Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Aveiro investe 4 milhões de euros para receber navios maiores

A Administração do Porto de Aveiro anunciou hoje um investimento superior a quatro milhões de euros na melhoria das condições para poder receber navios de maior tonelagem.

“O conselho de administração do Porto de Aveiro deliberou abrir um concurso público internacional com vista à substituição das defensas e cabeços de amarração no setor comercial norte”, refere uma nota de imprensa.

Segundo a administração portuária, o projeto representa um investimento base de quatro milhões de euros, com um prazo de execução estimado em 480 dias.

Requalificação do molhe da Ericeira

O molhe do Porto da Ericeira vai ser requalificado. A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) assinou o auto de consignação da empreitada de recarga da cabeça do quebra-mar do porto. A cerimónia, presidida pela Secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, decorreu na Galeria Orlando Morais da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (Ericeira).

Contribuindo não só para operacionalidade do porto, mas também para a segurança marítima e para a preservação ambiental, esta intervenção visa a recarrega da cabeça do quebra-mar, reconstruída em 2020, com o objetivo de reduzir destruições mais gravosas durante os próximos invernos marítimos, e enquanto se desenvolvem os estudos necessários a uma intervenção definitiva do molhe.

APS reforça gestão de risco

A Administração dos Portos de Sines e Algarve continua a promover a gestão de risco no seu sistema de governação, estratégia e operações, garantindo a continuidade e resiliência da organização e negócio portuário.

Em 2024, avançou com iniciativas que fortaleceram o sistema integrado, promovendo a implementação de três novas certificações e a transição de duas normas:

Inovação e Segurança no Porto de Leixões

Dia 17, o Porto de Leixões foi palco de um exercício operacional inovador realizado pela Polícia Marítima, com o uso de “bodycams” (câmaras corporais). Esta iniciativa, acompanhada por uma equipa de reportagem da SIC, sublinhou a relevância da tecnologia no reforço da segurança portuária.

O simulacro demonstrou a utilização das “bodycams” durante situações de apreensão, posicionando a Polícia Marítima como a primeira força policial em Portugal a adotar este equipamento, promovendo maior transparência e eficiência nas suas operações.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

Neste dia 22 de Janeiro, o naufrágio do NRP «Fataça»

A Classe Azevia era composta por lanchas de fiscalização construídas no Arsenal do Alfeite, em Portugal, durante os anos de 1941 a 1945, em plena Segunda Guerra Mundial, concebidas com o objetivo de fortalecer a capacidade da Marinha de Guerra Portuguesa na fiscalização das atividades piscatórias ao largo da costa de Portugal Continental.

A classe recebeu o nome de Azevia, sendo os navios batizados com nomes de peixes, seguindo a ordem alfabética para indicar a sequência de lançamento. O último navio desta classe a ser lançado foi o NRP “Fataça”, em 1945, encerrando-se assim a construção das embarcações desta série.

TRANSINSULAR REFORÇA CAPACIDADE DE TRANSPORTE PARA CABO VERDE

A Transinsular, empresa do Grupo ETE, introduz a partir de quinta-feira, dia 23 de Janeiro, o Navio Ponta do Sol em conjunto com o navio Lagoa, na rota Cabo Verde / Portugal Continental, aumentando significativamente a capacidade de transporte para 420 TEUS.

Com esta nova oferta do serviço Cabo Verde Expresso – agora designado Cabo Verde Expresso 2.0 - a Transinsular, empresa do GRUPO ETE, reforça a capacidade de transporte nas ligações marítimas regulares e diretas desde Portugal para Cabo Verde (Praia, Mindelo, Sal e Boavista), continuando o melhor tempo de transito do mercado a nível internacional e a assegurar a distribuição regular e eficiente inter-ilhas no arquipélago.

Dragagens nos portos de pesca no Minho arrancam em Abril

O ministério da Agricultura e Pescas pretende que a dragagem dos portos de pescas do Norte do país arranquem em abril deste ano, prevendo que o concurso seja lançado ainda este mês, informa a tutela à Lusa.

