Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Passageiros desembarcados em portos nos Açores sobem 1,87% em fevereiro
O número de passageiros desembarcados em portos nos Açores registou uma subida em fevereiro de 1,87%, face ao período homólogo, segundo dados revelados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).
No total, em fevereiro, foram contabilizados 25.436 desembarques de passageiros por via marítima, em cinco ilhas do arquipélago, segundo os dados disponíveis na página do SREA.
![]() |
BALTIMORE
No Tejo podem navegar navios maiores que o Dali. Quais as limitações e regras para evitar acidentes?
Ao Observador, o Porto de Lisboa diz que é possível a circulação de navios maiores do que o que provocou o colapso de ponte em Baltimore. Cada ponte é "um caso único para o qual é feita avaliação de risco".
![]() |
DGRM fez 1.842 inspecções marítimo-portuárias em 2023
A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, realizou em 2023, um total de 1.842 inspeções no setor marítimo-portuário, ou seja, mais 15% de ações, comparativamente a 2022, em que foram realizadas 1.598 inspeções.
O Diretor Geral da DGRM, José Carlos Simão (na foto), sublinha que, «no crescimento de inspeções realizadas, destaca-se o reforço no controlo de navios e portos mais verdes, nomeadamente pelo cumprimento dos limites fixados para os combustíveis a bordo dos navios e respetivas emissões, pela adequada gestão de resíduos a bordo e nas instalações portuárias, bem como inspeções no âmbito do Port State Control, de competência da DGRM».
![]() |
Porto de Sines começa 2024 a crescer 20% e é líder nos Portos Nacionais
O Porto de Sines começou o ano de 2024 a crescer 20%, contribuindo assim para que os portos nacionais arranquem o ano em terreno positivo, apresentando um crescimento de cerca de 8% face a período homólogo.
Com Sines a crescer , os portos nacionais registaram um aumento homólogo de 8,9% na carga movimentada, para um total de 7,4 milhões de toneladas. Sines lidera os portos nacionais registando um movimento de 55,6% do total das mercadorias, ou seja, 4,1 milhões em 7,4 milhões de toneladas.
![]() |
APRAM vai ter novo site
A APRAM - Portos da Madeira, prosseguindo o reforço da aposta no digital, vai lançar um novo site institucional, que será disponibilizado até agosto do presente ano.
O propósito passa pelo “reforço da política de digitalização da empresa e tem como objetivo melhorar a imagem institucional da APRAM e estabelecer mecanismos de comunicação com clientes e fornecedores, agilizando processos. Integrará um sistema de formulários de contacto e ticketing com ligação a plataformas internas em utilização e disponibilizará informação de ocupação de cais em tempo real, previsão de escalas e divulgação de dados meteo-oceanográficos”.
![]() |
DGRM apresenta, na IMO, conclusões da 81ª sessão do Comité de Protecção do Ambiente Marinho
A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em conjunto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, representaram Portugal na 81.ª Sessão do Comité de Proteção do Ambiente Marinho (MEPC 81), o fórum de discussão dos assuntos que vão moldar o futuro do Transporte Marítimo nos próximos anos, na componente de proteção do meio marinho.
O desenho das medidas de médio prazo para a redução das emissões de gases de efeito de estufa (GEE), com vista às emissões zero em 2050 e também o novo mecanismo global de fixação de preços para as emissões marítimas, foram algumas das conclusões do MEPC 81, que decorreu entre 18 e 22 de março, em Londres, na sede da Organização Marítima Internacional (International Maritime Organization - IMO).
![]() |
EM MIAMI
MSC Cruzeiros baptiza novo navio MSC World America a 9 de Abril de 2025
O MSC World America, novo navio da MSC Cruzeiros, vai ser baptizado a 9 de abril de 2025, numa cerimónia a decorrer no novo terminal de cruzeiros da companhia no Porto de Miami, nos EUA.
“A cerimónia honrará o investimento da MSC Cruzeiros em Miami e o seu compromisso com o mercado norte-americano, com o tradicional partir de uma garrafa de champanhe e uma série de eventos imersivos a bordo, destacando tudo o que o mais recente navio ultramoderno de Miami tem para oferecer”, indica a MSC Cruzeiros.
