Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
TERTÚLIA NÁUTICA A 8 DE MAIO, NO COMM
Ecossistema marítimo portuário | Actualidades e Perspectivas
O Clube de Oficiais da Marinha Mercante anuncia mais uma tertúlia náutica, desta feita a decorrer no dia 8 de Maio, na sede do Clube de Oficiais da Marinha Mercante. João Amaral Carvalho vai ser o orador, abordando o tema "Ecossistema marítimo portuário | Actualidades e Perspectivas".
O palestrante propõe-se apresentar dados sobre a actualidade do Transporte Marítimo e do sistema portuário, assinalando as perspectivas para os próximos anos, considerando os níveis global, europeu e nacional.
![]() |
Portos do continente crescem em 2024 à «boleia» de Sines que consolidou titulo de maior Porto nacional
A atividade portuária teve um aumento dos movimentos em 2024 na ordem dos 6%, mostram os dados estatísticos mais recentes. De acordo com os dados provisórios das administrações portuárias, o sistema portuário português do continente registou um crescimento global de 6% no volume total de mercadorias movimentadas em 2024, atingindo os 88 milhões de toneladas, face aos 82,8 milhões de toneladas em 2023.
Em comunicado o Governo esclarece que “este aumento foi impulsionado, sobretudo, pelo desempenho do Porto de Sines, que cresceu
11%, na sequência do reforço do tráfego da rota do Cabo, consolidando a sua posição como o maior porto nacional com 54% do total movimentado. Trata-se de uma inversão da tendência de declínio do movimento dos portos portugueses nos últimos anos, desde 2016/2017, altura em que se registaram movimentos de 94 e 96 milhões de toneladas, respetivamente, depois de forte crescimento desde 2012.
![]() |
Comandante Rui Miguel Vasconcelos de Andrade é o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Sines
O Comandante Rui Miguel Vasconcelos de Andrade tomou posse como novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Sines, rendendo no cargo o Comandante Luís da Conceição Duarte.
A cerimónia de tomada de posse realizou-se nas instalações da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Sines e foi presidida pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante José Vizinha Mirones.
![]() |
Porto de Sines estreita relacionamento com Singapura
O Porto de Sines esteve presente na 19ª Edição da Singapore Maritime Week, entre 24 e 28 de março, uma presença enquadrada na estratégia de promoção da Agenda NEXUS, naquele que é considerado o mais relevante evento internacional na área do shipping, onde se discutem as principais tendências e desafios no que diz respeito à digitalização e descarbonização do setor.
Em parceria com a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o principal objetivo desta participação foi o de reforçar os contactos já encetados em edições anteriores, primordialmente no que diz respeito à promoção internacional da Agenda NEXUS. Para além da APS, estiveram ainda presentes em Singapura alguns dos parceiros do projeto, nomeadamente a Universidade de Aveiro, Universidade de Évora e a Seapower.
![]() |
Investimento de 15 milhões de euros
Bolieiro inaugura obra de reabilitação do Porto das Lajes do Pico
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à inauguração da obra de reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico, acompanhado pelo secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, e pela secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral. Este projecto, com um investimento próximo dos 15 milhões de euros, pretendeu melhorar as condições de segurança e operacionalidade da infra-estrutura portuária.
A obra decorreu em duas fases distintas: a primeira focada na reparação do molhe existente e no reforço do quebra-mar, enquanto a segunda fase se dedicou à ampliação do molhe, à protecção do terrapleno, à criação de uma infra-estrutura de abastecimento de combustível às embarcações, à dragagem da zona circundante e à construção de um novo molhe de protecção com cerca de 60 metros de comprimento, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
![]() |
PENICHE
DOCAPESCA CONCLUI CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL DO PRIMEIRO PORTO DE PESCA EM PORTUGAL
A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. concluiu com sucesso a certificação do Sistema de Gestão Ambiental do , de acordo com a norma ISO 14001, cumprindo assim o seu plano estratégico e reafirmando o compromisso com a sustentabilidade.
Esta certificação reflete a prioridade da Docapesca na responsabilidade ambiental, consolidando os procedimentos associados à gestão sustentável dos portos de pesca sob sua gestão.
![]() |
PORTO DE AVEIRO ACOLHE MISSÃO NORUEGUESA NO ÂMBITO DA ECONOMIA AZUL
O Porto de Aveiro recebeu a Missão “Norwegian Delegation Visit to Portugal | Port Modernization”, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral de Política do Mar no contexto do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants. O evento contou com a colaboração da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants, da Embaixada da Noruega em e da Innovation Norway.
