao GNL, passando de três para seis tanques.

Porto de Setúbal com rebocador oceânico da REBONAVE em 2022

Foi licenciado no Porto de Setúbal, em 2022, o rebocador oceânico “CASTELO DE ÓBIDOS”, da frota da REBONAVE. Com uma arqueação bruta de 1083ton, comprimento fora a fora de 50m e uma força de tração de 70TBP (tonelagem de porte bruto) é o maior rebocador disponível na nossa costa e uma mais-valia para o Porto de Setúbal, que como porto de armamento geograficamente privilegiado, facilita a operação em toda a costa portuguesa, otimizando os tempos de mobilização.

ESTA TERÇA-FEIRA

«A Conferência das Nações Unidas dos Oceanos 2022»

O Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa e os Diretores do CEEA - Centro de Estudos Estratégicos do Atlântico e do MARE-ULisboa convidam os interessados a participarem na conferência do Seminário do Mar, em modo digital, sobre “A Conferência das Nações Unidas dos Oceanos 2022”, que será proferida pela Doutora Maria Inês Gameiro (Gabinete do Ministro do Mar), a 29 de março (3.ª feira), com início às 15h30.

Portos dos Açores prepara infraestruturas de São Jorge para eventual agravamento da situação

A empresa, que gere as infraestruturas portuárias da região, anunciou no sábado que está a preparar os portos da ilha de São Jorge para dar resposta a um eventual agravamento da crise sismovulcânica na ilha

Em comunicado de imprensa, a empresa justifica as medidas adoptadas com “a imperiosa relevância de garantir e manter a permanente operacionalidade e segurança dos portos de Velas e Calheta [dois concelhos de São Jorge] e assegurar a sua centralidade no dispositivo geral de proteção civil e salvaguarda de quem parta dali e, igualmente, daqueles que irão permanecer na ilha”.

Porto de Setúbal com presença positiva na Intermodal South América

O Porto de Setúbal participou, pela terceira vez, de 15 a 17 de março, em São Paulo, Brasil, na 26ª Edição da Intermodal South America, uma das mais importantes feiras mundiais dedicadas à logística, aos portos, à tecnologia associada ao transporte e às trocas comerciais internacionais.

Atendendo à localização privilegiada do Porto de Setúbal e à melhoria verificada nas condições de operação e com a competitividade reforçada, o mercado da América do Sul apresenta-se, doravante, como uma oportunidade para o porto, potenciando novos negócios de exportação.

Sines tem novo meio para salvamentos no mar

A Estação Salva-Vidas de Sines tem uma nova embarcação de grande capacidade, a lancha "Nossa Sr.ª da Conceição", da classe Rainha D. Amélia, do Instituto de Socorros a Náufragos, que vem melhorar as condições de salvamento no mar da região.

A lancha, que tem 13,5m de comprimento e capacidade para transportar até 10 náufragos, reforça os meios de segurança marítima numa zona da costa portuguesa com muita utilização turística e de navegação mercante, a área de jurisdição da Capitania do Porto de Sines, entre Melides (Grândola) e Carvalhal (Odemira).

Porto da Figueira da Foz cresce 19,5% até fevereiro face ao período homólogo

Até fevereiro de 2022, o Porto da Figueira da Foz registou um crescimento de 19,5% no volume de mercadorias movimentadas, face ao período homólogo, num total de 302.302 toneladas.
O movimento de contentores também cresceu, tendo-se movimentado 2.677 TEU’s, um aumento de 20,5% face ao período homólogo.
Segundo revela a administração portuária, as mercadorias que mais contribuíram para este resultado foram os minerais não metálicos, os produtos de vidro e as pastas químicas de madeira.

Delegação do Porto de Sines visita plataformas logísticas transfronteiriças de Elvas e Badajoz

Em linha com os objetivos definidos no Plano Estratégico do Porto de Sines, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento do hinterland, uma delegação do Porto de Sines, reforçou o relacionamento com os stakeholders do porto que operam na Plataforma Logística de Elvas e com a entidade promotora da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, localizada em Badajoz.

