Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




JOSÉ LUÍS CACHO NO «TUDO É ECONOMIA», RTP3

Qual o futuro do Porto de Sines?

É o maior porto de Portugal, um dos maiores da Europa e ganha importância estratégica no actual contexto de crise energética a nível internacional. Hoje olhamos para o futuro do Porto de Sines e para o contributo que pode dar para o crescimento da economia portuguesa. Há novos investimentos industriais em curso; a curto/médio prazo o Porto de Sines pode cobrir as necessidades de 10% de gás na Europa.

Entrevista a José Luís Cacho, Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

MADEIRA

APRAM recebe comparticipação de 4 milhões de euros

O Governo Regional determinou uma compartipação à Administração dos Portos da Região Autónoma (APRAM), na ordem dos quatro milhões de euros.

A celebração deste protocolo apoia a APRAM nas suas actividades, nomeadamente a "eliminação da TUP/Carga, por forma a promover a equiparação dos portos regionais aos portos nacionais", sendo que a comparticipação será no montante de 3 861 501,00€.

Hugo Santos Mendes - Secretário de Estado das Infraestruturas:

Investimentos nos portos e na ferrovia reforçam competitividade na Península Ibérica

Em entrevista à Revista APAT, Hugo Santos Mendes, Secretário de Estado das Infraestruturas, faz o ponto da situação dos investimentos previstos e em curso nos portos e na ferrovia para alargar o hinterland dos portos e das empresas e aumentar a sua competividade, desde logo, na Península Ibérica.

Portugal sobe duas posições na Lista Branca de Estados de Bandeira

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) congratula-se pelo Estado de Bandeira Português, num conjunto de 61 Estados avaliados, ter subido em 2021 à 22ª posição, melhorando duas posições relativamente a 2020.

O Paris MoU de Port State Control acaba de publicar o seu relatório sobre as performances dos Estados de Bandeira, no qual Portugal consta na posição 22ª da Lista Branca, ou seja, na lista dos melhores 40 países dentro dos 61 avaliados, cujas frotas apresentam a melhor qualidade.

Novo Marégrafo no Cais Comercial de Faro

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve estabeleceu em Novembro de 2021 um protocolo com a LS Engenharia Geográfica, tendo em vista a instalação e manutenção de um marégrafo no Cais Comercial de Faro, em plena Ria Formosa, zona esta fortemente caracterizada pela influência das marés na hidrodinâmica dos canais e das barras.

O marégrafo entrou em pleno funcionamento em janeiro de 2022. Quanto à sua essência e função, este sistema de gestão remota permite a obtenção de dados em tempo real, não só relativos ao nível do mar como também a outros parâmetros, de entre os quais se destacam a pressão atmosférica, a temperatura do ar e da água, e as alturas de maré, que são referidas de acordo com o Zero Hidrográfico.

Estudo para o Porto de Vila Praia de Âncora está a avançar

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que se realizou, no dia 7 de julho, uma sessão de trabalho no Museu Municipal de Caminha, envolvendo a DGRM, o Presidente da Câmara Municipal, Luis Miguel Alves, e elementos da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora, com o objetivo de apresentar as primeiras conclusões sobre as causas de assoreamento do porto desta localidade e as possíveis soluções para a sua mitigação.

PORTO DE AVEIRO

Cristina Pita no «Porto de Encontro»

Cristina Pita, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), convidada de mais um Porto de Encontro, fala-nos sobre "A pesca de pequena escala na Europa".

Costa Silva reitera Universidade do Atlântico nos Açores e rejeita mineração do mar

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, reiterou quarta-feira a importância da criação de uma Universidade do Atlântico nos Açores para “atrair investigadores internacionais” e rejeitou a mineração do mar profundo.

Após uma audiência com o líder do Governo dos Açores na sede da Presidência em Ponta Delgada, o ministro voltou a defender a criação de uma Universidade do Atlântico, uma ideia que tinha avançado aquando da elaboração da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Céline Cousteau

A menina que cresceu a bordo do Calypso

Tem a ligeireza da bailarina que foi, mas também a musculatura de carácter de uma corredora de fundo. Céline Cousteau, 43 anos, é neta do mítico Jacques-Yves Cousteau e filha do primogénito deste, o também explorador Jean-Michel Cousteau. Embora admita que teve acesso a experiências apenas sonhadas pela maior parte das crianças, adverte que nem tudo é glamour e aventura na história da sua família. Muito naturalmente, depois de estudar Psicologia na universidade, tornou-se produtora, apresentadora e autora de documentários sobre a natureza e a biodiversidade. Hoje é conferencista convidada de várias instituições internacionais, incluindo as Nações Unidas.

SILVA ROCHA

Faço balanço positivo da minha presença na Capitania do Porto de Aveiro

O responsável pela Capitania do Porto de Aveiro prepara a saída e dentro de um mês haverá novo comandante responsável para a vaga de Silva Rocha que assume, transitoriamente, as capitanias de Aveiro, Porto e Leixões.

Por agora acumula funções nas duas capitanias procurando uma transição segura.

