Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa na Intermodal de São Paulo para reforçar presença no mercado sul americano

O Porto de Lisboa marca presença na 28.ª edição da Intermodal South America, uma das maiores feiras do mundo dedicadas ao setor da logística, dos portos e comércio externo, que decorre até esta quinta-feira, 7 de março.
Como habitualmente, a presença do Porto de Lisboa está integrada no stand da APP – Associação dos Portos de Portugal, e conta com a presença da Comunidade Portuária de Lisboa e de diversos parceiros.

Neste primeiro dia, 5 de março, a promoção dos portos inicia-se com o apoio da representação da AICEP Portugal Global no Brasil, num evento de “Networking Empresarial” que terá lugar no Consulado de Portugal em São Paulo e durante o qual se divulgará as infraestruturas e os serviços operacionais que os portos portugueses oferecem às empresas brasileiras.

A Administração do Porto de Lisboa irá ainda participar no II Congresso de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, num painel dedicado ao Trabalho Portuário e à troca de experiências sobre a evolução do trabalho nos diferentes mercados.
Durante a Intermodal, o Porto de Lisboa e o Porto de Santos, do Brasil, vão assinar um acordo, com vista à cooperação mútua e à promoção de dinâmicas comerciais e institucionais.

O grupo português ETE, detentor dos Terminais Multiusos do Poço do Bispo e Multipurpose de Lisboa, do Porto de Lisboa, que atua a nível internacional em vários mercados na América do Sul, depois da sua estreia no ano passado, volta a marcar presença no evento.

A marcar novamente presença está a Yilport Liscont, que aproveita o evento para promover o Terminal de Contentores de Alcântara. O forte investimento do grupo na modernização da infraestrutura para torna-la mais eficiente ao serviço das empresas já se verifica e apresenta um crescimento de 48% em tonelagem e 38% em TEUs, em 2023, comparativamente com período homólogo.

Carlos Correia, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, destaca a importância da presença na Intermodal South America: “O Porto de Lisboa é um parceiro chave para o mercado da América do Sul, não só pela oferta a nível de infraestruturas, como também pelas linhas regulares já existentes e pelo posicionamento estratégico que assume. Pretendemos, por isso, durante estes dias, divulgar os nossos principais pontos fortes, estreitar a cooperação com as autoridades portuárias e operadores, bem como promover dinâmicas comerciais e institucionais para a troca de melhores práticas entre os portos em diversos setores. O nosso objetivo passa ainda pela divulgação dos projetos de inovação, digitalização e cluster azul que temos em desenvolvimento”.

Em 2023, o Porto de Lisboa movimentou 4,79 Milhões de granéis sólidos, dos quais 3,8 milhões de toneladas corresponderam a Granéis Sólidos alimentares (79%). Neste segmento, o mercado brasileiro teve um peso de 1,082 milhões de tonelada, o equivalente a 28% em relação aos Granéis Sólidos alimentares e 23% sobre o total de Granéis Sólidos movimentados em 2023.