Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AÇORES

Atlânticoline aumenta transporte de passageiros

Empresa faz balanço positivo do ano de 2022, tendo em conta o transporte de 506.143 passageiros e de 31.794 viaturas, em todas as suas linhas.

PORTO DE LEIXÕES | COM VÍDEO

Desembarque do segundo equipamento ferroviário MATISA R21 a chegar a Portugal

O Porto de Leixões recebeu a operação de desembarque em navio Ro-Ro e preparação para transporte rodoviário, do segundo equipamento ferroviário MATISA R21 a chegar a Portugal.

À semelhança do primeiro destes equipamentos a desembarcar em Portugal, igualmente pelo Porto de Leixões, a operação complexa decorreu no Terminal Multiusos Sul, tendo sido executada pela YILPORT Leixões e seguindo posteriormente em transporte especializado da LASO para a estação ferroviária das Devesas, tendo como cliente final a construtora DSTrainRail.

Porto de Setúbal soma mais duas linhas regulares de contentores

O Porto de Setúbal tem duas novas linhas regulares de contentores a operar no Terminal Multiusos Zona 2, concessionado à empresa Sadoport. Estes serviços permitem consolidar a oferta do Porto Setúbal no mercado de contentores, no short sea shipping Europeu, designadamente nas ligações com o Mediterrâneo, Canárias e norte de Espanha.

Terminal de Contentores de Alcântara terá escala regular para os EUA

O Terminal de Contentores de Alcântara, concessionado à Liscont, vai ter a primeira escala regular transatlântica para os Estados Unidos, em Janeiro, resultado de um acordo com um consórcio de vários armadores liderados pela Ocean Network Express (ONE).

A escala, para todo o tipo de carga contentorizada, terá uma periodicidade mensal. O objectivo é evoluir para quinzenal e, numa fase posterior, tornar-se semanal.

A 26 DE JANEIRO

Modo de Transporte Marítimo - Eficiência e Transição Energética

Ao longo de 2023, ano que a Ordem dos Engenheiros dedica à temática da Energia e do Clima, a Comissão de Especialização em Transportes e Vias de Comunicação (CETVC) propõe-se organizar um ciclo de quatro Conferências, com o objectivo de divulgar e debater temas relevantes da realidade actual e perspectivas futuras nos modos de transporte marítimo, aéreo, ferroviário e rodoviário pesado.

Grupo ETE investe em equipamento portuário a nível nacional

O Grupo ETE investiu recentemente 14.2 milhões de euros na aquisição de quatro novas Gruas Portuárias Liebherr, colocadas ao serviço das operações que detém nos portos de Aveiro, Leixões e Setúbal. Um investimento que representa e reforça a sua aposta no desenvolvimento do sector portuário português, nomeadamente no desenvolvimento dos portos nacionais e das suas infraestruturas.

Programa de Especialização em Economia Azul (PLEA)

A 5.ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) realiza-se nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro, em Lisboa.

O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) oferece um vocabulário completo sobre economia azul e uma visão 360 graus sobre desenvolvimento sustentável.

Porto de Setúbal vai concretizar 114 milhões de euros com investimentos «geradores de maior movimentação portuária»

O Porto de Setúbal vai concretizar quatro grandes investimentos que totalizam 1114 milhões de euros. A administração garante que estão a assistir um aumento da procura por investidores nacionais e internacionais em projetos na região.

Em declarações ao ‘Negócios’, o Presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) falou sobre os projetos que serão concretizados, entre eles a melhoria dos acessos ferroviários à infraestrutura, o prolongamento do terminal “roll-on roll-off” (ro-ro) para o aterro construído no âmbito da empreitada de melhoria das acessibilidades marítimas, ou ainda o fornecimento de energia elétrica aos navios atracados em cais.

Nova reunião do Fórum para a Simplificação de Procedimentos da Madeira para falar da JUL

O V Fórum para a Simplificação de Procedimentos realizou-se esta segunda-feira, na Gare Marítima da Madeira, com a presença das várias entidades da comunidade portuária e marítima da região, bem como do gestor nacional da plataforma JUL, a Janela Única Portuária, Claúdio Pinto, que esteve em videoconferência.

A presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço, deu as boas-vindas aos participantes neste Fórum, recordando “o papel importante da JUL na modernização, competitividade e fluidez na cadeia de transporte, com a digitalização dos procedimentos portuários.”

Novo sistema de gestão operacional do Terminal de Contentores de Leixões entra em funcionamento esta segunda-feira, 16 janeiro

O TCL - Terminal de Contentores de Leixões (Yilport Leixões) vai efectuar a mudança do seu actual sistema de gestão operacional do terminal para NAVIS N4, esta segunda-feira, dia 16 de janeiro de 2023.

Espera-se que a transição decorra de uma forma fluída e sem qualquer impacto, já que a mesma foi precedida de um período alargado de testes internos de validação do todos os processos de negócio, em articulação com os serviços da APDL, garantindo a interoperacionalidade entre os diversos sistemas de informação do porto .

