Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Navios eléctricos: o futuro do transporte marítimo?

  Cada vez mais navios adotam motores eléctricos, reduzindo a emissão de gases nocivos e favorecendo o meio ambiente. Mas o novo modelo ainda está repleto de desafios.

De acordo com os dados mais recentes da Maritime Battery Forum, rede sem fins lucrativos na Noruega, mais de mil dos 109 mil navios do mundo já são movidos por propulsão eléctrica ou híbrida. E esse número provavelmente crescerá ainda mais, já que o levantamento abrange apenas uma parte dos navios eléctricos. Atualmente, mais de 460 navios eléctricos adicionais estão a ser construídos.

FINA Feira de Inovação e Negócios Azuis | 5 junho 2025

Energia eólica offshore flutuante em Portugal

  A FINA Feira de Inovação e Negócios Azuis inclui – entre outros – um espaço de Congresso, no qual os Expositores apresentam as suas organizações.
Neste espaço serão também realizadas apresentações temáticas – relevantes e atuais – por reconhecidos especialistas.

O tema "Energia eólica offshore flutuante em Portugal", será apresentado por Tiago Morais, Licenciado e Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Tem mais de 19 anos de experiência, na gestão e desenvolvimento de projetos de energias renováveis offshore, com trabalhos publicados em documentos estratégicos e revistas científicas de elevado valor de impacto.

PORTO DE AVEIRO LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA CONSTRUÇÃO DE SUBESTAÇÃO ELÉCTRICA

  O Porto de Aveiro lançou o concurso público para a “Empreitada de Construção da Subestação 60/15KV 2x20MVA no Porto de Aveiro”, com um investimento previsto de 8,103 milhões de euros e um prazo de execução de 480 dias.

Este concurso representa o segundo passo concreto no reforço da infraestrutura elétrica do porto, dando continuidade à empreitada lançada em março deste ano para a “Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha - SE APA”. Esta primeira intervenção prevê a construção de uma linha de alta tensão, parcialmente subterrânea e parcialmente aérea, que ligará a Subestação da Gafanha da Nazaré à futura subestação, agora a concurso.

Pesca e aquacultura no parque eólico de Viana do Castelo

  A Ocean Winds tem em curso projetos de implementação de pesca e aquacultura no parque eólico flutuante "offshore", WindFloat Atlantic, instalado a cerca de 18 quilómetros ao largo de Viana do Castelo. A empresa defende que a coexistência do empreendimento com atividades tradicionais é viável e está à espera do leilão de eólicas no mar em Portugal, para poder industrializar a exploração de energia do vento com torres flutuantes, em águas nacionais, nomeadamente, no espaço marítimo a norte de Viana do Castelo.

BP e RNM assinalam parceria para fornecimento de combustíveis a partir do Porto de Aveiro

A BP passa a dispor de terminal logístico para combustíveis para o centro e norte de Portugal a partir do Porto de Aveiro. Estrutura instalada no terminal de granéis líquidos resulta de um consórcio com a RNM.

Esse espaço é definido pela RNM, grupo com sede em Famalicão, como “hub intermodal, moderno e flexível, promovendo a digitalização e inovação no sector” e permite a receção, armazenamento, aditivação e incorporação de biocombustíveis e a sua colocação em postos da região.

Galp vai investir 200 milhões na refinaria de Sines este ano

A Galp vai investir 200 milhões de euros na refinaria de Sines este ano, anuncia a empresa. A petrolífera vai realizar trabalhos de manutenção e também desenvolver projetos de eficiência energética.

“Em 2025, vamos investir mais de 200 milhões na manutenção da refinaria e em eficiência energética”, disse a directora da refinaria Cristina Cachola.

 

PORTO DE AVEIRO PARTICIPA EM VISITA ESTRATÉGICA DA OFFSHORE WIND PORTS PLATFORM NA POLÓNIA

O Porto de Aveiro marcou presença no encontro anual da Offshore Wind Ports Platform, uma iniciativa promovida pela WindEurope, em colaboração com a Wind Industry Hub (WIH) e a Associação Polaca de Energia Eólica. O evento decorreu nos portos de Świnoujście e Szczecin, na Polónia.

Representando o Porto de Aveiro, esteve Sofia Ventura, do Gabinete de Estratégia, que integrou uma delegação composta por líderes do sector portuário, representantes governamentais, especialistas em energia e jornalistas.

