Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




TERTÚLIA NÁUTICA A 8 DE MAIO, NO COMM

Ecossistema marítimo portuário | Actualidades e Perspectivas

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante anuncia mais uma tertúlia náutica, desta feita a decorrer no dia 8 de Maio, na sede do Clube de Oficiais da Marinha Mercante. João Amaral Carvalho vai ser o orador, abordando o tema "Ecossistema marítimo portuário | Actualidades e Perspectivas".

O palestrante propõe-se apresentar dados sobre a actualidade do Transporte Marítimo e do sistema portuário, assinalando as perspectivas para os próximos anos, considerando os níveis global, europeu e nacional.

Portos do continente crescem em 2024 à «boleia» de Sines que consolidou titulo de maior Porto nacional

A atividade portuária teve um aumento dos movimentos em 2024 na ordem dos 6%, mostram os dados estatísticos mais recentes. De acordo com os dados provisórios das administrações portuárias, o sistema portuário português do continente registou um crescimento global de 6% no volume total de mercadorias movimentadas em 2024, atingindo os 88 milhões de toneladas, face aos 82,8 milhões de toneladas em 2023.

Em comunicado o Governo esclarece que “este aumento foi impulsionado, sobretudo, pelo desempenho do Porto de Sines, que cresceu
11%, na sequência do reforço do tráfego da rota do Cabo, consolidando a sua posição como o maior porto nacional com 54% do total movimentado. Trata-se de uma inversão da tendência de declínio do movimento dos portos portugueses nos últimos anos, desde 2016/2017, altura em que se registaram movimentos de 94 e 96 milhões de toneladas, respetivamente, depois de forte crescimento desde 2012.

Comandante Rui Miguel Vasconcelos de Andrade é o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Sines

O Comandante Rui Miguel Vasconcelos de Andrade tomou posse como novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Sines, rendendo no cargo o Comandante Luís da Conceição Duarte.

A cerimónia de tomada de posse realizou-se nas instalações da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Sines e foi presidida pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante José Vizinha Mirones.

Porto de Sines estreita relacionamento com Singapura

  O Porto de Sines esteve presente na 19ª Edição da Singapore Maritime Week, entre 24 e 28 de março, uma presença enquadrada na estratégia de promoção da Agenda NEXUS, naquele que é considerado o mais relevante evento internacional na área do shipping, onde se discutem as principais tendências e desafios no que diz respeito à digitalização e descarbonização do setor.

Em parceria com a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o principal objetivo desta participação foi o de reforçar os contactos já encetados em edições anteriores, primordialmente no que diz respeito à promoção internacional da Agenda NEXUS. Para além da APS, estiveram ainda presentes em Singapura alguns dos parceiros do projeto, nomeadamente a Universidade de Aveiro, Universidade de Évora e a Seapower.

Investimento de 15 milhões de euros

Bolieiro inaugura obra de reabilitação do Porto das Lajes do Pico

  O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à inauguração da obra de reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico, acompanhado pelo secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, e pela secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral. Este projecto, com um investimento próximo dos 15 milhões de euros, pretendeu melhorar as condições de segurança e operacionalidade da infra-estrutura portuária.

A obra decorreu em duas fases distintas: a primeira focada na reparação do molhe existente e no reforço do quebra-mar, enquanto a segunda fase se dedicou à ampliação do molhe, à protecção do terrapleno, à criação de uma infra-estrutura de abastecimento de combustível às embarcações, à dragagem da zona circundante e à construção de um novo molhe de protecção com cerca de 60 metros de comprimento, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

PENICHE

DOCAPESCA CONCLUI CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL DO PRIMEIRO PORTO DE PESCA EM PORTUGAL

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. concluiu com sucesso a certificação do Sistema de Gestão Ambiental do  , de acordo com a norma ISO 14001, cumprindo assim o seu plano estratégico e reafirmando o compromisso com a sustentabilidade.

Esta certificação reflete a prioridade da Docapesca na responsabilidade ambiental, consolidando os procedimentos associados à gestão sustentável dos portos de pesca sob sua gestão.

PORTO DE AVEIRO ACOLHE MISSÃO NORUEGUESA NO ÂMBITO DA ECONOMIA AZUL

O Porto de Aveiro recebeu a Missão “Norwegian Delegation Visit to Portugal | Port Modernization”, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral de Política do Mar no contexto do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants. O evento contou com a colaboração da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants, da Embaixada da Noruega em e da Innovation Norway.

