Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Infraestrutura de observação oceanográfica ao largo do Algarve

  Está prevista a instalação de uma infraestrutura de observação oceanográfica no mar algarvio, a cerca de 10 milhas náuticas (18,5 quilómetros) a sul da Baleeira, Sagres.
O equipamento será composto por duas amarrações, uma de superfície e outra de subsuperfície, dotadas de sensores para medição de parâmetros oceânicos essenciais.

Corte de Energia Eléctrica

Retoma da Operação no Porto de Leixões

  A APDL informa que, na sequência do corte de energia elétrica ocorrido a nível nacional na segunda-feira, foi necessário gerir as atividades e operações portuárias de forma gradual e ajustada às circunstâncias. Durante este período, o sistema da JUL – Janela Única Logística esteve inoperacional, tendo os despachos sido realizados de forma manual e presencial, ao balcão, através de procedimentos em papel. Não obstante os condicionalismos, as operações portuárias prosseguiram com o empenho e colaboração de todos os intervenientes.

Informamos que, desde as 23h de dia 28, todos os serviços se encontram novamente operacionais e em pleno funcionamento.
A APDL agradece a compreensão e o esforço de todos os agentes económicos, membros da Comunidade Portuária, parceiros e utilizadores, que contribuíram para a continuidade do funcionamento do Porto de Leixões, mesmo perante esta situação anómala, com impacto a nível nacional e europeu.

CONSÓRCIO DO PROJETO ADMIRAL APRESENTA OS AVANÇOS DO PROJETO-PILOTO E O DESENVOLVIMENTO DO MARKETPLACE NA REUNIÃO DE KOTKA

O consórcio do Projeto ADMIRAL reuniu-se em Kotkta, na Finlândia, para a sua quinta reunião presencial, onde foram destacados os avanços nos projetos-piloto e o desenvolvimento do marketplace ADMIRAL. Durante dois dias, os parceiros do projeto discutiram os principais resultados, partilharam o progresso das inovações logísticas sustentáveis e exploraram as mais recentes funcionalidades do Marketplace desenvolvido no âmbito da otimização das operações de transporte de mercadorias.

Associação dos Portos de Portugal marca presença na Intermodal South America 2025

  A APP - Associação dos Portos de Portugal participa, pela sexta vez, na Intermodal South America 2025, um dos maiores eventos de logística, transporte de carga e comércio exterior da América do Sul, a decorrer em São Paulo, Brasil, entre os dias 22 e 24 de abril de 2025.

Nesta edição, a APP destaca a participação dos Portos de Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines, bem como a presença institucional das respetivas Comunidades Portuárias, da APAT - Associação dos Transitários de Portugal e da AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal.

12 mil carros, 111 comboios e duas horas de viagem a menos por dia

A maior estrada subaquática do planeta está em construção na Europa

  Há projetos de engenharia colossais um pouco por todo o planeta, mas dificilmente se encontra um semelhante ao que está actualmente em marcha no Mar Báltico.
Praticamente desde o início deste século, as autoridades alemãs e dinamarquesas decidiram avançar para um projecto de uma estrada submarina que faria ligação directa entre os dois países: após vários anos de incerteza, o megaprojeto está em andamento, embora não sem controvérsia.

A Fehmarn Fixed Link é a estrada que vai ligar a ilha dinamarquesa de Lolland com a ilha alemã do mesmo nome. Na verdade, faz parte de uma rota de transporte muito maior, a Scan-Med, que, como o próprio nome sugere, liga a Europa do sul à norte, ou seja, de Malta à Finlândia. Mas esse trecho final parece essencial porque, uma vez construído, poderá encurtar o percurso em 350 quilómetros.

Portos de Lisboa e Setúbal marcam presença na Intermodal South America 2025

  Os Portos de Lisboa e Setúbal participam na Intermodal South America 2025, um dos maiores eventos de logística, transporte de carga e comércio exterior da América do Sul, que decorre em São Paulo, Brasil, de terça a quinta-feira, 22 a 24 de abril.

A participação dos Portos de Lisboa e Setúbal integra a representação portuguesa organizada pela APP - Associação dos Portos de Portugal, que participa pela sexta vez neste importante certame internacional, reunindo também os Portos de Leixões, Aveiro e Sines, bem como as respetivas Comunidades Portuárias, a APAT - Associação dos Transitários de Portugal e a AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal.

APS e ADRAL promovem as potencialidades do Alentejo no Brasil

  A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., em colaboração com a Iniciativa Invest in Alentejo, liderada pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, marca presença na Intermodal South America 2025, em São Paulo.
O objetivo é promover as oportunidades de comércio e investimento na região. A região do Alentejo reforça assim a sua aposta no mercado brasileiro, marcando presença neste evento, um dos maiores na área de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina.

