Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo
Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e a Marsa Matruh, ou seja, o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo.
![]() |
A 28 DE SETEMBRO
SEMINÁRIO| WEBINAR - O Futuro do Transporte de Mercadorias no Contexto da Transição Energética
A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP)/Fórum dos Serviços, vão realizar no próximo dia 28 de Setembro (3ª feira) no período da manhã (10h - 13h), por videoconferência, um Seminário sobre o tema "O Futuro dos Transportes de Mercadorias no Contexto da Transição Energética".
![]() |
Selo «CLEAN AND SAFE 2021» atribuído ao TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acaba de ser reconhecido pelo Turismo de Portugal, através da atribuição do Selo “Clean and Safe 2021“, na tipologia de Terminais de Cruzeiros.
O Selo “Clean and Safe” foi criado pelo Turismo de Portugal em 2020, com o objetivo de apoiar diferentes entidades a identificar e a adotar medidas na contenção da pandemia de COVID-19, reforçando a confiança em Portugal enquanto destino turístico. Com o retomar gradual da atividade de navios de cruzeiros desde abril de 2021, foi recentemente criada pelo Turismo de Portugal uma nova tipologia desta certificação, dedicada exclusivamente aos Terminais de Cruzeiros.
![]() |
Porto de Sines recebe adidos diplomáticos do MNE
Quarta-feira, dia 22 de setembro, cerca de 30 adidos diplomáticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) visitaram o Porto de Sines e a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) no âmbito da formação destes recém-admitidos à carreira diplomática portuguesa.
Esta visita teve como intuito aprofundar o conhecimento dos membros da delegação sobre esta plataforma portuária, logística e industrial, dotando-os de conhecimento que lhes permite promover Portugal nas suas funções externas.
![]() |
A 26 DE NOVEMBRO
Webinar Internacional de Abertura - Comemorando os 100 Anos das Regras de Haia
A propósito da Convenção de Bruxelas de 1924 relativa à unificação de certas regras em matéria de conhecimentos de carga.
No dia 26 de novembro de 2021 iniciam-se as Comemorações dos 100 Anos das Regras de Haia. Embora a Convenção de Bruxelas que as contém seja de 1924, o seu texto muito deve às Regras que, em 1921, foram adotadas na Conference of the International Law Association que decorreu em 1921 na Haia. Por isso, 2021 é já um ano de festa!
![]() |
Porto de Aveiro cresce 13,3% até agosto de 2021
O Porto de Aveiro continua em rota de crescimento, registando o movimento portuário mais 13,3% até agosto de 2021, face ao período homólogo, num total de 3.753 Milhões de toneladas.
Na carga geral fracionada verificou-se um aumento de 21,7% (1 219 169 toneladas), nos segmentos de granéis sólidos mais 5,2 % (1 532 600 toneladas) e nos granéis líquidos mais 17,4% (1 001 735 toneladas).
![]() |
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
Porto acolhe «nata» mundial do transporte marítimo
Esta semana, entre os dias 20 e 24, a cidade Invicta recebe a segunda edição da "Porto Maritime Week", que vai reunir meia centena de profissionais, nacionais e estrangeiros, do sector marítimo.
![]() |
Boluda Lines reforça presença no Porto de Setúbal
A Boluda Lines prevê reforçar os seus serviços no Porto de Setúbal já em 2022. A escolha do porto de Setúbal deve-se às excelentes condições da oferta e às perspetivas de desenvolvimento futuras.
Este armador tem já dois serviços de Linha Regular no Porto de Setúbal, com escala semanal no TMS Zona 2, concessionado a Sadoport.
![]() |
Porto de Sines promove-se no mercado de Madrid
Uma delegação composta por vários stakeholders do Porto de Sines visitou, esta quinta-feira, 16 de Setembro, a plataforma logística Central Iberum, em Illescas, Toledo, a cerca de 50km de Madrid. A missão teve como objetivo conhecer o funcionamento daquela plataforma que já hoje reúne operadores logísticos de referência mundial, como a Amazon, DHL e a FM Logistics.
![]() |
PORTO DE VIANA DO CASTELO REGISTA UM CRESCIMENTO DE 8,8%
O Porto de Viana do Castelo movimentou cerca de 265 mil toneladas de carga durante os primeiros oito meses de 2021. Em comparação com o ano anterior, isso representa um aumento de 8,8% na movimentação de cargas. O crescimento do volume foi impulsionado principalmente pelo aumento da movimentação dos granéis sólidos em cerca de 11% e no aumento dos granéis líquidos de cerca de 42%.
![]() |
Porto de Aveiro adjudica empreitada de construção da zona de apoio logístico
No momento que anuncia crescimento na movimentação de mercadorias de mais de 17% até Julho de 2021, face ao mesmo período do ano passado, o Porto de Aveiro confirma a adjudicação da empreitada de construção da zona de apoio logístico.
