Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE AVEIRO REALIZA DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO COM REPOSIÇÃO DE INERTES A SUL DA BARRA

Eduardo Feio e Carlos Monteiro, respetivamente Presidente e Administrador do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, acompanharam os trabalhos de dragagem que se encontram a decorrer na Barra, no Canal Principal de Navegação e na Darsena desta infraestrutura portuária.

Esta dragagem advém da necessidade de serem repostas, em algumas zonas, as cotas de serviço que garantam as normais condições de navegação da frota comercial que demanda o porto.

Grupo ETE reforça posicionamento na área logística e abre escritórios em Espanha, Reino Unido e Itália

Em actividade desde 1936, o Grupo ETE tem assumido uma aposta permanente na inovação, procurando novos mercados e oportunidades. Com uma forte capacidade de resposta em soluções de logística integrada, desenvolve soluções porta-a-porta, eficientes, criando oportunidades para a expansão de negócio dos seus clientes.

No primeiro semestre foram salvas 215 pessoas no mar

A Marinha, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, de Ponta Delgada e do Subcentro do Funchal, coordenou 210 ações de busca e salvamento marítimo das quais resultaram 215 vidas salvas, nos primeiros seis meses do ano.

Registando-se na área correspondente ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, 124 ações em que foram salvas 160 pessoas.

Porto de Setúbal cresce 8,6% até Maio

O Porto de Setúbal movimentou cerca de 2,8 milhões toneladas até ao final do mês de Maio, o que, comparativamente ao período homólogo de 2022, representa um crescimento de 8,6%, cerca de 222 mil toneladas.

Todos os segmentos de carga apresentaram desempenhos positivos, sendo de destacar a carga roll-on roll-off e a carga geral fracionada com aumentos de, respetivamente, 57% e 23% em tonelagem movimentada e que representou um crescimento de 61,6% em número de viaturas. A carga contentorizada registou um aumento de 1,7% em tonelagem movimentada.

Garrafa de Vinho Madeira a bordo do CG Eagle, no dia em que se celebrou a Independência da América

No dia em que se comemoraram os 247 anos da independência dos Estados Unidos, a presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A. foi a bordo do CG Eagle entregar uma garrafa de Vinho Madeira ao Comandante, aludindo ao facto de ter sido com este vinho que nesse 4 de julho de 1776 se fez o brinde da cerimónia da Declaração de Independência e criação dos Estados Unidos da América.

A escolha do Vinho Madeira terá acontecido por ser o preferido de Thomas Jefferson que redigiu o documento e certamente, também de George Washington, o primeiro presidente do país.

Sines continua a superar records ao receber mais um dos maiores porta-contentores do mundo

O Terminal de Contentores do Porto de Sines recebeu a escala do MSC Michel Cappellini, um dos gigantes da MSC com uma capacidade para 24.346 TEUs (1 TEU = 1 contentor de 20 pés que equivale a 6,1 metros).

Sines continua a bater records e mantém a sua presença regular na rota dos megacarriers que ultrapassam os 24.000 TEUs, tendo recebido em Abril o MSC Tessa com uma capacidade 24.116 TEUs, que realizou em porto a movimentação de cerca de 4.000 contentores, marco agora ultrapassado com a escala do MSC Michel Cappellini, com a movimentação de cerca de 4.376 contentores.

Porto de Sines foi palco do «CIREX2023»

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE), realizou nos dias 28 de 29 de junho de 2023 o exercício “CIREX2023”, durante o Curso de Segurança, Proteção e Resiliência de Infraestruturas (CSPRI), no Porto de Sines.

Este exercício foi desenvolvido em parceria com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e constituiu-se como o corolário da formação, tendo como finalidade o desenvolvimento de capacidades da GNR no âmbito da segurança e proteção de infraestruturas críticas e outros pontos sensíveis, bem como potenciar a resiliência das mesmas.

Testado em águas portuguesas aparelho acústico para dissuadir interações com orcas

Um novo aparelho acústico para dissuadir as orcas de interagirem e colocar em risco os veleiros de recreio vai ser testado este Verão na costa portuguesa, numa altura em que vários navegadores já evitam águas nacionais.

