Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Pela primeira vez, mediu-se o ritmo cardíaco de uma baleia-azul

Utilizando um aparelho de electrocardiogramas cor de laranja colado com ventosas ao corpo de uma baleia-azul, os cientistas conseguiram pela primeira vez medir o ritmo cardíaco do maior animal vivo do planeta e obter algumas revelações sobre a fisiologia deste colosso.

A baleia-azul, que pode atingir 30 metros de comprimento e 200 toneladas, baixa o seu ritmo cardíaco para apenas dois batimentos por minuto à medida que mergulha à procura de alimento, anunciou uma equipa de cientistas num artigo científico na última edição da revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences. O ritmo mais alto que registaram foi de 37 batimentos por minuto, depois do mamífero marinho ter regressado à superfície para respirar ar após o mergulho de procura de comida.

Porto de Sines recebeu delegação do Panamá

O Porto de Sines recebeu quinta-feira, 28 de Novembro, uma delegação do Panamá composta por representantes da agência para a atracção de investimentos e promoção das exportações daquele país, da Associação Panamiana de Exportadores e da própria embaixada do Panamá em Portugal.

Esta visita, coordenada pela aicep Global Parques, teve como objetivo conhecer as potencialidades do Porto de Sines e da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines com vista ao reforço do relacionamento económico entre os dois países, quer através do aumento da carga movimentada, quer através da localização de investimentos panamianos em Sines.

Novo cais de acostagem do Porto de Aveiro adjudicado por 6,6 milhões de euros

A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou, recentemente, a empreitada de construção de um cais de acostável de navios por qyase 6,681 milhões de euros na Gafanha da Nazaré, Ílhavo. O prazo de execução é de 270 dias.

Portos de «Lisboa e Setúbal continuarão a fazer investimentos importantes», afiança ministro

Pedro Nuno Santos, Ministro das Infra-estruturas e da Habitação, visitou quarta-feira, dia 27, os portos de Setúbal e de Lisboa, dando seguimento ao seu périplo pelos portos nacionais, que, com o novo figurino do Executivo, passaram a estar sob a tutela deste ministério. Depois de visitar o porto sadino, o governante efectuou uma visita aos terminais do porto lisboeta.

Sines recebe Presidente do Porto de Xiamen

O Porto de Sines recebeu uma Delegação da província chinesa de Xiamen, liderada pelo Vice-Presidente do Município, Han Jingyi. Integraram ainda a comitiva o Vice-Presidente da Alfândega daquela região, Zhang Dongdong e o Presidente do Porto de Xiamen, Chen Zhi Ping.

Durante a reunião, foram diversos os pontos de convergência identificados entre Sines e Xiamen, de onde se realçam a localização geográfica estratégica e o elevado índice de conectividade oferecido por ambos os portos, fatores propícios ao estreitar de relações institucionais, favorecendo uma parceria que se pretende frutífera e dinâmica.

Porto de Aveiro prepara investimento em dragagens de manutenção

A Administração do Porto de Aveiro lançou segunda-feira a concurso público mais uma empreitada de dragagens, que prevê também a manutenção de fundos da zona portuária.
O valor base do procedimento é de 1,760 milhões de euros. As dragagens serão executadas em 30 meses, refere o anúncio publicado em Diário da República.

Governo Regional garante «solução intermédia» para Porto das Flores até fim do ano

O Governo dos Açores garante que uma “solução intermédia” para resolver o problema no porto das Lajes das Flores, destruído pela passagem do furacão “Lorenzo” no início de outubro, avançará até final do ano.

Ministro das Infraestruturas no Porto de Lisboa, na estreia de novo serviço regular de contentores

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, visitou esta quarta-feira o Porto de Lisboa, onde foi recebido pela Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra, liderada por Lídia Sequeira.

A visita incluiu uma passagem pelo Terminal de Contentores de Santa Apolónia (operado pela Yilport Sotagus) e pelo Terminal Multiusos do Poço do Bispo (operado pela ETE, S.A) no mesmo dia em que o Porto de Lisboa recebeu o navio Samskip Estrela, agenciado pela Marmedsa e que fez a primeira escala do novo serviço regular de contentores «SAMSKIP PORTUGAL SERVICE», no Terminal Sotagus.

Portos dos Açores reforça equipamento portuário nas Lajes das Flores

A Portos dos Açores SA, reforçou os seus equipamentos portuários no Porto das Lajes das Flores. Neste momento, no que concerne a equipamentos terrestres para a movimentação de cargas, já estão nas Flores uma grua automóvel todo-o-terreno, da marca GROVE, dotada de lança telescópica com capacidade para movimentar carga até ao peso máximo de 75 toneladas.