![]() |
REQUALIFICAÇÃO DO MOLHE NORTE DA BARRA DO DOURO
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) vai proceder à reparação das anomalias ao nível da Fundação do Molhe Norte da Barra do Douro, localizado na foz do rio Douro.
Para a primeira fase da empreitada, ao nível das fundações (parte submersa), foi aberto o procedimento concursal, publicado em Diário da República no passado dia 22 de março, tendo como preço base o valor de € 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil euros), o prazo máximo de execução de 18 meses e a apresentação das propostas pode ser feita até ao dia 10 de abril de 2024.
![]() |
APDL LANÇA BóIA U SAFE NA VND PARA SALVAMENTO MARÍTIMO E COMBATE À POLUIÇÃO
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., (APDL) lançou a 21 de março, na Via Navegável do Douro (VND) a boia U SAFE, um equipamento nacional, autopropulsionado e controlado remotamente, com capacidade de resgate no salvamento marítimo, assim como no empenhamento na contenção de derrames de combate à poluição .
A ação de demonstração foi exclusiva para colaboradores da APDL, corporação de Bombeiros e elementos da Autoridade Marítima local, com formação teórica e prática no manuseamento deste meio aquático. A demonstração na Via Navegável do Douro incluiu a colocação da boia na água e simulações de resgate fluvial e contenção de derrames de combate à poluição fluvial.
![]() |
Candidaturas PRR para o «Green Shipping»
Prazo prorrogado até 12 de abril
A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, informa que foi prorrogado até 12 de abril de 2024 o prazo para entrega das candidaturas ao PRR Componente C10 – Mar. Este programa tem um fundo com uma dotação de cinquenta milhões de euros, para apoio à transição energética e redução de emissões do transporte marítimo de mercadorias e de passageiros (TC-C10-i07 - Navegação Ecológica).
![]() |
Terminal Multiusos de Sines atinge volumes históricos no embarque de minério
O Terminal Multiusos de Sines (TMS) concessionado à empresa PortSines, do Grupo ETE, concluiu no dia 17 de março, o embarque de 75.000 toneladas de minério de ferro, naquela que constituiu uma operação com volumes nunca atingidos pelo terminal neste segmento, correspondendo a uma movimentação de alta performance que registou um ritmo médio de 860 toneladas/hora, com apenas uma grua.
Este carregamento de minério de ferro, com origem na América do Norte, vem reforçar o posicionamento de Sines como hub estratégico para esta tipologia de carga, tirando partido do conceito multiusos deste terminal, apto a movimentar diferentes tipos de carga, quer no segmento dos granéis sólidos, quer ainda ao nível de carga de projeto.
![]() |
Empresas querem reduzir dependência da China transferindo operações para território nacional ou países próximos
Mais de metade das empresas planeiam aumentar as operações em território nacional ou em países próximos entre 2023 e 2025 para reduzir a dependência da China, revela um inquérito da Bain & Company a mais de 300 executivos. E acrescenta: os gestores (CEOs) consideram importante a formação de alianças estratégicas com os fornecedores para impulsionar o crescimento e a diversificação num ambiente cada vez mais complexo e cerca de 66% planeiam fazê-lo nos próximos três anos.
Na análise How CEOs Can Balance the New Supply Chain Equation, a Bain & Company recomenda ainda a adoção de modelos de economia circular para reduzir a sua pegada de carbono, aproveitar melhor os materiais e enfrentar a escassez de recursos. As empresas líderes que já compreenderam esta prioridade estão a aplicar sistemas de reciclagem, reparação e reutilização de materiais e equipamentos nas suas cadeias de abastecimento – e, desde setembro de 2023, 60% das inquiridas estão já comprometidas com práticas de circularidade.
![]() |
Portugal assume a copresidência da iniciativa WestMed para o biénio 24-25
Portugal, através da DGPM - Direção-Geral de Política do Mar, assume a copresidência da Iniciativa WestMed para uma Economia Azul Sustentável no Mediterrâneo Ocidental, no biénio 2024-2025, com a Mauritânia, em 2024, e com a Tunísia, em 2025.
