Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal prorroga concessões da Tersado e Sadoport por mais 10 anos

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra anuncia a conclusão do processo de prorrogação dos contratos de concessão de serviço público dos terminais TMS-1 e TMS-2. As concessões, atribuídas respetivamente à Tersado e à Sadoport, foram prolongadas por mais 10 anos, passando a vigorar até 2034.

A AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, nos termos da alínea a) do n.º 2 do art.º 34.º dos seus Estatutos, emitiu os Pareceres Vinculativos n.ºs 80/AMT/2024 e 81/AMT/2024, no sentido favorável à prorrogação dos contratos dos terminais, que constituem duas das infraestruturas portuárias mais relevantes do Porto de Setúbal, desempenhando um papel estratégico no desenvolvimento e crescimento do porto, das empresas e do seu hinterland.

Desde o início das concessões, em 2004, estas duas estruturas demonstraram a sua relevância no sistema portuário nacional, oferecendo serviços diversificados e apresentando elevados índices de produtividade.

Carlos Correia, presidente da APSS, destaca que «o novo pacote de investimento acordado com as duas concessionárias está direcionado para a melhoria das condições operacionais dos Terminais, com efetivos ganhos de eficiência, bem como a melhoria da pegada ambiental da operação, dando passos seguros na transição energética já em curso no Porto de Setúbal».

Com esta medida, a APSS consolida a sua oferta portuária, contribuindo decisivamente para uma nova visão para o Porto de Setúbal, um porto moderno, ambientalmente sustentável, eficiente, promovendo elevados índices de intermodalidade e contribuindo para o dinamismo da economia nacional.