Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




LNEG integra consórcio europeu HyFuelUp

O LNEG integra o consórcio europeu “HyFuelUp”, liderado pelo Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias, financiado pelo Programa Horizonte Europa em 10,2 Milhões que irá demonstrar uma tecnologia inovadora para a produção de gás natural renovável (biometano) a partir de resíduos.

Além do LNEG, o consórcio liderado pelo CoLAB BIOREF inclui mais três entidades nacionais (Instituto Politécnico de Portalegre, e as empresas Circle Molecule e Dourogás Renovável) e seis entidades públicas e privadas da Alemanha, Espanha, Grécia, Reino Unido e Suíça. A instalação desta tecnologia inovadora vai ocorrer em Tondela, distrito de Viseu.

Gasoduto para hidrogénio verde arranca em Sines até 2025

No valor de 28,5 milhões de euros, o projecto será desenvolvido pelo consórcio H2 Green Valley, liderado pela REN, um dos 51 escolhidos para ser financiado pelo PRR. Tem capacidade para crescer até uma produção de 2GW de hidrogénio em Sines.

Primeiro-ministro afirma que Portugal não terá escassez de energia e reforça importância do Porto de Sines

No final da reunião do Conselho Europeu, o Primeiro-Ministro sublinhou que Portugal não corre riscos de escassez de energia. António Costa volta a reforça a importância do Porto de Sines para a exportação de gás.

No dia em que os líderes da UE discutiram questões sobre a atual crise energética agora acentuada pela guerra da Ucrânia, António Costa apontou que “os riscos são globais” relativos ao fornecimento do gás à Europa, embora destacando a baixa de dependência de Portugal.

PORTO DE AVEIRO

Projecto-piloto abastece lancha de pilotos com biocombustível

O Porto de Aveiro avança com o abastecimento de uma lancha dos pilotos com biocombustível, anunciou a administração portuária liderada por Fátima Alves. Este é o primeiro abastecimento ao abrigo de um projetco-piloto em parceria com a empresa Prio Energy para a utilização de biocombustíveis em equipamentos portuários e embarcações.

Porto de Setúbal no ENVE 2022

O Porto de Setúbal participou no Encontro Nacional de Veículos Elétricos, ENVE 2022, no Largo José Afonso, numa organização da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) e da Câmara Municipal de Setúbal e que, este ano, contou, para além da apresentação dos veículos automóveis, com a participação de embarcações elétricas, desde destinadas ao setor maritimo turístico, à náutica de recreiro e ao lazer como sejam bicicletas aquáticas e pranchas movidas a eletricidade.

Durante o ENVE 2022, o Porto de Setúbal divulgou a sua estratégia, reforçando o lema “Onde a Sustentabilidade Encontra o seu Porto”, e destacando alguns dos compromissos da APSS, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: reduzir consumo de energia e emissões em 40% ate 2030; apostar na transição energética e neutralidade carbónica; promover a intermodalidade sustentável; aprofundar a ligação cidade porto; proteger o ambiente e salvaguardar o capital natural e os serviços dos ecossistemas do estuário do Sado e zonas adjacentes.

PRONTO A OPERAR EM JULHO DESTE ANO

Maior parque solar flutuante da Europa está em Portugal

É uma estrutura com o tamanho de 4 campos de futebol e que em julho deste ano estará pronta para começar produzir energia. Segundo informações, este é o maior parque flutuante solar da Europa e irá gerar 7,5 gigawatts-hora por ano.

2 E 3 DE JUNHO

Sines recebe conferência para discutir energia e transição justa

Uma conferência sobre energia e transição justa vai juntar em Sines (Setúbal), esta quinta e sexta-feira, 2 e 3 de junho, especialistas e investigadores em torno de áreas como a energia solar e eólica, hidrogénio e gases renováveis. A conferência realiza-se no Centro de Artes de Sines, no âmbito do "Energy & Climate Summit", promovido pelo projeto Guardiões, que junta o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), o Fórum Energia e Clima (FEC) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

O evento, que conta com a presença do Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, junta diversos especialistas do sector privado e investigadores.