Inserido no âmbito da Economia Azul, reuniu 35 delegados de Portugal e Noruega, constituindo uma oportunidade única para o fortalecimento das relações bilaterais e para a promoção de um diálogo construtivo sobre temas ligados à modernização portuária.

Delegação Alemã do Estado da Baixa-Saxónia visita Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu a visita do Subcomitê para os Assuntos relacionados com Transportes Marítimos e Portos da Comissão de Economia, Transportes, Construção e Digitalização do Estado Federado da Baixa-Saxónia, liderada pelo líder parlamentar do Partido Social Democrata (SPD), Nico Bloem.

Recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, a delegação teve a oportunidade de conhecer as principais características do porto e da Zona Industrial e Logística de Sines, com destaque para os projetos em curso, nomeadamente no que respeita a sustentabilidade ambiental e transição energética e digital.

Portos dos Açores adjudica levantamento topo-hidrográfico do porto da Madalena

A Portos dos Açores, S.A., adjudicou à Atlanticland Consulting Lda. o contrato para a aquisição de serviços de levantamento topo-hidrográfico e tridimensional no Porto da Madalena. O contrato, no valor de 14.600,00€, foi assinado a 08 de março de 2025, e tem um prazo de execução de 31 dias.

Este levantamento tem como objetivo a inspeção dos molhes e retenções de proteção do porto, bem como o mapeamento hidrográfico da bacia portuária. O estudo pretende também identificar eventuais necessidades de intervenção e fornecer uma base de dados atualizada para futuros projetos.

Miguel Pinto Luz:

Plano de 4 mil milhões para os portos «vai ficar em standby»

O plano estratégico para os portos, com um investimento previsto de 4 mil milhões de euros, não vai ser aprovado por este Governo, diz Miguel Pinto Luz, que adianta que o documento previa o relançamento do terminal Vasco de Gama em Sines e a retirada dos portos de Portimão, Faro e Sesimbra das administrações portuárias.

PORTO DE AVEIRO ARRANCA COM PROJECTO ESTRATÉGICO PARA REFORÇO DO ABASTECIMENTO ELÉCTRICO

O Porto de Aveiro deu início a um projecto estratégico de modernização, com um investimento de 1.740 M€ e um prazo de execução estimado de 365 dias, destinado a reforçar o abastecimento eléctrico e impulsionar o desenvolvimento sustentável das suas operações.

A 3 de março foi publicado em Diário da República o concurso público para a execução da empreitada intitulada “Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha - SE APA”, que prevê a construção de uma linha subterrânea e aérea em alta tensão (60kV) entre a Subestação da Gafanha da Nazaré e a futura Subestação do Porto de Aveiro. Esta obra é considerada essencial para o fortalecimento da infraestrutura elétrica do porto, garantindo maior capacidade para atender às crescentes exigências energéticas.

DGPM

Bolsa de Avaliadores Mar

O Programa Crescimento Azul dos EEA Grants e o Fundo Azul vão constituir uma bolsa de avaliadores com o intuito de proceder à avaliação técnico-científica dos resultados dos projetos aprovados. Faça a sua inscrição!

Porto de Setúbal e Porto de Natal celebram acordo de cooperação técnica para desenvolvimento portuário

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a CODERN - Autoridade Portuária Companhia Docas do Rio Grande do Norte, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que visa fortalecer o intercâmbio de conhecimento e boas práticas na gestão portuária, contribuindo para o desenvolvimento e modernização das infraestruturas de ambos os portos.

Este acordo tem como principal objetivo a partilha de informação e experiências nos domínios da inovação portuária, logística, transporte marítimo, dragagem de canais de acesso, gestão de riscos e segurança nas operações portuárias, entre outras áreas de interesse comum. A parceria também visa fomentar o desenvolvimento de sistemas de logística de transporte e plataformas de comércio eletrônico, além da capacitação de recursos humanos através de programas de formação e visitas técnicas.

Conselho de Administração da APS cessa funções com balanço positivo

O Conselho de Administração composto por José Luís Cacho, Fernanda Albino e Duarte Lynce de Faria cessa agora funções, após mais de oito anos ao leme da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA.

Como balanço, podemos dizer que Sines é hoje um porto mais competitivo à escala mundial, na vanguarda da inovação e digitalização do negócio portuário e da cadeia logística, mantendo a aposta na sustentabilidade ambiental e energética.