Universidade do Porto e Gulbenkian juntam-se para criar embarcação autónoma e não poluente

A Gulbenkian vai financiar com 1,5 milhões de euros o desenvolvimento de um protótipo de embarcação autónoma capaz de produzir a bordo o hidrogénio verde que alimentará a célula responsável pela sua propulsão, bem como de distribuir a energia gerada de forma inteligente.

António Feijó, Presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, e António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, assinaram um contrato de financiamento que vai permitir o desenvolvimento de sistemas de produção de combustíveis verdes a bordo de embarcações de pequeno porte.

O financiamento de 1,5 milhões de euros da Fundação Calouste Gulbenkian destina-se ao projeto GREENSHIP_E-Eletrificação de navios com combustíveis ecológicos e tecnologias avançadas e visa desenvolver um protótipo de embarcação autónoma capaz de produzir a bordo o hidrogénio verde que alimentará a célula responsável pela sua propulsão, bem como de distribuir a energia gerada de forma inteligente.

Maersk estabelece parceria de redução carbónica ECO Delivery Ocean

De modo a reduzir as emissões carbónicas no transporte marítimo, a Maersk estabeleceu uma parceria com a Epson, empresa global de tecnologia, denominada ECO Delivery Ocean, que irá, no primeiro ano, reduzir as emissões da empresa em 230 toneladas de CO2e.

A ECO Delivery Ocean irá funcionar através da utilização de combustíveis que reduzem as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), como o biodiesel e o metanol verde no seu transporte marítimo para a Europa.

COM VÍDEO

Sines vai ter um novo corredor verde

Dos vários projetos em cima da mesa, o futuro corredor verde da luso-holandesa Madoqua é, neste momento, um dos mais maduros. Trata-se de um terminal para armazenamento e abastecimento de combustíveis derivados do hidrogénio verde, que daqui vão partir rumo ao noroeste Europeu. A 5 de novembro, a empresa viajou até Portugal para assinar um Memorando de Entendimento em conjunto com os portos de Sines, da Alemanha e dos Países Baixos. Um passo em frente, para Governo e autarcas, na descarbonização da indústria.

Além deste corredor verde, estão em andamento, pelo menos, mais três projetos para a produção de hidrogénio verde na região. Um deles pertence à Repsol, que vai deslocar de Espanha para Sines um investimento de 15 milhões de euros. A empresa prevê gerar cerca de 600 toneladas deste combustível por ano.

CRUZEIROS

Portos nacionais querem garantir operação mais verde até 2030

A indústria de cruzeiros, que tem reforçado a sua importância na economia portuguesa, tem investido em navios mais amigos do ambiente. No entanto, esbarra com as limitações dos portos onde atraca. Portugal está a desenvolver projetos para reduzir a pegada ecológica deste turismo.

Os dois maiores portos de cruzeiros do continente estão a preparar-se para cumprir o prazo de fornecer energia elétrica aos navios atracados, que termina em 2030, mas a velocidades distintas. Isto num quadro em que a indústria ganha mais relevo na economia nacional e, também, vozes de contestação face à poluição atmosférica que provoca nas cidades. Neste momento, só o Porto de Lisboa tem um plano de investimento definido para instalar pontos de alimentação elétrica em terra. Leixões afirma estar apostado em antecipar a obrigação legal estabelecida pela União Europeia, embora não detalhe o projeto.

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz marcam presença em jornada dedicada à energia eólica offshore e economia azul

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz estiveram presentes na jornada intitulada “Energia eólica offshore, as oportunidades da economia azul”, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O evento, organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pela Fundação Repsol, reuniu especialistas e representantes do setor da energia eólica, abordando as oportunidades da economia azul e o papel da energia eólica no processo de transição energética.

Porto de Lisboa instala primeira turbina eólica urbana da Windcredible

O Porto de Lisboa é o primeiro porto nacional a instalar uma turbina eólica urbana. Uma colaboração entre a APL – Administração do Porto de Lisboa e da startup tecnológica Windcredible, que marca um novo passo no compromisso da APL com a inovação e a sustentabilidade ambiental, no caminho da sua política de sustentabilidade, que procura integrar soluções inovadoras e sustentáveis para beneficiar a comunidade e o ambiente, na região de Lisboa.