Autarca de Viana do Castelo defende que o mar «é a grande oportunidade»

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, participou na abertura da “Conferência Mar: Energia e Sustentabilidade”, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), contando com a presença do Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do Diretor da ESTG, Pedro Miguel Moreira, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, envolvendo ainda investigadores e empresários do sector.

O Presidente da Câmara defendeu que “a promoção da Economia do Mar é, para Viana do Castelo, um pilar estratégico do desenvolvimento do nosso concelho, do nosso território”.

Dragagens em São Martinho do Porto

Estão a decorrer dragagens de manutenção da baía em São Martinho do Porto, depois de terem sido alteradas as datas inicialmente agendadas por motivos de dificuldades logísticas inerentes à operação do empreiteiro e deslocação da draga, e consecutivas condições de mar adversas e meteorológicas.

NUNO DAVID SILVA

A Yilport trabalha com todos os armadores, o que favorece a competitividade

Em menos de 20 anos, a Yilport tornou-se o 11.° maior operador portuário do mundo e quer integrar o top ten. Para esta ascensão também contribuíram os portos portugueses de Leixões (TCL), Aveiro (Socarpor), Figueira da Foz (Liscont), Lisboa (Sotagus e Liscont), Setúbal (Sadoport e Tersado), e os espanhóis de Ferrol (Galiza) e Huelva (Andaluzia), que o grupo adquiriu em 2016 à Mota-Engil e ao Novo Banco, donos da então concessionária Tertir.

Nuno David Silva assumiu a direcção regional da Yilport Iberia em Outubro e conta-nos quais os planos do grupo turco para tornar estes portos mais eficientes, sustentáveis e competitivos.
A empresa tem em curso um investimento de 200 milhões de euros e quer investir mais 500 milhões nos próximos anos.

APS PUBLICA VERSÃO DIGITAL DAS TABELAS DE MARÉS 2023

Já se encontram disponíveis para consulta as Tabelas de Marés 2023 referentes aos portos sob jurisdição da APS: Sines, Faro e Portimão.

VÍDEO RTP

A «Portos dos Açores» registou em 2022 o maior volume de negócios da história da empresa

O valor ultrapassou os 22 milhões de euros. Rui Terra diz que 2022 foi também o melhor ano no que reporta ao movimento de navios e mercadoria transaccionada.

Governo vê «grandes oportunidades» para portos e quer envolver trabalhadores

O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, assinalou terça-feira que há “grandes oportunidades para os portos” portugueses e que estes podem ser fundamentais para o crescimento da economia do país, garantindo que o Governo quer envolver os trabalhadores.

“Há grandes oportunidades para os portos. Quis discutir essas oportunidades e essa visão com os trabalhadores e dizer-lhes de forma muito clara que entendo que é uma grande oportunidade, um momento muito importante, onde os portos podem assumir o papel de que o país precisa para que a economia possa crescer e que, obviamente, tentamos construir esta estratégia, esta visão em forte colaboração e diálogo com os trabalhadores”, disse João Galamba após uma reunião com estruturas sindicais representativas das administrações portuárias, em Lisboa.

SINES

APS lança concurso público para reabilitar pavimento do «finger» do Terminal Multiusos

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) lançou um concurso público para a requalificação do Terminal Multiusos de Sines, num investimento de 1,5 milhões de euros.

Segundo o anúncio, o preço base para a realização dos trabalhos é de 1.550.000 euros, sendo o prazo de execução das obras de quatro meses.

Governo dos Açores vai investir em operação portuária «igualitária»

A secretária regional das Infraestruturas dos Açores disse dia 9 que o Governo Regional vai trabalhar para que a operação portuária seja "mais igualitária" na região, sobretudo nos dois maiores portos, localizados nas ilhas de São Miguel e Terceira.

FIGUEIRA DA FOZ

Manifestação de interesse em parcelas dominiais sitas no Porto de Pesca Costeira

Para os efeitos legais, dá-se publicidade da existência de interessado na concessão da utilização privativa de várias parcelas dominiais, sitas no Porto de Pesca Costeira da Figueira da Foz, freguesia de S. Pedro, Concelho da Figueira da Foz, com a área total de cento e vinte e quatro mil setecentos e sessenta e cinco metros quadrados.

Portos de Lisboa e de Setúbal aderem à United Nations Global Compact

As Administrações dos Portos de Lisboa e de Setúbal aderiram à rede Global Compact Network Portugal, uma iniciativa de sustentabilidade das Nações Unidas (ONU), que visa a aplicação dos princípios sustentáveis e dos objetivos da Agenda 2030.
Este pacto global reúne organizações cujas estratégias e actividades estão em linha com os princípios universais de direitos humanos, a protecção ambiental, as práticas laborais e o combate à corrupção.

Total: 5972
1 2 3 4 5 6 7 8 [9] 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299