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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

Começam as novas alianças estratégicas marítimas mundiais

Já se veem os navios no horizonte. Fevereiro marca o início da separação de algumas das mais importantes alianças marítimas mundiais e o início de novas. Das anteriores parcerias, 2M e THE Alliance, surgem as alianças Gemini Cooperation e Premier Alliance. A esta reformulação mundial, dá-se ainda a resposta da Ocean Alliance, que prolongou o atual tratado até 2032.

Os últimos anos têm trazido grandes desafios para o setor, especialmente no que toca a rotas marítimas, e também não se antecipam bons ventos para 2025. Recentemente o setor sentiu vários abalos, e de diversos níveis.

No início de 2021 deu-se uma falta global de contentores, que impulsionou os preços para custos insustentáveis. Meses depois, um navio encalhado no Canal do Suez levou ao impedimento da navegação e a grandes demoras no comércio mundial. Com a guerra na Ucrânia, a rota do Mar Negro foi diretamente impactada, e foi necessário encontrar alternativas para o comércio internacional. Ainda no primeiro trimestre houve um lockdown em Xangai, onde se encontra o terminal de contentores mais movimentado do mundo.

A terminar 2023, os ataques dos Houthis no Mar Vermelho, tornaram inviável uma das principais rotas mundiais, levando a uma escalada dos preços. Enquanto alguns armadores recusavam-se a navegar nesta rota, outros não se deixavam intimidar e arriscavam, pois a alternativa envolvia redirecionar os navios por rotas alternativas, o que ainda acrescentaria vários dias aos lead times atuais.

Como se este problema não bastasse, em meados do ano passado também se assistiu ao congestionamento do porto de Singapura, um dos portos mais movimentados do mundo, agravando este problema. Para 2025 foram ainda anunciadas sobretaxas no Canal do Panamá a impactar diretamente os custos desta rota.

Face à grande volatilidade da cadeia, antecipam-se grandes mudanças no ranking mundial até 2026.

As alianças estratégicas têm vindo responder às crescentes necessidades dos clientes, trazendo maior frequência de rotas existentes, bem como novas rotas, conseguindo assim melhorar os seus níveis de serviço e assegurar quota de mercado. No entanto, ao nível das parcerias, está-se a sentir uma grande mudança no setor.

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