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Portos da Madeira com movimento record de mercadorias em 2024

O total da carga movimentada nos portos e terminais da Região Autónoma da Madeira, em 2024, atingiu 1 432 211 toneladas, +1,39%, ou seja, mais 19 596 toneladas que em 2023, e um recore absoluto se analisarmos os últimos 10 anos.

Este crescimento deve-se, sobretudo, ao bom desempenho do item mercadoria contentorizada que representou 817 324 toneladas, +5% (=40 245 toneladas) que o registado, em 2023), também um número inédito que constitui um novo record nestes portos.

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço (na foto), salienta que estes números positivos demonstram “a boa performance da economia regional verificada nos últimos três anos que foi de crescimento consecutivo.”

O Porto do Caniçal, o principal porto de mercadorias da região, foi responsável pela movimentação de 966 796 toneladas, +5% que se traduziram em +47 505 toneladas que no ano anterior, sendo 797 474 de mercadoria contentorizada, 112 810 de granéis sólidos, 6 972 de granéis líquidos e 49 540 de carga geral.

Salienta-se o crescimento em todas as variantes, à exceção da carga geral que registou menos 400 toneladas que no ano de 2023.
Também o Porto do Porto Santo registou um aumento de mais de 12% no movimento global de mercadorias, destacando-se a mercadoria contentorizada que ultrapassou os 10%.

Das 35 041 toneladas de mercadorias movimentadas neste porto, 15 918 foram de carga contentorizada, 5 750 de granéis sólidos, 12 981 de granéis líquidos e 392 de carga geral.

De salientar ainda, o número de contentores movimentados nos portos da região, um total de 83 475 unidades, mais 4 046 contentores que no ano anterior, o que corresponde a um aumento superior a 5%. Do total de contentores, 79 617 pertenceu ao Porto do Caniçal, (+5%) e 2 692 ao porto do Porto Santo (+17%) que em 2023.

O Porto do Funchal vocacionado para o turismo de cruzeiros e ferrys, também movimenta alguma carga no âmbito da ligação com o Porto Santo, assegurada pelo “Lobo Marinho.”

Em 2024, o total de movimentos verificados neste porto foi de 3 972 toneladas, menos 2% que no ano anterior.
Em 2019, o movimento total de mercadorias ascendia a 1 226 685 toneladas. Com a pandemia esse valor desceu, mas em 2022 subiu para 1 314 259 toneladas, em 2023 para 1 412 615 toneladas e em 2024 para 1 432 211 toneladas, um número inédito se analisarmos os últimos anos de atividade dos portos da Madeira.

Importadas menos viaturas em 2024
Relativamente ao número de viaturas, os portos do Caniçal e do Porto Santo movimentaram 14 269 autos, (-1401 viaturas que em 2023 ), o que correspondeu a 14 159 no Caniçal e 110 no Porto Santo.
As viaturas entradas no Caniçal totalizaram 11 811 unidades e saíram 2348.
No Porto Santo entraram 94 autos e saíram 16.
Percentualmente e relativamente ao número de entradas, registou-se um decréscimo nos dois portos na ordem dos 22% e de 35% no nas saídas.

Crescimento no número de passageiros de cruzeiros
Por último, referência ao número global de passageiros movimentados nos portos do Funchal e do Porto Santo que totalizou 1 539 450 passageiros, (+7%). Este número reúne os movimentos de passageiros de cruzeiro registados no Porto do Funchal, 725 781 (+16%) e na “ilha dourada”, 2 823 (+193%), além do movimento entre a Madeira e o Porto Santo e vice-versa que totalizou 810 846 passageiros.

O tráfego regional desceu ligeiramente de 816 530, em 2023, para os já referidos 810 846, em 2024, -2 845 passageiros.