![]() |
Ministro dos Transportes de Angola recebido no Porto de Sines
Enquadrado na agenda de trabalhos definida no âmbito da deslocação a Portugal, o Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas D´Abreu, visitou esta quarta-feira, 15 de setembro, o Porto de Sines, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações do Governo Português, Hugo Mendes.
Para além da componente institucional, que tem vindo a pautar o excelente relacionamento entre os portos nacionais e os portos angolanos, no seio da APP – Associação dos Portos de Portugal e da APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa, esta visita reforçou a estreita cooperação entre Sines e alguns portos daquele país, que tem vindo a traduzir-se no desenvolvimento de diversas parcerias quer na componente técnica e operacional, quer ao nível dos sistemas de informação.
![]() |
AUTORIDADE NACIONAL DE SEGURANÇA VISITA O PORTO DE LEIXÕES
A APDL recebeu, no dia 13 de setembro, no Porto de Leixões, a visita da Autoridade Nacional de Segurança. A visita teve início com uma reunião de apresentação da estratégia da APDL para a transição digital e onde foram discutidos diversos aspetos relacionados com a Segurança da Informação e Cibersegurança.
A APDL destacou projetos como a criação e implementação do projeto Data Center Campus, juntamente com o Simulador “Full Mission Bridge Simulator“.
![]() |
Ministros do Mar de Portugal e França debatem cooperação bilateral para eventos em 2022
O ministro do Mar português, Ricardo Serrão Santos, reuniu-se com a Ministra do Mar de França, Annick Girardin, para debater, entre outros assuntos, dois importantes eventos políticos e diplomáticos que vão decorrer no primeiro semestre de 2022, durante o qual a França presidirá ao Conselho da União Europeia.
![]() |
Contentores crescem 17,4% até Junho, com Sines e Lisboa a liderar variações homólogas
No período Janeiro-Junho de 2021, os portos do continente movimentaram um total de 1,54 milhões de TEU no segmento dos contentores; um registo que reflecte um crescimento homólogo de 227,5 mil TEU (+17,4%) face a 2020. Os portos de Sines e Lisboa estiveram em destaque pelos crescimentos homólogos obtidos – estas performances foram sustentadas também pela generalidade das dos restantes portos nacionais.
![]() |
Porto de Lisboa regista variações homólogas positivas pelo quarto mês consecutivo
Os dados relativos à movimentação de cargas nos portos do Continente no que concerne ao primeiro semestre de 2021 dão conta de um crescimento de +15,7% no Porto de Lisboa, confirmando a tendência de consolidação da recuperação de volumes processados. Este resultado, denota a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), foi, em grande parte, sustentado na boa performance do segmento contentorizado.
![]() |
Porto de Aveiro volta a assegurar «registo das melhores marcas de sempre» no 1.º semestre
O Porto de Aveiro voltou a estar em destaque aquando do balanço da movimentação de cargas nos portos do continente – o relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) enfatiza que o porto aveirense «justifica um destaque por continuar a assegurar o registo das melhores marcas de sempre nos períodos homólogos». A infra-estrutura portuária movimentou cerca de 2,85 milhões de toneladas até Junho.
![]() |
Porto de Sines recebe comitivas de Portos Angolanos
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebeu comitivas do Porto de Lobito e do Porto de Luanda, duas das principais infraestruturas portuárias de Angola.
A visita da delegação do Porto de Lobito, no dia 7 de setembro, teve como principal objetivo conhecer alguns dos procedimentos do Porto de Sines relacionados com os Sistemas de Informação e a sua aplicação prática na Gestão Portuária.
![]() |
Na Doca dos Pescadores, em Setúbal
Inaugurada estátua de N.ª Senhora do Rosário de Tróia
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, inaugurou a 8 de Setembro a estátua de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, em cerimónia que se realizou no molhe poente da Doca dos Pescadores do Porto de Setúbal e que contou com a presença de D. José Ornelas, Bispo da Diocese de Setúbal, de Armando Oliveira, Presidente da Comissão de Festas, do escultor Hans Varela e de Américo Oliveira.
![]() |
Recuperação dos Estaleiros do Mondego é «extremamente importante para o país»
Em declarações prestadas à agência Lusa, Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, considerou a recuperação dos Estaleiros Navais do Mondego (ENM) como sendo «extremamente importante para a Figueira da Foz e para o país».
Recorde-se que os Estaleiros Navais do Mondego (ENM) serão alvo de um investimento de 11,8 milhões de euros por uma sociedade de desenvolvimento detida pela Região Administração Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA), em Timor-Leste.