Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Gigantescos pedaços do fundo do mar estão misteriosamente de pernas para o ar
Nas profundezas do Mar do Norte, o fundo marinho está a comportar-se de uma forma inesperada. Uma equipa de cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriu centenas de enormes montes de areia, alguns com vários quilómetros de extensão, que “contrariam princípios geológicos fundamentais”.
Segundo um comunicado da universidade, estes montes acumulam-se sobre estruturas conhecidas como sinkites, resultado de um processo chamado inversão estratigráfica, nunca antes observado em tão grande número.
![]() |
Relatório 2025 revela força da Economia Azul na UE
A Economia Azul na União Europeia continua a crescer e a abrir caminho a novas oportunidades de investimento e sustentabilidade.
A Comissão Europeia publicou recentemente a edição de 2025 do seu Relatório sobre a Economia Azul da UE, que confirma que os sectores ligados ao oceano, mares e zonas costeiras estão novamente numa trajectória de crescimento, após as perturbações significativas causadas pela pandemia de COVID-19.
O relatório revela que, em 2022, a economia azul empregava diretamente 4,82 milhões de pessoas e gerou um volume de negócios próximo dos 890 mil milhões de euros, contribuindo com mais de 250 mil milhões de euros em Valor Acrescentado Bruto (VAB) para a economia europeia. As estimativas para 2023 apontam para uma expansão contínua, com o VAB a atingir 263 mil milhões de euros e o emprego a crescer para 4,88 milhões de pessoas.
![]() |
WEC Lines apresenta reforço de serviços de Portugal, Espanha e Ilhas Canárias
A WEC Lines vai reforçar os serviços semanais de Portugal, Espanha e Ilhas Canárias para o Norte da Europa. Este reforço dos serviços tem como objectivo garantir tempos de trânsito mais curtos, e partidas pontuais em dias fixos.
O serviço NWC Portugal abrange os portos de Roterdão, Moerijk, Antuérpia, Vigo, Leixões, Setúbal e Montoir. Será assegurado por dois navios próprios de 1.000 TEU, em rotação fixa de 14 dias. Além de Moerdijk, o serviço passa agora a incluir escalas semanais em Vigo e Thamesport.
![]() |
Portos espanhóis investem na segurança das suas infra-estruturas
Os portos espanhóis estão a reforçar a sua segurança. São vários os que decidiram avançar com novos sistemas de videovigilância, novas tecnologias de controlo do perímetro, sistemas anti-drone e transformação digital.
O porto de Motril anunciou a melhoria dos seus sistemas de videovigilância e segurança dos tráfegos extracomunitários de carga, num total de 657 mil euros. O sistema será instalado no prazo de nove meses. O porto de Santander também está a investir 300 mil euros para melhorar os níveis de segurança do recinto portuário.
![]() |
OCDE propõe plano para reforçar a economia azul em Portugal
A OCDE publicou o relatório “Improving Policy Coherence for Portugal’s Ocean Economy – A Strategic Plan for Natural Resources, Safety and Maritime Services”, que define uma visão estratégica para melhorar a governação e a sustentabilidade da economia do mar em Portugal.
O documento analisa como o país pode reforçar a coerência política, a integração das políticas públicas e a afetação de recursos para promover uma economia azul mais resiliente.
![]() |
TERCEIRO FIM DE SEMANA DE SETEMBRO | ÍLHAVO
Nossa Senhora dos Navegantes, edição 2025
A Nossa Senhora do Navegantes é uma das mais queridas devoções destas gentes do mar. A procissão inicia-se, em terra, na Capela de Cale da Vila (que tem por orago o pescador São Pedro) dirigindo-se ao Porto Bacalhoeiro onde, pela Ria, faz a travessia de barco até à capela que lhe é devotada, no Forte da Barra, mas não sem antes se encontrar com a Senhora das Areias (em São Jacinto).
Acompanham a procissão centenas de embarcações, de diversos tamanhos e origens que variam entre as tradicionais embarcações da Ria e os modernos veleiros de lazer passando pelos rebocadores. Em terra, nas margens da Ria, milhares de pessoas assistem à procissão.
![]() |
Governo arranca com concessão de silos responsáveis por metade dos cereais em Portugal
Vinte e quatro anos depois da primeira tentativa para concessionar os silos de cereais da antiga Silopor a privados, o Governo deu recentemente o pontapé de saída para entregar a exploração dos terminais de granéis alimentares da Trafaria e do Beato, no Porto de Lisboa, e de Vale de Figueira, em Santarém.
Com capacidade para receber e armazenar no decurso de um ano 3,4 milhões de toneladas, pelos silos da Trafaria, Beato e Vale Figueira passam mais de metade dos cereais e farinhas em Portugal.