“Estão a ser desenvolvidas algumas linhas de desenvolvimento de dissuasores acústicos que serão testadas este Verão, de forma a tentar encontrar opções de protecção de veleiros e minimizar o número de interações”, disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC), António Bessa de Carvalho.

«ONE» no Porto de Leixões

O Conselho de Administração da APDL recebeu dia 28 de junho o Managing Director e Head do RHQ da ONE de Londres, Takahiro Kikuchi, responsável pelos mercados da Europa e de África, bem como dos representantes da ONE Portugal, a Diretora e Country Head, Isabel Azeredo e Pedro Bateira, Head Customer Service.

Esta visita à infraestrutura portuária de Leixões teve como propósito a apresentação da estratégia da APDL para o Porto de Leixões e os representantes da ONE tiveram ainda oportunidade de realizar uma visita ao Simulador Full-Mission Bridge Simulator, ao Centro de Coordenação de Navios, e à área portuária de Leixões e Terminal de Contentores Sul, com a presença de Nuno David Silva, Diretor-Geral Regional da YILPORT Iberia.

PORTO DE AVEIRO ABRE PROCEDIMENTO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DE 3 PARCELAS NA ZALI

O Porto de Aveiro abriu um procedimento de manifestação de interesse para três parcelas na Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, com área total de 192 090 m2, para unidades industriais do sector eólico offshore.

Este procedimento reforça o posicionamento que o Porto de Aveiro e a região têm assumido no quadro do desenvolvimento da indústria e da logística para a produção de energia eólica, bem como a localização estratégica que os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz assumem para a implementação das áreas offshore de produção de energias renováveis atlânticas.

TERMINAL DE CRUZEIROS e TITAN integram roteiro do OPEN HOUSE PORTO 2023

O TERMINAL DE CRUZEIROS e o TITAN DO PORTO DE LEIXÕES integram o roteiro do OPEN HOUSE PORTO 2023, que está de regresso, este fim de semana, dias 1 e 2 de julho.

Nesta 8.ª edição, com a curadoria de Pedro Baía e Magda Seifert, sob o tema dos “Novíssimos na Arquitetura”, 52 espaços integram este roteiro pelas quatro cidades Open House Porto, com um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos, sendo todas as visitas e atividades gratuitas.

Robot que investiga oceano Atlântico partirá dos Açores

A Ilha do Faial, nos Açores, lançou no dia 25 um equipamento de avaliação dos ecossistemas marinhos para o Oceano Atlântico. O aparelho, chamado de glider, percorrerá todo o território marinho entre as Canárias, Cabo Verde e Brasil, entre outros.

A primeira paragem será daqui a um mês, na ilha de Grande Canária, Espanha, e, a partir daí, serão definidas novas etapas. O objetivo é avaliar o estado dos ecossistemas e a forma como estes têm sido afetados pelas alterações climáticas, para que seja possível desenvolver estratégias de uso sustentável dos recursos do Oceano Atlântico.

Porto de Lisboa cresce 6,8% nos primeiros quatro meses do ano

Foi de 3.608.551 toneladas o total da carga movimentada no Porto de Lisboa nos primeiros quatro meses de 2023, o que representa um aumento de 6,8%, face a 2022.
Este crescimento é justificado pela melhoria no desempenho dos vários segmentos, nomeadamente da carga contentorizada, granéis líquidos e granéis sólidos, bem como o aumento do número de navios.

Navio da Marinha resgata pescadores desaparecidos há 5 dias

O Navio Patrulha Oceânico Setúbal respondeu na noite de 23 de junho a um pedido de socorro vindo de uma embarcação sinistrada com 5 pessoas a bordo, a aproximadamente 60 milhas náuticas, o equivalente a mais de 111 quilómetros, da costa Angolana.

