Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Estes animais valem ouro

É cada vez mais difícil apanhar ouriços no mar. Mas, dizem dois jovens portugueses, o país tem as condições certas para os produzir em viveiro.

Luís Inácio e Patrícia Mega Lopes desceram já vezes sem conta a este antigo viveiro de mariscos na Ericeira. Patrícia é bióloga e fez um estudo sobre o crescimento do ouriço-do-mar em viveiro. E ambos acreditam que este pode ser um negócio com muito futuro — basta ver o valor das ovas de ouriço-do-mar no Japão que, segundo Luís Inácio, podem chegar a custar 80 dólares por quilo, ou até mais no caso dos ouriços mais raros e apreciados. Mas as coisas não são fáceis, e o negócio ainda não arrancou por causa de entraves burocráticos ligados ao licenciamento.

3.ª Conferência | As Cidades e a Logística

A 21 de Setembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

O sector da logística tem vindo a ser desafiado não só pelas necessidade e exigências dos clientes finais, com as compras online a crescerem e a conveniência a ser cada vez mais valorizada, mas também pelos constrangimentos de abastecimentos às Cidades e pela crescente preocupação geral sobre sustentabilidade ambiental. Como agravante do atual contexto, enfrenta ainda os dramas da guerra e inflação que afectam particularmente este sector.

Estes desafios requerem debate e planos de intervenção alinhados entre os vários agentes económicos, desde o Governo, às Autarquias, passando pelas Empresas e por todos os que operam no setor. As soluções para o futuro passarão certamente por modelos logísticos colaborativos, informação partilhada e otimizada, novos polos de abastecimento às cidades, entregas noturnas, outro tipo de viaturas, entre outros.

Relatório de Monitorização da ENM 2021-2030

OE2 - Emprego e Economia Azul Circular e Sustentável

A DGPM - Direção-Geral de Politica do Mar realizou o primeiro relatório de Monitorização da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030: Objetivo Estratégico para a Década (OE2)- Emprego e Economia Azul Circular e Sustentável, onde se destacam os dados estatísticos divulgados pelo INE - Instituto Nacional de Estatística relativos às Empresas do Mar (ano de 2020) e Comércio Internacional de Bens da Economia do Mar (2021), anos muito marcados pelos constrangimentos causados pela pandemia COVID-19, nomeadamente pelas medidas de confinamento.

Em 2021 o défice da Balança Comercial de Bens da Economia do Mar diminui em 165M€, cifrando-se em 913M€. O principal mercado Português é a Espanha e representa 47% das exportações e 42% das importações.

OPINIÃO

A urgência da Economia Azul

Criar as condições para lançar novos produtos, serviços e soluções ligados ao mar é um dos desafios que se coloca ao nosso sistema de inovação para os próximos anos, contribuindo para uma economia e sociedade mais sustentável.

Vigilante diz que o segredo para viver bem nas Selvagens é ocupar o tempo

Isamberto Silva, de 58 anos, diz que não lhe custa esse tempo de isolamento e solidão em lugar remoto, mesmo que seja no Natal, no dia do aniversário ou na passagem de ano, como aconteceu da última vez.

"O segredo está em ocupar-se. Se uma pessoa não se ocupa, parece que tempo não passa, está sempre a olhar para o relógio", diz à agência Lusa, contando que a sua primeira estadia na reserva das Selvagens, um subarquipélago da Madeira localizado a cerca de 300 quilómetros a sul do Funchal, aconteceu em 1990 e foi de 15 dias.

PORTO DE LEIXÕES PIONEIRO EM TECNOLOGIA ECOncrete

Unidades de Tetrápodes do quebra mar suportam biodiversidade marinha

A APDL vai implementar, pela primeira vez em Portugal, a tecnologia ECOncrete nas unidades de tetrápodes que vão ser colocadas no Porto de Leixões, mais concretamente no quebra-mar.

Produzidos pela Etermar – Engenharia e Construção, S.A., os Tetrápodes são estruturas de betão modelares, compostas por quatro extensões proeminentes, ou seja, quatro pés. Este formato é concebido para dissipar a energia incidente das ondas e evitar a sua movimentação, pois ficam encaixados evitando o deslizamento para a água.

Peniche: a «chave do reino» por mar

A história das muralhas que nos protegeram dos invasores

A protecção natural da costa de Peniche é significativa e um apoio relevante para a função de defesa. Um exemplo é o deslumbrante Cabo Carvoeiro com as suas escarpas de dezenas de metros de altura e corroídas pela erosão. Permitem uma vista espetacular e uma das atracções é ver os barcos que fazem a travessia até às Berlengas.

Quando Peniche era uma ilha, o acesso marítimo fazia-se pelo local onde hoje fica a imponente Fortaleza de Peniche. Um pouco mais a sul está o forte da Consolação, onde desembarcaram os ingleses a 26 de Maio de 1589.

Ordenamento do Espaço Marítimo

O Ordenamento do Espaço Marítimo tem o objectivo de ordenar os usos e atividades do espaço marítimo, presentes e futuros, em estreita articulação com a gestão da zona costeira, garantindo a utilização sustentável dos recursos, a sua preservação e recuperação, potenciando a utilização eficiente do espaço marinho, no quadro de uma abordagem integrada e intersectorial, e fomentando a importância económica, ambiental e social do mar.

Porto de Lisboa cresce 6,4% no 1.º semestre

O movimento de mercadorias no Porto de Lisboa aumentou 6,4% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram movimentadas cerca de 5,1 milhões de toneladas, o que compara com os 4,8 milhões registados nos primeiros seis meses de 2021.