Inserido no âmbito da Economia Azul, reuniu 35 delegados de Portugal e Noruega, constituindo uma oportunidade única para o fortalecimento das relações bilaterais e para a promoção de um diálogo construtivo sobre temas ligados à modernização portuária.
![]() |
Delegação Alemã do Estado da Baixa-Saxónia visita Porto de Sines
O Porto de Sines recebeu a visita do Subcomitê para os Assuntos relacionados com Transportes Marítimos e Portos da Comissão de Economia, Transportes, Construção e Digitalização do Estado Federado da Baixa-Saxónia, liderada pelo líder parlamentar do Partido Social Democrata (SPD), Nico Bloem.
Recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, a delegação teve a oportunidade de conhecer as principais características do porto e da Zona Industrial e Logística de Sines, com destaque para os projetos em curso, nomeadamente no que respeita a sustentabilidade ambiental e transição energética e digital.
![]() |
Portos dos Açores adjudica levantamento topo-hidrográfico do porto da Madalena
A Portos dos Açores, S.A., adjudicou à Atlanticland Consulting Lda. o contrato para a aquisição de serviços de levantamento topo-hidrográfico e tridimensional no Porto da Madalena. O contrato, no valor de 14.600,00€, foi assinado a 08 de março de 2025, e tem um prazo de execução de 31 dias.
Este levantamento tem como objetivo a inspeção dos molhes e retenções de proteção do porto, bem como o mapeamento hidrográfico da bacia portuária. O estudo pretende também identificar eventuais necessidades de intervenção e fornecer uma base de dados atualizada para futuros projetos.
![]() |
Miguel Pinto Luz:
Plano de 4 mil milhões para os portos «vai ficar em standby»
O plano estratégico para os portos, com um investimento previsto de 4 mil milhões de euros, não vai ser aprovado por este Governo, diz Miguel Pinto Luz, que adianta que o documento previa o relançamento do terminal Vasco de Gama em Sines e a retirada dos portos de Portimão, Faro e Sesimbra das administrações portuárias.
![]() |
PORTO DE AVEIRO ARRANCA COM PROJECTO ESTRATÉGICO PARA REFORÇO DO ABASTECIMENTO ELÉCTRICO
O Porto de Aveiro deu início a um projecto estratégico de modernização, com um investimento de 1.740 M€ e um prazo de execução estimado de 365 dias, destinado a reforçar o abastecimento eléctrico e impulsionar o desenvolvimento sustentável das suas operações.
A 3 de março foi publicado em Diário da República o concurso público para a execução da empreitada intitulada “Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha - SE APA”, que prevê a construção de uma linha subterrânea e aérea em alta tensão (60kV) entre a Subestação da Gafanha da Nazaré e a futura Subestação do Porto de Aveiro. Esta obra é considerada essencial para o fortalecimento da infraestrutura elétrica do porto, garantindo maior capacidade para atender às crescentes exigências energéticas.
![]() |
DGPM
Bolsa de Avaliadores Mar
O Programa Crescimento Azul dos EEA Grants e o Fundo Azul vão constituir uma bolsa de avaliadores com o intuito de proceder à avaliação técnico-científica dos resultados dos projetos aprovados. Faça a sua inscrição!
![]() |
Porto de Setúbal e Porto de Natal celebram acordo de cooperação técnica para desenvolvimento portuário
A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a CODERN - Autoridade Portuária Companhia Docas do Rio Grande do Norte, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que visa fortalecer o intercâmbio de conhecimento e boas práticas na gestão portuária, contribuindo para o desenvolvimento e modernização das infraestruturas de ambos os portos.
Este acordo tem como principal objetivo a partilha de informação e experiências nos domínios da inovação portuária, logística, transporte marítimo, dragagem de canais de acesso, gestão de riscos e segurança nas operações portuárias, entre outras áreas de interesse comum. A parceria também visa fomentar o desenvolvimento de sistemas de logística de transporte e plataformas de comércio eletrônico, além da capacitação de recursos humanos através de programas de formação e visitas técnicas.
![]() |
Conselho de Administração da APS cessa funções com balanço positivo
O Conselho de Administração composto por José Luís Cacho, Fernanda Albino e Duarte Lynce de Faria cessa agora funções, após mais de oito anos ao leme da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA.
Como balanço, podemos dizer que Sines é hoje um porto mais competitivo à escala mundial, na vanguarda da inovação e digitalização do negócio portuário e da cadeia logística, mantendo a aposta na sustentabilidade ambiental e energética.
