Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ASM Industries integra grupo do maior fabricante de torres eólicas do mundo

A ASM Industries vai integrar o grupo da CS Wind, fabricante de torres eólicas, após um processo de aquisição, apresentando-se como uma oportunidade de crescimento da empresa portuguesa, com maior acesso a novos projectos de energia renovável. A nova acionista maioritária da ASM Industries, a CS Wind, admite que o objectivo da aquisição é reforçar a posição de liderança do mercado de energia eólica offshore europeia.

Tecnovia Açores compra Naval Canal à Portos dos Açores

A Portos dos Açores S.A vai vender a sua representação na Naval Canal – Estaleiros de Construção e Reparação Naval, Lda à empresa Tecnovia Açores – Sociedade de Empreitadas, S.A por 45.054 euros (quarenta e cinco mil e cinquenta e quatro euros).
O anúncio da alienação das três quotas representativas do total do capital social dos estaleiros localizados na Madalena do Pico foi já publicado em Jornal Oficial.

Porto de Lisboa regista forte crescimento no 1.º semestre de 2021

O Porto de Lisboa, confirmando a recuperação gradual da sua actividade, movimentou mais de 4.820 milhões de toneladas no 1º semestre deste ano, verificando-se um aumento de 15,7% face ao período homólogo de 2020 com 4 166 963 toneladas movimentadas.

Apesar da forte retração económica global e de toda a conjuntura negativa, que afetou a movimentação de carga no Porto de Lisboa, os valores referentes ao mês de junho de 2021 evidenciam um aumento muito expressivo na movimentação global de mercadorias no porto da capital, correspondendo a uma variação de 56,2%, em toneladas movimentadas, sendo este o quarto mês consecutivo em que se verifica crescimento.

INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE SETEMBRO

Empresas do Alentejo Litoral ligadas ao mar podem participar na Mostra Empresarial AQUA+

O Sines Tecnopolo encontra-se a organizar uma iniciativa direcionada para as empresas da região. A Mostra Empresarial Virtual AQUA+ será um espaço privilegiado para a partilha de boas práticas de empresas e projectos existentes no sector da economia do mar e recursos hídricos no Alentejo Litoral.

Melhoria dos Acessos Ferroviários ao Porto de Setúbal

Secretário de Estado Hugo Santos Mendes preside à assinatura de acordo entre APSS e IP

O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes presidiu esta segunda-feira à cerimónia de assinatura pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e pela IP – Infraestruturas de Portugal, do acordo de cooperação para a Empreitada de Melhoria dos Acessos Ferroviários “Linha do Sul - Modernização das infraestruturas e eliminação de constrangimentos na ligação ferroviária ao Porto de Setúbal e Praias – Sado”.

A iniciar a sessão, o Vogal do Conselho de Administração da APSS, SA, José Castel-Branco, deu as boas-vindas aos participantes realçando e agradecendo a parceria entre a APSS e a IP e reforçando a importância da concretização deste projeto no desenvolvimento do Porto de Setúbal.

Carlos Fernandes (IP) destaca «enorme investimento» feito no Corredor Internacional Sul

Durante o evento online ‘‘Corredor Internacional Sul – a sua importância estratégica’, Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, analisou o vasto investimento estatal levado a cabo no contexto do programa ‘Ferrovia 2020’, que o Governo português pretende finalizar até 2023. Um dos destaques deste importante investimento, frisou, sucedeu no âmbito do Corredor Internacional Sul.

MADEIRA

Governo investe 400 mil euros em beneficiações na Pontinha

O vice-presidente do Governo Regional visitou a evolução das obras de reparação e reabilitação do Forte da Nossa Senhora da Conceição, associadas a outras beneficiações que a Pontinha vai recebendo. Assim, acompanhado de Paula Cabaço, responsável máxima da APRAM, Pedro Calado inteirou-se também das obras no edifício da portaria do Porto do Funchal.

Melhoria dos Acessos Ferroviários

APSS e IP assinam acordo esta segunda-feira

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a IP – Infraestruturas de Portugal assinam, esta segunda-feira, 9 de Agosto, um acordo de cooperação para a Empreitada de Melhoria dos Acessos Ferroviários “Linha do Sul - Modernização das infraestruturas e eliminação de constrangimentos na ligação ferroviária ao Porto de Setúbal e Praias – Sado”, dando continuidade à parceria entre as duas entidades e reforçando a importância deste modo de transporte nas cadeias logísticas intermodais que utilizam o Porto de Setúbal.

Ana Paula Vitorino assume liderança da AMT esta segunda-feira

A ex-Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, assume o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) esta segunda-feira, segundo diploma publicado dia 6 em Diário da República.

“O Conselho de Ministros resolve designar, sob proposta do ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Ana Paula Mendes Vitorino para o cargo de presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes”, lê-se na publicação. O mandato tem a duração de seis anos e a “resolução produz efeitos a 9 de Agosto de 2021”.

AICEP aposta forte no aumento das exportações

O reforço do apoio às exportações, da marca sustentável e das apresentações conjuntas de várias empresas são metas definidas pelo novo plano estratégico da AICEP. O presidente Luís Castro Henriques explica tudo em entrevista na revista da agência.

