Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Zonas Livres Tecnológicas marítimas vão testar novas tecnologias
Tróia e Viana do Castelo vão ser palco de experimentação de novas tecnologias dedicadas a desenvolver o sector marítimo em Portugal. Tecnologias de robótica, inteligência artificial, energia eólica ou para inovar a aquacultura poderão aqui ser testadas.
![]() |
AspBAN abre processo de candidaturas para startups
O AspBAN (Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network), programa focado no desenvolvimento do ecossistema da Economia Azul, abriu as candidaturas para as startups apresentarem soluções que respondam eficazmente às necessidades e desafios atuais dos portos marítimos.
![]() |
Docapesca lança 2.ª edição do concurso de expressão artística mARTE
A Docapesca lançou a segunda edição do concurso de expressão artística “mARTE”.
O concurso foca-se na reutilização de lixo marinho na criação de arte e encontra-se aberto a toda a população. Serão premiadas três obras, cada uma no valor de 1.000 euros, sendo que ficarão expostas num dos portos de pesca sob a gestão da Docapesca.
![]() |
A PARTIR DE SÁBADO, 16 DE ABRIL
Navios com pavilhão russo impedidos de aceder a portos da União Europeia
Os navios com pavilhão russo ficam impedidos, a partir de sábado, 16 de Abril, de aceder aos portos da União Europeia, no âmbito das novas medidas restritivas da União Europeia à Rússia, anunciou a Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
![]() |
Portugal quer inovar e liderar digitalização da economia azul
O Portugal Blue Digital Hub pretende catalisar a transformação digital dos sectores que integram a economia azul. As operações deverão começar no final de 2022 e terão como foco digitalizar para melhorar o desempenho ambiental e, assim, incrementar as exportações das empresas portuguesas da economia azul.
![]() |
MSC Euribia abre vendas para o verão de 2023
A MSC Cruzeiros abriu as vendas para o MSC Euribia, o navio mais avançado a nível ambiental na sua frota e o seu segundo navio movido a LNG, atualmente em construção no estaleiro Chantiers de L´ Atlantique, em França, com lançamento previsto para o inicio de junho de 2023. O navio passará a sua temporada inaugural no Norte da Europa a partir do porto alemão de Kiel, oferecendo aos passageiros uma panóplia de destinos para descobrir.
![]() |
Porto de Sines cresce 9% em carga e continua a liderar portos nacionais
“A actividade portuária desenvolvida em Janeiro confere a Sines a posição cimeira no ‘ranking’ dos portos que maior volume de carga movimentaram, com uma quota de 54,5%, a que se seguem Leixões com 17,3%, Lisboa com 11,9%, Setúbal com 6,9%, Aveiro com 6,8%, Figueira da Foz com 2,1%, Viana do Castelo com 0,3% e Faro com 0,03%”, indica a AMT.
![]() |
Investimento de 5,1 ME abre Janela Única Logística no Porto de Viana do Castelo
A Janela Única Logística (JUL) do Porto de Viana do Castelo vai entrar em funcionamento esta segunda-feira, num investimento de 5,1 milhões de euros, após quatro anos de trabalho com os vários intervenientes do sector marítimo-portuário.
O Presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Nuno Araújo, informou que “a JUL serve os propósitos fundamentais de funcionar como interligação intermodal na cadeia do transporte desde o nó porto (porto marítimo), facilitando e distribuindo as facilidades a todos os intervenientes na referida cadeia”.
Nuno Araújo referiu que aquela ferramenta garantirá “uma total visualização e integração em todas as operações que envolvem os portos nacionais, e dá cumprimento às iniciativas internacionais que se aplicam ao transporte marítimo, portos e intermodalidade, materializando, desta forma, o conceito de Plataforma Única Marítima”.
![]() |
Instituto Hidrográfico e Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra celebram acordo de cooperação
No dia 6 de abril, o Instituto Hidrográfico e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A, assinaram um contrato interadministrativo de cooperação, para produção de cartografia hidrográfica oficial dos Portos de Setúbal e Sesimbra.
Este contrato tem como objetivo garantir a segurança na navegação, assegurando a acessibilidade marítima e a salvaguarda do ambiente.
![]() |
Somague «ganha» projecto de 21 milhões nos Açores
A Sacyr Somague lidera o consórcio que vai intervir nos molhes dos portos comercial e de recreio de Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria, Açores. Uma empreitada de quase 21 milhões de euros.
Com um orçamento de quase 21 milhões de euros e um prazo de execução de 33 meses, a empreitada de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, contempla trabalhos de reabilitação no molhe do porto de comércio e reperfilamento da respetiva estrada de acesso, o terrapleno e outros acessos (comércio e pesca), além do molhe e a entrada do porto de recreio. Estas obras, adjudicadas pelos Portos dos Açores ao consórcio liderado pela Sacyr Somague – com uma participação de 60% -, visam regularizar e otimizar as capacidades operacionais dos portos comercial e de recreio de Vila do Porto que sofrerem danos devido à passagem do furacão Lorenzo.
![]() |
Embaixador da República da Indonésia visita o Complexo Portuário, Industrial e Logístico de Sines
O Embaixador da República da Indonésia Rudy Alfonso, acompanhado pelo Conselheiro Económico, Rieza R. Maulana, visitou sexta-feira, 8 de Abril, o Complexo Portuário, Industrial e Logístico de Sines.
