Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Vítor Caldeirinha passa a liderar administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra
Vítor Caldeirinha passou a liderar a administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra uma decisão do Governo confirmada dia29, substituindo no cargo Carlos Correia.
Com um percurso consolidado no sector marítimo-portuário, Vítor Caldeirinha iniciou a sua carreira no Porto de Setúbal, há mais de duas décadas. Entre 2013 e 2016, assumiu a presidência da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), tendo posteriormente passado pelo Porto de Lisboa, onde esteve dois anos.
![]() |
ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL ASSINA PROTOCOLO COM A CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PAÍSES BAIXOS-PORTUGAL
A APP – Associação dos Portos de Portugal assinou ontem 31 de julho, um protocolo de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Países Baixos–Portugal (CCINP), com o objetivo de reforçar a colaboração institucional e promover o desenvolvimento económico através da inovação e do empreendedorismo.
O memorando, formalizado em Leça da Palmeira pelos presidentes João Pedro Neves (APP) e Marisa Monteiro Borsboom (CCINP), estabelece um quadro de entendimento que visa potenciar a troca de experiências, a realização de eventos conjuntos e a promoção de redes empresariais entre os dois países.
![]() |
Martifer quer tomar conta dos estaleiros navais que estão sob gestão da Lisnave
Com os estaleiros de Viana do Castelo sobrecarregados de encomendas - incluindo a construção de seis Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha Portuguesa - e a aposta do Estado na Defesa em forte expansão, a Martifer está interessada em assumir a concessão dos estaleiros da Mitrena, atualmente sob gestão da Lisnave.
A intenção foi confirmada por fonte oficial do grupo de Oliveira de Frades ao 'Negócios', que aguarda a publicação do caderno de encargos para o concurso público a ser lançado pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), entidade que ficará com a tutela do espaço a partir de 2027.
![]() |
Eduardo Galo é o novo CEO da Transinsular
A Transinsular, empresa de referência do Grupo ETE no transporte marítimo nacional e internacional, nomeou Eduardo Galo como Chief Executive Officer, iniciando um novo ciclo de liderança orientado para o crescimento positivo e sustentável, através da logística marítima e com foco na proximidade com o cliente.
Este novo ciclo reforça o compromisso da Transinsular com um modelo de gestão centrado no cliente, que valoriza a excelência operacional, a inovação contínua e a antecipação às necessidades do mercado. O objetivo é claro: consolidar a posição da Transinsular como operador de referência no transporte marítimo em Portugal e nos mercados internacionais onde atua, como a primeira opção de clientes e parceiros de negócio.
![]() |
Estruturas portuárias nacionais vão ser alvo de investimento de quatro mil milhões até 2035
As estruturas portuárias nacionais vão ser alvo de um investimento de quatro mil milhões de euros. Deste valor, 75% (três mil milhões de euros) são de investimento privado, ou seja sem o aporte do Orçamento do Estado, através do lançamento de 15 novas concessões durante os próximos 10 anos e inserem-se na estratégia para os portos comerciais do continente designada “PORTOS 5+”, apresentada pelo Governo esta quarta-feira.
Estes três mil milhões de euros destinam-se ao investimento em Leixões através do novo terminal de contentores na zona Norte e expansão do terminal Ro-Ro (roll on– roll off) na zona Sul. Em Aveiro com a expansão e modernização dos terminais atuais, novo terminal Ro-Ro (foco no cluster automóvel do Centro).
Já na Figueira da Foz está prevista a modernização dos terminais atuais e melhoria das acessibilidades marítimas, enquanto em Lisboa será feito um reordenamento e requalificação dos terminais da zona oriental e concretização da estratégia para a Silotagus.
Para Setúbal está programa a expansão do terrapleno com lançamento de novos terminais (Ro-Ro e carga geral) e o reforço das capacidades da indústria naval (concurso para estaleiro da Mitrena) e para a Sines a concretização do processo de expansão do Terminal Sines XXI e lançamento do novo terminal Vasco da Gama (contentores).
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA, NA GARE MARÍTIMA DA ROCHA DO CONDE DE ÓBIDOS
Apresentação da Estratégia para os Portos Comerciais do Continente 2025-2035 | «Portos 5+»
O governo procede esta quarta-feira à Apresentação da Estratégia para os Portos Comerciais do Continente 2025-2035. Intitulada «Portos 5+», foi aprovada no Conselho de MInistros de 23 de Julho.
