Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Sector da Pedra utiliza cada vez mais o Porto de Leixões

De janeiro a maio de 2019, o Porto de Leixões expediu mais de 117 mil toneladas de pedra, um valor que reflete um aumento significativo face às quase 124 mil toneladas enviadas através deste porto no ano de 2018.

Os dados foram divulgados pela Administração dos Portos Leixões e Viana do Castelo (APDL) e estão integrados no balanço do primeiro semestre de 2019 do Porto de Leixões, que registou um movimento de 9,5 milhões de toneladas neste período.

PORTO DE SETÚBAL INVESTE 1,2 MILHÕES PARA MELHORAR INFRAESTRUTURAS

O Porto de Setúbal vai investir 1,2 milhões de euros na ampliação e melhoria de diversas infraestruturas de apoio às suas operações. Esta obra, que teve início segunda-feira, dia 19, e deve estar concluída até ao final do ano, vai possibilitar, entre outras melhorias, a criação de mais 83 lugares de espera e estacionamento, junto aos Terminais Multiusos Zona 2 e Roll-On Roll-Off.

A obra prevê o aumento da capacidade atual do parque de espera de pesados no Terminal TMS 2 de 17 para 61 lugares e do estacionamento de ligeiros de 48 para 87 lugares, dividido em dois parques. Também a portaria do terminal “Ro-Ro – Coelho da Mota” atualmente de carácter provisório, será demolida e substituída por nova portaria e edifício de apoio.

 

Nova geração de certificados electrónicos para o Mar ganha escala

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), organismo sob a tutela do Ministério do Mar, tem vindo a acelerar a adopção dos certificados electrónicos como output dos seus processos, todos eles resultantes de pedidos dos seus clientes realizados on-line no Balcão Eletrónico do Mar (BMar).

Com subida de +9,6% até Junho, Terminal de Contentores de Leixões reforça quota de mercado

No balanço semestral, «o movimento de contentores aumentou 9,6% e chegou aos 344 mil TEU» em Leixões, frisa a concessionária do terminal. «Sublinhe-se, ainda, o facto de o tráfego de contentores em Leixões ser quase exclusivamente com o hinterland».

MINISTRA DO MAR:

Terminal Vasco da Gama «estará em funcionamento até final de 2022»

Em entrevista ao jornal ‘Observador’, Ana Paula Vitorino aborda o tema do novo terminal de contentores do Porto de Sines, cujas bases da concessão já foram aprovadas em Conselho de Ministros – a líder da pasta do Mar falou sobre o interesse de China e EUA nas potencialidades da futura infra-estrutura e adiantou que o processo de adjudicação poderá estar finalizado antes do final de 2020.

AÇORES

O segredo das mantas, ou como voar debaixo de água

O investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP) Jorge Fontes flutua ao sabor da corrente sobre os pináculos do monte submarino Princesa Alice. Encontra-se num dos mais famosos locais de mergulho do Atlântico Norte.

Dez metros mais abaixo, cerca de três dezenas de mantas nadam vagarosamente entre vários cardumes grandes de peixes pelágicos. Com quase três metros de envergadura, deslocam-se impulsionando lentamente as suas imponentes barbatanas peitorais semelhantes a grandes asas, parecendo voar nas águas cristalinas.

19 MIL TONELADAS DE TOROS DE MADEIRA PROVENIENTES DO BRASIL

Taizhou Pioneer em escala pioneira no Porto de Aveiro

  O Taizhou Pioneer atracou dia 6 de Agosto no Porto de Aveiro. Proveniente do Brasil, descarregou 19.259 ton de toros de madeira.
É a primeira vez que um navio proveniente desta região do globo, com esta tipologia de carga e dimensões (179,9 LOA), atraca em Aveiro.

AÇORES

Mestre Jaime Feijó já está a navegar no grupo central e será baptizado esta sexta-feira

  A empresa de transportes marítimos inter-ilhas revelou que o novo ferry da Atlânticoline, Mestre Jaime Feijó, integra, desde dia 5, a operação de transporte marítimo de passageiros e viaturas no Grupo Central.

REPORTAGEM

A explorar o oceano profundo dos Açores

Se existem lugares inacreditáveis neste planeta, um deles é o arquipélago mais recente da Macaronésia no extremo ocidental da Europa, a 1.360 quilómetros para oeste de Portugal continental. Composto por nove ilhas vulcânicas que emergiram das profundezas do oceano Atlântico Norte, os Açores são um paraíso para os olhos de qualquer um. O azul hipnotizante do mar e o verde gritante das montanhas reinam num cenário digno de um conto de fadas. No entanto, é a magia do seu universo subaquático que o torna verdadeiramente especial.

Empresa concessionária terá quatro anos para iniciar novo terminal do porto de Sines

A futura concessionária do terminal Vasco da Gama, no Porto de Sines, terá quatro anos para construir e colocar em operação as principais obras da nova infraestrutura, de acordo com as bases da concessão.

O diploma foi esta terça-feira publicado em Diário da República e impõe que a empresa ou consórcio que venha a ganhar a concessão para o novo terminal de contentores em Sines tenha «até ao final do 48.º mês subsequente à data da aprovação do projeto pela concedente (Administração do Porto de Sines – APS) para construir e colocar em operação um cais com o comprimento mínimo de 940 metros, uma área de terrapleno com a área mínima de 25 hectares e 10 pórticos de cais»

A foca mais rara à face da Terra encontra-se na Madeira

Navegando nas águas envolventes de uma ilha paradisiacamente florestada, a tripulação da caravela que se encontrava sob comando de João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo, os melhores navegadores e cartógrafos portugueses do início do século XV, mostrou-se perplexa. O som intenso e assustador semelhante a uivos de lobos que provinha daquelas margens rochosas despertava um misto de emoções. Repletos de medo, mas movidos pela curiosidade, estes marinheiros foram ao encontro do que seria o primeiro contacto do povo lusitano com uma população de lobos-marinhos.