Foram recebidos por Filipe Costa e Isabel Caldeira Cardoso, respetivamente CEO e Vice Presidente da aicep Global Parques e pelo Administrador Executivo do Porto de Sines, Duarte Lynce de Faria, onde ficaram a conhecer a infraestrutura portuária e a oferta da aicep Global Parques, nomeadamente a ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines, que inclui também a ZAL Sines - Zona de Atividades Logísticas; a Energia Sul e o Sines Tech – Innovation & Data Center Hub.
![]() |
ANTÓNIO COSTA SILVA
«Podemos ter em Sines não uma, mas duas Autoeuropas», diz Ministro da Economia
Para António Costa Silva, o Porto de Sines pode tornar-se um centro de tecnologias ‘verdes’ e biocombustíveis para “a Marinha e todas as forças que se movimentam no mar”, bem como um centro de importação de gás natural liquefeito (GNL).
![]() |
Porto de Leixões lança concurso de 8,1 ME para centralizar serviços de inspecção
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) lançou quinta-feira, dia 7 de Abril, um concurso público de 8,1 milhões de euros para a construção de um novo centro inspectivo, que agregará várias valências atualmente dispersas.
De acordo com um anúncio de procedimento publicado dia 7 em Diário da República (DR), a empreitada de execução do Centro Inspectivo do Porto de Leixões tem um valor base de 8.136.000 euros, e tem um prazo de execução de 540 dias.
![]() |
A CÔNSUL DA AUSTRÁLIA VISITA O PORTO DE LEIXÕES
A Cônsul da Austrália, Jessica Louise Healey, visitou, esta quarta-feira, 6 de abril, o Porto de Leixões.
A representante diplomática deslocou-se ao porto com o objevtivo de conhecer a infraestrutura portuária, no âmbito das ligações entre Leixões e o mercado australiano, quer a nível de carga, quer de passageiros de cruzeiros marítimos e fluviais.
![]() |
DGRM nas X Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária
A DGRM-Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos está presente com duas comunicações, na décima edição das Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária, dias 7 a 8 de abril de 2022, em Sines.
As Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária destinam-se a envolver, de uma forma alargada e cooperativa, toda a comunidade marítimo-portuária, empresarial, bem como a comunidade científica do meio académico e dos laboratórios do Estado.
![]() |
Dois Dias, Dois Portos
APLOG NO PORTO DE LEIXÕES E VIANA DO CASTELO
Teve início esta quinta-feira, no Auditório Lima Torres. do Centro de Formação do Porto de Leixões o evento ‘Dois Dias, Dois Portos’, realizado pela APLOG, Associação Portuguesa de Logística, com enfoque nos Portos de Leixões e Viana do Castelo.
Trata-se de um conjunto de visitas com sessões de formação e informação relevantes para dar a conhecer a realidade atual e projetos futuros, em ambos os Portos.
![]() |
Governo compromete-se a apoiar indústria nacional de reparação e construção naval
O terceiro Governo liderado por António Costa compromete-se a apoiar a indústria nacional de reparação e construção naval, promovendo a sua capacidade junto de segmentos de mercado específicos com vista a potenciar as exportações.
Diz ainda o Programa do XXIII Governo Constitucional que se compromete a “aprofundar o relacionamento com a indústria, as universidades e os centros de investigação, para reforçar os clusters empresariais e tecnológicos existentes e identificar novas oportunidades na economia azul, tirando o máximo partido do Fundo Azul”.
![]() |
FILIPE COSTA, PRESIDENTE DA AICEP GLOBAL PARQUES
Investimentos para transformar Sines ascendem a 17 mil milhões
Com a invasão da Rússia à Ucrânia, o Porto de Sines está a ser apontado como um ponto estratégico para a inversão do paradigma de entrada de gás na Europa. Em entrevista ao Dinheiro Vivo/TSF, o Presidente Executivo da AICEP Global Parques assinala que este “é um grande hub logístico, energético e tecnológico” em Portugal e que os investimentos em curso ascendem a 17 mil milhões de euros.
![]() |
Comissão Europeia e BEI concordaram em mobilizar 500 milhões para um novo fundo que investe na economia azul
A Comissão Europeia e o BEI chegaram a acordo para mobilizar 500 milhões de euros para a economia azul, através de um novo equity fund (fundo de capital de risco).
Em causa estão 500 milhões de euros de fundos da UE para financiar intermediários financeiros que investem na economia do mar. Isto resultará em 1,5 mil milhões de euros de financiamento de capital de risco disponível para PME e start-ups inovadoras e sustentáveis do sector da economia azul, através de intermediários financeiros.
![]() |
Viana do Castelo estuda viabilidade de acesso ferroviário ao porto de mar
A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, com a abstenção do dois vereadores do PSD, estabelecer um protocolo com a administração do porto de mar, para aferir da viabilidade de construção de um acesso ferroviário àquela infraestrutura.
"A Agenda do Mar 2030 identificou a necessidade de realizar um estudo prévio que explore as possibilidades de conexão ferroviária entre o porto de Viana do Castelo e um porto seco, num raio de distância a rondar os 10 quilómetros, num contexto que gerará maior otimização dos grandes investimentos em Viana do Castelo", refere a proposta apresentada pelo presidente da câmara, Luís Nobre, na reunião ordinária do executivo.