Porto de Aveiro faz balanço positivo da participação na Intermodal South America

A Administração do Porto de Aveiro fa um balanço positivo da sua participação no recente evento Intermodal South America, onde esteve presente com os seus parceiros Pérez Torres e Portline.

Numa comunicação nas suas redes sociais, o Porto de Aveiro dá conta que, junto com os seus parceiros, “estabeleceram novos contactos para reforço de negócios com portos do Brasil e produtores nacionais, tendo em vista o crescimento do comércio internacional de carga geral fracionada, segmento em que é líder nacional”.

DGRM abre Posto de Atendimento BMar na Gafanha da Nazaré

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que, no âmbito de uma parceria entre a DGRM e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro), foi aberto um novo Posto de Atendimento Presencial do Balcão Eletrónico do Mar (BMar) na Gafanha da Nazaré.

AVEIRO

Produtos florestais fazem crescer actividade portuária no segundo mês do ano

O Porto de Aveiro movimentou um total de 457.369 toneladas, o que representa mais 21,6% de mercadorias no mês de fevereiro face ao período homólogo.

A carga geral fracionada teve um contributo grande, com um aumento de 99,2% (233.631 toneladas), “fortemente impulsionado pelo contributo dos produtos florestais, com um total de 134.995 toneladas (+ 131.346 toneladas que o período homólogo)”, explica uma nota da administração portuária.

Parceria entre a DGRM e a APA desenvolve proposta de Plano de Afectação de Imersão de Dragados

Resultado de uma parceria entre a DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, foi apresentada à Comissão Consultiva de acompanhamento a proposta nacional de Plano de Afectação para a Imersão de Dragados.

Esta Comissão Consultiva realizou a sua primeira reunião, onde foi apresentada e discutida a proposta de plano nacional, que tem como objectivo o estabelecimento de novos pontos de imersão de dragados não contaminados na costa continental portuguesa.

Último dia da missão Invest In Alentejo em São Paulo, Brasil

Decorreu esta quinta-feira, 17 de Março, na Câmara de Comércio de São Paulo, a segunda de duas sessões de organizadas pela missão Invest in Alentejo no Brasil, lideradas por José Luis Azevedo Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., e por Miguel Gama, Administrador Executivo da aicep Global Parques, com o objectivo de apresentar as oportunidades que a Plataforma Portuária, Logística e Industrial de Sines oferece ao mercado brasileiro, enquanto principal porta de entrada de produtos na Europa.

Porto de Lisboa acolhe exercício de segurança

O Porto de Lisboa realizou um exercício de segurança de prontidão de meios e pessoal em Algés, junto à torre VTS.

O exercício contou com a participação da Administração do Porto de Lisboa (APL), da Capitania do Porto de Lisboa (CPL) , de uma equipa da Direção de Combate à Poluição do Mar (DCPM) e do Departamento Marítimo do Centro.

Porto de Lisboa reafirma aposta no mercado Sul Americano

O Porto de Lisboa marca presença na Intermodal South America, uma das maiores feiras do mundo dedicadas ao setor da logística, dos portos e comércio exterior que começa hoje em São Paulo, no Brasil.

Um dos principais objetivos desta participação do Porto de Lisboa é o reforço do posicionamento nas ligações aos mercados da América do Sul, nomeadamente ao nível dos contentores e dos graneis agroalimentares

Plataforma Portuária, Logística e Industrial de Sines mostra-se ao mercado brasileiro

Decorreu esta quarta-feira, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, a primeira de duas sessões de apresentação e promoção de oportunidades que a Plataforma Portuária, Logística e Industrial de Sines oferece ao mercado brasileiro. A sessão contou com a abertura do Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Embaixador Paulo Nascimento.

As duas sessões, lideradas por José Luis Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., e por Miguel Gama, administrador executivo da aicep Global Parques, têm como foco o agronegócio brasileiro - com o mercado dos grãos e os produtos agroalimentares movimentados (carne, frutas, hortícola, …) - que representa um importante fluxo exportador para o continente europeu, para o qual a Plataforma Portuária, Logística e Industrial de Sines se quer afirmar como uma porta de entrada.

Total: 5812
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 [21] 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291