Aquário Vasco da Gama com galeria renovada

O Aquário Vasco da Gama da Marinha Portuguesa, um dos mais antigos do mundo, reabriu recentemente a galeria “Fauna Marinha Portuguesa”, no âmbito do protocolo de cooperação da Marinha Portuguesa com o Burger King Portugal, que apoia a reabilitação e modernização deste espaço, onde é possível apreciar a riqueza da fauna local, presente ao longo de 800 quilómetros de costa marítima e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Empresas reconfiguram cadeias de abastecimento para enfrentar riscos geopolíticos

Num contexto global cada vez mais fragmentado, três quartos das empresas em todo o mundo estão a reformular as suas cadeias de abastecimento, diversificando fornecedores em vez de concentrar recursos em poucos parceiros. Esta mudança estratégica foi destacada no estudo Trade in Transition 2025, conduzido pela Economist Impact e pela DP World.

O estudo, que inquiriu mais de 3.500 executivos de cadeias de abastecimento a nível global, evidencia a crescente necessidade de adaptação a um cenário de aumento de protecionismo e reações geopolíticas. A incerteza política, impulsionada por iniciativas como a política de “Make América Great Again” (MAGA) da nova administração dos Estados Unidos, tem levado as empresas a explorarem novos mercados para mitigar riscos.

O estudo revela que países como o Vietname, México, Índia, Emirados Árabes Unidos e Brasil estão a emergir como hubs comerciais essenciais. Cerca de 71% dos executivos entrevistados acreditam que estas regiões desempenham um papel fundamental na redução de riscos comerciais, enquanto 69% consideram-nos essenciais para suprir lacunas deixadas por conflitos globais.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

Neste dia 19 de Abril, o naufrágio da lancha de pesca «Tentadora»

  O mar da região de Peniche, particularmente traiçoeiro nas zonas da Consolação e do Cabo Carvoeiro, é conhecido pela rebentação irregular e fortes correntes, que se tornam mortais em dias de vento súbito.

Na tarde de 19 de Novembro de 1943, ao largo da Praia da Consolação, em Peniche, uma súbita rajada de vento virava a lancha de pesca “Tentadora”, da freguesia de Ribamar, concelho da Lourinhã. A bordo da pequena embarcação seguiam quatro homens. Dois deles, o mestre Fortunato Joaquim e o seu camarada Jacinto Platino, foram levados pela corrente e morreram afogados. Os restantes conseguiram salvar-se agarrando-se à quilha da lancha virada, onde permaneceram mais de três horas, até serem recolhidos por uma traineira de Peniche, a “Filipa de Lencastre” que os levou para o porto de Peniche.

APDL associa-se ao lançamento da Primeira Pedra da Bacia Oceânica do HUB AZUL DE LEIXÕES

  A cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra da Bacia Oceânica do Hub Azul de Leixões decorreu a 15 de abril no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, marcando um momento simbólico e estratégico para o desenvolvimento da economia azul na região Norte. A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), enquanto parceira associada do projeto, fez-se representar por Hugo Lopes, Diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade.

ESTA TERÇA-FEIRA, 15 DE ABRIL

TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES ACOLHE CERIMÓNIA DE ARRANQUE DO HUB AZUL LEIXÕES - PÒLO I

  O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acolhe esta terça-feira, 15 de abril, a cerimónia de arranque da construção do HUB AZUL DE LEIXÕES – 1 uma nova infraestrutura científica, tecnológica e de inovação vocacionada para o desenvolvimento da economia azul, projeto do qual a APDL é parceira associada.

Edificada na Plataforma Logística II do Porto de Leixões, a Bacia Oceânica do Hub Azul de Leixões é um equipamento de vanguarda e um dos maiores da Europa para teste de tecnologia oceânica, com um investimento superior a 12M€.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro | Newsletter 1

 Difundimos a primeira newsletter resultante da colaboração de Alexandre Monteiro com a APP, artigos respigados da página que o autor mantém no Facebook, intitulada "Um Mergulho na História".
Nesse espaço, o arqueólogo náutico e subaquático, também investigador universitário, mantém a secção "Um naufrágio por dia".

"Um Mergulho na História" trata de "Naufrágios portugueses no Mundo, património cultural subaquático de Portugal e Ilhas, arqueologia náutica e subaquática, piratas, corsários e tesouros, reais, percepcionados e imaginários submersos".

APDL MARCA PRESENÇA NA SEATRADE CRUISE GLOBAL 2025

  A APDL esteve presente na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional dedicada à indústria de cruzeiros, que decorreu até 10 de abril no Miami Beach Convention Center, nos E.U.A..A participação decorreu sob a marca Cruise Portugal | APP – Portos de Portugal, em conjunto com os portos de Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira.

Este evento representa uma oportunidade estratégica para reforçar o posicionamento de Portugal na rota global do turismo de cruzeiros, promover o Porto Cruise Terminal e dar visibilidade às restantes unidades de negócio da APDL — Porto de Leixões, Porto de Viana do Castelo e Via Navegável do Douro — bem como aos projetos em curso, com especial enfoque na sustentabilidade.