![]() |
Roterdão lidera lista dos portos mais movimentados no transporte marítimo de curta distância na União Europeia
O mais recente relatório “Key figures on Europe – 2025”, publicado em julho.e divulgado pelo Eurostat, traz um retrato detalhado dos desenvolvimentos recentes na União Europeia, abrangendo áreas que vão desde a sociedade à economia, passando pelo ambiente e recursos naturais. Entre os temas em destaque, está o sector dos transportes, mais concretamente o transporte marítimo de curta distância, vital para a movimentação de mercadorias no espaço europeu.
O porto de Roterdão, nos Países Baixos, reafirma a sua posição como o principal porto da União Europeia no que diz respeito à movimentação de mercadorias por via marítima de curta distância. Em 2023, foram transportados 159 milhões de toneladas através deste porto, o que corresponde a 9,9% do total europeu.
![]() |
MADEIRA
Movimento de mercadorias nos portos aumentou 3,6% no 1.º semestre de 2025
O movimento de mercadorias nos portos da Região registou uma variação globalmente positiva, no 1.º semestre de 2025, face ao mesmo período do ano anterior, com um aumento de 3,6%. Este crescimento resultou do acréscimo de 4,6% no volume de mercadorias descarregadas, uma vez que o carregamento registou uma redução de 4,0%. No 2.º trimestre de 2025, o movimento total de mercadorias registou um aumento homólogo de 4,8%.
A informação foi divulgada pela Direção Regional de Estatística. De Janeiro a Junho de 2025, registou-se a entrada de 908 embarcações de recreio nas marinas da Região, com um total de 2.039 tripulantes e passageiros, representando acréscimos homólogos de 4,6% e 3,0%, respectivamente.
![]() |
PRAZO TERMINA A 20 DE JANEIRO DE 2026
Horizonte Europa: «call» para financiamentos nas áreas da Logística e Portos
Abrem a 16 de Setembro de 2025 as candidaturas para a call Horizon -CL5-2026-01-D6-08 – 'Accelerating freight transport and logistics digital innovation', integrada no Cluster 5 – Clima, Energia e Mobilidade do Programa de Trabalho 2025. Trata-se de uma oportunidade de financiamento particularmente relevante para os sectores logístico, dos transportes e portuário, no quadro do programa Horizonte Europa.
Esta iniciativa visa apoiar projectos que acelerem a inovação digital no transporte de mercadorias, com especial enfoque no desenvolvimento e adopção de plataformas de Informação Eletrónica de Transporte de Mercadorias (eFTI – electronic Freight Transport Information), em conformidade com o Regulamento (UE) 2020/1056.
![]() |
Propostas de alterações legislativas para estratégia Portos 5+ entregues até final do ano
As propostas de alterações legislativas e regulamentares de simplificação administrativa e fomento da competitividade necessárias para os objetivos da estratégia Portos 5+, para o crescimento do setor portuário, têm de ser entregues até 31 de dezembro.
Segundo Resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República, que aprova a Estratégia para os Portos Comerciais do Continente 2025-2035 - PORTOS 5+, "até 31 de dezembro de 2026 são apresentadas propostas de alterações legislativas e regulamentares de simplificação administrativa e de fomento da competitividade que se verifiquem necessárias para atingir os objetivos da presente resolução".
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA | Procissão marítima da Senhora dos Navegantes
PORTO DE AVEIRO DISPONIBILIZA DEZENAS DE VÍDEOS
O Porto de Aveiro disponibiliza dezenas de vídeos da procissão marítima da Senhora dos Navegantes, que se realiza todos os anos no terceiro domingo de Setembro.
Vídeos publicados no Canal do Porto de Aveiro no YOUTUBE.
![]() |
Governo sugere «actividades náuticas, recreativas e de economia azul» para o Cais Comercial de Faro
A estratégia Portos 5+, aprovada recentemente pelo Governo, sugere transformar o Cais Comercial de Faro «num ponto para atividades náuticas, recreativas e de economia azul». Sem investimentos programados, o futuro dos portos algarvios será definido «em articulação com os municípios».
![]() |
Visita da Empresa Portuária do Lobito consolida laços estratégicos com Sines
O Porto de Sines recebeu a visita da Empresa Portuária do Lobito, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação entre Lobito e Sines.
A administradora responsável pelas áreas comerciais, marketing, concessões e sustentabilidade do Porto do Lobito foi recebida pelo Conselho de Administração da APS, num encontro que permitiu evidenciar oportunidades de colaboração nas áreas estratégicas da sustentabilidade, concessões e ciber-segurança, dando continuidade e reforçando as ligações estabelecidas através do protocolo de cooperação assinado entre as duas entidades em 2024.