Em conferência de imprensa, realizada nesse mesmo dia, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, remeteu informações sobre o tema para uma apresentação a ser feita pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, esta quarta-feira, 30 de Julho:
“Não darei mais detalhes hoje remetendo para o senhor ministro das Infraestruturas e Habitação que no início da próxima semana fará uma apresentação dedicada e específica a esta importante estratégia”, disse Leitão Amaro.
O governante descreveu esta matéria como uma “área onde Portugal pode ser um actor fundamental no plano da economia internacional”.
![]() |
Governo dá início à ampliação do Porto da Figueira da Foz com cravação da primeira estaca
Decorreu a 23 de julho, no Cais Comercial da Figueira da Foz, a cerimónia de cravação da primeira estaca da empreitada de ampliação do Porto da Figueira da Foz. A iniciativa insere-se no âmbito da obra de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e Infraestruturas do Porto da Figueira da Foz e contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Pinto Santos, que presidiu ao ato.
![]() |
Como Aumentar a Resiliência dos Cabos Submarinos em Águas Nacionais
Como Aumentar a Resiliência dos Cabos Submarinos em Águas Nacionais - Contributos para a Elaboração de uma Estratégia Nacional, é o documento que José Barros e Luís Bernardino, Presidente do Conselho Consultivo e Presidente do Observatório dos Ecossistemas e Infra-Estruturas Digitais, aqui nos deixam para atenta leitura e consequente reflexão.
![]() |
Exercício no Porto do Funchal testa resposta a caso suspeito de Ébola
O terminal de cruzeiros do Porto do Funchal foi palco de um exercício de emergência sanitária, no âmbito do planeamento de ações do FUNCHALEX’25, que visam testar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) do Funchal.
O simulacro foi desenvolvido pela Autoridade de Saúde, em estreita articulação com a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, S.A.), tendo como objetivo testar e capacitar a resposta das entidades envolvidas perante um cenário de suspeita de infeção por vírus Ébola num ambiente portuário e turístico.
![]() |
Porto de Sines presente na «X Grande Conferência» do Jornal da Economia do Mar
O Porto de Sines marcou presença, nos dias 14 e 15 de julho, no Centro Cultural de Cascais, na “X Grande Conferência” do Jornal da Economia do Mar, que teve como tema “Renascença Atlântica”. Durantes dois dias, especialistas de diversas áreas reuniram-se com o objetivo de debater e trocar ideias fundamentais para o futuro do setor marítimo.
![]() |
Porto de Sines promove sessão de esclarecimento sobre novo Sistema de Entrada-Saída nas fronteiras marítimas
A APS promoveu a primeira sessão de esclarecimento do Fórum de Simplificação Portuária de Sines, desde a sua retoma. Numa colaboração entre a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA e a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, a sessão centrou-se nas novas regras aplicáveis à passagem de fronteiras no âmbito do Sistema de Entrada/Saída, que entrará em vigor em outubro.
![]() |
GRUPO ETE E GRUPO POUSADINHA APRESENTAM NOVO TERMINAL FLUVIAL DE CASTANHEIRA DO RIBATEJO
O Projeto do Terminal Fluvial de Castanheira do Ribatejo foi oficialmente apresentado num evento que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo.
Para o Governo “este é um investimento estratégico para a sustentabilidade e eficiência logística da região e que permitirá retirar centenas de camiões do centro da cidade de Lisboa, assim como reduzir mais de mil toneladas de emissões de CO2eq por ano. O Governo valoriza todas as infraestruturas ligadas à exportação, consciente de que esta é uma pedra angular da economia portuguesa. O desenvolvimento dos portos é absoluta prioridade nacional.”.
![]() |
COM VÍDEO
O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
A disputa e competição resultante da descoberta das enormes jazidas de gás no Mediterrâneo Oriental também está a gerar inesperadas alianças estratégicas, como expõe aqui Eduardo Caetano de Sousa.
![]() |
Porto de Sines pioneiro em operação ship-to-ship de GNL em Portugal
O Porto de Sines protagonizou mais um marco histórico ao realizar a primeira operação de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) a navios em Portugal através de navio, numa operação conhecida como ship-to-ship (STS).
O navio porta-contentores “MSC Togo” tornou-se o primeiro navio a ser abastecido em Portugal com GNL por meios flutuantes, utilizando o navio “Avenir Aspiration”. Durante a operação, foram transferidos cerca de 5.400 m³ de GNL, equivalentes a 2.376 toneladas, enquanto o navio operava no Terminal XXI – Terminal de Contentores de Sines. O fornecimento foi assegurado pela Axpo, multinacional com vasta experiência em operações STS, com o apoio do agente local Wilhelmsen Port Services.