A 5 DE JUNHO DE 2025

FEIRA DE INOVAÇÃO E NEGÓCIOS AZUIS

A Feira de Inovação e Negócios Azuis (FINA) destina-se a desenvolver negócios e actividades relacionadas com a economia azul – incluindo energia oceânica, engenharia offshore, biologia marinha, pesca e aquacultura, biotecnologia azul, tecnologia subaquática, engenharia naval e oceânica, construção e reparação naval, digitalização, portos e logística, transporte marítimo, combustíveis alternativos, descarbonização, segurança e vigilância marítima, drones, serviços marítimos, ciência oceânica, ambiente e sustentabilidade, turismo azul, entre outras.

Pesca de polvo no Algarve vai ser interdita de 15 de setembro a 14 de outubro de 2025

A pesca do polvo vai ter um período anual de defeso, no Algarve, entre 15 de setembro e 14 de outubro, estabelecido em portaria publicada na o Diário da República. A portaria n.e 55/2025/1 “delimita” o período em que vigora o defeso e a área em que “é proibida a captura, manutenção a bordo, desembarque e comercialização de polvo (Octopus Vulgaris)”, que corresponde a toda a costa algarvia, desde “o paralelo que passa pela ribeira de Seixe (Norte) até à foz do rio Guadiana (Este)”.

Cargo Freight Portugal Summit: uma viagem pelo mundo dos transportes de carga

“De Shippers a Shapers: Moldando o Futuro das Cadeias Globais de Transporte” foi o mote que reuniu mais de 200 profissionais no Meliá Ria Hotel & Spa, em Aveiro, para a primeira edição do Cargo Freight Portugal Summit, um evento pioneiro no setor do Cargo Freight em Portugal. Este encontro quer estabelecer um momento de paragem estratégica para as empresas e uma nova referência na discussão sobre os desafios e tendências do setor a nível global.

A tarde do primeiro dia da conferência foi dedicada à geopolítica, às exportações e importações e aos desafios do transporte de animais marinhos. A abrir a sessão, Jorge Rodrigues, coordenador do Observatório de Risco Geopolítico para Empresas da PBS, abordou a “Vingança da Geopolítica” e os cenários para 2030. A geopolítica é um dos fatores que impacta diretamente a área dos transportes e logística. Assim, e tendo em conta que “a geopolítica está na centralidade do momento”, como afirmava Jorge Rodrigues, importa falar sobre o contexto político que o mundo vive atualmente, nomeadamente uma disrupção trumpiana, a emergência de novos atores (influenciadores, como Elon Musk), ou competição entre o G7 e o BRICS.

Há uma adega no fundo do mar em Sines. Valoriza os vinhos e permite enoturismo subaquático

Entrou ao pé coxinho em Portugal, mas a verdade é que pelo mundo fora já é algo bastante comum. Em Champagne, em 2014, a casa Veuve Clicquot submergiu 300 garrafas no Mar Báltico, para estudar os efeitos do envelhecimento subaquático. E no ano anterior, vários produtores da Califórnia já tinham feito o mesmo, para comparar com o envelhecimento tradicional em adega. Mais cedo ainda começaram alguns produtores espanhóis, no Golfo da Biscaia, concretamente há 15 anos.

Em Portugal alguns produtores também já o fazem de forma independente, mas em 2024 um agrónomo mergulhador inaugurou aquilo com que já sonhava há mais de uma década: uma adega do mar. Joaquim Parrinha lançou os primeiros lotes de vinho ao oceano em 2015, para tentar perceber o efeito do ambiente marinho na evolução das garrafas.

CENTRO DE FORMAÇÃO DA APDL APRESENTA PLANO DE FORMAÇÃO 2025

  O Centro de Formação da APDL apresenta o seu Plano de Formação para 2025, reforçando a aposta na qualidade, inovação e diversidade da oferta formativa. Com equipamentos de simulação avançados, esta infraestrutura assume-se como um parceiro estratégico para o desenvolvimento da atividade logístico-portuária.

Câmara de Sines espera manter colaboração com a nova administração portuária

“ABERTURA e empenho na prossecução de soluções que garantam a conciliação entre a vida do porto e a dinâmica da cidade” é o que o Presidente da Câmara de Sines espera encontrar por parte da nova administração da estrutura portuária.

Em resposta ao Semmais, Nuno Mascarenhas disse esperar por parte do novo administrador, o social-democrata Pedro do Ó Ramos, uma colaboração ao nível daquela que foi mantida durante oito anos com o responsável cessante, José Luís Cacho. “Nem sempre estivemos de acordo em tudo, existem muitas áreas de integração do porto na cidade em que não foi possível esse entendimento, mas houve sempre por parte da administração abertura negocial e vontade expressa de procurar soluções”, disse o autarca, considerando que a marca deixada pela anterior administração “é muito positiva”, fosse “pelo impulso de concretizar”, fosse “pela sua natural procura de soluções o mais consensuais possível”.

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