Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




A MAIS DE 8 KMS DA SUPERFÍCIE

Peixes filmados a profundidade record no Japão

O encontro com os peixes pequenos e gelatinosos aconteceu no fundo do mar e é o avistamento em maior profundidade até hoje. Os cientistas apanharam ainda alguns peixes a 8022 metros.

PODE PARTICIPAR ATÉ 7 DE JUNHO

Comissão Europeia lança consulta pública sobre Regulamento Reciclagem de Navios

A Comissão Europeia tem disponível na web uma consulta pública para recolher os pontos de vista de um vasto leque de intervenientes — armadores, operadores de instalações de reciclagem, indústria, autoridades nacionais, ONG e cidadãos — sobre o regulamento da União Europeia (UE) relativo à reciclagem de navios.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 29 DE MAIO, na Gare Marítima de Alcântara | LISBOA

Conferência «Direito Portuário e Marítimo»

A APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa, raliza hoje, 29 de Maio, a Conferência “Direito Portuário e Marítimo”, na Gare Marítima de Alcântara, Porto de Lisboa.

A conferência reúne um painel de oradores de excelência do sector marítimo-portuário, abordando temáticas de extrema relevância da actualidade.

Delegação do Governo Regional de Ganwon, Coreia do Sul, visitou Ílhavo

Uma delegação do Governo Regional de Ganwon, Coreia do Sul, esteve de visita ao município de Ílhavo, para conhecer os projectos de desenvolvimento ligados à Economia do Mar.

O périplo incluiu uma reunião com Acúrcio Santos, secretário-geral da APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, para debater a situação local das pescas artesanais e costeiras. Seguiu-se uma visita ao ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, acompanhada pelo Dr. Ricardo Calado, investigador do CESAM – Universidade de Aveiro, onde puderam conhecer os projetos de investigação em curso, em espacial os relacionados com as algas.

Açores, uma viagem ao centro da Terra

"Entre as estrelas do céu e as estrelas do mar está o maior arquipélago português. Na ilha de Santa Maria está para ser construída a estação da primeira agência espacial portuguesa. A Terceira foi escolhida para acolher a sede da AIR Centre, uma rede internacional de cientistas que investigam o Oceano Atlântico – desde a órbita terrestre às profundezas do mar.

No Faial, a NASA irá realizar treinos para explorar Marte. “Os Açores são a fronteira”, confirma António Câmara, professor catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e fundador do grupo tecnológico YDreams. O primeiro empresário a receber o Prémio Pessoa diz que “temos tudo para triunfar na exploração do mar e do espaço”.

«Talvez, nos próximos anos, a nossa praia já não esteja lá»

Cientistas defendem a adopção rápida de planos de adaptação à subida do mar e de sistemas de aviso precoce de inundações costeiras. O programa europeu Copérnico já está a testar um projecto-piloto.
 

31 de Maio, 1 e 2 de Junho 2023

Wind for Goods Summit, Saint Nazaire | Transporte de mercadoria a velas

A Isocel International, em parceria com a Nantes Saint Nazaire Developpement, está a organizar com o apoio da AICEP e do Fórum Oceano a participação de empresas portuguesas envolvidas na economia azul para a segunda edição do Wind for Goods Summit.

Este evento profissional dedicado ao transporte marítimo à vela, tem por ambição de reunir mais de 1000 empresas e instituições francesas e estrangeiras durante dois dias no Porto de Saint-Nazaire.

No âmbito do lançamento da plataforma Hub Azul Dealroom, lançada pelo Forum Oceano

Porto de Lisboa lança Acelerador de Inovação para Economia Azul

O Porto de Lisboa lançou um Programa de Aceleração da Inovação para a Economia Azul, em articulação com o ecossistema de inovação Hub Azul Portugal, no âmbito do Protocolo de Cooperação que assinou com o Fórum Oceano.

Com este acelerador, o Porto de Lisboa torna-se o primeiro porto com um programa acelerador da economia azul. O objetivo é criar um ecossistema de inovação capaz de incentivar e escalar tecnologias de relevo nos domínios da digitalização, descarbonização, intermodalidade e circularidade, nas áreas da economia do mar. Este acelerador vai funcionar em associação com a plataforma Hub Azul Dealroom, também lançada hoje pelo Fórum Oceano, e que se assume como a primeira plataforma mundial de negócios da economia azul.

Representantes do comércio e da indústria suíça visitam o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu a visita de representantes da Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal (CCISP), numa iniciativa colaborativa com a MSC, que contou com a presença do Embaixador da Suíça em Portugal, Markus-Alexander Antonietti.

A comitiva foi recebida no auditório do Portos de Sines por Fernanda Albino, administradora da APS, e por Isabel Cardoso, vice-presidente da aicep Global Parques. Durante a sessão foram apresentados os mais recentes projetos em Sines, tanto em relação ao desenvolvimento e operação portuária, assim como nos novos investimentos previstos na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines.

VIA AZUL publica mapa de carreiras do turismo azul

Está já disponível o mapa de carreiras no sector do turismo azul, incluindo navios de cruzeiros, superiates e outras embarcações de recreio.

O turismo azul é um pilar da economia azul em todo o mundo, tanto do ponto de vista do valor económico gerado, como do emprego criado. O mapa de carreiras do turismo azul agora publicado junta-se aos mapas do transporte marítimo e da energia eólica offshore.

Classificação do CCPI - Container Port Performance Index 2022

PORTO DE LEIXÕES, O MAIS EFICIENTE A NÍVEL NACIONAL

De acordo com a classificação do CCPI - Container Port Performance Index 2022, o Porto de Leixões ocupa a 175.ª posição e é o 43.º melhor na região da Europa/Norte de África, sendo assim considerado o mais eficiente porto a nível nacional.

