Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
LISBOA TERÁ EMBARQUES E DESEMBARQUES
Celebrity vai ter 7 navios na Europa em 2023
A Celebrity Cruises anunciou os itinerários para a Europa em 2023, em que oferecerá mais de 45 overnights em 11 cidades diferentes com sete navios, incluindo o Beyond, Edge, Apex, Silhouette, Constellation, Infinity e Reflection.
![]() |
A 9 DE DEZEMBRO
Conferências da AMT: «Regulação e Mobilidade: Que Futuro?»
A 9 de Dezembro realiza-se, no Auditório da Gare Marítima de Alcântara (no Porto de Lisboa), o arranque do Ciclo de Conferências organizado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), actualmente presidida por Ana Paula Vitorino, com a primeira sessão subordinada ao tema ‘Regulação e Mobilidade: Que Futuro?’. A sessão arranca às 14 horas, terminando às 17:30.
![]() |
16 DE NOVEMBRO
Dia Nacional do Mar
Celebra-se esta terça-feira, dia 16 de novembro, o Dia Nacional do Mar, tendo como referência a entrada em vigor da "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar" a 16 de novembro de 1994.
A DGRM associa-se à celebração deste dia, destacando os sectores tradicionais e emergentes que constituem a economia ligada ao Mar – Economia Azul – tendo em conta que o Mar representa 5,1% do produto interno bruto português, 5% das exportações nacionais e 4% do emprego (INE, 2018).
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
Ro-ro e carga fraccionada com forte crescimento até Setembro de 2021
As cargas roll-on/roll-off e Fraccionada estiveram em destaque no Porto de Leixões no acumulado até Setembro de 2021 ao crescerem, em conjunto, cerca de 400 mil toneladas, em comparação com o período homólogo do ano anterior.
![]() |
NO PORTO DE PONTA DELGADA, AÇORES
Parque de contentores a crescer de 120 para 480 unidades
O Porto de Ponta Delgada vai ver aumentada a sua capacidade de receção de contentores de 120 para 480 unidades, anunciou o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia dos Açores, Mota Borges.
O governante visitou a obra em curso, de reperfilamento no Porto de Ponta Delgada, tendo considerado que esta era “necessária para racionalizar” a operação de carga e descarga dos navios” naquela infraestrutura portuária da ilha de São Miguel.
![]() |
Docapesca e autarquias querem potenciar Guadiana navegável
A Docapesca e os e municípios de Alcoutim, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Mértola assinaram um protocolo para estudar infraestruturas que permitam potenciar um rio Guadiana navegável.
O acordo visa regular as condições em que se irá estabelecer a cooperação e colaboração entre as partes, para a realização do «Estudo para Identificação das Infraestruturas Fluviais com Potencial para Dinamização Sustentável da Via Navegável do Rio Guadiana».
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
Três novos pórticos entraram já em funcionamento no Terminal Sul
A APDL e a Yilport Leixões deram conta da entrada em funcionamento, no dia 8 de Novembro, dos três novos pórticos de parque no Porto de Leixões, no contexto da obra de Reconversão do Terminal de Contentores Sul.
Assim, e «tendo em conta os prazos contratualmente previstos», entraram em funcionamento «três dos novos pórticos de parque instalados no Parque 3», adiantaram a administração portuária e a concessionária, que opera na infra-estrutura portuária. «Estes equipamentos de última geração funcionarão, numa primeira fase, por controlo remoto e, numa fase posterior, também de forma semi-automática, com supervisão».
![]() |
Transitários querem apostar na digitalização do sector no rescaldo do congresso
A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) apelou a uma aposta na digitalização do sector, um factor "disruptivo e diferenciador", no rescaldo do seu 18.º congresso, que decorreu nos dias 29 e 30 de outubro em Cascais.
![]() |
Navios de Bandeira Portuguesa prestam socorro a duas embarcações em dificuldade em alto mar
Dois navios de bandeira portuguesa foram essenciais na prestação de auxilio a pessoas que necessitavam de ajuda em alto mar, tendo ambos cumprido com prontidão e eficácia as suas obrigações de ajuda na salvaguarda da vida no mar.
O primeiro episódio ocorreu na costa oeste dos Estados Unidos, a 10 de novembro, cerca das 02:00 horas locais, em que o navio graneleiro “Nordrubicon”, de bandeira portuguesa, foi investido pela Guarda Costeira dos Estados Unidos a prestar assistência e participar nas operações de busca e salvamento a uma embarcação em dificuldades nas proximidades.
![]() |
EDIÇÃO N.º 134
Carta Náutica do Porto de Lisboa | Outubro 2021
A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 134. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
![]() |
APS e Extremadura Avante apresentam Projeto CALSIBA no Congresso da APLOG
O Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho, e o Subdiretor Geral da Extremadura Avante, José Matías Sánchez, apresentaram internacionalmente o projeto de cooperação transfronteiriça CALSIBA, no 23º Congresso de Logística da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) realizado nos dias 9 e 10 de novembro, em Lisboa, sob o tema "Da Resiliência à Recuperação".