GS Lines adquire navio «Rebecca S» para reforçar ligações às ilhas e regista-o no MAR

O armador GS Lines, que pertence ao Grupo Sousa, revelou ter adquirido o navio ‘Rebecca S’ para reforço das linhas marítimas entre Portugal continental e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, em substituição do navio afretado ‘Pantonio’.

Economia do Mar deverá empregar 140 mil pessoas em 2020

A economia do Mar, em Portugal, deverá empregar 140 mil pessoas em 2020, mais 42 mil postos de trabalho do que em 2017, segundo as últimas previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE). O sector tem apresentado uma trajectória ascendente no que se refere ao número de trabalhadores, pelo menos, desde 2015, ano em que se registavam 80 mil pessoas a desenvolver actividades ligadas ao mar.

COM AJUDA DA HOLANDA

Governo planeia construção de central gigante de hidrogénio verde em Sines

Governo planeia construção de central gigante de hidrogénio verde em Sines com ajuda da Holanda. Trata-se de um projeto de 600 milhões de euros, feito com ajuda de fundos europeus, para criar energia suficiente para que uma frota de autocarros consiga fazer 800 milhões de quilómetros por ano.

HELENA ABREU

Alimentar o futuro

Esta bióloga marinha e Professora da Faculdade de Ciências de Lisboa é também uma empresária pioneira, que encontrou nas macroalgas uma solução sustentável para os setores alimentar e da cosmética.

Primeira visita oficial do Ministro das Infraestruturas e Habitação ao Porto de Leixões

O Porto de Leixões recebeu esta quarta-feira, 20 de novembro, a primeira visita oficial do Ministro das Infraestruturas e Habitação Pedro Nuno Santos, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda.

O encontro iniciou-se com uma reunião com a Administração da APDL na sede da empresa, ao que se seguiu uma visita ao Centro de Coordenação e Segurança de Leixões, à área portuária, incluindo os terminais portuários e o Terminal de Cruzeiros.

José Luís Cacho:

Intervenções ferroviárias satisfazem necessidades do Porto de Sines

A modernização do troço ferroviário entre Sines e Ermidas do Sado é suficiente para «satisfazer as necessidades de curto e médio prazo do Porto de Sines». Quem o garante é o presidente da APS, José Luís Cacho, em declarações à Transportes em Revista, à margem do Ciclo de Palestras promovido pela SRS Advogados e a Transportes em Revista e que teve o administrador portuário como principal convidado.

Terminal de gás natural de Sines bate record de navios

De janeiro a setembro a utilização do terminal de Sines da REN foi a mais elevada de sempre, com a operação de 51 navios.

Os nove primeiros meses do ano foram marcados por valores históricos de potência máxima na produção de energia a nível nacional, de acordo com os dados da REN, gestora das redes nacionais. E os records não ficaram por aqui: a utilização do terminal de gás natural de Sines foi a mais elevada de sempre.

ESTA QUARTA-FEIRA

Portos de Leixões e Viana do Castelo recebem a primeira visita oficial do Ministro das Infraestruturas

Esta quarta-feira, dia 20 de novembro, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, realiza a primeira visita oficial aos Portos de Leixões e Viana do Castelo.

Grupo Sousa anuncia integração da Portusline Containers International na GS Lines

O Grupo Sousa anunciou a integração da empresa Portusline Containers International (PCI) na GS Lines, «um processo de aquisições de armadores iniciado em 1990 com a compra da Empresa de Navegação Madeirense, da Boxlines em 2010, e da PCI em 2015, que culminará com a fusão da PCI na GS Lines» pode ler-se no comunicado do grupo.

Defende a ESPO e a EFIP

Ligações ferroviárias aos portos são essenciais para a sustentabilidade da multimodalidade

A Organização Europeia de Portos Marítimos (ESPO) e a Federação Europeia de Portos Interiores (EFIP) apresentaram um documento conjunto onde sublinham a importância da ferrovia no panorama do setor marítimo-portuário. Para ambas as entidades, os portos europeus são a base da multimodalidade, pelo que as operações e ligações ferroviárias eficientes de e para essas instalações (ou mesmo dentro delas) são essenciais para impulsionar a ferrovia como um modo de transporte sustentável.

4.º Ciclo de Palestras sobre «Mobilidade: Tendências, Desafios e Realidades»

Esta segunda-feira, 18 de Novembro, José Luís Cacho aborda «A nova Realidade do Porto de Sines»

A Transportes em Revista e a SRS Advogados organizam o 4.º Ciclo de Palestras sobre “Mobilidade: Tendências, Desafios e Realidades”, no dia 18 de novembro, com a intervenção de José Luís Cacho, Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, sobre “A nova Realidade do Porto de Sines”.

Total: 4139