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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Projecto de hidrogénio verde vai criar mais de mil empregos em Sines

O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, revelou que o projeto de instalação de uma fábrica de hidrogénio verde em Sines, no distrito de Setúbal, vai permitir criar mais de mil postos de trabalho até 2030. “A transição energética no Complexo de Sines não implicará uma redução líquida do número de postos de trabalho, mas um aumento do número líquido de postos de trabalho. O projeto do hidrogénio é uma grande oportunidade industrial e de emprego para o país e o saldo é claramente positivo que implicará a criação de mais de mil postos de trabalho”, afirmou.

Porto de Sines estreia-se em operações de bancas com gás natural

O Porto de Sines junta mais uma estreia às suas conquistas. No porto alentejano realizou-se, dia 29 de fevereiro, o primeiro abastecimento de combustível de bancas a navios, utilizando Gás Natural Liquefeito (GNL), efetuado em Portugal Continental. A draga "SCHELDT RIVER" inaugurou este tipo de operações, demonstrando a capacidade desta infraestrutura portuária em se adaptar às necessidades dos seus clientes.

ASM desenvolve tecnologias de flutuabilidade inovadoras

A A. Silva Matos (ASM), empresa do ramo da metalomecânica, alcançou avanços importantes no desenvolvimento de tecnologias de flutuabilidade para 4000 metros de profundidade, suportando uma pressão de sensivelmente 400bar.

O projeto Deepfloat, que juntou entidades do sistema científico e da Marinha, procurou criar soluções para a execução de trabalhos marítimos que não se encontram facilmente disponíveis.

MATOS FERNANDES:

Hidrogénio verde arranca em 2021

Já foi assumido como uma das prioridades do Governo em matéria de energia para os próximos anos, e na quarta-feira o Ministro do Ambiente voltou a reforçar a ideia no Parlamento. Segundo Matos Fernandes, o Executivo quer arrancar “no início do próximo ano com o projeto de produção de hidrogénio verde à escala industrial”.

Siemens constrói maior «tomada eléctrica» para navios da Alemanha

O porto de Kiel, na Alemanha, adjudicou à Siemens a construção de um sistema de fornecimento de energia em terra para navios, o maior projeto da Alemanha nesta área até hoje. Com uma potência de 16 MVA, a solução Siharbor permite, pela primeira vez, o fornecimento de energia “verde” certificada a dois navios, em simultâneo, o que reduzirá as emissões anuais de CO2 em mais de 8 mil toneladas.

APSS investe na eficiência energética

A APSS está a renovar a iluminação pública através da substituição de 79 luminárias por tecnologia LED, mais eficiente energeticamente e mais amiga do ambiente, em Setúbal (nas zonas do Cais 3 e Jardim Eng.º Luis da Fonseca) e Sesimbra (nas pontes cais nº 1, 2 e 3), um investimento de cerca de 68 mil euros.

RODRIGO COSTA:

Terminal de GNL de Sines: um dos «mais eficientes de toda a Europa»

«Faz parte da nossa missão mostrar aquilo que fazemos e aquilo que de bom Portugal tem. Considerado um dos terminais de gás natural mais eficientes de toda a Europa, é para mim e para os meus colegas, um orgulho representar este terminal. O ano passado tivemos um ano recorde em termos de actividade: realizámos 64 desembarque de barcos, praticamente 1,1 barcos por semana, o que é um número extraordinário para nós. Abastecemos o país de 90% do seu consumo de gás natural. Foi, portanto, um ano em que tudo correu bem», comentou, fazendo o balanço de 2019.

MARC RECHTER:

Hidrogénio em Sines «vai ter um impacto maior na economia portuguesa do que a Autoeuropa»

No futuro, Sines vai poder exportar energia, como se fosse petróleo, mas limpo. Para Portugal é uma oportunidade maior do que a Autoeuropa. Se for bem implementado vai ter maior impacto na economia portuguesa do que a Autoeuropa. E não só em termos de exportações, porque também vai permitir reduzir em 20% a importação de gás natural. Faz sentido, mas não é simples de executar. Tem de ser um esforço colaborativo entre muitos atores de países diferentes, governos e empresas, e temos e manter velocidade.

Enviado de Trump vai falar com França e Espanha para defender gasoduto importante para Sines

O enviado de Donald Trump a Portugal e à Europa vai falar com os líderes de França e Espanha para defender a construção de um gasoduto importante entre os dois países. Este gasoduto pode potenciar o porto de Sines como uma das portas de entrada de gás natural na Europa, incluindo o gás de xisto norte-americano.

António Costa salienta posição estratégica de Portugal ao Secretário da Energia dos EUA

O Primeiro-Ministro defendeu que os portos nacionais estão numa importante posição geográfica, situando-se na confluência de três importantes rotas marítimas: a africana, a mediterrânica e a transatlântica. Essa característica, de acordo com o líder do executivo, “tem despertado o interesse na cooperação com os Estados Unidos, em particular na área da segurança energética”.

“O número de terminais de GNL [gás natural liquefeito] tem vindo a crescer nos Estados Unidos, numa clara indicação de que a capacidade norte-americana de exportação deste recurso venha a aumentar exponencialmente no futuro”, disse. Ora, segundo o primeiro-ministro, o Porto de Sines dispõe de potencial para servir de “ponto intermédio para outros portos na Europa e em África”.