António Costa diz que «Alemanha necessita de gás» e porto de Sines é «ajuda»

O Primeiro-Ministro defendeu esta segunda-feira que a "Alemanha necessita de gás", sendo o abastecimento através do porto de Sines uma "oferta que ajuda" Berlim, mas não revelou se Scholz mostrou interesse na distribuição de gás a partir de Portugal.

Falando aos jornalistas depois de ter visitado vários 'stands' nacionais na feira de Hannover -- que escolheu este ano Portugal como país parceiro --, António Costa abordou o jantar que teve com o chanceler alemão, Olaf Scholz, no domingo à noite, que foi fechado à comunicação social.

Gouveia e Melo diz que Sines tem um papel «essencial» para uma Europa em mudança

O Chefe de Estado-Maior da Armada, o almirante Gouveia e Melo considerou no diaa 23 que Sines é “essencial” numa Europa “que está em mudança” e para um Portugal que “se quer atlântico”.

“Há duas coisas que determinam o futuro: uma é a geografia e outra é a história. Quem se esquecer disso vai de certeza errar o futuro e Vasco da Gama é exemplo disso. É a nossa história associada a uma geografia, esta geografia é Sines” que “hoje é essencial, mas será muito mais essencial com uma Europa que está em mudança e para um Portugal que se quer atlântico”, afirmou Gouveia e Melo.

JOSÉ LUÍS CACHO À ANTENA 1:

Porto de Sines garante ter capacidade para ser autoestrada do gás natural

O Porto de Sines tem capacidade para ajudar a reduzir até 20% a dependência energética da Europa em relação à Rússia. É o que diz à Antena 1 o administrador do Porto de Sines. José Luís Cacho coordenou o grupo de trabalho que avaliou as condições para transformar este porto marítimo numa espécie de autoestrada de gás natural para a Europa e garante que, do ponto de vista técnico, Sines tem capacidade para exercer esse papel.

O administrador do Porto de Sines diz à Antena 1 que será necessário fazer algum investimento para que Sines possa servir de entreposto de gás natural.

Portugal investe 35 milhões em Sines para reexportar gás

Até ao final do ano estarão a sair de Sines navios metaneiros de pequena dimensão, em direcção aos portos do centro e Norte da Europa, carregados de gás natural liquefeito. Daqui a dois anos o Terminal da REN contará com novo depósito de armazenamento que custará 30 milhões.

Porto de Sines em destaque no «Le Figaro»

O Porto de Sines, o maior de Portugal, poderá duplicar a capacidade do seu terminal de gás em menos de dois anos, disse o Presidente da APS à France Press (AFP), enquanto Lisboa e Madrid defendem uma rota de abastecimento alternativa ao gás russo.

Localizado na costa sudoeste de Portugal, o porto europeu de águas profundas mais próximo dos Estados Unidos recebeu as primeiras entregas de gás natural liquefeito americano para a União Europeia em 2016. Desde então, os volumes de gás transportados, principalmente dos Estados Unidos e da Nigéria, aumentaram acentuadamente, para cerca de 4 milhões de toneladas anuais.

Em Sines, António Costa enalteceu «passo histórico» na Europa com aumento das interconexões energéticas

O Primeiro-Ministro, António Costa, considerou hoje “um passo histórico” a decisão da Comissão Europeia de assumir como “opção estratégica” o aumento das interconexões energéticas entre a Península Ibérica e o resto do mercado europeu.

“Foi um passo histórico o facto de a Comissão Europeia, na recente comunicação que fez nas circunstâncias desta guerra da Rússia contra a Ucrânia, ter assumido como sendo uma opção estratégica da Europa o aumento das interconexões entre a Península Ibérica e o resto do mercado europeu”, afirmou.

O primeiro-ministro falava no Centro de Negócios da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), no distrito de Setúbal, onde foi lançado o projeto Madoqua Power2x, de produção de hidrogénio e amónia verdes, do consórcio internacional liderado pela empresa portuguesa Madoqua Renewables no valor de 1.000 milhões de euros.