Inauguração do terminal Teporset do Porto de Setúbal

O Terminal Teporset do Porto de Setúbal foi inaugurado dia 6 de julho, numa cerimónia realizada pelo concessionário representado pelos Grupos SECIL e CIMPOR e que contou com a participação da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra SA, e a presença do Capitão do Porto de Setúbal, do Presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, de concessionários de outros terminais e de quadros da APSS.

APDL e Zaldesa assinam acordo para promoção de terminais logísticos

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo assinou um acordo com a Sociedade Zona de Atividades Logísticas de Salamanca, com vista à cooperação entre as duas entidades para a promoção dos seus terminais logísticos.

O acordo agora assinado entre a APDL e a ZALDESA prevê um estreitar de relações entre as partes para aumentar a conetividade entre os terminais logísticos, fomentando a competitividade e o crescente fluxo de mercadorias.

Cabo submarino Medusa chega a Carcavelos em 2024

Acordo assinado entre a Altice Portugal e o operador de Infraestruturas Submarinas do Mediterrâneo vai permitir ligar nove países de África e da Europa e representa um investimento de 326 milhões de euros.

DE 7 A 14 DE JULHO

Caravela Vera Cruz atraca no Porto de Leixões

A Marina do Porto Atlântico de Leixões vai ser a casa da Caravela Vera Cruz de 7 a 14 de julho. A Caravela Vera Cruz navega até Leixões, onde ficará atracada de 7 a 14 de julho. Durante este período, a embarcação estará aberta para visitas, que são gratuitas e que estão disponíveis para todos.

Durante oito dias, os mais curiosos poderão descobrir aquela que é a réplica do mais importante navio português do século XV e que chega às águas do Norte trazido pela APORVELA - Associação Portuguesa de Treino de Vela.

Indústria transformadora da pesca e aquicultura factura 1.209 M€ em 2020

A produção da indústria transformadora da pesca e aquicultura em 2020 (informação mais recente disponível) de “congelados”, “secos e salgados” e “preparações e conservas” foi de 239 mil toneladas, um crescimento de 2,6% face às 233 mil toneladas de 2019, tendo o total das vendas representado 94% da produção nacional (95% em 2019). Esta indústria facturou 1.209 milhões de euros em 2020, um aumento de 3,1% relativamente aos resultados do ano anterior.

Estes são alguns dos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na sua publicação “Estatísticas da Pesca – 2021”.

Porto de Aveiro apresentou investimentos em Salamanca

O Porto de Aveiro marcou presença na apresentação do estudo “Análise do hinterland da plataforma logística-intermodal de Salamanca”. Representado por Isabel Moura Ramos, da administração, foram dados a conhecer os «investimentos estratégicos» a realizar nos próximos anos no Porto de Aveiro, assim como no da Figueira da Foz, «reforçando a importância da sua concretização para o desenvolvimento do corredor atlântico enquanto corredor logístico verde, estratégico nas relações comerciais entre Portugal e Espanha e a Europa».

Navios de Bandeira Portuguesa já podem utilizar a bordo Livros Electrónicos de Registo

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) emitiu a Circular n.º 72, que autoriza e define as regras para os Navios de Bandeira Portuguesa utilizarem a bordo Livros Electrónicos de Registo.

Esta medida, que vinha a ser solicitada pelos clientes dos Registos de Navios de Portugal, contribui muito positivamente para a competitividade e atractividade da Bandeira Portuguesa, pois permitirá facilitar a gestão dos registos de bordo obrigatórios na Convenção MARPOL (International Convention for the Prevention of Pollution from Ships).

Sessão no Clube dos Oficiais da Marinha Mercante, a 14 de Setembro

Os ciberataques na Marinha Mercante

A Sociedade Histórica para a Independência de Portugal (SHIP), através do seu “CIRCULO DO MAR”, leva a cabo uma sessão no Clube dos Oficiais da Marinha Mercante, no dia 14 de Setembro, subordinada ao tema “Os ciberataques na Marinha Mercante”.

Os ciberataques pertencem ao nosso quotidiano e a indústria e o comércio marítimos não ficarão isentos, representando, hoje, uma das preocupantes ameaças à indústria de transporte marítimo. Ao longo da última década, os navios tornaram-se mais automatizados, informatizados e conectados em rede, com progressiva digitalização da informação, tanto das operações dos próprios navios, como das cargas.

Porto de Sines presente na Conferência dos Oceanos

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) participou em vários eventos enquadrados na Conferência dos Oceanos da ONU, que se realizou em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho, com o objetivo de promover soluções inovadoras de base científica, destinadas a lançar um novo capítulo na ação global para a sustentabilidade dos oceanos e do planeta.

RETOMADA PROVISORIAMENTE A TRAVESSIA FLUVIAL ENTRE A AFURADA E O CAIS DO OURO

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA, informa que foi retomada a travessia fluvial entre o Cais do Ouro (Porto) e o Cais da Afurada (Vila Nova de Gaia), em regime excecional até dia 4 de julho, período em que decorrem as Festas de S. Pedro, e nos dias compreendidos entre 15 e 17 de julho, aquando do Festival MEO Marés Vivas.

A APDL, em articulação com os Municípios do Porto e Vila Nova de Gaia promove a travessia no período mencionado, estando para breve o retomar das negociações afim de se recuperar a passagem centenária entre as duas margens.

Total: 5660
1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284