Durante estes mais de oito anos, torna-se imperativo destacar o papel das empresas da comunidade portuária que, com elevados padrões de produtividade nos serviços portuários e logísticos, têm vindo a contribuir de forma determinante para os excelentes resultados alcançados pelo porto, que em 2024 registou o melhor ano de sempre no que diz respeito à carga contentorizada.

Convite à apresentação de acções da Década n.º 08-2024:

Destaque para a resiliência costeira, as ligações sociedade-oceano e a saúde humana no oceano

Com base nos resultados do seu processo Visão 2030o novo Convite à apresentação de acções da Década n.º 08/2024 da Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030 ('Década do Oceano') acolhe iniciativas para colmatar as lacunas científicas e de conhecimento em matéria de resiliência costeira, a relação da sociedade com o oceano e o nexo oceano-saúde humana.

Na sequência do marco histórico da Conferência de 2024 Década do Oceano e antes das principais negociações sobre biodiversidade e clima, o Década do Oceano continua a ganhar ímpeto para alcançar a sua visão de "a ciência de que precisamos para o oceano que queremos".

Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)

Proclamada em 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) ("a Década do Oceano") procura estimular a ciência dos oceanos e a geração de conhecimentos para inverter o declínio do estado do sistema oceânico e catalisar novas oportunidades de desenvolvimento sustentável deste enorme ecossistema marinho.

A visão do Década do Oceano é "a ciência de que precisamos para o oceano que queremos". O Década do Oceano fornece um quadro de convocação para cientistas e partes interessadas de diversos sectores para desenvolver o conhecimento científico e as parcerias necessárias para acelerar e aproveitar os avanços na ciência dos oceanos para alcançar uma melhor compreensão do sistema oceânico e fornecer soluções baseadas na ciência para alcançar a Agenda 2030.

 

A 12 E 13 DE MARÇO, EM AVEIRO

1.ª edição do Cargo Freight Portugal Summit

Nos dias 12 e 13 de março, Aveiro será palco da 1.ª edição do Cargo Freight Portugal Summit, uma conferência inédita dedicada a explorar o papel crucial dos shippers (carregadores) e de todos os prestadores de serviços de transporte (Road, Air, Sea e Rail) na transformação e inovação das cadeias globais de transporte e logística.

Sob o tema “De Shippers a Shapers: moldando o futuro das cadeias de transporte globais”, o Cargo Freight Summit é o novo evento da Supply Chain Magazine e vai reunir durante um dia e meio os decisores nacionais ligados ao transporte de mercadorias (essencialmente Empresas de Indústria e Retalho, Exportadoras e Importadoras) para, em conjunto, debaterem e analisarem em termos de estratégia e operação aqueles que são os temas, tendências e tecnologias que marcam os nossos dias.

Crescimento de 16% no tráfego de carga contentorizada consolida lugar no top 15 europeu

Sines reforça posição no ranking dos principais portos de contentores da UE em 2024

Pelo terceiro ano consecutivo, o Porto de Sines mantém a 14.ª posição no Top 15 dos principais portos de contentores da União Europeia em 2024, segundo a PortEconomics.

Conforme o estudo publicado por Theo Notteboom, referência no mercado marítimo-portuário, Sines consolidou a sua posição com um total de 1,9 milhões de TEU movimentados.

COM VÍDEO

Portugal pioneiro na tecnologia de Cabos Submarinos SMART

A nova tecnologia de Cabos Submarinos designada como SMART Cable vai conhecer uma das suas pioneiras instalações em âmbito mundial em Portugal, na futura Rede de Ligação Atlântica Continente-Açores Madeira, que se espera concluída já em 2026. Como explica José Barros, com a possibilidade de conjugar a interligação de sensores de pressão, temperatura, vibração, som, salinidade e outros, é mesmo um novo mundo de vigilância submarina que se abre.

Comités Nacionais da Década do Oceano (CND)

Os Comités Nacionais da Década são plataformas voluntárias, inclusivas e com várias partes interessadas, criadas para coordenar, apoiar e aumentar a participação de um país no Década do Oceano , mobilizando toda a "comunidade oceânica" a nível nacional, ou seja, todos os produtores e utilizadores da ciência e do conhecimento dos oceanos.

Até à data, 39 países criaram um Comité Nacional da Década e muitos mais estão em preparação. A Unidade de Coordenação da Década da UNESCO-IOC apoia este processo e proporciona oportunidades de trabalho em rede com os comités existentes e as diversas estruturas de coordenação do Década do Oceano.

Total: 707