As intervenções vão acontecer nos portos da Vila Praia de Âncora (Caminha), Castelo do Neiva (Viana do Castelo), Esposende e ainda Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Angeiras, no distrito do Porto, para resolver o problema do assoreamento das infraestruturas

O enigma do Bio-Pato, o som estranho que ecoa nas profundezas do Oceano Antártico

Desde a década de 1960 que um estranho e repetitivo ruído chamado “bio-pato”, que pode ser ouvido frequentemente no Oceano Antártico, tem intrigado biólogos marinhos e especialistas em acústica subaquática. Um novo estudo sugere que qualquer animal que esteja a produzir estes sons (possivelmente uma baleia-anã-antártica) está a conversar com elementos da sua espécie. A ser verdade, poderá ser mais uma importante peça no puzzle que é o estudo de uma das baleias mais difíceis de investigar.

Um marco na cibersegurança portuária

Porto de Sines inaugura Port Cyber Arena

O Porto de Sines foi esta terça-feira palco de um momento marcante na sua história, com a inauguração da Port Cyber Arena, um edifício inovador dedicado à cibersegurança e ciber-resiliência no setor portuário e logístico.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, reforçando o compromisso do Governo em promover a segurança digital como elemento estratégico para a competitividade nacional.

A Port Cyber Arena destaca-se como um centro pioneiro, sendo o primeiro em Portugal a adaptar conceitos avançados de cibersegurança ao setor dos transportes e da logística. Trata-se de um espaço que combina formação, treino especializado e simulações práticas visando reforçar a capacidade das empresas e instituições no combate a ameaças cibernéticas, um desafio crescente num setor essencial para assegurar a resiliência da cadeia de abastecimento.

ESTA TERÇA-FEIRA, NO PORTO DE SINES

Miguel Pinto Luz presente na Cerimónia de inauguração do Port Cyber Arena

O Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) promove esta terça-feira a Cerimónia de Inauguração do edifício Port Cyber Arena, que conta com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

A Port Cyber Arena consiste num centro de formação e treino focado na área da cibersegurança e ciber resiliência, sendo pioneiro na adaptação do conceito ao setor portuário e logístico.

Esta nova valência tem como principal objetivo a promoção da realização de ações de formação, com vista ao incremento da capacidade de resposta em caso de ataques cibernéticos, bem como a habilitação das entidades formandas com os skills necessários à antecipação de ataques.

COM VÍDEO

Porto de Leixões regista novo record de operação de descarga com MV KOBAYASHI MARU

A 20 de dezembro, o Porto de Leixões registou um marco histórico com a maior operação de descarga realizada até à data. O navio MV KOBAYASHI MARU atracou no porto com uma carga de 51.500 toneladas de milho a granel, provenientes da Roménia e da Sérvia, distribuídas por cinco porões.

A operação foi conduzida pelo TCGL, empresa do Grupo ETE, e destacou-se pela sua eficiência operacional exemplar. Foram utilizadas duas gruas Liebherr LHM420 de última geração, reconhecidas pela sua sustentabilidade ambiental devido às suas baixas emissões de carbono, e uma tremonha ecológica, desenvolvida como um projeto inovador do Grupo ETE.

Sistema integrado da APS ganha novos pilares de robustez e resiliência em 2024

A APS continua a promover a gestão de risco no seu sistema de governação, estratégia e operações, garantindo a continuidade e resiliência da organização e negócio portuário.

Em 2024, avançou com iniciativas que fortaleceram o sistema integrado, promovendo a implementação de três novas certificações e a transição de duas normas.

2024 É O MELHOR ANO DE SEMPRE NO PORTO DE SINES

Carga Contentorizada cresce 16%, aproximando-se dos 2 milhões de TEUs

2024 fica marcado como o melhor ano de sempre no Porto de Sines, no que respeita à Carga Contentorizada, com um crescimento homólogo sustentado de 16%, a que correspondeu uma movimentação de 1,9 Milhões de TEUs (1 TEU = 1 contentor de 20 pés).

No volume de carga movimentada, Sines registou 47,8 milhões de toneladas, 11% mais que o total registado em 2023, com o Terminal de Contentores a liderar os índices de movimentação - 23 milhões de toneladas -, seguindo-se o Terminal de Granéis Líquidos - 20,8 milhões de toneladas.

APDL entrega Concessão de Serviço Público do Porto Comercial da Sardoura

A 2 de janeiro, a APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. S.A., oficializou a entrega da Concessão de Serviço Público do Porto Comercial da Sardoura. O Contrato de Concessão, celebrado com a concessionária Várzeamistosa, Unipessoal, Lda., terá a duração de 15 anos, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2025, marcando o desfecho do Concurso Público Internacional lançado pela APDL para esta finalidade.

