Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Lisboa recebe novos pórticos de cais

APL - Administração do Porto de Lisboa S.A. informa que, no âmbito do investimento previsto em sede do contrato de concessão do direito de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara, chegaram esta quinta-feira ao Porto de Lisboa os novos pórticos de cais, prevendo-se a sua descarga no dia 1 de janeiro.

Porto de Aveiro alcança movimentação histórica nas mercadorias

O Porto de Aveiro atingiu no dia 29 o seu melhor ano de sempre com a marca de 5,632 milhões de toneladas movimentadas. Aveiro suplanta assim os resultados de 2018, altura em que movimentou 5.623 milhões de toneladas.

Ao longo de meses sucessivos a bater recordes, este era já um resultado esperado e que culminou com a entrada de um navio proveniente do Brasil com 27.915 toneladas de toros de madeira.

APDL fica com a gestão dos terminais ferroviários de Leixões e Guarda

O Governo aprovou quarta-feira, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que transfere para a Administração dos Portos de Leixões e Douro (APDL) a gestão dos terminais ferroviários de Leixões e da Guarda. Assim, a APDL – que gere o porto de Leixões – passa também a estar encarregue da modalidade ferroviária no transporte de mercadorias.

A ideia é que haja uma gestão de infraestruturas concentrada na autoridade portuária, para que ambos os sectores estejam coordenados e possam ultrapassar “os constrangimentos de interação técnico-operacional, que decorrem do cenário em vigor”, motivados pela pandemia e pela crise na cadeia de abastecimento.

Navio «D. Carlos I» participa em actividades de cooperação com a República de Angola

O navio hidro-oceanográfico “D. Carlos I”, da Marinha Portuguesa, integrado na Missão Iniciativa Mar Aberto 2021.2, concluiu as actividades de capacitação da Marinha de Guerra de Angola e a atualização da cartografia náutica do porto de Luanda.

O navio português atracou no porto de Luanda, tendo desenvolvido atividades de Cooperação no Domínio da Defesa com a Marinha de Guerra de Angola, com destaque para um exercício de combate em ambientes fechados, coordenado pela equipa de fuzileiros do pelotão de abordagem da Marinha Portuguesa, um exercício de combate a incêndio e a visita de cadetes alunos da Academia Naval de Angola.

Porto de Aveiro assinala ligação em auto-estrada a Espanha

O Porto de Aveiro realça a conclusão da ligação directa de Portugal a Espanha inaugurada pelo Ministro Pedro Nuno Santos. O percurso fronteiriço de 3,5 Km completa a passagem da A25 à A62 (Autovia de Castilla) sem necessitar de entrar na área urbana de Vilar Formoso.

Com esta ligação transfronteiriça o Porto de Aveiro passa a estar, finalmente, ligado a Espanha em perfil de autoestrada.

PORTOS 5G

Um vislumbre do futuro conectado que mudará a gestão portuária

“O 5G permite uma infraestrutura completamente sem fios nos portos, o que significa que todo o equipamento pode ser controlado de forma remota”, disse à LOGÌSTICA&TRANSPORTES HOJE Nick Chubb, fundador e diretor-geral da Thetius, uma firma de consultoria em inovação nas indústrias marítimas. “Se estamos a olhar para a melhoria das operações de um porto, isso é uma redução de custos maciça e uma grande melhoria da segurança”, frisou.

O especialista ressalvou que, embora o desenvolvimento do 5G ainda seja incipiente no sector dos portos, estamos a assistir a uma série de anúncios de redes privadas e “casos de uso entusiasmantes”. Não sendo uma panaceia para todos os problemas logísticos, vai permitir dar um salto qualitativo muito grande em portos de todas as dimensões, com melhorias da eficiência, rapidez e segurança da gestão portuária.

RICARDO SERRÃO SANTOS:

«A nossa costa é das mais apetecíveis da Europa para a eólica offshore e a energia das ondas»

Em entrevista à VISÃO, Ricardo Serrão Santos fala sobre o potencial do mar, os problemas que afetam os oceanos e os sucessos e frustrações de um mandato – que agora termina – à sombra da Covid.

Porto de Aveiro com navegação nocturna em 2022

A partir de 1 de janeiro 2022 o Porto de Aveiro passará a ter navegação noturna, informa a administração portuária. Uma medida que é tomada “tendo em vista a melhoria da eficiência operacional e o aumento da competitividade” do porto.

Numa primeira fase, as manobras nocturnas poderão ser feitas até às 20h30. Quando assegurado a composição definitiva do quadro de efetivos de pilotos e trem naval, o porto poderá funcionar até à meia-noite (o que deverá suceder durante o segundo semestre).

COM ÁUDIO

Mercadorias descarregadas no Caniçal aumentaram

Nos primeiros nove meses deste ano houve um aumento de 10 por cento nas mercadorias descarregadas no Porto do Caniçal em relação ao mesmo período de.2021.

Até setembro deste ano já foram descarregados mais de 50 mil contentores. Um número que se aproxima do valor verificado em 2019 onde houve 67 mil contentores descarregados durante todo o ano.

PORTO DE LEIXÕES MOVIMENTA MAIS DE 700 MIL TEU NUM ANO

Pela primeira vez na sua história, o Porto de Leixões movimentou 700 mil TEU’S num único ano de atividade. Para assinalar a data, o Porto de Leixões realizou esta quinta-feira, 23 de Dezembro, uma cerimónia comemorativa, com o Embarque do Contentor correspondente a 700 000 TEU’S.

