Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança enquadrado na Singapore Maritime Week

Enquadrado na promoção internacional da Agenda NEXUS, o Porto de Sines participou, pela segunda vez, na Singapore Maritime Week, o mais importante certame na área da inovação tecnológica focado no shipping, que teve lugar entre os dias 15 e 19 de abril, em Singapura.

A participação deste ano veio consolidar os contactos encetados na edição de 2023 com o MPA, que culminaram com a participação do Porto de Sines num Cybersecurity Table-Top Exercise (CyTx), cujo principal objetivo é o de, através da simulação de um cenário real, promover o awareness das autoridades portuárias para as ameaças do cibercrime, debatendo e encontrando as medidas mitigadoras eficazes, promovendo a partilha de informação entre os portos no âmbito da PACC-Net – Port Authorities CIO Cybersecurity Network.

Tendo em conta as crescentes ameaças ao ecossistema marítimo global, esta iniciativa reforça a necessidade de uma resposta coletiva, fomentando a estreita colaboração entre as autoridades portuárias, quer ao nível do intelligence e análise de cenários, promovendo ações preditivas e a cyber-resiliência, quer no que respeita a partilha de informação e know-how na resposta a ataques, no sentido de evitar disrupções nas cadeias logísticas internacionais.

De realçar que o Porto de Sines integra a PACC-Net, a par dos portos de Roterdão, Singapura, Antuérpia, Long Beach, Seattle, Tanger Med, entre outros.