Localizado numa região em desenvolvimento, o Porto Comercial da Sardoura é uma infraestrutura estratégica para a movimentação de mercadorias. Com cerca de 3 hectares de terrapleno e plataforma de carga, além de excelentes acessibilidades rodoviárias, esta concessão visa potenciar o crescimento do transporte de mercadorias na Via Navegável do Douro (VND).

Business2Sea Matosinhos 2024: o balanço

A 12.ª edição do Business2Sea, organizada pelo Fórum Oceano com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, representou um marco incontornável para a promoção da Economia Azul sustentável em Portugal e na Europa.

Durante dois dias intensos (14 e 15 de novembro), o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões em Matosinhos tornou-se o epicentro do debate da inovação, da digitalização e das energias renováveis oceânicas.

AÇORES

Financiamento aprovado para a reconstrução do Porto das Lajes das Flores

O financiamento para a construção do novo porto das Lajes das Flores, Açores, foi aprovado pelo Programa Sustentável 2030, marcando o arranque da reconstrução da infraestrutura, destruída após a passagem do furacão Lorenzo, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado conjunto dos Ministérios do Ambiente e Energia e das Infraestruturas e Habitação, o investimento total da obra “é de 197.059.825 euros, com um apoio de 167.500.851 euros proveniente do Fundo de Coesão”.

Convenção OSPAR

A OSPAR é uma convenção marinha regional cujo objetivo é a proteção do meio marinho do Atlântico Nordeste. São Partes Contratantes da OSPAR: a Bélgica, a Dinamarca, a Finlândia, a França, a Alemanha, a Islândia, a Irlanda, a Holanda, a Noruega, Portugal, a Espanha, a Suécia, o Reino Unido, o Luxemburgo, a Suíça e também a União Europeia.

A Comissão teve o seu início em 1972, com a assinatura da Convenção de Oslo focada no problema do dumping, tendo, em 1974, sido também assinada a Convenção de Paris sobre questões relacionadas com as fontes de poluição marinha de origem terrestre e da indústria offshore. Em 1992, estas duas convenções foram unificadas, atualizadas e prorrogadas pela Convenção OSPAR. O nome OSPAR provém assim das duas convenções originais ("OS" de Oslo e "PAR" de Paris). Em 1998, em Sintra, foi introduzido um novo anexo para alargar a proteção da biodiversidade e ecossistemas marinhos a outras atividades humanas.

Governo dos Açores reforça ligações marítimas comerciais interilhas para fortalecer o mercado interno

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, acaba de assinar, com os armadores que operam nos portos dos Açores, um memorando de entendimento, de acordo com o qual se intensificam as ligações marítimas comerciais interilhas.

Segundo o documento, assinado com a Portos dos Açores, Mutualista Açoreana, Transinsular e GSLines, “o modelo de transporte marítimo não pode estar baseado apenas nas ligações diretas com o exterior”, pelo que se torna “necessária uma nova abordagem de modo a fortalecer o mercado interno, tornando-o mais eficiente e capaz de gerar mais-valias para os pequenos produtores”.

Maior navio de sempre a escalar o Porto de Viana do Castelo

O KAPTAN ARIF BAYRAKTAR, uma embarcação de bandeira maltesa registada no porto de Valletta, foi o “maior navio de sempre” a atracar no porto de Viana do Castelo. Aconteceu ontem e transportava 22 mil toneladas de madeira proveniente de Rio Grande, no Brasil.

Conforme se refere no site do Porto de Viana – APDL, a embarcação tem 195 metros de comprimento (LOA) e um arqueamento bruto de 34.509 GT – é o maior navio de sempre a escalar o Porto de Viana.

ATÉ 22 DE JANEIRO

Concurso aberto para a Polícia Marítima

Estão abertas, até ao dia 22 de janeiro de 2025, um total de 50 vagas na categoria de Agente de 3.ª classe da Polícia Marítima.

As condições de ingresso são, entre outras, nacionalidade portuguesa, idade entre 21 e 28 anos, no mínimo o 9.º ano de escolaridade!

Total: 701