Na carga geral, que registou uma subida de 6,9%, foram movimentadas, em cargas e descargas, mais de 2 milhões de toneladas (1,9 milhões no semestre homólogo de 2021). Na carga contentorizada o aumento foi também de 6,9%, tendo passado de 1,8 para 1,9 milhões de toneladas. A carga fracionada, embora não seja representativa nos dados globais da tonelagem movimentada, registou uma subida de cerca de 7,5%.

2 DIAS DOIS PORTOS

A 15 e 16 de Setembro, nos portos de Aveiro e da Figueira da Foz

O mar assume cada vez mais importância, nomeadamente, a “faixa Atlântica”, principal rota de entrada na Europa e, naturalmente, as redes logísticas de suporte e as interfaces às atividades marítimo-portuária assumem um papel preponderante e estratégico no sistema portuário nacional, assim como para o desenvolvimento económico do país.

A APLOG encontra-se a desenvolver um conjunto de visitas com sessões de formação e informação relevantes por forma a dar a conhecer a realidade atual e projectos futuros.

Porto da Figueira da Foz cresce 20% até Julho

O Porto da Figueira da Foz cresceu 20% até julho de 2022, movimentando um total de 1.316.161 toneladas.
Segundo o “site” oficial do Porto da Figueira da Foz, “comparativamente com o mês de julho do ano anterior, foram movimentadas mais 26,5% de toneladas de carga, tendo os granéis sólidos, com um aumento de 61,4%, sido a tipologia de carga que mais contribuiu para este desempenho.
 

JOSÉ MARIA COSTA:

A União Europeia tem mesmo que olhar para o oceano e para o mar de uma forma diferente de como fez até aqui

O mar faz parte da sua vida. Por isso, assegurar um oceano sustentável para as gerações vindouras foi sempre uma das suas missões nos cargos que desempenhou. Nasceu em Lourenço Marques (atual Maputo), Moçambique, em 1961. Formado em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto em 1985, José Maria Costa foi Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo entre 2009 e 2021.
Hoje, abraça a pasta do Mar, com funções de Secretário de Estado e tem o objetivo de tornar a Economia do Mar uma realidade verdadeiramente concretizada. Nesta segunda e última parte da Grande Entrevista dada à Ambiente Magazine, procura-se saber quais as ambições do actual Governo para o Mar e que metas vão ser atribuídas ao Oceano no próximo quadro legislativo.

Porto de Sines sobe três lugares no TOP 100 mundial

O Porto de Sines registou uma subida de três lugares no Top 100 Mundial, ocupando a 95ª posição do “World Top Container Ports 2022” da revista especializada “Container Management”. De salientar ainda a referência a Sines como um dos portos Europeus a alcançar um crescimento de dois dígitos.

O Terminal de Contentores do Porto de Sines encerrou o ano de 2021 com a melhor marca de sempre, ultrapassando 1.8 milhões de TEU, o que corresponde a um crescimento homólogo de 13%, permitindo subir três posições no ranking internacional.

Porto de Aveiro aumenta movimento de cargas e melhora monitorização do tráfego

Movimento de cargas e exportações crescem significativamente no Porto de Aveiro. Administração aposta na modernização tecnológica do sistema de monitorização do tráfego marítimo.

Algarve prepara quadro comunitário 2030 com o mar no horizonte

(...) Para a CCDR Algarve reside no mar uma das fileiras para a diversificação económica da região: «Vamos dinamizar o ecossistema de empresas na área do mar. Na náutica de recreio e turismo náutico, na aquicultura (e pescas), nas algas, na preservação do ecossistema de carbono azul, nos estaleiros de reparação e construção naval. Em suma, explorar, com sustentabilidade, o potencial do mar e das zonas estuarinas. Vamos fazê-lo», esclarece José Apolinário.

OCEANOS

Números para compreender os mares e os problemas que enfrentam

Qual o maior oceano do mundo? Quanto da superfície terrestre é ocupado por oceanos e mares? Qual o ritmo da subida do nível das águas? Onde fica o ponto mais profundo do mar? Quantos peixes existem no mar? Eis alguns dados sobre o mundo de água que nos rodeia.

EURODEPUTADA ISABEL CARVALHAIS:

Grande desafio é a transferência do conhecimento académico para a realidade das pescas

Eurodeputada Isabel Carvalhais liderou a Missão da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, em Portugal, que passou pelo Porto, Aveiro e Peniche, com o intuito de conhecer as reais condições de trabalho das comunidades locais dependentes do sector da pesca, desafios e as dificuldades. Comitiva visitou alguns projectos inovadores financiados ao abrigo do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP). Desafio de futuro no sector é aliar a inovação académica à realidade tradicional.

MAIS 15% EM JULHO

Porto de Aveiro continua a crescer

O Porto de Aveiro movimentou mais 15,4% de mercadorias no mês de Julho, face ao período homólogo, com um total de 541.285 toneladas.

Na carga geral fraccionada verificou-se um aumento de 29,3%, impulsionado pelo contributo das pastas químicas de madeira e pelos produtos metalúrgicos.

DUARTE BUÉ ALVES

Economia Azul, um olhar a partir de Portugal

O trabalho que Portugal tem vindo a fazer de estudo permanente e dedicado do seu “Mar Portugal”, nomeadamente no quadro do alargamento da plataforma continental que corre atualmente nas Nações Unidas, é extremamente relevante. Portugal continua a ser um país líder no debate sobre a ação do oceano.

Empreendedor Mar

A economia do mar, a formação e a literacia do Oceano, o conhecimento e a protecção do meio marinho, carecem de uma combinação de recursos entre os quais recursos financeiros cuja origem de financiamento pode ser múltipla, de natureza pública e privada.

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