![]() |
Porto de Sines reforça compromisso social com a comunidade e pretende construir fogos habitacionais
A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA presta contributo para a resolução do problema de falta de habitação na zona de Sines, pretendendo construir um número significativo de fogos habitacionais num terreno propriedade da autoridade portuária.
O Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, liderado por Pedro do Ó Ramos, solicitou junto da CMS – Câmara Municipal de Sines a alteração ao Plano de Pormenor Zona Poente de Sines, nomeadamente num terreno propriedade da APS, que depois de aprovado pela CMS ficará habilitado a acolher projetos de habitação, ao abrigo das recentes alterações à legislação no âmbito do urbanismo e ordenamento do território.
![]() |
PROPOSTAS ATÉ 19 DE AGOSTO DE 2025
APDL LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA A CONCESSÃO DAS DOCAS DE RECREIO DO PORTO DE VIANA DO CASTELO
A APDL procedeu ao lançamento de concurso público para a concessão das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos, o qual será definido em função do montante do investimento em edifícios e instalações fixas, e, bem assim, os investimentos em ativos fixos que potenciem a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética do projeto e sejam de interesse público que criem valor para a economia regional/local.
A concessão contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”, incluindo todos os serviços e instalações existentes afetas, bem como os que, por natureza, sejam entendidos como complementares e assessórios à atividade de náutica de recreio, envolvendo a obrigação de adaptação/construção de algumas infraestruturas terrestres, de aquisição de equipamentos de apoio e de manutenção de instalações/equipamentos que sustente o desenvolvimento da unidade de negócio em causa, nomeadamente a requalificação e renovação de parte do seu equipamento flutuante.
![]() |
Porto de Lisboa e Sovena assinam contrato de concessão por 40 anos
A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Sovena Oilseeds Portugal, S.A. formalizaram um contrato de concessão de uso privativo do Terminal de Granéis Alimentares de Palença (TGAP), em Almada, pelo prazo de quarenta anos, assegurando a continuidade e modernização de uma infraestrutura crítica para o setor agroalimentar nacional.
O terminal, situado na margem esquerda do rio Tejo, junto à unidade industrial da Sovena, receberá um investimento global de 43 milhões de euros, destinado à modernização de infraestruturas portuárias, aquisição de novos equipamentos, aumento da capacidade de armazenagem e à implementação de soluções ambientais inovadoras. A par disto, a renovação da concessão permite salvaguardar e reforçar mais de sessenta postos de trabalho diretos e manter um centro logístico e industrial vital para a economia da região.
![]() |
INÍCIO DA EMPREITADA DO PORTO SECO DA GUARDA
Iniciaram-se esta semana os trabalhos para a implementação do Porto Seco da Guarda, a primeira infraestrutura deste género em Portugal.
A obra, promovida pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., tem um prazo de 9 meses para a sua conclusão e foi adjudicada pelo valor de 3.768.552,82 €.
Os trabalhos envolvem o prolongamento das vias-férreas existentes, a execução de um parque para depósito e movimentação de mercadorias com cerca de 30.000 m2, dois edifícios de apoio às operações e todo um conjunto de infraestruturas associadas, tais como controlos de acessos e videovigilância.
![]() |
ATÉ 19 DE OUTUBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO
Exposição «Azul em Festa»
No Museu Marítimo de Ílhavo encontra-se patente a exposição "Azul em Festa", com a curadoria da Fátima Marques Pereira. Esta exposição homonageia o olhar, o gesto e a presença das mulheres no território simbólico e real do mar.
Assinalando os 50 anos do Dia Internacional da Mulher, instituído pela ONU em 1975, a exposição reúne obras de artistas mulheres que exploram o mar enquanto espaço vivido, imaginado e transformado, um lugar onde se entrelaçam o íntimo e o coletivo, o corpo e a paisagem, a história e o presente.
![]() |
Oceanos de Diálogo na Expo Osaka Kansai 2025
Portugal tem muito a oferecer na Expo Osaka Kansai 2025. É uma oportunidade para descobrir o país, fortalecer laços culturais e celebrar a histórica conexão entre Portugal e o Japão. A mascote portuguesa UMI, um cavalo-marinho cujo nome significa “mar” em japonês, vai guiá-lo numa viagem em que os mares ligam os dois países.
Na Expo Osaka, o pavilhão português tem como tema “Oceano: Diálogo Azul”, em homenagem aos oceanos que há séculos ligam Portugal e o Japão, celebrando uma história de intercâmbio e de influências cruzadas, desde a chegada dos navegadores portugueses ao Japão, no século XVI, até aos dias de hoje.



