A embarcação angolana “Cláudia 2”, que se encontrava à deriva com problemas no motor há 5 dias, recebeu inicialmente uma equipa técnica de apoio do NRP Setúbal para tentativa de resolução do problema e, após se verificar a impossibilidade de reparação, foi decidido, em conjunto com as autoridades angolanas, iniciar o procedimento de reboque.

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ LANÇAM CONCURSO PÚBLICO PARA O SERVIÇO DE REBOQUES E AMARRAÇÃO

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz lançaram a 16 de junho um concurso público internacional para a concessão, em regime de serviço público, do serviço de reboques e amarração.

Este concurso, com um prazo de concessão de 10 anos, permitirá dotar os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz com uma frota de rebocadores moderna e de maior capacidade de tração, de modo a dar resposta ao aumento da dimensão atual e futura dos navios que os procuram e ao objetivo de descarbonização das atividades de ambos os portos.

António Costa acredita que haverá «sucessivos records» e assinala importância do Porto de Sines

António Costa acredita que haverá "sucessivos recordes" e assinala importância do Porto de Sines.

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que, nos próximos anos, Portugal vai alcançar sucessivamente novos records de investimento, num discurso em que destacou a importância estratégica da zona industrial e logística de Sines.

ONE recebe cargueiro Megamax da classe de 24.000 TEU que reduz emissões de carbono

A Ocean Network Express (ONE) anuncia que o One Innovation, o primeiro navio cargueiro Megamax da classe de 24.000 TEU, foi entregue com sucesso no estaleiro naval de Kure da Japan Marine United Corporation, a 2 de Junho..

O porta-contentores One Innovation, com uma capacidade até 24.136 TEU, “ajudará a alcançar economias de escala e a reduzir significativamente as emissões de carbono através do design do seu casco de última geração, que visa maximizar a entrada de carga e minimizar o consumo de combustível”, refere uma nota de imprensa da ONE.

Repsol em Sines é exemplo de que diáspora pode ajudar a atrair «talento»

O recente projeto da Repsol em Sines, de mais de 600 milhões de euros, é exemplo de como a diáspora pode ajudar a atrair investimento e talento para Portugal.

Esta é uma convicção do presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, António Calçada de Sá, que, em entrevista à Lusa, falou do "enorme potencial de Portugal" e de como os já 160 membros desta organização não-governamental podem ajudar.

Modernização do Terminal de Contentores de Alcântara reforça Porto de Lisboa nas rotas transatlânticas

“O Porto de Lisboa é uma porta de entrada para a Europa e para o Mundo” reconheceu o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, na cerimónia de assinatura do protocolo que permitirá o lançamento da segunda fase do projeto de modernização e aumento de eficiência operacional do Terminal de Contentores de Alcântara. A sessão teve lugar hoje, no Porto de Lisboa, Gare Marítima de Alcântara, e o acordo foi firmado entre a APL e a Yilport-Liscont”

Enquanto o Ministro das Infraestruturas lembrou que o Governo está a criar as condições para que todos os portos nacionais se possam desenvolver, o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia sublinhou que o Porto de Lisboa "está de volta": "Desde logo porque demonstrou uma enorme resiliência sobrevivendo às tormentas do passado recente, evidenciando ser uma infraestrutura logística essencial e competitiva nas cadeias de abastecimento e na criação de valor para a economia local, regional e nacional. Mas, o Porto de Lisboa está de volta, também porque com este investimento da Liscont na modernização do Terminal de Alcântara, o porto passa a dispor de um terminal dedicado ao tráfego deep-sea, dotado de infraestruturas e equipamentos dos mais modernos a nível mundial.”

PORTO DE AVEIRO E PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ COM BALANÇO POSITIVO DA PARTICIPAÇÃO NA BREAKBULK EUROPE 2023

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participaram, pela segunda vez, com um stand próprio, na Breakbulk Europe, que decorreu de 6 a 8 de junho, em Roterdão, Países Baixos.

Os contactos efetuados e a rede de networking estabelecida nos três dias de feira permitem fazer um balanço muito positivo desta participação, no âmbito da estratégia de promoção de ambos os portos e das marcas Porto de Aveiro e Porto da Figueira da Foz.