Durante a copresidência, Portugal tem por objetivo desenvolver estratégias e políticas cooperantes em prol de uma economia azul sustentável impulsionadora do desenvolvimento da região do Mediterrâneo Ocidental, com ênfase nas suas áreas e comunidades costeiras.
![]() |
Cerimónia de assinatura de Protocolo entre a APDL e a DGRM
Realizou-se a 15 de março, no Centro de Formação da APDL, a cerimónia de assinatura do protocolo de cedência de instalações, celebrado entre a APDL e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), com as presenças do Presidente do Conselho de Administração da APDL, João Pedro Neves e do Administrador, Joaquim Gonçalves, de José Simão, Diretor Geral da DGRM e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, em representação da tutela setorial.
![]() |
Portugal Ventures investe em dois associados do Fórum Oceano
Onze startups dos Açores e três da Madeira receberam no seu conjunto um investimento de 5,5 milhões de euros da Portugal Ventures, através das iniciativas Call Açores e Call Madeira. Duas destas startups, Gazelle Wind Power Limited e blueOASIS, são associados Fórum Oceano.
"A Portugal Ventures orgulha-se dos resultados alcançados com o Fundo de Capital de Risco Atlântico, em parceria com a August One, que permitiu potenciar o investimento na Madeira e Açores e contribuir para o crescimento económico alavancando o empreendedorismo nas regiões", refere o Vogal Executivo da Portugal Ventures, Pedro Mello Breyner.
![]() |
Dragagens nos portos de pesca de Viana do Castelo e Caminha começam em julho
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) prevê iniciar em julho dragagens de manutenção nos portos de pesca de Castelo de Neiva, Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora, Caminha.
Em resposta, por escrito, a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, o diretor geral da DGRM, José Carlos Simão, referiu que as empreitadas vão ser lançadas a concurso público, estimando que, “em julho, existam condições para se iniciarem as primeiras dragagens”.
![]() |
Cooperação entre entidades públicas na área do mar
Realizou-se recentemente uma sessão de trabalho dedicada à identificação de áreas e projetos que visam fortalecer a cooperação institucional entre diversas entidades públicas com competências na área do Mar e as valências que o Instituto Hidrográfico pode oferecer para impulsionar a Economia Azul nacional.
Estiveram presentes o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa; o Secretário Geral do Ministério da Economia do Mar e Diretor do Fundo Azul, João Rolo; a Diretora Geral da DGPM - Direção-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva; o Almirante Ramalho Marreiros; e o Secretário Geral do Fórum Oceano, Ruben Eiras.
![]() |
Avançam dragagens de 6 milhões em 6 portos nortenhos até 2027
O governo autorizou a realização de dragagens de manutenção em seis portos de pesca da região norte, entre 2024 e 2027, num investimento de cerca de seis milhões de euros. Serão realizadas dragagens nos portos da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Esposende, Vila Praia de Âncora (Caminha), Castelo de Neiva (Viana do Castelo) e Angeiras (Matosinhos).
![]() |
Conferência final do Projecto tecAtlantic
O sucesso do projeto tecAtlantic reflete a conquista dos objetivos qualitativos, tendo sido criado um instrumento de enorme valor acrescentado com intuito de renovar conteúdos curriculares para a implementação de uma economia azul sustentável.
O output mais relevante deste projeto foi a total disponibilidade do FOR-MAR para dar início a uma parceria através dos seus 12 centros de formação profissional, bem como na vertente e-learning.
![]() |
Marinha tem a primeira comandante de veleiros!
A Capitão-de-fragata Isabel Gonçalves Bué, natural de Torres Novas, recebeu esta quinta-feira o comando do NRP Polar, rendendo no cargo o Capitão-de-fragata Luís Nunes dos Santos.
A cerimónia de entrega de comando, presidida pelo Comandante Naval, Vice-Almirante Nuno Chaves Ferreira, realizou-se no palácio do Alfeite, na Base Naval de Lisboa, e contou ainda com a presença do Comandante da Flotilha, Contra-almirante José Pessoa Arroteia, entre outras entidades.