A par da dinamização das exportações online, o plano aponta também para a diversificação de mercados e o reforço da aposta na Europa. “A diversificação de mercados continua a ser uma necessidade, mas consideramos que a nossa atuação deve ser reforçada em países onde temos um posicionamento mais forte, como é o caso da Europa”, explica o presidente na entrevista.

FÁTIMA ALVES:

Porto de Aveiro mostra-se resiliente à crise pandémica e continua a crescer

Em entrevista à Logística Moderna, Fátima Lopes Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA), fala do crescimento deste porto, dos investimentos a realizar e da aposta na digitalização e transição energética.

10.ª edição do concurso de fotografia da APDL decorre até 28 de Agosto

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anuncia a abertura da edição de 2021 do concurso de fotografia “Sentir... Mais do que um porto!”.
O concurso desafia todos os entusiastas da fotografia, profissionais ou amadores, a captarem uma imagem que se enquadre num dos seguintes temas: actividade portuária, paisagem (natural, rural ou urbana) ou tema livre. Cada participante pode apresentar, no máximo, duas fotografias por tema.

MADEIRA

Remoção do velho guindaste do porto do Caniçal

Foi removida e abatida para a sucata a velha grua do porto de pesca do Caniçal. A operação de desmontagem e remoção obrigou a cuidados redobrados, mas foi concluída com sucesso.

O equipamento havia sido desmontado do cais do Porto Novo e montado no porto de pesca do Caniçal em 2005, mas uma avaria tornou-o inoperacional há quatro anos, por o valor da despesa não justificar o arranjo.

TLA

Terminal Logístico Automóvel aposta no aTrans para gestão do transporte de viatura

O TLA – Terminal Logístico Automóvel, novo projecto do Grupo SAPEC e do Grupo Barraqueiro, reforçou a oferta do Porto de Setúbal para a logística automóvel. A actividade já arrancou e a gestão operacional está a cargo do software aTrans.

Maio deu «inflexão na curva»:

Sines disparou (+80%) e deu «grande impulso» nacional

«O grande impulso para o actual comportamento global positivo é induzido maioritariamente pelo Porto de Sines, que no mês de Maio, ao registar um acréscimo homólogo de +80%, fixa em termos acumulados um crescimento de +17,9% que corresponde a +3 milhões de toneladas», aponta o mais recente relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. Recorde-se que, no total de todos dos segmentos de carga, os portos do Continente movimentaram 36,18 milhões de toneladas, quase mais dois milhões de toneladas do que no período homólogo de 2020 – um crescimento de 5,8%.

Porto de Lisboa ultrapassa nova etapa de recuperação e cresce 9,3% até Maio de 2021

O Porto de Lisboa prossegue o seu caminho de reabilitação gradual, tendo, novamente, merecido destaque por parte da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), no mais recente relatório sobre a movimentação de cargas nos portos do Continente, até Maio. O porto lisboeta cresceu +9,3% face a Janeiro-Maio de 2020 e atingiu um «desempenho positivo» nos contentores, com uma subida homóloga de +32,9%.

Ministro do Mar visitou novo Quebra-Mar de Angeiras

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visitou no sábado o novo Quebra-Mar de Angeiras, infraestrutura construída pela DGRM (Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos) para aumentar a segurança da navegação neste porto.
Acompanharam a visita a Secretária de Estado das Pescas Teresa Coelho, a Presidente da Camara Municipal de Matosinhos Luísa Salgueiro, a Deputada à Assembleia da República Ana Paula Vitorino, e o Diretor-Geral da DGRM José Carlos Simão.

CONTENTORES

Portos movimentam 1,27 milhões de TEU e crescem 13,4% até Maio

Segundo dados compilados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), nos primeiros cinco meses de 2021 foram movimentados nos portos do Continente um total de 787,62 mil contentores (+14%) que correspondeu a um volume de cerca de 1,27 milhões TEU (a uma média de 1,61 TEU por unidade) que excedeu em +149,5 mil TEU (+13,4%) o registo efectuado no período homólogo de 2020.

Encomendas de porta-contentores recordistas

Segmento «New Panamax» com 40% do total

As encomendas de novos navios porta-contentores estão em crescendo assinalável, tendo, neste primeiro semestre de 2021, atingido novos records. Registaram-se 286 novas encomendas neste sector de navios,com cerca de 40% de todas as encomendas a ocorrer no segmento "New Panamax".

De acordo com o relatório da ‘Vessels Value‘, o primeiro semestre demonstrou a dinâmica do mercado no que toca a novas encomendas no domínio dos navios porta-contentores, tendo-se atingido, na sequência dessa tendência, um record que bate, em larga escala, os registos anteriores.

Governo aprova despacho que prolonga e ajusta o apoio à economia do mar do Fundo Azul

O Governo ajustou e prolongou o apoio do Fundo Azul, para as atividades ligadas à economia do mar e à proteção do património natural, por prever que o impacto da pandemia se possa prolongar para 2022, segundo despacho esta segunda-feira publicado.

O diploma altera medidas extraordinárias no âmbito do Fundo Azul, criadas em maio de 2020 para agilizar pagamentos e tornar elegíveis despesas de iniciativas suspensas devido à Covid-19, prosseguindo com o apoio e aprofundando as medidas de mitigação dos impactos económicos do surto epidémico.

Total: 5162
1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259