Secretário da Energia dos EUA diz que «há interesse americano» no Porto de Sines

O Secretário da Energia dos Estados Unidos da América (EUA), Dan Brouillette, disse esta quarta-feira existir interesse americano no Porto de Sines, mas também em Portugal, tendo em conta a "importância da independência energética".

"Há interesse americano neste porto em particular mas não só aqui como em Portugal, na Europa. Já o dissemos no passado, pensamos que a independência energética é importante e que a segurança energética é, de facto, segurança nacional, não só para Portugal e para os EUA, como para toda a Europa", sublinhou Dan Brouillette.

O Secretário da Energia falava aos jornalistas no final de uma visita que efectuou aos terminais de contentores e de Gás Natural Liquefeito (GNL), no Porto de Sines.

TUDO DEPENDENDO DO MERCADO INTERNACIONAL

Governo açoriano garante que há projecto para Gás Natural Liquefeito na Terceira

A intenção já não é nova e vem-se renovando praticamente todos os anos, mais intensamente, desde 2016. A posição estratégica do porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, coloca aquela ilha no mapa das intenções dos Governos da República e Regional em ali avançar com uma infra-estrutura para abastecimento/reabastecimento de combustível de Gás Natural Liquefeito (GNL).
Um gás que no seu estado líquido depois de arrefecido, é de fácil transporte e de armazenamento, ocupando cerca de 600 vezes menos espaço do que o gás, o que resulta em custos mais reduzidos em termos de armazenamento e transporte.

Cluster das energias renováveis oceânicas está a desenvolver-se em Viana do Castelo

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo considera que se está a desenvolver no concelho “um verdadeiro cluster das energias renováveis oceânicas com aquilo que se conhece de melhor, com a melhor investigação e o melhor desenvolvimento”.

SINES PODE SER UM GRANDE CENTRO DE ENERGIA VERDE, GARANTE O MINISTRO DO AMBIENTE

Portugal «é o país que melhor se posiciona na Europa» para o hidrogénio verde

“Portugal está em condições de ser o maior produtor de hidrogénio verde” da Europa, do ponto de vista da “vantagem de preço”, garantiu na Assembleia da República o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, notando que Sines é peça central na estratégia.

Na sua audição parlamentar no âmbito da aprovação do Orçamento do Estado para 2020 (OE 2020), Matos Fernandes destacou que o Governo quer manter Sines, onde hoje existem uma central eléctrica a carvão (EDP) e uma refinaria de petróleo (Galp), como “um grande centro associado à energia, mas neste caso, de energia verde”.

SEDEADA NO TGL DO PORTO DE AVEIRO

PRIO Supply continua na liderança das empresas do distrito

Segundo os resultados obtidos em 2018, a empresa que obteve um melhor desempenho no volume de negócios, no distrito de Aveiro, foi a PRIO Supply, S.A., que lidera, por isso, o "ranking" das 1.500 maiores empresas do distrito de Aveiro. Elencado segundo os resultados obtidos em 2018, continua a ser liderado pela PRIO Supply, S.A., sedeada no terminal de granéis líquidos do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo.

ENTREVISTA A PEDRO MORAIS LEITÃO

PRIO constrói dois novos tanques e melhora processos

"Em 2018, para além do investimento na rede de postos, começámos dois investimentos particularmente relevantes, que terminarão em 2020. O primeiro será de quase 4 milhões de euros, na introdução de novos processos na fábrica de biodiesel, para aumentar a sua eficiência na produção de biocombustíveis avançados, nomeadamente os que são produzidos a partir de matérias-primas residuais, tais como os óleos alimentares usados. Acreditamos muito que a utilização destas matérias-primas para biocombustíveis ajudará a mitigar os efeitos dos resíduos no ambiente e, em simultâneo, permitirá uma redução mais rápida da emissão de gases com efeito de estufa".

2.ª plataforma do projecto WindFloat Atlantic rumou a Viana do Castelo

O WindFloat Atlantic deu mais um passo importante para a entrada em operação. A segunda das três plataformas que compõem o projeto deixou o porto de Ferrol para o seu destino final, a 20 quilómetros da costa portuguesa, em Viana do Castelo.

Uma vez no local do projeto, a plataforma será instalada próxima da primeira plataforma flutuante, com as mesmas dimensões (30 metros de altura e 50 metros de distância entre cada coluna). A terceira e última plataforma finalizará o projeto do primeiro parque eólico offshore flutuante na Europa continental.

Prio quer entrar no projecto para produzir hidrogénio em Sines

A empresa está interessada em integrar o consórcio para construir a fábrica de hidrogénio em Sines. E, em breve, vai comunicar as suas intenções ao Secretário de Estado da Energia.

EM 2050

Hidrogénio vai valer 14% da energia consumida em Portugal

Daqui a uma década, Portugal poderá estar a produzir até 395 mil toneladas de hidrogénio verde, dependendo das metas de descarbonização, mais ou menos ambiciosas, e também da redução de custos (entre 50% e 90%) estimada para a produção desta fonte de energia. A conclusão é do estudo “Avaliação do potencial do hidrogénio no sistema energético nacional”, da autoria de três investigadoras portuguesas do Center for Environmental and Sustainability Research (CENSE), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova (FCT-Nova).

FÁBRICA DA PRIO | PORTO DE AVEIRO

Biodiesel com menores emissões promove economia circular

Na fábrica da Prio, no Porto de Aveiro, já é feito biocombustível com 15% de incorporação de biodiesel, permitindo economias de até 4% e menores emissões de 22% face ao gasóleo tradicional.

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