A apresentação enquadrou-se no painel intitulado "Infraestruturas - Mais Resiliência, Mais Crescimento", na qual os parceiros do projeto CALSIBA explicaram que este permitirá melhorar a competitividade e inovação do transporte multimodal de mercadorias no Corredor Logístico Atlântico Sines-Badajoz, através do desenvolvimento e implementação de tecnologias inovadoras de informação e comunicação, aumentando a competitividade do tecido empresarial transfronteiriço.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA, EM VIANA DO CASTELO
II Jornadas do InovSea debatem redes de cooperação
As segundas jornadas de Inovação do projecto InovSea acontecem esta quinta-feira, dia 11 de Novembro, no Hotel Flor de Sal, em Viana do Castelo. O projecto InovSea tem como objectivo potenciar a inovação nas pequenas e médias empresas (PME) que integram a economia do mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego.
O foco da segunda sessão são as redes de cooperação e o evento vonta com duas dezenas de entidades e empresas do sector, que vão dar a conhecer o que de melhor se tem feito em Portugal. A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa participa na sessão de encerramento.
![]() |
Trabalhos de Dragagem de Sedimentos
Empreitada de prolongamento do quebra-mar e das acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões
Procurando dar resposta a dúvidas que têm sido levantadas pela população sobre a qualidade dos sedimentos que estão a ser dragados e a alimentar o trânsito litoral, a APDL divulgou, ao pormenor, uma série de esclarecimentos.
![]() |
Fátima Alves elogia «capacidade de adaptação» dos operadores do Porto da Figueira da Foz
Em declarações ao jornal «Diário de Coimbra’, Fátima Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), fez um balanço de 2021, analisou alguns investimentos feitos no porto e deixou vários elogios aos operadores que dinamizam a infra-estrutura portuária. As declarações foram prestadas no âmbito do assinalar dos 55 anos desde que os molhes do porto foram inaugurados.
![]() |
A 11 DE NOVEMBRO
Ciclo Mar à Conversa debate alterações climáticas e a pesca de Setúbal
“As alterações climáticas e a pesca de Setúbal” é o título de uma palestra a realizar no dia 11 de Novembro, às 14h30, no auditório da Casa da Baía, em Setúbal.
O encontro, do ciclo “Mar à Conversa”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito das actividades lúdico-pedagógicas de Setúbal Terra de Peixe, é conduzido pela bióloga marinha Rita Gamito Lopes.
![]() |
PRÉMIO MÁRIO RUIVO
Concurso para a criação de filmes sobre o Oceano tem candidaturas abertas até 20 de Dezembro
O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas, lançado, a 25 de Outubro, tem como objectivo sensibilizar a sociedade para a temática do Oceano, homenageando aquele cientista e político (1927-2017), figura inspiradora na protecção e conhecimento do mar português.
O prémio, organizado pelo Ministério do Mar, em articulação com o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, visa galardoar os melhores projectos enviados a concurso para a criação de filmes que expressem o papel fundamental do Oceano na vida humana.
![]() |
Rolos de chapa cresceram 65% no Porto de Leixões entre Janeiro e Setembro de 2021
Os rolos de chapa cresceram de forma bastante significativa, cerca de 65%, no Porto de Leixões no que diz respeito ao período Janeiro-Setembro de 2021 face ao período homólogo do ano anterior. A informação foi avançada pela administração.
Os rolos de chapa, em claro crescimento no Porto de Leixões, são uma matéria-prima que detém um amplo campo de aplicação em vários sectores, nos quais estão incluídos a Indústria (electrodomésticos, automóveis, contentores), a Construção Civil (tubagens, cofragens, separadores de protecção) e também a Agricultura (equipamentos agro-pecuários, silos, armazéns). Os rolos são cintados com banda de aço.
![]() |
Porto de Sines realiza simulacro de evacuação de edifícios
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) participou esta sexta-feira, 5 de Novembro, no exercício A TERRA TREME, iniciativa a nível nacional promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, realizada com o intuito de sensibilizar para o risco sísmico e para a importância de adoção de comportamentos de autoproteção perante a ocorrência de um sismo.
![]() |
AÇORES
GOVERNO PREVÊ NOVA GARE PARA O PORTO COMERCIAL DA GRACIOSA
O porto comercial da Graciosa vai beneficiar de um reordenamento operacional que contempla uma nova gare para acolher passageiros, cujo concurso público deverá ser lançado em 2022, anunciou o Presidente do Governo Regional dos Açores.
Fonte do executivo açoriano disse à agência Lusa que a obra está estimada em cerca de 1,5 milhões de euros, surgindo a partir de um edifício previamente existente.
![]() |
Portugal marca a agenda internacional dos oceanos:
Estratégias para o mar, canhão de Lisboa e espécies ameaçadas
Em termos de dimensão, superfície e volume "temos um grande domínio oceânico". A afirmação é de Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, na TSF, no programa Terra a Terra.
Nos tempos mais modernos, desde a Expo98 que Portugal marca também a agenda internacional porque não há muitos países que "olhem o mar como nós olhamos". Foi preciso chegar a 2015 para que os oceanos tivessem um objetivo "singular" e estivessem na agenda das Nações Unidas. "Portugal lutou e argumentou para que a agenda do desenvolvimento sustentável tivesse um objetivo relacionado com os oceanos", explica. No país, estamos perante a terceira estratégia nacional para o mar, o que demonstra que "Portugal é um dos países que tem relevância a nível da Europa no que respeita à economia do mar, apesar de existirem alguns arautos que passam a vida a diminuir o nosso percurso que é notável", acrescenta Ricardo Serrão Santos.