Para Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração da APDL e Nicolas Sartini, CEO da YILPORT, este record representa um marco histórico para o setor portuário nacional, num ano particularmente desfavorável, com constrangimentos do transporte marítimo, motivados sobretudo pelos efeitos da pandemia.

Porto de Sesimbra mais limpo com acção de recolha de lixo subaquático

O Porto de Abrigo de Sesimbra foi palco de uma uma acção de remoção de lixo subaquático realizada pela empresa de mergulho Anthia Diving Center, em 19 de Dezembro, que contou com o apoio da APSS. Esta acção foi desenvolvida no âmbito de um programa educativo e de sensibilização para o problema mundial do lixo marítimo, na qual participaram cerca de 50 mergulhadores e 40 voluntários em terra na ajuda à remoção do lixo de grande porte.

MADEIRA

Movimentos de cruzeiros em Outubro e Novembro

Em dois meses e ainda em fase pandémica, os Portos da Madeira (Funchal e Porto Santo) receberam 77 escalas, 70 749 passageiros e 43 488 tripulantes que movimentaram 959 autocarros, 652 carrinhas e outro tipo de viaturas e 1299 táxis.
Em relação a 2019, houve apenas menos cinco escalas, mas muito menos passageiros e tripulantes, devido às limitações, no âmbito do COVID-19 e também porque muitos dos navios foram mais pequenos.
 

Embaixador do Bangladesh visita o Porto de Leixões

O embaixador do Bangladesh, Tarik Ahsan visitou, a 21 de dezembro, o Porto de Leixões e teve a oportunidade de conhecer a infraestrutura portuária, bem como projectos de investimento futuros.

O diplomata foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração da APDL, Eng.º Nuno Araújo, seguindo-se uma visita à área portuária, ao Centro de Coordenação de Navios e ao Simulador “Full Mission Bridge Simulator”.

NUNO MASCARENHAS:

O importante é que Sines tenha um papel preponderante da dinamização do Alentejo

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, a administração do Porto de Sines tem desenvolvido um trabalho em conjunto com a Aicep Global Parques com o objetivo de promover a cidade com um olhar dominante na região do Alentejo.

Mascarenhas revelou ainda à Rádio Campanário que irão “contar com o Porto de Sines, como as outras empresas da região, porque o fundamental é que o Alentejo tenha a capacidade de se promover lá fora, atrair investidores e fixar a população, que é uma das áreas mais críticas e dos maiores desafios que vamos ter pela frente nos próximos anos”.

Embarcação salva-vidas totalmente construída na Arsenal do Alfeite entregue à Marinha

A Arsenal do Alfeite entregou à Marinha uma embarcação salva-vidas, totalmente construída naquele estaleiro, com vista ao reforço do dispositivo do salvamento em Portugal.
A construção desta embarcação, de 15 metros de comprimento e 4,30 metros de boca, envolveu recursos da indústria nacional, assim como todo o projecto foi desenvolvido pela engenharia do estaleiro.
 

Porto de Setúbal celebra 98 anos a crescer

O Porto de Setúbal comemorou a 18 de Dezembro 98 anos de actividade como indutor do desenvolvimento tanto regional como nacional. Mesmo durante estes dois últimos anos marcados e condicionados pela crise da pandemia covid-19, a “resiliência” e investimento, como diz José Castel-Branco, administrador da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), tem sido o caminho desta infra-estrutura portuária, e não parou de modernizar nos seus vários sectores de actuação.

APL e Liscont assinaram aditamento da concessão

Terminal de Alcântara garante investimento de 123,8 Milhões de Euros

A APL - Administração do Porto de Lisboa S.A. e a Liscont, S.A., no seguimento da publicação do decreto-lei que autoriza as alterações às bases do contrato de concessão do direito de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara, assinaram um aditamento ao referido contrato.

Concretiza-se assim o plano de investimentos previsto, de 123,8 milhões de euros, para modernização e aumento da eficiência operacional do terminal de Alcântara. Este investimento visa a melhoria das condições de segurança do terminal e a melhoria da sustentabilidade ambiental das operações.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

DGRM apresenta o projecto de investigação NAVSAFETY

Sob coordenação da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), vai realizar-se o Webinar de apresentação do Projeto “NAVSAFETY - Tecnologias emergentes de deteção remota no suporte em tempo real à segurança da navegação em zonas portuárias” esta segunda-feira, dia 20 de dezembro, entre as 10h00 e as 13h00, no qual serão apresentados os principais resultados obtidos no decurso dos dois anos de investigação dedicada.

Navio-patrulha «Mondego» substitui «Sines» em missão na RAM

O navio-patrulha NRP Mondego encontra-se na Região Autónoma da Madeira, onde lhe ficarão atribuídas missões no âmbito da salvaguarda da vida humana no mar e patrulha e vigilância dos espaços marítimos, contribuindo assim para cumprir as funções de segurança e autoridade do Estado no mar, refere uma nota do Comandante da Zona Marítima da Madeira.

ESTA SEXTA-FEIRA

Evento «Ocean Campus»

Realiza-se esta sexta-feira, pelas 11:00, o evento “OCEAN CAMPUS”, de assinatura dos contratos de concessão entre a Administração do Porto de Lisboa e a Fundação Calouste Gulbenkian e entre a Administração do Porto de Lisboa e a Fundação Champalimaud.