![]() |
Com novo navio e frequência semanal a partir de Setembro
Transinsular lança novo serviço e aumenta capacidade no transporte marítimo para os Açores
A Transinsular, empresa do Grupo ETE, anuncia a reestruturação do serviço regular de transporte marítimo da Região Autónoma dos Açores (RAA), apresentando um novo serviço “Transinsular Expresso +” e introduzindo mais um navio a motor (NM), o “ETE Portugal” - dedicado exclusivamente à RAA, reforçando o seu propósito de fomentar o desenvolvimento, integrar territórios e impulsionar o crescimento económico das comunidades açorianas por meio da logística marítima
![]() |
Estaleiros de Setúbal na mira de grupos turcos e chineses
O concurso público internacional que o Governo quer lançar para a nova concessão dos estaleiros navais da Mitrena, em Setúbal, está não só a atrair a atenção de grupos portugueses mas também internacionais, designadamente da Turquia e da China.
O Negócios sabe que grupos turcos com actividades ligadas à construção naval, mas também à metalomecânica pesada e à indústria de defesa, já visitaram o local e querem conhecer e estudar o modelo e as regras da concessão que será lançada a concurso pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e que terá início a partir de 31 de julho de 2027.
![]() |
Porto de Aveiro e Município da Murtosa assinam contrato para cedência de bens e equipamentos do Porto de Recreio da Torreira
A Administração do Porto de Aveiro e o Município da Murtosa celebraram um contrato para a cedência de bens e equipamentos que integram o Porto de Recreio da Torreira, com o objectivo de garantir a sua gestão, manutenção e valorização em benefício da comunidade local.
Ao abrigo deste contrato, a Administração do Porto de Aveiro cede ao Munício da Murtosa diversos equipamentos e infraestruturas, incluindo estacaria de fixação do quebra-mar, passadiços, edifícios de apoio, ponte-cais, rampa de varadouro, terraplenos e respetivas redes e infraestruturas. O Município da Murtosa compromete-se, assim, a assegurar a preservação e boa utilização das instalações, permitindo, no entanto, a utilização das infraestruturas para atividades da Administração Portuária.
![]() |
Governo dos Açores quer mais navios a transportar carga para as ilhas
A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, assegurou que o Governo Regional está a “envidar esforços” junto dos armadores para aumentar o número de navios de transporte de carga para as ilhas do arquipélago.
Segundo Berta Cabral o Governo dos Açores “reconhece que as alterações nos itinerários e o substancial aumento da carga transportada para as ilhas e interilhas têm vindo a causar vários transtornos a empresas e particulares”.
"Estamos a envidar esforços junto dos armadores para que estes aumentem o número de navios de transporte de carga para as ilhas açorianas”, afirmou.
![]() |
Governo prevê investimento de 931 milhões de euros até 2035 no novo terminal do Porto de Leixões
O Governo prevê um investimento de 931 milhões de euros (ME) no porto de Leixões nos próximos 10 anos, com construção de um novo terminal de contentores no molhe norte, segundo a estratégia nacional Portos 5+.
De acordo com a estratégia, dos 931 milhões de euros de investimento previstos até 2035, 219 milhões terão origem na autoridade portuária ou em fundos comunitários, e 712 milhões em empresas privadas.
"No porto de Leixões, a capacidade deverá aumentar 10 milhões de toneladas. Os maiores incrementos de capacidade ocorrerão na carga contentorizada com o novo Terminal de Contentores Norte, e na carga em sistema 'roll-on roll-off'" [carga móvel, como automóveis], pode ler-se na resolução do Conselho de Ministros recentemente publicada.
![]() |
22 DE AGOSTO DE 2011
Fundada a «Portos dos Açores»
Em Agosto de 2011 foi aprovado o novo sistema portuário dos Açores, criando a Portos dos Açores, SA, resultado da fusão das três Administrações Portuárias existentes até então e que faziam parte da Portos dos Açores SGPS, a APSM,SA (Administração dos portos de S. Miguel e Santa Maria) a APTG,SA (Administração dos Portos de Terceira e Graciosa) e a APTO, SA (Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental).
No diploma pode-se ler o seguinte: "A circunstância de se optar pela fusão das três Administrações Portuárias Regionais e pela sua incorporação na PA não significa que se pretenda seguir um modelo centralizado de gestão portuária, sem ter em conta as características específicas das várias ilhas e das suas infra-estruturas portuárias", tendo por isso sido criado em vez das anteriores Administrações portuárias três Direcções-Gerais com a mesma jurisdição das anteriores Administrações e que passam a ser denominadas de: DGPSM- Direcção Geral dos Portos de S. Miguel e Santa Maria, DGPTG- Direcção Geral dos Portos da Terceira e Graciosa e a DGPTO- Direcção Geral dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental. Cada membro do conselho de administração da PA, incluindo o presidente, exercerá as funções de director-geral numa das três direcções-gerais.