Marina de Lisboa com lugares exclusivos para embarcações eléctricas

A APL-Administração do Porto de Lisboa, SA. reforçou a sua aposta na área da sustentabilidade, investindo em boas práticas ambientais na Marina de Lisboa, na Doca de Santo Amaro, reservando dois lugares, exclusivamente para embarcações elétricas. Uma iniciativa que será, no curto prazo, alargada a outras docas da Marina de Lisboa, dando resposta a uma procura crescente que se tem verificado, para este tipo de embarcações menos poluentes.

Investimento de 700 milhões de euros

Galp escolhe Porto de Setúbal para Nova Unidade de Processamento de Lítio

A GALP, em parceria com a Northvolt, escolheu Setúbal para a localização da sua nova unidade de processamento de lítio, no contexto da cadeia de abastecimento de produção de baterias para veículos, telemóveis e outros equipamentos, um importante investimento de 700 milhões euros que irá criar 200 novos empregos diretos altamente qualificados e 1300 postos de trabalho indiretos.

Porto de Setúbal presente no Fórum da Mobilidade Eléctrica

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA participou no Fórum da Mobilidade Elétrica, realizado no Fórum Luísa Todi, no dia 5 de abril, organizado pela ENA – Agência da Energia e Ambiente da Arrábida, com o apoio da CMS- Câmara Municipal de Setúbal e da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos.

O evento teve como objectivo refletir sobre as temáticas da mobilidade eléctrica, com especial enfoque para a sua importância estratégica para o bem-estar ambiental na sociedade. Foram abordados o planeamento, financiamento, questões técnicas e os desafios da mobilidade por representantes de entidades de relevo no panorama empresarial nacional.

Ria Blades entra nos planos da Siemens Gamesa para triplicar pás eólicas onshore

A Siemens Gamesa, presente em Portugal desde 2019, com a aquisição parcial do negócio europeu de serviços onshore do Grupo Senvion, bem como da fábrica de pás eólicas de Ria Blades, em Vagos, uma das fábricas mais competitivas da Europa, prevê triplicar a a produção de pás eólicas onshore.

Um artigo publicado na Revista Portugalglobal faz o ponto de situação do projeto da multinacional alemã, assim como da estratégia de desenvolvimento da atividade.

DGRM visitou projectos de Hidrogénio no IST e na HyChem

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em conjunto com outras entidades relacionadas com o setor marítimo em Portugal, visitou os projectos de Hidrogénio em curso no departamento de Química no IST-Instituto Superior Técnico e na empresa HyChem, ambos em parceria com a empresa Tecnoveritas.

Em causa está a realização de um ensaio real de todo o ciclo do Hidrogénio como futuro combustível para o Transporte Marítimo, desde a sua produção por eletrólise, armazenamento e transporte com tecnologia LOHC (Liquid Organic Hydrogen Carrier) e injecção num motor marítimo.

UCRÂNIA

António Costa espera «papel cada vez mais estratégico» do Porto de Sines para GNL

O Primeiro-Ministro considerou esta sexta-feira que o acordo para os Estados Unidos fornecerem à União Europeia (UE) mais 15 mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL) dará ao Porto de Sines um “papel cada vez mais estratégico”.

“Não tenho a menor das dúvidas de que este acordo com os Estados Unidos – quer para este ano, quer sobretudo aquilo que vai ser reforçado no próximo ano, quando vai preencher cerca de um terço do que são as quantidades de gás que a Europa atualmente está a importar da Rússia – vai permitir, seguramente, ao Porto de Sines ter um papel cada vez mais estratégico”, disse o chefe de Governo, António Costa.

Governo anuncia lançamento de «grande leilão eólico no mar português»

O Governo vai lançar um leilão eólico marítimo (offshore) na próxima legislatura para aproveitar o vento no mar português.

“Queremos também aproveitar a experiência de leilão do solar flutuante (temos 12 concorrentes para 7 lotes) e fazer igual no mar, mas agora com eólica. Se estamos a falar de potências entre os 2 e os 5 GW, já não será em terra que os vamos conseguir, e fica, em antecipação para a legislatura que aí vem, um grande leilão eólico para o mar português”, anunciou hoje o ministro do Ambiente no Parlamento.

Total: 180
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10