A APL celebra esta parceria com a Windcredible por ocasião do Dia Nacional do Mar, que se assinalou no dia 16 de novembro, data em que se pretende destacar a importância que o mar tem na história e na identidade de Portugal, bem como para a economia e para o desenvolvimento da área de influência do Porto de Lisboa.

AVEIRO

Moliceiros movidos a energia eléctrica a partir de 2025

Até ao final de 2025 todos os moliceiros em Aveiro serão eléctricos, numa mudança que permitirá eliminar 400 toneladas de CO2 por ano na Ria de Aveiro.

O primeiro moliceiro 100% elétrico já iniciou a sua actividade regular pela Ria de Aveiro.

É o primeiro passo para que, até ao final de 2025, todas estas embarcações passem a ser movidas exclusivamente por motores eléctricos, reduzindo a emissão em cerca de 400 toneladas de CO2 por ano.

Porto de Setúbal prepara investimento em energia eólica offshore flutuante

O Porto de Setúbal e a empresa RWE Offshore Wind assinaram uma carta de apoio que marca o primeiro passo para que a infra-estrutura portuária setubalense possa tornar-se um centro logístico para a energia eólica offshore flutuante.

Mais um passo no compromisso com a descarbonização

Projecto Piloto do Ferry-boat Eléctrico Modelo protótipo - MOBFY10

Decorreu a 10 de setembro, na Marina do Freixo, Via Navegável do Douro, a apresentação do ferry-boat eléctrico de passageiros, o protótipo MOBFY10, desenvolvido pela empresa portuguesa MobyFly, projecto que a APDL tem acompanhado desde o seu início.

Este projeto inovador, uma parceria entre o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência), o Grupo Catana Portugal e a Corvus, integra a tecnologia de baterias avançadas da Corvus e o sistema de acoplamento automático do INESC TEC, no âmbito do projeto europeu FLYPASS, que conta com o apoio da APDL.

Vessev lança navio de passageiros totalmente eléctrico

A Vessev, líder global em tecnologia marítima sustentável, revelou o VS-9, que irá desbloquear oportunidades inteiramente novas para o transporte premium de passageiros na água. Em parceria com a Fullers360, a maior operadora de ferry da Nova Zelândia, o VS-9 será o primeiro navio de passageiros totalmente eléctrico a operar em Auckland e o primeiro navio de turismo hidrofólio a operar no mundo.

A NetZero Maritime, equipe especializada em tecnologia e inovação marítima verde da Fullers360, desempenhou um papel fundamental na adoção deste novo tipo de embarcação.

PORTO DE AVEIRO CONCESSIONA DUAS PARCELAS DOMINIAIS À CSWIND PORTUGAL

A Administração do Porto de Aveiro e a CS Wind Portugal assinaram, a 16 de julho, contrato de concessão de uso privativo de mais duas parcelas dominiais, com uma área total de 121.362m2, localizadas na ZALI – Zona de Atividades Logísticas e Industriais.

Este contrato acontece na sequência de um concurso público, lançado em fevereiro do corrente ano, para a Concessão de Uso Privativo de 3 parcelas dominiais, na referida Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, para Unidades Industriais do Setor Eólico Offshore Flutuante.

MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS

Delegação portuguesa na Noruega conheceu soluções energéticas eficientes para o sector marítimo

Delegação portuguesa na Noruega conheceu soluções energéticas eficientes para o sector marítimo e visitou as instalações de empresas de última geração, designadamente a maior operadora offshore da Noruega, a Equinor; e a Corvus Energy, um exemplo ao nível da utilização de baterias de última geração em navios e embarcações offshore que permitem a redução de emissões de carbono.

A delegação portuguesa visitou ainda a Wergeland Base AS e conheceu o projeto pioneiro da Equinor - Hywind Scotland -, o primeiro parque eólico flutuante do mundo, em funcionamento desde 2017.

PORTO DE LISBOA

Aprovado financiamento para implementação da Fase 1 do projeto «Onshore Power Supply»

A entidade gestora do Sustentável 2030/Programa de Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) aprovou a candidatura e financiamento da operação para a implementação de uma solução de abastecimento de energia “Onshore Power Supply” (OPS) no Porto de Lisboa.

O projeto irá permitir ao Porto de Lisboa criar a infraestrutura elétrica para a implementação de um sistema de abastecimento de energia elétrica aos navios em cais, até 2029, visando a melhoria da qualidade do ar e redução significativa da pegada carbónica das operações portuárias

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