Mais de um milhão de euros para requalificar o Porto de Peniche

  A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, assinou a consignação da empreitada do prolongamento do quebra-mar interior do porto de Peniche, com um valor próximo de 1.120.000 euros e um prazo de execução de 150 dias.
Esta obra, lançada pela Docapesca e cofinanciada pelo programa operacional Mar 2020, tem por objectivo melhorar as condições de abrigo das bacias de estacionamento da frota artesanal de pesca, contempla o prolongamento do quebra-mar em 140 metros e ainda a reabilitação da superestrutura já existente.

Movimento de mercadorias no Porto de Viana do Castelo cresce 16%

  De janeiro a junho de 2019, o movimento de mercadorias no Porto de Viana do Castelo cresceu 16,3%. Com cerca de 213 mil toneladas de carga transportada nos primeiros seis meses do ano, a média mensal superou as expectativas e subiu 16% face ao período homólogo do ano anterior.

Porto da Figueira da Foz: A porta de entrada para uma região de tradição turística

Assumindo-se como um porto de importância regional que serve o Centro do país, o Porto da Figueira da Foz pode receber navios de cruzeiro de pequeno porte e conta com uma marina com 350 postos de amarração.
É, sem dúvida, uma das portas de entrada para uma cidade com forte tradição e vocação para o turismo. Situando-se na foz do Rio Mondego, e contando com infra-estruturas ligadas ao setor turístico – a marina e o porto comercial – o Porto da Figueira da Foz encontra-se bem dotado dos serviços essenciais para movimentar e receber todo o tipo de navios.

Leixões movimenta 9,5 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros 6 meses do ano

  De janeiro a junho de 2019 transitaram no Porto de Leixões 9,5 milhões de toneladas de mercadorias. Com as exportações a registarem um aumento de 14,4% relativamente ao período homólogo, as cargas roll-on/roll-off, fracionada e contentorizada destacaram-se em larga escala.

BSafe4Sea quer controlar segurança marítima

O ISEL, juntamente com a Faculdade de Ciências e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) são os responsáveis pelo projecto BSafe4Sea. A iniciativa pretende desenvolver, aplicar e testar metodologias de previsão do comportamento estrutural de quebra-mares de talude, a base de um sistema inovador de apoio à decisão.

MINISTRA DO MAR:

Transporte fluvial de cargas no Tejo é solução para «descongestionar malha urbana de Lisboa»

  A Ministra do Mar deslocou-se esta sexta-feira à Torre VTS do Porto de Lisboa, onde ficou a conhecer o novo sistema de monitorização do tráfego marítimo do porto, um investimento no valor de 951.606 euros. De seguida, Ana Paula Vitorino presidiu à apresentação do Estudo da Navegabilidade do Tejo, que decorreu no auditório do IPMA, em Algés. Para a líder da pasta do Mar, o estudo volta a trazer para a ribalta «uma alternativa eficaz ao transporte ferroviário e rodoviário nas entradas e saídas do Porto de Lisboa», capaz de ser regular e estrutural.

Dez reservatórios de 40 toneladas seguiram até Vialonga por via fluvial

Porto de Lisboa transporta no Tejo carga de grandes dimensões

  O Porto de Lisboa foi palco esta semana de uma operação de transporte fluvial de carga de grandes dimensões, a partir do Terminal Multiusos do Beato (TMB), na Plataforma Oriental do Porto de Lisboa. Dez reservatórios, de 40 toneladas cada um e colocados sobre um pontão, foram transportados Tejo acima por um rebocador até Póvoa de Santa Iria.

Uma operação logística complexa, que começou dia 29 de julho e terminou esta sexta-feira, 2 de agosto, envolvendo o transporte de dois reservatórios por dia numa viagem fluvial de 17 quilómetros, com cerca de três horas de duração.

ESTA SEXTA-FEIRA

Apresentação do Estudo da Navegabilidade do Tejo e visita ao VTS do Porto de Lisboa

A Ministra do Mar realiza esta sexta-feira, 2 de agosto, às 10h00, uma visita ao VTS do Porto de Lisboa para a apresentação do novo sistema de controlo de tráfego marítimo.
Logo a seguir, Ana Paula Vitorino preside à apresentação do Estudo da Navegabilidade do Tejo, que ocorrerá às 11h00, no auditório do IPMA, em Algés.

Ministra do Mar apresenta projetos de investimento de 1,2 mil milhões de euros privados e 100 milhões de euros públicos para o Porto de Sines

  A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, realizou uma visita ao Porto de Sines para a apresentação oficial dos projetos de investimento para a expansão do Terminal XXI e do novo Terminal Vasco da Gama. Nesta deslocação, a Ministra do Mar visitou, também, o novo sistema de controlo de tráfego marítimo, VTS, investimento recente que permite aumentar a segurança e vigilância marítima.
A expansão do Terminal XXI conta com um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pela concessionária, a PSA Sines, compreendendo a expansão do cais de acostagem e respetivos equipamentos de movimentação e ainda a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados.

Total: 3979