Destacando-se como a mais eficiente infraestrutura portuária do país, o Porto de Leixões é o principal porto exportador nacional em carga contentorizada, contribuindo para 7% do emprego em Portugal e 6% do PIB nacional.

OPERAÇÃO DE EMBARQUE DE 2000 VIATURAS VOLKSWAGEN NO PORTO DE LEIXÕES COM RECURSO A NAVIO RO-RO MOVIDO A GPL

O Porto de Leixões encontra-se a preparar mais uma operação logística de embarque de cerca de 2000 viaturas Volkswagen, provenientes da Autoeuropa, com destino a Emden, na Alemanha, à semelhança dos dois anteriores embarques, realizados no início de 2023.

Esta operação logística está a ser realizada com recurso ao navio de carga Ro-Ro, SIEM ARISTOTLE, considerado um dos maiores navios do mundo de transporte de automóveis e camiões, movido a gás natural liquefeito (GNL), o que permite a redução das emissões de dióxido de carbono do navio em até 25%, as emissões de óxido de azoto em até 30%, as partículas em até 60% e as emissões de óxido de enxofre em até 100%, de acordo com o armador.

Exportação de componentes automóveis made in Portugal sobe 14,5%

Continuam a subir as exportações de componentes automóveis fabricados em Portugal. No mês de fevereiro registou-se um incremento de 14,5% face ao mesmo mês de 2022, no valor total de 954 milhões de euros.

Os dados recolhidos pela AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel apontam para uma subida no volume de exportações pelo décimo mês consecutivo, depois de em janeiro deste ano se ter verificado um aumento de 16,6% face ao período homólogo.

NAVIO SAGRES NO PORTO DE LEIXÕES

O Navio da República Portuguesa (NRP) Sagres atracou no domingo, no Porto de Leixões, no âmbito das celebrações do Dia da Marinha, que se comemora, este ano, pela primeira vez no Porto.

Esta segunda-feira, o navio escola "Sagres" saiu de Leixões para uma navegação junto à costa, entrando pela barra do Douro (na Foz), cerca das 11h30, com destino ao Cais da Ribeira, no Porto, onde atracou às 12h30. A operação contou com o apoio dos meios marítimos da APDL.

O navio escola “Sagres” permanecerá, a partir de quinta-feira, dia 18 de maio, de portas abertas à população.

AÇORES

Empreitada de reabilitação do Porto de Santa Iria avança | Investimento de 5 M€

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Obras Públicas informa que foi autorizado o procedimento de contratação para a empreitada de reabilitação e protecção marítima do Porto de Santa Iria, na Ilha de São Miguel.

A empreitada tem um preço base de 4,85 milhões de euros (acrescidos de IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 730 dias.

AÇORES

Atlânticoline obteve um milhão de euros de lucro em 2022

A Atlanticoline, S.A. fechou o ano de 2022 com um resultado positivo de 1.090.813€, valor praticamente idêntico ao que apresentou em 2021. Em 2022, este resultado beneficiou da não docagem prevista do navio Mestre Feijó em Outubro passado, que implicaria um investimento avultado, o qual apenas irá ocorrer neste ano de 2023.

FIATA e Global Shippers Forum reclamam «regras claras» para protecção de dados nas cadeias logísticas

A FIATA e o Global Shippers Forum emitiram um documento intitulado 'Carta para Protecção e Governança de Dados no Comércio Internacional', que estabelece os procedimentos mínimos de segurança e confidencialidade de dados que provedores e operadores de reservas digitais e plataformas de negociação devem adotar e incorporar nos seus Contratos de Utilizador Final (End-User Agreements).

As recomendações avançadas pelo novo documento visam fomentar um ambiente mais seguro e confiável para a condução de negócios com base em condições de igualdade. Esta Carta foi aprovada por membros de ambas as organizações e acredita-se que seja a primeira declaração de direitos para utilizadores de plataformas no setor do Comércio e da Logística.

Adega do Mar mergulha 200 garrafas de cerveja artesanal no mar de Sines

Um lote de 200 garrafas de cerveja artesanal vai ser submerso até 12 metros de profundidade no mar de Sines, para testar a influência “dos traços marítimos” e explorar o enoturismo subaquático.

“Já testámos [mergulhar] o vinho, as bebidas brancas, o mel, o azeite e só faltavam as cervejas”, explicou à agência Lusa o proprietário da Ecoalga, Joaquim Parrinha.

De Singapura a Munique, Agenda NEXUS presente na Transport Logistic

O consórcio da Agenda NEXUS está presente na Transport Logistics 2023 que decorre em Munique, entre 9 e 12 de maio.

Com um stand conjunto onde participam o Porto de Sines, Cargofive, Egapi, ESRI Portugal, Fordesi, IT Gest, Maeil, Marlo, Meight e Mixmove, neste que é o ponto de encontro, por excelência, para os profissionais do setor dos transportes, intermodalidade e logística, o projeto integra o pavilhão dedicado às tecnologias de informação.

11 de MAIO

Porto seco da Guarda e cooperação transfronteiriça em debate esta quinta-feira

O café-concerto do Teatro Municipal da Guarda recebe a 11 de Maio a primeira conferência “Interior 4.0”, que terá como tema central a competitividade da economia regional e a importância da aposta estratégica no Porto Seco da Guarda para criação de uma plataforma logística na Beira Interior.

A primeira conferência “Interior 4.0” terá como tema central a competitividade da economia regional, assim como a importância da aposta estratégica no Porto Seco da Guarda para a criação de uma plataforma logística na Beira Interior e é promovida pelo “Jornal do Fundão”.

Total: 5967
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299