Durante estes mais de oito anos, torna-se imperativo destacar o papel das empresas da comunidade portuária que, com elevados padrões de produtividade nos serviços portuários e logísticos, têm vindo a contribuir de forma determinante para os excelentes resultados alcançados pelo porto, que em 2024 registou o melhor ano de sempre no que diz respeito à carga contentorizada.
![]() |
Convite à apresentação de acções da Década n.º 08-2024:
Destaque para a resiliência costeira, as ligações sociedade-oceano e a saúde humana no oceano
Com base nos resultados do seu processo Visão 2030o novo Convite à apresentação de acções da Década n.º 08/2024 da Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030 ('Década do Oceano') acolhe iniciativas para colmatar as lacunas científicas e de conhecimento em matéria de resiliência costeira, a relação da sociedade com o oceano e o nexo oceano-saúde humana.
Na sequência do marco histórico da Conferência de 2024 Década do Oceano e antes das principais negociações sobre biodiversidade e clima, o Década do Oceano continua a ganhar ímpeto para alcançar a sua visão de "a ciência de que precisamos para o oceano que queremos".
![]() |
Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)
Proclamada em 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) ("a Década do Oceano") procura estimular a ciência dos oceanos e a geração de conhecimentos para inverter o declínio do estado do sistema oceânico e catalisar novas oportunidades de desenvolvimento sustentável deste enorme ecossistema marinho.
A visão do Década do Oceano é "a ciência de que precisamos para o oceano que queremos". O Década do Oceano fornece um quadro de convocação para cientistas e partes interessadas de diversos sectores para desenvolver o conhecimento científico e as parcerias necessárias para acelerar e aproveitar os avanços na ciência dos oceanos para alcançar uma melhor compreensão do sistema oceânico e fornecer soluções baseadas na ciência para alcançar a Agenda 2030.
![]() |
A 12 E 13 DE MARÇO, EM AVEIRO
1.ª edição do Cargo Freight Portugal Summit
Nos dias 12 e 13 de março, Aveiro será palco da 1.ª edição do Cargo Freight Portugal Summit, uma conferência inédita dedicada a explorar o papel crucial dos shippers (carregadores) e de todos os prestadores de serviços de transporte (Road, Air, Sea e Rail) na transformação e inovação das cadeias globais de transporte e logística.
Sob o tema “De Shippers a Shapers: moldando o futuro das cadeias de transporte globais”, o Cargo Freight Summit é o novo evento da Supply Chain Magazine e vai reunir durante um dia e meio os decisores nacionais ligados ao transporte de mercadorias (essencialmente Empresas de Indústria e Retalho, Exportadoras e Importadoras) para, em conjunto, debaterem e analisarem em termos de estratégia e operação aqueles que são os temas, tendências e tecnologias que marcam os nossos dias.
![]() |
Crescimento de 16% no tráfego de carga contentorizada consolida lugar no top 15 europeu
Sines reforça posição no ranking dos principais portos de contentores da UE em 2024
Pelo terceiro ano consecutivo, o Porto de Sines mantém a 14.ª posição no Top 15 dos principais portos de contentores da União Europeia em 2024, segundo a PortEconomics.
Conforme o estudo publicado por Theo Notteboom, referência no mercado marítimo-portuário, Sines consolidou a sua posição com um total de 1,9 milhões de TEU movimentados.
![]() |
COM VÍDEO
Portugal pioneiro na tecnologia de Cabos Submarinos SMART
A nova tecnologia de Cabos Submarinos designada como SMART Cable vai conhecer uma das suas pioneiras instalações em âmbito mundial em Portugal, na futura Rede de Ligação Atlântica Continente-Açores Madeira, que se espera concluída já em 2026. Como explica José Barros, com a possibilidade de conjugar a interligação de sensores de pressão, temperatura, vibração, som, salinidade e outros, é mesmo um novo mundo de vigilância submarina que se abre.
![]() |
Comités Nacionais da Década do Oceano (CND)
Os Comités Nacionais da Década são plataformas voluntárias, inclusivas e com várias partes interessadas, criadas para coordenar, apoiar e aumentar a participação de um país no Década do Oceano , mobilizando toda a "comunidade oceânica" a nível nacional, ou seja, todos os produtores e utilizadores da ciência e do conhecimento dos oceanos.
Até à data, 39 países criaram um Comité Nacional da Década e muitos mais estão em preparação. A Unidade de Coordenação da Década da UNESCO-IOC apoia este processo e proporciona oportunidades de trabalho em rede com os comités existentes e as diversas estruturas de coordenação do Década do Oceano.